Correccao Ficha-De-trabalho Geologia Global

October 17, 2017 | Author: carlbisp | Category: Earthquakes, Volcano, Moon, Solar System, Types Of Volcanic Eruptions
Share Embed Donate


Short Description

Download Correccao Ficha-De-trabalho Geologia Global...

Description

1. A figura mostra duas colunas estratigráficas. As rochas não sofreram deformação.

1.1. Considere a coluna I. Qual a rocha mais recente? A 1.2. Justifique a opção anterior. A rocha A intersecta os estratos em posição superior, logo, de acordo com o princípio da sobreposição dos estratos, os últimos a serem formados, e de acordo com o princípio de intersecção, a rocha que intersecta é sempre mais recente que a rocha intersectada.

1.3. Indique a Era para a camada G. Paleozóico 1.4. Apresente uma explicação para a ausência de fósseis na camada Q. A camada Q encontra-se por baixo da camada P que apresenta fósseis do Paleozóico, logo, sendo mais antiga, formou-se durante o Pré-câmbrico, Era que se caracteriza pela ausência de fósseis nos estratos, provavelmente porque a vida na Terra ainda não se tinha diversificado, limitando-se a seres muito simples e de difícil fossilização.

Pág. 1 de 90

Preparação Teste Intermédio

2. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações, relativas a recursos energéticos. A – Na actualidade, os combustíveis fósseis constituem a principal fonte de energia nos países industrializados. ____ B – Os minerais que contêm na sua composição elementos radioactivos são considerados recursos energéticos renováveis. ____ C – Em alguns locais do planeta, encontram-se reservas inesgotáveis de combustíveis fósseis. ____ D – Os recursos geotérmicos podem ser explorados em várias regiões, sendo potenciadores do desenvolvimento local. ____ E – A utilização da radioactividade na produção de energia eléctrica gera resíduos perigosos para a saúde e para o ambiente. ____ F – A utilização de combustíveis fósseis é responsável pela emissão de gases que contribuem para o efeito de estufa. ____ G – Os recursos geotérmicos de alta entalpia podem ser explorados em qualquer parte do planeta. ____ H – Alguns recursos energéticos, como os geotérmicos, podem tornar-se mais competitivos face à subida do preço do petróleo. ____ 3. Um destes materiais recicláveis provém de um recurso renovável. Assinale com um X qual deles é. A – O vidro. ____ B – O papel. ____ C – O alumínio. ____ D – O plástico. ____ E – O ferro. ____ 4. As ilustrações A, B, C e D da figura estão relacionadas com diferentes interpretações acerca da distribuição de certos fósseis em continentes mais ou menos distanciados.

Pág. 2 de 90

Preparação Teste Intermédio

4.1. Indique a letra (A, B, C ou D) que identifica a ilustração associada à teoria da Deriva dos Continentes, de Wegener. D 4.2. Considere os seguintes factos, traduzidos por um conjunto de afirmações numeradas de 1 a 8: 1. Existem, no hemisfério norte, bacias de carvão de idade carbónica que se estendem desde a Península Ibérica até uma latitude de 85ºN. A 2. A região de São Luís, no Brasil, corresponde, sob os pontos de vista litológico e cronológico, ao escudo noroeste africano. A 3. As cadeias montanhosas submarinas constituem, sem sombra de dúvida, o principal relevo terrestre. B 4. A idade da crosta oceânica, no Atlântico, não ultrapassa os 160 milhões de anos. B 5. A antiga cadeia montanhosa varisca, formada no Paleozóico, ocupa grande parte do território continental português e está também representada na América do Norte. A 6. Os Andes constituem uma longa cadeia montanhosa vulcânica, que se distribui ao longo da costa pacífica da América do Sul. B 7. As ilhas britânicas estiveram ligadas à Europa continental, durante a última glaciação quaternária. A 8. Arquipélagos como o Japão ou a Indonésia são das regiões mais sísmicas da Terra. B Tendo por base a teoria da Deriva dos Continentes, de Wegener, mais tarde desenvolvida e sustentada pela teoria da Tectónica de Placas, classifique cada uma das afirmações de 1 a 8, utilizando as letras da chave seguinte: CHAVE: A. Explicável por ambas as teorias; B. Explicável, apenas, pela teoria da Tectónica de Placas; C. Sem relação com qualquer das duas teorias. 5. O quadro seguinte relaciona tipos de placas, processos geológicos e exemplos actuais.

5.1. Classifique o limite de placas de cada uma das letras: Pág. 3 de 90

Preparação Teste Intermédio

5.1.1. A. Divergente 5.1.2. B. Convergente 5.1.3. C. Transformante 5.2. Identifique o tipo de placas envolvidas nas situações: 5.2.1. D. Duas placas oceânicas 5.2.2. E. Uma placa oceânica e outra continental 5.2.3. F. Duas placas continentais 5.3. Proponha um exemplo actual para as situações G, H, J e M. G - dorsal médio-atlântica; H - rifte africano; J - cordilheira dos Andes; M - falha de Santo André. 6. O texto seguinte reporta a evolução do conhecimento da litosfera.

6.1. Para além dos argumentos geográficos, cite outros dois, que Wegener utilizou para apoiar a Teoria da Deriva dos Continentes. Argumentos paleontológicos, litológicos e paleoclimáticos. 6.2. Como se designa a massa continental única a que se refere o texto? Pangeia

Pág. 4 de 90

Preparação Teste Intermédio

6.3. Identifique as estruturas geológicas referenciadas nas frases sublinhadas. Rifte e zona de subducção. 6.4. Explique o que significa afirmar “As rochas têm polaridade normal”. As rochas apresentam minerais orientados com o pólo norte magnético actual.

7. O esquema da figura refere-se ao processo de datação absoluta. Admita que do isótopo original existiam 10 g.

7.1. Indique a quantidade do isótopo original em B. 25% 7.2. Indique a quantidade do isótopo-filho em A. 50% 7.3. Refira quantos anos são necessários para que se obtenha 1,25g do isótopo original. 16 190 anos 8. Utilizando o princípio do Uniformitarismo, estabeleça a relação entre as letras da coluna I e os números da coluna II

A - 3; B - 1; D - 2; E – 4

Pág. 5 de 90

Preparação Teste Intermédio

9. Nas questões seguintes selecciona a opção correcta: 9.1. Constitui um dado paleontológico que apoia a Deriva Continental a: A. B. C. D.

Complementaridade das costas da África e da América do Sul. ____ Semelhança das rochas em ambos os lados do Atlântico. ____ Distribuição do feto Glossopteris. ____ Morfologia do fundo oceânico. ____

9.2. Como se designa a teoria que explicava o movimento dos continentes? A. B. C. D.

Tectónica de Placas. ____ Teoria Celular. ____ Deriva dos Continentes. ____ Mecânica Quântica. ____

9.3. A litosfera está dividida em placas. Qual o motor do movimento das placas? A. B. C. D.

Correntes de convecção. ____ Força das marés. ____ Força da gravidade. ____ Atracção da Lua. ____

9.4. Uma placa tectónica é formada por: A. B. C. D.

Manto. ____ Astenosfera. ____ Crosta. ____ Crosta e Manto. ____

10. A principal causa do calor interno da Terra é: A – o calor solar que se foi acumulando ao longo do tempo. ____ B – a desintegração de materiais radioactivos existentes essencialmente no manto. ____ C – a desintegração de materiais radioactivos existentes no núcleo. ____ D – calor provocado por impactos meteoríticos. ____ (Assinale com um X a opção correcta.) 11. Associe cada expressão da coluna I com o termo/expressão adequado(a) da coluna II.

I - E; II - F; III - C; IV - A Pág. 6 de 90

Preparação Teste Intermédio

12. De toda a água existente na Terra, nos seus diferentes estados físicos, a percentagem de água doce é de: A – 30 %. ____ B – 3 %. ____ C – 60 %. ____ D – 13 %. ____ E – 97 %. ____ 13. O esquema seguinte representa um modelo de estrutura interna da geosfera.

Identifique: 13.1. O critério de subdivisão do interior da geosfera subjacente a este modelo. Químico 13.2. As camadas estruturais assinaladas pelas letras A a E. A – crosta oceânica B – crosta continental C – manto D – núcleo externo E – núcleo interno. 13.3. Os limites assinalados pelos números 1 a 4. 1 – Descontinuidade de Moho 2 – Limite entre o manto superior e o manto inferior 3 – Descontinuidade de Gutenberg 4 – Descontinuidade de Lehman. 13.4. Justifique a sua resposta na legenda do número 2. 2 corresponde ao limite entre o manto superior e o inferior, não correspondendo a nenhuma descontinuidade dado que o estado físico e a composição química das rochas é semelhante.

Pág. 7 de 90

Preparação Teste Intermédio

13.5. Refira um contributo para a definição deste modelo da: 13.5.1. Sismologia. O estudo da propagação das ondas sísmicas no interior da Terra permitiu estabelecer zonas dispostas em camadas.

13.5.2. Vulcanologia. Conhecimento da composição de rochas provenientes do interior do manto

13.5.3. Planetologia. O estudo dos meteoritos sideritos permitiu estabelecer uma analogia entre a sua composição e a composição do núcleo.

14. Indique outro modelo da estrutura interna da Terra. Físico 15. Explique a sua importância para a compreensão da sua dinâmica interna. O modelo físico explica que o núcleo metálico existente no interior da Terra é formado por um núcleo externo, líquido, e outro interno, sólido, permitindo que este tenha um movimento de rotação, capaz de gerar um campo magnético. A existência da astenosfera, camada plástica, também é explicada por este modelo.

16. Analise os dados fornecidos pelo sismograma:

16.1. Indique o intervalo de tempo que decorreu entre a chegada das ondas P e S. 6 segundos Assinale esse valor na escala A. 16.2. O valor da amplitude máxima registada no sismograma. 20 mm Assinale esse valor na escala C.

Pág. 8 de 90

Preparação Teste Intermédio

16.3. Determine a magnitude apresentada por este sismo, traçando uma linha que una os dois pontos assinalados nas escalas A e C, de modo a interceptar a escala B. 16.4. Procure explicar a razão de cada sismo apresentar um só valor de magnitude que origina diferentes valores de intensidade sísmica. A magnitude corresponde à energia libertada durante um sismo o que se traduz num valor único. A intensidade depende de muitos factores como a natureza das rochas atravessadas pelas ondas sísmicas, o tipo de habitações existentes nos locais onde o sismo se faz sentir, etc pelo que pode apresentar diversos valores.

17. Na figura estão representados o oceano Pacífico e as ilhas do arquipélago Sociedade, que se originaram a partir de um ponto quente.

Pág. 9 de 90

Preparação Teste Intermédio

17.1. Faça a legenda da figura relativamente aos números 1,2 e 3. 1 – Falha transformante 2- Rifte 3 – Limite convergente 17.2. Mencione em qual das zonas assinaladas com 1, 2 ou 3 podem ocorrer sismos com hipocentro profundo. 3 17.3. Indique a direcção aproximada em que se desloca a placa Pacífica na zona do arquipélago Sociedade. SE-NW 17.4. Localize a ilha sob a qual se situa o ponto quente responsável pela edificação das ilhas do arquipélago Sociedade. Perto da ilha de Mehetia. 17.5. Determine, em centímetros por ano, a velocidade a que se move a placa na zona das ilhas do arquipélago Sociedade. Aproximadamente 15,6 cm/ano 17.6. Estabeleça a idade "relativa" entre as ilhas R e P do arquipélago do Havai. A mais recente é P e a mais antiga R. 18. Analise as afirmações que se seguem, relativas à formação e propagação de ondas sísmicas geradas por um sismo. Reconstitua a sequência temporal dos acontecimentos mencionados, segundo uma relação de causaefeito, colocando por ordem as letras que os identificam. A – Chegada das ondas S ao epicentro. B – Chegada das ondas S a uma dada estação, três minutos após as ondas P. C – Acumulação de energia em materiais rochosos, em profundidade, ao longo do tempo. D – Propagação de ondas P e S a partir do foco. E – Propagação de ondas L a partir do epicentro. CDAEB

Pág. 10 de 90

Preparação Teste Intermédio

19. A cadeia montanhosa dos Himalaias resulta da colisão entre a placa Indiana e a placa Euroasiática. Actualmente, a placa Indiana continua a deslocar-se para Norte à velocidade aproximada de 2 cm por ano, o que faz com que a altitude dos Himalaias continue a aumentar à razão aproximada de 5 mm por ano. A geóloga Yani Najman, recorrendo à análise de isótopos de Árgon presentes em minerais constituintes de rochas da região, reavaliou a idade da cordilheira dos Himalaias, e considerou que esta formação seria 15 milhões de anos mais jovem do que inicialmente se pensava. A análise de isótopos incidiu sobre pequenos grãos de mica branca (moscovite), recolhidos na mais antiga bacia sedimentar continental encontrada na área. 19.1. Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de forma a obter uma afirmação correcta. A formação da cadeia montanhosa dos Himalaias resultou da colisão entre duas placas litosféricas, que apresentam entre si limites… (A) …convergentes, havendo o aumento da espessura da crosta continental. ____ (B) …conservativos, permitindo a manutenção da litosfera oceânica. ____ (C) …conservativos, permitindo a manutenção da espessura da crosta continental. ____ (D) …convergentes, havendo a formação de litosfera oceânica. ____ 19.2. Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de forma a obter uma afirmação correcta. O movimento de placas litosféricas é possível devido à… (A) …viscosidade dos materiais da astenosfera. ____ (B) …viscosidade dos materiais da litosfera. ____ (C) …rigidez dos materiais da mesosfera. ____ (D) …rigidez dos materiais da geosfera. ____ 19.3. Seleccione a alternativa que preenche os espaços na frase seguinte, de modo a obter afirmações correctas. A datação efectuada pela geóloga Yani Najman permitiu obter a idade _____ da cadeia montanhosa dos Himalaias. Esta datação é possível devido à _____ de certos isótopos. (A) radiométrica (…) estabilidade (B) radiométrica (…) instabilidade (C) relativa (…) instabilidade (D) relativa (…) estabilidade

Pág. 11 de 90

Preparação Teste Intermédio

20. As afirmações seguintes dizem respeito à estrutura da Terra. Seleccione a alternativa que as avalia correctamente. 1. O limite entre a litosfera e a astenosfera é assinalado pela descontinuidade de Mohorovicic. 2. Uma das zonas de baixa velocidade das ondas sísmicas situa-se no manto superior. 3. A zona de sombra sísmica para as ondas S apoia a natureza sólida do núcleo interno. (A) 3 é verdadeira; 1 e 2 são falsas. ____ (B) 1 e 2 são verdadeiras; 3 é falsa. ____ (C) 2 é verdadeira; 1 e 3 são falsas. ____ (D) 1 e 3 são verdadeiras; 2 é falsa. ____ 21. A zona de fronteira entre as placas Indiana e Euroasiática apresenta um elevado risco sísmico. Justifique a elevada sismicidade desta zona. A resposta deve contemplar os seguintes tópicos: • A colisão que ocorre entre as placas Indiana e Euroasiática gera tensões que se acumulam/deformam os materiais rochosos. • Quando os limites de resistência dos materiais são ultrapassados, a energia é libertada subitamente e ocorrem sismos.

22. Uma massa de gás e de poeira fina, animada de movimento de rotação, terá estado na origem do Sistema Solar. Esta hipótese foi sugerida, em 1755, pelo filósofo alemão Immanuel Kant. No final do século XX esta ideia foi retomada e reformulada pelos astrónomos, sendo actualmente a teoria mais aceite para explicar a formação do Sistema Solar. 22.1. Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de forma a obter uma afirmação correcta. A origem do Sistema Solar sugerida por Kant serviu de base à hipótese… (A) …uniformitarista. ____ (B) …catastrofista. ____ (C) …gradualista. ____ (D) …nebular. ____ 22.2. Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de forma a obter uma afirmação correcta. A rotação da massa de gás e de poeira fina que terá estado na origem do Sistema Solar é apoiada pelo facto de nele existirem planetas… (A) …com movimento de rotação em sentido contrário ao de translação. ____ (B) …que apresentam a mesma composição química. ____ (C) …que efectuam o movimento de translação no mesmo sentido. ____ (D) …cuja temperatura interna varia de acordo com a sua distância relativamente ao Sol. ____

Pág. 12 de 90

Preparação Teste Intermédio

22.3. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmações seguintes, relativas a características dos planetas telúricos e dos planetas gigantes. (A) Os planetas telúricos apresentam uma superfície sólida, coberta, ou não, por atmosfera. ____ (B) Os planetas gigantes são mais densos do que os planetas telúricos. ____ (C) Os planetas telúricos apresentam um grande número de satélites. ____ (D) Os planetas gigantes têm rotação mais rápida do que os planetas telúricos. ____ (E) Os planetas gigantes têm órbitas exteriores à cintura de asteróides. ____ (F) Os planetas telúricos caracterizam-se por apresentarem biosfera. ____ (G) Os planetas gigantes apresentam um conjunto de anéis. ____ (H) Os planetas telúricos apresentam diâmetros diferentes entre si. ____ 23. A 4 de Outubro de 2007, comemorou-se o cinquentenário do lançamento do primeiro satélite artificial – Sputnik. Com o lançamento deste satélite iniciou-se uma nova era do conhecimento do Espaço, o que proporcionou o desenvolvimento de várias tecnologias, como os satélites para a pesquisa de recursos naturais (ERTS – Earth Resources Technology Satellites). No domínio da agricultura, por exemplo, estes satélites permitem detectar a época adequada à colheita e à sementeira e descobrir regiões potencialmente produtivas. Explique, a partir da informação fornecida, de que modo a utilização de satélites pode contribuir para o desenvolvimento sustentável do nosso planeta. A resposta deve contemplar os seguintes tópicos: • O desenvolvimento sustentável impõe que os recursos existentes sejam geridos de tal forma que o seu consumo no presente não comprometa a sua utilização pelas gerações futuras. • As novas tecnologias/utilização de satélites possibilitam um melhor conhecimento dos recursos naturais (é de aceitar a concretização com exemplos), permitindo uma melhor gestão/aproveitamento dos mesmos, contribuindo assim para um desenvolvimento sustentável.

Pág. 13 de 90

Preparação Teste Intermédio

24. Durante o sismo de Loma Prieta (São Francisco, EUA, 1989), ocorreu o colapso do troço de uma autoestrada. Admitiu-se a hipótese de este colapso ter ocorrido porque, nessa zona, a auto-estrada fora construída sobre terrenos argilosos. Estes terrenos correspondiam ao fundo de uma antiga baía preenchido artificialmente, de modo a possibilitar o desenvolvimento e a construção nesse local. A figura seguinte representa os sismogramas obtidos em diferentes estações que detectaram uma das réplicas do sismo referido:

E3 – numa zona de rocha consolidada; E2 – numa zona com depósitos de aluvião, junto a um troço da auto-estrada que não ruiu; E1 – na zona com depósitos argilosos, junto ao troço da auto-estrada que ruiu. 24.1. Seleccione a alternativa que preenche os espaços na frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correcta. A comparação dos sismogramas obtidos ____ a hipótese referida, dado que em E2 a amplitude das ondas foi ____ do que em E1, junto ao local onde se deu o colapso da estrada. (A) apoia (…) maior. ____ (B) não apoia (…) maior. ____ (C) apoia (…) menor. ____ (D) não apoia (…) menor. ____

Pág. 14 de 90

Preparação Teste Intermédio

24.2. Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de forma a obter uma afirmação correcta. Com base na análise dos resultados obtidos pelos sismogramas da Figura 1, pode concluir-se que… (A) ...a estação E2 está muito mais afastada do epicentro do que a estação E3. ____ (B) …as ondas sísmicas têm maior amplitude em meios de rocha consolidada. ____ (C) ...a amplitude das ondas sísmicas é maior em terrenos argilosos do que em terrenos de aluvião. ____ (D) ...os terrenos argilosos são os que apresentam menor risco sísmico. ____ 25. A medição da magnetização das rochas permite reconhecer a inversão da polaridade do campo magnético terrestre. Na microplaca oceânica Juan de Fuca, localizada na costa Oeste dos Estados Unidos da América, foram efectuadas medições da intensidade e da polaridade do campo magnético das rochas. Estes dados foram cruzados com determinações da idade radiométrica e da polaridade do campo magnético de amostras de rochas vulcânicas continentais. A figura seguinte (A, B e C) apresenta os dados obtidos no estudo realizado.

Pág. 15 de 90

Preparação Teste Intermédio

25.1. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmações seguintes, relativas à interpretação dos resultados das medições referidas. (A) As rochas com polaridade inversa são as que apresentam uma magnetização mais intensa. ____ (B) As rochas basálticas formadas actualmente apresentam polaridade inversa. ____ (C) As rochas com 1,95 M.a. estão mais afastadas do rifte do que as rochas que têm 1 M.a. ____ (D) As rochas com 3,42 M.a. têm a mesma polaridade que as rochas actuais. ____ (E) A idade das rochas representadas foi determinada por um processo de datação relativa. ____ (F) As lavas adquirem a polaridade do campo magnético vigente aquando da sua consolidação. ____ (G) As rochas dos fundos oceânicos registam inversões de polaridade do campo magnético. ____ (H) A polaridade magnética das rochas dos fundos oceânicos distribui-se simetricamente em relação ao rifte. ___ 25.2. Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de forma a obter uma afirmação correcta. As medições efectuadas na microplaca Juan de Fuca apoiam a hipótese de… (A) ...a crosta oceânica ser continuamente gerada nos limites divergentes de placas. ____ (B) …a crosta continental, menos densa, se mover sobre a crosta oceânica, mais densa. ____ (C) ...a crosta oceânica ser mais antiga do que a crosta continental. ____ (D) ...a crosta continental ser continuamente destruída nos limites divergentes de placas. ____ 25.3. Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de forma a obter uma afirmação correcta. Em finais dos anos 90 do século XX, em alguns locais da superfície de Marte, foram detectadas anomalias magnéticas idênticas às observadas na Terra, que constituíram evidências a favor da hipótese de Marte já ter… (A) ...possuído uma atmosfera rica em CO2. ____ (B) …apresentado actividade tectónica no passado. ____ (C) ...possuído água no estado líquido. ____ (D) ...apresentado sinais de impacto de pequenos meteoritos. ____ 25.4. Só no final dos anos 60 do século XX, com um programa conhecido por Deep Sea Drilling Project, foi possível efectuar perfurações e recolher amostras de rochas dos fundos oceânicos. Explique de que modo os resultados obtidos no estudo realizado podem contribuir para comprovar a mobilidade da litosfera. A resposta deve contemplar os seguintes tópicos: • A idade das rochas aumenta com o aumento da distância relativamente ao rifte. • A origem das rochas junto ao rifte e o seu posterior afastamento constituem uma evidência a favor da mobilidade da litosfera nos fundos oceânicos.

Pág. 16 de 90

Preparação Teste Intermédio

26. A figura seguinte representa esquematicamente um aparelho vulcânico.

26.1. Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de forma a obter uma afirmação correcta. O aparelho vulcânico esquematizado na Figura 3 formou-se na sequência de erupções de carácter predominantemente… (A) …efusivo, associadas a magmas ácidos. ____ (B) …efusivo, associadas a magmas básicos. ____ (C) …explosivo, associadas a magmas fluidos. ____ (D) …explosivo, associadas a magmas viscosos. ____ 26.2. A actividade vulcânica tem impactes nos subsistemas terrestres, alguns dos quais podem constituir benefícios para o Homem. Considerando unicamente o subsistema geosfera, relacione três aspectos da actividade vulcânica com os benefícios que desta actividade possam resultar para o Homem. A resposta deve contemplar três dos tópicos que se seguem, ou outros considerados relevantes: • A existência de vulcanismo activo torna a energia geotérmica acessível ao Homem, possibilitando o seu aproveitamento. • As cinzas de origem vulcânica depositam-se nos solos, tornando-os mais produtivos para a agricultura. • Associados ao vulcanismo, podem formar-se depósitos minerais passíveis de extracção para fins diversos. • As paisagens vulcânicas podem contribuir para o desenvolvimento económico das respectivas regiões, por serem uma atracção turística. 27. As afirmações seguintes dizem respeito a crateras lunares. Seleccione a alternativa que as avalia correctamente. 1. Algumas crateras lunares foram preenchidas por materiais de origem vulcânica. 2. As crateras dos continentes lunares estão sujeitas a intensa erosão. 3. As crateras observadas na Lua estão associadas ao impacto de meteoritos. (A) 3 é verdadeira; 1 e 2 são falsas. ____ (B) 1 e 2 são verdadeiras; 3 é falsa. ____ (C) 2 é verdadeira; 1 e 3 são falsas. ____ (D) 1 e 3 são verdadeiras; 2 é falsa. ____

Pág. 17 de 90

Preparação Teste Intermédio

28. A ilha de Martinica faz parte de um arquipélago localizado na América Central, na zona Este da Placa das Caraíbas, no confronto com a Placa Sul Americana (figuras A e B). A 29 de Novembro de 2007, ocorreu um sismo de magnitude 7,4, com origem a 146 quilómetros de profundidade, cujo epicentro se localizou no mar, a 42 quilómetros a noroeste de Fort-de-France, capital de Martinica. Foram recolhidos, em localidades a diferentes distâncias do epicentro, relatos das populações das ilhas do arquipélago onde o sismo foi sentido. A partir desses relatos, foi possível determinar os valores de intensidade do sismo nesses locais (Tabela).

Pág. 18 de 90

Preparação Teste Intermédio

28.1. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmações seguintes, relativas às características geológicas do local e ao sismo descrito. (A) O hipocentro do sismo referido localizou-se a 146 km de profundidade. ____ (B) As ilhas representadas na figura 1B tiveram origem no processo de convergência de placas. ____ (C) O vulcanismo associado ao limite Este da Placa das Caraíbas é do tipo efusivo. ____ (D) O sismo descrito foi sentido com diferentes intensidades na ilha de Santa Lúcia. ____ (E) A uma mesma intensidade sísmica correspondem distâncias epicentrais idênticas. ____ (F) A Placa das Caraíbas apresenta um limite conservativo. ____ (G) No limite Este da Placa das Caraíbas, as forças são, predominantemente, distensivas. ____ (H) Quanto maior for o número de relatos obtidos, maior é o rigor do traçado das isossistas. ____ 28.2. Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correcta. No sismo referido, não foi relatada a intensidade sísmica, no epicentro, porque… (A) …não há estação sismográfica no local. ____ (B) …a magnitude foi de 7,4. ____ (C) …os danos não puderam ser avaliados. ____ (D) …ocorreu na placa oceânica. ____ 28.3. Seleccione a alternativa que preenche os espaços na frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correcta. Na ilha de Dominica, de acordo com os dados da Tabela I, a maior ____ corresponde ao local mais ____ do epicentro. (A) magnitude (…) próximo. ____ (B) intensidade (…) próximo. ____ (C) intensidade (…) distante. ____ (D) magnitude (…) distante. ____ 28.4. O sismo da ilha de Martinica foi registado com a magnitude de 7,4 da escala de Richter. A partir dos relatos obtidos, foram determinados valores de intensidade compreendidos entre III e VII da escala de Mercalli. Explique por que razão este sismo regista várias intensidades mas apenas uma magnitude. A resposta deve contemplar os seguintes tópicos: • A magnitude regista apenas um valor, (não varia com a distância ao epicentro/foco/hipocentro) uma vez que se refere à energia libertada no foco/hipocentro. • A intensidade varia com a distância ao epicentro/foco/hipocentro traduzindo o grau de destruição causado/os efeitos causados pelo sismo em cada local onde foi sentido.

Pág. 19 de 90

Preparação Teste Intermédio

29. A ilha de Surtsey faz parte de um sistema vulcânico submarino localizado a Sul da Islândia e associado à Crista Média Atlântica. A ilha formou-se numa erupção vulcânica que começou a 130 m abaixo do nível do mar e atingiu a superfície a 14 de Novembro de 1963. A actividade vulcânica terminou em 1967. A lava em contacto com a água a pequena profundidade provocou a emissão de nuvens de vapor e cinzas. A ilha está sujeita, durante a maior parte do ano, a mar agitado e ventos fortes. A recente formação da ilha de Surtsey e a sua imediata constituição em reserva natural permitiram o acompanhamento científico, dos pontos de vista geológico e biológico. Logo após a sua formação, foram encontradas cianobactérias (bactérias autotróficas) e fungos e, de seguida, líquenes (associação entre um ser autotrófico e um ser heterotrófico) e musgos. Posteriormente, o aparecimento das primeiras plantas com tecidos condutores ficou a dever-se ao transporte de sementes através das correntes oceânicas, do vento e das aves. 29.1. Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correcta. A biodiversidade actual da ilha de Surtsey é consequência… (A) …da sua fácil colonização por animais terrestres. ____ (B) … da ocupação humana desde a sua formação. ____ (C) … da sua constituição como reserva natural. ____ (D) … da instalação inicial de uma comunidade complexa. ____ 29.2. Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correcta. No processo de evolução do ecossistema da ilha de Surtsey, verificou-se… (A) …a manutenção das cadeias alimentares iniciais. ____ (B) … a conservação da rocha vulcânica. ____ (C) … uma diminuição dos nutrientes disponíveis no solo. ____ (D) … uma complexidade crescente dos organismos colonizadores. ____ 29.3. As afirmações seguintes são referentes a fenómenos observáveis na Ilha de Surtsey. Seleccione a alternativa que as avalia correctamente. 1. O vulcanismo da ilha de Surtsey é do tipo efusivo e as suas lavas são fluidas. 2. Segundo o Uniformitarismo, o vulcanismo de Surtsey e da Islândia é do mesmo tipo. 3. Na ilha de Surtsey, encontram-se frequentemente rochas vulcânicas com fósseis. (A) 3. é verdadeira; 1. e 2. são falsas. ____ (B) 1.e 2. são verdadeiras; 3. é falsa. ____ (C) 2.e 3. são verdadeiras; 1. é falsa. ____ (D) 1. é verdadeira; 2. e 3. são falsas. ____

Pág. 20 de 90

Preparação Teste Intermédio

29.4. Seleccione a alternativa que preenche os espaços na frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correcta. O vulcanismo recente na ilha de Surtsey permite considerá-la um laboratório aberto uma vez que o seu estudo constitui um método ____ para o conhecimento do interior da Terra, e possibilita a observação de processos geomagnéticos ____. (A) directo (…) actuais. ____ (B) indirecto (…) actuais. ____ (C) indirecto (…) passado. ____ (D) directo (…) passado. ____ 29.5. A ilha de Surtsey atingiu a sua área máxima de 2,8 km² em 1967. Desde então, a ilha tem vindo a diminuir de tamanho e, em 2007, a sua área reduziu-se a cerca de 1,4 km². Explique a variação verificada na área da ilha de Surtsey, desde as primeiras erupções, em 1963, até à presente data. A resposta deve contemplar os seguintes tópicos: • No processo de formação, a acumulação de lavas consolidadas, resultantes das sucessivas erupções vulcânicas, levaram ao aumento da área da ilha de Surtsey. • O fim das erupções vulcânicas e a exposição da ilha aos factores ambientais conduzem à redução da sua área, por destruição das rochas que a constituem. 30. Em 1972, numa das missões à Lua, os astronautas da Apollo 16 detectaram anomalias na órbita de um satélite artificial por eles lançado, acabando este por se despenhar no solo lunar. Mais tarde, o acidente foi explicado pela existência de locais com anomalias gravimétricas positivas em determinadas zonas da superfície lunar, denominadas mascons. Estas zonas encontram-se normalmente debaixo de crateras de impacto situadas nos mares lunares. 30.1. Seleccione a única alternativa que permite obter uma afirmação correcta. As anomalias gravimétricas positivas detectadas na Lua evidenciam... (A) uma distribuição homogénea das rochas na crosta. ____ (B) a existência de regiões onde as rochas são muito densas. ____ (C) uma dissipação de calor mais intensa nos mascons. ____ (D) a manifestação de forças de gravidade idênticas em toda a crosta. ____ 30.2. Seleccione a única alternativa que permite obter uma afirmação correcta. A Lua é um satélite natural que apresenta… (A) uma atmosfera densa onde predomina o dióxido de carbono. ____ (B) crateras de impacto distribuídas uniformemente na crosta. ____ (C) predominância de rochas magmáticas em toda a sua superfície. ____ (D) idêntica composição litológica em toda a sua superfície. ____

Pág. 21 de 90

Preparação Teste Intermédio

30.3. Faça corresponder a cada uma das afirmações de A a E o termo respectivo do constituinte do sistema solar, indicado na chave: Afirmações A – Corpo do sistema solar que se desloca geralmente entre as órbitas de Marte e Júpiter. III B – Corpo do sistema solar que apresenta um elevado efeito de estufa. I C – Corpo do sistema solar que apresenta o menor período de translação. VIII D – Corpo do sistema solar que apresenta o maior período de translação. VII E – Corpo gasoso do sistema solar que se encontra mais próximo do sol. II Chave I – Vénus II – Júpiter III – Asteróide IV – Cometa V – Meteorito VI – Saturno VII – Neptuno VIII – Mercúrio 30.4. Seleccione a única alternativa que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obter uma afirmação correcta. A análise das rochas recolhidas na Lua pelas missões espaciais Apollo, constitui um método ____, que contribui para o conhecimento da estrutura da Terra, tal como os dados fornecidos ____. (A) directo ... pela sismologia. ____ (B) directo ... pelo vulcanismo. ____ (C) indirecto ... pela sismologia. ____ (D) indirecto ... pelo vulcanismo. ____ 30.5. A superfície lunar apresenta um aspecto característico, devido às inúmeras crateras resultantes dos choques de meteoritos, ocorridos desde há milhares de milhões de anos. Justifique, tendo em conta as características actuais da Lua, a preservação, até aos nossos dias, das crateras de impacto mais antigas. A resposta deve contemplar os seguintes tópicos: • a ausência de atmosfera e de hidrosfera na Lua faz com que não haja uma erosão significativa da superfície lunar, preservando-se as crateras de impacto antigas; • como a Lua é um planeta geologicamente morto, a ausência de actividade vulcânica/actividade geológica interna não renova a superfície e mantém as crateras de impacto desde a sua formação.

Pág. 22 de 90

Preparação Teste Intermédio

31. O conhecimento da história de um vulcão e a análise da sua actividade remanescente fornecem dados importantes que permitem prever, com um certo grau de certeza, uma erupção. Tais dados não permitem, contudo, calcular a duração nem a violência com que essa erupção poderá ocorrer. A 3 de Junho de 1991, o vulcão do monte Unzen, no Japão, em repouso há 200 anos, entrou em erupção. Uma explosão lançou uma enorme nuvem ardente que causou a morte de 57 pessoas e calcinou tudo à sua passagem. Quinze dias antes da erupção mortífera de 3 de Junho, mais de mil pessoas, que viviam na encosta de Unzen, foram retiradas, face à ameaça das correntes de lama que se formaram, permanentemente, desde que as cinzas vulcânicas, acumuladas nas vertentes instáveis, foram mobilizadas por chuvas intensas. Na verdade, o vulcão Unzen não entrou em actividade em Junho de 1991, entrou antes, a 17 de Novembro de 1990. Esta erupção foi anunciada por uma actividade sísmica reconhecida como anormal, desde o mês de Julho de 1990.

Contexto geológico do monte Unzen, no Japão 31.1. Seleccione a única alternativa que permite obter uma afirmação correcta. A actividade vulcânica que ocorreu em Unzen, em 1991, foi sustentada por um magma… (A) ácido, rico em gases, originando uma erupção efusiva. ____ (B) básico, pobre em sílica, capaz de originar domas. ____ (C) com elevadas temperaturas, formando rios de lava. ____ (D) rico em sílica, originando uma lava viscosa. ____

Pág. 23 de 90

Preparação Teste Intermédio

31.2. Seleccione a única alternativa que permite obter uma afirmação correcta. O monte de Unzen, no Japão, situa-se numa zona tectónica onde… (A) a crosta continental sofre subducção sob a crosta oceânica. ____ (B) actuam forças características de um limite convergente. ____ (C) existe um rifte que origina crosta oceânica nova. ____ (D) se fazem sentir tensões desenvolvidas em limites conservativos. ____ 31.3. Faça corresponder a cada uma das afirmações de A a E, a respectiva manifestação de vulcanismo, indicada na chave. Afirmações A – Emissão de gases que permanece após a erupção vulcânica. VI B – Água subterrânea projectada sob a forma de repuxo intermitente. II C – Estrutura resultante da acumulação de materiais expelidos pela erupção. VIII D – Estrutura originada pela consolidação da lava dentro da chaminé vulcânica. V E – Depressão vulcânica mais larga do que a cratera original. III Chave I – Câmara magmática II – Géiser III – Caldeira IV – Bomba vulcânica V – Agulha vulcânica VI – Fumarola VII – Lava em almofada VIII – Cone vulcânico 31.4. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações, relativas a dados fornecidos pelo estudo dos sismos. A – A propagação das ondas P e S, a partir do foco sísmico, acontece a velocidades diferentes. ____ B – A velocidade de propagação das ondas P e S é influenciada pela rigidez dos materiais rochosos. ____ C – A velocidade de propagação das ondas P e S varia na razão directa da densidade do material rochoso atravessado. ____ D – A zona de sombra das ondas S apoia o facto de o núcleo externo se encontrar no estado líquido. ____ 31.5. Explique de que forma a monitorização de um vulcão, recorrendo aos dados registados por um sismógrafo colocado na região, permite prever uma nova erupção e prevenir a perda de vidas humanas. A resposta deve contemplar os seguintes tópicos: • quando o magma, localizado na câmara magmática, se movimenta a caminho da superfície, provoca sismos vulcânicos; • o aumento da frequência e da intensidade dos sismos, na região de um vulcão inactivo, alerta para a possibilidade de ocorrer uma nova erupção; • a previsão de que a nova erupção está prestes a ocorrer permite retirar a população da região, evitando a perda de vidas humanas.

Pág. 24 de 90

Preparação Teste Intermédio

32. Para os astrónomos, a fronteira do nosso Sistema Solar situa-se a cerca de 150 000 unidades astronómicas (UA)* do Sol. É o limite de influência gravitacional da nossa estrela. Ao longo deste imenso espaço, encontram-se os diferentes corpos celestes. Entre o Sol e as 100 UA entra-se na heliosfera, zona de influência dos ventos solares. É nesta zona que se encontram os planetas: • até às 1,5 UA, situam-se os planetas telúricos; • entre as 5,2 UA e as 30 UA, situam-se os planetas gigantes. Das 100 UA até às 150 000 UA o sistema encontra-se praticamente vazio, pontilhado de alguns corpos celestes, muito distantes uns dos outros. É aí que se encontra a nuvem de Oort e os seus núcleos de cometas. Todos os planetas, com excepção de Vénus e de Marte, possuem um campo magnético intrínseco, que desvia as partículas com carga eléctrica, provenientes do Sol. * 1 unidade astronómica (UA) = 149 598 000 km

32.1. Seleccione a única opção que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obter uma afirmação correcta. A 50 000 UA de distância do Sol podem ser encontrados ____ que, pelo facto de aí se terem formado, são constituídos essencialmente por materiais de ____ densidade. (A) asteróides ... elevada. ____ (B) cometas ... baixa. ____ (C) cometas ... elevada. ____ (D) asteróides ... baixa. ____ 32.2. Seleccione a única opção que permite obter uma afirmação correcta. A Terra encontra-se na heliosfera, estando protegida dos ventos solares por… (A) apresentar atmosfera. ____ (B) possuir um satélite natural. ____ (C) possuir campo magnético. ____ (D) apresentar geodinamismo externo. ____ 32.3. Seleccione a única opção que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obter uma afirmação correcta. Na crosta de Marte, em rochas com a mesma composição mineralógica, as mais antigas apresentam, para um determinado elemento _______, uma razão de isótopos-pai /isótopos-filho _______ do que rochas mais recentes. (A) instável ... maior. ____ (B) instável ... menor. ____ (C) estável ... menor. ____ (D) estável ... maior. ____

Pág. 25 de 90

Preparação Teste Intermédio

32.4. Seleccione a única opção que permite obter uma afirmação correcta. Um planeta que se localize a cerca de 9,5 UA de distância do Sol caracteriza-se por... (A) possuir uma razão massa/volume superior à da Terra. ____ (B) estar diferenciado em crosta, manto e núcleo. ____ (C) apresentar temperaturas médias superficiais elevadas. ____ (D) ser constituído essencialmente por materiais gasosos. ____ 33. A Terra apresenta-se como um globo extraordinariamente activo e estratificado, nomeadamente, no que respeita a propriedades como a densidade, a rigidez e a composição dos materiais. Desde a sua origem até à actualidade, o dinamismo da Terra tem sido mantido, sobretudo, graças à existência de fluxos contínuos de energia com origem no Sol e na própria Terra. O calor interno da Terra dissipa-se lenta e continuamente, do interior até à superfície, originando um fluxo térmico que apresenta variações na superfície terrestre, como se evidencia na figura A. O soerguimento e o afundamento da litosfera oceânica na astenosfera determinam a profundidade dos oceanos, que tende a ser maior nos locais mais afastados das dorsais oceânicas. Este facto relaciona-se com variações no fluxo térmico ao longo dos fundos oceânicos, que determinam alterações na densidade dos materiais rochosos constituintes da litosfera oceânica. A variação da temperatura, no interior da Terra, em função da profundidade, está representada na figura B. Figura A - Fluxo térmico

Pág. 26 de 90

Preparação Teste Intermédio

Figura B - Variação da temperatura terrestre em profundidade

33.1. Seleccione a única opção que permite obter uma afirmação correcta. Da análise dos dados da figura 1A, pode inferir-se que o fluxo térmico é máximo nas zonas onde a litosfera é mais… (A) antiga, dado que aí ocorre descida de material mantélico. ____ (B) antiga, dado que aí ocorre ascensão de material mantélico. ____ (C) recente, dado que aí ocorre ascensão de material mantélico. ____ (D) recente, dado que aí ocorre descida de material mantélico. ____ 33.2. Seleccione a única opção que permite obter uma afirmação correcta. O gradiente geotérmico… (A) apresenta um aumento constante no manto. ____ (B) é maior na litosfera do que no manto superior. ____ (C) atinge o valor máximo na transição do manto para o núcleo. ____ (D) é menor no manto superior do que no manto inferior. ____

Pág. 27 de 90

Preparação Teste Intermédio

33.3. Explique o modo como a variação do fluxo térmico, ao longo dos fundos oceânicos, poderá justificar a maior profundidade atingida pelos oceanos nas zonas mais afastadas das dorsais. A resposta deve abordar os seguintes tópicos: • nas zonas mais afastadas das dorsais, o fluxo térmico é menor, o que evidencia o arrefecimento das rochas; • a diminuição da temperatura faz com que os materiais rochosos se contraiam, aumentando a sua densidade; • deste modo, ocorre aumento da subsidência/do afundamento da litosfera oceânica na astenosfera, aumentando a profundidade do oceano. 33.4. Seleccione a única opção que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obter uma afirmação correcta. A tectónica da litosfera é assegurada pela ____ rigidez da astenosfera, sendo esta também conhecida como ____. (A) menor ... zona de baixa velocidade sísmica. ____ (B) maior ... zona de baixa velocidade sísmica. ____ (C) maior ... zona de sombra sísmica. ____ (D) menor ... zona de sombra sísmica. ____ 33.5. Faça corresponder a cada uma das características relativas às zonas da estrutura interna da geosfera, que constam da coluna A, o termo ou expressão que as identifica, expresso na coluna B. Utilize cada letra e cada número apenas uma vez.

(a) – (7); (b) – (1); (c) – (6); (d) – (8); (e) – (2)

Pág. 28 de 90

Preparação Teste Intermédio

34. As ilhas Aleutas fazem parte do Anel de Fogo do Pacífico, constituindo um alinhamento encurvado de ilhas vulcânicas, também denominado arco insular ou arco vulcânico. O arco insular das Aleutas ou arco Alasca – Aleutas, como é também designado, marca a fronteira entre a Placa do Pacífico e a Placa NorteAmericana. Apresenta, aproximadamente, vinte e quatro vulcões activos e aí ocorrem frequentemente sismos. O mapa da figura representa, de forma simplificada, o contexto tectónico das ilhas Aleutas. A 19 de Dezembro de 2007, um sismo, com origem a cerca de 56 km de profundidade e de magnitude 7,3 graus, foi sentido neste arquipélago, localizando-se o epicentro a 200 km a oeste de Adak (Alasca). Outros sismos foram registados na mesma região, ao longo de 2008, com focos a diferentes profundidades e magnitudes na ordem dos 6,6 graus. Esta região, sismicamente activa, está permanentemente monitorizada pelo Centro de Informações de Sismos do Alasca e pelo Centro de Alertas de Tsunami no Pacífico.

Pág. 29 de 90

Preparação Teste Intermédio

34.1. Seleccione a única opção que permite obter uma afirmação correcta. As actividades sísmica e vulcânica verificadas na região das Ilhas Aleutas, são resultado da existência de um… (A) limite convergente, evidenciado pela presença de uma dorsal oceânica. ____ (B) limite convergente, evidenciado pela presença de uma fossa oceânica. ____ (C) limite divergente, evidenciado pela presença de uma dorsal oceânica. ____ (D) limite divergente, evidenciado pela presença de uma fossa oceânica. ____ 34.2. Seleccione a única opção que permite obter uma afirmação correcta. O sismo de 19 de Dezembro de 2007 teve uma magnitude de 7,3 graus na escala de… (A) Richter, que quantifica os efeitos provocados nas construções. ____ (B) Mercalli, que quantifica os efeitos provocados na topografia. ____ (C) Richter, que quantifica a energia libertada no hipocentro. ____ (D) Mercalli, que quantifica a energia libertada no epicentro. ____ 34.3. Seleccione a única opção que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obter uma afirmação correcta. O magma gerado numa zona de subducção, entre uma placa oceânica e uma placa continental, é menos ____ do que o magma que ascende ao longo dos riftes oceânicos, originando erupções com carácter ____ explosivo. (A) fluido ... mais. ____ (B) fluido ... menos. ____ (C) viscoso ... mais. ____ (D) viscoso ... menos. ____ 34.4. Ordene as letras de A a F, de modo a reconstituir a sequência cronológica dos acontecimentos relacionados com um sismo. Inicie pela letra A. A. Acumulação lenta de tensões em profundidade. B. Determinação da magnitude do sismo. C. Registo de ondas S em estações sismográficas. D. Libertação de energia pela ruptura dos materiais. E. Propagação das ondas P e S a partir do foco sísmico. F. Registo de ondas P em estações sismográficas. [A], D, E, F, C, B

Pág. 30 de 90

Preparação Teste Intermédio

34.5. A actividade sísmica sentida no arquipélago das Aleutas apresenta focos com diferentes profundidades. Explique este facto com base no contexto tectónico da região central do arco insular, representado na figura. A resposta deve abordar os seguintes tópicos: • a região central do Arco Insular corresponde a um limite de convergência de placas, ocorrendo subducção de uma delas; • o contacto entre as duas placas ocorre ao longo de diferentes profundidades, acumulando tensões, que geram sismos em diferentes locais de contacto. 35. Os Açores situam-se num quadro tectónico original, que confere a essas ilhas uma geodinâmica muito activa, nomeadamente no que se refere ao vulcanismo e à sismicidade. Não parece haver uma estrutura tectónica única e bem definida entre a placa Euroasiática e a placa Africana na região dos Açores, mas antes uma larga faixa de acomodação das tensões entre estas duas placas. As figuras A e B representam, respectivamente, a localização do plateau (plataforma) dos Açores e as principais características tectónicas da região.

35.1. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmações seguintes, relativas ao contexto geotectónico do Arquipélago dos Açores. (A) O rifte da Terceira prolonga-se, a sudeste, pela falha de Açores-Gibraltar. ____ (B) As ilhas das Flores e do Corvo estão a deslocar-se para oeste. ____ (C) As fronteiras do plateau dos Açores apresentam o mesmo tipo de limites. ____ (D) É possível que a ilha Terceira venha a dividir-se em duas ilhas distintas. ____ (E) O rifte da CMA resulta da actuação de forças predominantemente compressivas. ____ (F) No limite oeste do plateau dos Açores ocorre subducção da placa Americana. ____ (G) De acordo com a sua posição relativamente à CMA, Santa Maria é a ilha mais antiga do arquipélago. ____ (H) É de esperar que a distância entre as Flores e o Pico se mantenha. ____

Pág. 31 de 90

Preparação Teste Intermédio

35.2. Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de forma a obter uma afirmação correcta. As ilhas do Corvo e das Flores são tectonicamente menos activas do que as restantes ilhas, porque… (A) …apresentam uma origem distinta destas. ____ (B) …se encontram sob a acção de falhas de origem tectónica. ____ (C) …estão mais próximas da Crista Médio-Atlântica. ____ (D) …se localizam no interior da placa Norte Americana. ____ 35.3. Seleccione a alternativa que preenche os espaços na frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correcta. Em algumas ilhas do Arquipélago dos Açores, fontes termais e fumarolas constituem manifestações de vulcanismo ____, que estão relacionadas com os ____ valores de grau geotérmico verificados na região. (A) residual (…) baixos. ____ (B) eruptivo (…) elevados. ____ (C) residual (…) elevados. ____ (D) eruptivo (…) baixos. ____ 35.4. Justifique a elevada sismicidade da região açoreana, tendo em conta o complexo de falhas activas presente no plateau dos Açores. A resposta deve contemplar os seguintes tópicos: • Nas falhas activas ocorrem movimentos que geram tensões. • Ultrapassada a resistência dos materiais, a energia libertada bruscamente por ruptura origina sismos. 36. Os veículos motorizados interagem com o ambiente através de todo o seu «ciclo de vida» – desde o fabrico até ao seu uso em estrada e ao seu eventual desmantelamento, quando atingem o «fim de vida». Os seres autotróficos fixam CO2, contribuindo, assim, para uma tendencial estabilização da concentração deste gás na atmosfera. Após a morte destes organismos, o enterramento geológico permite a incorporação da matéria orgânica na crosta terrestre (sedimentos), podendo originar combustíveis fósseis. As figuras A e B representam esquematicamente a circulação do CO2 entre diferentes sistemas.

Pág. 32 de 90

Preparação Teste Intermédio

36.1. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmações seguintes, relativas ao impacte ambiental do automóvel. (A) Na produção automóvel, a utilização de plásticos com origem no petróleo diminui o problema energético global. ____ (B) As fábricas que constroem automóveis usam energia e materiais e geram desperdícios durante a produção de novos veículos. ____ (C) A reciclagem dos materiais utilizados no fabrico automóvel repõe a quantidade de recursos naturais extraídos. ____ (D) A exploração de recursos minerais metálicos para a produção de automóveis interfere nos ciclos geológicos. ____ (E) O desenvolvimento da indústria automóvel resultou do efeito conjugado do desenvolvimento económico e do crescimento populacional. ____ (F) O impacte ambiental provocado pelo automóvel está centrado exclusivamente no seu uso em estrada. ____ (G) A reutilização dos óleos lubrificantes produzidos pela indústria automóvel diminui a contaminação dos ecossistemas. ____ (H) Os motores emitem substâncias que afectam a composição do ar, podendo provocar impactes ambientais negativos. ____ 37. A figura seguinte representa esquematicamente uma sequência geológica.

Pág. 33 de 90

Preparação Teste Intermédio

37.1. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmações seguintes, relativas à interpretação da sequência geológica da figura e às características das rochas presentes. (A) Ocorreram fenómenos de diagénese posteriormente à formação do gnaisse. ____ (B) As rochas vulcânicas são anteriores às rochas plutónicas. ____ (C) O material litológico que originou a rocha do estrato mais antigo esteve sujeito a pressões elevadas. ____ (D) A exposição da intrusão granítica conduziu à sua erosão. ____ (E) Nos tempos mais recentes ocorreram fenómenos de metamorfismo. ____ (F) O filão de basalto é a formação rochosa mais recente na sequência geológica. ____ (G) Na sequência geológica representada existem predominantemente rochas magmáticas. ____ (H) Durante a formação de alguns estratos, houve sedimentação de balastros. ____ 37.2. Seleccione a alternativa que preenche os espaços na frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correcta. A falha presente no esquema deve-se a forças ____ que actuam em material com comportamento ____. (A) distensivas (…) dúctil. ____ (B) distensivas (…) frágil. ____ (C) compressivas (…) frágil. ____ (D) compressivas (…) dúctil. ____ 37.3. Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correcta. Os fósseis de idade são utilizados em métodos de datação… (A) …absoluta, dado que apresentam uma distribuição geográfica ampla. ____ (B) …relativa, dado que resultaram de seres que viveram num período de tempo geológico curto. ____ (C) …absoluta, dado que resultaram de seres que viveram em condições ambientais restritas. ____ (D) …relativa, dado que apresentam uma distribuição geográfica muito restrita. ____ 37.4. Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correcta. Na formação do gnaisse, houve fenómenos de … (A) …recristalização de minerais preexistentes. ____ (B) …fusão da rocha que lhe deu origem. ____ (C) …meteorização química da rocha que o originou. ____ (D) …consolidação de material magmático. ____ 37.5. Explique, tendo em conta o processo de formação do gesso, de que modo a sua presença permite caracterizar o ambiente existente no momento da formação do estrato que o contém. A resposta deve contemplar os seguintes tópicos: • O gesso é um evaporito/uma rocha sedimentar, que se forma pela precipitação de sais/pela precipitação de sais de sulfato de cálcio. • A precipitação é consequência da evaporação da água salgada/salobra, o que permite afirmar que, quando o gesso se formou, havia uma laguna/um lago de uma região com forte evaporação.

Pág. 34 de 90

Preparação Teste Intermédio

38. A Cordilheira dos Andes, com a sua longa cadeia de vulcões, formou-se devido à colisão entre a Placa SulAmericana e a Placa de Nazca, situada no Oceano Pacífico. O vulcão Llaima é um dos maiores e mais activos da zona vulcânica dos Andes do Sul. É constituído por camadas alternadas de derrames de lava e de piroclastos. O cone principal apresenta uma cratera aberta de cerca de 300 metros de diâmetro e uma fumarola permanente. No aparelho vulcânico, existem cerca de quarenta cones adventícios, formados por escórias vulcânicas. No dia 1 de Janeiro de 2008, o vulcão entrou em actividade, verificando-se a emissão de piroclastos e gases. Algumas horas mais tarde, começou a emissão de lava e de material incandescente, que ficou circunscrito à zona da cratera. A extraordinária complexidade dos Andes deu origem à formação de numerosas depressões, cujo fundo está ocupado por lagos e lagoas. Um desses lagos é o Titicaca, onde se pode encontrar o sapo-gigante. Este anfíbio vive permanentemente na água, pois, a uma altitude de 3812 metros acima do nível do mar, não poderia suportar as baixas temperaturas nem a grande secura do ar. Está bem adaptado a estas condições ambientais, pois apresenta uma elevada razão entre a superfície cutânea e o volume corporal, o que lhe permite uma captação de oxigénio mais eficiente em meio aquático. 38.1. As afirmações seguintes dizem respeito ao vulcão Llaima. Seleccione a alternativa que as avalia correctamente. 1. Os cones adventícios presentes no vulcão formaram-se pela deposição de escórias provenientes de diferentes câmaras magmáticas. 2. A actividade vulcânica observada no dia 1 de Janeiro de 2008 foi de tipo efusivo. 3. Antes de o vulcão entrar em erupção no dia 1 de Janeiro, podia observar-se actividade vulcânica residual. (A) 2 e 3 são verdadeiras; 1 é falsa. ____ (B) 1 e 2 são verdadeiras; 3 é falsa. ____ (C) 3 é verdadeira;1 e 2 são falsas. ____ (D) 1 é verdadeira; 2 e 3 são falsas. ____ 38.2. Seleccione a alternativa que preenche os espaços na frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correcta. A Placa de Nazca é constituída essencialmente por ____ e peridotito, apresentando uma densidade ____ à da Placa Sul-Americana, na zona de colisão. (A) basalto (…) superior. ____ (B) granito (…) superior. ____ (C) granito (…) inferior. ____ (D) basalto (…) inferior. ____ 38.3. Os riscos da actividade vulcânica podem ser minimizados com monitorização adequada. Frequentemente, em regiões vulcânicas, encontram-se instaladas estações sismográficas. Explique a utilização deste processo de monitorização em zonas de elevado risco vulcânico. A resposta deve contemplar os seguintes tópicos: • Em zonas de vulcanismo activo ocorrem frequentemente fenómenos sísmicos, devido a movimentos/à ascensão do magma. • A existência de estações sismográficas nestas regiões permite registar alterações na sismicidade, possibilitando a previsão de erupções vulcânicas e a prevenção de riscos.

Pág. 35 de 90

Preparação Teste Intermédio

39. No dia 12 de Maio de 2008, na região de Sichuan, na China, ocorreu um sismo de 7,9 de magnitude, que teve a sua origem a uma profundidade de 19 km e o epicentro a 80 km da cidade de Chengdu, capital de Sichuan. O sismo foi sentido em várias cidades da China, como Pequim e Xangai, bem como em Banguecoque, capital da Tailândia, a 3300 km de distância do epicentro. Numa escala continental, a sismicidade que ocorre na parte central e oriental da Ásia é resultado da colisão das placas Indiana e Euroasiática. A placa Indiana move-se para norte, relativamente à placa Euroasiática, cerca de 50 mm/ano (figura A). O sismo ocorreu sob algumas das montanhas mais íngremes e escarpadas da Terra, Longmen Shan, as Montanhas do Portão do Dragão. Esta cordilheira, mais íngreme do que os Himalaias, é o limite oriental do planalto tibetano e resultou da colisão das duas placas. Os dados indicam que o sismo se originou devido ao movimento que ocorreu ao longo da falha de Longmen Shan (figura B). O sismo reflectiu as tensões tectónicas resultantes da convergência do planalto tibetano com a bacia de Sichuan. Em Dezembro de 2002, uma publicação periódica, de nível mundial, referia que em Sichuan poderia haver um sismo com magnitude superior a 7 nos anos seguintes. Também um investigador chinês, Chen Xuezhong, publicou um relatório em que referia que Sichuan tinha uma grande probabilidade de ser atingida por um sismo forte, devido à sua localização geográfica e de acordo com registos históricos. Nos dias anteriores ao sismo, várias pessoas alertaram para a ocorrência de comportamentos fora do normal em alguns animais. Por exemplo, centenas de milhares de sapos apareceram nas ruas, em várias cidades.

Figura A – Localização do epicentro

Figura B – Falha de Longmen Shan

Tabela – Aplicação da Escala de Mercalli Modificada ao sismo de Sichuan

Pág. 36 de 90

Preparação Teste Intermédio

39.1. Seleccione a alternativa que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obter uma afirmação correcta. O sismo de Sichuan teve a sua origem no ____ e foi consequência de os materiais terem ultrapassado o seu limite de ____. (A) epicentro (…) elasticidade. ____ (B) hipocentro (…) elasticidade. ____ (C) epicentro (…) fragilidade. ____ (D) hipocentro (…) fragilidade. ____ 39.2. Seleccione a alternativa que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obter uma afirmação correcta. Nos dias que se seguiram ao sismo de Sichuan ocorreram _______ que atingiram _______ magnitude do que o sismo principal. (A) abalos premonitórios (…) menor. ____ (B) abalos premonitórios (…) maior. ____ (C) réplicas (…) menor. ____ (D) réplicas (…) maior. ____ 39.3. Seleccione a alternativa que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obter uma afirmação correcta. Na cidade de Chengdu, capital de Sichuan, o sismo de magnitude 7,9 foi considerado ____ na escala de ____. (A) muito forte (…) Richter. ____ (B) forte (…) Richter. ____ (C) muito forte (…) Mercalli Modificada. ____ (D) forte (…) Mercalli Modificada. ____ 39.4. Seleccione a alternativa que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obter uma afirmação correcta. O sismo de Sichuan, que resultou do movimento ao longo da falha de Longmen Shan, localizou-se numa zona ____ e foi consequência do movimento entre duas placas cujo limite é ____. (A) intraplaca (…) convergente. ____ (B) interplaca (…) divergente. ____ (C) interplaca (…) convergente. ____ (D) intraplaca (…) divergente. ____

Pág. 37 de 90

Preparação Teste Intermédio

39.5. Faça corresponder a cada uma das afirmações de A a E o conceito de sismologia respectivo, indicado na chave: Afirmações A – Influencia a intensidade sísmica. VIII B – As partículas do meio vibram perpendicularmente à direcção de propagação da onda. II C – É a zona, à superfície, mais próxima do foco sísmico. IV D – As partículas do meio vibram longitudinalmente à direcção de propagação da onda. I E – Permite calcular a distância epicentral para cada estação. VII Chave I – Onda P II – Onda S III – Sismograma IV – Epicentro V – Frente de onda VI – Hipocentro VII – Intervalo S-P VIII – Distância epicentral 39.6. Os sismos de elevada magnitude provocam frequentemente grande destruição e um elevado número de vítimas. Explique por que razão entidades como os Serviços de Protecção Civil utilizam preferencialmente a Escala de Mercalli Modificada, apesar de esta ser menos objectiva do que a determinação de magnitudes. A resposta deve abordar os seguintes tópicos: • a Escala de Mercalli Modificada baseia-se nos efeitos causados pelo sismo em cada local; • a intensidade, por ser um parâmetro apropriado para descrever os efeitos causados, é muitas vezes utilizada pelas entidades para dar uma noção mais exacta do impacto do sismo sobre a população.

Pág. 38 de 90

Preparação Teste Intermédio

40. A Rocha da Pena (Figura) localiza-se no Algarve, próximo de Salir, no concelho de Loulé, e está referenciada como Sítio Classificado, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 392/91, de 10 de Outubro. Trata-se de um património geológico que importa valorizar e divulgar como um georrecurso cultural, não renovável, e que deve ser preservado e legado como herança às gerações futuras. Apresenta diversas unidades litoestratigráficas, entre elas, a formação de Mira, constituída por xistos argilosos, o complexo vulcanosedimentar, constituído por piroclastos, tufos vulcânicos, brechas vulcânicas, escoadas de basaltos e intrusões magmáticas, e a formação de Picavessa, constituída por calcários e brechas com fósseis de corais e de gastrópodes.

Figura – Corte geológico da Rocha da Pena 40.1. Seleccione a alternativa que preenche, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obter uma afirmação correcta. A Rocha da Pena apresenta a Sul material com comportamento ____, originando deformações em anticlinal, que evidenciam a acção de forças ____. (A) dúctil (…) compressivas. ____ (B) dúctil (…) distensivas. ____ (C) frágil (…) compressivas. ____ (D) frágil (…) distensivas. ____

Pág. 39 de 90

Preparação Teste Intermédio

40.2. Seleccione a alternativa que preenche, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obter uma afirmação correcta. As falhas 1 e 2 representadas na Figura 2 são ____ e o seu plano de falha define-se pela direcção e ____. (A) inversas (…) pela inclinação. ____ (B) normais (…) pelo rejecto. ____ (C) normais (…) pela inclinação. ____ (D) inversas (…) pelo rejecto. ____ 40.3. Seleccione a alternativa que permite obter uma afirmação correcta. As formações calcárias da Rocha da Pena apresentam um modelado que é devido… (A) ao facto de a água da chuva adquirir menor acidez ao atravessar as diferentes camadas da atmosfera. ____ (B) a um processo lento e natural de abertura de fracturas através da dissolução do carbonato de cálcio. ____ (C) ao enriquecimento dos calcários da formação de Picavessa em dióxido de carbono atmosférico. ____ (D) à introdução de águas enriquecidas em iões de cálcio no núcleo das deformações em anticlinal. ____ 40.4. Ordene as letras de A a F, de modo a sequenciar, do passado para o presente, os acontecimentos referentes à formação da Rocha da Pena. Inicie a ordenação pela afirmação A. (A) Deposição dos detritos que deram origem aos arenitos de Silves. (B) Actuação de agentes erosivos. (C) Actuação de forças compressivas, originando dobras. (D) Deposição do complexo vulcano-sedimentar. (E) Ruptura dos materiais originando falhas. (F) Formação dos calcários de Picavessa. A, D, F, C, E, B 40.5. A formação de Picavessa, que constitui as escarpas da Rocha da Pena, apresenta litologias indicadoras de que aqueles materiais tiveram origem em plataformas marinhas carbonatadas de águas quentes, límpidas e pouco profundas. Explique, utilizando o príncípio das causas actuais, de que modo a presença de fósseis de corais permite deduzir o paleoambiente em que foi originada a formação de Picavessa. A resposta deve abordar os seguintes tópicos: • a aplicação do princípio das causas actuais permite desenvolver raciocínios sobre acontecimentos passados, utilizando os dados de hoje; • a presença de fósseis de fácies (fósseis de corais) na formação referida permite inferir o ambiente em que esta foi originada; • a formação de Picavessa terá, então, sido formada no Paleoambiente descrito, pois é naquele tipo de ambiente que se desenvolvem os corais, na actualidade.

Pág. 40 de 90

Preparação Teste Intermédio

41. O Maciço Ibérico ocupa cerca de dois terços do território continental português e corresponde a uma unidade geológica e estrutural constituída por rochas sedimentares metamorfizadas e rochas magmáticas com idades que vão do Pré-Câmbrico superior até ao Paleozóico superior. Durante este período decorreram os processos geológicos que culminaram na formação de cadeias montanhosas e permitiram o aparecimento de diversos depósitos minerais. Naquele que é hoje o Alentejo metalogenético integrado na Faixa Piritosa Ibérica (FPI), uma importante actividade vulcânica submarina deu origem a jazigos de sulfuretos maciços, devido à libertação de enxofre, que depois se viria a combinar com ferro. A circulação de fluidos hidrotermais entre as rochas vulcânicas e sedimentares deu lugar a processos físico-químicos que conduziram à deposição, em ambiente marinho, de massas de sulfuretos ricas em ferro, cobre, zinco, chumbo, prata e ouro. Estes jazigos vulcanogénicos, notáveis quer pelas suas dimensões, quer pelos metais neles existentes são, assim, constituídos por massas de sulfuretos polimetálicos em que predomina a pirite. A riqueza dos depósitos da FPI conduziu a uma intensa actividade mineira na zona, onde existem cerca de cem minas, algumas abandonadas, como S. Domingos, outras em laboração, como Neves-Corvo. Esta constitui o centro mineiro mais importante da Europa Ocidental, no que se refere a metais como o cobre, o zinco, o chumbo e o estanho, tendo sido descoberto em 1977 em alvo gravimétrico. Actualmente, na mina de Neves-Corvo, em resultado do processo de extracção do minério, são produzidas 1800 toneladas de rejeitados por ano. Destes materiais, que não têm valor económico e são portadores de elementos químicos contaminantes, 500 toneladas são reutilizadas no processo de enchimento da mina e as restantes 1300 armazenadas, através de deposição subaquática, em estrutura lagunar especialmente construída para o efeito e integrada no complexo mineiro. A mina de Neves-Corvo labora actualmente cumprindo regras de protecção ambiental, nas quais se integra um projecto inovador que prevê a utilização de uma tecnologia nova, que transforma os rejeitados de minas de sulfuretos numa pasta «altamente viscosa». A sua deposição vai permitir a completa reabilitação e revegetação da área de armazenamento, num processo compatível com um plano de fecho da actividade mineira. 41.1. Seleccione a alternativa que permite obter uma afirmação correcta. A aplicação de princípios estratigráficos à unidade geológica que constitui o Maciço Ibérico possibilitou a... (A) determinação da sua idade relativa através da aplicação de radioisótopos. ____ (B) identificação dos tipos de rochas existentes nesta formação. ____ (C) reconstituição da sequência dos acontecimentos geológicos que o originaram. ____ (D) determinação da sua idade absoluta através do estudo dos fósseis encontrados. ____ 41.2. Seleccione a alternativa que permite obter uma afirmação correcta. Os depósitos de pirite da FPI foram formados... (A) por sedimentação de detritos provenientes de rochas pré-existentes. ____ (B) pela dissolução de sais constituintes de rochas encaixantes. ____ (C) por processos de meteorização física sobre rochas pré-existentes. ____ (D) pela precipitação de sais concentrados durante a circulação de fluidos. ____

Pág. 41 de 90

Preparação Teste Intermédio

41.3. Seleccione a alternativa que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obter uma afirmação correcta. Os jazigos polimetálicos da FPI, situados em profundidade, foram localizados através de um método ____, pela detecção de anomalias gravimétricas ____. (A) indirecto (…) negativas. ____ (B) indirecto (…) positivas. ____ (C) directo (…) positivas. ____ (D) directo (…) negativas. ____ 41.4. Seleccione a alternativa que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obter uma afirmação correcta. A viabilidade económica da mina de Neves-Corvo permite considerá-la ____, e a aposta em novas zonas de prospecção poderá ____ o seu tempo de vida útil. (A) reserva geológica (…) aumentar. ____ (B) reserva geológica (…) diminuir. ____ (C) recurso geológico (…) diminuir. ____ (D) recurso geológico (…) aumentar. ____ 41.5. A exploração mineira suscita hoje grande preocupação ambiental, tendo em conta o estado de degradação em que se encontram as zonas mineiras abandonadas. Justifique, em face dos problemas gerados pela exploração mineira, a necessidade da aplicação de um plano de reabilitação ambiental cada vez mais exigente. A resposta deve abordar os seguintes tópicos: • a exploração mineira produz resíduos volumosos e prejudiciais ao ambiente (ácidos, elementos radioactivos,…); • a contaminação da água e dos solos destrói o ambiente; • a aplicação do plano de recuperação procura evitar a disseminação dos contaminantes, minimizando o impacte ambiental.

Pág. 42 de 90

Preparação Teste Intermédio

42. Os aquíferos costeiros constituem um recurso importante de água doce cuja qualidade tem vindo a decair devido ao aumento do consumo de água. A pressão humana que se tem verificado nas zonas litorais, especialmente nos meses estivais, tem conduzido a uma exploração intensiva e prolongada das captações de água doce próximas do mar. A instalação de captações de água doce em zonas costeiras exige estudos que permitam acautelar a contaminação dos aquíferos com água salgada. A interface água doce – água salgada, representada na figura seguinte, é uma zona de gradiente de concentrações resultante da mistura entre as águas. Foi estabelecida, por Ghyben e Herzberg, uma relação empírica constante entre o nível freático acima do nível do mar (t) e a altura da coluna de água doce abaixo do nível do mar (h). Para cada metro que o nível freático esteja acima do nível do mar, há 40 metros de coluna de água doce sobre a água salgada (1:40). A aplicação desta relação permite a captação sustentada de água doce nas zonas costeiras.

Figura – Esquema de captação de água doce numa zona costeira 42.1. Seleccione a alternativa que permite obter uma afirmação correcta. Pela aplicação da relação de Ghyben-Herzberg, se a coluna de água doce for de 20 metros abaixo do nível do mar, a altura de água acima do nível do mar será de... (A) 2,5 metros. ____ (B) 2,0 metros. ____ (C) 1,5 metros. ____ (D) 0,5 metros. ____ 42.2. Seleccione a alternativa que permite obter uma afirmação correcta. Segundo os estudos efectuados por Ghyben e Herzberg, se ocorrer uma sobreexploração de um aquífero costeiro, a interface água doce – água salgada... (A) desloca-se para a superfície, podendo ocorrer contaminação. ____ (B) mantém a sua posição, podendo ocorrer contaminação. ____ (C) desloca-se para níveis mais profundos, prevenindo a contaminação. ____ (D) mantém a sua posição, prevenindo a contaminação. ____ Pág. 43 de 90

Preparação Teste Intermédio

42.3. Seleccione a alternativa que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obter uma afirmação correcta. Na exploração sustentada de um aquífero costeiro, a velocidade de extracção de água tem que ser ____ à velocidade de recarga, de forma a permitir o seu reequilíbrio por entrada de água ____. (A) superior (…) salgada. ____ (B) inferior (…) doce. ____ (C) inferior (…) salgada. ____ (D) superior (…) doce. ____ 42.4. Seleccione a alternativa que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obter uma afirmação correcta. Uma zona de aeração mais ____ permite, em tempo de pluviosidade elevada, recarregar o aquífero e ____ a contaminação. (A) porosa (…) retardar. ____ (B) porosa (…) acelerar. ____ (C) permeável (…) retardar. ____ (D) permeável (…) acelerar. ____ 42.5. Faça corresponder a cada uma das afirmações de A a E o respectivo conceito relacionado com reservas subterrâneas de água, indicado na chave: Afirmações A – Determina a capacidade de armazenamento de uma rocha. VIII B – Quanto maior for a sua superfície mais fácil será a contaminação do aquífero. VI C – O seu limite superior coincide com o nível hidrostático do aquífero. IV D – O seu limite superior é constituído por rochas impermeáveis. VII E – A rocha armazém é delimitada superiormente por rochas permeáveis. III Chave I – Pressão hidrostática II – Nível hidrostático III – Aquífero livre IV – Zona de saturação V – Permeabilidade VI – Zona de recarga VII – Aquífero cativo VIII – Porosidade

Pág. 44 de 90

Preparação Teste Intermédio

43. Os asteróides e os cometas são corpos celestes que podem representar uma ameaça para a vida na Terra, uma vez que, se entrarem em rota de colisão com a Terra, poderão originar efeitos globais com consequências catastróficas. No dia 18 de Junho de 2004, foi descoberto um novo asteróide, posteriormente apelidado de 99942 Apophis. Este asteróide tem aproximadamente 270 metros de diâmetro e uma composição semelhante à de um tipo raro de meteoritos conhecidos como condritos LL, ricos em piroxenas e olivinas e com baixo teor em ferro metálico. Os primeiros dados sobre a trajectória deste asteróide faziam acreditar que o risco de colisão com a Terra era muito elevado. O conhecimento crescente sobre o Apophis permitiu que os cientistas calculassem com maior rigor a sua órbita, e concluissem que o asteróide passaria perto da Terra em Abril de 2029, existindo a probabilidade, ainda que reduzida, de passar no «buraco de fechadura», ou seja, num estreito corredor do espaço onde a força gravítica da Terra poderia desviar o asteróide, colocando-o em rota de colisão com a Terra, em 2036. Segundo a NASA, a maneira mais adequada de lidar com um asteróide potencialmente perigoso seria enviar uma nave espacial que, ao exercer o seu efeito gravítico sobre o asteróide, o rebocaria, alterando a sua rota e evitando a colisão com a Terra. Graças a este pequeno desvio, ampliado pela vastidão do espaço, o asteróide poderia passar a dezenas de milhares de quilómetros da Terra. Se, no entanto, ocorrer a colisão, formar-se-á uma cratera de impacto semelhante a tantas outras formadas ao longo da história da Terra. Também a Lua foi fortemente bombardeada por meteoritos no início da sua história, quando, por debaixo de uma crosta lunar primitiva, existia um magma lunar abundante. Actualmente, a superfície lunar apresenta zonas escuras resultantes do preenchimento de bacias de impacto com magma basáltico solidificado, datado de aproximadamente 3000 M.a. As zonas claras apresentam um maior número de crateras de impacto do que as zonas escuras e são mais antigas do que estas. 43.1. Seleccione a única alternativa que permite obter uma afirmação correcta. Se, em 2036, houver risco de colisão entre o Apophis e a Terra, isso deve-se ao facto de… (A) possuir dimensões muito inferiores às da Terra. ____ (B) ter sido previamente atraído pela força gravítica da Terra. ____ (C) ser constituído por minerais existentes na Terra. ____ (D) exercer uma força gravítica sobre a Terra. ____ 43.2. Seleccione a única alternativa que permite obter uma afirmação correcta. Por acreção de planetesimais, a massa da Terra foi aumentando e a conservação do calor resultante dos impactos foi um dos factores que permitiu… (A) o aparecimento de uma crosta rica em ferro. ____ (B) a manutenção da estrutura homogénea original. ____ (C) a migração gravítica dos materiais fundidos. ____ (D) o aumento da rigidez dos materiais rochosos. ____

Pág. 45 de 90

Preparação Teste Intermédio

43.3. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações, relativas a características da Lua. Escreva apenas a letra de cada alínea, seguida de V ou de F. (A) Há mais de 3000 M.a., a Lua era um planeta geologicamente activo. ____ (B) Terrae (os continentes) são zonas claras, ricas em minerais félsicos. ____ (C) Maria (os mares) são zonas escuras, ricas em minerais ferromagnesianos. ____ (D) A erosão tem reduzido o número de crateras de impacto nos mares. ____ 43.4. Faça corresponder a cada uma das letras das afirmações de A a E a designação da expressão relativa a uma zona da Terra, indicada na chave. Afirmações A – Tem uma constituição essencialmente basáltica. II B – Tem uma constituição de ferro e níquel no estado sólido. V C – Situa-se imediatamente abaixo da descontinuidade de Gutenberg. IV D – Zona onde tem origem a maioria dos magmas riolíticos. I E – Zona onde tem origem o movimento das placas litosféricas. VII Chave I – Crosta continental II – Crosta oceânica III – Manto IV – Núcleo externo V – Núcleo interno VI – Litosfera VII – Astenosfera VIII – Mesosfera 43.5. A actual massa da Terra resultou de um ganho de matéria por acreção. A atmosfera actual evoluiu por perda de gases menos densos (hélio e hidrogénio) para o espaço extraterrestre. Justifique, tendo em conta as afirmações anteriores e os critérios de classificação dos sistemas, a actual classificação do planeta Terra como sistema fechado. A resposta deve abordar os seguintes tópicos: • no passado, a queda de meteoritos e a perda de gases menos densos eram fenómenos que ocorriam em quantidades significativas; • actualmente, embora a queda de meteoritos e a perda de gases ocorram, o seu significado é menor, relativamente à massa total do planeta; • sistema aberto no passado, hoje o planeta é considerado sistema fechado, uma vez que se considera que só a troca de energia é significativa.

Pág. 46 de 90

Preparação Teste Intermédio

44. Os canhões submarinos são vales cavados nas margens continentais e funcionam como condutas sedimentares, ao longo das quais há intensificação dos processos de transporte de partículas entre a zona costeira e o domínio oceânico profundo. Apresentam, geralmente, uma forma típica em V, com gargantas estreitas e vertentes muito inclinadas (Figura seguinte). Os canhões do Porto, de Aveiro e da Nazaré são três dos dez canhões conhecidos na margem continental portuguesa. De todos eles, o da Nazaré é, sem dúvida, o mais imponente, sendo o maior da Europa e um dos maiores do mundo. Este acidente geomorfológico de origem tectónica está relacionado com a falha da Nazaré, falha transformante originada durante a abertura do oceano Atlântico. O canhão da Nazaré estende-se por mais de 220 Km, desde a sua cabeceira, a cerca de 500 m da costa, junto à praia da Nazaré, até à sua parte terminal em forma de delta submarino. Rasga a plataforma continental, formando um vale com 50 m de profundidade no seu início e que atinge os 5000 m de profundidade no fim do talude continental. Esta garganta submarina provoca grandes alterações ao nível do trânsito sedimentar litoral, uma vez que este vale é um autêntico sumidouro para os sedimentos provenientes do litoral norte, o que justifica a inexistência de grandes extensões de areia nas praias a sul da Nazaré.

Figura – Esquema geral de um canhão submarino

Pág. 47 de 90

Preparação Teste Intermédio

44.1. Seleccione a única alternativa que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obter uma afirmação correcta. O canhão submarino da Nazaré rasga a plataforma continental ____ à linha de costa, conduzindo detritos desde o domínio ____ até à planície abissal. (A) paralelamente … continental. ____ (B) perpendicularmente … oceânico. ____ (C) paralelamente … oceânico. ____ (D) perpendicularmente … continental. ____ 44.2. Seleccione a única alternativa que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obter uma afirmação correcta. A falha da Nazaré é um desligamento originado por forças ____ que provocaram o deslocamento ____ dos blocos rochosos. (A) de cisalhamento … horizontal. ____ (B) compressivas … horizontal. ____ (C) de cisalhamento … vertical. ____ (D) compressivas … vertical. ____ 44.3. Seleccione a única alternativa que permite obter uma afirmação correcta. Na planície abissal, a primeira sedimentação ocorre sobre uma rocha magmática… (A) extrusiva, de textura granular. ____ (B) extrusiva, rica em minerais máficos. ____ (C) intrusiva, formada a partir do rifte. ____ (D) intrusiva, de textura agranular. ____ 44.4. Faça corresponder a cada uma das letras das afirmações de A a E a designação da respectiva rocha, indicada na chave. Afirmações A – Rocha sedimentar detrítica consolidada, cujas partículas têm a dimensão de balastros. IV B – Rocha sedimentar biogénica que sofreu um processo de incarbonização. VIII C – Rocha sedimentar quimiogénica formada por um processo de intensa evaporação. V D – Rocha de origem quimiogénica constituída por carbonato de cálcio. VI E – Rocha sedimentar detrítica consolidada impermeável, de granulometria fina. III Chave I – Areia II – Silte III – Argilito IV – Conglomerado V – Gesso VI – Travertino VII – Calcário recifal VIII – Lignite

Pág. 48 de 90

Preparação Teste Intermédio

44.5. As grandes bacias sedimentares do planeta situam-se em zonas oceânicas profundas. Explique a função dos canhões submarinos na formação da cobertura sedimentar de fundo que origina, posteriormente, rochas sedimentares. A resposta deve abordar os seguintes tópicos: • os canhões submarinos são vales que recebem os detritos conduzidos até eles pelas correntes marítimas e fluviais/por diferentes agentes de transporte; • os detritos são conduzidos, ao longo do canhão, até aos canais distributários situados na planície abissal, onde ocorre a sedimentação. 45. Pontes continentais – realidade ou ficção? Um dos pressupostos básicos da Biogeografia é o de que cada espécie se originou uma única vez. A região – uma área mais ou menos vasta – onde isso ocorre é conhecida como o «centro de origem» de uma espécie. A partir do seu centro de origem, cada espécie pode espalhar-se por áreas ainda mais vastas, até que uma qualquer barreira física, ambiental ou ecológica trave a sua dispersão. Os Descobrimentos Portugueses, seguidos das grandes viagens de exploração dos séculos XVII, XVIII e XIX, deram a conhecer à civilização europeia múltiplas formas de vida, actuais e passadas, cuja existência era ignorada na altura. Estudos sistemáticos, de natureza geológica e paleontológica, permitiram também constatar os seguintes factos: • Lystrossaurus aparece fossilizado em estratos do Pérmico (Paleozóico), na Antárctida e na África do Sul; • em terrenos datados do Pérmico, Mesossaurus é um fóssil comum em África e na América do Sul; • em terrenos datados do Carbónico (Paleozóico), encontram-se fósseis de uma planta, Glossopteris, na Índia, em Madagáscar, em África e na América do Sul. Como explicar estas correlações? Afinal, entre as áreas continentais citadas, existem oceanos que constituem barreiras à dispersão das espécies terrestres, barreiras consideradas, inicialmente, bastante eficazes. Alguns autores sugeriram a existência de pontes continentais – faixas mais ou menos largas de terra firme – que estabeleciam a ligação entre os diferentes continentes (figura). Um dos defensores da existência destas massas rochosas foi Eduard Suess (1831-1914), um geólogo austríaco que sugeriu que os continentes antigos eram mais vastos do que os actuais e que os seus fragmentos jazem hoje no fundo dos oceanos. Segundo aquele autor, teriam ocorrido abatimentos contínuos da crosta, que se afundou nos materiais subjacentes, à medida que a Terra foi arrefecendo e se foi contraindo. Alfred Wegener (1880-1930), um meteorologista alemão, defendeu a hipótese da deriva continental: os continentes, que formaram uma massa única há milhões de anos atrás, foram-se separando ao longo dos tempos (figura). Esta hipótese, retomada mais tarde e devidamente reformulada, ficou conhecida como Teoria da Tectónica de Placas.

Pág. 49 de 90

Preparação Teste Intermédio

As afirmações seguintes referem-se a evidências de natureza geofísica e paleobiogeográfica, que têm sido utilizadas como argumentos a favor da hipótese das pontes continentais e/ou da hipótese da deriva continental. 45.1. Faça corresponder V (argumento verdadeiro) ou F (argumento falso) a cada uma das letras que identificam as afirmações seguintes, de acordo com a possibilidade da sua utilização como argumentos a favor da hipótese das pontes continentais. A – O aumento da velocidade das ondas P em profundidade sugere que a densidade dos materiais aumenta com a profundidade. ____ B – Actualmente, encontram-se animais semelhantes em áreas geográficas separadas por oceanos, sem que para aí tivessem sido levados pela acção do homem. ____ C – Na América do Sul, as rochas do Carbónico apresentam associações faunísticas semelhantes às que se encontram em rochas da mesma idade, em África. ____ D – As rochas dos fundos dos oceanos apresentam diferentes polaridades magnéticas, verificando-se que, em relação a um rifte, as inversões magnéticas são simétricas. ____ E – A dispersão de algumas espécies pode ser travada por barreiras como a localização de massas continentais em zonas climáticas distintas. ____ F – Glossopteris é um género típico de latitudes elevadas que aparece associado a depósitos glaciários. ____ G – A América do Sul e a Antárctida estão, na actualidade, praticamente ligadas por uma cadeia de ilhas. Uma pequena descida do nível das águas do mar poria em evidência uma banda de terra a unir as duas massas continentais. ____ H – As dorsais oceânicas são regiões de elevado fluxo térmico, em consequência da ascensão de materiais fundidos, provenientes do manto terrestre. ____

Pág. 50 de 90

Preparação Teste Intermédio

45.2. Explique de que modo o estudo da gravimetria contribuiu para o abandono da hipótese das pontes continentais. (Na resposta, devem ser utilizados os seguintes conceitos: anomalia gravimétrica e pontes continentais) A resposta contempla os seguintes tópicos: • a existência de anomalias gravimétricas positivas sobre os oceanos comprova a ocorrência, nessas regiões, de materiais mais densos do que os que constituem os continentes; • a baixa probabilidade de afundamento de rochas menos densas em rochas mais densas é um argumento que contraria a hipótese das pontes continentais. 45.3. Seleccione a alternativa que completa correctamente a afirmação seguinte. Lystrossaurus foi descoberto em rochas da África do Sul e da Antárctida. Na América do Sul, não se encontraram rochas que datem da altura em que aquele animal viveu. De acordo com estes dados, pode afirmar-se que uma explicação plausível para a inexistência de fósseis de Lystrossaurus no continente sul-americano é que… (A) ... Lystrossaurus não colonizou os ecossistemas existentes na América do Sul. ____ (B) ... o clima, na América do Sul, não era propício à sobrevivência de Lystrossaurus. ____ (C) ... na América do Sul, os estratos contemporâneos de Lystrossaurus foram erodidos. ____ (D) ... durante o Pérmico, não ocorreram condições favoráveis à formação de fósseis na América do Sul. ____ 45.4. Seleccione a alternativa que completa correctamente a afirmação seguinte. Afirmações do tipo «A extinção de Mesossaurus pode atribuir-se a um evento único, de grandes proporções, localizado no tempo», generalizadas a outros seres vivos, enquadram-se em hipóteses... (A) ... catastrofistas. ____ (B) ... actualistas. ____ (C) ... uniformitaristas. ____ (D) ... mobilistas. ____

46. O estudo dos sedimentos e das rochas sedimentares fornece importantes informações acerca da história da Terra e da Vida. Faça corresponder a cada uma das letras (de A a E), que identificam afirmações relativas à formação de rochas sedimentares e do seu conteúdo, o número (de I a VIII) da chave que assinala o respectivo processo de formação. Afirmações A – É o processo que altera as características primárias (físicas e/ou químicas) das rochas, à superfície da Terra. VII B – É um fenómeno que ocorre quando a acção dos agentes de erosão e de transporte se anula ou é muito fraca. II C – Consiste na transformação dos sedimentos móveis em rochas sedimentares consolidadas, por via física ou química. IV Pág. 51 de 90

Preparação Teste Intermédio

D – É o conjunto de processos físicos que permitem remover os materiais resultantes da desagregação da rocha-mãe. VI E – Ocorre por substituição dos tecidos, partícula a partícula, por sílica, ficando a estrutura original preservada. I Chave I – Mineralização II – Sedimentação III – Transporte IV – Diagénese V – Moldagem VI – Erosão VII – Meteorização VIII – Mumificação 47. Explique de que modo a deriva continental pode ter contribuído para a diversificação das formas de vida na Terra. A resposta contempla os seguintes tópicos: • a deriva continental teve como consequência a diversificação dos ambientes; • os fenótipos privilegiados pela selecção natural variam de ambiente para ambiente; • fenómenos de evolução divergente seriam responsáveis pela diversificação das formas de vida.

48. A Terra é um imenso reservatório de energia térmica; no entanto, apenas uma pequena fracção dessa energia pode ser utilizada pelo homem. Existem recursos geotérmicos de alta e de baixa entalpia (classificação baseada na temperatura atingida pelos fluidos a eles associados). Em Portugal, os primeiros são utilizados na produção de energia eléctrica, nos Açores, enquanto os segundos têm aplicações no aquecimento e na produção de água quente para fins sanitários (por exemplo, em Chaves). Um sistema geotérmico é constituído por três elementos: uma fonte de calor, um reservatório e um fluido. A fonte de calor pode ser, por exemplo, uma massa de rocha fundida. O reservatório é constituído por um determinado volume de rocha quente, em comunicação com a superfície, permitindo a circulação de fluidos. O fluido geotérmico é, na maior parte dos casos, água proveniente da infiltração da água da chuva, que, dependendo da sua pressão e temperatura, se pode encontrar no estado líquido ou gasoso. Na figura A, está esquematizado um modelo de um sistema geotérmico. No gráfico da figura B, a curva X é a curva de referência para o ponto de ebulição da água, e a curva Y ilustra a variação da temperatura no sistema geotérmico representado. Os locais assinalados com os números de 1 a 5 no modelo do sistema geotérmico encontram-se à profundidade e temperatura registadas na figura B.

Pág. 52 de 90

Preparação Teste Intermédio

Figura A – Modelo de um sistema geotérmico

Figura B – Variação da temperatura em função da profundidade

48.1. Faça corresponder a cada uma das letras (de A a E), que identificam estruturas presentes no sistema geotérmico representado na figura A, o número (de 1 a 8) da figura que a assinala. Estruturas A – Fonte de energia geotérmica. 6 B – Zona de recarga do sistema geotérmico. 1 C – Acidente tectónico, por onde circula água de menor densidade. 4 D – Reservatório. 3 E – Géiser. 5 48.2. Refira a que profundidade a água que circula no sistema geotérmico representado passa do estado líquido ao estado gasoso, de acordo com os dados apresentados na figura B. [0,4 – 0,6] 48.3. Seleccione a alternativa que permite preencher os espaços, de modo a obter uma afirmação correcta. À medida que a água da chuva se infiltra em profundidade, até ao reservatório, a sua temperatura é, em cada momento, ____ à temperatura registada na curva X (figura B), o que indica que a água se encontra no estado ____. (A) superior […] gasoso. ____ (B) inferior […] líquido. ____ (C) superior […] líquido. ____ (D) inferior […] gasoso. ____

Pág. 53 de 90

Preparação Teste Intermédio

48.4. Seleccione a alternativa que permite preencher os espaços, de modo a obter uma afirmação correcta. Após o processo de diferenciação que deu origem a uma estrutura em camadas concêntricas, a quantidade de energia térmica dissipada pela Terra tem sido ____ à energia libertada pela desintegração de elementos radioactivos, razão pela qual a Terra se encontra, lentamente, a ____. (A) superior […] arrefecer. ____ (B) inferior […] aquecer. ____ (C) superior […] aquecer. ____ (D) inferior […] arrefecer. ____ 48.5. Seleccione a alternativa que permite preencher os espaços, de modo a obter uma afirmação correcta. Numa exploração sustentável de um recurso geotérmico, a velocidade de infiltração da água da chuva é ____ à velocidade de extracção da água quente do reservatório, através de um furo, e a taxa de recarga do sistema geotérmico é ____ para manter a produção de energia. (A) inferior […] insuficiente. ____ (B) superior […] insuficiente. ____ (C) inferior […] suficiente. ____ (D) superior […] suficiente. ____ 48.6. Explique a diferente localização, em Portugal, dos recursos geotérmicos de alta e de baixa entalpia mencionados no texto, com base na Teoria da Tectónica de Placas. (Na resposta, devem ser utilizados os seguintes conceitos: recursos geotérmicos, fluxo térmico e placa litosférica) A resposta contempla os seguintes tópicos: • os Açores localizam-se junto a uma zona de fronteira entre placas, enquanto Portugal continental se localiza no interior de uma placa litosférica; • junto à zona de fronteira entre placas onde se situam os Açores, o fluxo térmico é mais elevado do que no local do interior da placa onde se situa Chaves; • a exploração de recursos geotérmicos de baixa ou de alta entalpia está directamente relacionada com o valor do fluxo térmico na área considerada. 48.7. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações, relativas a recursos energéticos. A – Na actualidade, os combustíveis fósseis constituem a principal fonte de energia nos países industrializados. ____ B – Os minerais que contêm na sua composição elementos radioactivos são considerados recursos energéticos renováveis. ____ C – Em alguns locais do planeta, encontram-se reservas inesgotáveis de combustíveis fósseis. ____ D – Os recursos geotérmicos podem ser explorados em várias regiões, sendo potenciadores do desenvolvimento local. ____ E – A utilização da radioactividade na produção de energia eléctrica gera resíduos perigosos para a saúde e para o ambiente. ____ F – A utilização de combustíveis fósseis é responsável pela emissão de gases que contribuem para o efeito de estufa. ____ G – Os recursos geotérmicos de alta entalpia podem ser explorados em qualquer parte do planeta. ____ H – Alguns recursos energéticos, como os geotérmicos, podem tornar-se mais competitivos face à subida do preço do petróleo. ____

Pág. 54 de 90

Preparação Teste Intermédio

49. Recifes de coral Os recifes de coral são comunidades constituídas por uma grande variedade de seres vivos. Os corais, animais que pertencem ao mesmo filo que as hidras, estabelecem uma relação de simbiose com algas unicelulares. Os esqueletos dos animais mortos constituem a base do recife. Os recifes de coral são edificados em águas tropicais quentes, pouco profundas e com pouca carga de sedimentos. Os recifes mais comuns são agrupados em três categorias: recifes de franja, recifes barreira e atóis (recifes circulares que emergem de águas profundas e que circundam uma lagoa). A existência de atóis em águas oceânicas profundas intrigou os naturalistas do século XIX. Em 1842, Charles Darwin publicou uma explicação para a formação de atóis no oceano Pacífico, baseada nas observações que fez nas ilhas do arquipélago da Sociedade. De acordo com Darwin, recifes de franja, recifes barreira e atóis constituiriam, respectivamente, etapas consecutivas da evolução dos recifes que se encontram associados a ilhas vulcânicas. A hipótese de Darwin só foi comprovada em 1952, quando foram efectuadas sondagens no atol de Eniwetok, no oceano Pacífico. Por baixo de cerca de 1400 m de calcário recifal, os cientistas encontraram basalto (associado a vulcanismo intraplacas). Actualmente os geólogos utilizam a Teoria da Tectónica de Placas para explicarem o afundamento progressivo das ilhas (como é o caso das ilhas do arquipélago da Sociedade, representadas na figura seguinte), algumas das quais estão associadas a pontos quentes (hot spots).

Nota: Cada barra representa a variação da idade das rochas presentes na ilha que se encontra no seu prolongamento (expressa em milhões de anos).

Pág. 55 de 90

Preparação Teste Intermédio

49.1. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações, relativas à interpretação dos dados acerca das ilhas do arquipélago da Sociedade. A – A sudeste de Scilly e Bellingshausen, está localizado um rifte. ____ B – A placa litosférica sobre a qual se encontram as ilhas move-se de noroeste para sudeste. ____ C – De acordo com Darwin, a ilha de Scilly pode corresponder a um atol. ____ D – Segundo Darwin, se Huahine for um recife barreira, Bora Bora poderá ser um recife de franja. ____ E – As erupções vulcânicas associadas à formação das ilhas foram de carácter explosivo. ____ F – Nas diferentes ilhas, foram encontradas rochas de carácter predominantemente ácido. ____ G – A última erupção vulcânica registou-se, provavelmente, em Mehetia. ____ H – O ponto quente que deu origem às ilhas está localizado a sudeste do arquipélago. ____ 49.2. Explique de que modo a existência de uma coluna de 1400 m de calcário recifal pode constituir um argumento a favor do afundamento das ilhas vulcânicas que estão na base dos recifes de coral. A resposta contempla os seguintes tópicos: • se, actualmente, os corais apenas se desenvolvem em águas pouco profundas, é razoável assumir que, em épocas passadas, os corais se desenvolveram em profundidades semelhantes; • à medida que as ilhas vulcânicas se afundam, a actividade dos corais é responsável pela edificação do recife, em direcção à superfície, sobre o calcário recifal anteriormente formado.

49.3. Quando, em laboratório, se procedeu à análise das rochas vulcânicas recolhidas nas sondagens efectuadas no atol de Eniwetok, questionou-se a proveniência de uma amostra. O quadro seguinte apresenta a composição química da mesma.

Explique de que modo a análise da composição química da amostra mencionada pode ter contribuído para pôr em causa a sua proveniência. A resposta deve contemplar os seguintes tópicos: • sendo o atol edificado sobre vulcões com origem num ponto quente, os magmas associados são de origem mantélica; • os magmas com origem em rochas mantélicas têm reduzidos teores em sílica; • a elevada percentagem em sílica da amostra analisada torna improvável a sua origem em magmas mantélicos.

Pág. 56 de 90

Preparação Teste Intermédio

49.4. Seleccione a alternativa que permite preencher os espaços, de modo a obter uma afirmação correcta. A circulação da água dificulta a deposição de sedimentos e promove a oxigenação do meio. De acordo com os dados, é de prever que os recifes de coral se desenvolvam melhor em zonas com hidrodinamismo relativamente ____, o que explica o seu crescimento em direcção ao ____ de um atol. (A) elevado […] interior. ____ (B) baixo […] exterior. ____ (C) elevado […] exterior. ____ (D) baixo […] interior. ____ 49.5. Faça corresponder a cada uma das letras (de A a E), que identificam características de rochas que podem ser associadas a recifes de coral, o número (de I a VIII) que assinala o nome da rocha respectiva. Características A – Rocha detrítica que, quando saturada, é praticamente impermeável. V B – Rocha básica com plagioclases (cálcicas) e minerais ferromagnesianos abundantes. I C – Rocha que apresenta fragmentos de esqueletos de corais cimentados. VIII D – Rocha porosa, constituída por fragmentos resultantes da erosão dos esqueletos dos corais. III E – Rocha constituída por detritos siliciosos provenientes de um continente próximo. VII Rochas I – Basalto II – Riólito III – Areias calcárias IV – Xisto V – Silte VI – Granito VII – Areias quartzíticas VIII – Calcário recifal 50. A Idade do Gelo Há cerca de 2 milhões de anos, no início de uma época chamada Pleistocénico (no Cenozóico), ocorreu uma diminuição acentuada da temperatura média à superfície da Terra, desencadeando uma era glaciar. Mesmo antes de ter sido reconhecida a sua extensão a todo o globo, já se defendia a ideia da ocorrência alternada de avanços e de recuos do gelo sobre os continentes. Em épocas anteriores, o clima mantevese, uniformemente, mais ameno. No entanto, há registos de glaciações generalizadas a todo o globo, durante a era Paleozóica. De acordo com o registo geológico, a ocorrência de eras glaciares é um fenómeno raro na história do planeta. Durante mais de um século, geólogos e meteorologistas procuraram desvendar a causa de tais episódios, tendo sido avançadas várias hipóteses como, por exemplo:  a quantidade de energia emitida pelo Sol sofreria variações, coincidindo as eras glaciares com períodos de menor quantidade de energia emitida;  a ocorrência de fenómenos vulcânicos generalizados poderia ser responsável pela alteração da quantidade de radiação solar que atinge a superfície da Terra, determinando a descida de temperatura necessária à ocorrência de uma era glaciar. Uma outra hipótese refere-se à variação cíclica de parâmetros de algumas das propriedades orbitais da Terra como, por exemplo, a excentricidade da órbita (figura) e a inclinação do eixo de rotação (figura), Pág. 57 de 90

Preparação Teste Intermédio

que determinariam a ocorrência de períodos em que a Terra receberia maior ou menor quantidade de energia do Sol, desencadeando a entrada numa era glaciar ou interglaciar.

Na realidade, não foi avançada qualquer teoria completamente satisfatória, capaz de explicar os episódios de glaciação que ocorreram na Terra. Actualmente, pensa-se que, na origem destes episódios, está a ocorrência simultânea de diversos factores como os ciclos astronómicos, a tectónica de placas, os ciclos orogénicos (com formação de relevos) e as correntes oceânicas. 50.1. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações, relativas a hipóteses explicativas da causa das eras glaciares. A – A variação da quantidade de energia emitida pelo Sol ao longo do tempo não é a única causa desencadeadora de eras glaciares. ____ B – Ao longo das eras geológicas, a variação da posição dos continentes, relativamente aos pólos, afectou os padrões de circulação das correntes oceânicas. ____ C – Quanto mais excêntrica for a órbita da Terra, mais uniforme é a quantidade de radiação que atinge a Terra, ao longo de um ano. ____ D – Verões mais frios num determinado local permitem a acumulação sucessiva de grandes massas de gelo nesse local. ____ E – Quanto maior for a quantidade de radiação reflectida para o espaço, mais elevada será a temperatura média à superfície da Terra. ____ F – O carácter cíclico dos fenómenos astronómicos relacionados com a órbita terrestre não permite, por si só, explicar a ocorrência de glaciações. ____ G – A determinação de idades absolutas idênticas para uma era glaciar e para um episódio vulcânico permite concluir que é a actividade vulcânica que desencadeia a glaciação. ____ H – Se a cada era glaciar estivesse associado um ciclo orogénico, então seria possível estabelecer uma correlação entre esses ciclos e as eras glaciares. ____ 50.2. Seleccione a alternativa que completa correctamente a afirmação seguinte. Uma evidência da alternância de sucessivos períodos de avanço e de recuo dos gelos, durante o Pleistocénico, seria a descoberta de formações geológicas onde… (A) ... fossem encontrados sedimentos típicos de eras glaciares. ____ (B) ... depósitos glaciários se intercalem noutros, com abundantes vestígios de matéria orgânica. ____ (C) ... fosse evidente a erosão provocada pelo avanço de um glaciar. ____ (D) ... os estratos de origem glaciária se encontrassem sob outros com origens distintas. ____ Pág. 58 de 90

Preparação Teste Intermédio

50.3. Seleccione a alternativa que permite preencher os espaços, de modo a obter uma afirmação correcta. Durante uma era glaciar, parte da água que normalmente correria para os oceanos, transportada pelos rios, fica retida em terra. Em consequência, o nível médio das águas do mar ____, deixando ____ largas áreas das plataformas continentais. (A) sobe […] a descoberto. ____ (B) sobe […] submersas. ____ (C) desce […] a descoberto. ____ (D) desce […] submersas. ____ 50.4. Seleccione a alternativa que completa correctamente a afirmação seguinte. Um dos factores que determina a temperatura média à superfície de um planeta como a Terra é... (A) ... a sua distância ao Sol. ____ (B) ... a libertação do calor resultante da acreção. ____ (C) ... a desintegração de elementos radioactivos. ____ (D) ... a compressão das zonas internas do planeta. ____ 50.5. Seleccione a alternativa que permite preencher os espaços, de modo a obter uma afirmação correcta. Minerais que se formem em condições ambientais ____ e que apresentem o mesmo tipo de átomos empacotados em redes cristalinas diferentes dizem-se ____. (A) semelhantes [...] isomorfos. ____ (B) distintas [...] isomorfos. ____ (C) semelhantes [...] polimorfos. ____ (D) distintas [...] polimorfos. ____ 51. Faça corresponder a cada uma das letras (de A a E), que identificam afirmações relativas à estratigrafia, o número (de I a VIII) da chave que assinala o princípio ou conceito geológico em que elas se baseiam. Afirmações A – Numa sequência não deformada de estratos, aqueles que se encontram no topo são os mais recentes. II B – Permite identificar o período durante o qual se formou um único estrato, independentemente da comparação com outras sequências fossilíferas da região. III C – A ocorrência de balastros graníticos no seio de sedimentos marinhos mostra que estes são posteriores à formação do granito. I D – Torna possível a identificação das idades relativas entre um filão e as rochas que este atravessa. VIII E – Permite caracterizar as condições físicas e/ou químicas do ambiente em que ocorreu a deposição. VI

Chave I – Princípio da inclusão II – Princípio da sobreposição III – Fóssil indicador de idade IV – Princípio da identidade paleontológica V – Princípio da continuidade lateral VI – Fóssil de fácies VII – Princípio da horizontalidade inicial VIII – Princípio da intersecção

Pág. 59 de 90

Preparação Teste Intermédio

52. Explique de que modo a distribuição das densidades médias dos diferentes planetas principais do sistema solar apoia a hipótese nebular. Na resposta, devem ser utilizados os seguintes conceitos: nébula e acreção. A resposta contempla os seguintes tópicos: • de acordo com a hipótese nebular, os planetas do sistema solar ter-se-ão formado a partir de uma nébula em rotação; • durante a acreção, os materiais mais densos ter-se-ão aglutinado próximo do centro de massa da nébula, originando os planetas rochosos; o inverso terá ocorrido com materiais menos densos, que originaram os planetas gasosos. 53. A deformação das rochas, associada à formação de cadeias montanhosas, pode dar origem a diferentes estruturas geológicas como, por exemplo, as dobras. Indique o tipo de deformação associada à génese de dobras. Deformação dúctil. 54. A barragem de Assuão criou um vasto lago artificial – o lago Nasser. A localização do lago Nasser e do rio Nilo encontra-se representada no mapa da figura seguinte, que apresenta ainda, de forma muito simplificada, o enquadramento tectónico desta região de África. O rio desagua no Mediterrâneo.

Estudos prévios admitiam que o lago atingisse, em 1970, o nível máximo de água; sabe-se agora que poderão ser precisos cerca de 200 anos para o encher. Na margem ocidental do lago, constituída essencialmente por arenitos, perdem-se anualmente cerca de 15 milhões de m3 de água. Pensou-se que a deposição natural de grandes quantidades de silte evitasse esta perda; contudo, tal não aconteceu, pois a acumulação de sedimentos ocorre principalmente na parte central do lago, não afectando Pág. 60 de 90

Preparação Teste Intermédio

significativamente as margens. Dado o clima quente e seco característico da região, previam-se perdas significativas de água por evaporação. Devido à existência de ventos fortes, cuja influência não foi correctamente avaliada, estas perdas têm sido muito superiores às inicialmente previstas. 54.1. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações, relativas a acontecimentos ocorridos após a entrada em funcionamento da barragem de Assuão. A – Entre Assuão e Luxor, a taxa de sedimentação passou a ser superior à de erosão no leito do rio. ____ B – Na margem ocidental do lago, a infiltração de água é superior à que ocorre na sua parte central. ____ C – Imediatamente a norte do lago Nasser, o rio apresenta uma menor capacidade de transporte. ____ D – O perfil transversal do rio Nilo sofreu alteração a norte da barragem. ____ E – A existência de ventos fortes aumentou a velocidade de enchimento da barragem. ____ F – A probabilidade de ocorrência de cheias periódicas anuais entre Assuão e Luxor aumentou. ____ G – A acumulação de sedimentos na foz do rio Nilo diminuiu. ____ H – As acumulações de sedimentos, no centro do lago Nasser, apresentam baixa permeabilidade. ____ 54.2. Seleccione a alternativa que completa correctamente a afirmação seguinte. A elevada concentração salina das águas de irrigação provenientes do lago Nasser deve-se a uma elevada taxa de… (A) … sedimentação de silte na parte central do lago. ____ (B) … infiltração de água na margem ocidental do lago. ____ (C) … evaporação a partir da superfície do lago. ____ (D) … enchimento do lago criado pela barragem. ____ 54.3. Seleccione a alternativa que permite preencher os espaços e obter uma afirmação correcta. No limite de placas existente ao nível do _____, ocorre formação de _____ que contribuem para a geração de nova crosta oceânica. (A) Golfo Pérsico […] riolitos. ____ (B) Golfo Pérsico […] basaltos. ____ (C) Mar Vermelho […] riolitos. ____ (D) Mar Vermelho […] basaltos. ____ 54.4. Analise as afirmações que se seguem, relativas à formação e propagação de ondas sísmicas geradas por um sismo. Reconstitua a sequência temporal dos acontecimentos mencionados, segundo uma relação de causaefeito, colocando por ordem as letras que os identificam. A – Chegada das ondas S ao epicentro. B – Chegada das ondas S a uma dada estação, três minutos após as ondas P. C – Acumulação de energia em materiais rochosos, em profundidade, ao longo do tempo. D – Propagação de ondas P e S a partir do foco. E – Propagação de ondas L a partir do epicentro. C; D; A; E; B

Pág. 61 de 90

Preparação Teste Intermédio

54.5. Explique de que modo o enquadramento tectónico da zona do Golfo Pérsico contribui para a elevada sismicidade registada no local. A resposta contempla os seguintes tópicos: • identificação da zona do Golfo Pérsico como uma zona de limite convergente de placas litosféricas; • relação entre o choque das placas euroasiática e arábica e a acumulação de tensões na litosfera; • relação entre o ultrapassar do limite de elasticidade/resistência dos materiais e a libertação de energia sob a forma de ondas sísmicas. 55. Em 1799, perto da localidade de Roseta, no delta do rio Nilo, um soldado de Napoleão encontrou um bloco de rocha com inscrições em três tipos de caracteres. A «pedra de Roseta», como passou a ser conhecida, permitiu decifrar o significado da escrita hieroglífica, o que constituiu um contributo fundamental para um melhor conhecimento da civilização egípcia. Alguns astrónomos consideram cometas e asteróides as «pedras de Roseta» do Sistema Solar. A Agência Espacial Europeia (ESA) lançou no espaço, em Março de 2004, uma sonda com o nome de Roseta, com a qual pretende recolher informações mais precisas sobre cometas e, eventualmente, sobre asteróides. Explique de que modo os asteróides, considerados as «pedras de Roseta» do Sistema Solar, podem ser utilizados na reconstituição da história da Terra, de acordo com a Hipótese Nebular. A resposta contempla os seguintes tópicos: • de acordo com a Hipótese Nebular, todos os astros que compõem o Sistema Solar ter-se-ão formado na mesma altura, a partir dos mesmos materiais e pelos mesmos processos; • os asteróides são pequenos corpos do Sistema Solar, que se terão formado muito cedo na história do mesmo e que não terão sido objecto de alterações posteriores, para além das que decorrem do impacto de meteoritos; • a ausência de actividade geológica em asteróides, logo após a sua formação, permitiu preservar as características primitivas dos astros do Sistema Solar.

Pág. 62 de 90

Preparação Teste Intermédio

56. A Sé Catedral de Vila Real (Igreja de S. Domingos) data do século XV. A sua torre foi erigida posteriormente. As rochas necessárias para a construção do monumento são provenientes do maciço granítico de Vila Real. O quadro I apresenta os diferentes tipos de granito utilizados na construção da Sé, assim como algumas das suas características distintivas.

Nota: A moscovite, a biotite e a turmalina são silicatos. 56.1. Seleccione a alternativa que permite preencher os espaços e obter uma afirmação correcta. Atendendo à granulometria dos minerais constituintes, é razoável assumir que os granitos de Paredes e de Benagouro apresentam tempos de cristalização ____ e textura ____. (A) semelhantes […] granular. ____ (B) semelhantes […] agranular. ____ (C) diferentes […] granular. ____ (D) diferentes […] agranular. ____ 56.2. Seleccione a alternativa que permite preencher os espaços e obter uma afirmação correcta. Em condições subaéreas, submetidos a valores de pressão e de temperatura mais ____ que os da sua génese, os minerais constituintes de um granito tendem a transformar-se, dando origem a rochas ____. (A) baixos […] sedimentares. ____ (B) baixos […] metamórficas. ____ (C) elevados […] sedimentares. ____ (D) elevados […] metamórficas. ____

Pág. 63 de 90

Preparação Teste Intermédio

56.3. Seleccione a alternativa que completa correctamente a afirmação seguinte. Numa amostra não contaminada, a datação absoluta de um grão detrítico de uma moscovite dará uma idade… (A) … anterior à da arenização do granito original. ____ (B) … anterior à da consolidação do magma. ____ (C) … simultânea à da meteorização do maciço granítico. ____ (D) … simultânea à da exposição subaérea do maciço granítico. ____ 56.4. Os minerais essenciais de um granito são o quartzo e o feldspato potássico. Os feldspatos são facilmente alterados por águas acidificadas. Analise as afirmações que se seguem, relativas a alguns dos acontecimentos responsáveis pela alteração de um feldspato. Reconstitua a sequência dos acontecimentos mencionados, segundo uma relação de causa-efeito, colocando por ordem as letras que os identificam. A – Os iões K+, na estrutura original do feldspato, são substituídos por iões H+. B – Forma-se ácido carbónico (H2CO3). C – Obtém-se caulinite, um mineral de argila. D – Os iões H+ e os iões HCO3– formam-se por dissociação. E – O dióxido de carbono atmosférico dissolve-se na água da chuva. E; B; D; A; C 56.5. O granito de Lamares apresenta uma densa rede de fissuras interligadas, o que permite a circulação de água com sais dissolvidos. Explique de que modo as duas condições anteriores permitem explicar o elevado grau de alteração física do granito de Lamares, nas condições climáticas actuais. A resposta contempla os seguintes tópicos: • a existência de uma densa rede de fissuras no granito aumenta a sua capacidade para a circulação de fluidos; • a saturação das águas que circulam pela rede de fissuras provoca a precipitação dos sais dissolvidos; • o crescimento dos cristais nas fissuras contribui para o aumento das mesmas, conduzindo à desagregação do granito. Poderão ser considerados como alternativa aos 2.º e 3.º tópicos: • a circulação de fluidos permite a alteração química dos minerais constituintes do granito; • a alteração química dos minerais facilita a desagregação mecânica da rocha.

Pág. 64 de 90

Preparação Teste Intermédio

56.6. Em Lisboa, o calcário é a rocha mais utilizada na construção de monumentos. O Mosteiro dos Jerónimos é disso exemplo, encontrando-se na sua cantaria algumas variedades de um calcário branco, cristalino, compacto, designado por «pedra lioz». Quando este calcário se formou, existiam no ambiente Rudistas, cujos fósseis aparecem em maior ou menor proporção na rocha. Os Rudistas constituem um grupo de animais de ambientes marinhos, de águas quentes e de salinidade normal, que habitaram os mares do Cretácico (Mesozóico). Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmações, relativas à «pedra lioz». A – A «pedra lioz» é uma rocha sedimentar detrítica. ____ B – O principal mineral presente na «pedra lioz» é a calcite. ____ C – Existe uma fracção biogénica na «pedra lioz». ____ D – As águas acidificadas provocam a meteorização da «pedra lioz». ____ E – A «pedra lioz» formou-se em ambientes marinhos de águas quentes. ____ F – O ambiente de formação da «pedra lioz» apresentava um hidrodinamismo muito forte. ____ G – Os Rudistas são contemporâneos da formação da «pedra lioz». ____ H – A presença de Rudistas permite atribuir uma idade absoluta à «pedra lioz». ____ 57. O arquipélago da Madeira, que compreende as ilhas da Madeira, de Porto Santo, Selvagens e Desertas, é de origem vulcânica e localiza-se no oceano Atlântico. Na ilha da Madeira, o Complexo Vulcânico de Base é constituído por acumulações piroclásticas de blocos, bombas, lapilli e cinzas, intercaladas com escoadas basálticas. Em torno da Madeira, formaram-se calcários recifais, posteriormente erodidos, sendo actualmente conhecido, na ilha, o afloramento de calcários recifais de S. Vicente. No século XIX, Thomas Wollaston realizou um estudo pormenorizado sobre insectos no arquipélago da Madeira, tendo considerado que as espécies de escaravelhos insulares são variantes das espécies existentes em zonas continentais de outras latitudes. 57.1. Colocou-se a hipótese de uma dada amostra de rocha poder ser classificada inequivocamente como um basalto e não como um gabro. Faça corresponder S (sim) ou N (não) a cada uma das letras que identificam as afirmações seguintes, de acordo com a possibilidade de serem utilizadas como argumentos a favor da hipótese mencionada. A – A rocha teve origem na consolidação de um magma. ____ B – A amostra é constituída essencialmente por grãos não visíveis à vista desarmada ou à lupa. ____ C – A rocha é constituída essencialmente por piroxenas e plagioclases cálcicas. ____ D – O magma a partir do qual se formou a rocha era pobre em sílica. ____ E – A amostra é rica em minerais máficos. ____ F – A lava consolidou à superfície da Terra. ____ G – A amostra contém olivinas. ____ H – A amostra foi colhida de uma lava em almofada, num rifte oceânico. ____

Pág. 65 de 90

Preparação Teste Intermédio

57.2. Seleccione a alternativa que permite preencher os espaços e obter uma afirmação correcta. A actividade vulcânica que deu origem ao Complexo Vulcânico de Base na ilha da Madeira foi do tipo ____, tendo edificado aparelhos vulcânicos de declives mais ____ que os resultantes de actividade efusiva. (A) misto […] suaves. ____ (B) misto […] acentuados. ____ (C) explosivo […] acentuados. ____ (D) explosivo […] suaves. ____ 57.3. Seleccione a alternativa que permite preencher os espaços e obter afirmações correctas. O basalto é uma rocha abundante na ilha da Madeira. Relativamente à cor, essa rocha classifica-se como ____. Esta característica está relacionada com a ____ relativa de minerais félsicos na sua composição. (A) leucocrata […] abundância. ____ (B) melanocrata […] abundância. ____ (C) leucocrata […] escassez. ____ (D) melanocrata […] escassez. ____ 57.4. Uma dada rocha magmática apresenta cristais individualizados de piroxenas e de plagioclases, de grandes dimensões, no seio de uma massa granular. Analise as afirmações que se seguem, relativas aos acontecimentos que deverão ter estado na origem da formação dessa rocha. Reconstitua a sequência temporal dos acontecimentos mencionados, segundo uma relação de causaefeito, colocando por ordem as letras que os identificam. A – Solidificação relativamente rápida de um fluido remanescente, em torno de minerais como o quartzo. B – Fusão de materiais, em profundidade, devido a condições de pressão e de temperatura favoráveis. C – Enriquecimento em sódio das plagioclases cálcicas, anteriormente cristalizadas, atingindo valores máximos. D – Cristalização de minerais de ponto de fusão elevado, no interior da câmara magmática, por diminuição da temperatura. E – Enriquecimento relativo do magma em sílica, em alumínio e em potássio, por diferenciação gravítica. B; D; E; C; A

Pág. 66 de 90

Preparação Teste Intermédio

57.5. Nos calcários recifais de S. Vicente, identificaram-se detritos de rochas vulcânicas, lávicas e piroclásticas, e grãos de minerais ferromagnesianos (olivinas, anfíbolas e piroxenas). Explique a presença de detritos das rochas vulcânicas mencionadas nos calcários recifais de S. Vicente. A resposta contempla os seguintes tópicos: • constatação de que a formação dos calcários recifais é posterior à do Complexo Vulcânico de Base; • identificação dos detritos de rochas vulcânicas como resultantes da meteorização das rochas vulcânicas que edificaram as ilhas; • constatação da simultaneidade da incorporação dos detritos e da edificação dos recifes. 57.6. Na ilha da Madeira, que apresenta declives acentuados, ocorrem com frequência precipitações elevadas e muito concentradas no tempo. Explique como é que as condições descritas deverão ser tomadas em consideração, em termos de ordenamento do território nesta ilha, tendo em conta o risco de ocorrência de movimentos em massa. A resposta contempla os seguintes tópicos: • os declives acentuados existentes na ilha da Madeira facilitam a movimentação de materiais rochosos ao longo das vertentes; • os elevados índices de precipitação, concentrados no tempo, conduzem a um aumento repentino da quantidade de água no solo, o que diminui a coesão dos materiais; • as condições enunciadas aumentam a probabilidade de ocorrência de movimentos em massa, o que justifica a necessidade de limitar a ocupação antrópica nas zonas de risco. 58. O quadro I apresenta algumas das propriedades de quatro planetas principais do Sistema Solar.

Notas: * Terra = 1 O eixo de rotação de Urano está próximo do plano da órbita. É neste referencial que é apresentado o respectivo período de rotação.

Pág. 67 de 90

Preparação Teste Intermédio

58.1. Colocou-se a hipótese de um dado planeta ser um dos planetas telúricos caracterizados no quadro. Faça corresponder S (sim) ou N (não) a cada uma das letras que identificam as afirmações seguintes, de acordo com a possibilidade de serem utilizadas como argumentos a favor da hipótese mencionada. A – Os materiais que o constituem apresentam densidade superior a 3 g cm–3. ____ B – A duração de um dia nesse planeta é inferior à duração de um dia terrestre. ____ C – Apresenta rotação em sentido retrógrado, independentemente da inclinação do eixo. ____ D – O azoto é um dos principais constituintes da sua atmosfera. ____ E – O levantamento de um peso exigiria nele maior esforço que na Terra. ____ F – Apresenta temperaturas médias, à superfície, entre -100 °C e +100 °C. ____ G – Apresenta uma dimensão semelhante ou inferior à da Terra. ____ H – A massa do planeta é superior à da Terra. ____ 58.2. Seleccione a alternativa que permite preencher os espaços e obter uma afirmação correcta. É possível determinar a idade de formação do Sistema Solar recorrendo a métodos de datação absoluta. Serão condições necessárias para que uma dada rocha possa ser utilizada com este fim: a rocha ser oriunda de um astro do Sistema Solar onde ____ actividade geológica interna e a amostra não ter sido alvo de ____ posterior. (A) não se tenha verificado […] contaminação. ____ (B) não se tenha verificado […] alteração física. ____ (C) se tenha verificado […] contaminação. ____ (D) se tenha verificado […] alteração física. ____ 58.3. Seleccione a alternativa que completa correctamente a afirmação seguinte. Para que pudesse ocorrer, na actualidade, actividade vulcânica em Marte, teria de se verificar nesse planeta… (A) … o impacto de um meteorito de grandes dimensões. ____ (B) … a actividade geológica interna resultante de esforços de natureza tectónica. ____ (C) … o aumento da temperatura, devido à desintegração de elementos radioactivos. ____ (D) … a fusão de materiais, devida à compressão resultante do peso de rochas sobrejacentes. ____ 58.4. Seleccione a alternativa que permite preencher os espaços e obter uma afirmação correcta. Durante a sua génese, os diferentes planetas do Sistema Solar sofreram ____, processo responsável pela respectiva ____. (A) acreção […] estrutura em camadas concêntricas. ____ (B) acreção […] zonação térmica. ____ (C) diferenciação […] estrutura em camadas concêntricas. ____ (D) diferenciação […] zonação térmica. ____

Pág. 68 de 90

Preparação Teste Intermédio

58.5. Analise as formulações que se seguem, relativas a acontecimentos que, de acordo com a Hipótese Nebular, explicam a origem e formação do Sistema Solar. Reconstitua a sequência temporal dos acontecimentos mencionados, segundo uma relação de causaefeito, colocando por ordem as letras que os identificam. A – Acreção de pequenos fragmentos rochosos. B – Formação de uma atmosfera primitiva. C – Ascensão de materiais menos densos à superfície dos planetas. D – Rotação de uma nébula de poeiras e gás. E – Crescimento rápido dos planetas, a partir de planetesimais. D; A; E; C; B 58.6. A Terra é um planeta geologicamente activo. No que diz respeito à actividade vulcânica, podem verificar-se episódios predominantemente efusivos, bem como episódios predominantemente explosivos. Explique de que modo cada um dos dois tipos de actividade vulcânica mencionados condiciona os seus potenciais riscos para as populações. A resposta contempla os seguintes tópicos: • num episódio efusivo, ocorre a formação de escoadas de lava, que fluem lentamente a partir das chaminés, possibilitando a evacuação atempada das populações / o controlo da direcção do fluxo; • quando, no decurso de uma erupção de carácter explosivo, ocorre a formação de nuvens ardentes, estas deslocam-se a uma velocidade muito grande, de forma não controlável; • quando se formam nuvens ardentes, a possibilidade de ocorrência de perturbações que alterem o estado de segurança das populações é significativamente maior do que quando as erupções consistem fundamentalmente em escoadas. 59. O ouro é um metal precioso que, em estado nativo, ocorre em pequenas concentrações, na crosta terrestre. Reage com fluidos circulantes e pode aparecer em filões associado a diferentes rochas como, por exemplo, gnaisse ou granito. A alteração das rochas onde estes depósitos de ouro se encontram pode permitir o seu transporte por diferentes agentes. Em meados do século XIX, os exploradores deste minério acorriam com frequência a zonas onde a sua deposição é maior. Utilizavam bateias (bacia em forma de calote esférica), que permitiam a separação, por gravidade, das preciosas pepitas que se depositavam no fundo. Quando o ouro era recuperado do fundo dos rios, vinha acompanhado de areias, siltes e argilas. Por vezes, as pepitas de ouro encontravamse agregadas a fragmentos rochosos, utilizando-se mercúrio para a sua extracção. 59.1. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmações seguintes, referentes à exploração de ouro em ambiente fluvial. (A) As partículas de ouro de dimensões muito reduzidas (coloidais) são transportadas em suspensão, à mesma velocidade da água. ____ (B) Nas bateias, a reduzida densidade do ouro facilita a sua separação dos restantes detritos. ____ (C) As pepitas de ouro, transportadas ao longo de um rio, depositam-se quando a corrente perde energia. ____ Pág. 69 de 90

Preparação Teste Intermédio

(D) Os depósitos fluviais de onde se extrai o ouro são constituídos por rochas sedimentares quimiogénicas. ____ (E) Na alteração das rochas que contêm ouro ocorrem processos de meteorização física. ____ (F) A distância percorrida pelas pepitas de ouro depende da sua dimensão e da energia da corrente. ____ (G) As amostras de pepitas são tanto melhor calibradas quanto mais a jusante forem recolhidas. ____ (H) As pepitas de ouro de maiores dimensões são as que mais se afastam da jazida original. ____ 59.2. Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correcta. A extracção de ouro realizada pelos exploradores do século XIX provocou… (A) … impactes ambientais positivos, que ainda hoje se fazem sentir. ____ (B) … a corrida a este recurso, com o seu esgotamento no planeta. ____ (C) … alterações na granulometria dos detritos, a montante do rio. ____ (D) … a contaminação daquela região pelo mercúrio utilizado. ____ 59.3. Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correcta. Uma jazida constitui uma reserva se o minério… (A) … existir em baixa concentração. ____ (B) … apresentar viabilidade económica. ____ (C) … ocupar uma vasta área. ____ (D) … se encontrar a pequena profundidade. ____ 59.4. Seleccione a alternativa que preenche os espaços na frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correcta. Uma intrusão magmática provoca metamorfismo ____, originando ____, a partir de argilito préexistente. (A) de contacto (…) corneana. ____ (B) de contacto (…) quartzito. ____ (C) regional (…) corneana. ____ (D) regional (…) quartzito. ____ 59.5. Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correcta. A formação de gnaisse ocorre em ambientes onde o principal factor de metamorfismo é a… (A) … temperatura elevada. ____ (B) … circulação de fluidos. ____ (C) … pressão não litostática. ____ (D) … pressão litostática. ____

Pág. 70 de 90

Preparação Teste Intermédio

60. As reservas subterrâneas de água formam-se, na crosta terrestre, em contextos geológicos de características bem definidas. O diagrama da Figura seguinte representa um possível enquadramento geológico dessas reservas, numa região árida.

60.1. Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correcta. Os aquíferos 1 e 2, esquematizados na Figura , são… (A) … livre e confinado, respectivamente. ____ (B) … confinado e livre, respectivamente. ____ (C) … ambos livres. ____ (D) … ambos confinados. ____ 60.2. Seleccione a alternativa que preenche os espaços na frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correcta. A rocha-armazém do aquífero 1 encontra-se deformada em ____, uma vez que a camada mais ____ ocupa o núcleo da dobra. (A) sinclinal (…) velha. ____ (B) sinclinal (…) nova. ____ (C) anticlinal (…) velha. ____ (D) anticlinal (…) nova. ____

Pág. 71 de 90

Preparação Teste Intermédio

60.3. Seleccione a alternativa que preenche os espaços na frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correcta. A falha esquematizada é ____, originando a ____ do tecto, em relação ao muro. (A) normal (…) descida. ____ (B) normal (…) subida. ____ (C) inversa (…) subida. ____ (D) inversa (…) descida. ____ 60.4. As afirmações seguintes dizem respeito à formação e à evolução dos oásis representados no diagrama da Figura anterior. Seleccione a alternativa que as avalia correctamente. 1. A existência de uma falha impediu o aparecimento de água à superfície. 2. Rochas quimiogénicas surgem, nos oásis, por evaporação excessiva de água. 3. A ascensão de água à superfície nos oásis resulta da elevada pressão hidrostática nos aquíferos. (A) 2 e 3 são verdadeiras; 1 é falsa. ____ (B) 1 e 2 são verdadeiras; 3 é falsa. ____ (C) 3 é verdadeira; 1 e 2 são falsas. ____ (D) 1 é verdadeira; 2 e 3 são falsas. ____ 60.5. Relacione as características geológicas da região com a formação e a manutenção dos aquíferos representados no diagrama da Figura anterior. A resposta deve contemplar os seguintes tópicos: • Na região, a rocha-armazém corresponde a um arenito, enquanto as rochas impermeáveis são argilitos. • A formação de um aquífero cativo/confinado, implica a existência de uma rocha permeável entre duas impermeáveis. • Tratando-se de um aquífero cativo/confinado, a sua manutenção depende de uma zona de recarga. Ou, em alternativa, • Na região, os aquíferos formam-se porque existe uma rocha-armazém permeável, o arenito. • Os aquíferos são cativos/confinados, porque estão delimitados por duas camadas de rocha impermeável, o argilito. • Tratando-se de um aquífero cativo/confinado, a sua manutenção depende de uma zona de recarga.

Pág. 72 de 90

Preparação Teste Intermédio

61. As regiões calcárias possuem uma geomorfologia característica – modelado cársico – onde ocorrem com frequência fenómenos de dissolução, evidenciados nas redes de diaclases, mais ou menos profundas e extensas. Junto a estes sulcos, encontram-se, em geral, depósitos argilosos. Pelas diaclases, infiltram-se facilmente águas de escorrência que, se forem ácidas, vão alargando o tamanho dessas fendas. Em consequência deste processo, podem formar-se no maciço calcário, em profundidade, túneis e cavernas de grandes dimensões, vulgarmente designadas por grutas. Devido à infiltração, é comum encontraremse águas subterrâneas que podem constituir rios ou lagos. A natureza calcária do solo, associada ao clima temperado, permite a instalação de uma cobertura vegetal bem adaptada à baixa disponibilidade de água e às altas temperaturas de Verão. Muitas plantas apresentam folhas de reduzidas dimensões, com cobertura de pêlos, outras são espinhosas ou escamiformes (como o tojo) e outras produzem óleos essenciais (como o alecrim). 61.1. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmações seguintes, relativas à geomorfologia do maciço calcário. (A) As diaclases correspondem a um plano de fractura das rochas em que há movimento relativo dos blocos. ____ (B) A água de escorrência é tanto mais salobra quanto maior for a espessura da camada rochosa que atravessa. ____ (C) As águas naturais são mais duras nas regiões graníticas do que nas regiões de maciços calcários. ____ (D) A existência de uma rede de fracturas nos calcários é o factor que lhes confere permeabilidade. ____ (E) O modelado cársico varia em função do tempo de exposição aos agentes de meteorização. ____ (F) Nos maciços calcários, a meteorização química é caracterizada por fenómenos de dissolução. ____ (G) Os travertinos são rochas calcárias associadas a grutas que se formam por reacções de precipitação. ____ (H) As águas que circulam no maciço calcário provocam a formação de estalagmites no tecto da gruta. ____ 61.2. Seleccione a alternativa que preenche os espaços na frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correcta. Terra rossa é a designação atribuída aos depósitos ____ de cor vermelha, resultantes da acumulação de resíduos ____ presentes nas rochas carbonatadas. (A) argilosos (…) solúveis. ____ (B) argilosos (…) insolúveis. ____ (C) calcários (…) solúveis. ____ (D) calcários (…) insolúveis. ____ 61.3. Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de forma a obter uma afirmação correcta. O calcário de origem quimiogénica é uma rocha que resulta directamente da... (A) … sedimentação de areias quartzíticas. ____ (B) … evaporação de água rica em sulfatos. ____ (C) … deposição de carbonato de cálcio. ____ (D) … dissolução de carbonato de cálcio. ____

Pág. 73 de 90

Preparação Teste Intermédio

61.4. O Mosteiro da Batalha é um monumento calcário que tem sofrido uma deterioração acelerada, sobretudo após a construção do troço da estrada IC2, que liga Lisboa ao Porto e que passa perto dele. Relacione a deterioração acelerada que o Mosteiro da Batalha tem sofrido com a sua localização. A resposta deve contemplar os seguintes tópicos: • O dióxido de carbono e o monóxido de carbono libertados pelo tráfego automóvel reagem com a água da chuva, provocando a diminuição do pH. Ou, em alternativa, • O dióxido de carbono e o monóxido de carbono libertados pelo tráfego automóvel reagem com a água da chuva, provocando a formação de um ácido. • O ácido carbónico reage com o calcário (utilizado na construção do Mosteiro da Batalha), provocando a sua dissolução e acelerando a destruição do monumento. Ou, em alternativa, • A água ácida reage com o calcário (utilizado na construção do Mosteiro da Batalha), transformando-o em hidrogenocarbonato, solúvel em água, e acelerando a destruição do monumento. 62. A Colômbia é um país da América do Sul localizado num limite de convergência de placas. Possui vulcões activos, entre os quais, o Nevado del Ruiz. No dia 13 de Novembro de 1985, o vulcão entrou em erupção, tendo levado ao deslizamento de massas que provocaram a morte de 25 mil pessoas, transformando-se no pior desastre natural do país. Este vulcão, com 5389 metros de altitude, cujo cume está coberto de neve desde os 4900 metros, libertou, para além dos fluxos piroclásticos, grande quantidade de calor responsável pelo degelo das massas de água que o cobriam. A água e os piroclastos originaram um fluxo de lamas, fenómeno conhecido por lahar, que escorreram a grande velocidade pelas linhas de água, provocando efeitos devastadores. Uma hora depois de ter entrado em erupção começaram a cair cinzas vulcânicas e lapili, na cidade de Armero, localizada a 45 km da cratera vulcânica. O dia escureceu bastante e choveu intensamente. A cidade de Ambalema, situada no vale do rio Lagunilla, a 80 km da cratera, sofreu esta catástrofe quatro horas após o início da erupção principal. A área do vale mais próxima do rio Lagunilla ficou coberta por um manto de lama cujo volume foi estimado em 300 milhões de metros cúbicos. 62.1. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmações seguintes, relativas à caracterização do lahar. (A) O lahar é um fluxo de lamas onde os piroclastos ficam instáveis pela saturação com água. ____ (B) O lahar é um fenómeno que só pode ser observado em vulcões com lavas fluidas. ____ (C) A elevada densidade das massas em deslocação permite o transporte de grandes blocos rochosos. ____ (D) O fluxo de lamas é função das características geológicas, topográficas e climáticas da região. ____ (E) As lamas em movimento possuem grande poder erosivo, devido às elevadas pressões que exercem. ____ (F) No lahar, a acção da água é determinante, porque faz diminuir o atrito e aumentar o peso. ____ (G) A deslocação é lenta, porque o movimento em massa arrasta detritos de grandes dimensões. ____ (H) À medida que se desloca no vale, vai perdendo resistência interna e deposita primeiro os blocos menores. ____

Pág. 74 de 90

Preparação Teste Intermédio

62.2. Seleccione a alternativa que preenche os espaços na frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correcta. Os movimentos em massa são ____ pelas grandes amplitudes térmicas, pelo declive acentuado e pela natureza ____ dos materiais do substrato rochoso da vertente. (A) potenciados (…) permeável. ____ (B) potenciados (…) impermeável. ____ (C) inibidos (…) permeável. ____ (D) inibidos (…) impermeável. ____ 62.3. Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correcta. Os movimentos em massa são modeladores do relevo da superfície terrestre, porque actuam como… (A) … agentes de erosão, de transporte e de deposição. ____ (B) … forças que provocam o aparecimento de falhas. ____ (C) … forças que provocam a formação de dobras. ____ (D) … agentes de meteorização e factores climáticos. ____ 62.4. Seleccione a alternativa que preenche os espaços na frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correcta. O vulcão descrito emite lava ____ e forma cones elevados, de vertentes ____. (A) intermédia (…) acentuadas. ____ (B) básica (…) acentuadas. ____ (C) básica (…) suaves. ____ (D) intermédia (…) suaves. ____ 62.5. As afirmações que se seguem dizem respeito às rochas que se formam a partir do magma andesítico. Seleccione a alternativa que as avalia correctamente. 1. Os magmas andesíticos dão origem a rochas vulcânicas de textura granular. 2. As rochas que se formam a partir do magma andesítico são peridotitos ricos em plagioclases cálcicas. 3. Os andesitos são rochas vulcânicas formadas a partir do magma andesítico e apresentam minerais máficos. (A) 1 é verdadeira; 2 e 3 são falsas. ____ (B) 1 e 2 são verdadeiras; 3 é falsa. ____ (C) 3 é verdadeira; 1 e 2 são falsas. ____ (D) 2 e 3 são verdadeiras; 1 é falsa. ____

Pág. 75 de 90

Preparação Teste Intermédio

62.6. Seleccione a alternativa que preenche os espaços na frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correcta. Os magmas andesíticos podem consolidar num processo ____, originando uma rocha que se designa por ____. (A) lento (…) diorito. ____ (B) rápido (…) diorito. ____ (C) rápido (…) gabro. ____ (D) lento (…) gabro. ____ 62.7. Seleccione a alternativa que preenche os espaços na frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correcta. O magma é classificado em função da sua temperatura e da sua ____, correspondendo a uma mistura silicatada, em fusão, ____ gases dissolvidos. (A) composição química (…) sem. ____ (B) composição química (…) com. ____ (C) localização (…) sem. ____ (D) localização (…) com. ____ 62.8. Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correcta. No grupo das olivinas, a faialite e a fosterite são minerais isomorfos, porque… (A) … apresentam a mesma estrutura cristalina. ____ (B) … surgem, na natureza, na forma de cristais. ____ (C) … têm a mesma composição química. ____ (D) … possuem elevado grau de pureza. ____ 62.9. Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correcta. Nas reacções de cristalização da série contínua de Bowen, à medida que ocorre diferenciação magmática,... (A) … a cristalização de minerais máficos aumenta. ____ (B) … a temperatura vai aumentando. ____ (C) … há maior quantidade de cristais polimorfos em formação. ____ (D) … há formação de plagioclases cada vez mais sódicas. ____

Pág. 76 de 90

Preparação Teste Intermédio

62.10. A ocupação antrópica de locais próximos dos vulcões torna as populações vulneráveis e potencia a perda de vidas humanas. Relacione as medidas de prevenção que devem ser tomadas, para evitar novas tragédias, com as características geológicas da região do Nevado del Ruiz. A resposta deve contemplar os seguintes tópicos: • Região localizada num limite de convergência de placas, com vulcanismo associado à emissão de lapili e cinzas, cones acentuados e cobertos de gelo. • Monitorização vulcânica através da instalação de aparelhos de medição (sismógrafos, clinómetros, gasómetros, gravímetros) para avaliar o risco de uma nova erupção. • Ordenamento do território, de modo a não permitir habitabilidade em zonas de risco geológico. Ou, em alternativa, • Ordenamento do território, de modo a não permitir habitabilidade nas vertentes ou sopé do vulcão. Ou, em alternativa, • Remoção ou contenção dos materiais geológicos susceptíveis de escorregamento, de modo a prevenir uma nova catástrofe. 63. A sul dos Açores, associadas à Crista Médio-Atlântica, existem fontes hidrotermais profundas. No fundo oceânico, existem pequenas mas numerosas fissuras, através das quais a água fria do oceano entra em contacto com as rochas quentes, formadas recentemente. A água aquecida sobe e arrasta consigo vários constituintes das rochas circundantes. Quando emerge do interior da Terra, no fundo oceânico, o fluido é rico em sais, muitas vezes metálicos, que se vão depositando em torno da abertura, formando uma estrutura a que se dá o nome de chaminé. Dela emanam, sem cessar, inúmeros gases ricos em metano e compostos de enxofre, criando à sua volta um ambiente único. Nesses locais, a água circula a temperaturas que podem atingir os 400 ºC, mantendo-se no estado líquido, devido às elevadas pressões a que está submetida. No entanto, a três centímetros do fluxo principal de água quente, a temperatura é a normal para essas profundidades, de apenas 2 ºC. Associadas às fontes hidrotermais profundas, desenvolvem-se bactérias quimioautotróficas, que produzem compostos orgânicos a partir de carbono inorgânico e da oxidação de compostos de enxofre libertados pelas chaminés. Estes seres vivem em simbiose com organismos mais desenvolvidos. Neste ecossistema invulgar, crescem também vermes tubulares (poliquetas tubulares), moluscos bivalves e espécies estranhas de caranguejos e de camarões. O esquema da Figura seguinte representa o perfil da estrutura de uma fonte hidrotermal, no fundo do mar.

Pág. 77 de 90

Preparação Teste Intermédio

63.1. Seleccione a alternativa que preenche os espaços na frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correcta. Na Crista Médio-Atlântica, a rocha-mãe do material que ascende é de natureza ____, originando magma ____. (A) peridotítica (…) riolítico. ____ (B) peridotítica (…) basáltico. ____ (C) granítica (…) riolítico. ____ (D) granítica (…) basáltico. ____ 63.2. Seleccione a alternativa que preenche os espaços na frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correcta. A Crista Médio-Atlântica é um limite ____ de placas, onde estas se movimentam num regime de tensões, principalmente ____. (A) divergente (…) distensivas. ____ (B) convergente (…) compressivas. ____ (C) divergente (…) compressivas. ____ (D) convergente (…) distensivas. ____ 63.3. As afirmações seguintes dizem respeito à formação e à evolução das fontes hidrotermais profundas. Seleccione a alternativa que as avalia correctamente. 1. Nas fontes hidrotermais profundas, ocorre elevada meteorização química. 2. A meteorização química que ocorre na região deve-se a fenómenos de descompressão. 3. A deposição dos compostos de enxofre metálicos contribui para o crescimento das chaminés. (A) 3 é verdadeira; 1 e 2 são falsas. ____ (B) 1 e 2 são verdadeiras; 3 é falsa. ____ (C) 1 e 3 são verdadeiras; 2 é falsa. ____ (D) 2 é verdadeira; 1 e 3 são falsas. ____ 63.4. Seleccione a alternativa que completa a frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correcta. Nas fontes hidrotermais profundas, verifica-se... (A) … um fluxo de calor de elevada entalpia. ____ (B) … uma deposição de lavas encordoadas. ____ (C) … uma emissão de cinzas e de lapili. ____ (D) … um baixo teor de sais dissolvidos. ____

Pág. 78 de 90

Preparação Teste Intermédio

63.5. Relacione o aparecimento das chaminés das fontes hidrotermais profundas com os fenómenos de vulcanismo associados às cristas oceânicas. A resposta deve contemplar os seguintes tópicos: • As cristas oceânicas são zonas de vulcanismo activo, onde ocorre ascensão de magma com aquecimento das rochas envolventes. Ou, em alternativa, • As cristas oceânicas são zonas de erupções tipo fissural, onde ocorre ascensão de magma com aquecimento das rochas envolventes. Ou, em alternativa, • As cristas oceânicas são zonas de limites construtivos de placas tectónicas, onde ocorre ascensão de magma com aquecimento das rochas envolventes. Ou, em alternativa, • As cristas oceânicas são zonas de rifte, onde ocorre ascensão de magma com aquecimento das rochas envolventes. • O contacto da água fria com as rochas aquecidas permite o fluxo de materiais e a sua deposição formando as chaminés das fontes hidrotermais profundas. Ou, em alternativa, • A infiltração de água, e o seu contacto com as rochas aquecidas, permite o fluxo de materiais e a sua deposição formando as chaminés das fontes hidrotermais profundas.

64. Há cerca de 480 M.a., no período Ordovícico, ocorreu um recuo da linha de costa. Nessa altura, a região de Arouca, situada no bordo norte de um supercontinente, sofreu intensa sedimentação detrítica. A contínua subida do nível médio da água do mar levou à deposição de materiais cada vez mais finos, o que favoreceu a fossilização de muitos seres vivos, tais como as Trilobites e os Graptólitos. Estes seres viviam em ambientes marinhos, não se conhecendo, nessa altura, nem plantas nem animais em ambientes terrestres. Durante o Devónico, ocorreram uma progressiva descida do nível médio da água do mar – regressão marinha – e a consequente deposição de materiais mais grosseiros. Esta regressão marinha deveu-se, em parte, ao movimento das placas tectónicas, que provocou deformações nos materiais, originando uma importante cadeia montanhosa da qual o anticlinal de Valongo é, hoje, uma reminiscência. No final do Carbónico, há 300 M.a., a meteorização e a erosão das vertentes da bacia carbonífera originaram a deposição de materiais que conduziram, posteriormente, à formação de xistos com fósseis de plantas, intercalados com arenitos, e de um espesso conglomerado. O dobramento sofrido por estas rochas terá resultado da reunião dos vários continentes então existentes, que terá dado origem ao supercontinente Pangea, há cerca de 250 M.a. Este processo terá sido responsável pela instalação dos granitos desta região e pela extinção das Trilobites à escala global. 64.1. Seleccione a única alternativa que permite obter uma afirmação correcta. Os sedimentos do período Devónico apresentam maior percentagem de quartzo, porque este mineral… (A) é dos primeiros a cristalizar na série de Bowen. ____ (B) apresenta um ponto de fusão muito elevado. ____ (C) é resistente à meteorização física e química. ____ (D) apresenta uma estrutura cristalina bem definida. ____ 64.2. Seleccione a única alternativa que permite obter uma afirmação correcta. Os arenitos formaram-se a partir das areias, devido a processos de… (A) erosão, seguida de transporte. ____ (B) desidratação, seguida de cimentação. ____ (C) meteorização, seguida de deposição. ____ (D) transporte, seguido de sedimentação. ____ Pág. 79 de 90

Preparação Teste Intermédio

64.3. Seleccione a única alternativa que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obter uma afirmação correcta. A presença de Graptólitos em estratos sedimentares do Ordovícico permite determinar a idade ___ dessas rochas se esses fósseis apresentarem uma reduzida distribuição ____. (A) relativa … estratigráfica. ____ (B) relativa … geográfica. ____ (C) absoluta … estratigráfica. ____ (D) absoluta … geográfica. ____ 64.4. Faça corresponder a cada uma das letras das afirmações de A a E a designação da respectiva rocha, indicada na chave. Afirmações A – É uma rocha sedimentar detrítica, não consolidada. V B – É uma rocha sedimentar detrítica, consolidada. VIII C – É uma rocha sedimentar quimiogénica. II D – É uma rocha magmática plutónica. VI E – É uma rocha metamórfica, não foliada. III Chave I – Gneisse II – Gesso III – Mármore IV – Carvão V – Areia VI – Gabro VII – Basalto VIII – Siltito 64.5. Seleccione a única alternativa que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obter uma afirmação correcta. Na região de Arouca, durante o Devónico, formou-se uma cadeia montanhosa resultante de uma intensa actividade geológica ____, associada a ____ da dimensão das bacias sedimentares. (A) distensiva … uma redução. ____ (B) compressiva … uma redução. ____ (C) compressiva … um aumento. ____ (D) distensiva … um aumento. ____

Pág. 80 de 90

Preparação Teste Intermédio

64.6. Há cerca de 400 M.a., no Devónico, surgiu a camada de ozono, que permitiu o desenvolvimento da vida em ambientes terrestres. Explique as interacções Biosfera ↔ Atmosfera ↔ Biosfera, tendo em conta a origem da camada de ozono e a expansão da vida em meio terrestre. A resposta deve abordar os seguintes tópicos: • em ambiente aquático (hidrosfera), os primeiros seres fotossintéticos libertaram oxigénio; • o oxigénio libertado acumulou-se na atmosfera, permitindo a formação da camada de ozono; • uma vez que a camada de ozono filtra as radiações ultravioleta, nocivas à vida, os seres vivos puderam, então, colonizar o meio terrestre. 65. Parque Nacional de Yellowstone, o mais antigo parque nacional do mundo, está localizado nos Estados Unidos da América e cobre uma área de 8987 km². Yellowstone é um ponto quente, com uma pluma de magma que se ergue do manto, penetrando em rochas ácidas. Apesar da actual aparência pacífica da paisagem, Yellowstone sofreu períodos de violência extrema no último milhão de anos. Esse passado resultou na presença de milhares de fontes termais, fumarolas, géiseres e caldeiras naturais.

Figura A – Localização e idade (M.a.) dos centros vulcânicos

Pág. 81 de 90

Preparação Teste Intermédio

Figura B – Perfil da caldeira vulcânica Exemplos dessa actividade vulcânica são os géiseres, sendo o Old Faithful (Velho Fiel) um dos mais conhecidos do mundo pela regularidade das suas erupções. Os estudos dos géiseres do parque, que têm vindo a ser efectuados, sugerem que as secas provocadas pelas alterações climáticas estão a retardar as erupções regulares, podendo estas, em condições extremas, virem a cessar num futuro próximo. Entre 1998 e 2006, os geólogos acompanharam a periodicidade das erupções de cinco géiseres do parque, utilizando sensores de temperatura. Em Yellowstone, a caldeira actual foi criada por uma erupção catastrófica que ocorreu há cerca de 640 000 anos e que libertou para a atmosfera 1000 km3 de cinza, rocha e materiais piroclásticos, que recobriram uma área de milhares de quilómetros quadrados, devastando a paisagem. Nenhuma erupção vulcânica ocorreu em Yellowstone, desde há 70000 anos. Contudo, desde os anos 70 do século XX, os cientistas têm vindo a detectar mudanças significativas neste notável sistema vulcânico e hidrotermal, incluindo movimentos ascendentes do solo e aumento da actividade sísmica. Para acompanhar com rigor estas alterações, os cientistas colocaram 22 sismógrafos no parque. A análise dos dados registados permitiu revelar as dimensões da câmara magmática. Das observações e dos estudos realizados recentemente, concluiu-se que estamos perante um sistema dinâmico, com episódios de ascensão e subsidência, a ocorrer em diferentes locais e em momentos distintos. Em 2006, o observatório vulcanológico de Yellowstone decidiu implementar um programa que se estenderá até 2015 e que equipará o local com sistemas de observação e de alerta mais sofisticados.

Pág. 82 de 90

Preparação Teste Intermédio

65.1. Seleccione a única alternativa que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obter uma afirmação correcta. Podemos encontrar géiseres e fumarolas que são exemplos de vulcanismo ____, em Yellowstone, região com gradiente geotérmico ____ elevado do que aquele que habitualmente encontramos na crosta continental. (A) primário … mais. ____ (B) secundário … menos. ____ (C) primário … menos. ____ (D) secundário … mais. ____ 65.2. Seleccione a única alternativa que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obter uma afirmação correcta. As posições e idades dos centros vulcânicos de Yellowstone permitem inferir que ____ está em movimento para ____. (A) a Placa Norte-Americana … este. ____ (B) o ponto quente … este. ____ (C) a Placa Norte-Americana … oeste. ____ (D) o ponto quente … oeste. ____ 65.3. Seleccione a única alternativa que permite obter uma afirmação correcta. A periodicidade das erupções do géiser Old Faithful alterou-se, porque o período de seca fez aumentar… (A) a temperatura dentro do reservatório de água. ____ (B) o ponto de ebulição da água do reservatório. ____ (C) a pressão da água no interior do reservatório. ____ (D) o tempo de recarga do reservatório de água. ____ 65.4. Seleccione a única alternativa que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obter uma afirmação correcta. Nos bordos da caldeira de Yellowstone, existem falhas ____ que contribuem, na actualidade, para a ocorrência de fenómenos ____. (A) inversas … sísmicos. ____ (B) normais … vulcânicos. ____ (C) normais … sísmicos. ____ (D) inversas … vulcânicos. ____

Pág. 83 de 90

Preparação Teste Intermédio

65.5. Seleccione a única alternativa que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obter uma afirmação correcta. A determinação das dimensões da câmara magmática através de um método ____ foi possível, porque, ao atingirem a câmara magmática, as ondas P ____ de velocidade, e as ondas S deixam de se propagar. (A) directo … diminuem. ____ (B) indirecto … aumentam. ____ (C) indirecto … diminuem. ____ (D) directo … aumentam. ____ 65.6. Seleccione a única alternativa que permite obter uma afirmação correcta. O facto de um magma basáltico apresentar menor teor em sílica do que um magma riolítico tem como consequência... (A) uma maior dificuldade na libertação dos gases. ____ (B) iniciar a solidificação a temperaturas mais elevadas. ____ (C) apresentar uma consistência mais viscosa. ____ (D) a formação de rochas de cor mais clara. ____ 65.7. Pelas observações efectuadas em Yellowstone, os cientistas receiam que possam ocorrer, num futuro próximo, erupções explosivas com consequências devastadoras. Explique a possível ocorrência de erupções explosivas, tendo em conta que a actividade vulcânica em Yellowstone se deve à existência de um ponto quente. A resposta deve abordar os seguintes tópicos: • um ponto quente é alimentado por magma basáltico (que origina erupções efusivas); • Yellowstone é uma região continental, constituída por rochas ácidas (ricas em sílica); • ao ascender, o magma basáltico incorpora material de origem continental, que torna a mistura mais viscosa, promovendo erupções explosivas.

66. A serra de Sintra, classificada pela UNESCO como Património da Humanidade, na categoria de Paisagem Cultural, é também um local de grande relevância do ponto de vista geológico. Deve a sua origem a um fenómeno de intrusão magmática. A actividade magmática da região está relacionada com a abertura do oceano Atlântico, de sul para norte, e com a abertura do golfo da Biscaia. Uma vez que as Placas Euro-Asiática e Norte-Americana se encontravam unidas e que o Atlântico não se encontrava totalmente aberto, um braço de mar insinuavase, de sul para norte, constituindo a Bacia Lusitânica, onde as formações sedimentares se foram depositando. A história geológica desta região começa com a deposição de sedimentos em meio marinho profundo. Devido ao preenchimento da bacia por sedimentos e a variações do nível do mar, o ambiente de deposição evoluiu sucessivamente, no decurso do Mesozóico, para marinho menos profundo, recifal, laguno-marinho, fluvial e lacustre. As rochas magmáticas geradas a grandes profundidades, há cerca de 80 milhões de anos, metamorfizaram as formações sedimentares do Mesozóico. Posteriormente, estas

Pág. 84 de 90

Preparação Teste Intermédio

foram erodidas, ficando a descoberto o núcleo ígneo, que se encontra actualmente acima das plataformas sedimentares que o rodeiam. Este núcleo apresenta uma estrutura em domo, de forma aproximadamente elíptica, alongada na direcção E-W, com 10 km de comprimento e 5 km de largura. Algumas das rochas que o constituem são granitos, dioritos e gabros, que resultaram de um mesmo magma parental. A Figura seguinte representa, sem relações de escala, um corte geológico da região.

Figura – Corte geológico da serra de Sintra 66.1. Seleccione a única alternativa que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obter uma afirmação correcta. O fenómeno de intrusão magmática que deu origem à serra de Sintra foi responsável pelo aparecimento de rochas ____ com textura ____. (A) metamórficas … não foliada. ____ (B) sedimentares … não foliada. ____ (C) metamórficas … foliada. ____ (D) sedimentares … foliada. ____ 66.2. Seleccione a única alternativa que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obter uma afirmação correcta. De entre as rochas sedimentares, a deposição mais ____ da unidade de conglomerados permite inferir que houve ____ da energia do agente transportador. (A) antiga … aumento. ____ (B) recente … aumento. ____ (C) antiga … diminuição. ____ (D) recente … diminuição. ____

Pág. 85 de 90

Preparação Teste Intermédio

66.3. Seleccione a única alternativa que permite obter uma afirmação correcta. A existência, na serra de Sintra, de gabros, dioritos e granitos, formados a partir de um mesmo magma parental, permite inferir que… (A) na formação destas rochas ocorreu um processo de diferenciação magmática. ____ (B) o magma parental manteve a composição química durante a solidificação. ____ (C) os minerais constituintes das rochas formadas possuem o mesmo ponto de fusão. ____ (D) as rochas formadas nestas condições têm a mesma constituição mineralógica. ____ 66.4. Seleccione a única alternativa que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obter afirmações correctas. A actividade magmática da região trouxe instabilidade geológica, com deformação das rochas encaixantes. Esta afirmação baseia-se no princípio do ____, que corresponde a um pensamento ____. (A) mobilismo … fixista. ____ (B) catastrofismo … fixista. ____ (C) mobilismo … evolucionista. ____ (D) catastrofismo … evolucionista. ____ 66.5. Ordene as letras de A a F, que se referem a acontecimentos ocorridos na região da actual serra de Sintra, de modo a reconstituir a sequência cronológica desses acontecimentos. Inicie a ordenação pela afirmação A. A. Formação da Bacia Lusitânica. B. Formação da auréola de metamorfismo. C. Fossilização das pegadas dos dinossauros. D. Ocorrência de uma falha. E. Deposição de sedimentos em meio marinho. F. Instalação da intrusão magmática. A, E, C, F, B, D 66.6. Seleccione a única alternativa que permite obter uma afirmação correcta. Foi possível reconstituir o paleoambiente do Mesozóico na serra de Sintra, devido à... (A) ocorrência de rochas magmáticas. ____ (B) existência de fósseis de idade na região. ____ (C) ocorrência de fenómenos de metamorfismo. ____ (D) existência de fósseis de fácies na região. ____

Pág. 86 de 90

Preparação Teste Intermédio

66.7. No final do Mesozóico, extinguiram-se os dinossauros e formou-se a serra de Sintra. O registo fóssil que comprova a presença desses animais na região encontra-se em estratos com posição vertical. Explique a posição actual dos estratos em que se observa o registo fóssil de dinossauros, tendo em conta a posição original dos estratos onde esse registo terá ocorrido. A resposta deve abordar os seguintes tópicos: • os estratos onde se encontram as pegadas fossilizadas formaram-se na posição horizontal; • a instalação da intrusão magmática é posterior à formação dos estratos que contêm as pegadas fossilizadas; • as forças exercidas pela intrusão magmática levaram à deformação dos estratos, conduzindo à sua posição vertical. 67. O Grand Canyon, nos EUA, para além das suas paisagens assombrosas, apresenta expostos cerca de 2000 milhões de anos da história geológica desta região da Terra. É um vale largo e profundo, que foi escavado pelo rio Colorado e pelos seus afluentes. Ao longo do curso do rio Colorado, foram construídas barragens que controlaram o seu caudal e alteraram o regime de cheias. O bloco diagrama da Figura seguinte representa, de forma muito simplificada, as formações geológicas existentes num local do Grand Canyon.

Figura – Corte transversal de um local no Grand Canyon

Pág. 87 de 90

Preparação Teste Intermédio

67.1. Seleccione a única alternativa que permite obter uma afirmação correcta. No corte geológico representado, (A) as falhas ocorreram após a deposição da série estratigráfica II. ____ (B) o vale do Grand Canyon é mais antigo do que a série estratigráfica II. ____ (C) a série estratigráfica I sofreu deformação e exposição subaérea. ____ (D) as séries estratigráficas I e II são contemporâneas. ____ 67.2. Seleccione a única alternativa que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obter uma afirmação correcta. As falhas representadas são ____, dado que o tecto ____, relativamente ao muro. (A) normais … desceu. ____ (B) normais … subiu. ____ (C) inversas … desceu. ____ (D) inversas … subiu. ____ 67.3. Seleccione a única alternativa que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obter uma afirmação correcta. Em consequência da construção de barragens no curso do rio Colorado e por este ter alcançado rochas mais ____ à meteorização, a erosão provocada pelo rio ____. (A) vulneráveis … aumentou. ____ (B) vulneráveis … diminuiu. ____ (C) resistentes … aumentou. ____ (D) resistentes … diminuiu. ____ 67.4. Há cerca de 10 milhões de anos, devido a fenómenos tectónicos, ocorreu uma elevação da crosta na zona onde viria a formar-se o Grand Canyon. Antes desse fenómeno, o rio fluía numa zona plana pouco acima do nível do mar. Após essa elevação, a acção do rio foi decisiva para a formação do vale do Grand Canyon. Explique de que forma essa elevação da crosta contribuiu tão decisivamente para a formação do Grand Canyon. A resposta deve abordar os seguintes tópicos: • a subida do leito do rio (em relação ao nível do mar) estabeleceu um maior declive, o que aumentou a força da corrente; • o aumento da força do agente de transporte (da água) provocou maior erosão, escavando o vale.

Pág. 88 de 90

Preparação Teste Intermédio

67.5. Faça corresponder a cada uma das afirmações de A a E o respectivo conceito, utilizado para a reconstituição da história da Terra, indicado na chave. Afirmações A – Assume que as leis físicas são válidas, independentemente do espaço e do tempo. VI B – Atribui um valor numérico, expresso em unidades de tempo. V C – A sua aplicação atribui uma idade superior aos estratos mais profundos, relativamente aos superficiais. I D – Resultou da preservação de seres vivos com distribuição estratigráfica limitada. VII E – Estratos rochosos idênticos separados por um vale constituíram, no passado, um único estrato. II Chave I – Princípio da sobreposição II – Princípio da continuidade lateral III – Princípio da identidade paleontológica IV – Idade relativa V – Idade radiométrica VI – Princípio do actualismo VII – Fóssil indicador de idade VIII – Fossilização 67.6. Seleccione a única alternativa que permite obter uma afirmação correcta. As rochas que se encontram na base do Grand Canyon pertencem, possivelmente, a um escudo continental, porque este tipo de formação… (A) é constituído, essencialmente, por rochas sedimentares. ____ (B) corresponde a zonas mais recentes do continente americano. ____ (C) é constituído por rochas intensamente metamorfizadas. ____ (D) corresponde a zonas de orogenia recente. ____ 67.7. A barragem de Hoover, construída no rio Colorado, a jusante do Grand Canyon, originou o lago Mead, que corresponde à sua albufeira. Após o seu enchimento, em 1935, ocorreram, nos anos seguintes, mais de 600 sismos locais. Estes sismos foram condicionados por diversos factores, como as condições geológicas e hidromecânicas específicas da área, a carga suplementar causada pelo reservatório e a dinâmica da variação do nível da água do lago. 67.7.1. Seleccione a única alternativa que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obter uma afirmação correcta. A construção da barragem de Hoover provocou o aumento da sismicidade, o que permitiu concluir que a carga suplementar causada pelo reservatório ____ as tensões ao nível das ____ existentes. (A) diminuiu … falhas. ____ (B) aumentou … falhas. ____ (C) diminuiu … dobras. ____ (D) aumentou … dobras. ____

Pág. 89 de 90

Preparação Teste Intermédio

67.7.2. Seleccione a única alternativa que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços seguintes, de modo a obter uma afirmação correcta. A ____ dos sismos, definida rigorosamente por Richter, permite avaliar a energia libertada no ____. (A) intensidade … hipocentro. ____ (B) magnitude … epicentro. ____ (C) magnitude … hipocentro. ____ (D) intensidade … epicentro. ____

Pág. 90 de 90

Preparação Teste Intermédio

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF