Cópia de Pedro Zanini Campos

March 29, 2023 | Author: Anonymous | Category: N/A
Share Embed Donate


Short Description

Download Cópia de Pedro Zanini Campos...

Description

 

LAUDO DE AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA OBS.: “Em virtude dos prejuízos que podem advir para o paciente, assinala-se o caráter confidencial desse documento e a responsabilidade de quem o receber de preservar sigilo, conforme o artigo 06/2005 do Código de ética Profissional do Psicólogo. “

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Nome: Pedro Zanini Campos Idade durante a Avaliação: 22 anos e 8 meses Data de Nascimento: 17/07/1999 Escolaridade: Graduando em Bacharelado em Economia Profissão: Estudante e Estagiário em um Banco Estado Civil: Solteiro Naturalidade: Porto Alegre-RS Dominância Manual: Sinistra Nome da Mãe: Luciana Rossi Zanini Nome do Pai: João Pedro de Borba Campus Solicitado por: Guacira Rosa Paz Oliveira dos Santos-Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta Período de avaliação: final de fevereiro a início de abril de 2022   Local de avaliação: Clínica Privada Avaliado por: Patrícia Drewlo-CRP 07/12921  DESCRIÇÃO DEMANDA O jovem Pedro foi avaliado a pedido de sua Psicóloga Clínica para investigação de seu perfil cognitivo global e emocional a fim de auxiliar no estabelecimento de estratégias e alvos de tratamentos. Ele  pPossui  pP ossui as hHipóteses hHipóteses diagnósticas iniciais de Transtorno do Espectro Autista e Depressão  Maior  por   por parte de sua Psicóloga Psicoterapeuta. A investigação ocorreu entre o final do mês de fevereiro a metade de abril de 2022 e foi desenvolvida em 10 sessões de uma hora incluindo duas sessões de entrevista clínica de anamnese com Pedro, duas com sua mM mMãe, ãe, outra sessão devolutiva para o paciente e familiares. A avaliação foi feita de forma parcialmente parcialmente online (uma com Pedro e duas com sua Mãe) e as outras com Pedro foram de forma  presencial. Na entrevista devolutiva devolutiva ocorreu a entrega de uma uma via do Laudo para os Pais e para Pedro. Como motivação queixas principais apresentaexecução sinais dededéficits de atenção, executivas  planejamento, e procrastinação atividades diárias e funções acadêmicas), avolia(organização, (desinteresse em atividades sociais e acadêmicas) e apatia relacionada a comunicação e interação social. Apresenta ainda, movimentos estereotipados de de enrolar e mexer os cabelos desde a infância, andar de de um lado para o outro escutando músicas em seu quarto, rituais de ir ao banheiro algumas vezes pela manhã para evacuar, mesmo sem vontade e ritual de abrir a porta várias vezes a porta do banheiro para verificar se fechou a torneira. Pedro nasceu gravidez trigemelar (possui um irmão e uma irmã), segundo relatos de sua mM mMãe ãe não teve intercorrências durante a gestação que pudessem interferir em seu desenvolvimento. Nasceu de 23 semanas com 2Kg e teve Índice de Apgar 8,0. Ficou 6 horas na Unidade de Tratamento Intensivo para auxiliar na respiração. Após o nascimento, nascimento , constatou-se Estenose Hipertrófica do Piloro e realizou cirurgia obtendo boa recuperação. A mãe Pedro reporta que em seu histórico desenvolvimental na área da linguagem fazia trocas consonantais como da letra “s” pela letra “z.” Fez acompanhamento Fonoterápico em torno de 4

Página 1 de 16

 

anos tendo melhoras. Com 11 anos de idade realizou cirurgia de Estenose Testicular. Atualmente, realiza acompanhamento Psiquiátrico e Psicoterápico de forma regular. Faz uso de Ccloridrato Ccloridrato de Ss Ssertralina ertralina (75mg, 1 vez ao dia dia). ). Seg Segund undoo sua sua Psiqu Psiquiat iatra ra e Psi Psicól cóloga oga,, Ped Pedro ro obtev obteve-s e-see mel melhor horaa par parcia ciall dos sint sintoma omass depressivos (avolia, ansiedade, insônia e pensamentos negativos para o futuro) após o uso da medicação e contin con tinuid uidade ade dos sin sintoma tomass cog cognit nitivo ivoss com comoo os sin sinais ais de déf défici icitt de ate atençã nçãoo e pre prejuí juízos zos nas fun funçõe çõess executivas.

INSTRUMENTOS/ TAREFAS E PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA AVALIAÇÃO  

 

Entrevista Clínica e de Anamnese com paciente e familiar (Mãe) Entrevista Clínica Semiestruturada baseada no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais-DSM-V (Cordioli, 1994) Contato com a Psiquiatra e com a Psicóloga que acompanham o caso Inventário de Depressão de Beck-BDI-II (Adaptação Brasileira, Beck. Aaron) (Pearson, 2011) e Inventário Breve de Sintomas-BSI (Degoratis, 2019)





Bateria Fatorial de Personalidade-BFP (Pearson (Pearson,, 2016) Escala de Resposividade Social-SRS 2 (respondida por Pedro e Pais) (John N.C., 2020)



Questionário de Esquemas de Young (Young, et al., 2003; Añez, Reis & Petroski 2008)





Questionário MAT-SNAP-IV-Escala de Pontuação para pais e professores (respondidas pelos pais e Pedro) (Mattos, P. 2006); Teste Projetivo Gráfico–HTP-House, Tree, Person (Desenho da casa, árvore e pessoa) (Buck., 2003) e tarefas projetivas

 





 







Escala Wechsler abreviada de Inteligência-WASI (Trentini, 2014); Escala de Avaliação de Disfunções Executivas de Barkley (Adaptação Brasileira da Barkley Deficits in Executive Function Scale (Godoy V., 2018) Teste Projetivo Gráfico–HTP-House, Tree, Person (Desenho da casa, árvore e pessoa) (Buck., 2003) e tarefas projetivas Teste de Aprendizagem auditivo-verbal de Rey-RAVLT (De Paula, 2018) Figura Complexa de Rey–Cópia, Aprendizado e Evocação-Figura A (Rigoni, 2016) Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA) – (Rueda, F. J. M. Vetor, 2013) Tarefas de processamento de prosódia linguística e emocional, de resolução de problemas diários e  processamento de inferências criados pela Psicóloga Maila Holz e tarefa de avaliação das Habilidades Sociais, Julgamento Crítico e Formação de Conceito (criada pela avaliadora) Tarefas do Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve-NEUPSILIN: Orientação temporal e espacial Tarefas ecológica da escrita da Autobiografia (avaliação de memória anterógrada e aspectos gerais da vida pregressa)

Página 2 de 16

 

CARACTERÍSTICAS DURANTE A AVALIAÇÃO Apresentou bonscom cuidados pessoais Sua e colaborativo durante todo o processo avaliação e ecapacidade de estabelecer vínculo a avaliadora. fala apresentou-se de forma clara,deespontânea com boa fluência verbal.

RESULTADOS E INTERPRETAÇÃO A seguir será demonstrado o seu desempenho em cada uma das funções avaliadas. Os resultados obtidos na presente avaliação estão correlacionados à idade cronológica e escolaridade, bem como são resultantes da compilação de dados colhidos ao longo da avaliação com o paciente e seus familiares, de testes e tarefas padronizados. Levam-se em consideração os aspectos socioculturais e emocionais do paciente no momento atual.

1 - AVALIAÇÃO NEUROCOMPORTAMENTAL, EMOCIONAL E DE PERSONALIDADE 1.2-Inventário de Depressão de Beck-BDI II Escore: = 14 a 19 pontos-Sugestivo de Depressão Leve Total = 19 pontos - Obteve pontuação sugestiva para Quadro Depressivo Leve com sintomatologias relacionad relaci onadas as a desa desanimo nimo referente ao futur futuro, o, ansie ansiedade dade significa significativa, tiva, falta de praze prazerr em ativi atividades dades diárias, sentimentos punitivos consigo mesmo, desinteresse em relações interpessoais, fadiga física e mental e déficits atencionais. 1.3- Inventário de Sintomas Breves-BSI Somatização: A dimensão de Somatização reflete o distresse (estresse excessivo) causado pelas  percepções de disfunção corporal. Os itens se concentram em queixas cardiovasculares, gastrintestinais e respiratórias; outros sistemas com forte mediação independente também estão incluídos. Dor e incômodo nos músculos e equivalentes somáticos adicionais de ansiedade também são componentes de somatização. O nível de somatização encontrado em Pedro está no nível da média normativa, estando dentro do que é esperado. Obsessivo-Compulsivo lsivo inclui sintomas que são frequentemente Obsessivo Compulsivo: A dimensão Obsessivo-Compu identificados com condições clínicas padrão com o mesmo nome da dimensão. Essa medida se concentra em  pensamentos, impulsos e ações que são vivenciados como incessantes ou irresistíveis pelo indivíduo, mas são de uma natureza indesejada ou estranha ao ego. Comportamentos e experiências de um déficit de desempenho cognitivo mais geral também estão incluídos nesta medida. O nível de sintomas obsessivocompulsivos respondidos por Pedro tiveram resultados extremamente acima da média. Os sintomas devem ser avaliados de modo mais aprofundado clinicamente para determinar se estão associados a dificuldades no desempenh dese mpenhoo cogni cognitivo, tivo, que podem estar relacionad relacionados os a ques questões tões secundár secundárias ias à ansie ansiedade dade ou a trans transtorno tornoss obsessivos-compulsivos. Sensibilidade Interpessoal:  A dimensão de Sensibilidade Interpessoal centra em sensações de inadequação e inferioridade pessoal, particularmente em comparação a outras pessoas. Autodepreciação, dúvi dúvida da de si me mesm smoo e incô incômo modo do perc percep eptív tível el dura durant ntee inte intera raçõ ções es inte interp rpes esso soai aiss são são mani manife fest staç açõe õess

Página 3 de 16

 

características desta dimensão. Há algumas evidências que sugerem que Pedro está tendo dificuldades com sentimentos de inadequação pessoal e considerações sobre a autoestima desvalorizada. Depressão:  Os sintomas da dimensão de Depressão refletem um intervalo representativo das indicações de depressão clínica. Sintomas de afeto e humor disfórico são representados como uma falta de motivação e perda de interesse na vida. Os resultados encontrados em Pedro indicaram níveis extremamente altos de sintomas de depressão. Elevações dessa magnitude sugerem fortemente a presença de um transtorno depressivo primário, ou a possibilidade de depressão secundária a outro transtorno psicológico. Ansiedade: São sinais gerais, como nervosismo e tensão, estão incluídos na dimensão de Ansiedade, assim como ataques de pânico e sensações de terror. Componentes cognitivos envolvendo sensações de  preocupação e alguns correlatos somáticos de ansiedade também estão incluídos como componentes da dimensão. Foi evidenciado um nível extremamente alto de ansiedade no perfil deste (a) respondente e que é consistente com o surgimento de um transtorno psiquiátrico dessa natureza. Hostilidade:  A dime dimens nsão ão de Ho Host stil ilid idad adee incl inclui ui pens pensam amen ento tos, s, sens sensaç açõe õess ou açõe açõess que que são são característicos do estado de afeto negativo de raiva. O nível de sintomas de raiva, hostilidade e frustração no  perfil da Sra. Iara respondente respondente está em faixas méd médias, ias, estando dentro do que é esperado nesse grup grupo. o. Ansiedade Fóbica: é definida como uma resposta de medo persistente a uma pessoa, local, objeto ou situação específica, irracional ou desproporcional ao estímulo e provoca um comportamento de fuga ou evitação. Os itens desta dimensão se concentram nas manifestações mais patognomônicas e perturbadoras de comportamento fóbico. Não há evidências clinicamente significativa de ansiedade fóbica presente no perfil de Pedro. Ideação Paranóide:  A dimensão de Ideação Paranoide representa o comportamento paranoide fundamental funda mentalmente mente como uma manei maneira ra de pens pensar ar desor desordena denada. da. As carac característ terísticas icas cardinais de pensamento pensamento  projetivo, hostilidade, desconfiança, grandiosidade, centralidade, medo de perda de autonomia e delírios são vistas como os aspectos principais deste transtorno. A manifestação de ideação paranoide perfil de Pedro está ligeir ligeirame amente nte ele elevad vada, a, mas não tem mag magnit nitude ude clínic clínicaa suf sufici icient entee par paraa ser alvo de ate atençã nçãoo esp especi ecial. al. Psicoticis Psico ticismo: mo: A escala de Psicoticismo foi desenvolvida para representar o construto como uma dimensão contínua de experiência humana. Itens   indicativos de um estilo de vida afastado, isolado e esquizoide foram incluídos, pois eram sintomas de primeira ordem de esquizofrenia, como   controle dos  pensamentos. O escore escore de Psicoticismo de Ped Pedro ro encontra-se extremamente alto.

1.4. Bateria Fatorial de Personalidade-BFP

Página 4 de 16

 

1.5- Escala de Responsividad Responsividadee Social-SRS-2

Página 5 de 16

 

Adulto Heterorrelato (Respondido pela Mãe)

Adulto Autorrelato (Respondido por Pedro)

Página 6 de 16

 

Página 7 de 16

 

Ao longo da avaliação Pedro apresentou boa fluência verbal, fala espontânea com discurso coerente,  pensamento lógico com sequência satisfatória e contato formal com a realidade preservado. Mostrou-se orientado no tempo e espaço, com boa percepção do ambiente e de si mesmo. De acordo com os relatos de sua Mãe, o desenvolvimento de Pedro foi dentro do esperado e de acordo com os marcos típicos de desenvolvimento de forma global. Segundo sua Mãe, o comportamento de Pedro na infância, era mais quieto e tímido do que seus irmãos gêmeos no que se refere a interação social. A gravidez foi planejada e desejada pelos Pais. Pedro e seus irmãos gêmeos nasceram no município de Porto Alegre, na época moravam com outros 7 familiares na casa da família de origem da Mãe. Após esse  período moraram por um tempo na casa própria da família (Pedro, irmãos e Pais). Com 4 anos de idade a família mudou-se para o município de Campinas-SP em função do trabalho do Pai. Morou em Campinas até 17 anos de idade e retornou para Porto Alegre. Segundo relatos de sua Mãe, Pedro não apresentou dificuldades específicas de aprendizagem formal cio da vida escolar. Porém, Pedro conta que semp sempre re teve dificuld dificuldades ades relacion relacionadas adas a capac capacidade idade de no iníi iníicio concentração e memorização de novos conteúdos formais. Recebia suporte de sua irmã para estudar para as  provas e tarefas de casa casa e conta que “após realizar as provas esquecida do conteúdo.” conteúdo.” sempre conviveu bastante comQuando seus irmãos e relacionava-se os mesmos amigos e colegas de aula Pedro durante a infância e adolescência. chegou o período de com realizar o Vestibular e fazer sua escolha Profissional relata sentir-se mais ansioso, deprimido do que ao habitual em relação ao futuro e aos relacionamentos interpessoais. Há relatos por parte de Pedro e sua Mãe que Pedro apresentou pensamentos suicidas após o retorno para Porto Alegre para realizar o Vestibular enquanto seus familiares ainda moravam em São Paulo e estavam fazendo a transição de residência e cidade. As dificuldades de inibição social, procrastinação das atividades acadêmicas e sintomas depressivos e ansiosos foram agravadas no período de isolamento social no ano de 2020 causada na Pandemia pelo COVID-19. Pedro refere não sentir saudades do ambiente acadêmico, dos colegas e dos encontros fora do ambiente acadêmico e social. Segundo os instrumentos padronizados e das entrevistas clínicas realizadas ao longo da avaliação Pedro sugeriu um perfil psicodinâmico de personalidade   com boa tolerância a frustração tendendo a ser   ponderado no que diz e faz, conseguindo controlar os impulsos nos aspectos corporais para expressar suas ideias, opiniões ao solucionar problemas e defender seus interesses. Por outro lado, indicou um padrão comportamental com sentimentos de inferioridade, medo de que  pessoas importantes venham a deixa-lo em decorrência de seus erros, insegurança, dependência de pessoas  próximas (como seus irmãos e pais) e certa dificuldade ao tomar algumas decisões, mesmo em situações triviais trivia is do dia a dia. Comporta Comportamento mento procras procrastinado tinador, r, tendo grande dificulda dificuldade de para iniciar tarefas, mesmo que simples. Apresenta também dificuldade para manter a motivação em afazeres longos ou difíceis, tendendo a abandoná-las antes de sua conclusão. Tendência a necessitar de estímulo externo para levar  adiante seus planos e, com frequência, as abandona. Expectativas negativas e catastróficas em relação ao futuro (medo de não conseguir estágios e concluir a Graduação, ter trabalho formal e tornar-se mendigo de rua). Estes aspectos de psicodinâmica de funcionamento depressivo, ansioso e de vulnerabilidade em sua  personalidade fazem com que Pedro tenha dificuldades em acreditar e viver as novas adaptações a mudança/retorno a Porto Alegre-RS, a entra a Universidade e conquistar novos amigos em ambientes sociais e acadêmicos.

Página 8 de 16

 

2 - CAPACIDADE INTELECTUAL GLOBAL Obs: DP= Desvio Padrão

2.1 - Teste de Aprendizagem auditivo-verbal de Rey - RAVLT Memória Imediata: Treino 1: 6/15 palavras (-0,29 DP) Percentil: 50%-Dentro do Esperado Treino 2: 10/15 palavras (0,5 DP) Percentil: 75%-Dentro do Esperado Trei Treino no 3: 11/15 1/15 pal palavra avrass (-0 (-0,5 ,544 D DP P) Perce ercenntil: til: 50% 50%-D -Den entr troo ddoo E Esspera perado do Trei Treino no 4: 8/15 /15 pala palavvras ras (-1 (-1,4 ,411 DP) Perce ercenntil: til: 5% 5%-A -Aba baix ixoo do Es Espper erad adoo Trei Treino no 5: 9/15 /15 pala palavvras ras (-1 (-1,4 ,455 DP) Perce ercenntil: til: 5% 5%-A -Aba baix ixoo do Es Espper erad adoo Trei Treino no 6: 9/15 /15 pala palavvras ras (-0 (-0,7 ,733 DP) Perce ercenntil: til: 25% 25%-A -Aba baix ixoo do Es Espper erad adoo Lista B: 4/1Distratora: 5 (-0,94 DP) Evocação tardia: A7 (20min): 9/15 palavras (-0,86 DP) Reconhecimento: 38/50 (5,65 DP)

Percentil: 5%-Abaixo do Esperado Percentil: 25%-Abaixo do Esperado Percentil: 95%-Acima da Média

2.2 - Figura Complexa de Rey–Cópia, Aprendizado e Evocação-Figura A Cópia: 34 pontos Percentil: 100%-Média Superior Tempo: 3 m Memória: 25 pontos Percentil: 90%-Média Superior Tempo: 2min A análise qualitativa sugere resultados acima esperado na organização visuo-espacial, percepção visual, planejamento e desenvolvimento de estratégias. Indicou resultados acima da média para precisão e riqueza e cópia. Na segunda figura lembrou-se dos detalhes de forma geral da primeira figura, sugerindo boa capacidade de memória recente visual. 2.3 - Questionário MAT-SNAP-IV-Escala de Pontuação para pais e professores (respondida por Pedro) Pontuação para Déficit de Atenção: 4/5 pontos Pontuação para Hiperatividade: 0/5 pontos 2.4 - Escala de Avaliação de Disfunções Executivas de Barkley-BDEFS (Tabela por idade) F1 Gerenciamento de tempo: 52 Pontos Brutos-Percentil: 80%-Acima da Média F2 Organização e resolução de problemas: 89 Pontos Brutos-Percentil: > 99 %-Acima da Média F3 Autocontrole: 22 Pontos Brutos-Percentil: 5%-Abaixo da Média F4 Motivação: 20 Pontos Brutos-Percentil: 65%-Média Inferior  F5 Regulação Emocional: 18 Pontos Brutos-Percentil: 20% Inferior 

Página 9 de 16

 

F6 Índice de FE-TDAH: 19 Percentil: 50%-Médio Escore Total: 16 Percentil: 50%-Média

2.5 – Tarefa de Compreensão Social Sugeriu boa capacidade nas habilidades inerentes aos relacionamentos sociais e julgamento crítico e boa capacidade em exprimir suas experiências no convívio social.

2.6 – Processamento de Prosódia Linguística e Emocional  Não apresentou dificuldades dificuldades na linguagem pragmática para interpretar interpretar e expressar sentimentos sentimentos em relações sociais. 2.7 - Tarefa de resolução de problemas Indicou boa capacidade de gerir e resolver problemas encontrados no dia-a-dia.

2.8 - Tarefas do Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve – NEUPSILIN Orientação Temporo-espacial: 4/4 DP:0,0 Orientação Espacial: 4/4 DP: 0,0 A análise quantitativa nos resultados destas tarefas obteve resultados dentro do esperado. Porém, na analise qualitativa em seu dia-a-dia, Pedro refere ter “péssimo senso de percepção e localização espacial”. Possui dificuldades para saber nomes de rua, local onde encontra-se e para fazer novas aprendizagens destas informações.

2.9 - Testes de Atenção Alternada e Dividida-Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção-BPA Atenção Concentrada Atenção Dividida: Atenção Alternada: Atenção Geral:

Escore: 117 pontos Escore: 118 pontos Escore: 120 pontos Escore: 355 pontos

Percentil: 99% Percentil: 99% Percentil: 99% Percentil: 99%

2.10 - Escala Wechsler abreviada de Inteligência-WASI Vocabulário: Escore T: 40-Abaixo do Esperado Cubos: Escore T: 51-Acima do Esperado Semelhanças: Escore T: 41- Abaixo do Esperado Raciocínio Matricial: 52-Acima do Esperado QI Verbal: 84-Médio Inferior  QI Execução: 99-Médio QI Total: 90-Média Os subtestes da WASI têm funções distintas no que diz respeito aos domínios cognitivos avaliados e Pedro sugeriu resultados heterogêneos entre si. Em relação ao desempenho no subteste Vocabulário, obteve um escore T de 40 nessa medida que avalia as habilidades cristalizadas da inteligência, consistindo em uma tarefa que avalia genericamente o desenvolvimento da linguagem, o que implica conhecimento semântico e

Página 10 de 16

 

conhecimentos adquiridos ao longo dos anos. No subteste Cubos, apresentou um escore T de 51 nessa tarefa que avalia a expressão de habilidades visuoespaciais e visuoconstrutivas e considera o tempo de realização da tarefa. Já no subteste Semelhanças, obteve um escore T de 41 nessa medida que avalia a formação de concei con ceitos tos ver verbai bais, s, rac racioc iocíni ínioo ver verbal bal abs abstra trato to e hab habilid ilidade ade int intele electu ctual al ger geral. al. Com relaçã relaçãoo ao sub subtes teste te Raciocínio Matricial, obteve escore T de 48 nessa tarefa de raciocínio fluido e habilidade intelectual geral. Em relação ao QI Verbal da WASI, que é uma medida do conhecimento adquirido, raciocínio verbal e atenção à informação verbal, obteve escore de 84 (com intervalo de confiança de 95% entre 78 e 92), classificado como Médio Inferior. No que se refere ao QI de Execução, que é uma medida de raciocínio fluido, processamento espacial, atenção a detalhes e integração visuomotora, demonstrou escore de 99 (com intervalo de confiança de 95% entre 93 e 105), desempenho classificado como Médio. Por fim, apresentou um QI Total 4 de 90 (co (com m interv intervalo alo de confi confianç ançaa de 95% ent entre re 85 e 96), o que corresponde a uma

classificação de desempenho Médio.

CONCLUSÕES Os dados levantados na presente avaliação, permitem inferir que Pedro no momento atual, apresenta um des desemp empenh enhoo cog cognit nitivo ivo Méd Médio io (QI (QI Tot Total= al= 90 90)) de aco acordo rdo com su suaa ida idade de cro cronol nológ ógica. ica. De Demon monstr straa capacidade de raciocinar, lidar e operar, com propósito racional e afetivamente com o seu meio ambiente, mostrando-se preservado para essas funções cognitivas. Desst Des staa forma, observa-se preservadas as funções de inteligência geral, indicando ter um pouco mais de facilidade em resolver problemas práticos do dia-a-dia do que problemas abstratos. Indicou alterações nos domínios verbais para novas aprendizagens semânticas, conhecimentos adquiridos ao longo dos anos, para raciocínio verbal na cognição geral. As funções executivas (na iniciação, realização e motivação), motivação) ,  de Pedro indicaram dificuldades emocionais no âmbito de motivação e cognitivas no âmbito de flexibilidade mental para iniciar e finalizar  tarefas das quais não sejam do seu desejo e interesse (como escrever um texto referente as atividades  por exemplo). Da mesma forma, sugeriu-se presença de prejuízos na flexibilidade escolares e tarefas diárias,; diárias,; por cognitiva e falhas no controle inibitório sobre o sistema atencional, responsável por suprimir respostas automáticas e a interferência de estímulos distratores externos e motivações internos (inibição de estímulos cognitivos e emocionais). Esses achados indicam uma sobrecarga em seu sistema de funções executivas (sistema responsável pelo controle e monitoramento das emoções e ações), impactando também na eficiência de seus componentes de memória de trabalho (armazenamento e manipulação deles) que são responsáveis  pela manutenção das tarefas. Pedro demonstra um perfil de disfunção executiva secundária aos aspectos emocionais atuais e de seus traços de personalidade.  Na tarefa da avaliação da memória episódica e do aprendizado de conteúdo verbal no Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey (RAVLT), demonstrou oscilações e flutuações na aprendizagem auditivo-verbal. Ele conseguiu realizar a aprendizagem, inicialmente, e, e , depois teve alerta de prejuízos para reter a informação ao ser exposto algumas vezes a lista de palavras (memória de curto e longo prazo). Ainda assim, houve consolidação do material exposto, visto que a habilidade de reconhecimento obteve resultados acima da média. Esses dados indicam que durante o processo de codificação da informação Pedro demonstra oscilações motivacionais inerentes ao quadro.

Página 11 de 16

 

Mais especificamente quanto aos aspectos atencionais, identificou-se facilidades para manter o foco da atenção na mesma atividade durante um período específico e longo de tempo (atenção concentrada e sustentada). Por outro lado, percebeu-se dificuldades relacionadas a flexibilidade cognitiva nas atividades (atenção dividida e alternada) entre uma atividade e outra nas atividades diárias e laborais (ex; fazer  trabalhos acadêmicos, assistir aulas online e tarefas domésticas). encontram m-se preservadoas preservadoas   naos aspectos da linguagem referentes à  Na área da linguagem, Pedro encontra capacidade de compreensão verbal, linguagem compreensiva e expressiva com vocabulário rico no acesso léxico-semântico e a linguagem inserida num contexto social como social  como compreender entrelinhas, ironias e piadas (linguagem pragmática). pragmática).  No que tange a avaliação dos aspectos emocionais e subjetivos, Pedro indicou dificuldades para dividir seu tempo entre atividades que o motivem e prendam sua atenção para além de escutar músicas demonstrando um comportamento excessivo frente a issoe uso forma excessiva. excessiva. Ele pP pPossui ossui tendência a fuga de situações emocionais mais mobilizadoras que poderiam envolvê-lo afetiva e emocionalmente (buscar por  novas amizades amizades e partic participar ipar de grup grupos os sociais sociais,, como por exemplo) exemplo).. No que se refere à ansie ansiedade dade social social,, evidenciam-se dificuldades para estabelecer estímulos provenientes do ambiente externo, indiferenciação, timidez,o temor cauteladee não restrição nos contatos emocionais. Es stes Esst es comportamentos contra satisfação das necessidades afetivas (retraimento afetivo).podem estar ligados a defesas Os pensamentos recorrentes, persistentes, impulsivos e sem controle fazem com que Pedro tenha comportamentos compulsórios (escutar músicas, andar de um lado para outro em seu quarto, abrir e fechar a exemplo;));  e, principalmente  principalmente,,  porta do banheiro várias vezes para verificar se a torneira está fechada,  por exemplo; comportamentos ritualísticos com a higiene de ir ao banheiro várias vezes pela manhã antes de sair de casa  para evacuar . Frente aos dados obtidos a partir de entrevistas dos aspectos cognitivos, socioemocionais e de  personalidade há hipótese sugestiva de que Pedro apresente um podem ser indicativos do do   Transtorno Obsessivo-Compulsivo Transtorno (DSM-5 300.3 ou CID 10 F 42.2) com comorbidade de um Transtorno Depressivo Maior com Episódio recorrente (DSM-5 296.32 ou CID 33.1) 33.1).. No qual Pedro mantém atualmente o com humor com humor deprimido a maior parte do dia, sentimentos de culpa e inutilidade, pensamentos catastróficos, déficits de atenção e procrastinação na iniciação e finalização das tarefas diárias e acadêmicas. Além disso, os sintomas de obsessões de pensamentos intrusivos agravam o sintoma físico de compulsão indicando uma necessidade de Pedro realizar os comportamentos para extravasar as desregulações emocionais associadas ao quadro. Devido a excessiva intrusão de pensamentos obsessivo Pedro sobrecarrega o sistema de controle mental men tal (fu (funçõe nçõess exe execut cutiva ivas) s) de for forma ma que apr aprese esenta nta dif dificu iculda ldade de no ger gerenc enciam iament ento, o, org organi anizaç zação ão,,  planejamento de atividades de vida diária o levando, consequentemente, a procrastinação, ruminação de  pensamento, dificuldades em criar diferentes estratégias e freio freio de pensamentos. Te Tend ndoo em vist vistaa os aspe aspect ctos os anal analis isad ados os ao long longoo da aval avaliaç iação ão,, indi indica ca-s -see qu quee Pedr Pedroo re real aliz izee acompanhame acomp anhamento nto espe especializ cializado ado Psico Psicológic lógicoo Psico Psicoteráp terápico ico para traba trabalhar lhar suas dific dificuldad uldades es cogn cognitivas itivas,, emocionais estruturais de desenvolvimento de ciclo vital. Conjuntamente, indica-se retorno a Psiquiatra para reavaliação clínica e medicamentosa se necessária e devolução do Laudo. Por fim, orienta-se reavaliação em um tempo de 12 meses para avaliação sistemática, a fim de melhorar a qualidade de vida emocional, social e acadêmica de Pedro.

Página 12 de 16

 

Os achados encontrados nessa avaliação referem-se ao presente momento da cognição e ao material clínico utilizado de Pedro podendo sofrer alterações de acordo com as etapas de desenvolvimento e ao engajamento aos tratamentos indicados. Quaisquer mudanças ocorridas na vida de Pedro podem acarretar  alterações cognitivas e emocionais se fazendo necessário uma reavaliação neuropsicológica.

Página 13 de 16

  

ENCAMINHAMENTOS E CONDUTAS SUGERIDAS Diante dos resultados acima, sugere-se como indicações terapêuticas:     

Reavaliação junto ao médico especialista a partir do diagnóstico; Acompanhamento Psicológico Psicoterápico individual e orientação familiar; Reavaliação neuropsicológica sistemática complementar após 12 meses.

Eu adicionaria Pati sugestões de vida diária na qual ele pudesse estimular as funções executivas em casa com  práticas e/ou mudanças da rotina. Coloco-me à disposição para eventuais esclarecimentos. Porto Alegre, de 2022.

Observação: Os referidos resultados são de conteúdo sigiloso e devem ser utilizados por profissionais envolvidos no manejo clínico deste paciente. Os resultados apresentados devem ser utilizados a fim de ajudar na compreensão do caso  para elaboração de plano de atendimento adequado. Visando a proteção do avaliado, desaconselha-se o uso fora deste contexto para sua proteção. A presente avaliação é situacional e deve ser considerada em sua natureza dinâmica, não cristalizada e nem definitiva. A utilização que venha ser feito deste material é de inteira responsabilidade dos  profissionais e responsáveis responsáveis pelo avaliado. Este Laudo é composto composto de 10 laudas.

Página 14 de 16

 

REFERÊNCIAS

Americ Ame rican an Psy Psycho cholog logica icall As Assoc sociat iation ion (AP (APA). A). (20 (2010) 10).. AP APA A Pro Profes fessio sional nal Pra Practic cticee Gui Guidel deline ines. s. Lin Link: k: https://www.apa.org/practice/guidelines https://www.apa.org/practice/guidelines.. Barkley, R. A. (2011). Barkley Deficits in Executive Functioning Scale. Guilford Press: New York. Beck, A. T., Steer, R. A., & Brown, G. (1996). Beck Depression Inventory–II. https://doi.org/https://doi.org/10.1037/t00742-000 Gorenstein Gore nstein,, C., Pang Pang,, W. Y., Arg Argimon, imon, I. de L., & Welan Welang, g, B. S90. G. (2014). Inven Inventário tário de depressão de Beck - BDI-II. São Paulo: Casa do Psicólogo. Bosa, C.A.Teixeira, M. Autismo: Avaliação psicológica e neuropsicológica. São Paulo: Editora Hogrefe. Buck, J. N. (2003). HTP Manual e Guia de Interpretação. São Paulo: Vetor. Dalgorrando, Paulo (2019). Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais. Artmed. 3ª Ed.: Porto Alegre. Dumas J. E. (2011). Psicopatologia da Infância e Adolescência. 3 a Edição. São Paulo: Artmed. First,t, M. B., Williams Firs Williams,, J. B. Karg R. S. & Spitz Spitzer, er, R. L. (2017). Entre Entrevista vista clínica estru estruturad turadaa para os do DSM-5. Artmed: Porto(2009). Alegre.Neupsilin: Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Fonseca,transtornos P. R., Salles. F. J., Parente, M.A. Breve. Fonseca, R. P., Oliveira, C., Gindri, G., Zimmermann, N., Reppold, C. T., & Parente, M. A. de M. P. (2010). Teste Hayling: um instrumento de avaliação de componentes das funções executivas. In C. S. Hutz (Ed.), Avanços em avaliação psicológica e neuropsicológica de crianças e adolescentes. Casa do Psicólogo. Godoy Go doy,, V. P., Mat Mattos tos,, P., Malloy Malloy-Di -Diniz niz,, L. (2018) (2018).. Esc Escala ala de Av Avali aliaçã açãoo de Dis Disfun funçõe çõess Exe Execut cutiva ivass de Barkley. Hogrefe: São Paulo. John N. Constantino & Cristian P. Gruber (2020). Escala de Responsividade Social SRS-2. São Paulo: Editora Hogrefe. Paulo, Mattos. (2006) Apresentação de uma versão em português para uso no Brasil do instrumento MTASNAP SN AP-IV -IV de ava avalia liação ção de sin sintoma tomass de transt transtorn ornoo do déf défici icitt de aten atenção ção/hi /hiper perati ativid vidade ade e sin sintom tomas as de transtorno desafiador e de oposição. Link: Artigos Originais  Nunes, M. F. O. O. Bateria Fatorial de Personalidad Personalidadee (2016). São Paulo: Casa Casa do Psicólogo. Paula, J.Paulo: J. de, & Malloy-Diniz, Vetor Editora. L. F. (2018). Teste de Aprendizagem Auditivo-verbal de Rey (RAVLT). São Rey, A. (1958). L’examenclinique en psychologie. Paris: Presses Universitaires de France. Kessler, R.C.; Adler, L.; Ames, M.; Demler, O.; Faraone, S.; Hiripi, E. et al. (2005). The World Health Organization Adult ADHD Self-Report Scale (ASRS): a short screening scale for use in the general  population. Psychological Medicine, 35(2), 245-256. Rigoni, M. (2016). Figuras Complexas de Rey. São Paulo: Pearson. Rueda, F. Bateria Psicológica para Avaliação da Atenção (BPA) (2013). São Paulo : Vetor Editora. Sedó, Manuel (2007). O teste dos Cinco Dígitos. São Paulo: Hogrefe. Trentini, C. M., Yates, D. B., & Heck, V. S. (2014). Escala Wechsler Abreviada de Inteligência (WASI). São Paulo: Pearson Clinical. Wechsler, Wechs ler, D. (1999 (1999). ). Manua Manuall for the Wechs Wechsler ler abbr abbreviate eviatedd intel intelligenc ligencee scale (WASI) (WASI).. San Antonio: The Psychological Corporation.

Página 15 de 16

 

Young, J. E., Klosko, J. S., & Weishaar, M. E. (2003). Schema therapy: A practitioner's guide. Guilford Press: New York.

Página 16 de 16

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF