CONFIGURAÇÃO_BÁSICA_DA_RBS_2x06_UTILIZANDO_O_OMT

November 3, 2017 | Author: Claudio Sergio Azevedo | Category: Window (Computing), Software, Technology, Digital & Social Media, Digital Technology
Share Embed Donate


Short Description

Download CONFIGURAÇÃO_BÁSICA_DA_RBS_2x06_UTILIZANDO_O_OMT...

Description

CONFIGURAÇÃO BÁSICA DA RBS 2x06 UTILIZANDO O OMT (VIVO) Introdução O Software OMT (Operation and Mainternance Terminal) possui uma série de funções para configuração, monitorização e manutenção das RBS´s como compatibilidade com todos os tipos de RBS´s Ericsson, possibilidade de checagem de alarmes internos e externos e até monitorização do Sistema Irradiante. Devido a essa variedade de funções, mostraremos somente as mais utilizadas. A revisão do OMT utilizada no projeto Vivo é R30_4 e não deve ser alterada. Lembrando que a configuração pode ser efetuada a qualquer momento após a energização do equipamento, veremos a seguir os passos para uma configuração normal das RBS´s 2x06 (que são as utilizadas no projeto), e para isso, alguns dados de entrada são necessários. São eles: • Tipo de Alimentação (AC, +24 VDC ou -48 VDC); • Tipo de Sistema de Climatização (Ar Condicionado ou Trocador de Calor). • Modelo da RBS (2106-Outdoor ou 2206-Indoor); • Topologia de Rede (Stand Alone ou Cascade). Stand Alone: RBS recebe o feixe e não compartilha. Cascade: RBS compartilha o feixe recebido, lembrando que: Port B compartilha somente o feixe do Port A; Port D compartilha somente o feixe do Port C; • Valor do TEI (62, 61,..). É definido da seguinte forma: 62: RBS Máster 61: RBS Slave 1(recebe da Master) 62: RBS Slave 2 (recebe da Slave 1)... • Configuração de TRX do Site (1+1+2, 2+1+1, 3x2); Modo de leitura: 3x2: 3 setores e 2 TRX por setor 1+1+2: 1 TRX/Setor 1, 1 TRX/Setor 2 e 2TRX/Setor 3;

• • • •

Ligação para cada configuração de TRX (Inversão de cabos); Alarmes Externos e suas configurações (BBC); Tipo de CRC-4 (ativado ou desativado). No projeto Vivo será setado desativado; Todas as placas presentes na RBS.

Configurações Básicas – OMT – RA

EGS – PAGE 1

Conhecendo o Software Abaixo seguem uma figura da tela do OMT.

Representação dos Atalhos

As 4 janelas mostradas na figura representam: Janela System Alarms Inlets: Define/Configura/Monitora os Alarmes Externos PCM: Define/Configura os parâmetros do meio de transmissão entre a BSC e a RBS RBS 2000: Define/Configura/Monitora toda a RBS ESB: Configura os parâmetros do meio de transmissão Utilizado apenas entre RBS´s OMT: Status do Software Installation Data Base: Contém todos os dados de configuração do IDB atualmente instalado. Janela Cabinet 0

Configurações Básicas – OMT – RA

EGS – PAGE 2

Mostra a arquitetura da RBS com todos os equipamentos. É possível a visualização dos códigos e seriais de cada unidade apenas clicando sobre elas. As cores de cada unidade podem representar: Azul: A unidade está presente na configuração atual Riscado Azul\Cinza: A unidade pode ser ativada na configuração atual, porém não está presente; Cinza: A unidade não é compatível com a configuração atual;

Janela Radio

Mostra toda a estrutura de cabos de transmissão e recepção montados na RBS e no Sistema Irradiante. Diplex e Duplex não são mostrados. No caso de haver faults, há a opção de verificar qual a parte afetada pela falha assinalando a caixa Faults.

Janela Object

Possui a mesma função da Janela Cabinet 0, porém em forma de texto.

Criando o IDB Notas: • • •



Para fins de organização, é interessante a criação de pasta uma pasta raiz (ex: Vivo) e uma pasta para cada site visitado (CSA), onde serão adicionados todas os documentos do respectivo site(IDB, fotos, Logs); Esse procedimento considera que o usuário já está com o cabo configurado e conectado na DXU e que todas as RBS configuradas serão do projeto Vivo Antes da criação do IDB, sempre salvar a configuração instalada, salvar todos os alarmes acionados e fotografar o hardware (caso ampliação). Isso permite a importação dos dados configurados para o novo IDB. Abaixo seguem os passos para salvamento do IDB e dos alarmes acionados: Os passos para salvar os Alarmes Externos e Internos devem ser utilizados também para o monitoramento de Alarmes da RBS.

Configurações Básicas – OMT – RA

EGS – PAGE 3

Salvar IDB 1.Abrir o OMT; 2. Clicar em RBS 2000 | Connect (ou ) – aguardar conecção; 3. Clicar em Configuration | Read IDB – aguardar leitura; 4. Clicar em Configuration | Salve IDB; 4.1. Localizar a pasta de destino e nomear o arquivo; 4.2. Clicar em Salvar.

Monitorar/Salvar Alarmes Externos 1.Clicar (direito do mouse) no bloco Alarm Inlets na Janela System; 2. Clicar em Monitor; 2.1. Selecionar External Alarms Status; 2.2. Selecionar a caixa Log to File; 2.3 Clicar em Browse; Localizar a pasta de destino e nomear o arquivo; Clicar em Salvar; 2.4. Clicar em Start Monitor – a tela de alarmes será mostrada; 2.5. Verificar e Clicar em Stop.

Monitorar/Salvar Alarmes Internos 1. Clicar(direito do mouse) no bloco RBS 2000 na Janela System; 2. Clicar em Monitor; 2.1. Selecionar MO Faults; 2.2. Selecionar a caixa Log to File; Localizar a pasta de destino e nomear o arquivo; Clicar em Salvar; 2.4. Clicar em Start Monitor – a tela de alarmes será mostrada; 2.5. Verificar e Clicar em Stop.

Criar IDB 1. Clicar em RBS 2000 | Disconnect (ou

);

2. Clicar em Configuration | Create IDB (ou ); 3. Clicar em Clear All; 4. Na guia Cabinet Setup, clicar em New; 4.1. Em Cabinet Type, selecionar o tipo da RBS; 4.2. Em Power System, selecionar o tipo de alimentação; Caso 2106 ou 2106i: Selecionar outdoor battery; Na guia Climate selecionar Heat Exchanger; 4.3. Clicar em OK; 5. Na guia Antenna Sector Setup; 5.1. Clicar em New – configurações do Setor A; Clicar em New Selecionar a Freqüência; Selecionar o tipo de Combinação; Caso haja TMA, favor adicioná-lo; Clica em OK; Clicar em OK; 5.2. Clicar em New – configurações do Setor B; Clicar em New; Selecionar a Freqüência; Selecionar o tipo de Combinação; Caso haja TMA, favor adicioná-lo; Clica em OK; Clicar em OK; Configurações Básicas – OMT – RA

EGS – PAGE 4

5.3. Clicar em New – configurações do Setor B; Clicar em New; Selecionar a Freqüência; Selecionar o tipo de Combinação; Caso haja TMA, adicioná-lo; Clicar em OK; Clicar em OK; 5.4. Clicar em OK; 5.5. Selecionar o tipo de configuração do Site. 5.6. Clicar em OK; Clicar em Sim; Clicar em Sim; Selecionar a caixa All Parameters; Clicar em OK.

Definindo PCM e TEI Notas: • • • •

As configurações não apresentadas abaixo não serão utilizadas no projeto em questão; Este procedimento adota a instalação de apenas 1 RBS (TEI 62). Fazer a Configuração do PCM preferencialmente desconectado; Para a configuração do TEI é necessário estar desconectado.

Definindo PCM 1. Clicar em Configuration | Define | PCM; 2. Na guia Network Topology, selecionar Stand Alone; 3. Na guia CRC-4, selecionar Deactivated; 4. Clicar em OK.

Definindo TEI 1. Clicar em Configuration | Define | TEI; 2. Clicar em DXU; 3. Clicar em Run; 4. Inserir 62; 5. Clicar em OK.

Configurações Básicas – OMT – RA

EGS – PAGE 5

Instalando o IDB Notas: • •

É importantíssimo que o processo de instalação não seja interrompido pois pode ocasionar corrompimento ou até danificação do Flash Card. Para a instalação do IDB, o estado da DXU deve ser Local (Led amarelo aceso). Para essa mudança, podemos pressionar o botão Local/Remote da DXU ou seguir os passos abaixo:

Modificando o estado da DXU 1. Estando conectado, clicar na janela System; 2. Clicar (direito do mouse) na unidade DXU; 3. Clicar em Change/Local Remote State.

Modificando o estado do DTRU 1. Estando conectado, clicar na janela System; 2. Clicar (direito do mouse) na unidade DTRU correspondente; 3. Clicar em Change/Local Remote State.

Instalando o IDB 1. Estando conectado, clicar em Configuration | Install IDB (ou 2. Aguardar todo o processo de instalação.

);

Configurando os Alarmes Externos Notas: • •

Os Alarmes devem ser todos criados para teste; Os únicos Alarmes que ficaram configurados depois do teste são os da BBC (BTS Outdoor), que estão assinalados em vermelho na tabela abaixo:

Definindo Alarmes Externos 1. Estando conectado, clicar em Configuration | Define | Alarms Inlets 2. Clicar na Caixa Inlet Usage e selecionar External Alarm; 3. Preencher cada campo conforme os dados da tabela abaixo, e sempre clicando em aplicar para cada definição; 4. Clicar em OK. Outdoor Type Id Severity Comment Closing 0 Level 1 Falha Temperatura Closing 1 Level 1 Falha Trocador

Configurações Básicas – OMT – RA

Indoor Type Id Severity Closing 0 Level 1 Closing 1 Level 1

Comment Test. Alarm 1 Test. Alarm 2

EGS – PAGE 6

Closing Closing Closing Closing Closing Closing Closing Closing Closing Closing Closing Closing Closing Closing

2 3 4 5 6 7 8 9 A B C D E F

Level 1 Level 1 Level 1 Level 1 Level 1 Level 1 Level 1 Level 1 Level 1 Level 1 Level 1 Level 1 Level 1 Level 1

Porta Aberta Test. Alarm 4 Test. Alarm 5 Test. Alarm 6 Test. Alarm 7 Test. Alarm 8 Test. Alarm 9 Test. Alarm 10 Test. Alarm 11 Test. Alarm 12 Test. Alarm 13 Test. Alarm 14 Test. Alarm 15 Test. Alarm 16

Closing Closing Closing Closing Closing Closing Closing Closing Closing Closing Closing Closing Closing Closing

2 3 4 5 6 7 8 9 A B C D E F

Level 1 Level 1 Level 1 Level 1 Level 1 Level 1 Level 1 Level 1 Level 1 Level 1 Level 1 Level 1 Level 1 Level 1

Test. Alarm 3 Test. Alarm 4 Test. Alarm 5 Test. Alarm 6 Test. Alarm 7 Test. Alarm 8 Test. Alarm 9 Test. Alarm 10 Test. Alarm 11 Test. Alarm 12 Test. Alarm 13 Test. Alarm 14 Test. Alarm 15 Test. Alarm 16

Definindo Presents RUs Notas: •

Após a instalação do IDB, há casos em que a RBS não detecta todas as placas e há indicação de falha. Sendo assim é necessário a verificação das placas detectadas.

Definindo Presents RUs 1. Estando conectado, clicar em Configuration | Define | Presents RUs (ou ); 2. Verificar se as unidades estão corretamente distribuídas nos quadros Present e Not Present; 3. Caso não, clicar na unidade e na seta correspondente, arrastando a unidade para o quadro correto.

Configurações Básicas – OMT – RA

EGS – PAGE 7

Definindo Hardware Info Notas: •

É importante a inserção dos números seriais de cada unidade no Software.

Definindo Hardware Info 1. Estando conectado, clicar em Configuration | Define | Hardware Info; 2. Clicar em cada unidade e inserir os códigos, seriais, revisão e data de cada um; 3. Clicar em Close.

Chegando neste ponto e obedecendo todos os passos, a BTS estará configurada. Não esquecer de salvar novamente o arquivo, diferenciando com a letra D(depois). Ex: CSA_041106_D

Adendo Visualizando os valores de VSWR Notas: •

O teste de VSWR verifica sempre os limites que estão setados. Para configurá-los, principalmente para facilitar o teste de alarme de VSWR, deve seguir os seguintes passos:

Definindo Valores de VSWR 1. Estando conectado, clicar em Configuration | Define | VSWR Limits; 2. Aparecerão duas classes de valores que significam: VSWR Class 1: quando excedido gera um alarme e um bloqueio. VSWR Class 2: quando excedido, gera um alarme; 3. Para a modificação dos valores, a caixa VSWR Supervision deve estar User defined; 4. Para o teste de alarme, modificar os dois valores para 1.5, sempre modificando primeiro o VSWR Class 2. 5. Modificados os valores de acordo com a necessidade, clicar em OK.

Configurações Básicas – OMT – RA

EGS – PAGE 8

Visualização dos Valores de VSWR 1. Estando conectado, clicar em Mainternance | Monitor; 2. Na lista, clicar no Guia VSWR e selecionar os TRXs a serem medidos, clicando na seta e inserindo-os no quadro de teste; 3. Clicar em Start Monitor;

Qualquer dúvida/sugestão favor entrar em contato: Daniel Fernando Rezende EGS – Implantação de Rede [email protected] Cel.: 19 92944642

Configurações Básicas – OMT – RA

EGS – PAGE 9

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF