Consumíveis Do Processo MIG MAG

April 14, 2019 | Author: Pedro Rocha | Category: Alloy, Steel, Metals, Titanium, Manganese
Share Embed Donate


Short Description

Consumíveis do Processo MIG MAG...

Description

Consumíveis do Processo MIG MAG Prof. Luiz Gimenes Jr. Engº José Pinto Ramalho Os principais consumíveis utilizados na soldagem !G "G# s$o o arame%eletrodo e os gases de prote&$o. Os arames para soldagem s$o constituídos de metais ou ligas met'licas (ue possuem composi&$o (uímica# dureza# condi&)es superficiais e dimens)es *em controladas. "rames de m' (ualidade em termos destas propriedades citadas# podem produzir falhas de alimenta&$o# insta*ilidade do arco e descontinuidades no cord$o de solda. "rames de a&o +ar*ono geralmente rece*em uma camada superficial, de co*re com o o*-etivo de melhorar seu aca*amento superficial e seu contato elétrico com o *ico de +o*re. Os arames de a&o usados com prote&$o de +O contém maiores teores de /ilício e angan0s em sua composi&$o# devido a sua a&$o deso1idante. " sele&$o do arame a ser utilizado em uma dada opera&$o# é feita em termos da composi&$o (uímica do metal de *ase# do g's de prote&$o a ser usado e da composi&$o (uímica e propriedades mec2nicas dese-adas para a solda. " ta*ela relaciona as especifica&)es "3/ de arames para soldagem !G "G.

TABELA ESPECIFICAÇÕES AWS DE MATERIAIS DE ADIÇÃ PARA MIG MAG Es!eci"ic#$%o

M#&eri#is

 "3/ % " 4.56

"lumínio e suas suas ligas

 "3/ % " 4.7

+o*re e suas suas ligas

 "3/ % " 4.8

"&o in91 e a&os a&os com alto +r 

 "3/ % " 4.5:

;í(uel e suas suas ligas

 "3/ % " 4.5<

=it2nio e suas ligas

 "3/ % " 4.5>

"&o +ar*ono +ar*ono e *ai1a liga liga

 "3/ % " 4.58

agnésio e suas ligas

 " interpreta&$ interpreta&$o o da especifica&$o especifica&$o para para arames utilizados utilizados na soldagem soldagem de de a&os ao +ar*ono +ar*ono é apresentada na figura a seguir.

T#'e(# ) An*(ise +uímic# de #r#mes con"orme AWS C(#ssi"ic#$%o

C

Mn

Si

P

S

ER 76/% 

6#67

6.86 to 5.:6 6#:6 to 6#76 6#64 6#6?4

ER 76/% ?

6#6< to 6#54

6#86 to 5#:6 6#:4 to 6#76 6#64 6#6?4

ER 76/% :

6#67 to 6#54

5#66 to 5#46 6#4 6#64 6#6?4

ER 76/% 4

6#667 to 6#58 6#86 t6 5#:6 6#?6 t6 6#6 to 5#54 6#64 6#6?4

ER 76/ % 7

6#67 to 6#54

5#46 to #66 6#46 to 6#>6 6#64 6#?4

GASES DE PRTEÇÃ Os gases de prote&$o utilizados em soldagem !G "G podem ser inertes# ativos ou misturas destes dois tipos. O tipo de g's influencia as características do arco e transfer0ncia do metal# penetra&$o largura e formato do cord$o de solda# velocidade de soldagem# tend0ncia a aparecimento de defeitos e o custo final do cord$o de solda. Os principais gases e misturas utilizados na soldagem !G "G s$o apresentados na ta*ela a seguir 

TABELA ) GASES E MIST,RAS ,TILI-ADS .A SLDAGEM MIG MAG G*s ou mis&ur#

Com!or&#men&o +uímico

A!(ic#$/es

 "rg@nio A"rB

inerte

(uase todos metais A% a&oB

Célio ACeB

inerte

"l# g# +u e suas ligas

 "r D 6 a 46  Ce inerte

ídem Ce Amelhor (ue 566 CeB

;itrog0nio A;B

+o*re e suas ligas

inerte

 "r D 6 a ?6  ; inerte

ídem ; Amelhor (ue 566 ;B

 "r D 5 a   O

ligeiram. o1idante

a&os in91 e alg. ligas +u

 "r D ? a 4  O

o1idante

a&os +ar*. e alguns *. liga

+O

o1idante

a&os +ar*. e alguns *. liga

 "r D 6 a 46  +O

o1idante

div. a&os % transf. c. circ

 "r D +O D O

o1idante

diversos a&os

Os gases inertes puros s$o utilizados principalmente na soldagem de metais n$o ferrosos# principalmente os mais reativos como =it2nio e agnésio. ;a soldagem de metais ferrosos# a adi&$o de pe(uenas (uantidades de gases ativos melhora sensivelmente a esta*ilidade do arco e a transfer0ncia de metal. Para a&os +ar*ono e *ai1a liga# o custo da soldagem pode ser reduzido com a utiliza&$o de +O como g's de prote&$o. "s misturas de gases inertes ou inertes com ativos# em diferentes propor&)es# permitem a soldagem com melhor esta*ilidade de arco e transfer0ncia de metal em certas aplica&)es. ;itrog0nio e misturas com ;itrog0nio# s$o utilizados na soldagem de +o*re e suas ligas.

Fe um modo geral# com a utiliza&$o de Célio e +O o*tém%se maiores (uedas de tens$o e maior (uantidade de calor gerado no arco de soldagem para uma mesma corrente e comprimento de arco# em rela&$o ao "rg@nio# devido a maior condutividade térmica destes gases. Em geral# misturas contendo Ce s$o utilizadas em pe&as de maior espessura.  " figura mostra o perfil do cord$o de solda característico para diversos gases e misturas. Entretanto# deve%se lem*rar (ue o perfil do cord$o de solda tam*ém pode ser alterado por altera&)es nos par2metros de soldagem.

Figura - Perfil de cordões de solda feitos com diferentes gases

GE.ERALIDADES SBRE ALG,.S GASES DE PRTEÇÃ Ar01nio e 23(io /$o utilizados fre(uentemente para a soldagem de metais n$o ferrosos. Em ligas ferrosas# (uando puros# causam insta*ilidade e salpicos.  Célio apresenta maior condutividade térmica do (ue o "rg@nio# o (ue resulta em maior 'rea de penetra&$o da soldagem. Para correntes iguais# o Célio apresentar' maior pot0ncia de arco. Faí a prefer0ncia de seu uso em soldagens de materiais de elevada espessura# especialmente a(ueles de elevada condutividade térmica# tais como "lumínio e +o*re. Para ligas ferrosas# em chapas finas ou em soldagens fora de posi&$o# a prefer0ncia é pelo "rg@nio. O Célio é cerca de 56 vezes mais leve do (ue o "rg@nio# isto resultar' em maior consumo para garantir a mesma prote&$o H soldagem. " transfer0ncia por spraI é melhor o*tida com "rg@nio do (ue com Célio. O custo do Célio é muito maior do (ue o do "rg@nio na maioria dos países (ue n$o tem Célio em suas ri(uezas naturais

Adi$/es de 4 e C4 #o Ar01nio ou 23(io  "di&)es de O e +O ao "rg@nio ou Célio melhoram a transfer0ncia met'lica# esta*ilizam o arco e minimizam os salpicos nos a&os. Em alguns casos pode causar porosidade e perdas de elementos de liga como por e1emplo +romo# Kan'dio# =it2nio# angan0s e /ilício devido ao seu poder o1idante. Para se evitar este pro*lema# deve%se utilizar arames com deso1idantes. Em soldagens de a&os ino1id'veis com teor de +ar*ono menor (ue 6#67# pode ocorrer aumento do teor de +ar*ono do metal depositado com a adi&$o de +O no g's de prote&$o. !sto acarretar' pro*lemas futuros de corros$o.

C4 !uro  " utiliza&$o de +O puro como g's de prote&$o apresenta# inicialmente# uma vantagem muito grande em compara&$o a utiliza&$o de gases inertes (ue é o custo do g's. Por isto sua utiliza&$o na soldagem de a&os +ar*ono tem aumentado muito ultimamente. " utiliza&$o deste g's possi*ilita a transfer0ncia met'lica ocorrer tanto em modo glo*ular ou curto circuito. " o*ten&$o de transfer0ncia tipo spraI com a utiliza&$o deste g's é discutível# e de (ual(uer forma# inst'vel e com muitos salpicos. ma outra característica deste g's é sua característica o1idante. ;a elevada temperatura do arco# o +O se decomp)e em mon91ido de +ar*ono A+OB e O1ig0nio AOB. O O livre o1ida o ferro do metal de *ase dando MeO e este reage com o +ar*ono da po&a de fus$o li*erando mon91ido de car*ono Ag'sB (ue pode vir a provocar porosidades no cord$o de solda.Em temperaturas mais *ai1as# parte deste +O se decomp)e em +ar*ono e O1ig0nio. Fe acordo com a (uantidade original de +ar*ono na po&a de fus$o# o efeito final poder' ser de aumentar ou diminuir o conteNdo definitivo de +ar*ono no cord$o solidificado. Para evitar isto# os arames recomendados para a soldagem so* prote&$o de +O# possuem em sua composi&$o# (uantidades altas de deso1idantes# principalmente angan0s e /ilício# pois estes apresentam maior afinidade (uímica pelo O do (ue o +ar*ono. O silicato de

angan0s assim formado se deposita so*re os cord)es como uma capa fina e descontínua de esc9ria facilmente destacavel. O mangan0s cumpre tam*ém a fun&$o de dessulfurante# formando n/. O /ilício e o angan0s remanescentes s$o transferidos para o metal de solda so* a forma de elementos de liga. +ertas composi&)es de arames conhecidos como triplo% deso1idados apresentam para além do angan0s como deso1idante um outro elemento para esta fun&$o. Este elemento pode ser "lumínio# =it2nio ou irc@nio.

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF