Download CONSTRUÇÃO DE UM AMPERÍMETRO.pdf...
CONSTRUÇÃO DE UM AMPERÍMETRO AMPERÍMETRO CAIO G. R AGGI AGGI, HADASSA A. OLIVEIRA, LUCAS Y. L. MAFRA Laboratório de Engenharia Elétrica, Departamento de Engenharia Elétrica, Universidade Universidade Federal de Viçosa Viçosa, MG, Brasil E-mail:
[email protected],
[email protected],
[email protected]
Resumo O amperímetro é um aparelho utilizado para medir a intensidade da corrente elétrica de um circuito. A construção do amperímetro é feita através de um resistor de baixa resistência denominado shunt que é colocado em paralelo no galvanômetro.
Palavras-chave Amperímetro, resistência, galvanômetro.
1 Introdução 2 Metodologia O amperímetro é um instrumento de medida muito usado na área da eletricidade. Sua função é fazer a leitura da corrente através de um circuito, afetando-o da menor maneira possível. Para isso ele deve ser ligado em série com o elemento através do qual passa a corrente que se deseja conhecer. Internamente o aparelho é composto basicamente por um galvanômetro e por resistores que compõe um sistema de “proteção” para esse galvanômetro, visto que instrumentos de bobina móvel suportam picos de correntes relativamente pequenas . O galvanômetro utilizado para fabriciar o amperímetro possui fundo de escala de 1mA, sendo assim não é possível medir correntes maiores. Para resolver esse problema os amperímetros são construídos pela associação em paralelo de um resistor (chamado de shunt) com um galvanômetro. A corrente total que atravessa a associação se divide na corrente que atravessa o galvanômetro e é por ela medida, e na corrente que é desviada atravessando o shunt, na razão inversa de suas resistências. A corrente I G que atravessa o galvanômetro é apenas uma fração da corrente total . Pela análise de circuitos (Lei de Kirchhoff das Tensões), sabemos que a tensão sob o resistor shunt é a mesma tensão a que está submetida a resistência interna do galvanômetro. Podemos escrever:
(1)
E a partir daí temos que: (2) O número adimensional ( ) é o fator
de amplificação da escala natural de medida de corrente do galvanômetro conseguida com a associação em paralelo com o resistor . A partir dessa relação podemos calcular o valor da resistência necessário para converter o galvanômetro num amperímetro na escala desejada. [Eletrônica Básica e Instrumentação, 2013]
O esquema de um amperímetro projetado é ilustrado na Figura 1.
Figura 1. Amperímetro projetado.
Mediu-se o valor da resistência com um multímetro digital (encontrou-se (encontrou- se o valor de 369 Ω). Posteriormente, montou-se o circuito da figura 1 sem o resistor e com o resistor igual a 101,5 kΩ, e com um amperímetro digital foi medido o valor máximo para que a corrente atinge. Finalmente, calculou-se o valor da resistência para que o amperímetro pudesse medir uma corrente vinte vezes o valor de sua corrente máxima , ou seja, para que o fator de amplificação seja exatamente 20. Todos os valores foram anotados na Tabela 1.
Tabela 1. Valores para o amperímetro projetado.
(Ω) 369
(mA) 0,24
(mA) 4,8
(Ω) 19,29
Foi feito então um teste para conferir os resultados obtidos foram satisfatórios, através de um circuito simples com uma fonte de tensão e um resistor, medindo três valores da corrente desse circuito com o amperímetro digital e o projetado, variando a fonte de tensão. Os dados foram anotados na Tabela 2.
Tabela 2. Dados medidos para verificação do Amperímetro.
Corrente Amperímetro Digital Amperímetro Projetado
1/3 de I (mA)
1/2 de I (mA)
I (mA)
1,65
2,45
4,87
1,62
2,44
4,88
Para concluir e saber se os resultados foram satisfátorios, foram calculados e anotados na Tabela 3 os erros relativos percentuais entre os valores de medidos pelo amperímetro digital e o projetado, sabendo que:
(3)
Tabela 3. Erros percentuais relativos.
Real (mA) Medido (mA) 1,65 2,45 4,87
1,62 2,44 4,88
Erro (%) 1,81 0,4 0,2
Erros podem ter sido provocados pela variação da Rp. Além disso, usou-se resistores que possuem uma margem de tolerância de no máximo 5%, o que pode ter causar oscilações em seus valores nominais. No entanto, percebemos que o erro cometido ao final do experimento foi relativamente baixo e encontrou-se dentro do valor esperado.
3 Conclusão Através da atividade prática proposta e do embasamento teórico sobre os instrumentos de medida de bobina móvel, foi possível dimensionar e construir um amperímetro primitivo, que funcionou e se mostrou bem fiel aos resultados esperados. Observou-se que se pôde criar amperímetros desejados utilizando apenas alguns resistores em paralelo com o galvonômetro. galvonômetro. Uma observação importante é que esses resistores não deixem grandes correntes passarem pelo galvanômetro, não atrapalhando as medidas e não danificando-o.
Referências Bibliográficas FILHO, S. M. Fundamentos de Medidas Elétricas. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1981. Eletrônica Básica e Instrumentação. Disponível em: Acesso em: 13 fev. 2013.