Aula 2 - Super Live Series - PitadasGW

October 7, 2022 | Author: Anonymous | Category: N/A
Share Embed Donate


Short Description

Download Aula 2 - Super Live Series - PitadasGW...

Description

 

Resumo do

Curso de Psicologia AULA #2 16/01/2020

 

Sobre Resumo do programa Super Live Series – Psicologia – Aula #2 , transmitido ao vivo em 16 de janeiro de 2020, no canal Italo Marsili no Youtube (http://youtube.com/italomarsili (http://youtube.com/italomarsili).). Material não oficial do programa Super Live Series - do Dr. Italo Marsili.

Índice Filosofia _____________________ _________________________________________ _________________________________________ _____________________ 2 Teoria dos Quatro Discursos __________________________________________ __________________________________________ 3 As Quatro Causas de Aristóteles ______________________ ______________________________________ ________________ 4 A Totalidade Totalidade do Ser Humano _________________________________________ _________________________________________ 5 O Ser Humano Fala em Primeira Pessoa Pessoa ______________________________ ______________________________ 7 Referências Refer ências _________________________________________ ____________________________________________________________ ___________________ 8

 

Filosofia Grécia - berço da Filosofia Ocidental

A filosofia e cultura gregas nos dão o centro de onde nosso olho deve se direcionar. Herdamos um mundo pronto e óbvio. Em outro momento da existência humana, as coisas não eram tão óbvias e estabilizadas. Houve um esforço p para ara conquistar a estabilidade, para chegar a uma unidade. Esforços feitos por homens notáveis antes da gente:

Sócrates → Platão → Aristóteles Conceitos: ). Palavra grega que significa crença Doxa – opinião gloriosa (diferente de “opinião de bar” ). comum ou opinião popular e de onde se originaram as palavras modernas ortodoxa  e heterodoxa. Disputatio → debate entre homens notáveis, um discutindo com o outro para defender a

verdade. Sofistas → pessoa que quer convencer a gente de alguma coisa, que busca desenvolver

uma noção estável sobre uma questão (Hoje o sofista não tem lugar, porque as técnicas para descobrir alguma verdade já foram estabelecidas)

2

 

Teoria dos Quatro Discursos Olavo de Carvalho → o discurso humano é uma potência única, que se atualiza de quatro maneiras diversas: a poética, a retórica, a dialética e a analítica.

Tipos de discurso: 1 – Poética

Estabilizar os símbolos através da arte poética e simbólica. O que a coisa é (diferente da impressão que o artista tem). Artista → registrar impressõe impressõess memoráveis Arte baixa ou arte vulgar. Ex.: a vontade de transar, de cagar, de comer quando tem fome. Ora, isso todo mundo tem. Não precisamos de arte pra estabilizar isso, então a arte ar te que se dirige a isso é uma arte vulgar, vulgar, não precisa estabilizar o que significa. Alta Cultura. Ex.: Hamlet, de Sheakespere – estabilização de vingança, raiva, inveja 2 – Retórica

Falar sobre os símbolos registrados. Estabilização superior. Hoje também compreendida como uma coisa negativa, a retórica se tornou possível depois de certa estabilização dos símbolos. Os sofistas olham para os símbolos estáveis e dizem: essas coisas funcionam assim. O outro sofista replica dizendo que funciona de outro jeito. Sofistas – desenvolvem a arte de olhar para os símbolos estáveis e falar “isso é desse jeito jeito”” (Doxas)

3 – Dialética

Confronto dos Dox Confronto Doxas as → Dialética – luta pela verdade verdade Algo não muda, algo está sempre presente, presente, constante, durável Lḗthē → “rio do esquecimento”esquecimento”- O ser humano é o animal que esquece. Não de tudo, mas do fundamental! 3

 

Alétheia → verdade. O confronto foi feito e sobra algo que dura, que não depende da opinião e da memória, mas é eterno. É isso que visa a dialética. Essa é a técnica da filosofia, nos permitir tocar na Alétheia. Uma das funções da terapia é fazer a distinção entre esses 3 primeiros discursos

4 – Analítica

Conhecendo a verdade, podemos falar analiticamente sobre aquilo. Aristóteles está diante disso tudo.

