Capitulo 2 - A Evolução do Pensamento em Administração
Short Description
Download Capitulo 2 - A Evolução do Pensamento em Administração...
Description
Administração Teoria e Prática no Contexto Brasileiro Capitulo 2 - A Evolução do Pensamento em Administração Questionário 1. Por que é importante importante estudar as teorias administrativas e organizacionais? O exercício do administrador e complexo e desafiador ele alimenta-se pelo constante aprofundamento teórico e prático: Onde a teoria serve como fonte de compreensão e/ou previsão de práticas observadas nas organizações. Onde as teorias influenciam a prática, servindo como guia para tomada de decisões da administração. Onde as teorias influenciam a forma como enxergamos as pessoas, as organizações e o meio em que elas estão inseridas.
2. Como o contexto histórico influencia o surgimento de cada uma das escolas de pensamentos apresentadas neste capitulo? Dê exemplos. O pensamento administrativo surge com conseqüência da consolidação do capitalismo e, ao mesmo tempo, do processo de modernização das sociedades ocidentais:
Escola Clássica – Surgimento do Capitalismo Os primeiros estudos sistematizados acerca da administração, dando inicio a sua demarcação como uma nova disciplina. Principais autores Taylor, Fayol e Weber. Enfoque Comportamental – Crise do Capitalismo 1930 A importância do fator humano na administração com a incorporação das dimensões humanas no estudo da administração. Principal autor Elton Mayo. Abordagem Quantitativa – Segunda Guerra Mundial Desenvolvimento da área da administração em vários sentidos, sendo a abordagem quantitativa um resultado imediato da transposição de técnicas de Pesquisa Operacional. Teoria dos Sistemas – Impacto da Segunda Guerra Mundial As organizações são vistas como sistemas abertos Enfoque Contingencial – Impacto da Segunda Guerra Mundial Consolida-se a partir dos conceitos da teoria dos Sistemas. Basea-se na concepção da organização como um sistema aberto, em continua
interação com o ambiente onde está inserida. Refuta os princípios da administração universal.
3. Quais as principais diferenças entre as contribuições que compõem a escola clássica de administração? Por que a administração cientifica e a gestão administrativa são estudadas no âmbito da mesma escola? Frederick Taylor – foco na analise dos processos operacionais de trabalho. Henry Fayol – foco na analise da organização como um todo. Max Weber – orientação do modelo teórico é descritivo. Porque a principal característica é a busca continua de métodos e técnicas cientificas e racionais, de caráter universal, sendo assim o resultado imediato dessa escola seja a busca da melhor forma de organizar e administra.
4. Por que a burocracia é considerada um modelo ideal? Quais são as suas principais disfunções? Encontre exemplos. Porque a maior vantagem da burocracia resida em sua componente democrática, uma vez que, por causa da sua impessoalidade e da imposição de regras legais possibilita condições iguais de acesso e manutenção de cargos a todos. Incapacidade de resposta e adaptação organizacional Perda da visão do conjunto dos objetivos organizacionais Processo decisório lento Limites de formalização Manutenção do status quo Igreja, Governo, Empresas e etc...
5. Quais os princípios defendidos por Fayol, ainda são validos na atualidade? A consideração de Taylor pode ser considerada ultrapassada? Justifique. São 14 princípios validos ate hoje: Divisão do trabalho Autoridade e responsabilidade Disciplina Unidade de comando Unidade de direção Subordinação dos interesse individual ao interesse geral
Remuneração do pessoal Centralização Hierarquia Ordem Equidade Estabilidade pessoal Iniciativa Espírito de equipe
Não, pois muitas empresas utilizam uma mescla de metodologia para seus ambientes de trabalho entre as quais se encontra muitas considerações de Taylor, como por exemplo, remuneração por produtividade.
6. Quais as principais ideias defendidas pelos autores representantes da teorias de transição? Quais as escolas posteriores que se inspiraram nas ideias desses autores?
Mary Parker Follet – a importância da gestão das pessoas, antecipação das práticas contemporanes de empowerment . Chester Barnard – reconhece a relação de cooperação de membros (funcionários, gerentes ou proprietários) com elementos externos da organização, antencipando assim o que atualmente e reconhecido como responsabilidade social.
Abordagem comportamental e Teoria dos sistemas.
7. Como o experimento e de Hawthorne contribuíram para a consolidação da escola das relações humanas? Quais as principais conclusões dessa escola? Contribuiu através do reconhecimento do papel representado pelos grupos informais e pelo contexto social na produtividade e no comportamento dos trabalhadores.
A intregação do individuo e fato determinante de seu nível de produtividade O comportamento do individuo é determinado pelas normas de funcionamento do grupo a que pertence
As organizações são formadas por diversos grupos formais que não coincidem exatamente com sua estrutura formal Uma supervisão mais cooperativa e preocupada com os trabalhadores influencia positivamente a eficiência organizacional.
8. Qual a contribuição dos estudos sobre motivação ( Maslow) e liderança para administração? Propôs um conjunto de medidas de mudanças no trabalho e nas estruturas organizacionais de forma a alinhar a necessidade de autodesenvolvimento e realização do ser humano com os objetivos organizacionais.
9. Qual é a relação existente entre a Segunda Guerra Mundial e o desenvolvimento da abordagem quantitativa em administração? O que é pesquisa operacional? A abordagem quantitativa em administração surgiu através do resultado imediato da transposição de técnicas de pesquisa operacional muito utilizadas na época da Segunda Guerra Mundial. Uso das técnicas matemáticas e quantitativas para a criação e a analise de modelos complexos, que podem facilitar a solução de problemas administrativos.
10. Quais são as principais contribuições da teoria dos sistemas para o pensamento administrativo? Em que essas contribuições diferem das contribuições clássicas de administração? Fornece um meio para interpretar as organizações e contribui para uma abertura das visões externas e internas que influencia as organizações. Diferem principalmente na forma holística de ver as organizações (considera fatores externos a organização) e no conceito de equifinalidade (diversas formas de alcançar o mesmo objetivo).
11. O que é enfoque contigencial? Quais são as principais contigencias identificadas pelas pesquisas nessa area? É o enfoque que basea-se na concepção da organização com um sistema aberto, continua interação com o ambiente onde ela está inserida, refutam os princípios universais de administração e defende que uma
variedade de fatores, tanto interno como externo a empresas, pode influenciar seus resultados. Principais Contigencias: Incerteza e complexidade do ambiente externo. Tamanho da organização Tecnologia Tarefa Características do ambiente externo
12. Em que contexto se insere as tendências contemporâneas em administração? Quais são as principais diferenças existentes entre a teoria de ecologia populacional e a teoria institucional? Na influência do Pós-Modernismo Pluralismo Paragmatico no Campo das Ideias Ecologia populacional – utiliza-se do ponto de vista ambiental (teoria da seleção natural) para explicar fenomenos organizacionais. Teoria Institucional – utiliza-se de um conjunto de teorias e pesquisas empiricas que buscam explicar como as organizações assumem determinadas formas, que apresentam semelhança entre si.
View more...
Comments