bct-me 2010 comentada
Short Description
Download bct-me 2010 comentada...
Description
COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE ENSINO DA AERONÁUTICA ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA
CÓDIGO DA PROVA
01
EXAME DE ESCOLARIDADE DO EXAME DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS – MODALIDADE ESPECIAL – BCT – BCT – 2010 PROVAS DE: LÍNGUA PORTUGUESA – LÍNGUA INGLESA – FÍSICA – CONHECIMENTOS DE INFORMÁTICA
Gabarito Provisório com resolução comentada das questões.
ATENÇÃO, CANDIDATOS!! CANDIDATOS!!!! A prova divulgada refere-se ao código 01 Se não for esse o código de sua prova, observe a numeração e faça a correspondência, para verificar a resposta correta. No caso de solicitação de recurso, observar os itens 6.3 das Instruções Específicas e 9 do Calendário de Eventos (Anexo B).
AS QUESTÕES DE 01 A 30 REFEREM-SE À LÍNGUA PORTUGUESA Ladrões
05
10
15
20
25
30
35
“Navegava Alexandre em uma poderosa armada pelo mar Eriteu a conquistar a Índia, e como fosse trazido à sua presença um pirata, que por ali andava roubando os pescadores, repreendeu-o muito Alexandre de andar em tão mau ofício; porém ele, que não era medroso nem lerdo, respondeu assim: Basta, senhor, que eu, porque roubo em uma barca, sou ladrão, e vós, porque roubais em uma armada, sois imperador? Assim é. O roubar pouco é culpa, o roubar muito é grandeza; o roubar com pouco poder faz os piratas, o roubar com muito, os Alexandres. (...) O ladrão que furta para comer, não vai nem leva ao inferno; os que não só vão, mas levam, de que eu trato, são outros ladrões de maior calibre e de mais alta esfera; os quais debaixo do mesmo nome e do mesmo predicamento distingue muito bem São Basílio Magno. Não só são ladrões, diz o santo, os que cortam bolsas, ou espreitam os que se vão banhar para lhes colher a roupa; os ladrões que mais própria e dignamente merecem este título são aqueles a quem os reis encomendam os exércitos e legiões ou o governo das províncias, ou a administração das cidades, os quais já com manha, já com força roubam e despojam os povos. Os outros ladrões roubam um homem, estes roubam cidades e reinos; os outros furtam debaixo do seu risco, estes, sem temor nem perigo; os outros, se furtam, são enforcados; estes furtam e enforcam. Diógenes, que tudo via com mais aguda vista que os outros homens, viu que uma grande tropa de varas e ministros de justiça levavam a enforcar uns ladrões, e começou a bradar: Lá vão os ladrões grandes a enforcar os pequenos! Ditosa Grécia que tinha tal pregador! E mais ditosas as outras nações, se nelas não padecera a justiça as mesmas afrontas. Quantas vezes se viu em Roma ir a enforcar um ladrão por ter roubado um carneiro; e no mesmo dia ser levado em triunfo um cônsul, ou ditador, por ter roubado uma província. E quantos ladrões teriam enforcado estes mesmos ladrões triunfantes?” Pe. Antônio Vieira
As questões de 01 a 04 referem-se ao texto anterior.
01 – Há no texto exemplos que ilustram a comparação entre os
ladrões quanto ao poder que possuem. Assinale a alternativa em que isso não ocorre.
a) b) c) d)
cortam bolsas / comandam povos viviam na Grécia / moravam em Roma arriscam a si próprios / não necessitam temer roubam apenas um homem / roubam cidades e reinos
RESOLUÇÃO Resposta: B Na linhas 9, 10 e 11, há uma comparação entre os ladrões pequenos e os ladrões grandes: o roubar com pouco poder faz os iratas, o roubar com muito, os Alexandres , centrada na idéia do poder que possuem.
Essa comparação vai sendo ilustrada com exemplos ao longo do texto, nos quais o autor não exime os homens de muito poder, quando corruptos, da culpa de serem tão ladrões quanto os homens corruptos de pouco (ou nenhum) poder. Os exemplos se encontram especificamente nas linhas 16 a 22: Não só são ladrões, diz o santo, os que cortam bolsas, ou espreitam os que se vão banhar para lhes colher a roupa; os ladrões que mais rópria e dignamente merecem este título são aqueles a quem os reis encomendam os exércitos e legiões ou o governo das rovíncias, ou a administração das cidades , os quais já com manha, já com força roubam e despojam os povos (alternativa A); nas linhas 23 e 24: Os outros ladrões roubam um homem, estes roubam cidades e reinos (alternativa D) e linhas 24 e 25: os outros furtam debaixo de seu risco, estes, sem temor nem perigo (alternativa C). Apenas na alternativa B isso não ocorre, visto que não há no texto a informação de que viver na Grécia ou morar em Roma sejam exemplos da comparação entre os ladrões.
02 – Leia: “os que não só vão, mas levam [ao inferno], de que eu trato, são outros ladrões de maior calibre e de mais alta esfera” (linhas 12 a 14)
Quanto ao trecho acima, pode-se dizer a respeito dos ladrões que a) conseguem manter-se impunes devido à sua soberania, portanto livres do inferno. b) usam sua situação privilegiada para envolverem outras pessoas em suas armações ilícitas. c) estão imunes do pecado da corrupção por se sentirem e por serem vistos como superiores às outras pessoas. d) aproveitam-se de sua influência sobre as pessoas da alta esfera e as levam a agir conforme os princípios da ética e da moral. RESOLUÇÃO Resposta: B Os ladrões de quem o pirata fala, no trecho, são aqueles que roubam com muito poder, ou seja, os ricos, os poderosos, que roubam em suas armadas, que roubam povos e províncias, aqueles a quem os reis encomendam exércitos e legiões ou o governo das províncias... já com força roubam e despojam os povos (linhas 19 a 22). Eles têm a seu dispor recursos financeiros e o comando, além de uma gama de pessoas a quem podem manipular e corromper; são ladrões que mais rópria e dignamente merecem este título... (linhas 18 e 19). Para o pirata, tal atitude é motivo de condenação, e o castigo seria o inferno para todos os envolvidos (os que não só vão, mas levam) . Esse idéia está expressa apenas em B. Os ladrões ricos até poderiam ficar impunes no plano terreno, por gozarem de prestígio e poder para manipular as leis em favor de sua “inocência”, mas, de acordo com a afirmação do pirata, não estariam livres do inferno. Em A, a idéia é contrária à da alternativa B. Em C, afirma-se que os ladrões ricos não vão para o inferno, uma vez que não cometem o pecado da corrupção, o que contraria a idéia contida no trecho em questão (não só vão, mas levam ao inferno). Em D, afirma-se que os ladrões ricos usam de sua situação privilegiada para influenciar positivamente outras pessoas, conforme os princípios da ética e da moral. Essa idéia é oposta à do texto; na verdade, sua influência sobre os que os cercam é negativa: se cometem delitos e não se condenam nem são condenados, mas condenam os ladrões pequenos que praticam o mesmo delito, certamente não fazem valer, nem para si nem para os outros, os princípios da ética e da moral.
Página 3
03 – No texto, enforcam (linha 27) é uma atitude que se refere
05 – Observe:
a) aos ladrões grandes, que, por terem prestígio, manipulam a I- A curta existência de Álvares de Azevedo, um legítimo lei e acumulam ao seu delito mais um crime. representante do Mal do Século, não permitiu que houvesse b) apenas aos ministros de justiça, pois são os únicos que têm uma edição de sua obra em vida. autoridade para aplicar punições aos criminosos. II- A maior parte das histórias de Joaquim Manuel de Macedo é c) aos dois tipos de ladrões, com maior prejuízo dos ladrões ambientada no Rio de Janeiro, e nelas os heróis e as heroínas pequenos. enfrentam obstáculos para a realização amorosa. d) aos ladrões pequenos, sempre vistos pelos filósofos como III- Castro Alves, a voz mais importante da terceira geração vítimas. romântica, não apenas defendeu os escravos, mas também escreveu versos expressivos. RESOLUÇÃO Resposta: A Constituem períodos compostos por coordenação: Estes furtam e enforcam . É com esta incisiva afirmação que o pirata critica a atitude dos ladrões grandes (estes – referindo-se a) I, II e III aos comandantes e administradores de povos – linhas 19 a 23), b) I e II os quais se beneficiam do poder e do prestígio que possuem para c) I e III manter os privilégios próprios da condição de líderes e livrar-se d) II e III de qualquer penalidade por suas ações ilícitas. É possível RESOLUÇÃO interpretar que o ato de enforcar os ladrões pequenos representa a Resposta: D O período I é formado por subordinação, isto é, uma oração tentativa dos ladrões grandes de parecerem, aos olhos alheios, os A curta existência de Álvares de Azevedo, um legítimo principal benfeitores da sociedade, quando na verdade esse papel a eles não pertence, pois praticam o mesmo delito dos que os representante do Mal do Século, não permitiu e outra subordinada substantiva objetiva direta que houvesse uma edição de sua obra em condenados por eles. Isso posto, as alternativas C e D tornam-se incorretas, pois a vida, que completa o verbo permitiu da oração principal. No período II, há uma oração coordenada assindética A maior atitude de enforcar é atribuída apenas aos ladrões grandes e arte das histórias de Joaquim Manuel de Macedo é ambientada no sofrida pelos pequenos (os outros [que cortam bolsas e pegam roupas], se furtam, são enforcados – linhas 25 e 26). Na Rio de Janeiro , e outra coordenada sindética aditiva e nelas os heróis alternativa B, a incorreção está em relacionar o ato de enforcar e as heroínas enfrentam obstáculos para a realização amorosa. No período III, há uma oração coordenada assindética Castro apenas aos ministros de justiça, pois no texto eles o praticam untamente com os ladrões grandes (uma grande tropa de varas – Alves, a voz mais importante da terceira geração romântica, não apenas defendeu os escravos e outra sindética, conhecida como série autoridades – e ministros de justiça – linha 28). aditiva enfática, que costuma ser usada quando se pretende enfatizar o conteúdo da segunda oração mas também escreveu versos expressivos .
06 – A regência nominal está incorreta em:
04 – O texto, escrito no século XVII, trata de um problema
a) Os estadunidenses têm aversão a estrangeiros. b) Ele se formou bacharel em Direito no ano de 1993. c) A jovem senhora não estava acostumada por afazeres da casa. d) Devemos ter respeito aos outros idiomas tanto quanto ao nosso. RESOLUÇÃO Resposta: C O adjetivo acostumada rege as preposições a, com: A jovem RESOLUÇÃO senhora não estava acostumada a/com afazeres da casa . Nas Resposta: C demais frases, a regência nominal está correta: aversão a; O problema tratado no texto, o ato de roubar pelos ladrões bacharel em; respeito a . pequenos e pelos ladrões grandes (representados metaforicamente por piratas e por Alexandres, com forte crítica a 07 – O verbo em Finalmente, abriram-se as pesadas portas do estes), é atual, pois, apesar da distância entre as épocas, ainda há, templo está na voz na sociedade, inúmeros casos de ladroagem, desvios de verbas públicas, superfaturamentos, entre outros, envolvendo pessoas a) ativa. b) passiva analítica. dentro e fora do poder. Nesse sentido, as outras alternativas tornam-se incorretas, c) passiva sintética. d) reflexiva. pois apresentam sentido contrário a essa idéia. RESOLUÇÃO Resposta: C Voz verbal é a maneira como se apresenta a ação expressa pelo verbo em relação ao sujeito. Em Finalmente, abriram-se as pesadas ortas do templo, essa relação é de passividade, e o verbo está na voz passiva sintética (verbo transitivo direto abriram + pronome apassivador se). Transpondo-se a frase para a passiva analítica, tem-se: Finalmente, foram abertas as pesadas portas do templo. a) desatualizado, uma vez que não existe mais no Brasil condenação à forca. b) restrito à época de Vieira, pois refere-se unicamente aos roubos ocorridos naquele tempo. c) atual, porque o roubo praticado tanto por piratas quanto por Alexandres ainda é uma realidade. d) superado, afinal já ficaram para trás os dias em que a sociedade era composta somente de reis e de piratas.
Página 4
08 – Assinale a alternativa em que não ocorre erro de grafia.
RESOLUÇÃO Resposta: D a) A esposa tinha verdadeira obsessão pelo marido, o que Verbos irregulares são aqueles que não seguem os explica seus cuidados exessivos para com a saúde do rapaz, paradigmas das conjugações, ou seja, apresentam variações de que sofria de vertigem. forma nos radicais ou nas desinências. Frear e recear b) Tanta abstenção na seção de câmara se justifica pela apresentam modificação no radical, na primeira e na segunda dificuldade de ascesso dos vereadores ao local logo após o pessoas do plural no presente do indicativo: freio, freias, freia, terrível temporal daquele dia. reamos, freais, freiam; receio, receias, receia, receamos, c) O tráfego da Avenida Itapevi ficou paralizado por duas horas receais, receiam. devido à devastadora enchurrada. Razão: contenção de O verbo ser (é, terceira pessoa do singular do presente do verbas da prefeitura nas obras de canalização do Rio indicativo) também apresenta grandes irregularidades, sendo Salgado. considerado anômalo (sou / era / fui ). Os demais verbos são d) O fantástico concerto dado pelo pianista propiciou-lhe um regulares, isto é, obedecem precisamente a um paradigma da vultoso prêmio e a tão almejada ascensão ao cargo de Diretor respectiva conjugação: tremo (tremer) e pensar, segunda e Cultural da Fundação. primeira conjugação, respectivamente. RESOLUÇÃO 11 – Assinale a alternativa em que há discurso indireto. Resposta: D Em D, não há erro na grafia das palavras. Eis algumas: a) “O papel de Helena não estava acabado; diminuía contudo, e concerto (espetáculo musical), em contraposição com conserto Estácio interveio para que a irmã tivesse, enfim, alguns dias de (reparo, restauração); vultoso (que faz vulto, volumoso), em absoluto repouso. Ela recusou, dizendo que o repouso perdido contraposição com vultuoso (intumescido, inchado); ascensão seria aos poucos recuperado.” (derivado de ascender, elevar-se). b) “Esses homens que entram diariamente no edifício têm em A grafia correta das palavras das outras alternativas é: a) geral o ar grave e angustiado. Será tão importante assim o que excessivos; b) sessão (espaço de tempo que dura uma reunião), os preocupa? E por mais sério que seja o motivo, não estará em em contraposição com seção (divisão, departamento); acesso; c) desproporção com a cara fechada com que se apresentam?” aralisado (derivado de paralisia), enxurrada (após en- usa-se x). c) “A mulher agradeceu e ficou olhando as fitas enquanto esperava. Era melhor que a outra não aparecesse, mesmo. 09 – Qual a alternativa em que as locuções adjetivas não Tinham se separado. Nunca mais tinham se visto. Que tipo de conversa poderiam ter?” correspondem aos adjetivos indicados? d) “– Não conte a ninguém sobre isso – concluiu ele. – Caso a) de sonho = onírico; de chuva = pluvial contrário, minha vida correrá perigo.” b) de lebre = lupino; de fera = felino RESOLUÇÃO c) de águia = aquilino; de prata = argênteo Resposta: A d) de rocha = rupestre; de vento = eólio No trecho dizendo que o repouso perdido seria aos poucos RESOLUÇÃO recuperado , o narrador incorporou, ao seu próprio falar, uma Resposta: B informação da personagem (Helena), transmitindo ao leitor apenas Locução adjetiva é o conjunto de duas ou mais palavras, (em seu conteúdo, por meio de um verbo declarativo dizendo que geral preposição + substantivo) com valor de adjetivo. Há muitos introduz uma oração subordinada substantiva. Tem-se, dessa adjetivos que mantêm certa correspondência de significado com maneira, discurso indireto. locuções adjetivas e vice-versa, transformando essa equivalência Em B, há apenas narração, entremeada de indagações do narrador. em mais uma ferramenta para o aprimoramento dos textos, pois Em C, Que tipo de conversa poderiam ter? caracteriza-se como oferece possibilidades de variação vocabular. discurso indireto livre, no qual o narrador inseriu uma “falaAssim, a locução adjetiva de lebre corresponde ao adjetivo pensamento” da personagem (a mulher) ao seu próprio discurso leporino. Lupino é o adjetivo correspondente a de lobo. A (dele), valendo-se de uma interrogação na forma por que teria sido locução adjetiva de fera corresponde ao adjetivo ferino. Felino é realmente proferida – e isso sem a presença da subordinação. o adjetivo correspondente a de gato . E, em D, ocorre discurso direto, em que o narrador deixou a Nas alternativas A, C e D, as locuções e os adjetivos se personagem expressar-se por si mesma, limitando-se a reproduzircorrespondem. lhe as palavras, utilizando-se do verbo declarativo concluiu e da pontuação característica desse discurso, o travessão. 10 – Observe: 12 – Coloque C (certo) ou E (errado) para a concordância Sempre que freamos o carro bruscamente, receamos que nominal das frases abaixo. Depois, assinale a alternativa com a algo grave aconteça, mas quase sempre é apenas motivo de seqüência correta. susto. Ainda bem, pois tremo só em pensar na possibilidade de um acidente. ( ) O contador da empresa não somou direitos os valores. ( ) Joana se afastou e se despediu com um obrigada. Entre os verbos destacados, classificam-se como irregulares: ( ) O artilheiro do campeonato chutou pesado as bolas, mas não fez nenhum gol. a) freamos, tremo ( ) Custavam caros os móveis da III Feira do Lar. b) é, pensar c) tremo, pensar a) C, C, E, C d) freamos, receamos b) E, E, C, E c) E, C, C, E d) C, E, E, C Página 5
RESOLUÇÃO Resposta: C Em O contador da empresa não somou direitos os valores e em Custavam caros os móveis expostos na III Feira do Lar , ocorre erro de concordância, pois tanto direito quanto caro são adjetivos adverbializados e devem ficar invariáveis, pois imprimem circunstância às formas verbais somou e custavam , respectivamente: somou direito e custavam caro. O termo pesado também é um adjetivo adverbializado, equivalente ao advérbio de modo pesadamente, e por isso também deve ficar invariável: chutou pesado. O termo obrigado (= agradecido) deve fazer a concordância em gênero e em número com o termo a que ele se refere. Em Joana se afastou e se despediu com um obrigada, o termo em destaque está corretamente empregado, pois concorda com o termo Joana (feminino singular).
15 – Leia: “Terminado o Congresso de Educação, sabendo da falta de comprometimento dos representantes do governo quanto à reforma das escolas públicas, os professores deixaram o anfiteatro desapontados.”
No texto acima, podem-se classificar as orações subordinadas adverbiais reduzidas, respectivamente, como a) b) c) d)
concessiva e final. temporal e causal. condicional e comparativa. conformativa e consecutiva.
RESOLUÇÃO Resposta: B As orações subordinadas adverbiais podem ser desenvolvidas (com verbos conjugados) ou reduzidas (com verbos numa das formas nominais: particípio, gerúndio ou As orações reduzidas têm a mesma classificação das 13 – O acento indicador de crase está empregado corretamente em: infinitivo). desenvolvidas, conforme as circunstâncias que expressam: tempo, causa, finalidade, etc. a) O apaixonado rapaz chegou afinal à casa de sua amada. No texto analisado, a oração principal é os professores b) Foi entregue só à algumas pessoas aquele questionário. deixaram o anfiteatro desapontados. A oração Terminado o c) Eu provei à ela que o tempo não perdoa quem quer que seja. d) Durante o espetáculo, começaram à gritar assustadora- Congresso de Educação , classifica-se como adverbial temporal reduzida de particípio (terminado), que corresponde a Quando mente. terminou o Congresso de Educação . RESOLUÇÃO A oração sabendo da falta de comprometimento dos Resposta: A representantes do governo quanto à reforma das escolas O substantivo casa (lar) rejeita o artigo a e, por úblicas indica a causa do desapontamento dos professores, por conseqüência, não pode haver crase. Vindo, entretanto, tal isso classifica-se como adverbial causal reduzida de gerúndio substantivo com modificador (de sua amada), o a passa a receber (sabendo), que corresponde a porque sabiam da falta de acento: à casa de sua amada . Nas demais alternativas, o acento comprometimento... indicador de crase está incorretamente empregado, pois não ocorre crase diante de palavras que não podem ser precedidas de 16 – Quanto ao tipo de predicado, coloque artigo feminino, como é o caso do pronome indefinido algumas, do pessoal ela e do verbo gritar. (1) verbo-nominal ( ) A proposta foi julgada inviável pelo político. (2) verbal ( ) Até altas horas, os jovens estavam de pé para o baile. (3) nominal ( ) Ouviu-se bastante elogio ao corajoso piloto. 14 – Em qual alternativa o termo destacado classifica-se como ( ) Na faixa esquerda, os carros passavam agente da passiva? rápidos a) A fã torcia pelo sucesso do lindo cantor. e, a seguir, assinale a alternativa com a seqüência correta. b) A carta foi selada pelo funcionário do correio. c) Aquele político prometeu lutar pelo bem-estar do povo. a) 1, 2, 2, 3 d) Os bandeirantes caminhavam pelo abismo das florestas. b) 2, 1, 3, 3 c) 2, 3, 1, 2 RESOLUÇÃO d) 1, 3, 2, 1 Resposta: B Agente da passiva é o complemento de um verbo na voz passiva (foi selada). Ele vem precedido da preposição por ou de e RESOLUÇÃO sempre corresponde ao sujeito do verbo na voz ativa: A carta foi Resposta: D O predicado verbo-nominal tem como núcleos um verbo selada pelo funcionário do correio./ O funcionário do correio transitivo ou intransitivo e um nome ao mesmo tempo: A selou a carta. Em A, pelo sucesso do lindo cantor é o complemento do roposta foi julgada inviável pelo político (= a proposta foi ulgada (é é) inviável . verbo torcia, ou seja, trata-se de um objeto indireto. direto nome Em C, o verbo lutar é transitivo indireto, portanto pelo bem- trans. a faixa esquerda, os carros passavam (e eram) rápidos. estar do povo é objeto indireto. intrans. nome Em D, caminhavam é verbo intransitivo e pelo abismo das No predicado nominal, o núcleo é um nome ou expressão de lorestas indica a circunstância de lugar acrescida ao verbo, ou valor nominal. Ele traz um verbo de ligação, cuja função é seja, é um adjunto adverbial. indicar estado, qualidade ou condição do sujeito. Toda locução que indicar estado do sujeito implica a existência de um predicado nominal: Página 6
Até altas horas, os jovens estavam de pé para o baile.
19 – Observe as orações:
v. lig. locução.
O predicado é verbal quando o núcleo é o verbo transitivo ou intransitivo ou expressão de valor verbal: Ouviu-se bastante elogio ao corajoso piloto. trans. direto
17 – Classifique
o sujeito das orações em Desde 1990, recisava-se de algumas mudanças ortográficas na Língua Portuguesa, e hoje já está elaborado o acordo entre os países do nosso idioma . A seguir, assinale a alternativa com a seqüência correta. a) b) c) d)
simples, simples oculto, indeterminado indeterminado, simples indeterminado, indeterminado
RESOLUÇÃO Resposta: C Quando não se quer ou não se pode identificar claramente a quem o predicado da oração se refere, surge o chamado sujeito indeterminado. Uma das maneiras de indeterminar o sujeito de uma oração é usar o verbo acompanhado do pronome se , que atua como índice de indeterminação do sujeito. Essa construção ocorre com verbos que não apresentam complemento direto (verbos intransitivos, transitivos indiretos e de ligação), como é o caso do verbo recisava, verbo transitivo indireto, seguido da partícula se . Na segunda oração, o sujeito apresenta um único núcleo: acordo (o acordo entre os países do nosso idioma), portanto o sujeito é simples.
I-
Ao passar pela mata, ouvia-se uma cantiga de longe em longe. II- Após as enchentes, as casas ficaram cobertas de lama escura. III- Quando olhava as fotos, chorava com a lembrança de sua namorada. IV- Depois daquele vôo, ninguém mais teve notícia dele. O complemento nominal foi empregado em: a) b) c) d)
I e II II e III III e IV apenas IV
RESOLUÇÃO Resposta: C Complemento nominal é o complemento de um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio) e vem ligado por preposição a esse nome cujo sentido integra ou limita. Em III, o complemento nominal está representado pelo substantivo namorada, acompanhado dos seus modificadores: de sua namorada. A palavra que tem o seu sentido completado encerra uma idéia de relação, e o complemento é o objeto dessa relação. Em IV, o complemento nominal é representado pelo pronome ele, acompanhado de seu modificador: de. A palavra notícia tem seu sentido completado por esse complemento. As orações I e II não apresentam complemento nominal, pois a expressão de longe em longe (em I), indica circunstância do verbo ouvia, portanto é adjunto adverbial, e a expressão de lama (em II) é o agente da passiva, já que a oração está na voz passiva, que corresponde, na voz ativa, à frase: A lama escura cobriu as casas .
18 – Observe as palavras em destaque:
20 – Faça a correspondência entre as figuras de linguagem e
Adriana trabalhava numa firma de representantes de roldanas e, como errava demais na datilografia, o chefe lhe comunicou que iria despedi-la, deixando o serviço nas mãos de Glória. Ela saiu e resolveu assistir a um espetáculo criativo no Teatro Municipal.
os trechos destacados que as exemplificam. Em seguida, assinale a alternativa com a seqüência correta. (1) metonímia
( ) “Nasce o Sol, e não dura mais que um [dia Depois da luz, se segue a noite escura Em tristes sombras morre a formosura, Em contínuas tristezas, a alegria.”
(2) hipérbole
( ) “Senhora, partem tão tristes meus olhos por vós, meu bem, que nunca tão tristes vistes outros nenhuns por ninguém.”
(3) antítese
( ) “Por entre lírios e lilases desce A tarde esquiva: amargurada prece Põe-se a Lua a rezar.”
(4) prosopopéia
( ) “Chorei bilhões de vezes com a [canseira De inexorabilíssimos trabalhos.”
Classificam-se como ditongos: a) b) c) d)
mãos, datilografia comunicou, demais criativo, saiu Teatro, Glória
RESOLUÇÃO Resposta: B Classificam-se como ditongos o encontro de uma vogal com uma semivogal ou de uma semivogal com uma vogal, pertencentes, obviamente, a uma mesma sílaba: comunicou (comu ni-cou), demais (de-mais), mãos (mãos), saiu (sa-iu) e Glória (Gló-ria). Nas demais palavras, datilografia (da-ti-lo-gra-fi-a), criativo (cri-a-ti-vo) e Teatro (Te-a-tro), os encontros classificam-se como hiatos: duas vogais num vocábulo, sempre separados quando da divisão silábica.
a) b) c) d)
Página 7
1, 3, 2, 4 2, 4, 1, 3 3, 1, 4, 2 4, 2, 3, 1
RESOLUÇÃO Resposta: C No verso Em contínuas tristezas, a alegria há a figura de linguagem denominada antítese, que é o emprego de palavras ou expressões contrastantes, geralmente na mesma frase: tristezas opõe-se à alegria. Partem tão tristes meus olhos por vós apresenta a figura de linguagem metonímia porque houve a substituição de um nome por outro, em virtude de haver entre eles relacionamento: olhos (parte) substitui corpo (todo). A prosopopéia é a atribuição de qualidades e sentimentos humanos a seres irracionais e inanimados. A personificação do astro em Põe-se a Lua a rezar exemplifica com clareza essa figura. Em Chorei bilhões de vezes encontra-se um exemplo de hipérbole. O conceito de bilhões associado à ação de chorar impede a leitura literal da frase, revelando o plano conotativo do exagero.
21 – No texto “O mundo é para quem nasce para o conquistar E não para quem sonha poder conquistá-lo, ainda que tenha [razão.”
a oração destacada classifica-se como subordinada a) b) c) d)
substantiva objetiva direta. substantiva predicativa. adjetiva explicativa. adjetiva restritiva.
22 – Assinale a alternativa em que as duas palavras dispensam acentuação gráfica. índio zulú jurití afável -
termos destacados nas orações abaixo. A seguir assinale a alternativa com a seqüência correta. ( ( ( (
) A saudade do amigo levou-a às lágrimas. (objeto indireto) ) Quero que tu me aqueças neste inverno. (objeto direto) ) O tema da peça não agradou aos atores. (objeto indireto) ) O astro glorioso segue a eterna estrada. (objeto direto)
a) b) c) d)
E C E C
-E-C-C -E-C-E -C-E-C - C- E – E
RESOLUÇÃO Resposta: A Na 1ª frase, a palavra destacada classifica-se como complemento nominal: do amigo, pois prende-se ao nome saudade ; na 2ª, como adjunto adverbial: neste inverno, que modifica o verbo aqueça . Objeto direto é o complemento que se liga ao verbo diretamente, sem auxílio de preposição, como ocorre em segue na 4ª frase: a eterna estrada . E na 3ª frase, aos atores é o objeto indireto do verbo agradou, isto é, o complemento que se liga ao verbo por meio de preposição.
24 – A concordância verbal está incorreta em:
RESOLUÇÃO Resposta: D A oração adjetiva equivale a um adjetivo, pois modifica um termo de natureza substantiva, cuja função é de adjunto adnominal do termo que ela modifica: quem sonha = aquele que sonha = aquela pessoa sonhadora. É uma adjetiva restritiva porque está restringindo o sentido do termo quem (equivalente a aquele/aquela pessoa), que ela modifica. As orações adjetivas sempre são iniciadas por pronome relativo. Quem é um pronome relativo que se refere a pessoas. É denominado relativo indefinido quando aparece, como nesse texto, sem nome antecedente. Para efeito de análise, ele é decomposto em aquele que .
a) b) c) d)
23 – Coloque C (certo) ou E (errado) para a classificação dos
armazém rítmo hífen penúgem
a) Finalmente chegaram o pai e a noiva. b) Alguns de nós recebemos bons prêmios. c) Era duas e vinte da madrugada exatamente! d) No Congresso, chutavam-se ministro e senador. RESOLUÇÃO Resposta: C Nas indicações de tempo, o verbo ser concorda com a expressão numérica mais próxima: Eram duas e vinte da madrugada exatamente ! Em A, Finalmente chegaram o pai e a noiva , com o sujeito composto posposto ao verbo, a concordância se faz com o núcleo do sujeito mais próximo ou, no plural, com a totalidade do sujeito: chegaram/chegou . Em B, quando o sujeito é um pronome interrogativo ou indefinido plural (quais, quantos, alguns, poucos, muitos, quaisquer, vários) seguido de de nós ou de vós, o verbo pode concordar com o primeiro pronome (na terceira pessoa do plural) ou com o pronome pessoal: Alguns de nós recebemos/receberam bons prêmios. Em D, quando houver idéia de reciprocidade, a concordância é feita obrigatoriamente no plural: No Congresso, chutavam-se ministro e senador .
25 – Em qual alternativa a palavra é primitiva?
RESOLUÇÃO Resposta: B As palavras zulu e ritmo não são acentuadas graficamente por se tratar de oxítona terminada em u e paroxítona terminada em o, respectivamente. Não recebem acento gráfico também uriti e penugem , por se tratar de oxítona terminada em i e paroxítona terminada por em, respectivamente. Acentuam-se as palavras índio, hífen, e afável , por serem paroxítonas terminadas em ditongo crescente io: índio, em n: hífen e em l : afável , assim como as oxítonas terminadas por em: armazém.
a) b) c) d)
rinite nuvem censura benquisto
RESOLUÇÃO Resposta: B Nuvem é palavra primitiva porque não resulta de processo de formação vocabular. O contrário do que acontece com as palavras das alternativas A, C e D, que são resultados de processo de formação, a saber: rinite – derivação sufixal: radical rin(o) = nariz + sufixo -ite = inflamação ; censura – derivação regressiva: palavra deverbal, derivada do verbo censurar , e benquisto – composição por justaposição: advérbio bem (ben) + adjetivo quisto (querido).
Página 8
26 – Leia:
28 – Segundo a norma culta, qual alternativa apresenta erro de
“ Hoje não ouço mais as vozes daquele tempo:
regência verbal?
Minha vó Meu avô Totônio Tomásia Rosa. Onde estão todos eles?”
a) Queríamos perdoar as maldades aos malfeitores, mas era difícil. b) Durante muito tempo, ele aspirou o descanso eterno. c) Os embaixadores sempre assistem aos discursos da ONU. d) Agradeci ao meu pai a grata surpresa no Natal.
Passando-se do verso para a prosa, assinale a alternativa correta quanto ao emprego da vírgula, conforme a norma culta. a) b) c) d)
É obrigatória a vírgula após a palavra avô . Deve-se empregar a vírgula depois de estão. Não é obrigatória a vírgula depois de vó. É facultativa a vírgula após hoje.
RESOLUÇÃO Resposta: D Entre outras funções, a vírgula é empregada para isolar o adjunto adverbial antecipado. Porém, quando ele é de pequeno corpo (um advérbio, por exemplo), como acontece no texto, costuma-se dispensar a vírgula ou empregá-la apenas por questão de ênfase para esse advérbio. Portanto, o emprego torna-se facultativo: Hoje não ouço mais as vozes daquele tempo ou Hoje, não ouço mais as vozes daquele tempo . Em A, a afirmativa está incorreta, pois o aposto de especificação não deve ser separado por vírgulas: Meu avô Totônio. Em C, é obrigatória a vírgula depois de vó, pois ela vai separar elementos que exercem a mesma função sintática: Hoje não ouço mais as vozes daquele tempo: inha vó, eu avô Totônio, Tomásia, Rosa. Em B, também a afirmativa está incorreta, pois não se deve empregar a vírgula entre os termos essenciais da oração (sujeito e predicado), mesmo quando o sujeito é muito longo ou vem após o predicado: Onde estão todos eles? ou Todos eles onde estão?
27 – Em qual alternativa todos os substantivos classificam-se como sobrecomuns? a) b) c) d)
ídolo, pessoa, cadáver, vítima cônjuge, pianista, cliente, atleta colega, sósia, selvagem, criança dentista, testemunha, serpente, jovem
RESOLUÇÃO Resposta: A Existem substantivos que possuem um único gênero para designar pessoas de ambos os sexos; são os sobrecomuns: o ídolo, a pessoa, o cadáver, a vítima . Na alternativa C, o sósia e a criança também são sobrecomuns, mas o/a colega e o/a selvagem classificam-se como comuns-de-dois, em que a oposição masculino/feminino se efetua mediante a troca de seus determinantes. Em D, a testemunha classifica-se como sobrecomum, porém o/a dentista, o/a jovem como comum-dedois e a serpente macho/a serpente fêmea como epiceno, gênero em que a especificação do sexo é feita mediante o uso das palavras macho/fêmea. Em B, o cônjuge é sobrecomum, no entanto o/a pianista, o/a cliente e o/a atleta classificam-se como comuns-de-dois.
RESOLUÇÃO Resposta: B Regência verbal é a maneira de o verbo relacionar-se com seus complementos. O verbo aspirou é transitivo indireto no sentido de pretender, desejar. Nesse caso, o complemento objeto indireto vem introduzido pela preposição a: Durante muito tempo, ele aspirou ao descanso eterno.
Em A, perdoar é transitivo direto e indireto, com objeto direto de coisa (as maldades) e indireto de pessoa (aos malfeitores). Em C, o verbo assistem é transitivo indireto no sentido de ser espectador: Os embaixadores sempre assistem aos discursos da ONU. Em D, o verbo agradeci é transitivo direto e indireto, com objeto direto de coisa (a grata surpresa) e indireto de pessoa (ao meu pai).
29 – Coloque C (certo) ou E (errado) para a função do pronome destacado nas frases e, a seguir, assinale alternativa com a seqüência correta. ( ) O artista olhou-se ao espelho antes do início da apresentação. (sujeito) ( ) Perguntava-se o pai se aquela cena seria um sonho. (objeto indireto) ( ) Vão-se os anéis, ficam os dedos. (palavra expletiva) ( ) Ouve-se de longe o toque do tambor indígena. (símbolo de indeterminação do sujeito) a) b) c) d)
E, C, C, E C, E, E, C E, C, E, C C, E, C, E
RESOLUÇÃO Resposta: A Na primeira frase, o pronome se está empregado como objeto direto, pois o verbo olhou na frase é transitivo direto, portanto exige complemento objeto direto (olhou o quê? ele róprio), ou seja, olhou- se. A frase já tem sujeito: o termo O artista. Na segunda, perguntava é verbo transitivo direto e indireto, portanto exige o complemento objeto direto (o quê? se aquela cena seria um sonho ) e o indireto (a quem?: perguntava- se, ou seja, a si mesmo. O pronome se é empregado como palavra expletiva na terceira frase, para realçar, com o verbo intransitivo vão, a espontaneidade do movimento do sujeito: Vão-se os anéis, ficam os dedos. Nesse caso, o se pode ser retirado da oração sem prejuízo de sentido. O pronome se é empregado como indeterminação do sujeito somente quando está junto à 3ª. pessoa do singular de verbos intransitivos. Ouve é verbo transitivo direto nessa quarta frase e está formando a voz passiva sintética (uma alternativa da passiva analítica O toque do tambor indígena é ouvido de longe):Ouvese de longe o toque do tambor indígena . A voz passiva é exclusiva dos verbos transitivos diretos e indiretos, por isso o pronome se exerce a função de pronome apassivador.
Página 9
30 – Assinale a alternativa que apresenta aposto.
32 – According to the text, coconut water has shown to be
a) O mês de julho é dedicado às competições esportivas. b) Os atletas, felizes e dispostos, vão chegando para as disputas. c) Corajosa, ela se destacava entre as jovens competidoras daquele ano. d) Todas as comemorações de junho dão brilho às férias escolares.
a) b) c) d)
RESOLUÇÃO Resposta: A Aposto é o termo de caráter nominal que se junta ao substantivo, pronome, ou a um equivalente destes, a título de explicação ou de apreciação. Entre o aposto e o termo a que ele se refere há em geral pausa, marcada na escrita por uma vírgula. Mas pode também não haver pausa entre o aposto e a palavra principal quando esta é um termo genérico, especificado ou individualizado pelo aposto. É o que ocorre em O mês de julho, em que de julho é o chamado aposto de especificação. Na alternativa B, não há aposto porque os adjetivos felizes e dispostos classificam-se como predicativos do predicado verbonominal. Em C, há uma oração elíptica cujo corpo se reduz ao adjetivo corajosa, que funciona como predicativo: porque era corajosa. Em D, de junho equivale ao adjetivo junino, portanto trata-se de um adjunto adnominal do nome comemorações (comemorações juninas ).
the substance that can cure skin diseases. the syrup that relaxes everybody who tastes it. an irresistible drink because of its sweet flavor. a beverage that can benefit the health of those drinking it.
RESOLUÇÃO Resposta: D É a única alternativa que pode ser inferida do texto. Read the text and answer question 33. Cigarettes are more addictive for women than for men. This is the conclusion arrived at by research carried out amongst 6,000 people in São Paulo. The study was coordinated by psychiatrist Célia Lídia da Costa. “Most men only smoke for pleasure. On the other hand, depression affects many more women than men. Many women smoke cigarettes to forget the negative symptoms of depression and anxiety. This means women are psychologically more dependent on cigarettes than men are”, Costa says in an interview published by Folha Online. According to her, when men and women look for medical help to quit smoking, men take an average of three months to quit, while women take a year.
33 – According
to the survey on women’s addiction to cigarettes, we can conclude that
AS QUESTÕES DE 31 A 60 REFEREM-SE À LÍNGUA INGLESA Read the text and answer questions 31 and 32.
a) it is tougher for women to stop smoking than for men. b) women manage to quit their habit in less time than men. c) most women need a psychiatrist’s help in order to succeed in being cured. d) women are unable to overcome their dependence because it’s pleasant. RESOLUÇÃO Resposta: A É a única alternativa que pode ser inferida do texto.
The sun, the beach and the coconut water – the three ingredients that guarantee a perfect summer for millions and millions of Brazilians. Nothing beats drinking cold coconut water to quench your thirsty. It is such a healthy drink that it should not be left Read the text and answer questions 34 and 35. only for summer, but should be drunk year round. Coconut A good many parents still don’t know how to introduce their water contains a high level of vitamin C and is rich in minerals. children to the world of money in a healthy way. According to Nutritionists say it is very beneficial to human health. It is good psychologists, it should start early, more precisely between the for the skin, and digestion, and is also a kind of natural ages of three and four, emphasizing the process of _____ tranquilizer. During the Second World War coconut water was autonomy, putting them in contact with social and ethical used as saline solution to treat soldiers injured in combat. responsibility. This process, if well guided, leads to the necessary balance when planning to earn or simply use money. Something GLOSSARY: that _____, and greatly, in the world of globalized competition. nothing beats = nada melhor (expressão idiomática) There are people who are literally “sick” in their eager to spend. saline solution = soro fisiológico The fact is that the effect of buying with no moderation, for 31 – The words, underlined in the text, can be, respectively, someone who is sick, has a similar effect to that taking a happiness drug. And since there is no medicine for this, you can replaced by opt for (once the disease is diagnosed) a psychological treatment a) to cure / spoiled or group treatment. Believe it or not: an association for this, the b) to care for / insane Anonymous Debtors, _____ in Brazil in 1977. c) to take care of / upset d) to apply medical care to / wounded 34 – The correct verb tenses to fill in the blanks are, respectively RESOLUÇÃO a) conquering / lacks / was created Resposta: D b) conquering / are lacking / created É a única alternativa em que as opções podem substituir os c) conquered / has lacked / had created termos grifados sem prejudicar o aspecto semântico da oração. d) conquer / is lacking / has been created Página 10
RESOLUÇÃO Resposta: A No primeiro espaço deve-se usar o verbo no gerúndio (conquering) pois o verbo está sendo empregado como objeto da preposição “of ”. A segunda lacuna pede um verbo no presente simples (lacks) para expressar a idéia de que falta planejamento no uso do dinheiro no mundo da competição globalizada (na atualidade). Já no terceiro caso, temos uma situação de voz passiva, uma associação foi criada (was created) no Brasil em 1977 para ajudar pessoas com problemas de consumo desmedido.
35 – The text provides a) b) c) d)
some advice about bringing up children. some information about unmeasured consumption. an explanation about children’s excessive spending. some help for people’s group that purchase without control.
RESOLUÇÃO Resposta: B É a única alternativa que pode ser inferida do texto.
20
navigation, memory recall and imagining future events, the scientists measured blood flow related to neural activity. “We asked _______we could see any interesting patterns in the neural activity that could tell us what participants were thinking, _______ in this case where they were.”, said Professor Eleanor Maguire. Are people lying? Surprisingly, just by looking at the brain data the scientists could predict exactly where the volunteers were in the virtual reality environment. “By looking at activity over tens of thousands of neurons, we can see that there must be a functional structure – a pattern – to how these memories are encoded.”, said Professor Maguire. But the researchers stressed that the prospect of genuinely reading someone’s most intimate thoughts- or working out if they were lying- was still a long way off. It is brain diseases such as Alzheimer’s which could stand to benefit from such research.” Understanding how we learn and store memories could aid our understanding of conditions in which memory is compromised and potentially help patients in the rehabilitation process,” said Professor Maguire.
25
30
35
40
Read the joke and answer question 36. A: Why do you only take your wife to nightclubs? B: By the time she gets ready, no other place is open.
37 – Fill in the blanks with the suitable option:
36 – According to the joke, we can conclude that a) whenever he picks her up she’s ready to get away. b) she isn’t able to have a get-together at nightclubs. c) she spends most of her time trying to get in shape. d) it takes her too much time dolling herself up before going out. RESOLUÇÃO Resposta: D A expressão idiomática “dolling herself up” significa embonecar-se e o advérbio de intensidade “too” expressa excesso. Já “get ready”, significa aprontar-se. Está implícita na piada a idéia de que a esposa leva tempo demais (o dia todo) se embonecando, estando pronta para sair somente à noite. Por esta razão, o marido só pode levá-la a casas noturnas (“nightclubs”). Read the text and answer questions 37 , 38 , 39, 40 and 41. Mind reading “a step closer to reality.” BBC, 13 March 2009
1
5
10
15
Wellcome Trust Center for Neuroimaging at University College London told reporters: Mind reading comes a step closer as scientists map people’s brain. The hippocampus is widely known to be integral to memory, but researchers say they now see how images are stored and recalled in the part of the brain. Neurons in the hippocampus, also known as “place cells”, activate when we move around to tell us where we are. Using a computer keypad, four young male volunteers navigated virtual reality rooms, choosing to “stand” in one of four locations marked by a rug. The British scientists were able to tell where an individual had been “standing” inside a virtual reality room from records of the volunteers’ brain activity. Their heads had been placed in a functional magnetic resonance imaging (fMRI) scanner, allowing their brain activity to be monitored. This piece of equipment highlights brain regions as they become active. Focusing on the hippocampus, the small area of the brain vital to
a) b) c) d)
if / and whether / or whether / and or / whether
RESOLUÇÃO Resposta: B “whether...or”- é uma expressão usada após um verbo dicendi, (reporting verb: ask), para indicar duas alternativas, não importando qual delas. “Whether” é sempre colocada diante da primeira escolha, e “or” diante da segunda. Tal estudo revelaria aos cientistas o que os participantes estariam pensando ou, no próprio experimento, onde eles estariam.
38 - Based on the text, all statements are correct except a) Mind reading comes to a step closer as scientists operate on people’s brain. b) The scientists used a brain scanner to decipher memories in the brain of four volunteers. c) Scientists said they have understood someone’s thoughts by looking at what their brain was doing. d) The breakthrough in reading mind will help research into memory disorders such as Alzheimer’s disease. RESOLUÇÃO Resposta: A A alternativa A é a única que não pode ser inferida do texto.
39 – Based on the text, we can infer that a) the four volunteers were all men of middle age. b) the researchers found the cure for memory disorders. c) the research revealed a lack of interest in learning and storing memories. d) British experts can track a person’s movements around a computer-simulated room by watching the way their brain lights up. Página 11
RESOLUÇÃO Resposta: D A alternativa “D” é a única que pode ser inferida do texto, sendo justificada pelas linhas 14 a 23.
40 – “...a long way off.”, (line 37), means a) b) c) d)
at one time. far away in time. for a limited time. for a short period of time.
RESOLUÇÃO Resposta: B “... a long way off.” significa, no contexto, muito tempo. A expressão indica que serão necessários muitos anos de estudo para que os cientistas cheguem a um resultado cientificamente comprovado em relação à “leitura” dos pensamentos mais íntimos de alguém.
41 - “... marked by a rug.” , underlined in the text, is doing the same work as a/an a) b) c) d)
noun. adverb. adjective. relative pronoun.
Read the text and answer questions 43 , 44 and 45 . 1
An Englishman living near Sheffield recently had a most unlucky day’s fishing. He was standing on a low bridge when he had the misfortune to knock his tin of bait into the river. Leaning over the side of the 5 bridge, he tried to hook the tin and pull it out of the river. As he did so, his car keys fell out of his pocket and disappeared in the water. Feeling thoroughly annoyed with himself and his luck, the fisherman lent over the bridge to try to see 10 where his keys had gone. As he did so, the bridge collapsed and he fell into the river. This was the last straw. The fisherman crawled out of the river and went back to his car. There he discovered that he had locked the doors and could not get in. His anti15 thief lock had immobilized his car. There was nothing left for him to do but walk sadly home. 43 – Reading the text throughout, we can come to the conclusion that the man a) shouldn’t have stood on a low bridge. b) could have tried to hook the tin of bait again. c) shouldn’t have gotten out of his bed that day. d) ought to have kept his car keys in a safe place. RESOLUÇÃO Resposta: C Mediante a tantos infortúnios, conclui-se que aquele não foi um bom dia para ele sair de casa, nem mesmo da sua própria cama.
RESOLUÇÃO Resposta: C 44 – “ thoroughly”, (line 8), is closest in meaning to “...marked by a rug.” é uma oração reduzida de particípio na função de um adjetivo, pois define (caracteriza) a posição em que a) badly. os participantes do experimento deveriam estar. b) slightly. c) completely. d) accordingly. Read the cartoon and answer question 42 . RESOLUÇÃO Resposta: C “Thoroughly” – significa completamente. Depois the tantos infortúnios na pescaria o homem se sentiu completamente aborrecido.
45
– According to the text, the last straw is
a) the fall of the bridge. b) walking sadly home. c) the loss of the car keys. d) the loss of the tin of bait. RESOLUÇÃO Resposta: A “The last straw” significa (a gota d’água). A queda da ponte (linha 10), foi a última situação de uma série de eventos desagradáveis, ultrapassando os limites toleráveis da pessoa.
42 – Fill in the blank with the suitable option. a) is. b) were. c) will be. d) must be. RESOLUÇÃO Resposta: B A estrutura “wish + past tense” indica desapontamento (regret). Embora ela seja constituída com um verbo no passado, sua referência temporal é presente ou futura. No cartoon, por exemplo, ela gostaria que os erros dela fossem apagados como se apagam os erros diante da tecla de um computador ao pressionar a tecla “delete” e, sendo assim, tudo pode ser recomeçado.
Read the text and answer questions 46, 47 and 48. Tongue Studs Cause Infections The British Dental Association has reported that the 1 tongue studs used in tongue piercing cause infections, orthodontic problems and speech impediments. ______________, studs are at risk of being swallowed or 5 inhaled if they become loose, not to mention causing tongues to become swollen, which then interferes with breathing in some cases. The Association also warned that non-sterilized equipment could lead to HIV and hepatitis. GLOSSARY: studs: pinos
Página 12
46 – Choose
the best alternative to have the text completed
correctly. a) b) c) d)
in addition in advance on purpose in response
Take positive action Anxiety dreams, relating to a forthcoming stressful event, are very common. “If you feel that worries or concerns are being played out in advance, learn to use your dreams as motivators,” says Arnall. “Write a list of problems or obstacles that were brought to the surface – there may be things you previously didn’t consider – and take positive steps to solve them.”
RESOLUÇÃO 49 – The correct word to fill in the blank is Resposta: A A expressão “in addition” significa em acréscimo, além do a) when. mais. Desta forma ela é usada para acrescentar itens relacionados b) where. a assuntos mencionados anteriormente. c) which. d) wherever. 47 – Based on the text, all the alternatives are correct, except RESOLUÇÃO The British Dental Association ___________________ Resposta: A A alternativa A é a única coerente com a idéia expressa no a) has warned tongue piercing users not to wear tongue studs. texto. Uma vez que as pessoas seguem as instruções dadas pelo b) has reported that the tongue studs can cause infections. especialista, seus sonhos recorrentes cessam e elas se acalmam c) tells us that loose studs are at risk of being swallowed. d) has advised tongue stud users to manipulate the equipment ao acordarem. properly. 50 – According to the text, RESOLUÇÃO Resposta: A a) we can predict from our dreams what is likely to happen to É a única alternativa que não pode ser inferida do texto. our lives. b) dreaming about being pregnant may be interpreted as a new 48 – A similar meaning to “could”, (line 8), is period of creativity. c) the dream experts believe that is not advisable to use our a) may. dreams as daytime therapy. b) must. d) the dream therapy can increase anxiety because people start c) have to. thinking about their fears and worries. d) ought to. RESOLUÇÃO RESOLUÇÃO Resposta: B Resposta: A A alternativa B é a única coerente com a idéia expressa no texto. “Could” pode ser sustituido por “may”, ambos indicam possibilidade. Portanto alternativa A é a única que procede. 51 – “recurring dreams” means that the dreams Read the text and answer the questions 49, 50, 51, 52, 53 and 54. Dream Therapy Did you know you’ll have about 197,100 dreams by the time you’re 60? Our dream experts reveal how to use your night visions as daytime therapy. Train your memory Dreams do have something to tell you. Keep a dream diary for two weeks to help analyse your state of mind. “Record whether you feel frightened, sad, angry or happy and note any images, pictures or phrases you remember,” advises dream specialist Professor Petruska Clarkson. This will help you work out which issues you need to deal with, and in which order. Face your fears If you’re having recurring dreams, ask yourself whether there is any issue you need to face. “I encourage patients to face their pursuer or fear head on in the dream. Once they do this, the dreams stop and they feel more at ease _____ they’re awake,” says psychologist and sleep expert Cliff Arnall. Have an open mind “Don’t take dreams literally – for example, dreaming of pregnancy doesn’t mean you’re expecting a baby in real life. It may indicate you are ready to create something new in your work or relationship”, explains Clarkson.
a) b) c) d)
probably occur. seldom come true. sometimes appear. happen several times.
RESOLUÇÃO Resposta: D A palavra “recurring” significa recorrente, ou seja, algo que acontece mais de uma vez.
52 – In “Dreams do have something to tell you.”, the underlined verb is being used a) b) c) d)
for emphasis. as a main verb. for questioning. instead of make.
RESOLUÇÃO Resposta: A O verbo auxiliar “do” (que também é usado em sentenças interrogativas e negativas no presente simples e sua forma “did” no passado simples) também é usado para dar ênfase à ação do verbo principal. Nesse caso, seu significado é “de fato” ou “realmente” – Sonhos realmente têm algo a lhe dizer.
Página 13
53 – Choose
the indirect speech for “Don’t take dreams
literally”
a) b) c) d)
Clarkson told us ________________________. a) b) c) d)
that we should avoid taking dreams literally. that we wouldn’t take dreams literally. that we couldn’t take dreams literally. not to take dreams literally.
RESOLUÇÃO Resposta: D Quando o discurso direto apresenta-se no imperativo negativo, usa-se o infinitivo precedido de “not” no discurso indireto.
54 – “any”, underlined in the text, means a) b) c) d)
RESOLUÇÃO Resposta: C “Any” foi usado para enfatizar a idéia de “livre escolha”, com o significado de – não importa qual assunto.
GLOSSARY: chat-up line: frase para iniciar uma conversa. conversation-openers: cantadas
less most more worse
RESOLUÇÃO Resposta: B Somente a alternativa B responde a questão, considerando-se os aspectos semântico e gramatical (comparação de adjetivos).
56 – According to the author, when the issue is “flirting”, a) b) c) d)
every. one at a time. it doesn’t matter which. not one and not the other.
Read the text and answer questions 55, 56, 57, 58, 59 and 60. Choosing the Right Words 1 The most crucial factor in flirting is body language. What you actually say counts only 7% in your success or failure. But your love boat will never float if you don’t first break the ice with an incisive chat-up line. 5 Guides to dating and internet sites provide countless conversation-openers for introducing yourself to attractive strangers. Unfortunately, most are terrible. Success with a line like, “That dress looks good on 10 you, but it would look better on my bedroom floor”, takes devastating good looks, expensive designer clothes or fame. The best that most men can expect from this is a slap on the cheek. To identify the best ice-breakers, a British company 15 surveyed a thousand young adults. The ________ successful lines include “You don’t know me but I dreamt about you last night”, “Did it hurt when you fell from heaven?” and “Do you believe in love at first sight or shall I walk past you again?”. 20 But the line guaranteed to bring the best results of all, at least with British women, is “Can I buy you a drink?”. The makers of the survey concluded that the best way to find love is to be simple and direct. But if you are ready to face humiliating public rejection here 25 are some of the more ambitious approaches, “ I’ve lost my phone number, can I have yours?” ; “When they made the alphabet they should have put U and I together.”; “Was your father a thief, because he stole the stars and put them in your eyes?”; “There must be 30 something wrong with my eyes, I can’t take them off you”; “Hi, I need your help! My mom says that if I don’t get a date by tomorrow, she’s putting me up for adoption.”
55 – Fill in the blank with the suitable option:
words are better than actions. people’s gestures count only 7%. people always know what to say. the most important aspect is body language.
RESOLUÇÃO Resposta: D A alternativa D é a única que pode ser inferida. O início do texto justifica a resposta correta.
57 – In “There must be something wrong with my eyes. I can’t take them off you”, (lines 29 and 30), the underlined sentence means I cannot help __________________________. a) b) c) d)
loving you staring at you thinking of you dreaming about you
RESOLUÇÃO Resposta: B A alternativa B é a única que possui a mesma idéia da oração sublinhada. O fato de não conseguir tirar os olhos de alguém implica em não conseguir parar de olhar para alguém.
58 – In “Do you believe in love at first sight ...” the underlined expression means you a) b) c) d)
are very much in love. fall in love for the first time. begin to be in love with someone. love someone in a romantic way the first time you see them.
RESOLUÇÃO Resposta: D A expressão “love at the first sight” significa amor à primeira vista.
59 – Based on the text, we can conclude that the best way to find love is to a) add spice to the conversation-openers. b) use the Internet to arrange romantic meetings. c) be natural and say exactly what you mean in an honest clear way. d) make a list of all conversation-openers for introducing yourself. RESOLUÇÃO Resposta: C A alternativa C é a única coerente com a idéia expressa no texto. Página 14
60 – “countless”, (line 5), can’t be replaced by a) b) c) d)
63 – Considerando
vA, vB, ω A e ω B , respectivamente, as velocidades escalares (v) e angulares ( ω ) de duas pequenas esferas fixadas sobre um disco, que gira com freqüência (f) constante, nas posições A e B indicadas na figura, pode-se afirmar que:
limited. uncounted. numberless. innumerable.
RESOLUÇÃO Resposta: A A única palavra de sentido oposto a “countless” é “limited” (limitado).
a)
AS QUESTÕES DE 61 A 80 REFEREM-SE À FÍSICA r r r 61 – Dado os vetores A, B e C dispostos no diagrama da figura,
b)
or comprimento, em cm, do vetor resultante da operação r r 1 cm A + B − C , é de: 1 cm a) 4 2 r A b) 2 2 c) 4 r r d) 5 C B RESOLUÇÃO Resposta: D r
r
4 cm
r
A+B−C r B r r A −C
r
r
r
3 cm
A+B−C
(A + B − C ) 2 = 3 2 + 4 2
= 25 ⇒ (A + B − C ) =
25 = 5 cm
62 – No equilíbrio do sistema esquematizado, a esfera B está na
iminência de sair do plano onde se apóia, isto é, não recebe a reação normal do apoio. Sabe-se que o bloco A e a esfera B pesam, respectivamente, 40 N e 60 N. Considere os fios e as roldanas (ideais) de massas desprezíveis. O peso do bloco C, em N, vale: a) b) c) d)
90 100 120 160
A θ
B
C
c) d)
ω A
vA ω B
B R
ω B
<
R
vB ω A
ω vA = A ω B vB
RESOLUÇÃO Resposta: B sendo ω = 2πf, teremos → ω A = ω B = 2πf sendo v = w.R, teremos → vA = 4πf.R e vB = 2πf.R 4πf .R 2πf ⇒ 2 < 1 (errado) a) < 2πf .R 2πf 4πf .R 2πf .R ⇒ 2 > 1 (correto) b) > 2πf 2πf 4πf .R 2πf .R ⇒ 2 < 1 (errado) c) < 2πf 2πf 4πf .R 2πf ⇒ 2 = 1 (errado) d) = 2πf .R 2πf
64 – Um
ônibus (considerado corpo extenso) gasta 10 s para atravessar, totalmente e num único sentido, uma ponte retilínea de 67 m de comprimento. O ônibus entra na ponte com velocidade de 36 km/h e, ao abandoná-la, possui velocidade de 18 km/h. Supondo constante a relação entre a variação de velocidade do ônibus e o intervalo de tempo correspondente, pode-se afirmar que o comprimento desse ônibus, em metros, é de: a) b) c) d)
8,0 8,5 9,0 10,0
RESOLUÇÃO Resposta: A Sendo um MRUV o movimento do o ônibus, teremos:
RESOLUÇÃO Resposta: B
PA
A
v A ω A < v B ω B vA v > B
V0 = 36 km/h = 10 m/s
V = 18 km/h = 5 m/s
∆t = 10 s
T = 2 PA ⇒ roldana móvel T = 2 x 40 = 80 N
PA
67 m
L
∆X y PC
T
θ
PB
x
∑Fx = 0 PC.cos θ - T = 0 PC.cos θ = 80 cos θ = 80/PC
∑Fy = 0 PC.sen θ - PB = 0 PC.sen θ = 60 sen θ = 60/PC
sen2θ + cos2θ = 1 (60/PC)2 + (80/PC)2 = 1 (3600 + 6400)/ PC2 = 1 PC2 = 10000 ⇒ PC = 100 N
a=
∆V 5 − 10 −5 = = = −0,5m / s 2 ∆t 10 10
V 2 = V02 + 2.a.∆X 5 2 − 10 2 25 − 100 ∆X = = = 75m −1 2x (−0,5) ∆X = 67 + L ⇒ L = 75 – 67 ⇒ L = 8m
Página 15
65 – Considere
um bloco subindo um plano inclinado que oferece atrito. De todas as forças que atuam no bloco quantas não realizam trabalho? N F a) 1 b) 2 Fat plano c) 3 P d) 4 horizontal
67 – Dois estudantes estão alterando a disposição dos móveis na república estudantil onde residem. Ao tentarem arrastar um grande baú que possuem, não conseguem movê-lo. Das alternativas a seguir assinale aquela que indica uma iniciativa, fisicamente correta, dos estudantes para conseguirem deslocar o baú.
a) Colocar o baú de pé para que, diminuindo a área de contato do baú com o chão, possam minimizar o atrito. RESOLUÇÃO b) Amarrar uma corda no baú e puxá-la horizontalmente e, Resposta: A dessa forma, somar às suas forças a tração que surge na Como podemos observar pela figura a seguir, a força N (normal) corda. é a única força que é perpendicular ao deslocamento do bloco. c) Colocar um tapete embaixo do baú para que, dessa forma, haja uma diminuição do coeficiente de atrito e, N F consequentemente, da força de atrito. Fat d) Um dos estudantes deverá sentar sobre o baú para que plano P assim, o outro estudante consiga um maior apoio e possa horizontal puxar mais facilmente o baú. Como o trabalho é calculado pela expressão: τ = F.d. cos θ
o trabalho da força será nulo se o ângulo entre essa força e o deslocamento for 90o, ou seja, se a força for perpendicular ao deslocamento. N, portanto, é a única força, aplicada no bloco, que não realiza trabalho. Logo, apenas uma única força, das que atuam no bloco, não realiza trabalho.
66 – Um corpo de massa m cai de uma altura h, até o chão. Se
considerarmos o atrito com o ar, podemos concluir, corretamente, que, nesse caso, a energia mecânica a) é nula, pois o atrito é uma força dissipativa. b) conserva-se, pois a energia não pode ser destruída e nem criada, apenas transformada. c) conserva-se, pois a força peso cancela a existência de atrito e, assim, o corpo cai com velocidade constante. d) não se conserva, pois a energia potencial não será convertida totalmente em energia cinética. RESOLUÇÃO Resposta: D Como a energia mecânica é definida como sendo a soma da energia potencial com a energia cinética, ela só se conservará se, em dois pontos, essa soma se mantiver a mesma. Ou seja: A
h B
chão
RESOLUÇÃO Resposta: C A alternativa A está incorreta pois a área de contato não interfere na força de atrito. A alternativa B está incorreta pois a tração é gerada em função da força aplicada sobre a corda, portanto, não se soma às forças dos estudantes. A alternativa C está correta pois a colocação do tapete diminui o coeficiente de atrito e, consequentemente, a força de atrito também diminui. A alternativa D está incorreta pois a sentar sobre o baú o estudante aumentará a força de reação normal do solo sobre o baú e, assim, a força de atrito aumentará.
68 – O gráfico a seguir relaciona as diferentes intensidades de forças que são aplicadas em três corpos diferentes, A, B e C, e as respectivas acelerações que imprimem. Sendo MA, MB e MC as massas dos corpos A,B e C, respectivamente, podemos afirmar, corretamente que F A a) MA=MB=MC B b) MA>MB>MC c) MA
View more...
Comments