Condição Suficiente e Condição Necessária
Short Description
Descrição: Raciocínio logico...
Description
R.L.M. WALLACE FRANÇA
Conteúdo CONDIÇÃO SUFICIENTE E CONDIÇÃO NECESSÁRIA ................................................................................................................2 I.
CONDIÇÃO SUFICIENTE E CONDIÇÃO NECESSÁRIA ....................................................................................................2
EXERCÍCI EXERCÍCIOS OS ...................................... ......................................................... ........................................ ......................................... ....................................... ........................................ ........................................ .......................................2 ....................2
Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem autorização da Startcon Concursos Públicos.
1
CONDIÇÃO SUFICIENTE E CONDIÇÃO NECESSÁRIA I.
CONDIÇÃO SUFICIENTE E CONDIÇÃO NECESSÁRIA
Numa estrutura de condicional temos que: P Q, nessa estrutura você terá que se lembrar da regra S/N, S/N, isto é, P é condição Suficiente para Q e Q é condição Necessária para P. Como existe a equivalência contra-positiva da condicional, também podemos dizer que ~Q ~P, logo ~Q é condição suficiente para ~P e ~P é condição necessária para ~Q. →
→
______________________________________________________ ________________________________________ __________________________________________________________ ____________________________________ __________________________________________________________ ____________________________________ _______________________________ _______________________________________________________________ __________________________________________________________ ____________________________________ __________________________________________________________ ____________________________________ _____________________________________________________ _________________________________________ __________________________________________________________ ____________________________________ __________________________________________________________ ___________________ ____________________________________ _________________ __________________________________________________________ ____________________________________ __________________________________________________________ ____________________________________ ____________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________________ ____________________________________ __________________________________________________________ ____________________ ___________________________________ _______________ EXERCÍCIOS 1.
Com relação à naturalidade dos cidadãos brasileiros, assinale a alternativa logicamente correta:
a) b) c) d) e)
Ser brasileiro é condição condição necessária e suficiente suficiente para ser paulista. Ser brasileiro é condição suficiente, mas mas não necessária para ser paranaense. Ser carioca é condição necessária necessária e suficiente para ser brasileiro. Ser baiano é condição suficiente, mas mas não necessária para ser brasileiro. Ser maranhense maranhense é condição necessária, mas não suficiente para ser brasileiro.
2.
O rei ir à caça é condição necessária para o duque sair do castelo, e é condição suficiente para a duquesa ir ao jardim. Por outro lado, o conde encontrar enco ntrar a princesa é condição necessária e suficiente para o barão sorrir e é condição necessária para a duquesa ir ao jardim. O barão não sorriu. Logo:
a) b) c) d) e)
A duquesa foi ao jardim ou o conde encontrou a princesa. Se o duque não saiu do castelo, então o conde conde encontrou a princesa. O rei não foi à caça e o conde não encontrou a princesa. O rei foi à caça e a duquesa não foi ao jardim. jardim. O duque saiu do castelo e o rei não foi à caça. caça.
3.
a) b) c) d) e)
Sabe-se que João estar feliz é condição necessária para Maria sorrir e condição suficiente para Daniela abraçar Paulo. Sabe-se, também, que Daniela abraçar Paulo é condição necessária e suficiente para a Sandra abraçar Sérgio. Assim, quando Sandra não abraça Sérgio, João está feliz, e Maria não sorri, e Daniela abraça Paulo. João não está feliz, e Maria Maria sorri, e Daniela não abraça Paulo. João está feliz, e Maria sorri, e Daniela Daniela não abraça Paulo. João não está feliz, e Maria não sorri, sorri, e Daniela Daniela não abraça Paulo. Paulo. João não está feliz, e Maria Maria sorri, e Daniela abraça Paulo. GABARITO
1-D 2-C 3-D Lei do Direito Autoral nº 9.610, de 19 de Fevereiro de 1998: Proíbe a reprodução total ou parcial desse material ou divulgação com fins comerciais ou não, em qualquer meio de comunicação, inclusive na Internet, sem autorização da Startcon Concursos Públicos.
2
View more...
Comments