Cap I - Finalidade Do Guia de Procedimento Operacional Padrão

July 2, 2018 | Author: Ebio Ninjutsu | Category: Standardization, Business, Science (General), Science, Science And Technology
Share Embed Donate


Short Description

procedimento, operacional, mulitar...

Description

RESERVADO

CAPITULO I FINALIDADE DO GUIA DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRÃO

1. FINALIDADE Este Este cad cadern erno de ins instruç trução ão é um com compênd pêndio io técn técniico que que reú reúne os procedimentos operacionais padrão adotados pelo Exército Brasileiro para a normatização do preparo e do emprego das tropas em Operações de Garantia da Lei e da Ordem (Op GLO!

2. OBJETIVOS a! Orientar os instrutores de tropa e os comandantes de "rações en#ol#idos$ no preparo e no emprego de "rações do Exército Brasileiro$ nas ati#idades de adestramento$ plane%amento e execução das Op GLO! &! 'ormul 'ormular ar proced procedime imento ntos s operac operacion ionais ais padrão padrão atuais atuais que permit permitam am  'orça )errestre atuar em Op GLO$ aplicando as mais e"icientes e e"icazes técnicas operacionais dispon*#eis! c! +inimizar +inimizar ao m,ximo m,ximo poss*#e poss*#ell os erros erros pro"issiona pro"issionais is em ações ações militares! militares! d! Ele#ar Ele#ar os padrões padrões de pro"is pro"issio sional nalism ismo$ o$ seguran segurança$ ça$ legitim legitimida idade de e transparência das ações militares nas Op GLO! e! -ão -ão perm permiti itirr que que dout doutri rina nas s ins. ins.li lita tas$ s$ inic inicia iati# ti#as as apar aparta tada das s do a#al a#al organizac organizacional ional$$ ou mesmo$ mesmo$ pseudotécn pseudotécnicas icas operacion operacionais$ ais$ se%am aplicadas aplicadas$$ pre%udicando a credi&ilidade da opinião pú&lica na e"iciência operacional da 'orça )errestre!

3. PRESSUPOSTOS BÁSICOS PARA ADOÇÃO DOS POP a! / &ase para a execução execução das rotinas de tra&al0o di,rio nas organizações contempor1 contempor1neas neas é a padronizaç padronização ão dos seus procedimentos procedimentos operacionais operacionais e administrati#os$ de#endo esta se pautar pela "undamentação técnica e pela ampla participação em sua ela&oração! &! / doutrina administrati#a tem apontado que a "alta de padrões precisos e atuali atualizad zados os é a grande grande respon respons, s,#el #el pelo pelo aumen aumento to nos erros erros operac operacion ionais ais$$ originando alto *ndice de retra&al0o e desperd*cio$ além da insatis"ação dos clientes com os ser#iços prestados pelas organizações!

RESERVADO

1

RESERVADO

c! 2e#ido a caracter*sticas peculiares da ati#idade militar$ os erros pro"issionais podem causar a perda de #idas$ ou danos  integridade "*sica dos militares e de outras pessoas$ o que nos impõe a necessidade de adotar todas as precauções necess,rias  minimização de erros! d! Os par1metros ditados$ exclusi#amente$ pela norma$ são insu"icientes para assegurar os mel0ores resultados das ações pro"issionais militares$ &em como$ as opções de procedimento$ ainda que dentro de técnicas operacionais$ são múltiplas$ "azendo com que o acerto da decisão de escol0a$ em muitos casos$ dependa de iniciati#as de car,ter eminentemente pessoais de cada militar ou comandante t,tico$ aumentando a possi&ilidade de erro na ação! e! Os militares e comandantes t,ticos necessitam de padrões r*gidos de conduta pro"issional$ de "orma a garantir e"iciência e legitimidade s suas ações operacionais$ além de garantir a proteção legal diante de contestação  %ur*dica no caso das Op GLO! "! 2iariamente$ no#as técnicas e opções de conduta operacional são apresentadas ao militar$ oriundas de "ontes múltiplas$ desde as cient*"icas$ praticadas internacionalmente$ até as emp*ricas$ como aquelas mostradas nas telas de cinema$ o que aumenta o grau de #aria&ilidade e risco nas ações de GLO$ recomendando a adoção de procedimentos operacionais padrão (3O3$ impedindo a adoção de opções indi#iduais indese%,#eis! g! / 'orça )errestre adotou a Gestão da 4ualidade$ como modelo e "iloso"ia de gerenciamento para suas rotinas na &usca da excelência operacional! -este contexto$ a padronização de procedimentos operacionais padrão (3O3 é uma "erramenta indispens,#el para concretizar seus pro%etos "inal*sticos!

4. PRÁTICA DOS PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRÃO a! 5emanalmente$ os comandantes t,ticos de "ração de tropa de#erão ministrar instruções aos su&ordinados$ tendo por &ase os procedimentos operacionais padrão! / instrução de#e re#estir6se do car,ter pr,tico$ tratando apenas da descrição do procedimento padronizado$ do ensaio de sua pr,tica e da o&ser#ação de todos os t.picos do 3O3 em estudo$ a sa&er7 seq8ência das ações$ ati#idades cr*ticas$ possi&ilidade de erros$ ações correti#as$ material necess,rio e esclarecimentos! &! )oda O+ com pre#isão de emprego em Op GLO$ de qualquer n*#el$ de#er, inserir em seu 4uadro de )ra&al0o 5emanal (4)5 a c0ecagem de 3O3$ com a o&rigação de que em um dos dias do per*odo$ cada um dos militares a ela pertencente$ de#er, ser super#isionado$ no m*nimo uma #ez$ por seu comandante t,tico (59$ 3el ou G:!

RESERVADO

2

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF