CFL-MÓDULO 3- AULA 3-A PERSONALIDADE DO LÍDER

May 18, 2019 | Author: allanedver | Category: Saint, Love, Leadership, Leadership & Mentoring, Faith
Share Embed Donate


Short Description

Download CFL-MÓDULO 3- AULA 3-A PERSONALIDADE DO LÍDER...

Description

A PERSONALIDADE DO LÍDER FUNDAMENTAÇÃO FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA BÁSICA Gálatas 5:22,23; 1Timóteo 3:1-10.

FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA COMPLEMENTAR  Tito 1:5-7; 2Tm. 2:15; 1Ts. 5:23; Sl. 139:13; 1Co. 13; Gl. 5:16; Rm. 5:3-5; Rm. 14:17; Jo. 14:27; Lc. 6:27-31; Mc. 10:17-18; Hb. 11:1-6; 1Co. 9:24-27.

TEXTO CHAVE “Mas o fruto do Espírito é: o amor, o alegria, a paz, a longanimidade, a beni benign gnid idad ade, e, a bond bondad ade, e, a fide fideli lida dade de,, a ma mans nsid idão ão,, o domí domíni nio o  próprio” (Gl. 5:22-23). AMALPA-LOBEBO-FIMADO

+ Fp 4.8

PROPÓSITO O mundo pede quase a gritos que aqueles líderes que tenham um coração íntegro se manifestem, que sejam exemplo não só como pregadores, mas também como homens no lar, e que além disso sejam homens de verdade, possuidores de um caráter, de personalidade definida e que exerçam grande influência na liderança que que estão desenvolvendo. desenvolvendo. Um dos maiores maiores resultados resultados de uma liderança efetiva é a possibilidade de moldar o caráter dos discípulos. O propós propósito ito desta desta lição lição é orien orientar tar o aluno aluno a compr compreen eender der efica eficazme zmente nte o conceito de personalidade personalidade e sua importância em cada líder.

1. PERSONALIDADE PERSONALIDADE A.PERSONALIDADE

Podemos perguntar: perguntar: O que Deus tinha em Seu coração coração quando decidiu criar criar o hom homem em?? Nã Não o há a meno enor dúvi dúvida da de que que Ele vis visual ualizo izou um ser que reproduzisse Seu caráter e Sua vontade neste sistema de coisas, razão pela qual soprou de Suas narinas o sopro da vida, pois assim como Deus governa no céu, queria queria que o homem homem governass governasse e na Terra Terra sobre todas as coisas. coisas. Deus reproduziu Seu caráter no ser humano, como expressou o apóstolo Paulo: “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas” (Ef. 2:10).

Deus idealizou um homem justo, amoroso, feliz, que convivesse em sociedade, mas acima de tudo que desfrutasse de uma comunhão íntima e permanente com o Criador. Criador. A personalidade personalidade de Deus é a mesma mesma que havia no homem, homem, mas

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions! Start Free Trial Cancel Anytime.

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions! Start Free Trial Cancel Anytime.

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions! Start Free Trial Cancel Anytime.

o que há dentro dentro das pessoas se se reflete em suas ações. ações. O Senhor toma toma como exemplo as árvores, se a árvore é boa, dá bons frutos, mas se a árvore é má dará frutos frutos maus. maus. Se uma pessoa está cheia de Deus, Deus, demonstra-o demonstra-o com suas suas boas ações; do mesmo modo o que não tem Deus manifestará o que tem permitido em sua mente e coração. Uma Uma pess pessoa oa com com a vida vida cont contro rola lada da pelo pelo Espí Espíri rito to Sant Santo o gera geralm lmen ente te tem tem princípi princípios os firmes, firmes, atitudes atitudes corretas corretas e é dona de si mesma. mesma. O caráter de uma pessoa deve se refletir no fruto do Espírito que tem dentro de si. “Mas o fruto do Espírito é: o amor, a alegria, a paz, a longanimidade, a benig benigni nida dade de,, a bond bondad ade, e, a fidel fidelid idad ade, e, a ma mans nsid idão ão,, o domí domíni nio o  próprio” (Gl. 5:22-23). AMALPA-LOBEBO-FIMADO

 Ter personalidade é entender a obra redentora, pois na cruz foram canceladas todas todas nossa nossass dívida dívidas, s, foram foram apagad apagados os nosso nossoss pecado pecados, s, desvan desvanece eceram ram-se -se nossos nossos fracassos fracassos e fomos redimidos redimidos da maldição maldição.. Entendér Entendér essa verdade verdade e aceitá-la equivale a recuperar nossa identidade. A CRUZ CRUZ INTERFERE!!! INTERFERE!!! A.W. Tozer Tozer Deve interferir no seu modo de viver, de pensar, de agir!!! “Quando você se dispõe a morrer na cruz, você diz adeus - você não vai voltar!”

B.TEMPERAMENTO

  Tem a ver com nosso nosso homem homem interior. interior. É o que faz de cada pessoa pessoa um ser único, diferenciando-se diferenciando-se de qualquer qualquer outra. Há quatro tipos de de temperamentos básicos propostos por Hipócrates: Entusiasta, vigoroso e atlético. Sangüíneo – Entusiasta,

Colérico:  Tendência a aborrecer-se com facilidade, porém são líderes natos. Melancólico: Sua tendência é a calma, a depressão e a tristeza. Fleumático: Aparentam cansaço, mas se mostram reconciliados com a vida.  Todos os servos de Deus foram moldados em seus respectivos temperamentos, temperamentos, até que alcançaram o ponto ponto de equilíbrio. Moisés tinha um temperamento temperamento tão forte forte que em uma ocasião ocasião matou matou um egípcio egípcio e logo o enterr enterrou ou para que ninguém ninguém o soubesse. soubesse. Mas o tratament tratamento o de Deus com ele foi tão efetivo que veio a ser o varão mais manso e humilde de toda a terra ( Nm. 12:3). C. CARÁTER

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions! Start Free Trial Cancel Anytime.

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions! Start Free Trial Cancel Anytime.

conselheiros e assessores, homens entregues às práticas do ocultismo, e como resultado os demônios foram entrando sutilmente e conseguiram manipular seu caráter. Quando o Senhor Senhor veio à Terra, apresentou-Se apresentou-Se como como o Mestre por “ Vinde a mim, todos os que estai cansados e excelência e disse: oprimidos, e eu vos aliviarei” ( Mt. 11:2 11:28) 8) . Jesus Jesus é o único único que que pode pode exercer uma influência positiva em nosso caráter, e ao governar nossas vidas, Ele mesmo Se encarregará de tirar toda a influência negativa que recebemos no passado. “Pois como Ele é, assim somos nós neste mundo”.

2. ÁREAS FUNDAMENTAIS QUE NOS AJUDAM A CRESCER A. ALIMENTE DIARIAMENTE SUA FÉ

Sabemos que a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus. Deus. A fé vem. Podemos ver ver que que a fé é ativ ativa, a, e some soment nte e cheg chega a às pess pessoa oass que que es este teja jam m disp dispos osta tass a entend entender er a Pal Palavr avra a de Deus. Deus. Aprend Aprender er a viver viver em fé nos eleva acima acima das circunst circunstânci âncias, as, e movemos-no movemos-noss neste mundo como se estivéssemo estivéssemoss vendo tudo o que acontece acontece na esfera espiritu espiritual. al. Noss Nossa a fortaleza fortaleza será o confessar confessar continua continuament mente e a palavra da promessa promessa que Deus nos nos deu. “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (1 Jo. 5:4 ).

B. SEJA UMA PESSOA EQUILIBRADA

É funda fundamen mental tal evitar evitar os extrem extremos os.. dizendo:

Paulo Paulo dá alguns alguns consel conselhos hos a Timóte Timóteo o

Sê exemplo. Em tuas palavras, conduta e amor. Ocupa-te . Na leitura, leitura, na exortação e ensino. Não te descuides . Do dom espiritual que há em ti. mesmo e da doutrina. doutrina. 1Tm. 4:12-16. 4:12-16. Tem cuidado. De ti mesmo C. ENVOLVA SUA FAMÍLIA NO MINISTÉRIO

Esta Esta ser será á uma das maior maiores es proteç proteções ões contr contra a qualqu qualquer er ataque ataque advers adversári ário. o. Sabemo Sabemoss que Deus Deus está está res restau taura rando ndo a unção unção de famíli famílias as sacer sacerdot dotais ais ou comprometidas comprometidas no ministério, e esta visão contribui para para que toda sua família se desenvolva. Um chamado familiar.

“E vós sereis para mim reino sacerdotal e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel”

(Êx. 19:6). Uma unção de restauração. restauração.

“Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor” ( Ml.4:5).

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions! Start Free Trial Cancel Anytime.

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions! Start Free Trial Cancel Anytime.

3. TRAÇOS QUE DISTINGUEM A PERSONALIDADE PERSONALIDADE DO LÍDER Assim Assim como como a perso personal nalida idade de geralm geralment ente e está está const constitu ituída ída e defini definida da por divers diversos os traços traços,, a person personali alidad dade e do líder líder também também está está carac caracter teriza izada da por aspectos e traços necessários para que una o perfil do líder de êxito. A.ENTUSIASTA

O bom líder procura ser positivo em tudo quanto faz, sem se importar com as circunstâncias que o rodeiam. “Por isso não desfalecemos; mas ainda que o nosso homem exterior se esteja consumindo, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós cada vez mais abundantemente um eterno peso de glória; não atentando nós nas coisas que se vêem, mas sim nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, enquanto as que se não vêem são eternas”  (2 Co. 4:1618).

Não desfalecemos. O entusiasmo é uma alta dose de fé para não olhar as circunstâncias e mantermo-nos com muito bom ânimo em tudo que façamos. O homem interior se renova. A única maneira de manter uma renovação a cada dia é deixando a mente aberta na direção que o Espírito Espírito Santo quer dar. dar. E isto implica em renunciar renunciar a ter uma mente tradicional. tradicional. Atentando nas coisas que se não vêem. Devemos ter tal comunhão com o Espírito de Deus que Ele abra os céus e possamos ver no plano espiritual tudo o que queremos que Ele realize no plan plano o natu natura ral. l. Quan Quando do seus seus olho olhoss es espi piri ritu tuai aiss se abre abrem m você você fica ficará rá assombrado com tudo o que o Senhor tem para sua vida e ministério e que, por medo ou por ignorância, não o conquistou, mas agora, através da fé, pode trazer ao plano natural. B. ÍNTEGRO

O bom líder inspira inspira confiança confiança em seus conservos conservos e naqueles que que o seguem. O que mostramos mostramos diante dos demais demais é nossa vida de sujeição sujeição à Palavra, o que nos traz a integridade. “Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra tra integr egridade, sobriedade, linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se confunda, não tendo nenhum mal que dizer de nós” (Tt. 2:7-8).

Apresentado-se. Seria muito muito mais mais fácil dizer dizer aos demais: demais: Não olhe olhe para mim, olhe olhe para o Senhor. Mas Deus nos nos escolheu como exemplo de inspiração inspiração para muitos, muitos, de modo que estarão observando o que ensinamos e o que fazemos. Palavra sã.

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions! Start Free Trial Cancel Anytime.

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions! Start Free Trial Cancel Anytime.

C. SEGURO DE SI MESMO

Alguém que não creia em si mesmo nunca se atreverá a enfrentar novos desafios desafios porque porque pensa pensa que se o fizer fracass fracassará ará.. Se Deus teve a ousadia ousadia de crer crer em nós, nós, por que que não não faze fazem mos o mesmo esmo?? Os homen homenss de Deus Deus se fortaleceram no que Deus havia feito neles. “Subamos animosamen animosamente, te, e apoderemo-n apoderemo-nos os dela; Caleb Cale b disse: disse: “Subamos  porque bem poderemos prevalecer contra ela” (Nm. 13:30).

Josué disse: “Tão somente não sejais rebeldes contra o Senhor, e não tema não temais is o povo povo dest desta a terr terra, a, porq porqua uant nto o são são eles eles noss nosso o pã pão. o. Retirou-se deles a sua defesa, e o Senhor está conosco; não os temais” (Nm. 14:9).

Davi disse a Golias: “ Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão; ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça; os cadáveres do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; para que toda a terra saiba que há Deus em Israel; e para que toda esta assembléia saiba que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; pois do Senhor é a batalha, e ele vos entregará em nossas mãos” (1Sm. 17:46-47).

D. CONFIÁVEL

Este é o que assume as pequenas obrigações como grandes responsabilidades, que jamais pensa em tirar proveito pessoal no que lhe foi confiado, pois tem a certeza de que que a seu tempo tempo será exaltado. exaltado. Confiam-lhe Confiam-lhe os maiores maiores segredos porque jamais os divulgará, e tanto o coração de seu cônjuge como de seu superior está sempre confiado nele (1 Sm. 16:18). E. DISCIPLINADO

Assim como o esportista prepara-se para ter sucesso em sua carreira, o crente deve deve exerc exercita itarr diaria diariamen mente te os sentid sentidos os espiri espiritua tuais, is, físico físicos, s, emocio emocionai naiss e intelectuais; deve aprender a exigir de si próprio para poder completar com sucesso a corrida da fé. “Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só é que recebe o prêmio? Correi  de tal tal ma mane neir ira a qu que e o alca alcanc ncei eis. s. E todo todo aq aque uele le qu que e luta luta,, exer exerce ce domínio próprio em todas as coisas; ora, eles o fazem para alcançar  uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível. Pois eu assim corro, não como indeciso; assim combato, não como batendo no ar.  Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à submissão, para que, depois de pr preg egar ar a outr outros os,, eu mesm mesmo o nã não o venh venha a a fica ficarr repr reprov ovad ado” o” (1

Co.9:24-27).

Um único vencedor. O importante não é competir, mas sim perseverar até ganhar.

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions! Start Free Trial Cancel Anytime.

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions! Start Free Trial Cancel Anytime.

Você não somente está na corrida cristã, mas são muitos os que estão seguindo seguindo seus própri próprios os passos. passos. Como líder líder deve persevera perseverarr na frente da corrida, sem permitir que nada o desanime. F. PERSEVERANTE

O apóstolo Paulo disse: “O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a gozar dos frutos” (2Tm. 2:6). “Portanto, irmãos, sede pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavr lavrad ador or espe espera ra o pr prec ecio ioso so frut fruto o da terr terra, a, ag agua uard rdan ando do-o -o com com  paciência, até que receba as primeiras e as últimas chuvas” (Tg.5:7).

No Japão há uma semente conhecida como a semente do bambu japonês; esta, depois de semeada, nos primeiros anos aparentemente nada acontece no exterior, pois todo todo este tempo a semente semente trabalha na raiz. raiz. Depois do sétimo sétimo ano, em apenas seis semanas acontece o grande milagre: aquela semente se trans transfor forma ma em um tremen tremendo do bambu bambu de aproxim aproximada adamen mente te 36 metro metross de altura altura.. Em sua vida minist ministeri erial al você tem que aprend aprender er a espera esperarr o que o Espí Espíri rito to Sant Santo o es esta tará rá faze fazend ndo o no inte interi rior or de sua sua lide lidera ranç nça, a, e no temp tempo o determinado verá o desenvolvimento da mesma alcançado dimensões sem precedentes.

G. REPRODUTOR

Deve ter a estabilidade de dar continuidade ao ministério, através das pessoas que conseguiu formar na liderança, pois esta é a base para não deixar de crescer. crescer. Liderar Liderar consiste consiste em exercer influênc influência ia sobre outros, outros, alcançand alcançando o o desenvolvimento desenvolvimento de seu mais alto potencial. potencial. Esta influência influência abarca o moldar moldar do caráter, a descoberta de valores e o reconhecimento de qualidades.

