Aula - Introdução À Anatomia e Fisiologia Humana e Sistema Esquelético

April 8, 2023 | Author: Anonymous | Category: N/A
Share Embed Donate


Short Description

Download Aula - Introdução À Anatomia e Fisiologia Humana e Sistema Esquelético...

Description

 

Docente.: Bruna Lago Disciplina: Anatomia e Fisiologia Humana PROJETA CURSO TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA 2017 Salvador -Ba

 

Introdução a Anatom Anatomia ia Humana Anatomia é uma palavra grega que significa cortar em partes, cortar separado sem destruir os elementos componentes. O equivalente em português é dissecção.

Conc Co nceit eito o de An Anat atom omia ia.: .: É a ciência que estuda, macro e microscopicamente, a constituição dos seres organizados.

Anato Ana tomia mia Mac Macro roscó scópic picaa  é o estudo das estruturas observáveis a olho nu, utilizando ou não recursos tecnológicos os mais variáveis possíveis.

Anat An atom omia ia Mi Micr cros oscó cópi pica ca  é aquela relacionada com as estruturas corporais invisíveis a olho nu e requer o uso de instrumental para ampliação, como lupas, microscópios ópticos e eletrônicos

 

Divisão do Corpo Humano Classicamente o corpo humano é dividido em: cabeça, pescoço, tronco e membros. Cada uma dessas Classicamente partes se subdivide, conforme quadro abaixo:

 

Posição Anatômica A posição anatômica é uma posição de referência,  que dá significado aos termos direcionais utilizados utilizados na descrição nas partes e regiões do corpo.

O corpo está numa postura ereta (em ( em pé pé,, po posi siçã ção o ort ortostá ostáti tica ca ou bípe bípede de)) co com m os me memb mbrros sup upe erio iorres est estendid didos ao lad lado do tron oncco e as pa pallma mass da dass mãos mãos vo volta ltadas das par paraa fr fren ente te.. A cabeça e pés também estão apontados para frente e o olhar para o horizonte

 

Planos Anatômic Anatômicos os Para estudarmos a Anatomia Humana é necessário conhecerm conhecermos os os chamados planos anatômicos, pois eles são fundamentais para que se conheça melhor o corpo humano e seus componentes. Existem os planos que corpo.

seccionam  (cortam) e outros que apenas delimitam   (tangenciam) o

 

Planos de Secção

  plan plano o ver erttical ical que pa pass ssaa P l a n o M e d i a n o : longit lon gitud udina inalm lment entee atr atrav avés és do cor corpo po,, div dividi idindo ndo-o -o em metades direita e esquerda. Também pode ser chamado de pl plan ano o sa sagi gittal me medi dian ano. o. Um pl plan ano o pr pró óximo ximo do mediano é um plano paramediano.

 

Planos de Secção

Plan Pl anos os Sa Sagi gita tais is::  são planos verticais que passam através do corpo, paralelos ao plano mediano.

 

Planos de Secção

Planos Transversais (Horizontais) is):   são planos que passam através do corpo em ângulos retos com os planos coronal e mediano. Divide o corpo em partes superior e inferior.

 

Planos de Delimitação Suponhamos que o indivíduo, em posição anatômica, esteja dentro de um caixão. As seis paredes que constituem o caixão representariam representariam os planos de delimitação:

 

Planos de Delimitação Plaano Su Pl Sup per erio iorr:   seria a parede que está por cima da cabeça do indivíduo.

Plano Pla no Inf Inferi erior: or: é o que está passando por baixo dos pés. Plano Pla no Ant Anteri erior: or: é o plano que passa adiante do corpo. Plan Plano o Po Post ster erio ior: r:  é o que passa por trás do indivíduo, ou seja, atrás das costas.

Plan Pl anos os La Late terrai ais: s:   sã são o

as duas duas pa pare rede dess late latera rais is,, que que limi limita tam m os

membros (superiores (superiores e inferiores), de ambos os lados do corpo.

 

Termos Anatômicos TERMOS DE POSIÇÃO E DIREÇÃO •

Anterior / Ventral / Frontal: na direção da frente do corpo.



Posterior / Dorsal: na direção das costas



Superior / Cranial: na direção da parte

(traseiro).

superior do corpo.



do corpo./ Caudal: na direção da parte inferior Inferior

 

Termos Anatômicos TERMOS DE POSIÇÃO E DIREÇÃO •

Medial: mais próximo do plano sagital mediano (linha mediana).



Lateral: mais afastado do plano sagital mediano (linha mediana).

 

Termos Anatômicos TERMOS DE POSIÇÃO E DIREÇÃO • •





Proximal: próximo da raiz do membro. Na direção do tronco. Distal: afast afastado ado da raiz do membro. Longe do tronco ou do ponto de inserção.

Superficial: significa mais perto da superfície do corpo. Profundo: significa mais afastado da superfície do corpo.

 

Termos de Movimentos •







Flexão: curvatur curvaturaa ou diminuição do ângulo entre os ossos ou partes do corpo. Extensão: endireitar ou aumentar o ângulo entre os ossos ou partes Extensão: do corpo Adução:: movimento na direção do plano mediano. Adução Rotação Medial: Medial: traz a face anterior de um membro para mais perto do planomediano.

 

Termos de Movimentos •



Rotação Lateral: Lateral: leva a face anterior para longe do plano mediano. Pronação: movimento de rotação medial do antebr Pronação: antebraço aço e mão de modo que a palma da mão olha para o plano posterior. posterior.



Supinação: de rotação lateral do antebraço e mão modo que amovimento palma da mão olha para o plano anterior, anterior, como nade posição anatômica.



Inversão:: movimento da sola do pé em direção ao plano mediano. Inversão

 

Termos de Movimentos •



Eversão:: movimento da sola do pé para longe do plano mediano. Eversão Dorsifl Dor sifle exão (f (fle lexxão dor orsa sal) l)::   movi movimen mento to de flex flexão ão na arti articu cula laçã ção o do torn to rnoz ozel elo o, co como mo acon aconte tece ce qu quan ando do se cami caminh nhaa morr morro o acim acimaa ou se levantam os dedos do solo.

Plantifl Plant iflex exão ão (fl (flex exão ão pla plant ntar) ar):: dobra o pé ou dedos em direção à face plantar,, quando se fica em pé na ponta dos dedos. plantar



 

Vídeo dos movimen movimentos tos

 

Revisão

 

SISTEMA ESQUELÉTICO

 

Conceito de Ossos Ossos são órgãos esbranquiçados, muito duros, que unidos uns aos outros, por meio das junturas ou articulações constituem o esqueleto esqueleto..

O osso é um tecido vivo, complexo e dinâmico. O tecido ósseo participa de um contínuo processo de remodelamento dinâmico, produzindo osso novo e degradando osso velho.

 

Funções do Sistema Esquelético •



 Sustent  S ustentação ação do organismo (apoio para o corpo)   Proteção de estruturas vitais (coração (coração,, pulmões, cérebro)



 Base mecânica para o movimento (apoio par paraa caminhar e correr)



  Armazenamento de sais minerais (cálcio, por exemplo)



 Hemopoiética (suprimento contínuo de células sanguíneas novas).

 

Número de Ossos do Esqueleto Humano É clássico admitir o número de 206 ossos.

 

Divisão do Esqueleto •



Esqueleto Axial

 Composta pelos ossos da cabeça, pescoço e do tronco.  Composta

 – 

Esqueleto Apendicular

 Composta pelos ossos dos membros superiores e inferiores.

 – 

 

Classificação dos Ossos Os ossos são classificados de acordo com a sua forma geométrica em: em : •

OSSOS LONGOS



OSSOS CURTOS



OSSOS PLANOS OU LAMINARES



OSSOS ALONGADOS



OSSOS PNEUMÁTICOS



OSSOS IRREGULARES



OSSOS SESAMÓIDE SESAMÓIDESS

 

Ossos Longos Tem o comprimento maior que a largura e são constituídos por um corpo e duas extremidades. Eles são um pouco encurvados, o que lhes garante maior resistência. O osso um pouco encurvado absorve o estresse mecânico do peso do corpo em vários pontos, de tal forma que há melhor distribuição do mesmo. Os ossos longos têm suas diáfises formadas por tecido ósseo compacto e apresentam grande quantidade de tecido ósseo esponjoso em suas epífises.

 

Ossos Curtos São parecidos com um cubo, tendo seus comprimentos praticamente iguais às suas larguras. Eles são compostos por osso esponjoso, exceto na superfície, onde há fina camada de tecido ósseo compacto.

 

Ossos Planos ou Laminares São ossos finos e compostos por duas lâminas paralelas de tecido ósseo compacto, com camada de osso esponjoso entre elas. Os ossos planos garantem considerável considerável proteção e geram grandes áreas para inserção de músculos.

 

Ossos Alongados São ossos longos, porém achatados e não apresentam canal central.

 

Ossos Pneumá Pneumáticos ticos São ossos que apresentam no seu interior cavidades cheias de ar e revestidas por mucosa (seios), apresentando pequeno peso em relação ao seu volume.

 

Ossos Irregulare Irregularess Apresentam formas complexas e não podem ser agrupados em nenhuma das categorias prévias. Eles têm quantidades variáveis de osso esponjoso e de osso compacto.

 

Ossos Sesamóides Estão presentes no interior de alguns tendões em que há considerável fricção, tensão e estresse físico, como as palmas e plantas. Eles podem variar de tamanho e número, de pessoa para pessoa, não são sempre semp re comp complet letamen amente te ossif ossificad icados, os, norm normalmen almente, te, mede medem m apena apenass algu alguns ns milí milímetr metros os de diâm diâmetr etro. o. Exceções notáveis são as duas patelas, que são grandes ossos sesamóides, presentes em quase todos os seres humanos.

 

Estrutura dos Ossos Longos As partes de um osso longo são as seguintes: •



: é a haste longa do osso. Ela é constituída principalmente de tecido ósseo compacto, proporcionando, considerável resistência ao osso  Diáfise longo.

 Epífise: as extremidades alargadas de um osso longo. A epífise de um osso seconsiste articula,de ouuma une,fina a um segundo em uma articulação. epífise camada deosso, osso compacto que revesteCada o osso esponjoso e é recoberta por cartilagem.



 Metáfise: parte dilatada da diáfise mais próxima da epífise.

 

Configuração Interna dos Ossos As diferenças entre os dois tipos de osso, compacto   e epeend ndem em da quan quanti tida dad de rela lati tivva de esponjoso, dep substâncias sólidas e da quantidade e tamanho dos espaços que eles contêm.

 

Periósteo e Endósteo •



  O Periósteo  é uma membrana de tecido conjuntivo denso, muito fibroso, que reveste a superfície externa da diáfise, fixando-se firmemente a toda a superfície externa do osso, exceto à cartilagem articular.. Protege o osso e serve como ponto de fixação para os músculos e contém os vasos sanguíneos articular que nutrem o osso subjacente.   O Endósteo  se encontra no interior da cavidade medular do osso, revestido por tecido conjuntivo.

 

Sistema Articular Articulações ou junturas são os meios através dos quais os ossos se unem entre si para formar o esqueleto. São divididas em três grupos, de acordo com a natureza do material interposto entre os ossos: •

ARTICULAÇ ARTI CULAÇÕES ÕES FIBR FIBROSAS OSAS • • •



ARTICULAÇ ARTI CULAÇÕES ÕES CART CARTILAG ILAGÍNE ÍNEAS AS • •



SUTURAS SINDESMOSES GONFOSES SINCONDROSES SÍNFISES

ARTICULAÇ ARTI CULAÇÕES ÕES SINO SINOVIAIS VIAIS •

ESTRU ES TRUTUR TURAS AS DAS DAS AR ARTIC TICUL ULAÇ AÇÕE ÕESS SINOV SINOVIAI IAIS: S: •



  Ligamentos

  Cápsula Articular 

  Discos e Meniscos

 

Sistema Articular FIBROSAS

CARTILAGÍNEAS

SINOVIAIS

 

Sistema Articular

FIBROSAS

As articulações ou junturas fibrosas incluem todas as articulações onde as superfícies dos ossos estão quase em contato direto, como nas articulações entre os ossos do crânio (exceto a ATM). Há três tipos principais de juntur junturas as fibrosas:



SUTURAS.: Nas suturas as extremidades dos ossos têm interdigitações ou sulcos, que os mantêm íntima e firmemente unidos.

 

Sistema Articular •

FIBROSAS

SINDESMOSES.:  Nestas suturas o tecido interposto é também o conjuntivo fibroso, mas não ocorre nos ossos do crânio. á maior quantidade de tecido conjuntivo fibroso interposto entre os ossos envolvidos.

 

Sistema Articular



GONFOSES.:  Também chamada de articulação em

cavi cavilh lha, a, é um umaa ar arti ticu cula laçã ção o fibr fibros osaa es espe peci cial aliz izad adaa à fix fixação ação do doss de dent ntes es na nass cavi cavida dade dess alve alveol olar ares es na mandíbula e maxilas. O colágeno do periodonto une o cemen cem ento to den dentár tário io com o osso osso alveol alveolar ar.. Lem Lembr braa um prego encravado na madeira.

FIBROSAS

 

Sistema Articular

CARTILAGÍNEAS

Nas articulações cartilaginosas, os ossos são unidos por cartilagem pelo fato de pequenos movimentos serem possíveis nestas articulações. Existem dois tipos de articulações cartilagíneas:

SINCONDROSES.:  Os ossos de uma articulação do tipo sincondrose estão unidos por uma cartilagem hi hial alin ina. a. Mu Muit itas as si sinc ncon ondr dros oses es são são arti articu cula laçõ ções es temporárias, com a cartilagem sendo substituída por osso com o passar do tempo (isso ocorre em ossos longos e entre alguns ossos do crânio).

 

Sistema Articular

CARTILAGÍNEAS

cobertas as por uma fina camada de cartilagem SÍNFISES.:   são junturas nas quais as superfícies ósseas, cobert hi hial alin ina, a, se art artic icul ulam am po porr inte interm rméd édio io de um umaa fibr fibroc ocar arti tila lage gem m espe espess ssa. a. Esse Essess di disc scos os po porr sere serem m compressíveis compressív eis permitem que a sínfise absorva impactos.

 

Sistema Articular

SINOVIAIS

As articulações sinoviais são aquelas por meio das quais realizamos praticamente todos os movimentos do cor corpo po.. São as mai maiss imp import ortant antes es e comple complexa xass art articu iculaç lações ões do corpo corpo e por per permit mitir irem em mui muito toss movim mo viment entos os ao lo long ngo o da vid vida, a, po podem dem tamb também ém ser les lesada adass ou sof sofre rerr des desga gast ste, e, como como oco ocorre rre nas conhecidas condições de Artrites, Artroses, Bursites etc.

 

Estruturas das Articulações Sinoviais •

  Ligamentos.:  Os ligamentos são que nem cordões fibrosos, pois são constituídos por fibras colágenas dispostas paralelamente ou intimamente entrelaçadas umas as outras. São male ma leáv ávei eiss e flex flexív ívei eiss pa para ra pe perm rmit itir ir pe perf rfei eita ta lilibe berd rdad adee de mo movi vime ment nto, o, poré porém m são são mu muit ito o fortes, resistentes e inelásticos (para não ceder facil acilme men nte geram à ação ação de dor for orça ças) s).. Qu Quan ando do são são rompidos, muita e obrigam repouso ab abso solu luto to ao indi indiví vídu duo o po porr um bo bom m temp tempo, o, dependendo da articulação envolv envolvida. ida.

 

Estruturas das Articulações Sinoviais •

  Cápsula Cápsula Articular Articular.: .:   É um umaa me memb mbrrana ana conjuntiva que envolve as articulações sinoviais como como um ma mang ngui uito to.. Ap Apre rese sent ntaa-se se com com du duas as cama camada das: s: a me memb mbra rana na fi fibr bros osaa (e (ext xter erna na)) e a membrana sinovial (interna).

 

Estruturas das Articulações Sinoviais •

  Disc Discos os e Menisc Meniscos. os.::  Em várias articulações sinoviais, interpostas as superfícies articulares, encontram-se formações fibrocartilagíneas, os discos e meniscos intra-articulares, encontram-se intra-articulares, de função discutida: serviriam para melhorar a adaptação das superfícies que se articulam (tornando-as congruentes) ou seriam estruturas destinadas a receber violentas pressões, agindo como amortecedores. Meniscos, com sua característica em forma de meia lua, são encontrados apenas na articulação do joelho.

 

Revisão

 

Revisão

 

Referencias •





 GARDNER, Ernest. Anatomia: Estudo Regional do Corpo Humano. Humano. 4ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998.   TORT TORTORA, ORA, Gerald J.; GRABOWSKI, Sandra Reynolds. Princípios de Anatomia e Fisiologia. Fisiologia. 9ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2 2002. 002.  SOBOTTA, Johannes. Atlas de Anatomia Humana. Humana. 21ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF