1
APRESENTAÇÃO E, aí, tudo blz? Que legal você querer saber um pouco mais sobre os temas de redação da IBFC. Conhecer a “alma” da banca é o primeiro passo para a aprovação. Não sei se você sabe, mas a IBFC é uma banca que pode trabalhar com qualquer assunto, mas os seus preferidos são aqueles relacionados à cidadania, à convivência em sociedade, a fatores relacionados a comportamentos da sociedade contemporânea e por aí vai... É uma banca que de fato vai esperar que você saiba discutir tecnologia e seus efeitos na vida da sociedade e esperar que você saiba argumentar sobre as questões ambientais. Por outro lado, é uma banca que corrige a redação com mão leve e que tem um espelho de correção bem justo. Mas, olhe, não é por isso que você vai avacalhar o seu texto, né? Nãããoooooo... Você tem que fazer um texto apresentável, com recuo de parágrafo, alinhamento de margens e uma letra legível. Sim, você pode usar letra de forma ou letra cursiva, tanto faz, o negócio é o ser do mal entender o que você escreveu. E aí você deve estar pensando... Precisa colocar título nas provas de redação r edação da IBFC? Não, pessoa, mas esta é uma banca que já cobrou título e, por isso, só coloque título se a banca pedir, ok? Combinado? Não pode esquecer, heim!
Ô, Gabaritando, dá pra fazer a prova sem ler sobre os temas que ela já cobrou? Não, pessoa, como você vai se preparar se não souber o tipo de tema que a banca prioriza? Tem de ler, tem de estudar cada tema já cobrado, fazer o Roteiro de Elaboração e utilizar as técnicas de argumentação que a professora Lilian Furtado ensina nas aulas do curso Teórico de Redação no Gabaritando Concurso. Lá no curso, ela explica exatamente como o texto argumentativo deve ser elaborado e quais as técnicas que você você pode utilizar. utilizar. Além disso, você não pode se esquecer de utilizar o texto norteador para delimitar sua argumentação. Outra coisa, você sabia que é uma banca que repete tema? Sim, exatamente isso. É claro que ela não repete exatamente com as mesmas palavras, mas coloca os mesmos assuntos. O quê? Você não acredita? Fala sério... você está precisando mesmo deste material . 2
Ah, tenho uma novidade.... No
Gabaritando Concurso
tem um curso em vídeo em que a
professora de redação explica qual abordagem seguir nos temas propostos, explica também como colocar um título e comenta cada tema que a banca já cobrou pra você poder entender de verdade o psicológico da banca. Vai perder? Bom, você que sabe... Ô, Gabaritando, e eu tenho como treinar? Tem como eu mandar meus textos pra vocês avaliarem? Ah, para! Não creio?! Você não não conhece Gabaritando Redação ? Então... é um site de Correção de Redações. É um site irmão, lá você só treina. Você recebe, em cada ciclo, 4 temas inéditos parecidos com os que o ser do mal cobra na sua prova, todos os temas são comentados em áudio pelo professor de atualidades, porque assim você não perde tempo pesquisando, né? Daí, você manda seu texto e recebe a correção EM ÁUDIO. E não para por aí não... todo material é seu, você pode fazer download de tudo e pode ouvir suas correções quando e onde quiser. Pô, Gabaritando, mas eu não tenho scanner e nem impressora, não vai dar pra mim. Mas, gente, o que é isso? Como você vai fazer redação sem saber que existe um aplicativo chamado CAMSCANNER que converte foto em pdf ? Tá vendo? Olha o assunto tecnologia aí de novo... Pessoa, baixe este aplicativo para o seu celular, tire foto da sua redação, use o
aplicativo e bibid bobid boom
seu texto estará em pdf.... Ah, moleque!
Aaaaaaaaaaaaaaaa.... Aaaaaaaaaaaaaaaa.... e você recebe seus temas e envia seus textos e recebe suas correções pela área do aluno, ok? Nada de email não. Bom é isso, chega de blá blá blá... Se
precisar
da
gente
para
alguma
orientação,
pode
mandar
email
para
[email protected] ou mandar mensagem no nosso perfil do instagram instagram.. Não deixe de estudar os temas a seguir. Abraços, E quipe Gab G abarita aritando. ndo.
3
01 - (IBFC / POLÍCIA MILITAR DA BAHIA / SOLDADO / 2017) A partir da leitura dos textos de apoio abaixo e com base em seu conhecimento de mundo, escolha um dos temas e desenvolva um texto dissertativo-argumentativo. Seu texto deverá ser produzido em prosa e conter entre 20 e 30 linhas.
Tema 1: “Efeitos das redes sociais na realidade”. Excesso de exposição na rede oferece perigo Fui viajar, volto em 10 dias. Alguém já viu ou pendurou uma faixa assim na porta de casa? Com certeza esta não é a conduta de segurança patrimonial adotada pela população, porém a mesma preocupação não é tomada quando o assunto é a exposição da vida pessoal nas redes sociais. O hábito de postar tudo o que faz, onde está, com quem sai e por fotos a todo momento na internet representa um risco grande à segurança pessoal, que a maioria dos internautas não consegue avaliar. A avaliação do perigo é feita pelo coordenador Militar do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, coronel Wilson Batista, que destaca ainda o cuidado necessário para evitar a exposição de assuntos do local de trabalho, o que pode gerar uma situação desagradável e até mesmo punitiva. Coronel Batista comenta que a invasão das redes sociais no cotidiano das pessoas levou alguns à falsa sensação de popularidade, quando na verdade a ferramenta foi criada para garantir a facilidade nos relacionamentos, como encontrar e manter contato com amigos e família. Com essa necessidade de sentir-se popular, as pessoas acabam esquecendo regras de segurança e disponibilizam todas as informações da vida pessoal na internet. [...] Fonte: (https://tj-mt.jusbrasil.com.br/noticias/100649778/excesso-de-exposicao-na-rede-oferece-perigo. Acesso em 05/06/17)
Tema 2: “Como inserir a cooperação nas relações sociais em um momento em que se valoriza tanto a competição?” A diferença entre cooperação e competição A competição é natural, porém quando vira obsessão todos da equipe têm a perder, pois a cooperação e o trabalho em equipe são vitais para o sucesso de qualquer organização. Apesar de vivermos em um mundo tão competitivo, quando a competição na empresa vira obsessão todos da equipe têm a perder, pois a cooperação e o trabalho em equipe são vitais para o sucesso de qualquer organização. 4
O equilíbrio entre cooperar e competir é fundamental. Quando os critérios de gestão são meritocráticos, claros e lógicos, o trabalho de equipe é valorizado, mas os melhores acabam se destacando já que o funil do crescimento profissional é muito estreito. Porém, se não for houver bom senso, a competição acaba sendo prejudicial para o profissional e para todos que se relacionam com ele no ambiente de trabalho. Um exemplo prático ocorre quando vários colaboradores disputam entre si um novo cargo gerencial. Em uma empresa sem regras claras a disputa vira uma guerra e o vencedor acaba ficando sem clima para assumir o cargo e alcançar bons resultados. Em uma empresa meritocrática as pessoas continuam a trabalhar em equipe e vencerá quem apresentar os melhores resultados e, claro, se enquadrar melhor no perfil e nas habilidades que o cargo exige. Fonte: (http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/a-diferenca-entre-cooperacao-e-competicao/71692/.Acesso em 05/06/17)
Tema 3: “Os efeitos da violência urbana nas escolhas do sujeito contemporâneo” Violência Urbana 02/04/2013 por Damásio Evangelista de Jesus A violência urbana, que nos faz vítimas todos os dias, consistente em assaltos, agressões físicas, estupros, sequestros, homicídios e tantos outros delitos, não é nova, existindo desde épocas remotas. Atualmente, sua natureza e formas de manifestação expressam-se conforme as condições das cidades, consideradas estas as regiões urbanas que possuem mais de 25 mil habitantes, dependendo das condições sociais e econômicas das comunidades. Assim, nos aglomerados desenvolvidos são cometidos mais crimes contra a propriedade; nos em desenvolvimento, delitos contra a pessoa, como lesões corporais e homicídios. Ela é parte do cotidiano das cidades brasileiras, fazendo com que o Brasil, em 2010, em pesquisa de 2013, tenha sido o país com o maior número de assassinatos em todo o mundo (Folha de S.Paulo, 14 mar., C4).[...]
5
02 - (IBFC / EMBASA / AGENTE ADMINISTRATIVO / 2017) Tendo como inspiração a charge e os trechos a seguir, redija uma dissertação argumentativa sobre como a realidade virtual alterou os paradigmas da vida contemporânea. Seu texto deve ter de 20 a 30 linhas e respeitar a norma culta da língua portuguesa.
“O que é real? Como def ine real? Se você está falando do que pode ser cheirado, provado e visto, então real é simplesmente um sinal elétrico interpretado pelo seu cérebro”. (personagem Morpheus, do filme Matrix)
“É virtual toda entidade ‘desterritorializada’, capaz de gerar diversas manifestações concretas em diferentes momentos e locais determinados, sem contudo estar ela mesma presa a um lugar ou tempo em particular.” (LÉVY, Pierre, Cibercultura,1999, p.50)
6
03 - (IBFC / POLÍCIA CIENTÍFICA DO PARANÁ / AUXILIAR DE PERÍCIA / 2017) Texto I A sociedade contemporânea está cercada dos mais diferentes recursos tecnológicos como aparelho celular, caixas eletrônicos nos bancos, internet, entre outros. Os avanços surgem com uma velocidade nunca vista em outros tempos, temos acesso a inúmeras informações e das mais diversas fontes que chegamos a nos sentir desinformados, porque muitas vezes não conseguimos acompanhar esse ritmo tão acelerado. (Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo9/artigos/8dElisangela.pdf Acesso em 08/02/17)
Texto II
A partir da leitura dos textos de apoio acima e com base em seu conhecimento de mundo, desenvolva um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema “A linguagem da internet pode ser uma ameaça para o emprego da norma culta da língua?” Seu texto deverá ser produzido em prosa e conter entre 25 e 40 linhas.
7
04 - (IBFC / POLÍCIA CIENTÍFICA DO PARANÁ / QUÍMICO / 2017) Texto O tema do medo está na ordem do dia. Tal fato pode ser percebido na quantidade de informação veiculada sobre o tema na atualidade, em diversas matérias em jornais e revistas, que o abordam em suas várias dimensões. O medo é um tema que vem atravessando o cotidiano e marcando de forma cada vez mais palpável a vida coletiva e individual, o que leva à modificação de comportamentos sociais e hábitos mentais. (Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pcp/v23n2/v23n2a08.pdf Acesso em 08/02/17)
A partir da leitura do texto de apoio acima e com base em seu conhecimento de mundo, desenvolva um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema “O medo como componente da
sociedade contemporânea” Seu texto deverá ser produzido em prosa e conter entre 25 e 40 linhas.
8
05 - (IBFC / AGERBA / TÉCNICO EM REGULAÇÃO / 2016)
Tema 1 Texto “O desvanecimento das habilidades de sociabilidade é reforçado e acelerado pela tendência, inspirada no estilo de vida consumista dominante, a tratar os outros seres humanos como objetos de consumo e a julgá-los, segundo o padrão desses objetos, pelo volume de prazer que provavelmente oferecem e em termos de seu “valor monetário”. Na melhor das hipóteses, os outros são avaliados como companheiros na atividade essencialmente solitária do consumo, parceiros na alegria do consumo, cujas presença e participação ativa podem intensifcar esses prazeres. Nesse processo, os valores intrínsecos dos outros como seres humanos singulares (e assim também a preocupação com eles por si mesmos, e por essa singularidade) estão quase desaparecendo da vista. A solidariedade humana é a primeira baixa causada pelo triunfo do mercado consumidor.” (BAUMAN, Zigmunt. Amor Líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos, Rio de Janeiro: Zahar, 2004, p.96 )
No texto acima, o autor faz uma análise crítica a respeito da solidariedade em tempos de consumismo. A partir das ideias propostas por ele e com base em seu conhecimento de mundo, desenvolva um texto dissertativo-argumentativo no qual seja apresentado o seu posicionamento sobre o seguinte tema “A solidariedade humana está realmente diminuindo?” Seu texto deverá ser produzido em prosa e conter entre 20 e 30 linhas.
Tema 2 Texto “Vivemos num mundo que não sabe conviver com a diferença. Não é uma constatação nova. Boa parte da história da humanidade tem sido escrita pelos embates entre grupos que fazem de suas diferenças étnicas, religiosas, culturais, ideológicas, econômicas ou políticas o germe de rivalidades inconciliáveis. É a ideia absurda de que pode haver paz e respeito mútuo entre iguais. O irônico é que esses “iguais”, depois de se unir para aniquilar aqueles que imaginam serem seus inimigos comuns, quase sempre descobrem diferenças entre si, o que acaba gerando conflitos e mortes dentro do próprio grupo. Para quem se guia por esse raciocínio errado, o diferente é visto como perigoso. Então, logo, procura-se um jeito de afastá-lo do convívio, amordaçá-lo ou, até mesmo, eliminá-lo. Há ainda outro modo menos agressivo, mas não menos criminoso, de lidar com o diferente: fazê-lo igual a mim. 9
Esta tentativa de tornar o outro igual a mim é uma forma errada de pensar. Temos que procurar manter a unidade na diversidade.” (Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/o-respeito-a-diferenca/10581/ Acesso em: 18/01/17)
A diversidade de opiniões sobre variados temas pode gerar conflitos e até acabar com relações. Contudo, tal diversidade é inevitável. Nesse sentido, a partir da leitura do texto de apoio acima e com base em seu conhecimento de mundo, desenvolva um texto dissertativo-argumentativo no qual você se posicione sobre o seguinte tema “A diversidade de posicionamentos e as relações no ambiente de trabalho” Seu texto deverá ser produzido em prosa e conter entre 20 e 30 linhas. Tema 3 Texto “A norma corresponde à necessidade que o grupo social experimenta em defender seu meio de comunicação das transformações que possibilitariam advir no momento de seu aprendizado. Pressupõe - se que os integrantes de determinado grupo social tentam não fazer parte, não inserir em outra forma de linguagem que não seja a que eles dominem, podendo defender a sua identidade no grupo. Conforme Coseriu (1979), os fatos da norma são fixados pela tradição, ou seja, pelo hábito, pelo costume de cada grupo, dentro da comunidade linguística. E assim, dentro de uma comunidade linguística, podem-se definir várias normas: norma padrão, norma culta, linguagem familiar, linguagem popular, linguagem rural, etc. Conquanto, uma norma (a padrão, fixada pela tradição gramatical) possa sobrepor - se às demais, sendo considerada a melhor, ou mesmo sendo identificada à própria Língua. Do ponto de vista linguístico tal julgamento não procede, pois, em princípio, os fatos de norma, isto é, a variação normal não afeta o funcionamento do sistema linguístico, logo não possuem valor funcional.” (Disponível em: http://www.sociodialeto.com.br/edicoes/15/31072013033826.pdf . Acesso em: 19/01/17, p. 36)
O texto trata sobre as inúmeras variantes da Língua Portuguesa e afirma que uma não se sobrepõe à outra. Contudo, é importante estar atento ao modo de se expressar. Nesse sentido, a partir da leitura do texto de apoio acima e com base em seu conhecimento de mundo, desenvolva um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema “Qual a importância de saber empregar, adequadamente, as variantes da língua oral e escrita no ambiente de trabalho?” Seu texto deverá ser produzido em prosa e conter entre 20 e 30 linhas.
10
06 - (IBFC / AGERBA / ESPECIALISTA EM REGULAÇÃO / 2016)
Tema 1 Texto Sua empresa pode proibir o uso do celular no local de trabalho? Com a popularização cada vez maior de smartphones e celulares, muitas empresas estão passando a dar mais atenção ao uso desses produtos no ambiente de trabalho. Muitas vezes, por questões de segurança, esses dispositivos acabam restritos a determinados ambientes ou são simplesmente proibidos de circular por empresas. Diante da situação, muitos funcionários ficam em dúvida sobre a legalidade de tal decisão. Contribui para essa confusão a falta de uma regra específica quanto a isso na legislação trabalhista nacional, o que faz com que prevaleça o poder do empregador de regular a forma como um serviço deve ser prestado. Segundo o que Sônia Mascaro Nascimento, sócia do escritório Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista e diretora do Núcleo Mascaro, informou ao site Exame, uma companhia pode restringir ou proibir o uso desse tipo de aparelho. No entanto, o recomendado (e comum) é que tais regras sejam informadas de forma clara aos funcionários, sem permitir discriminações — ou seja, a mesma regra tem que valer para todos. A Justiça do Trabalho entende que empresas podem demitir funcionários que fazem uso indiscriminado de celulares e de aplicativos como o WhatsApp. A dispensa pode inclusive ser por justa causa, modalidade que retira do empregado direitos trabalhistas que incluem a multa do Fundo de Garantia. (Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/celular/102526-empresa-proibir-uso-celular-local-trabalho.htm. Acesso em 22/12/16)
A partir da leitura do texto de apoio acima e com base em seu conhecimento de mundo, desenvolva um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema “É possível conciliar o uso pessoal do celular com as atividades profissionais durante o expediente de trabalho?” Seu texto deverá ser produzido em prosa e conter entre 20 e 30 linhas.
Tema 2 Texto A entrada da mulher no âmbito do trabalho traz repercussões na organização e na estrutura de funcionamento familiar, levando à proposição de novas configurações, arranjos familiares com interferências diretas na relação mãe-filho e na dinâmica familiar. Um dos principais desafios para a 11
mulher está em conciliar tempo para tarefas domésticas, acadêmicas, trabalho externo e poder permanecer com os filhos, de forma a ser possível estabelecer um vínculo afetivo harmonioso e consistente. Nesse sentido, é possível dizer que na vida conjugal os papéis desempenhados pelo homem e pela mulher têm se confundido cada vez mais e que a configuração familiar tem-se delineado diferentemente da estrutura familiar tradicional assim como a relação mãe filho também é tocada por essas vicissitudes. (Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/fles/2011/09/Mulher-mercado-de-trabalho-e-asconfgura%C3%A7%C3%B5esfamiliares-do-s%C3%A9culo-XX_fatima.pdf. Acesso em: 22/12/16)
É inegável que a participação da mulher no mercado de trabalho, em seus mais diversos setores, vem aumentando nos últimos anos. Nesse sentido, a partir da leitura do texto de apoio acima e com base em seu conhecimento de mundo, desenvolva um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema “A família e o trabalho podem ser parceiros para a permanência e o crescimento da mulher no mercado de trabalho?” Seu texto deverá ser produzido em prosa e conter entre 20 e 30 linhas.
Tema 3 Texto O trabalho, no decorrer da história, foi ocupando a maior parte do tempo do ser humano. O que de início era para suprir suas necessidades básicas de subsistência, passa a ser, principalmente após a Revolução Industrial, o ponto central da vida do homem. O homem, desta forma passa maior parte de sua vida em seus locais de trabalho, dedicando sua força, energia e esforços para as organizações. Ou seja, disponibilizando maior parte do seu tempo ao trabalho do que propriamente com suas famílias e amigos. Além disso, com o avanço tecnológico, o “local de trabalho” pode ser em qualquer lugar: em viagens, casa, hotéis, etc. em todos os locais pode- se “trabalhar” para a organização. Indo mais além, mesmo quando o homem tenta “se desligar”, não estando no local de trabalho e nem mesmo “conectado”, utilizando os recursos tecnológicos, mesmo assim, a vida do homem gira em função do trabalho. O nível de pressão por resultados, a concorrência e a complexidade por um espaço no mercado, fazem com que o trabalho seja uma constante na vida do homem moderno. (Disponível em: http://www.simpep.feb.unesp.br/anais/anais_13/artigos/784.pdf. Acesso em: 2/12/16)
A relação do homem com o tempo e o trabalho é uma reflexão importante na contemporaneidade. Nesse sentido, a partir da leitura do texto de apoio acima e com base em seu conhecimento de mundo, desenvolva um texto dissertativo-argumentativo 12
sobre o seguinte tema “Trabalho e qualidade de vida: conciliação necessária para o homem moderno” Seu texto deverá ser produzido em prosa e conter entre 20 e 30 linhas.
13
07 - (IBFC / SAEB BA / ANALISTA DE REGISTRO DE COMÉRCIO / 2015) A prática da automedicação: um índice crescente entre os jovens Texto 1 Os Perigos da Automedicação Quem nunca tomou um remédio sem prescrição após uma dor de cabeça ou febre? Ou pediu opinião a um amigo sobre qual medicamento ingerir em determinadas ocasiões? A automedicação, muitas vezes vista como uma solução para o alívio imediato de alguns sintomas, pode trazer consequências mais graves do que se imagina. A medicação por conta própria é um dos exemplos de uso indevido de remédios, considerado um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Segundo dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINTOX), em 2003, os medicamentos foram responsáveis por 28% de todas as notificações de intoxicação. O uso de medicamentos de forma incorreta pode acarretar o agravamento de uma doença, uma vez que a utilização inadequada pode esconder determinados sintomas. Se o remédio for antibiótico, a atenção deve ser sempre redobrada. O uso abusivo destes produtos pode facilitar o aumento da resistência de microorganismos, o que compromete a eficácia dos tratamentos. Outra preocupação em relação ao uso do remédio refere-se à combinação inadequada. Neste caso, o uso de um medicamento pode anular ou potencializar o efeito do outro. O uso de remédios de maneira incorreta ou irracional pode trazer, ainda, consequências como: reações alérgicas, dependência e até a morte.
Conceito Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), existe o uso racional de medicamentos (URM) quando “os pacientes recebem medicamentos apropriados às suas necessidades clínicas, em doses e períodos adequados às particularidades individuais, com baixo custo para eles e sua comunidade”. A definição foi proferida durante Conferência de Nairobi, Quênia, em 1985. Tipos de Uso Irracional de Medicamentos • Uso abusivo de medicamentos (polimedicação); 14
• Uso inadequado de medicamentos antimicrobianos, frequentemente em doses incorretas ou pa ra infecções não-bacterianas; • Uso excessivo de injetáveis nos casos em que seriam mais adequadas formas farmacêuticas orais; • Prescrição em desacordo com as diretrizes clínicas; • Automedicação inadequada, frequentemente com medicamento que requer pr escrição médica.
Estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS) • Em todo o mundo, mais de 50% de todos os medicamentos receitados são dispensáveis ou são vendidos de forma inadequada. • Cerca de 1/3 da população mundial tem carência no acesso a m edicamentos essenciais. • Em todo mundo, 50% dos pacientes tomam medicamentos de forma incorreta.
Ações para o Uso Racional de Medicamentos O Ministério da Saúde criou, em março de 2007, um Comitê Nacional para Promoção do Uso Racional de Medicamentos (URM) - uma instância colegiada, representativa de segmentos governamentais e sociais afins ao tema e com caráter deliberativo. O Comitê tem como papel propor estratégias e mecanismos de articulação, de monitoramento e de avaliação de ações destinadas à promoção do URM. Para garantir as implementações das ações, foi criado o Plano de Ação, composto por vertentes em quatro áreas: regulação, educação, informação e pesquisa.
Educanvisa Com o objetivo de facilitar o aprendizado de temas complexos em saúde para o ensino fundamental, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou os jogos educativos Trilha da Saúde e Memória, disponíveis no site da Anvisa. O material didático serve como apoio ao aprendizado sobre propaganda e o uso racional de medicamentos. O lançamento dos jogos educativos aconteceu em Santa Catarina, durante encontro realizado para apresentação do Programa Educanvisa, no projeto político-pedagógico das escolas para o biênio 2008/2009. A Educanvisa contempla orientações sobre o consumo responsável de medicamentos e de outros produtos sujeitos à vigilância sanitária, além dos riscos da automedicação e da inf luência da propaganda enganosa, abusiva e errônea.
15
Hospitais Sentinelas Para incentivar o uso racional de medicamentos, a Anvisa também desenvolve ações na área de farmacovigilância. Um exemplo é o programa Rede de Hospitais Sentinela, que reúne um conjunto de hospitais e unidades de todo o país. Cada hospital integrante da rede possui um responsável por notificar efeitos adversos ou quaisquer problemas relacionados a medicamentos. Fonte: Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde .
Texto 2 Jovens consomem remédios sem receita e riscos à saúde aumentam Medicamento sem prescrição médica pode agravar doenças, mascarar sintomas e ter efeitos colaterais danosos Aspirina, Viagra para impotência sexual, antibiótico e fluoxetina são alguns dos remédios da moda entre adolescentes. Cada um tem sua função, mas todos representam perigo da forma como estão sendo usados. Aspirina com Coca-Cola para ficar “aceso”, Viagra para aumentar a potência sexual, antibiótico com álcool para dar barato, fluoxetina para minorar as frustrações amorosas. Os jovens encontraram um jeito próprio e perigoso de usar esses fármacos, mas não só eles fazem mau uso dos medicamentos. Em Curitiba, consulta encomendada pela Gazeta do Povo à Paraná Pesquisas revela que 56% das pessoas compraram remédios sem prescrição médica nos últimos 12 meses Dados da Associação Brasileira das Indústrias Farmacêuticas (Abifarma) indicam que 80 milhões de brasileiros têm o hábito de se automedicar, prática que leva à morte cerca de 20 mil pessoas por ano, vítimas principalmente da intoxicação e das reações de alergia ou hipersensibilidade. O ri sco é grande entre os jovens não só por terem herdado o hábito dos pais, mas também pelas suas misturas perigosas. Este foi um dos motivos que levaram as Faculdades Pequeno Príncipe a incluir o tema da automedicação no ciclo de palestras que a instituição vem fazendo em escolas públicas e particulares de Curitiba. O aconselhável é sempre consultar um médico antes de ingerir qualquer medicamento. Contudo, a realidade é bem diferente num país onde menos de um terço dos 185 milhões de habitantes são cobertos por plano de saúde privado. Ou seja, sete entre 10 brasileiros dependem do Sistema Único de Saúde (SUS). E as condições do SUS todos conhecem. Daí a opção pela automedicação para ganhar tempo e economizar na consulta e no exame médico. Mas nem sempre este é o caminho mais curto e mais barato para a cura. Os remédios sem prescrição médica podem agravar doenças, mascarar sintomas, ter efeitos colaterais danosos. Na melhor das hipóteses, não servem para nada. 16
Por acreditar ser praticamente impossível erradicar a prática, seja em país pobre ou desenvolvido, a Organização Mundial da Saúde recomenda a automedicação responsável. Mas como chegar a esse nível de conscientização? O Brasil faz o contrário. Além do hábito de se automedicar, o brasileiro está vulnerável a propagandas milagrosas, diz a coordenadora do curso de Farmácia das Faculdades Pequeno Príncipe, professora-doutora Rosiane Zibetti. “Tomou, passou”, ironiza. Inverteu-se a ordem das coisas. A mensagem “ao persistirem os sintomas o médico deverá ser consultado” recomenda primeiro a automedicação e só depois o especialista, caso algo não dê certo. (...)
Responsabilidade O farmacêutico Christian Boller culpa a indústria por favorecer o consumo exagerado ao oferecer um percentual das vendas aos balconistas. Dessa forma, quem não tem formação adequada acaba fazendo a “empurroterapia” para engordar o salário. Mas a responsabi lidade profissional está na pauta dos farmacêuticos. Não se trata de só vender remédio, mas de transformar a farmácia num local onde a pessoa possa entender a própria saúde. Parece utopia, mas Boller tem percebido uma boa aceitação no meio acadêmico. E, segundo ele, algumas farmácias já trabalham desta forma, recusando-se a vender remédio sem prescrição médica. (...) http://www.aazetadopovo. com.br/vida-e-cidadania/iovens-consomem-remedios-sem-receita-e-riscos-a-saude-aumentamalviavm6ncbswwalkz8zDn972
Texto 3
17
Com base nos textos acima, procure elaborar um texto dissertativo-argumentativo com a seguinte temática: A prática da automedicação: um índice crescente entre os jovens. Por que jovens, hoje em dia, tomam medicamentos sem a prescrição médica? Utilize argumentos coerentes e coesos para discorrer o texto.
18
08 - (IBFC / SEPLAG MG / GRADUAÇÃO EM MEDICINA / 2013) Texto I
Ontem eu estava cozinhando (eu adoro cozinhar) e me vi cercada por plástico. Era o plástico que embalava as vagens, o plástico que embalava as cenouras, o plástico da garrafa de leite, uma sacolinha que eu nem consegui identificar de onde veio, duas sacolas que os feirantes usaram para colocar os sacos de vagem e cenoura, que depois eu coloquei na minha sacola de ráfia, mas já era tarde demais. E isso me fez lembrar da sopa de plástico do Giro do Pacífico Norte, que eu publiquei, atônita, há um pouco mais de uma ano atrás. Consegui os endereços da pessoa que fotografou aquela tartaruga, não se preocupe se você não se lembra, vou colocá-la novamente aqui. E descobri que além da dita fotografia conhecidíssima, também existem outras, que ajudam a contar uma história. O fotógrafo em questão é um herpetologista, Dino Ferri, que na época trabalhava na Audubon Nature Institute, em New Orleans. Imagine-se no lugar deste pesquisador. Conta Ferri que em um dia normal de trabalho, chegou um garotinho com uma caixa na mão. Ele tinha resgatado aquela tartaruga na praia e queria saber informações sobre ela, gostaria que o aquário do instituto cuidasse dela. Fonte: .
Texto 3 Três anos perdidos “Desperdicei três anos da minha vida jogando Tibia , um game no computador cuja graça, para aficionados como eu, é ser infinito. Passava pelo menos seis horas por dia em frente à tela e, longe dela, não conseguia pensar em outra coisa senão na hora em que voltaria ao jogo. Foi uma época 23
negra. Não saía de casa e perdi os amigos. Estava tão isolada que, por iniciativa própria, decidi restringir, por ora, o computador na minha vida. Esse processo de desintoxicação, imagino, deve ser tão sofrido quanto o daqueles que tentam largar o álcool. Você precisa reatar as velhas amizades e até se acostumar de novo à vida ao ar livre. O saldo é bom.” Caroline Parreiras, 18 anos http://veja.abril.com.br/240310/quando-rede-vira-vicio-p-110.shtml>.
A internet como ferramenta auxiliadora das pessoas, passou a ter outros significados. Acidentes, exposição dentre outros fatores ocorrem quando a ideia de real se mistura ao virtual. Apesar de nova, esta tecnologia vem gerando polêmica. Baseado nesses dados apresentados procure desenvolver um texto dissertativo-argumentativo com a seguinte temática: “Somos influenciados pelo mundo virtual?”. Procure levantar fatores positivos e negativos sobre esse assunto.
24
11 - (IBFC / SEDS / AGENTE DE SEGURANÇA PENITENCIÁRIA / 2015) Observe a charge:
A poluição do ar é um problema mundial. Percebemos que tanto em grandes centros e até mesmo em pequenas cidades, as pessoas estão sofrendo com as consequências do mau uso do meio ambiente. Podemos apontar diversos problemas de saúde que afetam a população. Doenças respiratórias, como a bronquite, rinite alérgica, alergias e asma que levam milhares de pessoas aos hospitais, anualmente. Baseado nesses dados apresentados procure desenvolver um texto dissertativo com a seguinte temática: “Se continuarmos a poluir o ar, o que restará no nosso planeta?” Procure levantar algumas medidas para solucionar este problema. Transcreva a redação de 20 a 30 linhas, com caneta azul ou preta, para o cartão de respostas.
25
12 - (IBFC / SEAP BA / ALUNO AGENTE / 2015) Escolha um dos três temas e transcreva a redação de 20 a 30 linhas, com caneta azul ou preta, para o cartão de respostas.
Tema 1 Texto A
Texto B A água é farta ou escassa? [...] Uma das conclusões a que havíamos chegado foi que, até certo ponto, há abundância de água disponível no mundo. Porém, a abundância de água doce diz respeito apenas a valores médios. A distribuição de água doce no mundo está longe de ser homogênea. Por um lado, nas selvas tropicais da Amazônia, do Congo e de Bornéu, por exemplo, há grande quantidade de água e uma variedade enorme de fauna e flora. Por outro lado, nas vastidões dos desertos de Atacama, de Gobi e do Saara, a água é quase inexistente, e os vegetais e animais resumem-se a pouquíssimas espécies com um número também muito reduzido de indivíduos. Em suma, a vida em terra firme se concentra onde há abundância de água e escasseia nas regiões em que a água é rara. De qualquer forma, com sua distribuição não uniforme, a água doce que existe é suficiente para a manutenção da fauna e da flora existentes na natureza. [...]
26
O fato de determinada água não ser salgada não é condição suficiente para que ela possa ser consumida. Na região Sudeste do Brasil, há problemas seríssimos com relação à má qualidade da água. Existem muitas enfermidades cujo principal veículo de propagação é a água [...] Água doce não significa água limpa. Antonio Cardoso Neto. Água na medida certa: a hidrometria no Brasil. Brasília: Agência Nacional de Águas, 2012, p. 25-6.
Ao observar os textos A e B acima, percebemos um cenário de iminente escassez de água própria para consumo humano. Esse assunto possui destaque em campanhas de conscientização e também é frequente a discussão sobre a oferta e indispensabilidade desse recurso. Portanto, qual seria uma possível proposta de intervenção para solucionar essa questão? Redija um texto dissertativo-argumentativo sobre a temática apresentada.
Tema 2 Texto A
27
Texto B Mesmo no topo, elas ainda ganham menos Revelação de que a presidenta mundial da GM recebe bem menos do que seu antecessor expõe os abismos salariais entre homens e mulheres. O pior que a defasagem está longe de ser corrigida. Mariana Queiroz Barboza (
[email protected] ) Alçada ao posto de presidenta mundial da General Motors, tornando-se a primeira mulher a assumir essa função em uma montadora, a engenheira americana Mary Barra, 51 anos de idade e 33 de GM, teve que lidar com uma injustiça. Seu salário, de US$ 4,4 milhões por ano, estava abaixo do seu antecessor, Dan Akerson, que recebia US$ 9,1 milhões anuais. Mais estranho ainda: Akerson receberá US$ 4,6 milhões por ano para prestar consultoria à própria GM. Depois da enorme repercussão e do estrago que o episódio poderia provocar, a GM anunciou que Mary poderá embolsar US$ 14,4 milhões em 2014, mas o valor está sujeito à aprovação de acionistas, em decisão que será tomada em junho, e ao desempenho da montadora. Desde que o movimento feminista foi às ruas, há cinco décadas, as mulheres quebraram barreiras em diversas áreas, mas alguns obstáculos parecem intransponíveis. (...) http://www.istoe.com.br/
Os textos A e B apresentados abordam a questão da mulher na sociedade. Como é vista a mulher na sociedade contemporânea? Este questionamento é bastante pertinente nos dias atuais. Com base nesses textos e em outras informações que julgar pertinentes, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre a temática: Igualdade de direitos para a mulher na sociedade atual.
Tema 3 Texto A “A massa mantem a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa”
(G eorg e Orwell)
28
Texto B
Texto C
Navegar na Internet, assistir aos programas na televisão, falar ao celular são ações comuns da maioria da população mundial nos dias atuais. Essas ações são feitas no nosso cotidiano e percebemos que essa tecnologia influencia o tempo todo a sociedade e em consequência, a educação, tanto informal quanto formal. Analise os textos A, B e C acima e redijam um texto dissertativo-argumentativo entorno dessa temática: “Os meios midiáticos influenciam as
pessoas nas suas identidades sociais?
29
13 - (IBFC / SEPLAG / AUXILIAR ADMINISTRATIVO / 2014) Texto 1 Expectativa de vida da mulher sobe para 78,3 anos e a do homem, para 71 As Tábuas Completas de Mortalidade para o Brasil de 2012, do IBGE, têm como base a Projeção da População para o período 2000-2060 Daniela Amorim – O Estado de São Paulo A esperança de vida ao nascer dos homens brasileiros aumentou em 4 meses e 10 dias, passando de 70,6 anos em 2011 para 71,0 anos em 2012, segundo as Tábuas Completas de Mortalidade para o Brasil, divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta segunda-feira, 2. As mulheres, que já vivem mais do que os homens, tiveram aumento ainda maior na expectativa de vida ao nascer, saindo de 77,7 anos em 2011 para 78,3 anos em 2012, um acréscimo de 6 meses e 25 dias. A esperança de vida ao nascer no Brasil subiu para 74,6 anos em 2012. (...) Fonte: http://www.estadao.com.br
Texto 2 Idoso mais ativo. Idoso participativo
Saúde/Especial Por muito tempo o envelhecimento humano foi encarado como a perda das faculdades mentais e a incapacitação para o trabalho, aparecimento de diversos males e doença. A aposentadoria era sinônimo de ociosidade e fim da vida. Mas, felizmente, este conceito teve seu f im e hoje os idosos estão mais ativos, participativos e conquistaram um novo espaço na sociedade. Especialmente através da inserção em grupos de terceira idade, o idosos, que também se definem como estando na feliz idade, praticam atividades esportivas, frequentam bailes, convivem em grupos que têm o mesmo interesse. Junto a isso vieram às aulas de informática, oficinas de poesia, de pintura. Pode-se dizer que desfrutam de uma liberdade de atividades que a vida profissional agitada não lhes permita. E assim, assumem um novo papel, assumem um lugar que é de direito e, além de serem conhecidos e respeitados pela experiência de vida, dividem com familiares as novas experiência. 30
Esse conceito ainda é novo para algumas pessoas, mas é muito bem visto por quem sempre incentivou que os idosos se mantivessem em atividade. Sobre este novo papel que assumiram, o Medicina & Saúde procurou informações com o psicólogo Vinícius Thomé Ferreira, da Imed, e faz desta entrevista uma homenagem aos idosos na comemoração do Dia Nacional do Idoso, que ocorre em 1º de outubro. Fonte: www.onacional.com.br (acesso: 18-02-2014)
A expectativa de vida aumentou. Idosos passam a fazer parte da rotina das famílias. A expectativa de vida aumentou. Idosos passam a ficar por mais tempo junto às famílias. Baseado nos dados apresentados nos textos 1 e 2, procure desenvolver um texto dissertativo com a seguinte temática: “A situação do idoso. Como a sociedade trata os velhos?”
31
14 - (IBFC / SEPLAG / ARQUITETURA / 2013) Na sociedade atual, estar na moda é quase uma obrigação. Adultos, jovens e até crianças buscam uma imagem ideal. Muitas vezes, pressionados pela mídia, e vivendo numa sociedade que estimula o consumo, é difícil libertar-se. Considerando as ideias acima, busque elaborar um texto dissertativo-argumentativo com a seguinte proposição: Escravos da moda: como libertar-se?
32
15 - (IBFC / FUNDAÇÃO HEMOMINAS / AUXILIAR ADMINISTRATIVO / 2013) Nesta prova, foram apresentados textos que defendem pontos de vista sobre o que é ser bem sucedido na sociedade. Com base nessas leituras e em seu repertório, redija uma dissertação argumentativa sobre a busca das pessoas pelo sucesso.
33
16 - (IBFC / FCS / ANALISTA DE GESTÃO ARTÍSTICA / 2013)
Em grandes centros urbanos, como São Paulo, o grafite é comumente visto em avenidas, túneis e viadutos. As fotos abaixo mostram exemplos dessa manifestação, na Vila Madalena e na avenida Paulista.
34
Com base no seu repertório, redija uma dissertação argumentativa sobre o tema: grafite é uma
forma de arte?
35
17 - (IBFC / CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS PMERJ / OFICIAL PM-RJ / 2012) Proposta de Redação “NÃO EXISTE SUCESSO OU FELICIDADE SEM
O EXERCÍCIO PLENO DA CIDADANIA E DA
ÉTICA GLOBAL. (Carlos Roberto Sabbi)
Texto
Poema Brasileiro No Piauí de cada 100 crianças que nascem 78 morrem antes de completar 8 anos de idade No Piauí de cada 100 crianças que nascem 78 morrem antes de completar 8 anos de idade No Piauí de cada 100 crianças que nascem 78 morrem antes de completar 8 anos de idade antes de completar 8 anos de idade antes de completar 8 anos de idade antes de completar 8 anos de idade antes de completar 8 anos de idade (Ferreira Gullar)
A partir da leitura atenta dos textos desta prova, da citação de Carlos Roberto Sabbi e de seu conhecimento de mundo, redija um texto argumentativo em prosa, com no mínimo 20 e no máximo 30 linhas, sobre o seguinte tema:
A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO Dê um título ao seu texto e faça uso do padrão culto da língua. 36