Coletânea Comportamento
March 15, 2023 | Author: Anonymous | Category: N/A
Short Description
Download Coletânea Comportamento...
Description
C
H
a
O
b
i
L
l
i
d
E
a
T
d
Â
e
s
N
p
a
E
r
A
a
a
v
i
d
a
Atividades para estimular as esferas emocionais, cognitivas e comportamentais
a
M
C
a
m
n
i
u
l
a
e
l
d
l
a
o
s
B
S
a
a
y
n
m
t
a
o
s
C
C
R
R
P
P
1
1
1
1
7
1
9
3
6
6
2
2
3
O
l
á
Somos Manuella Bayma e Camila dos Santos, psicólogas e apaixonadas pela infância! Essa coletânea é fruto de muitos aprendizados e do nosso trabalho diário com as crianças e suas famílias, a transformação em cada ação contínua depercebendo estimulação. Entendemos que precisamos ter um papel ativo no desenvolvimento infantil, estudando-o e dando suporte para que ele floresça em solo fértil. Essa coletânea é um dos braços do nosso projeto, Transforma Infância, que foi idealizado e nasceu em 2019, e possui vertentes, como uma plataforma dehoje ensino paradiferentes estudantes e psicólogos e também nascerá um espaço físico em que realizaremos mais possibilidades interventivas com as crianças e suas famílias. Nossa missão é transformar a infância por meio do afeto e do conhecimento, com atividades interventivas de cunho terapêutico e pedagógico que visam o desenvolvimento global! Agradecemos a confiança em nosso trabalho e esperamos que a coletânea seja muito útil em sua jornada com as crianças! a
M
C
a
m
n
u
i
l
e
a
l
d
l
a
o
s
B
S
a
a
y
n
m
t
a
o
s
C
C
R
R
P
P
1
1
1
1
7
1
9
3
6
6
2
2
3
C
H
a
O
b
i
L
l
i
d
E
a
d
T
e
Â
s
p
N
a
r
E
a
A
a
v
i
d
a
ATIVIDADES PARA ESTIMULAR A ESFERA
comportamental
Palavras mágicas Recorte as cartas e junte a imagem e a palavrinha mágica adequada (em anexo) para cada situação. Quando eu peço o brinquedo do meu amigo emprestado
Quando eu ganho presente
Quando alguém que
Quando eu gosto
conheço vai viajar
muito de alguém
Quando eu preciso
Quando falam
passar e na tem alguém frente
comigo no elevador de manhã
Anexo BOM DIA
POR FAVOR
BOA VIAGEM
TE AMO
COM LICENÇA
OBRIGADA/O
Entendendo o comportamento Imprima as fotos a seguir e converse sobre o que as crianças estão fazendo nas imagens e que tipo de comportamento acredita ser: assertivo, passivo, agressivo (não assertivos).
Entendendo o comportamento
Entendendo o comportamento
Vantagens e desvantagens Vejam as imagens de crianças se comportando de diferentes formas (eme anexo) e conversedecom a criança sobre "quais as vantagens as desvantagens me comportar desta forma? O que ganho? O que perco?" Ex.: "Quando brigo, deixo as pessoas tristes ou com raivas, elas podem ficar chateadas e começarem a se distanciar", "Quando falo o que sinto de forma clara e sem gritar, as pessoas podem compreender melhor".
Quais as vantagens e as desvantagens de me comportar desta forma? O que ganho? O que perco?
Vantagens e desvantagens Quais as vantagens e as desvantagens de me comportar desta forma? O que ganho? O que perco?
Quais as vantagens e as desvantagens de me comportar desta forma? O que ganho? O que perco?
Vantagens e desvantagens Quais as vantagens e as desvantagens de me comportar desta forma? O que ganho? O que perco?
Quais as vantagens e as desvantagens de me comportar desta forma? O que ganho? O que perco?
Eu penso, eu sinto, eu faço Veja as cenas abaixo e conversem sobre "O que a criança pensou para se comportar dessa forma?" "Quais as consequencias disso?"
Eu penso, eu sinto, eu faço
Comportamentos assertivos Veja as imagens abaixo e circule aquelas que representam comportamentos assertivos/saudáveis (escutar música, beber água, conversar com alguém, respirar, correr, brincar, desenhar) para lidarmos com as nossas emoções mais intensas
Bons modos Veja as imagens abaixo e coloque "V" para atitudes positivas e "X" para atitudes que não fazem bem para nós, para o outro ou para o ambiente.
Bons modos Veja as imagens abaixo e coloque "V" para atitudes positivas e "X" para atitudes que não fazem bem para nós, para o outro ou para o ambiente.
Jeitos de pedir A diferença entre uma exigência e um pedido está na forma como nos comunicamos. A exigência tem relação com uma ordem que às vezes nos distancia de um bom relacionamento com o outro, já o pedido tende a ser uma maneira mais respeitosa e educada de nos dirigirmos aos outros. Pensando nisso, veja o exemplo que deixamos na tabela abaixo e complete os demais espaços com exigências que poderiam ser transformadas em pedidos.
EXIGINDO Saia daqui agora!
PEDINDO Será que você poderia dar licença e me deixar sozinho por alguns minutos?
Regras sociais Conviver com outras pessoas requer cooperação e o respeito a algumas regras básicas do ambiente para o bem-estar de todos. Pensando nisso, escreva abaixo as regras que devemos respeitar em cada um desses espaços. Caso deseje acrescentar outros locais, fique à vontade!
Como eu posso ajudar? (Casa) Como você pode ajudar no seu ambiente familiar? Quais atitudes você poderia tomar com que iriam beneficiar as pessoas que moram você? Que atividades você poderia fazer? Pensa e escreva ou desenhe abaixo!
Como eu posso ajudar? (Escola) Como você pode ajudar no seu ambiente escolar? Quais atitudes vocêque poderia que iriam beneficiar as pessoas estãotomar na escola com você? Que atividades você poderia fazer? Pensa e escreva ou desenhe abaixo!
Monte o quebra - cabeça O quebra cabeça finalizado deve ficar assim. Recorte as peças em anexo e monte. Divirta - se!
Monte o quebra - cabeça ANEXO 01
Monte o quebra - cabeça O quebra cabeça finalizado deve ficar assim. Recorte as peças em anexo e monte. Divirta - se!
Monte o quebra - cabeça ANEXO 02
Monte o quebra - cabeça O quebra cabeça finalizado deve ficar assim. Recorte as peças em anexo e monte. Divirta - se!
Monte o quebra - cabeça ANEXO 03
Monte o quebra - cabeça O quebra cabeça finalizado deve ficar assim. Recorte as peças em anexo e monte. Divirta - se!
Monte o quebra - cabeça ANEXO 04
Monte o quebra - cabeça O quebra ficar assim.cabeça Recortefinalizado as peçasdeve em anexo e monte. Divirta - se!
Monte o quebra - cabeça ANEXO 05
Meu momento na cozinha Essa é uma atividade que tem por objetivo propor a familiarização da criança com o preparo dos alimentos. Vocês podem, juntos, fazer um lanche completo (um bolinho, cortar frutinhas e outros) ou apenas fazer um suquinho de laranja, por exemplo. Espremer as laranjas estimulará a força, a coordenação nas mãos e a paciência. O próprio momento de estar na cozinha preparando uma refeição será muito positivo para o desenvolvimento da autonomia da criança, além de ser uma possibilidade de conversar e passar um tempo de qualidade juntos. Além disso, essa atividade vai auxiliar no comportamento no cotidiano da criança, por meio da paciência em cozinhar e manter esse hábito, no futuro.
Mesa posta em conjunto Parapara dia o responsável: chamar a sua retire criança um para preparar uma mesa diferente com você. Esse momento vai ajudar na coordenação motora, na organização, na criatividade e ainda proporcionar um tempo em conjunto, em família, antes de alguma refeição. Com cuidado, repasse pratos, talheres e o que mais desejar colocar na mesa para que a criança colabore nesse momento especial. Repare qual será o comportamento dela diante de cada comando seu.
Massinha e histórias Façam personagens e cenários com massinha e criem uma história ou um teatrinho, buscando sempre o máximo de participação da criança. Permita que ela seja a protagonista e crie de forma ativa. Essa atividade estimula o desenvolvimento de funções cognitivas, como a relação de tempo e espaço, o raciocínio, a concentração e atenção, além de estimular a linguagem. OBS: Caso a criança seja muito pequena, você cria e conta a história.
Materiais para massinha caseira: - Maizena; - Condicionador; Corantes e glitters. Modo de fazer: Misture a maizena com o condicionador até ficar com consistência de massinha. Se ficar molinha, adicione mais maizena, se ficar seca sem liga, adicione mais condicionador. Os itens devem ser adicionados aos poucos. Depois adicione o corante e continue misturando. Enfeite à vontade com glitter!
Fantoches Pense em uma temática que gostaria de trabalhar com a criança e que, de preferência, tenha alguma relação com uma situação que ela já vivenciou e faça um teatrinho de fantoches contextualizando a situação com propostas assertivas para lidar com a questão. Exemplo: divisão de brinquedos (pode ser um teatrinho em que dois personagens interagem sendo que um não quer dividir os brinquedos, mas daí o outro personagem explica que se dividirem o brinquedo vai ser muito mais divertido e legal, pois vão poder rir juntos, conversar e virar amiguinhos). Caso você não tenha fantoches em casa, pode fazer com papel.
Dobre assim
Dobre assim
Enfeite como quiser, dê um rostinho e use desse forma:
Mexe o corpinho As atividades físicas fazem muito bem para as emoções, para a nossa saúde mental de maneira geral, pois diminuem os níveis de ansiedade e estresse. Então, pensando nisso, escolha um esporte (como dança, ballet, artes maciais, futebol, ping pong, vôlei, natação, dentre outros), assista algo uma sobre aula no Youtube, tente aprender o esporte e então depois converse e ensine ao seu filho o que aprendeu! Esse momento juntos com certeza vai render boas risadas e gastos de energia.
Livrinho personalizado Deixe cola,e tesoura, tinta, lápisque de colorir,papéis, adesivos outros materiais julgar necessário para que, juntos, você e a criança possam criar um livrinho! Pode ser sobre alguma curiosidade (os planetas do sistema solar, os animais, as plantas, os dinossauros, dentre outros) ou sobre algum tema que transmita um valor importante para a família.
Banho no bonequinho Disponibilize boneco quecom possa ser molhado, umum recipiente água, potinhos com um pouco de shampoo, sabonete, perfume, creminhos e/ou talco para que a criança dê banho no boneco e troque a roupinha dele. Durante o processo, você pode ir dando algumas instruções. Essa atividade proporcionará o cuidado com o outro e também o aprendizado necessário para a própria higiene pessoal da criança.
Organização das gavetas Pensando cotidiano ainda que em sãoatividades ótimas simples fontes do de aprendizado para a criança, você pode permitir que ela dobre e organize algumas de suas roupas em uma gaveta, que de preferência, tenham divisórias para facilitar a organização da criança. Fique por perto e vá dando instruções. Algumas opções de divisórias:
View more...
Comments