circulação
Short Description
Download circulação...
Description
Circulação Transporte de alimento, oxigênio e produtos de metabolismo
Sistema circulatório transporte fechado, sendo o sangue bombeado pelo coração através de um sistema contínuo de vasos sanguíneos.
• COMPONENTES DO SISTEMA SISTEMA CIRCULATÓRIO CIRCULATÓRIO – Coração, Coração, vasos vasos sangüíneos, sangüíneos, sangue, sangue, vasos vasos linfáticos linfáticos e linfa.
vênula
arteríola
- Peixes Circulação Simples Coração com duas cavidades: uma aurícula e um ventrículo. No coração circula apenas sangue venoso (pobre em oxigênio). O sangue percorre um trajeto único, passando uma vez pelo coração.
- Anfíbios e répteis
Circulação dupla incompleta Coração com três cavidades: duas aurículas e um ventrículo. O sangue percorre dois trajetos diferentes, passando duas vezes pelo coração. Há mistura parcial de sangue venoso e arterial no ventrículo. Também é característica dos répteis, exceto nos crocodilianos (4 cavidades).
- Aves e Mamíferos
Circulação dupla e completa Coração com quatro cavidades- duas aurículas e dois ventrículos. O sangue percorre dois trajetos diferentes, passando duas vezes pelo coração. . Maior a oxigenação do sangue que chega às células, o que permite uma maior capacidade energética. Nas aves a aorta é voltada para a direita
Vasos sangüíneos • Três tipos básicos
Artérias – se ramificam em arteríolas
Veias – se ramificam em vênulas
Capilares – ramificações das arteríola ou vênulas vênula
arteríola
Tecido conjuntivo (fibras) Tecido muscular endotélio
Revestidos internamente por endotélio, tecido muscular liso e tecido conjuntivo. As veias apresentam válvulas que impedem o refluxo do sangue.
Funcionamento do CORAÇÃO – órgão muscular oco que se localiza no meio do peito (mediastino) sob o osso esterno, ligeiramente deslocado para a esquerda.
AD-VD – tricúspide AE-VE - bicús ide
O átrio direito comunica-se com o ventrículo direito através da válvula tricúspide. O átrio esquerdo comunica-se com o ventrículo esquerdo através da válvula bicúspide ou mitral. A função das válvulas cardíacas é garantir que o sangue siga uma única direção, sempre dos átrios para os ventrículos.
Nodos (atividade elétrica) Nodo sinoatrial (SA): veia cava com átrio direito. Controla a freqüência dos batimentos cardíacos. Nodo atrioventricular (AV): viabiliza o esvaziamento dos átrios antes da contração do ventrículo. Fibras de Purkinge ou feixe de His: Conduzem o impulso do AV para os ventrículos.
Inervacao - Sistema Nervoso Autônomo Simpático: inerva todo o coração. A noradrenalina liberada pelas fibras do simpático aumenta a permeabilidade cardíaca ao sódio e ao cálcio ocasionando o impulso do nodo SA, promovendo o batimento cardíaco. Parassimpático: inerva principalmente os nodos SA e AV. A acetilcolina liberada pelas fibras do parassimpático aumenta a permeabilidade cardíaca ao potássio (hiperpolarização), diminuidoa freqüência de despolarização dos nodos SA e AV.
Fisiologia da Circulação Movimentos cardíacos: • Sístole (contração) e Diástole (relaxamento) • Freqüência cardíaca: é o numero de vezes que o coração se contrai por unidade de tempo (adulto em repouso – 70 a 80 batimentos/min. Bombeando, em cada contração, de 120 a 140 ml da sangue/min). Pressão sangüínea: é a velocidade e a pressão que o sangue faz nas . (80mmHg) Ciclo cardiaco: intervalo de tempo entre duas sitoles atriais consecutivas (0,8s). Debito cardíaco (volume minuto): quantidade de sangue que o ventrículo bombeia em um minuto (70ml por 70 contrações por minuto).
Trajetória do sangue no homem Sangue venoso Veia cava
corpo Artéria aorta
Átrio direito Ventrículo esquerdo
Ventrículo direito
Artéria pulmonar
Átrio esquerdo
Pulmão (hematose)
Veia pulmonar Sangue arterial
Tipos de circulação No nosso corpo existem dois tipos de circulação:
Pequena Circulação: Também conhecido como circulação pulmonar. O sangue é impulsionado do coração para os pulmões
Grande Circulação:
Também conhecido como circulação sistêmica. O sangue é impulsionado do coração para todo o corpo como sangue arterial. A sua função é fazer chegar oxigênio e nutrientes a todas as células.
Irrigação do coração
• Artérias coronárias irrigam o coração • Saem da base da artéria aorta e penetram no miocárdio (músculo cardíaco)
Infarto no miocárdio: necrose em uma região não irrigada
SANGUE
Rico em matriz extracelular (plasma) Plasma = Rico em sais minerais, água e Proteínas.
PLASMA (55%)
•
ELEMENTOS FIGURADOS (45%)
•
EM UM ADULTO ENCONTRA-SE DE 5,5L A 6L DE SANGUE
Funções do sangue
Transporte de gases, nutrientes e hormônios;
•
Defesa orgânica;
•
•
oagu aç o sangu nea.
Origem do sangue: Interior do osso (medula óssea vermelha)
Células sanguíneas HEMÁCIAS OU ERITRÓCITOS OU GLÓBULOS VERMELHOS
Possui forma discóide; Apresenta hemoglobina; São anucleados em mamíferos; Homens= 5 milhões / mm3 Mulheres=4,5 milhões / mm3 Duração = +- 120 dias
LEUCÓCITOS (GLÓBULOS BRANCOS)
Esféricas e nucleadas Existem cerca entre 5 e 10 mil glóbulos brancos / mm3 Atuam na defesa orgânica
- GRANULOSOS (grânulos no citoplasma) (neutrófilos, eosinófilos(acidófilos) e basófilos) - AGRANULOSOS (monócitos e linfócitos)
Granulosos Neutrófilos Representam 60% a 70% dos leucócitos Fagocitam bactérias e outros microorganismos Realizam DIAPEDESE (capacidade de atravessar vasos)
Valores de referência (mm3): 1700 a 8000 (homens acima da 16 anos) Eosinófilos (acidófilos) Representam 2% a 4% dos leucócitos Fagocitam microorganismos de grande porte (ex: vermes) Se associam com os parasitas liberando toxinas Realizam DIAPEDESE (capacidade de atravessar vasos)
Valores de referência (mm3): 50 a 500 (homens acima da 16 anos)
BASÓFILOS - Representam 0,5% a 1% dos leucócitos - Liberam HISTAMINAS (provocam a permeabilidade dos vasos sanguíneos facilitando a saída de anticorpos) Responsável pelo inchaço (edema) e vermelhidão (eritema) - Liberam HEPARINA (substância anticoagulante)
a ores e re er nc a mm : a acima da 16 anos)
omens
basófilos
Agranulosos MONÓCITOS Maiores células sanguíneas Representam 3% a 8% dos leucócitos Transformam-se em MACRÓFAGOS (atuam na fagocitose de microorganismos e de células mortas)
Valores de referência (mm3): 300 a 900. LINFÓCITOS Representam 20% a 30% dos leucócitos Produzem anticorpos
Valores de referência (mm3): 900 a 2900.
PLAQUETAS (TROMBÓCITOS) - Número normal- 300 mil/ mm3
- Atuam nos processos de coagulação
Liberam troboblastina (inativa a heparina – anticoagulante) e ativa a trombina no fígado. A trombina transforma o fibrinogênio em fibrina formando uma rede.
Sistema linfático
• Função: recolher o excesso de liquido entre as células (liquido tissular) e reconduzi-lo à circulação (drenagem). • Inchaço: dificuldade de drenagem. O liquido acumula-se nos tecidos. • Linfa: circula nos vasos linfáticos. Presença de células chamadas linfócitos e alguns leucócitos (defesa) • Linfonodos (gânglios linfáticos): atuam como filtros para a linfa e local de intensa produção de anticorpos e fagocitose de vírus, bactérias, etc. A infecção dos linfonodos chama-se íngua. Órgãos linfóides (principais): tonsilas (amídalas), timo e baço.
View more...
Comments