May 9, 2017 | Author: Reginaldo Silva | Category: N/A
Novas Dicas e Macetes na Reparação dos TV’s LCD e LCD LED! 3ª edição – Atualizada - 2013
WR
COMPONENTES Direção: Jean e Eclair
[email protected]
ATUALIZAÇÃO DE SOFTWARE!
O que é? Como identificar a real necessidade de se fazer uma? Como fazer? Vamos na sequencia tentar desvendar um pouco mais sobre este tema:
Temos de saber para que serve cada IC de memória existente na MAIN UNIT da TV: Temos:
FLASH
MEMORY EEPROM NVM EEPROM EDID
Memória EEPROM NVM
Memória FLASH
[email protected]
EEPROM EDID VGA
EEPROM EDID HDMI
[email protected]
PHILIPS 40PFL3605D HDMI – EEPROM EDID
PHILIPS 40PFL3605D – VGA EEPROM EDID
[email protected]
EEPROM NVM
PHILIPS 40PFL3605D
[email protected]
MICRO
FLASH
Em relação ao arquivo de software embutido em uma dessas memórias, qualquer uma pode ser atualizada, porem alguns detalhes devem ser observados: Memórias EDID normalmente não impedem que o TV funcione e sim que as entradas HDMI e/ou VGA mostrem imagem. A NVM, pode impedir que o TV ligue ou ele liga mas não chega nem a mostrar imagem. Já a FLASH por exemplo, pode deixar a TV ligar, mostrar o LOGO da marca e trava o funcionamento da TV, ou impedir o funcionamento total da TV.
[email protected]
Caso um TV LCD ou PLASMA, tenha tensão de Stand By e não ligue, faça o seguinte procedimento: Retire a EEPROM NVM da MAIN UNIT Copie seus dados e apague a memória Coloque de volta na MAIN UNIT a EEPROM devidamente apagada e ligue a TV Caso o TV volta a funcionar, o problema era gerado pelo arquivo da EEPROM que estava corrompido! Verifique o funcionamento geral da TV e se tudo estiver correto, apague o arquivo que foi salvo da EEPROM para evitar copia-lo para outra EEPROM e criar um defeito que não existia antes!
Neste caso, o que ocorreu foi que ao ligar a TV com a EEPROM vazia, o MICRO carregou na mesma os dados contidos na ROM interna e colocando o TV na situação conhecida como... FACTORY MODE ou MODO FÁBRICA! Veja que isso é um expediente que pode ou não dar resultados e por isso, “nunca” apague os dados da EEPROM NVM antes de ter salvo os mesmos, pois caso o TV não volte a funcionar com a EEPROM apagada, podemos regravar a mesma com os dados originais da mesma!
Devemos ter em mente que embora seja muito comum a realização de atualizações do SOFTWARE dos TV’s LCD e LCD LED, via entrada USB das mesmas, teremos algumas situações onde só será possível atualizar os dados da FLASH com a utilização do JIG (interface) que permite conectar o TV ao PC e através desta conexão, acessar os dados contidos na FLASH e corrigir e/ou atualizar os mesmos!
[email protected]
[email protected]
Como o acesso aos JIG’s de cada fabricante é algo dentro dos limites do impossível para quem está fora das redes autorizadas, as soluções são: 1 - A troca da MAIN UNIT por inteiro, o que vai onerar o valor do orçamento, aumentando as chances do mesmo ser recusado pelo proprietário do TV. 2 - A cópia dos arquivos das memórias FLASH de cada modelo de TV diferente que de entrada em nossa oficina, de forma a criar um banco de dados que vai nos permitir regravar uma FLASH com dados corrompidos e que não pode ser acessada via USB, com os dados copiados de um TV igual e em perfeito funcionamento! É claro que neste caso devemos ter em nossa bancada um GRAVADOR de MEMÓRIAS FLASH!
[email protected]
Kit Programador Tl866cs Mini PRO
[email protected]
Podemos lançar mão do gravador de FLASH e dos adaptadores, em casos onde, se tem um TV funcionando OK e podemos copiar a FLASH e as EEPROM’s da mesma para uso futuro para recuperar um TV que, devido a uma atualização feita de forma errada, antes ligava e apresentava um defeito operacional, agora não liga mais!
[email protected]
Ai, caso você tenha ou consiga o arquivo de dados originais da FLASH do TV, podemos com o gravador e um adaptador, remover a FLASH da Pci do TV, colocar a mesma no adaptador e apagar os dados da mesma e fazer uma nova gravação com os dados corretos, restaurando o funcionamento do TV!
Adaptador ISP: Permite fazer cópia e gravação sem remover a memória da placa!
O adaptador ISP permite que se possa copiar e/ou gravar os dados em um EEPROM sem ter de remover a mesma da Pci.
Pode ser utilizado por exemplo para copiar os dados das EEPROM’s das placas T-CON, das quais comentamos em oportunidade anterior!
[email protected]
Abaixo, o programador BEEPROG2 que é considerado o melhor devido a sua velocidade de gravação e leitura e pelo fato de poder ler e gravar um número maior de tipos de memórias FLASH!
Se você não domina as técnicas de remoção e soldagem de IC’s SMD, não se aventure na tentativa de remover um IC FLASH do equipamento do cliente! Recorra ao algum colega que esteja habituado a fazer este procedimento para retirar e ressoldar a FLASH da TV! Todos ganham com isso, você, seu amigo e o cliente que terá a TV novamente em perfeito funcionamento!
[email protected]
Basta visitar os sites dos principais fabricantes dos TV’s LCD e LCD LED! Neles, com um pouco de prática e paciência, você acha os arquivos de atualização para os vários modelos da marca.
Na sequencia, você tem os endereços para acessar os referidos sites! Lembre-se: Uma conexão rápida e estável é fundamental para o sucesso do trabalho!
[email protected]
http://www.samsung.com/br/support/download/supportDownloadMain.do
http://www.panasonic.com.br/support/download/software/detalhes/index.aspx?Cai=14
http://esupport.sony.com/BR/p/select-system.pl?DIRECTOR=DRIVER
http://www.support.philips.com/support/catalog/downloads_catalog
http://www.lge.com/br/suporte-produto/
http://www.aoc.com.br/AtualizacaoSistema.aspx
[email protected]
Como
proceder para atualizar o SOFTWARE de um TV LCD ou LCD LED?
[email protected]
Após ter acessado o site do fabricante e baixado o arquivo correspondente ao modelo que está na sua bancada, você irá utilizar um PEN DRIVE para nele instalar o arquivo já descompactado e irá conectar este PEN DRIVE em uma das entradas UBB do TV!
[email protected]
Recomenda-se utilizar um PEN DRIVE de menor capacidade de armazenamento! Alguns fabricantes indicam que o tamanho máximo seria de apenas 512M, sendo que estes não mais são encontrados para venda e então usamos os de 1G que em geral são aceitos por qualquer marca e modelo de TV. Na falta do mesmo, passamos para o de 2G! Cada caso será um caso a parte!!!!
[email protected]
Somente um PEN DRIVE formatado em FAT32 irá funcionar corretamente para a atualização.
[email protected]
Sempre que possivel, utilize um PEN DRIVE que possuem um LED indicador que fica piscando durante o processo de leitura do arquivo nele instalado. Isto vai facilitar que você saiba se o TV realmente reconheceu a presença do PEN DRIVE a ele conectado e se o arquivo está sendo ou não lido. Em casos como os TV’s SONY e PHILCO BRITÂNIA, que podem ser atualizados estando em STAND BY, isto é muito importante pois vai informar que o processo de atualização teve inicio, já que estando o TV em STAND BY, não teremos nenhuma indicação na tela do mesmo!
[email protected]
Sem LED indicador!
Com LED indicador!
[email protected]
Antes de mais nada, devemos (caso a TV ligue), verificar qual a versão de SOFTWARE instalada no TV: Cada modelo e marca de TV terá um caminho um pouco diferente para chegar a versão do software. Assim, recomendamos sempre ler o manual do TV para saber como proceder!
[email protected]
Exemplo em TV’s PHILIPS de como verificar a versão atual do software da TV:
[email protected]
1. Pressione o botão “Home” no controle remoto. 2. Selecione [Setup] > [Software update] > [Current software] (Config. > Atualização software > Software atual). Se a versão atual do software da TV for a mesma do arquivo de atualização mais recente encontrado no site, não será necessário fazer a atualização ou a mesma simplesmente não será aceita pelo TV!
Algumas marcas e modelos de TV são mais suscetíveis a alterações em seu SOFTWARE e estas com certeza irão aparecer bem mais nas oficinas para a realização do procedimento de atualização do que outras! Vamos dar alguns exemplos dos mais comuns a seguir:
Por característica, as AOC apresentam sempre o sintoma abaixo: A TV liga, mostra o LOGO AOC e trava nesta situação, sem som nem imagem e também não aceita nenhum comando!
Descompactar o arquivo de atualização em uma pasta do PC. Nesta pasta, busque os seguintes arquivos: "update demo tgz” e “safe-kernel.img1:readme txt". Com o TV desligado da rede, coloque o PENDRIVE. Ligue o TV à rede e aguarde que o led STAND BY comece a piscar azul 30 vezes e pare de piscar, ficando acesso direto. Neste momento o TV já está atualizado. Desligue o TV e volte a liga-lo para se certificar de que agora ele após o LOGO, mostra imagem e som!
[email protected]
Caso apareça na tela uma letra “T” na tela do TV após a atualização, faça o seguinte procedimento: Com o remoto, digite "1999” + a tecla “return" (esta tecla é que tem uma seta em forma de circulo aberto abaixo do numero "9“ no teclado do remoto). O TV vai entrar em MODO DE SERVIÇO. Selecione a opção "FACTORY RESET" e aperte ENTER. Desligue o TV pelo remoto e aguarde 5 seg. Passado este tempo, ligue o TV e faça novamente a programação de canais.
[email protected]
[email protected]
Tecla RETURN
Outro exemplo de falha de SOFTWARE durante a inicialização do TV, comum em TV’s SAMSUNG: O TV Liga, mostra a imagem abaixo e desliga, ficando com o LED do Stand By piscando!
[email protected]
Dicas
de Defeito:
E
agora? O que fazer? Por onde começar?
Devemos verificar se o LED indicador de Stand By acende. Se acende, sabemos que a fonte Stand By (5 ou 3V3) está operando, pois sem a mesma, o LED indicador não poderia estar aceso! Se está apagado, temos que verificar se existe ou não a tensão de Stand By (5 ou 3V3). Caso tenhamos a tensão, provável falha na MAIN UNIT pois é nela que se encontra o MICRO que é o responsável pelo acendimento do LED!
[email protected]
[email protected]
MICRO TV SONY Chassis AZ1-A KLV40BX300
M I C R O
Como o MICRO é alimentado justamente a partir da tensão de Stand By, se temos a mesma presente e o LED não acende, é provável ter uma falha na MAIN UNIT. Caso o LED esteja aceso, já sabemos que pelo menos a parte da fonte onde é gerada a tensão de Stand By está OK! A partir desta analise em um TV que não liga é que podemos determinar em que sentido iremos desenvolver nossa pesquisa!
É importante isolar nestes casos, se é a MAIN UNIT que não mantem a TV ligada, ou se é uma falha na fonte. Nestes casos, a melhor solução é simular os comandos que saem da MAIN UNIT para a fonte no momento do comando POWER ON! Estes comandos são:
[email protected]
POWER ON (ON/OFF, PWR ON ou RELAY) INV ON (BL_ON)
O teste inicial será ligar a fonte sem os comandos da MAIN UNIT, ou seja: Vamos simular as tensões de POWER ON e INV ON (BL_ON). Desta forma, se a fonte se mantiver operando e o BACKLIGHT do TV se mantiver aceso, sabemos que a TV não se mantem ligada devido a falha na MAIN UNIT. Caso a fonte não gere as suas outras tensões (PFC, 24VDC, 16VDC, 12VDC), ou o BACKLIGHT não acenda ou acenda e apague logo em seguida, pode nos indicar que temos sim, uma falha na fonte e/ou INVERTER.
[email protected]
Primeiramente você deve descobrir quais as tensões que estão presentes com a fonte em Stand By. Desligue o conector ou conectores que interligam a fonte na MAIN UNIT. Ligue a fonte na rede via cabo de força da TV. Com o multímetro, verifique qual a tensão presente nos pinos POWER ON e INV_ON. As tensões encontradas representam a FONTE em Stand By.
[email protected]
Sabendo as tensões em Stand By, basta aplicar a mesma linha de raciocínio dos TV’s CRT, quando tínhamos de simular a mudança de nível de tensão do pino POWER do MICRO para ligar a TV sem o comando do mesmo!
Ou seja:
Se em Stand By, o pino correspondente ao POWER ON apresenta NÍVEL ALTO (entre 1,5 e 5VDC), polarizamos este pino para o ZERO volt (terra). Se em Stand By, o POWER ON apresenta-se com NÍVEL BAIXO (em geral sempre ZERO volt), polarizamos este pino para o 3V3 ou 5volts, dependendo do valor da tensão de Stand By!
[email protected]
Estes indicados abaixo são os pontos básicos onde devemos medir a voltagem com a conexão da MAIN UNIT desconectada da fonte:
Conector que liga MAIN e FONTE!
[email protected]
Exemplo em uma fonte SAMSUNG LCD LED!
[email protected]
Exemplo em uma TV PHILIPS 32 e 42PFL6605
[email protected]
É importante saber se, além das tensões da fonte surgirem quando acionamos a mesma externamente, se essas tensões conseguem se manter perante o consumo que será exigido pelos vários circuitos que serão alimentados por ela!
E como fazer isso?
Utilizando lâmpadas de lanterna de automóvel
[email protected]
(12Volts x 35W)
:
[email protected]
[email protected]
Tipo soquete 12V
Lâmpada dupla – poder ser utilizada para simular a carga na fonte de 24V
Tipo encaixe 12V
Um procedimento que pode resolver muitos tipos de falhas nos TV’s LCD e LCD LED, é o RESET que faz com que os ajustes do televisor retornem ao padrão de fábrica (FACTORY MODE) e caso a falha que o equipamento apresenta esteja relacionada com algum dado de ajuste corrompido, o procedimento de RESET irá solucionar o problema, sem a necessidade de fazer uma atualização de SOFTWARE ou de ter de trocar a MAIN UNIT do TV!
[email protected]
Ne
sequencia, alguns procedimentos de RESET das principais marcas do mercado brasileiro!
Modo Serviço e RESET:
Procedimento de inicialização da EEPROM do televisor serve para apagar a memória de leitura programável do aparelho e voltar às configurações de fábrica do mesmo.
Segue o procedimento de acesso ao menu de serviço: 1 ) Pressionar no controle remoto a tecla MENU. 2 ) Após aparecer a tela do menu do usuário, pressione a seguinte sequência no controle remoto: 1> 9 > 9 > 9. 3 ) Em seguida teremos acesso a tela do menu de serviço. Selecione a opção EEPROM Initial e selecione ON 4 ) Após inicializar a eeprom o televisor desligará sozinho e ligará novamente e aparecerá a mensagem PLEASE WAIT na tela. Quando o procedimento for finalizado, efetue, através do menu do usuário, na opção Antena, a auto busca de canais.
[email protected]
Em TV’s da marca LG, o RESET só pode ser feito de forma eficaz com o uso do Remoto de Serviço, que pode ser visto na foto abaixo:
A ativação do RESET é conseguida acionando a tecla IN STOP do remoto!
Nos TV’s LG, será comum encontrar uma chave TOUCH na MAIN UNIT do TV e em alguns casos, no MENU de SERVIÇO do mesmo, encontramos uma opção de RESET. Tanto a tecla TOUCH quanto a opção RESET do MENU de SERVIÇO, atuam apenas na EEPROM do TV onde ficam os ajustes básicos do mesmo e os que foram feitos pelo usuário. O RESET geral, no caso das TV’s LG, só pode ser acessado via Remoto de Serviço!
[email protected]
Tecla TOUCH da MAIN UNIT de um TV LG 32LD450:
[email protected]
TECLA TOUCH
Em TV’s SAMSUNG, o RESET pode ser acessado através do MENU de SERVIÇO do TV: MUTE – 1 – 8 – 2 – POWER Acesse na tela de serviço a opção FACTORY MODE!
1 – O TV deve estar desligado 2 - Pressione os seguintes botões no controle remoto com intervalo de um segundo do outro: DISPLAY, Canal 5, Volume + POWER 3 – Se necessário, pressione JUMP ou OPTIONS para ir ao Modo Digital
[email protected] 4 - Pressione 8, no modo serviço vai alterar RST para verde 5 – Pressione MUTING, RST executara comando e aparecerá “EXE” 6 – Pressione “0” 7 - Quando o processo for concluído e o texto de serviço ficar em verde os LED´s do Painel vão ficar piscando 8 - Desligue e Ligue novamente o cabo AC da tomada 9 – A TV é reiniciada e exibe a tela de configuração inicial. Isto pode levar alguns minutos.
Uma opção que pode ser utilizada nos TV’s desta marca quando as mesmas apresentem falhas de operação, é entrar no MODO de SERVIÇO e zerar (clear) a EEPROM realizado o que o fabricante chama de “Factory reset”.
O fabricante recomenda que antes de se realizar o “Factory reset”, seja feita uma cópia dos dados da EEPROM e da FLASH, como garantia de não aumentar os problemas. Óbvio que este procedimento necessita que o TV ligue e acenda a tela, pois caso contrário, o RESET não pode ser realizado e ai só uma atualização do SOFTWARE poderá resolver o problema. Na sequencia, veja como proceder ao RESET nestes TV’s:
[email protected]
RESET para TV’s PHILCO BRITÂNIA!
[email protected]
a) Conectar o televisor a rede elétrica 127VAC ou 220VAC; b) Pressionar a tecla SOURCE do controle remoto e em seguida digitar a senha de acesso.
[email protected] c) Senha 2580. d) Selecionar a opção “SPECIAL SET” e pressionar “OK” e) Selecionar o cursor do controle remoto na opção “Restabelecer Predefin” e pressionar a tecla “OK” f) Feito o procedimento mencionado acima no item “e” o televisor desligará automaticamente. g)Desconecte o televisor da rede elétrica e aguarde por aproximadamente 5 segundos e volte a ligar o TV e o mesmo deve ter retornado ao padrão de fábrica!
Os TV’s SHARP LCD tem se apresentado com uma falha em que o sintoma é não liga mas pisca o LED verde do painel. A indicação é de falha na MAIN UNIT. A realização do processo de inicialização pode fazer o TV voltar a operar normalmente ou caso a tela acenda, pode indicar falha no BACKLIGHT, pois muitos modelos dessa marca apresentam falha na lâmpada superior do BACKLIGHT e será possivel ver a falha de iluminação na tela!
[email protected]
Modo
Serviço em algumas marcas e modelos:
MODO SERVICE dos modelos HBTV32 e 40D02:
[email protected]
Para sair do MODO SERVICE, pressione EXIT no remoto ou desligue o TV e religue o equipamento!
O acesso ao MODO SERVICE (SDM) nos TV’s PHILIPS LCD e LCD LED, será feito da mesma forma que nos TV’s CRT. Digitar no remoto a sequencia: 062596 – MENU Para sair do SDM basta desligar o TV via remoto!
TV’s PH32 LED e PH42 LED:
Acesso ao MODO SERVIÇO:
- Acessar o menu da TV - Ir até o item “Imagem” e neste acesse a opção “Contraste” e digitar o código 9735, para entrar no modo de serviço!
Para sair, basta pressionar “MENU” no remoto!
São os TV’s de maior facilidade em acessar o seu MODO SERVIÇO: Basta apertar ao mesmo tempo “MENU” no remoto e “MENU” no teclado da TV! Observe que diferente das TV’s LG CRT, nas LCD, LCD LED e PLASMA, devemos manter os botões de “MENU” tanto do remoto quanto do painel do TV, pressionados até a TV mostrar a imagem da tela de serviço. Só ai deve-se soltar os botões!
Dicas:
Se uma TV AOC, liga, acende o BACKLIGHT e não mostra imagem nenhuma, ficando com a tela apagada, isto indica que não é problema de atualização e sim alguma falha na MAIN UNIT, T-CON ou em alguns modelos, na placa aceleradora que existe entre a MAIN UNIT e a T-CON. Atenção: Erroneamente alguns sites chamam esta placa de T-CON e assim, se você for fazer uma pesquisa de preços, use o código da placa para evita enganos!
AOC LE32H057D
Pci Aceleradora
[email protected]
Caso o TV utilize a T-CON o código V260, provável defeito na tela LCD!!
Caso a T-CON seja de outro modelo, pode ser falha nas conexões da T-CON com a tela ou na própria T-CON!!
TV com a imagem congelando. Ao ligar, demora a aparecer imagem e com o aquecimento, a imagem surge mas congelando e nas trocas de cena, fica uma sombra da última imagem exibida, mostrando as duas imagens sobrepostas.
[email protected]
Algumas versões desta T-CON tem apresentado falhas que geram uma imagem com efeito de SOLARIZAÇÃO, como mostrado no SLIDE seguinte. A falha é causada por dois capacitores cerâmicos SMD logo na entrada do conector LVDS da placa!
[email protected]
EFEITO SOLARIZAÇÃO
[email protected]
Áreas da tela (mais comumente os rostos) apresentam um tom de cor diferente, semelhante a imagem de um TRC fraco!
T-CON 260 Capacitores cerâmicos defeituosos
TV AOC D32W931 – Não Liga
[email protected]
[email protected]
ZD930 16v
O
cliente esqueceu a senha do seu TV AOC? Veja como desbloquear:
Nos modelos D26W931 ou similares, coloque a TV em qualquer canal, pressione MENU no remoto e em seguida digite 1999. O TV vai retornar a configuração de fábrica reativando a senha original que é 0000.
[email protected]
[email protected]
O TV apresenta incialmente falhas de áudio que vão se agravando com o passar do tempo de uso. Será necessário atualizar o FIRMWARE da FLASH do TV. Veja os procedimentos na etapa inicial deste CD onde falamos sobre ATUALIZAÇÃO de SOFTWARE!
[email protected]
IC 001 - OSC PWM Com solda fria!
AOC
D32W931
A fonte fora do TV só tem Inoperante, não acende os 5v. Quando ligada ao C958 o led STAND BY TV, a tensão cai.
AOC
D26W931
TV não liga nem acende Fonte de 5v baixa. o LED stand by
C952
AOC
32W831
LIGA, MAS NÃO TEM IMAGEM NEM SOM. O LED FICA AZUL
Falha na fonte de 24VDC
IC951 L6599D
AOC
LC32W053
TV não liga, fica só piscando o led azul
Regulador U703 (1V8) na placa de sinal
U703
L22W931
Liga por alguns minutos e apaga as lâmpadas ficando com som
AOC
AOC
LW981
liga e desliga
D806, 807, 808 e 809. Adicionar R de 1k em paralelo com cap. de 33x50v no pino 15 de ic TL1451AC na fonte.
TV não liga e o LED do STAND BY apenas da uma piscada ao ligar o TV na rede: Solda fria nos reguladores U701, U703, U707 e U708, localizados na MAIN UNIT.
[email protected]
AOC LE22H138
Não acende os LED’s do BACKLIGHT Ao ligar aparece a tensão de 60V que alimenta os LED's e logo em seguida ela vai caindo mas os LED's do BACKLIGHT não acendem e nem piscam.... A tensão de ON/OFF do BACKLIGHT no pino 13 do IC TA9690GN se mantém em 4,5V.
[email protected]
Conector que fica no painel LCD e liga a tensão de alimentação aos LED’s do BACKLIGHT solto:
Conector solto e o local do painel onde o mesmo é soldado!
Observação: Este defeito também aparece em TV’s LCD LED da marca CCE!
Não sintoniza canais, embora o TV durante a busca automática, indique que foram instalados “x” canais! Porem a TV não mostra nenhum canal (digital ou analógico). Em todos vem a mensagem... "O canal selecionado não existe" Aplicar RESET
[email protected]
Não Liga, não acende o LED de Stand By, e a fonte de 5VDC funciona de forma deficiente. A tensão de 5V2, quando conectada na MAIN UNIT, cai para cerca de 4V5, mesmo quando acionamos o POWER ON. Quando desconectada da MAIN UNIT, a tensão de 5V2 fica ok: C922 (470uF x 10V) com ESR alterada
TV AOC D32W931 Ao substituir a MAIN UNIT, verificar antes de instalar a placa nova se os resistores R409 e R410 estão inseridos na Pci. Em caso positivo os mesmos devem ser removidos da placa. Caso, ao ligar a TV com a nova MAIN UNIT, a mesma ligar direto ou mostrar a função BURN IN (tela toda branca) ou ainda uma letra “T” no lado direito da tela, deve-se fazer a atualização do software da TV e depois acessar o MODO SERVIÇO e selecionar a opção EEPROM INIT e aguardar até que apareça na tela a inscrição RESET DONE. Neste ponto, aperte a tecla OK do remoto para encerar!
Solda
fria nos conectores dos barramentos dos LED’s do BACKLIGHT dentro do painel!
Nos modelos LE2352i, LE4052i, LE4652i, LE3257i, LE4057i esta falha ocorre por problemas no SOFTWARE da TV que deve ser atualizado!
Com o volume abaixo do numero 10, escutase um ronco ( semelhante a frequência de 60Hz) na saída dos alto-falantes.
Solução: Na MAIN UNIT, fazer a substituição do C225, de 10uF para 100uF
[email protected]
Este modelo foi produzido utilizando 2 painéis LCD de diferentes marcas. No caso de substituição da MAIN UNIT e/ou INVERTER, deve-se atentar não só para o modelo da TV mas para o tipo de painel utilizado: Podemos identificar o painel da seguinte forma: Veja na etiqueta do MICRO qual o fabricante está indicado, AUO ou HANSTAR e peça as placas sempre citando o tipo de painel que está na TV!
[email protected]
VERIFICAR SE TEM AUDIO NA SAÍDA DO FONE DE OUVIDO. CASO NEGATIVO, RETIRE C206 E SUBSTITUA R215 E R231.
[email protected] CASO TENHA ÁUDIO NO FONE DE OUVIDO, VERIFIQUE NO IC N201 OS PINOS 6 E 7. NO PINO 6, TEMOS DE TER NÍVEL ALTO E NO PINO 7, NÍVEL BAIXO (0V). CASO NÃO APRESENTE 0V CRAVADO, TROQUE OS TRANSISTORES V204, V206 E V207 DO CIRCUITO DE MUTE E VERIFIQUE OS COMPONENTES PERIFÉRICOS. ESTANDO CORRETAS AS TENSÕES NOS PINOS 6 E 7 DO IC DE SAÍDA, TROQUE O C247 E PERMANECENDO O DEFEITO SUBSTITUA O IC N201.
C247 N201
SEM SOM E SEM IMAGEM: V813
[email protected]
TV LCD HBUSTER HBTV 4203
Ao ser ligado frio, o TV liga normal, mas se desligar da rede e religar logo a seguir, não liga novamente. Ou em outras ocasiões, liga quando quer ou desliga sozinha:
Q5 com fuga
[email protected]
TV
liga e desliga em seguida e a L203 aquece em demasia:
Desconectando a T-CON, o TV funciona sem imagem, com som e lâmpadas acesas: Transistor N201 em curto e D10 em curto na T-CON. O D10 é o causador do dano no transistor N201. Substituir por um diodo ultra fast, tipo UF4001
[email protected]
A Pci de fonte KPS180-01, utilizada na TV LCD H-Buster modelo HBTV-3202HD é a mesma utilizada nas TV’s Semp Toshiba LC3245W e LC3246WDA!
[email protected]
A barra de volume mostra variação mas o volume não diminui e também não sintoniza os canais analógicos:
Atualização de SOFTWARE
[email protected]
Quando pressionamos a tecla “INPUT” e não aparecem as opções de fontes de sinal: Pode-se notar a seguinte imagem na tela quando ocorre esse defeito (numa questão de segundos ou menos). Em alguns casos a imagem aparece e some tão rápido que apenas pisca a função.
[email protected]
Siga os passos para resolver o erro de SOFTWARE. PASSO 1: Entre no MENU de serviços do produto (MENU 8893). Aparecerá a tela abaixo:
[email protected]
PASSO 2: Selecione a opção “FUNÇÕES”. Vá à opção RESET (último item dessa lista) e clique na tecla OK. Veja a figura abaixo:
[email protected]
PASSO 3: Aparecerá a tela de confirmação de sua ação. Veja abaixo:
[email protected]
Agora pode acessar a função INPUT, e ver as várias opções de entrada de sinal:
[email protected]
Equivalência entre placas das TV’s H BUSTER: H-Buster
TV LCD PCI PRINCIPAL
HBTV 3203
HBTV 4203
[email protected]
HBTV 32D01
HBTV 42D01
HBTV 32D03
HBTV 42D03
OBS.: As placas interligadas (acima) são fisicamente as mesmas. Muda apenas a versão de SOFTWARE.
H-Buster
TV LCD PCI DA FONTE/LCD
HBTV 3203
[email protected]
DPS186CP DPS 151A
HBTV 32D01
HBTV 32D03
T315XW03 V.5 T315XW02 V.P
OBS.: As versões de LCD e placa FONTE/INVERTER (acima) são equivalentes nos modelos de TV citados.
H-Buster
TV LCD ATUALIZAÇÃO DE SOFTWARE
HBTV 3203/ 4203
HBTV 32D01/42D01
HBTV 32D03/42D03**
[email protected]
Desligado da tomada; Colocar PEN DRIVE com arquivo; Pressionar a tecla MENU; Ligar o produto na tomada; Soltar a tecla MENU.
Produto ligado; Coloque o PEN DRIVE; Entre no MENU – “CANAL”; Descer até “ATUALIZAR SW”; Selecione e aguarde.
Produto ligado; Coloque o PEN DRIVE; Aparecerá a opção de escolha; Selecione “SIM”; Aguarde o processo.
OBS.: Deve fazer o download dos arquivos da página WEB para autorizadas. **Para transformar 32D03 em 42D03 (vice e versa) deverá renomear o nome do arquivo (por causa do modelo do painel).
H-Buster
TV LED ATUALIZAÇÃO DE SOFTWARE
HBTV 32L01/42L01
[email protected]
Produto ligado; Coloque o PEN DRIVE; Entre no MENU – “CANAL”; Descer até “ATUALIZAR SW”; Selecione e aguarde.
OBS.: Deve fazer o download dos arquivos da página WEB para autorizadas.
[email protected]
Ao encontrar o IC501 (tipo STRW6053N) oscilador e chaveador da fonte danificado, será comum o DZ503 e o R503 estarem danificados e sem condição de leitura de seus códigos ou valores. O resistor é de 0,43Ω/2W O diodo zener DZ503 é de 5V6
IC 501
[email protected]
Pci de fonte código EAX-61124204: Será comum encontrar os diodos zener abaixo citados danificados e sem condição de identificação de seus valores. Como não temos disponível o diagrama da referida fonte, segue abaixo a informação dos valores de tensão dos referidos diodos para facilitar o reparo:
ZD501 = 6,2v (smd) ZD502 = 16V ZD503 = 5V6 ZD504 = 16V
[email protected]
LG 42LD420
[email protected]
TV não aceita os comandos do painel e no remoto e mostra na tela a indicação “função indisponível”! Teclas touch do painel conduzindo. Substituir todas!