CONTROLE DA CORROSÃO

April 22, 2019 | Author: Natalia Nattystore | Category: Corrosion, Química, Materials, Physical Sciences, Ciência
Share Embed Donate


Short Description

Download CONTROLE DA CORROSÃO...

Description

CONTROLE DA CORROSÃO PRINCÍPIOS BÁSICOS NA ETAPA DE PROJETO

INTRODUÇÃO Corrosão pode ser definida como sendo a degradação de um metal através da reação com o ambiente que o circunda. Um componente tem três estágios importantes e o controle da corrosão é de tamanha importância: - Forma geométrica e estrutura

Projetista

- Escolha de materiais - Ambiente operacional - Uso de revestimentos protetores

Fabricante

Usuário

- Reprodução precisa do projeto - Uso dos materiais especificados - Uso do tratamento térmico correto - Uso das técnicas de fabricação correta - Aplicação correta dos revestimentos protetores Procedimentos corretos de manutenção - Uso de materiais corretos para substituir as partes corroídas - Manutenção do revestimento protetor

A falha do controle de corrosão em qualquer estágio, resulta na falha prematura da estrutura. Alteração do projeto, modificação do ambiente, aplicação de revestimentos de barreira, seleção de materiais e proteção anódica ou catódica.

CONCEITOS GERAIS ATRAVÉS DA ALTERAÇÃO DE PROJETO 1. EVITE O CONTATO ELÉTRICO ENTRE METAIS E LIGAS DIFERENTES Evite todos os pares bi metálicos (metais ou ligas) possíveis. A corrosão só acontecerá se for formada uma cela galvânica. Intercalar um isolante elétrico é a forma mais comum de se prevenir da corrosão galvânica. Outra solução é a pintura.

CORRIMÃO CONTENDO UM PAR GALVÂNICO (TUBO DE AÇO INOXIDÁVEL CONECTADO AO PERFIL DE AÇO CARBONO ATRAVÉS DE PARAFUSOS DE AÇO CARBONO)

2. EVITE CELAS DE AERAÇÃO DIFERENCIAL As diferenças de oxigenação do eletrólito causam as celas de aeração diferencial, que são mais comumente observadas, e costumam causar estragos ainda maiores. Qualquer situação onde a água estiver em contato com uma superfície pode desenvolver uma cela de aeração diferencial. O exemplos são: 

Frestas  –  Qualquer ponto onde duas superfícies metálicas são separadas por uma pequena distância é uma cela de corrosão em potencial.



Sujeiras depositadas - Sujeiras que absorvem ou mantém água, promovem a formação de pilhas de aeração diferencial.

3. PROMOVA A DRENAGEM E A VENTILAÇÃO Pontos de ferrugem serão observados após evaporação de água proveniente da chuva ou o orvalho, que umedecem uma estrutura metálica e cada gota age como uma cela de aeração diferencial.

SUGESTÕES DE DETALHAMENTOS PARA MINIMIZAÇÃO DA CORROSÃO

SUGESTÕES DE DETALHAMENTOS PARA MINIMIZAÇÃO DA CORROSÃO

4. EVITE O USO DE MATERIAIS ABSORVENTES (FELTRO, AMIANTO, TECIDO) EM CONTATO COM SUPERFÍCIES METÁLICA Muito utilizados como isolantes térmicos e acústicos, os materiais porosos e absorventes funcionam como uma “esponja”, possibilitando a ocorrência de celas de aeração diferencial na interface material absorvente/metal.

CONCLUSÃO Em ambientes externos ou úmidos, o detalhamento cuidadoso do projeto tem, em geral, um importante efeito no controle da corrosão. A prevenção da corrosão nasce com o calculista, e é de longe a maneira mais econômica de se atingir a vida útil da estrutura com os menores custos ao longo do tempo. É importante ressaltar que, em interiores secos, nenhuma precaução é necessária.

SISTEMAS DE UTILIDADES INDUSTRIAIS Karina Rodrigues Telles Marluce Nogueira Mateus

Engenharia  Mecânica  – 10º Período

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF