Cuidados e Estética do Cabe Cabelo lo Formadora Graça Duarte O CORTE O QUE É O CORTE? É o mais importante trabalho t rabalho de base praticado pelo cabeleireiro. A mise-in-plis, o brushing qualquer outro outro trabalho de cabeleireiro não resulta sem um bom corte.
OBJECTIVO: O objectivo do corte é dar á cabeleireira uma forma adaptada e especialmente especialmente estudada em função do trabalho a realizar.
Cuidados e Estética do Cabelo Formadora Graça Duarte O QUE DEVE FAZER ANTES DE INICIAR O CORTE “
OUVIR - V ER - SENTIR
”
O CORTE Para realizar com êxito um trabalho de corte é necessário: 1º- Observar o formato da cabeça 2º- Observar o formato do rosto 3º- Observar a textura e implantação dos cabelos 4º- Falar com o cliente 5º- Decidir a escolha sobre um corte favorável e apropriado Dividir a cabeça é importante para organizar o corte. Depende do tipo de corte: - O nº e o tamanho das divisões - A zona por onde inicia o corte
Cuidados e Estética do Cabelo Formadora Graça Duarte
O CABELO PODE SER CORTADO COM: - Tesoura - Navalha - Máquina Pode executar o corte com o cabelo seco ou molhado, o cabelo molhado é mais fácil de manusear e permite um trabalho mais perfeito.
IMPORTANTE Durante o processo de corte não deve pousar os instrumentos que está a usar. “Ao fazê-lo perde tempo e demonstra insegurança. A/O cliente deve estar com roupa bem protegida e não sair cheia/o de cabelos. Determine o comprimento do cabelo utilizando vários pontos de referência: - Nariz - Boca - Queixo - Ombros -etc.
“Verifique a elasticidade do cabelo”
Cuidados e Estética do Cabelo Formadora Graça Duarte Ao cortar uma franja: Trabalhar de frente para a cliente. Nas franjas direitas é necessário quase sempre retirar volume na ponta, pode fazê-lo com: - A tesoura de desbaste - A navalha - A tesoura normal através de “Picotado” “Cuidado” “Não esqueça nunca”
Pode sempre cortar mais cabelo Nunca poderá repor o cabelo que cortou
DESBASTE Desbaste é uma técnica para retirar volume ao cabelo. A textura do cabelo determina onde o desbaste deve começar. O cabelo fino pode ser desbastado mais perto do couro cabeludo do que o cabelo grosso. Não deve ultrapassar a aproximação máxima recomendada. Cabelo Fino – 2,5 a 3cm Cabelo Médio – 3 a 3,5cm Cabelo Grosso – 4 a 5,5cm Não se deve desbastar o cabelo: - Na nuca - Dos lados (por cima da orelha) - Na linha á volta do rosto
Cuidados e Estética do Cabelo Formadora Graça Duarte
Depois de ultrapassar estes critérios estão reunidas as condições para poder aconselhar determinado corte. Existem diferentes formas para realizar um corte, mas quase todos eles se orientam por um dos três tipos de base. 1º- Direito sem desequilíbrios 2º- Direito, com degrade interior 3º- Direito, com degrade exterior Estas três técnicas de corte podem ser combinadas simultaneamente com sucesso. Os cortes devem ser realizados sobre cabelos lavados, húmidos e de preferência tratados com amaciador depois do shampôo. O cabelo tratado desta forma é mais fácil de manusear. Antes de iniciar o corte os cabelos deverão estar bem desembaraçados e penteados.
Cuidados e Estética do Cabelo Formadora Graça Duarte ÂNGULOS DE CORTE Para cortar os cabelos, as madeixas são elevadas num certo sentido (com determinada inclinação). Um ângulo de corte é formado pela madeixa e o crânio. Se as madeixas têm pouca inclinação o ângulo de corte é pequeno e o degrade pouco acentuado. Se ao contrário, o ângulo é aberto, o degradé é mais acentuado. Se tomarmos como exemplo: Ângulos c/30º Ângulos c/40º Ângulos c/90º Ângulos c/120º Obteremos resultados muito diferentes com os 30º, o degradé é ligeiro. Com os 120º, o degradé é muito acentuado.
Cuidados e Estética do Cabelo Formadora Graça Duarte
Thank you for interesting in our services. We are a non-profit group that run this website to share documents. We need your help to maintenance this website.