4. INFLUÊNCIA DO FRUTO DO ESPÍRITO NA PERSONALIDADE PERSONALIDADE DO LÍDER. Um líder de sucesso distingue-se porque sua conduta está determinada pela influência do fruto do Espírito Santo em sua vida pessoal e no exercício de seu minis ministér tério. io. Pratic Praticame amente nte podemo podemoss dizer dizer que o fruto fruto do Espír Espírito ito Santo Santo é o modelo próprio de personalidade de todo o líder cristão. Sendo assim, os traços de personalidade do líder cristão são os expressos por Paulo na carta aos Gálatas: “ Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei” (Gl. 5:22,23).

A. AMOR

O combustível que impulsiona a liderança. “Ninguém tem maior amor do

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions! Start Free Trial Cancel Anytime.

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions! Start Free Trial Cancel Anytime.

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions! Start Free Trial Cancel Anytime.

B. GOZO

O que permite ao líder manter-se firme. “Não que tenhamos domínio sobre a voss vossa a fé, fé, ma mas s somo somos s coop cooper erad ador ores es de voss vosso o gozo gozo;; pois pois pela pela fé estais firmados” (2 Co. 1:24). 1:24). A motivação motivação tem que que levar os discí discípulo puloss a

viverem o gozo em seus corações, pois isto os manterá firmes na fé.

C. PAZ “Assim, pois, a igreja em toda a Judéia, Galiléia e Samária, tinha paz, sendo edificada, e andando no temor do Senhor; e, pelo auxílio do Espírito Santo, se multiplicava” (At. 9:31). As igrejas igrejas em Jerusalém Jerusalém depois depois

que experimentaram paz puderam:

ser edificadas, andar no temor de Deus, ser fortalecidas pelo Espírito Santo. D. PACIÊNCIA “Preg Prega a a pa pala lavr vra, a, ins insta a temp tempo o e fora ora de tem tempo, po, adm dmoe oes sta, ta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino” (2 Tm. 4:2). 4:2). A

paciência é a base para que se possa levar a termo o propósito divino. Deve-se com paciência: pregar, redargüir, admoestar, repreender, exortar. E. BENIGNIDADE

A misericórdia e a piedade que o líder experimenta (Lc.6:27-31). F. BONDADE “Pois o fruto da luz está em toda a bondade, e justiça e verdade”

(Ef.5:9). A bondade bondade está está muito muito ligada ligada à justiça e à verdade. Paulo orava orava pelos pelos

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions! Start Free Trial Cancel Anytime.

Trusted by over 1 million members

Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions! Start Free Trial Cancel Anytime.

a ning ningué uém m infa infame mem, m, nem nem seja sejam m cont conten enci cios osos os,, ma mas s mode modera rados dos,, mostrando toda a mansidão para com todos os homens” (Tt.3:1,2). A

mansidão está muito ligada a:

submissão às autoridades, obediência, disposição em fazer o bem, evitar intrigas, não ser contenciosos. contenciosos. I. TEMPERANÇA (DOMÍNIO PRÓPRIO) “Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação” (2 Tm.1:7).

Uma das batalhas mais intensas que o crente tem que travar é contra o espíri espírito to de medo, já que a funçã função o deste deste é obscur obscurece ecerr a visão, visão, para que o crente crente ignore as bênçãos bênçãos que Deus tem para ele. O domínio domínio próprio próprio produz essa força interna que dá firmeza para impedir que nada seja contrário à direção do Espírito Santo dentro de sua vida. A unção do líder depende da maneira como este submete seu caráter ao caráter de Jesus (Gálatas. 5:16)

CONCLUSÃO Você é a obra prima prima de Deus. O caráter caráter de Cristo Cristo está reproduzi reproduzido do em sua vida, pelo que você você tem a capacidade capacidade de ser dono de si mesmo. Conheça seu temperamento, esforce-se diariamente em submeter cada área de sua vida ao controle controle do Espírito Espírito Santo, Santo, o que há de se refletir no fruto do Espírit Espírito, o, tendo traços que tragam autoridade na atividade ministerial.

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF