BM 8040.pdf

April 19, 2018 | Author: fabioprojeto | Category: Machines, Screw, Lubrication, Belt (Mechanical), Engineering
Share Embed Donate


Short Description

Download BM 8040.pdf...

Description

BRITADOR DE MANDÍBULAS MODELO: BM 8040

MANUAL DE INSTRUÇÕES

Cliente: Silifértil

EQUIPTO. P/ MINERAÇÃO E AÇO FUNDIDO

Rod. Mogi Mirim - Limeira Km 104 Tel.: 019 - 451.0867 Fax.: 019 - 441.1673 Cep.: 13480-970 Cx. Postal 305 Limeira SP.

 Máquinas Furlan Furlan Ltda.  Britador de Mandíbulas Mandíbulas - BM 8040

Folha 2

Folha de Informações do Equipamento Original Data do Pedido:  Nome do Fornecedor: MÁQUINAS FURLAN LTDA. Endereço: Rod. Mogi Mirim – Limeira, Km 104 104 - Bairro do Pinhal; Limeira - S.P. Telefone: (19) 3404.3600 Fax:

(19) 3441.1673

 Nome do Cliente:

SILIFÉRTIL

Endereço: Telefone: (31) 3386-6666

(31) 9737-0940

Fax:  Numero da O.F.:

Pedido Cliente n°:

Modelo: BM 8040  Número de série: Data da Entrega: Início da Garantia: Termino da Garantia:

18 meses ou 4000 horas, o que ocorrer primeiro após a data de entrega Elaborado:

Verificado: PJAS

Equipamentos para Mineração e Aço Fundido

Data da última revisão:

RLSC

N° de revisões: 00

 Máquinas Furlan Furlan Ltda.  Britador de Mandíbulas Mandíbulas - BM 8040

Folha 3

ÍNDICE 1.0 

APRESENTAÇÃO

2.0

CARGA E DESCARGA

3.0 

FUNDAÇÃO

4.0 

LUBRIFICAÇÃO

5.0

INSTALAÇÃO ELÉTRICA

6.0 

MANUTENÇÃO

7.0

REGULAGEM DO BRITADOR

8.0

MANUTENÇÃO E TROCA DAS MANDÍBULAS

8.1

MANDÍBULA FIXA

8.2

MANDÍBULA MÓVEL

9.0

SUBSTITUIÇÃO DA MANDÍBULA FIXA E MÓVEL

10.0

MANUTENÇÃO E TROCA DAS CUNHAS LATERAIS

11.0

INSTRUÇÕES GERAIS

12.0

ESPECIFICAÇÕES ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

12.1

CAPACIDADE DE PRODUÇÃO

13.0

PLANTA DE FUNDAÇÃO

14.0

COMPONENTES DA MÁQUINA

15.0

NORMAS DE SEGURANÇA

 Máquinas Furlan Furlan Ltda.  Britador de Mandíbulas Mandíbulas - BM 8040

Folha 4

1.0 APRESENTAÇÃO O Britador de Mandíbulas modelo “BM” é um equipamento robusto e de mecânica simples, projetado para suportar as mais diversas condições de trabalho e ainda permitir uma fácil manutenção periódica. Apesar de sua robusta forma construtiva, o Britador de Mandíbulas requer alguns cuidados na sua instalação e manutenção, as quais enumeramos a seguir.

2.0 CARGA E DESCARGA Durante a carga e descarga a máquina não pode ser alçada por locais que possam afetar sua estrutura e funcionamento. Para isso existem munhões localizados na lateral da carcaça para tal finalidade.

 Máquinas Furlan Furlan Ltda.  Britador de Mandíbulas Mandíbulas - BM 8040

Folha 5

3.0 FUNDAÇÃO A instalação adequada do equipamento é fundamental para o desenvolvimento total de sua capacidade e durabilidade de seus componentes. De acordo com a disponibilidade de espaço e aproveitamento do terreno, a base da máquina pode ser feita em estrutura metálica ou concreto.  Na folha nº13, apresentamos um modelo demonstrativo de uma  base de concreto normalmente aplicada para este tipo de máquina. máquina. Após concluída a base de concreto, mantê-la sobre regime de “cura” no mínimo 28 dias, passado este tempo, inicie então o assentamento do britador. O enchimento da fundação deve ser feita com a máquina em  posição perfeitamente nivelada, com os chumbadores em seus lugares, porém não apertados.

 Máquinas Furlan Furlan Ltda.  Britador de Mandíbulas Mandíbulas - BM 8040

Folha 6

4.0 LUBRIFICAÇÃO  Normalmente os Britadores não são lubrificados na fábrica, porém é extremamente necessário que a lubrificação seja feita antes de colocar a máquina em funcionamento. OBSERVAÇÃO: Na ocasião da primeira lubrificação da máquina, é necessário que seja injetado graxa nas engraxadeiras até que se observe vazamento da mesma, nas tampas / labirintos.

Veja a seguir instruções para lubrificação: 1.Os Rolamentos da carcaça e do queixo devem ser lubrificados à cada 60 horas de trabalho com graxa MULTIFAK EP-2 “TEXACO”, ou similar. Algumas graxas similares: ALVANIA

EP2

SHELL

BEACON

EP2

ESSO

LUBRAX GMA

EP2

PETROBRÁS

2.Se o Britador ficar parado por algum tempo, deve-se verificar antes de acionar a máquina para trabalhar, se tanto os rolamentos como os labirintos estão bem cheios de graxa.

3.Os parafusos de regulagem da cunha, contra cunha e o tirante da mola, devem ser limpos e lubrificados, toda vez que houver uma reposição de peças ou manutenção no local. Engraxar periodicamente os pontos de apoio da abanadeira. Nestes locais usar graxa comum para lubrificação.

 Máquinas Furlan Furlan Ltda.  Britador de Mandíbulas Mandíbulas - BM 8040

Folha 7

5.0 INSTALAÇÃO ELÉTRICA Uma placa junto ao motor elétrico indica exatamente as características do mesmo. Portanto antes de ligar a máquina certifique se tensão e ciclagem do mesmo correspondem à da rede elétrica local. Após efetuar a ligação da máquina, ligue e desligue rapidamente e verifique através da flecha localizada junto ao volante, se o sentido da rotação está correto. Caso contrário, inverta dois fios da rede na entrada a chave ou do motor.

6.0 MANUTENÇÃO Todas as operações de instalação e manutenção do equipamento serão fáceis se houver possibilidade de contar com meios de levantamento móveis ou fixos sobre a máquina, capaz de levantar com segurança todo seu  peso. Em caso de equipamento muito pesado aconselhamos a instalação  permanente de uma talha sobre o equipamento. equipamento.

 Máquinas Furlan Furlan Ltda.  Britador de Mandíbulas Mandíbulas - BM 8040

Folha 8

7.0 REGULAGEM DO BRITADOR A regulagem da abertura do Britador deve ser executada com a máquina  parada, proceder da seguinte maneira:



Solte ligeiramente as contra-porcas e porcas (nº24) para aliviar a tensão das molas, porém tomar cuidado para evitar a queda dos tirantes (nº13).



Para diminuir a abertura da boca de saída aperte as porcas e contra-porcas (nº25), dos parafusos de regulagem (nº18), de modo a fazer subir a cunha de regulagem (nº17), provocando o fechamento da máquina. Consequentemente, para aumentar a abertura de saída, deve-se soltar as contra-porcas citadas, de forma que a cunha de regulagem possa descer.



Verifique com o auxílio de um compasso para medidas internas, se a abertura desejada está correta, introduzindo-o entre as mandíbulas. Esta verificação da medida deve ser feita com a máquina na posição fechada.



Verifique com a máquina em movimento se não há folga entre a contra cunha de regulagem. Se houver folga, deve-se apertar apenas a porca do lado onde há folga.



Aperte as porcas e contra-porcas dos parafusos de regulagem, e dos  parafusos de fixação da contra cunha.



Regule a tensão da d a mola atuando sobre as porcas dos tirantes, de maneira a coordenar um perfeito funcionamento da máquina.

 Máquinas Furlan Furlan Ltda.  Britador de Mandíbulas Mandíbulas - BM 8040

Folha 9

8.0 MANUTENÇÃO E TROCA DAS MANDÍBULAS A mandíbula fixa e móvel, tem um desgaste localizado em uma única região na sua superfície. Portanto, é necessário um remanejamento das mesmas, para que o seu aproveitamento seja total. Faça este remanejamento conforme instruções a seguir:

8.1 MANDÍBULA FIXA Esta mandíbula tem um desgaste maior que a mandíbula móvel. Por isso, normalmente à cada troca de duas mandíbulas fixas, troca-se uma mandíbula móvel. Use a mandíbula fixa até que seja observado um desgaste total dos dentes em sua parte inferior. Então mude a posição da mesma ou seja, a parte desgastada para cima.

8.2 MANDÍBULA MÓVEL Esta mandíbula tem uma durabilidade maior que a mandíbula fixa, e seu ciclo de manutenção é estabelecido da seguinte forma:  Na ocasião da troca da mandíbula fixa por outra nova, remanejar a mandíbula móvel, ou seja; se ja; colocar a parte gasta para cima alterando assim o ponto de

 Máquinas Furlan Furlan Ltda.  Britador de Mandíbulas Mandíbulas - BM 8040

Folha 10

 britagem sobre a superfície da mesma. mesma. Em razão deste remanejamento, remanejamento, teremos um desgaste total da superfície su perfície de britagem da mesma. A substituição a mandíbula móvel por outra nova só ocorrerá na ocasião da segunda troca da mandíbula fixa, completando assim o primeiro ciclo de troca das mandíbulas, ou seja: 2 mandíbulas fixas e 1 mandíbula móvel.

9.0 SUBSTITUIÇÃO DA MANDÍBULA FIXA E MÓVEL Pela sua forma construtiva e pela montagem na máquina, a mandíbula fixa (nº5) e a mandíbula móvel (nº4), não permitem localização de cavas para alça-las.  Neste caso, recomendamos soldar uma alça de ferro sobre os dentes na  parte superior da mandíbula, conforme mostra figura nº1, esta solda deve ser suficiente para sustentar o peso da mandíbula, e de fácil remoção após uso. Para a mandíbula fixa ser liberada, retire as cunhas laterais (nº2, 3, 22, 23) e com o auxílio de um cabo de aço transpassado na alça, retire a mandíbula usada. Para a mandíbula móvel ser liberada, solte as porcas dos prisioneiros (nº19) e retire os mesmos e também a cunha de fixação (nº6), e com o auxílio auxíli o de um cabo de aço transpassado na alça retire a mandíbula usada. Depois de retiradas a mandíbulas usadas, coloque as mandíbulas novas e monte o conjunto novamente.

 Máquinas Furlan Furlan Ltda.  Britador de Mandíbulas Mandíbulas - BM 8040

Folha 11

10.0 MANUTENÇÃO E TROCA DAS CUNHAS LATERAIS O desgaste das cunhas laterais (nºs 2, 3, 22 e 23), é um pouco mais lento que o desgaste das mandíbulas, em condições normais sua troca é feita a cada “terno” de mandíbulas gastas, ou seja: Após a troca de duas mandíbulas fixas e uma móvel, troca-se o jogo das cunhas laterais. A substituição das cunhas laterais é rápida e pratica, bastando alça-las através dos orifícios localizados na borda superior das mesmas, e puxa-lás.

 Máquinas Furlan Furlan Ltda.  Britador de Mandíbulas Mandíbulas - BM 8040

Folha 12

11.0 INSTRUÇÕES GERAIS •









Dar a partida no Britador sempre vazio. Verificar se há algum barulho anormal, e também a rotação da mesma. Sempre alimentar a máquina para sua capacidade normal de alimentação. Regular a abertura de saída sempre após a manutenção ou reposição das mandíbulas.  Nunca deixe que as cunhas laterais se desgastem totalmente antes de substituí-las. Isto ocasionará danos na carcaça do britador.



Manter os volantes bem ajustados e fixos ao eixo.



Limpar as engraxadeiras antes de cada lubrificar a máquina.



Manter as correias sempre bem tensionadas.



Limpar periodicamente as correias, polias, motor, molas, etc.





Reapertar periodicamente todos os parafusos e porcas da máquina. As peças de reposição que compõem esta máquina estão descriminadas e relacionadas numericamente nas folhas nºs14,15, 16,17 e 18.

 Máquinas Furlan Furlan Ltda.  Britador de Mandíbulas Mandíbulas - BM 8040

Folha 13

12.0 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Dimensões da Boca de Alimentação........... mm Rotação da Máquina....................... Máquina............. ..................... ............. rpm Potência do Motor (VI-Pólos).................... (VI-Pólos)............ ........ cv Diâmetro da Polia Motora..................... Motora............ .............. ..... mm Diâmetro do Volante.................... Volante.......... ................... .............. ..... mm Correia “V”.................... “V”........... ................... ................... ................... .......... perf. Quantidade de Correias.................... Correias........... ................... .......... unid. Distância Aproximada entre Centros das Polias.................... Polias.......... .................... ............... ..... mm Excêntrico do Eixo...................... Eixo............. ................... ............... ..... mm Movimento do Queixo..................... Queixo............ .................. ............. mm Dimensões Aproximadas da Máquina: Comprimento.......................... Comprimento................. ........... mm Largura..................... Largura........... ................... ................ ....... mm Altura................... Altura.......... .................. .................... ........... mm Peso Aproximado da Máquina s/ Motor..... kg

800x500 280 75 310 1206 D-270 05 2170 14 25 2580 1960 2100 12800

12.1 CAPACIDADE DE PRODUÇÃO Abertura da Boca de Saída Posição. Fechada Produção em m3/hora

75

100

125

150

55-65

65-75

75-90

90-105

 Máquinas Furlan Furlan Ltda.  Britador de Mandíbulas Mandíbulas - BM 8040

Folha 14

 Máquinas Furlan Furlan Ltda.  Britador de Mandíbulas Mandíbulas - BM 8040

Folha 15

14.0 COMPONENTES DA MÁQUINA

 Máquinas Furlan Furlan Ltda.  Britador de Mandíbulas Mandíbulas - BM 8040

Folha 16

 Máquinas Furlan Furlan Ltda.  Britador de Mandíbulas Mandíbulas - BM 8040

Folha 17

 Máquinas Furlan Furlan Ltda.  Britador de Mandíbulas Mandíbulas - BM 8040

Folha 18

 Máquinas Furlan Furlan Ltda.  Britador de Mandíbulas Mandíbulas - BM 8040

Folha 19

 Máquinas Furlan Furlan Ltda.  Britador de Mandíbulas Mandíbulas - BM 8040

Folha 20

15.0 NORMAS DE SEGURANÇA

 Máquinas Furlan Furlan Ltda.  Britador de Mandíbulas Mandíbulas - BM 8040

Folha 21

Este manual deve ser verificado antes de iniciar a

ALERTA!

instalação do equipamento. Se não forem consideradas instruções deste manual, poderá haver riscos de acidentes pessoais ou danos ao equipamento.

INTRODUÇÃO A Furlan fabrica equipamentos de alimentação, britagem, moagem, classificação e separação de materiais, sendo que o projeto destes equipamentos são executados visando a segurança. Informações sobre instalação, operação e manutenção são encontradas neste manual. O propósito deste capítulo é alertar o cliente, o operador do equipamento e a manutenção sobre perigos e riscos em geral em uma instalação de britagem. Riscos de segurança serão evitados, se forem seguidos os seguintes itens:



As recomendações deste manual sejam verificadas e seguidas.



As pessoas em geral envolvidas com o equipamento recebam treinamento sobre a manutenção e segurança.



Identificar as áreas perigosas com sinais de alerta.

 Máquinas Furlan Furlan Ltda.  Britador de Mandíbulas Mandíbulas - BM 8040

Folha 22

SEGURANÇA PESSOAL Estão descritas abaixo recomendações de segurança, para todo pessoal envolvido com riscos em geral. a)

Ler todas as instruções contidas neste manual.

 b)

Informar todos acidentes acid entes ao seu superior. Em caso de lesão, procurar a assistência médica.

c)

Tomar cuidados com acessórios do vestuário, vestuário, para que não sejam sejam envolvidos em partes girantes.

d)

Sempre usar óculos de segurança, principalmente em locais onde possa ter fagulhas de cavacos, pedras ou poeira.

e)

Sempre usar luvas quando for manusear materiais pontiagudos, com alta temperatura ou produtos químicos.

f)

Sempre usar capacetes e botas de segurança em locais exigidos para o mesmo.

g)

Sempre usar protetores auriculares onde os ruídos são altos.

h)

Sempre usar máscara de proteção em em locais de muita poeira ou quando for manusear produtos químicos.

i)

Na movimentação de peças utilizar as suas pernas e nunca sua coluna.

 Máquinas Furlan Furlan Ltda.  Britador de Mandíbulas Mandíbulas - BM 8040

Folha 23

SEGURANÇA NA ÁREA DE TRABALHO a)

Manter equipamentos de segurança em locais designados e de conhecimento de todos.

 b)

Não permitir pessoal não autorizado na área.

c)

Manter sempre piso, escadas, guarda - corpo e plataformas secos e insentos de óleo ou graxa.

d)

Manter a área de trabalho sempre limpa.

e)

Guardar ferramentas e peças quando não estiver usando.

f)

Não sobrecarregue passadiços.

g)

Não ficar ficar embaixo embaixo ou ao redor redor de equipamentos equipamentos que estejam sendo suspensos.

h)

Sempre desligar o equipamento para fazer qualquer manutenção.

i)

Sempre usar capacete e óculos de segurança perto de britadores e  peneiras

 Máquinas Furlan Furlan Ltda.  Britador de Mandíbulas Mandíbulas - BM 8040

Folha 24

SEGURANÇA DOS EQUIPAMENTOS a)

O sistema de alimentação dos equipamentos devem ser dimensionados de acordo com a capacidade ca pacidade do mesmo.

 b)

Nunca usar explosivos para descongestionar a boca de alimentação dos equipamentos de britagem.

c)

Sempre que possível deve haver plataformas com guarda-corpo em volta dos equipamentos de britagem e classificação.

d)

As peças sujeitas a fadiga, devem ser sempre verificadas.

e)

Verificar sempre o aperto dos parafusos de fixação da máquina ou de  peças.

f)

Se durante a manutenção de algum equipamento, for necessário fazer a remoção de peças de grande volume, usar sempre um equipamento adequado.

g)

Sempre fazer a lubrificação do equipamento, evitando assim fadiga ou quebra de alguma peça, e principalmente evitar acidentes.

h)

Verificar se proteções de segurança estejam montadas adequadamente, antes de operar o equipamento.

 Máquinas Furlan Furlan Ltda.  Britador de Mandíbulas Mandíbulas - BM 8040

Folha 25

PRECAUÇÕES GERAIS DE SEGURANÇA PARA INSTALAÇÃO DE BRITAGEM a)

Uma cabina deve ser construída, em uma instalação onde o ambiente é empoeirado, ruidoso e exposto ao tempo, para dar proteção aos operadores.

 b)

Instalar sempre batentes de parada de veículos na largura total do acesso do basculamento na tremonha de alimentadores.

c)

Antes de instalar qualquer equipamento, verificar todos os dispositivos de suporte de travamento.

d)

Nunca subir em equipamentos que estejam sendo içados.

e)

Sempre fazer inspeções nos equipamentos, para verificar que não haja danos no mesmo.

f)

Consertar ou substituir peças danificadas antes de dar a partida no equipamento.

g)

Antes de dar a partida partida em qualquer equipamento, verificar se não há há  pessoas, peças, ferramentas, ferramentas, encostadas ou perto do equipamento.

 Máquinas Furlan Furlan Ltda.  Britador de Mandíbulas Mandíbulas - BM 8040

h)

Folha 26

Desligar o equipamento imediatamente, sempre que verificar defeitos visíveis ou alguma coisa anormal.

i)

Instalar pontos de luz e força adequados para facilitar a manutenção.

 j)

Guardar materiais inflamáveis, combustíveis ou de alto risco em local seguro.

l)

Nunca utilizar combustíveis ou substancias inflamáveis para limpeza de peças. Utilizar um solvente não inflamável para limpeza.

m) Operações de solda ou corte devem ser executadas somente somente por soldadores que conheçam o equipamento de solda e o material a ser soldado. n)

Prender o cabo de aterramento da solda o mais mais próximo da peça a ser ser soldada.

o)

Nunca soldar reservatórios ou tubulações pressurizados.

 Máquinas Furlan Furlan Ltda.  Britador de Mandíbulas Mandíbulas - BM 8040

Folha 27

SEGURANÇA ELÉTRICA a)

Os trabalhos de componentes elétricos nos equipamentos equipamentos ou na instalação, devem ser executados somente por pessoal treinado.

 b)

Travar e sinalizar os controles elétricos antes de executar qualquer manutenção ou inspeção.

c)

Sempre verificar as conexões de todos cabos elétricos dos equipamentos.

d)

Sempre leve em conta que o circuito elétrico está sob tensão, a não ser que algum teste foi executado e mostrar que estava desligado.

e)

Não trabalhe em equipamentos elétricos quando estiver chovendo e não trabalhar com os pés em superfícies molhadas.

f)

Sempre informar o seu supervisor quando for verificado qualquer risco elétrico.

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF