Blanchot - A Escritura Do Desastre

July 17, 2019 | Author: Daniel Kairoz | Category: Pensamento, Tempo, Moralidade, Experiência, Palavra
Share Embed Donate


Short Description

A escritura do desastre do Blanchot...

Description

MAURICE BLANCHOT

A ESCRITURA DO DESASTRE

 O desastre arruína tudo deixando tudo no estado. Não atinge esse ou aue!e" # eu$



não estou so% sua a&ea'a. ( na &edida e& ue" )ou)ado" deixado de !ado" o desastre &e a&ea'a ue e!e a&ea'a e& &i& o ue est* +ora de &i&" u& outro ue não eu ue de,-& )assi,a&ente outro. Não * a!/an/e do desastre. 0ora de a!/an/e est* aue!e ue o desastre a&ea'a" não  se sa%eria di1er se - de )erto ou de !onge 2 o • 

in+inito da a&ea'a de u&a /erta &aneira ro&)eu todo !i&ite. Esta&os 3 %eira do desastre se& ue )ossa&os situ*4!o no )or,ir5 e!e -" antes" se&)re 6* )assado" e" no entanto" esta&os 3 %eira ou so% a a&ea'a" todas as +or&u!a'7es ue i&)!i/aria& o  )or,ir se o desastre não +osse o ue não ,e&" o ue i&)ediu toda ,inda. 8ensar o desastre 9se - )ossí,e!" e não - )ossí,e! na &edida e& ue )ressenti&os ue o desastre - o )ensa&ento: - não ter &ais )or,ir )ara o )ensar. O desastre - se)arado" aui!o ue * de &ais se)arado. ;uando o desastre so%re,-&" e!e não ,e&. O desastre - sua i&ini!! der Ma/t? 9Kontade de )oder:. Eti&o!ogi/a&ente" &acht deri,a do ,er%o >&a/en? 9+a1er:. 

da di,indade= a a%sten'ão" o distan/ia&ento da &anuten'ão" não - su+i/iente" se e!a não )ressente ue -" de ante&ão" sina! do desastre. S o desastre &ant-& 3 distn/ia a &aestria. Anelo 9)or exe&)!o: u& )si/ana!ista a ue& o desastre +aria sina!. 8oder  so%re o i&agin*rio" /o& a /ondi'ão de entender o i&agin*rio /o&o o ue se esui,a ao )oder. A re)eti'ão /o&o não4)oder.

  Te&os /onstante&ente necessidade de di1er 9de )ensar:5 /egou4&e aí a!gu&a



/oisa 9de &uito i&)ortante:" o ue uer di1er ao &es&o te&)o" isso não sa%eria ser  da orde& do ue /ega" ne& da orde& do ue i&)orta" &as" antes" ex)orta e de)orta. A re)eti'ão.

  Entre /ertos # se!,agens $ 9so/iedade se& estado:" o /e+e de,e )ro,ar sua



do&ina'ão so%re as )a!a,ras5 nenhum silêncio . Ao &es&o te&)o" a )a!a,ra do /e+e não - dita )ara ser es/utada 2 ningu-& )resta aten'ão 3 )a!a,ra do /e+e" ou antes" +inge4 se a desaten'ão= e o /e+e" e+eti,a&ente" não di1 nada" re)etindo /o&o ue a /e!e%ra'ão das nor&as de ,ida tradi/ionais. A ua! de&anda da so/iedade  )ri&iti,a res)onde essa )a!a,ra ,a1ia ue e&ana do !ugar a)arente do )oder@ Ka1io" o dis/urso do /e+e o - 6usta&ente )orue - se)arado do )oder 2 - a so/iedade e!a &es&a ue - o !ugar do )oder. O /e+e de,e se &o,er no e!e&ento da )a!a,ra" uer  di1er" no o)osto da ,io!
View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF