FUNÇÕES Emunctória eliminar substâncias que sendo tóxicas precisam ser excretadas. Controle do volume hídrico, da osmolaridade e do pH; Participam da regulação da pressão arterial; Secretam hormônios; HOMEOSTASE!!!!!
ANATOMIA
Os canais e os depósitos excretores: Ureter transportar a urina através de contrações peristálticas. Bexiga reservatório da urina. Uretra transporta a urina para o meio externo.
RINS
Corte longitudinal: a cortical (néfrons) e a medular (cálices) Formação de urina NÉFRONS Cada rim possui cerca de 1.000.000 Cada néfron tem duas partes: Cápsula de Bowman e o Túbulo
FUNÇÃO DOS NÉFRONS a)hidrodinâmica do fluxo sangüíneo b)fenômeno de membrana c)fenômeno de propulsão da urina
HIDRODINÂMICA FLUXO SANGÜÍNEO RENAL Várias resistências e vários calibres. Não há estase no sistema circulatório. Diurese (angiotensina II)
FENÔMENO DE MEMBRANA FUNÇÃO 1- EXCREÇÃO 2- REABSORÇÃO
MECANISMO 1-Filtração glomerular (FG) e Secreção tubular 2- Reabsorção tubular
PROPULSÃO DA URINA Filtração: o rim filtra do plasma sangüíneo substâncias de baixa massa molecular e retém as proteínas. # Artérias aferentes capilares glomerulares artérias eferentes capilares peritubulares vasos retos veia renal circulação venosa geral Reabsorção: o rim escolhe substâncias que devem voltar e as devolve ao meio interno. Secreção: expulsa substâncias filtradas.
MECANISMOS BÁSICOS RENAIS Filtração glomerular (FG) Diferença de pressão osmótica e hidrostática do sangue e da urina. Vasoconstricção nas artérias aferentes e eferentes para desviar o fluxo sanguíneo renal para outro setores. Reabsorção de Na+, H2O, Cl- e HCO3
FORÇAS FÍSICAS DA FILTRAÇÃO Pressão osmótica Pressão hidrostática Soma das forças a favor e contra o FILTRADO!!!
Pfil = (PhidS) – (PhidU+ PosmS) PhiS
PhidU
PosmS PosmU
PhidS =70mmHg
PhidU= 14mmHg
PosmS = 32mmHg
PosmU = desprezível
REABSORÇÃO Passivo e Ativo Analisar concentração e o gradiente osmótico!!! + Na - potencial do lúmen do túbulo (-20mV) e potencial das células tubulares (-70mv) favorável; Potencial do líquido peritubular (0mV) e pressão osmótica das células (12mOsm) e gradiente do líquido (300mOsm) desfavorável;
REABSORÇÃO Gradiente osmótico resultante da pressão hidrostática entre o líquido peritubular e o vaso reto = 2mmHg (favorável) à penetração no vaso. Passivo + Na - acompanha o H2O (osmose). Passivo + Cl - acoplado à entrada de Na
MECANISMO RENAL 300mOsm
0mV
VASO RETO
PHI= 8
12mOsm
- 70mV
140mOsm
-20mV - 20mV
REABSORÇÃO HCO3Ionizado com Na+ :bicabornato de sódio (NaHCO3) + Secreção de H pela célula desmembra o bicabornato de sódio. Lúmen – NaHCO3 H2CO3 Transformação em CO2 e H2O e dentro da célula são religados formando H2CO3 HCO3 passa para o espaço peritubular acoplado ao transporte ativo de Na + ; Do espaço peritubular para o vaso – pressão hidrostática.
Thank you for interesting in our services. We are a non-profit group that run this website to share documents. We need your help to maintenance this website.