Como_consultar_o_I_Ching

August 30, 2017 | Author: Dante_sk02 | Category: Oracle, Religion And Belief, Science, Philosophical Science
Share Embed Donate


Short Description

Download Como_consultar_o_I_Ching...

Description

Como Consultar o I Ching Local Para a prática de oráculo o ideal é ter uma sala especialmente preparada para este fim. A sala deve estar sempre limpa, silenciosa e ter uma ventilação equilibrada. A mesa do oráculo deve estar próxima do fundo da sala, sem, entretanto, encostar na parede. Na mesa devem constar os seguintes objetos: a. Livro de consulta (I Ching) do lado esquerdo; b. Caneta ou lápis e papel ou caderno de anotações do lado direito; c. Um pano especialmente usado para isolar a mesa (melhor se for uma mandala), com as moedas; d. Em frente ao pano de estar um incensário; e. Não sendo possível obter uma sala especialmente preparada para o oráculo, o praticante pode escolher qualquer local limpo e silencioso; f. É conveniente o praticante possuir suas próprias moedas, pano, livro, caderno, caneta, incensário e incensos; g. Na realidade, todas estas exigências são apenas gestos ritualizados que mantém a tradição e a seriedade do oráculo. Postura Física e Espiritual Postura Física a. O praticante deve manter a sua coluna vertebral ereta; b. As posturas ideais são sentado reto numa cadeira ou sentado no chão sobre as panturrilhas; c. O praticante deve colocar-se ao fundo da sala, sentado de frente para o lado externo, ou seja, sempre sentado com um encosto firme (a parede) e uma abertura a sua frente (um espaço aberto). Postura Espiritual a. Antes de submeter-se ao oráculo, o praticante deve tomar o máximo da consciência sobre o assunto que irá consultar;

b. Todos os assuntos que possam ser resolvidos por si próprios não devem ser submetidos ao oráculo; c. Tendo a certeza de que o oráculo é a melhor opção e de que não se está fugindo da própria responsabilidade, o praticante pode partir para a pergunta; d. As perguntas ao oráculo devem ser claras, objetivas e conscientes: quem tem uma pergunta bem formulada terá automaticamente uma resposta clara; e. Quando a pergunta estiver devidamente formulada, deve-se transcrevê-la no caderno de anotações; f. Durante a consulta, o praticamente não precisa ficar pensando sobre o assunto, deve manter sua mente esvaziada, pois desta maneira a mensagem do oráculo se manifestará com maior fluidez; g. Quanto maior o grau de quietude e de transparência interior, maior será o grau de precisão das repostas (por isto, é aconselhável aos praticantes de oráculos a pratica da meditação do silêncio). Ética e Princípios Ideológicos a. De acordo com a filosofia Taoista de “Ação Não-intencional” (Wu Wei), todos os trabalhos de I Ching devem ser realizados com o espírito do “Despojamento dos Três Desejos”: do desejo da riqueza, de fama e de poder. b. Um mestre de oráculos pode até ser uma pessoa rica, famosa e poderoso; o importante, porém, é não ter desejo de possuir fama, riqueza e poder. c. Mesmo se um mestre de oráculo passar a vida inteira com dificuldades materiais, desconhecido e sem nunca ter exercido poder socialmente, também não deverá desejar obter fama, riqueza e poder. d. Qualquer um pode ser seu próprio mestre de oráculo, porém nem todos estão aptos para orientar outros, a não ser que se despojem da fama, da riqueza e do poder. e. “Ter uma consciência iluminada” é fundamental para que não alimentemos a ilusão de que ser um conselheiro oracular é uma “missão” ou “dom”. Na verdade, acreditar que somos “especiais” nada mais é do que a transferência da carência pessoal ou do desejo de possuir fama, riqueza e poder. f. O ”Despojamento dos Três Desejos” não é um dogma. O Taoísmo não estabelece uma “regra do jogo”, mas valoriza a “consciência” cada vez mais iluminada dos seres. Cabe a cada praticante de oráculo iluminar-se a todos os momentos para poder optar por seu destino.

Método de Consulta Oráculo da Floresta de Pérola de Fogo (Huo Ju Lin Yi Bu) a) Autor: Ma Yi, alquimista taoísta que viveu no período final da Dinastia Tang (séculos IX-X). Ele foi o mestre do famoso alquimista Chen Tuan. Além da alquimia e do I Ching, ele ainda deixou uma obra de “Fisiognomonia” clássica. b) Instrumento oracular: Três moedas. As moedas chinesas da Antigüidade tinham um orifício quadrado no centro; a periferia circular da moeda simboliza o elemento Céu (yang); o orifício quadrado do meio simboliza o elemento Terra (yin); e o espaço (vazio) que existe no centro da moeda simboliza o Tao (absoluto). c) Consideração de valores nas moedas: O lado da frente da moeda é Yang e seu valor é 3; o lado de trás da moeda é Yin e seu valor é 2. Processo de Consulta 1 - A pergunta já deve estar conscientemente formulada; a seguir, deve-se desligar mentalmente da pergunta, esvaziando a mente. 2 - Passar as moedas sobre a fumaça do incenso, uma por uma, purificando-lhes as energias. 3 - Fazer uma reverência ao Tao e aos mestres Patriarcas do I Ching do Passado, curvando o corpo para frente. 4 - Colocar as três moedas, com o lado Yang para cima, sobre a mão direita (ou dentro de um recipiente em formato de copo ou tigela), mexendo oito vezes as moedas dentro da mão (ou dentro do recipiente) e deixando-as cair naturalmente sobre a mesa. Os resultados das deposições das modas só podem ser os seguintes: 3 moedas com lado Yang para cima (3+3+3=9) 3 moedas com lado Yin para cima (2+2+2=6) 1 moeda com lado Yang para cima e 2 moedas com lados Yin para cima (3+2+2=7) 1 moeda com lado Yin para cima e 2 moedas com lado Yang para cima (2+3+3=8) 5 - O número 9 é Tai Yang (Supremo Yang), o 6 é Tai Yin (Supremo Yin), o 7 é Sao Yang (Jovem Yang) e o 8 é Sao Yin (Jovem Yin). O Supremo Yang e o Supremo Yin são as energias que já alcançaram o auge do seu curso, por isto estão prestes a serem transformados na energia oposta. Segundo a lei do universo, é na culminância do Yang que se dá o princípio do Yin e na culminância do Yin que surge o princípio do Yang. No oráculo das moedas, se a sua soma for 9 indicará a “Linha Yang Móvel”; 6, a “Linha Yin Móvel”; 7, a “Linha Yang”, 8 a “Linha Yin”.

3+3+3=9 Tai Yang

Yang Móvel _____ _____

2+2+2=6 Tai Yin

Yin Móvel

_____X_____

3+2+2=7 Sao Yang

Yang

___________

2+3+3=8 Sao Yin

Yin

_____ _____

6 - O mesmo processo de lançamento das moedas deve ser repetido seis vezes, resultando em seis linhas. 7 - É importante lembrar que as posições das linhas num hexagrama iniciam-se de baixo para cima; por isto, o resultado do primeiro lançamento é a linha mais baixa. Um exemplo: 6º jogo 7 __________ 5º jogo 8 ____ _____ 4º jogo 8 ____ _____ 3º jogo 7 __________ 2º jogo 6 ____x_____ 1º jogo 6 ____ _____ Interpretação A “Chave da Interpretação” é a parte mais importante do oráculo; ela é responsável por uma resposta clara e precisa do I Ching. Tradicionalmente, essa “Chave da Interpretação” era transmitida somente de forma verbal, de mestre para discípulo, sendo que, ao menos no ocidente, ainda era desconhecida pelos maiores adeptos do I Ching. A “Chave de Interpretação” é um instrumento precioso para quem pretende extrair uma reposta objetiva do I Ching, servindo também para corrigir erros comuns na interpretação das “Linhas Móveis”. A maioria dos praticantes autodidatas, quando encontram as linhas móveis (não importa quantas sejam), costuma fazer conversão para um outro hexagrama interpretando diretamente a sua resposta de acordo com a síntese das leituras contidas nos dois hexagramas, ou então baseados na interpretação das linhas móveis do primeiro, somadas à interpretação das linhas da mesma posição do novo hexagrama. Desta maneira, estes praticantes adquirem excesso de informação e acabam perdendo-se em repostas muitas vezes contraditórias.

Um exemplo de conversão errada de hexagrama; _______ _______ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ ___ _______ → _______ ___X___ _______ ___ ___ ___ ___ Chave de Interpretação 1) Com uma Linha Móvel, sua resposta é esta linha; leia a linha apenas; não é necessário convertê-la para outro hexagrama. 2) Com duas Linhas Móveis, sua reposta está na soma das duas linhas, leia as “linhas” destas duas linhas; não é necessário convertê-las para outro hexagrama. 3) Com três Linhas Móveis, converta para o segundo hexagrama. Sua resposta está na soma dos dois “Julgamentos”. 4) Com quatro Linhas Móveis, converta para o segundo hexagrama. Sua resposta está na soma dos “Julgamentos”, sendo que o “Julgamento” do primeiro hexagrama tem um peso de 2/6 e do segundo, de 4/6. 5) Com cinco Linhas Móveis, converta para o segundo hexagrama. Sua reposta está predominantemente no “Julgamento” do segundo hexagrama, porém o “Julgamento” do primeiro ainda mantém certo grau de participação. 6) Com seis Linhas Móveis, converta para o segundo hexagrama. Sua reposta está inteiramente no “Julgamento” do segundo hexagrama. No entanto, é importante observar que o “Julgamento” do primeiro hexagrama representa muitas vezes a “causa” ou “passado” da questão consultada. 7) Não havendo Linha Móvel, sua resposta está no “Julgamento”. Observação: A razão de se converter um hexagrama para outro, somente a partir de três Linhas Móveis, se deve à quantidade de energias modificadas. Com uma ou duas Linhas Móveis, a força de modificação não é suficiente para gerar outro hexagrama. Fonte: I Ching, de Wu Jyh Cherng, ed. Mauad.

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF