Comida Ritual

November 27, 2022 | Author: Anonymous | Category: N/A
Share Embed Donate


Short Description

Download Comida Ritual...

Description

 

Comida Ritual http://ileaxeodara.blogspot.com.br/p/oferendas-e-comidas-dos-orixas.html Comida ritual, nas religiões consideradas afro brasileiras, são as comidas especícas de cada rix!, cu"o preparo re#uer um $erdadeiro $e rdadeiro ritual. %sses alimentos depois de prontos são oferecidos aos rix!s acompanhados de re&as e cantigas. 'urante a festa ou no nal, em grande parte são distribuídas para todos os presentes. (ão chamadas comida de ax), pois acredita-se #ue o rix! aceitou a oferenda e impregnou de ax) as mesmas. * +abass ) a pessoa respons!$el por cumprir esse ritual. %xistem rix!s #ue não aceitam comidas com a&eite de dend, outros não aceitam mel, outros não aceitam sal, outros não aceitam camarão, etc * +abass precisa saber exatamente como se prepara cada uma dessas comidas, para #ue elas se"am aceitas pelos rix!s respecti$os. *bar! *bal! *bad *ber)m *b0bora de caboclo *ca1! *cara") *do *"ebo *mal! *mi0 *ngu *rro& de hausa *xox 2ob0 Carur3 'eburu ou 'oburu %b %ba %f0 %rã peter %4uru 5arofa 5ub! fur! +mb) +pet) +x)  6acuba  6urema

 

7el mungun&! 8ritual9 molocum atap! ;inxim de galinha

*bar! ) um dos pratos da culin!ria baiana e como o acara") tamb)m fa& parte da comida ritual do candombl).  abar! tem a mesma massa #ue o acara"): a 3nica diferen1a ) #ue o abar! ) co&ido, en#uanto o acara") ) frito.  preparo da massa ) feito com fei"ão fradinho, #ue de$e ser #uebrado em um moinho em peda1os grandes e colocado de molho na !gua para soltar a casca. *p0s retirada toda a casca, passa-se no$amente no moinho, desta $e& de$er! car uma massa bem na. * essa massa acrescentam-se cebola ralada, um pouco de sal, duas colheres de dend. >e?!, e?!, #uando feita de massa de milho $erde, ou da massa de carimã $oti$a ao orix! nanã. %ste alimento ritual ) muito apreciado pelo po$o do santo e pela maioria dos nordestinos e chamado popularmente de pamonha de milho $erde e pamonha de carimã. %mbora a pala$ra abal! se"a descrito no dicion!rio *ur)lio como o mesmo #ue abar!, toda$ia pela primeira $e& Raul 7od refere-se a esta iguaria feita com massa de milho $erde.

 

diferen1a *bal! de milho  milho $erde ) ralado e @ massa resultante ) misturada ao leite de coco com parte do baga1o, sal e a a13car 13car.. %sta massa ) colocada em ApalhaA da pr0pria casca do milho, atados nas extremidades. *s pamonhas são submetidas a co&imento submersas em !gua fer$ente por um período de B minutos. *bal! de carimã  aipim pre$iamente descascado ) submergido por um período de #uatro dias para obter uma massa chamada de carimã, misturada ao leite de coco com parte do baga1o, sal e a13car a13car.. %sta massa ) colocada em Apalha de agued)A 8bananeira9, atados nas extremidades. *s pamonhas são submetidas a co&imento submersas em !gua fer$ente por um período de D minutos.

*bad *bad ) um nome comum a dois tipos de comidas rituais $oti$as, feitas de farinha de milho, ou amendoim, pre$iamente torrados, passado no moinho, misturado com farinha de mandioca, sal e a1ucar, tamb)m chamado de fub! de milho ou fub! de amendoim pelo po$o de santo. %sta comida ritual ) oferecido @ $!rios orixas, principalmente a baluae, oxumare e nanã, indispens!$el no ritual de oluba"). * mesma mistura acrescida de mel de abelha ) muito apreciada pelo orix! oxum.

*ber)m ) prato típico da co&inha da 2ahia, bolinho de origem afrobrasileira, feito de milho ou arro& moído na pedra, macerado em !gua, salgado e co&ido em folhas de bananeira secas. Eo candombl), ) utili&ada como comida-de-santo, sendo oferecida amulu e xumar).

 *ca1! ) uma comida ritual do candombl) e da co&inha da 2ahia. 5eito com milho branco ou $ermelho, #ue ca de molho em !gua de um dia para o outro, e de$e ser depois passado em um moinho para formar a massa #ue ser! co&ida em uma panela com !gua, sem parar de mexer, at) car no ponto. %ste se adi$inha #uando a massa não dissol$e, se pingada em um copo com !gua. *inda #uente, pe#uenas por1ões po r1ões da massa de$em ser embrulhadas em folha de bananeira "! limpa, passada no fogo e cortada em peda1os de igual tamanho, para car tudo harmonioso. Colocar a folha na palma da mão es#uerda e colocar a massa. Com o polegar dobrar a primeira ponta da folha sobre a massa, dobrar a outra

 

ponta cru&ando por cima e $irando para baixo, fa&endo o mesmo do outro lado.  formato #ue resulta ) o de uma pirFmide retangular retangular..  G  Godos odos os orix!s recebem o aca1! como oferenda.

*cara")

Comida ritual da orix!+ansã. Ea Hfrica, ) chamado de @4@r@ #ue signica bola de fogo, en#uanto "e possui o signicado de comer. comer. Eo 2rasil foram reunidas as duas pala$ras numa s0, acara-"e, ou se"a, Icomer bola de fogoJ.  acara"), o principal atrati$o no tabuleiro, ) um bolinho característico do candombl). (ua origem ) explicada por um mito sobre a rela1ão de ;ang com suas esposas, xum e +ansã.  bolinho se tornou, assim, uma oferenda a esses orix!s. Kesmo ao ser $endido num contexto profano, o acara") ainda ) considerado, pelas baianas, como uma comida sagrada. Lor isso, a sua receita, embora não se"a secreta, não pode ser modicada e de$e ser preparada apenas pelos lhos-de-santo.  acara") ) feito com fei"ão-fradinho, #ue de$e ser #uebrado em um moinho em peda1os grandes e colocado de molho na !gua para soltar a casca. *p0s retirar toda a casca, passar no$amente no moinho, desta $e& de$er! car uma massa bem na. * essa massa acrescenta-se cebola ralada e um pouco de sal.  segredo para o acara") car macio ) o tempo #ue se bate a massa.
View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF