1. As espermatófitas reproduzem-se por sementes. Completa as frases com os termos: carpelo, estame, grãos de pólen, polinização, frutificação, semente. 1.1. A semente é o conjunto do embrião com as substâncias de reserva. 1.2. O estame é formado pelo filete e pela antera. 1.3. A polinização é o transporte dos grãos de pólen desde a antera até ao estigma. 1.4. O carpelo é constituído pelo estigma, estilete e ovário. 1.5. A frutificação é a transformação do ovário da flor num fruto. 1.6. Os grãos de pólen são produzidos nas anteras.
2. Associa cada fenómeno da reprodução das plantas com flor da coluna I à respetiva fase da coluna II. COLUNA I A – União das células sexuais. B – Transporte das sementes pelo vento. C – desenvolvimento do embrião e do ovário. D – Pode ser mecânica. E – Formação do fruto. F – Pode ser direta ou cruzada.
COLUNA II I – Polinização II. Fecundação III. Frutificação IV. Disseminação
CORRESPONDÊNCIA A - II B - IV C - III D - IV E - III F-I
3. A figura seguinte representa uma semente. 3.1. Faz a legenda da figura. A - Radícula B - Caulículo C - Tegumento D - Cotilédone E - Gémula 3.2.
Indica a função do órgão D. Armazenar substâncias de reserva.
3.3. a) b) c)
Menciona o(s) órgão(s) da planta que se desenvolve(m) a partir: da radícula; Raiz. do caulículo; Caule. da gémula. Folhas
4. Coloca as fases de formação de uma planta, pela ordem correta. d disseminação d frutificação d polinização d fecundação 4 3 1 2
d germinação 5
5. Analisa os esquemas seguintes que representam gobelés com diferentes condições do meio necessárias à germinação.
5.1.
Completa a tabela de acordo com o exemplo:
GOBELÉ A B C D
Presença de ar X X X
Presença de água X X
Temperatura ambiente X X X
X
5.2. Menciona as condições do meio necessárias à germinação, sabendo que as sementes do gobelé B foram as únicas que germinaram. Temperatura ambiente, humidade e ar (oxigénio). 5.3. Define germinação. A germinação corresponde ao desenvolvimento do embrião presente na semente. 5.4. Refere o fator do meio que a planta necessita, após a germinação, para se desenvolver. Luz solar.
6. Observa o ciclo de vida de uma espermatófita, como a ervilheira. Polinização
Disseminação Germinação
Frutificação
6.1. A ervilheira é uma flor hermafrodita ou unissexual? Justifica. A ervilheira é uma flor hermafrodita, uma vez que possuí os dois tipos de órgãos reprodutores, os masculinos e os femininos. 6.2. Escreve em cada retângulo um dos termos: disseminação, polinização, germinação, frutificação. 6.3. Faz a legenda dos algarismos. 1 - Plântula 2 - Estame 3 - Carpelo 4 - Fruto 5 – Semente 6.4. Qual o tipo de disseminação da ervilheira? Justifica. O tipo de disseminação da ervilheira é a autodisseminação, porque as vagens desidratam, “explodem” e lançam as sementes a alguns metros. 7. Analisa o esquema seguinte que ilustra o processo de reprodução de um feto.
7.1. Faz a legenda da figura. A – Feto adulto B – Página inferior C – Soro (esporângio) D – Grão de pólen E - Protalo 7.2. A. B. C. D.
O órgão assinalado pela letra E… produz esporos. produz pólen. produz células sexuais. produz esporângios.
7.3.
Indica em que página da folha se localizam os soros. Na página inferior.
Thank you for interesting in our services. We are a non-profit group that run this website to share documents. We need your help to maintenance this website.