As Quatro Causas de Aristóteles Totalidade de um Ente: Causa Material → do que a coisa é feita Causa Formal  → forma de quê? Matriz Matriz de funcio funcionamento namento Causa Eficiente → quem fez? Causa Final → para quê? Finalidade.

 Aqui, novamente, novamente, te temos mos o símbo símbolo lo do infinito. 4

 

Exemplo: Escultura   Matéria: Aço / Mármore / Bronze  Forma: formato de um homem  Causa Eficiente: o escultor, artífice  Causa Final: enfeitar, ornamentar

A Totalidade do Ser Humano

5

 

As causas Efi Eficie ciente nte e Final  estão excluídas do nosso horizonte de consciência nos dias de hoje! Nenhum psicólogo contemporâneo contemporâneo tem uma visão do homem total.

Terceira Escola de psicoterapia ps icoterapia de Viena

Freud → Alfred Adler → Rudolf Allers Olhar para o homem integral Causa Eficiente ↔ Final Noção do EU { narrativo, profunto, social Idealismo Alemão (Fichte)→ ‘Universo de EUs’ (Egos)

Exemplos:

Cinzeiro → matéria e forma de cinzeiro, estrutura fechada, está dado → o cinzeiro não pode falar EU Cachorro → não pode falar EU. O cachorro/gato tem individualidade, mas não pode falar “EU sinto frio”, “EU sinto saudade”, “EU estou com sono”. O cachorro reage. Reação da espécie. Reage como cachorro. Um labrador de Portugal do século XIII reage da mesma maneira que um labrador do Brasil nos dias de hoje. É a mesma ‘pessoa’ (não tem um EU). Fala em nome da espécie. O afeto é dado pelo ser humano, não o contrário. O cachorro recebe afeto. A causa eficiente de um cachorro vive de uma forma impessoal – não fala EU. Qual a causa final de um cachorro? (finalidade do ente? PPara ara que serve? Para que está aqui?) → Para eu dar carinho, para eu abraçar, para eu cuidar...Só se refere com meu EU. Em relação ao meu ego (eu). Ser humano → não reage do mesmo modo que outra pessoa. Não é reativo. Fala em primeira pessoa.

6

 

O ser humano fala em primeira pessoa Causa Eficiente do ser humano (princípio da criação, artífice do homem) → “EU SOU” universal – vivo e dinâmico. É isso que a as religiões costumam costumam chamar de GRAÇA → princípio de causa eficiente deste

que te criou e é um “EU SOU” maior do que você. Princípio Eficiente. Causa final de um ser humano → ser um tipo de universo, falar em primeira pessoa, “eu sou”, se distinguir maximamente. Ser um universo. Dar uma resposta em primeira pessoa para as coisas do mundo.

Logo, o homem só consegue chegar a sua finalidade se ele articular/acolher a GRAÇA na sua composição pessoal. O exercício da plenitude humana é a docilidade a este princípio eficiente. A psicologia deve falar sobre isso. - “para que serve uma estátua ornamental se ela não ornamenta?” - “para que serve uma xícara que não guarda em si o seu café” - “para que serve uma figueira que não dá frutos” → está abaixo, privada, infeliz, maldita, amaldiçoada

4 é o número da totalidade - Símbolo da totalidade

Psicologia eficaz → olhar os quatro pontos articulados (“chapéu do mago” mago” da aula #1 continuação da primeira lâmina do Tarô)

7

 

Referências: Livro: Aristóteles em Nova Perspectiva. Introdução à Teoria dos Quatro Discursos – Olavo de Carvalho Livro: Metafísica de Aristóteles - Giovanni Reale Livros: Comentário à Metafísica de Aristóteles (Vide Editorial – Tradução de Bernardo Veiga)

O presente resumo foi feito por Luiz Simões, criador do canal @PitadasGW no Instagram, participante do GuerrilhaWay GuerrilhaW ay desde jan/2019 e aluno do Curso Presencial para Psicólogos, Psiquiatras, Coaches e Intrometidos – Turma Dez/2019/SP Dez/ 2019/SP..

8

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF