Apresentação - aveia
Short Description
Seminário sobre Aveia...
Description
Universidade Federal Rural de Pernambuco UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS
1
Isabelle C. P. Tschoeke Maria Eugênia M. de M. Souto Nayá P P de A. Leitão Leit ão
A aveia aveia pertence à família Poaceae (antiga famí famíllia das gram gramííneas neas), ), subf subfam amíl íliia Pooid ooidea eae e, trib tribo o Avenea eneae e e gêne gênerro Avena. ena. seu seu cult cultiivo ocor ocorrreu recen ecente teme ment nte e, se comp compar arad ado o ao trig trigo o (100 (10000 a.C) a.C).. As espécies de aveia são plantas de clima temperado, que podem ser cultivadas em difer diferen ente tess cond condiç içõe õess e par para div diverso ersoss fins fins..
As principais espécies cultivadas são:
Aveia branca ( Avena sativa)
Aveia amarela ( Avena byzantina)
Aveia preta ( Avena strigosa)
A aveia apresenta formato cilíndrico e com extremidade pontiaguda na porção do gérmen.
As espécies de aveia apresentam hábito cespitoso, com crescimento dependente da cultivar e de fatores ambientais, tais como clima e solo, podendo atingir alturas superiores a um metro.
Os frutos são pequenos, contendo uma única semente com lema e pálea aderidos a cariópse e pequena camada de pericarpo.
O ciclo da cultura varia de 120 a 200 dias, em função da cultivar e época de plantio.
Os grãos de aveia têm um dos mais altos teores de proteínas, com valores médios entre 15 a 20%;
Uma maior porcentagem de lipídios que a maioria dos cereais;
Fonte de vitaminas, minerais e fibras;
O benefício mais evidente do consumo da aveia na alimentação humana é a sua eficiência na redução dos níveis de colesterol, quando parte de uma dieta equilibrada.
A aveia tem importante papel no sistema de produção de grãos, principalmente no sul do Brasil;
Caracteriza-se por ser uma excelente alternativa para o cultivo de inverno e em sistemas de rotação de culturas, pois pode ser inserida conforme a necessidade dos produtores;
É cultivada para grãos, possuindo alta qualidade tanto para alimentação humana como animal;
Proporciona ainda cobertura do solo e pode ser utilizada como forrageira, tendo um alto valor nutritivo.
O plantio de aveia é relativamente novo no Brasil. Ganhou fôlego na década de 1970, quando as pesquisas para o desenvolvimento de novas variedades foram intensificadas; Nesses 40 anos, o país passou de importador a autossuficiente na produção do cereal; Maior produtor da América Latina, com safra estimada em 379 mil toneladas neste ano, superando a Argentina, tradicional produtora do cereal (EMBRAPA, 2015); Além do aumento da produção nacional, o perfil das últimas safras também mudou e o cereal, que começou a ser cultivado no país como forrageiro (destinado à nutrição animal), ganhou novo status a partir de 2000, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( Anvisa) o reconheceu como alimento funcional. Com isso, o cultivo da aveia preta foi quase integralmente substituído pelo da aveia branca.
Desde que a aveia foi reconhecida como alimento funcional, sua produção no Brasil cresceu 14,6% (EMBRAPA, 2015);
O aumento reflete o ganho de 85% na produtividade das lavouras na última década. Por se tratar de uma planta mais rústica que o trigo e mais resistente ao frio, seu cultivo surgiu como opção de cultura de inverno e se concentra no sul do País, com grandes lavouras no Paraná e no Rio Grande do Sul (CONAB, 2013);
O custo do plantio de um hectare de aveia se situa em torno de R$ 540, enquanto o de trigo é da ordem de R$ 620 (EMBRAPA, 2015);
Ainda que seja uma cultura de inverno como o trigo, a aveia não é considerada uma commodity agrícola, mas sim um produto de valor agregado, e, depois que ganhou mercado certo, seu cultivo foi impulsionado.
A Pepsico implantou o programa de parceria com agricultores em 1996 para formalizar a operação de compra e venda de matéria-prima.
Os maiores produtores mundiais de aveia são o bloco econômico da União Europeia, Rússia, Canadá, Austrália, Bielorrússia e Estados Unidos;
Esse conjunto de países respondeu por aproximadamente 85% da produção mundial no período 2007-2011 (FAO, 2012).
Os maiores produtores mundiais também foram os maiores consumidores mundiais de aveia;
União Europeia, Rússia, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Bielorrússia. Juntos perfizeram 81,2% do consumo mundial no período de 2007-2011;
Consumo para alimentação animal representou pouco mais de 65,0% do total consumido (FAO, 2012).
O comércio internacional de aveia é de, aproximadamente, 2,0 a 2,7 milhões de toneladas e o principal país exportador é o Canadá desde a década de 1990;
No período de 2007 a 2011, o Canadá respondeu por, aproximadamente, 80,0% do volume internacional comercializado do cereal, seguido pela Austrália que deteve 8,6% do comércio internacional do cereal;
Estados Unidos são os principais importadores de aveia, perfazendo 83,4% do total importado no período de 2007-2011 (FAO, 2012).
A aveia é consumida na forma integral.
Em outros grãos, o processamento resulta em perdas nutricionais.
Características:
Casca cerosa, fibrosa e totalmente indigerível; Teor de gordura da cariopse é alto e está distribuído em todo o grão. Presença de enzimas (lipases). Teor de proteína alto (13% - 16%), apresenta bom balanceamento de aminoácidos; porém as proteínas quando misturadas à água formam glúten.
Limpeza
Flocagem •
Descascament o
Corte das cariopses em 2 ou 4 pedaços
Tratamento hidrotérmico
Secagem •
Inativação enzimática e características sensoriais
Embalagem
Os produtos resultantes da flocagem
40% a 60% de flocos, 24% a 27% de cascas, 10% a 20% de descarte (aveias duplas, finas, leves), 2% a 5% de materiais estranhos (trigo, cevada, milho), 2% a 5% de finos.
A aveia se destaca entre os demais cereais por:
Apresentar alto teor de proteínas, lipídeos e fibra alimentar; Elevada qualidade nutricional; Varia com o clima e genótipo do grão. Ser consumida de forma integral Não há remoção do farelo e do germe.
O principal uso dos produtos de aveia é na forma de cereais quentes. Entretanto, são empregados de outras formas em função das suas características, como sabor, textura, retenção de umidade e solubilidade.
Cereais matinais quentes Aveia em flocos é o principal produto. Flocos grandes
Cozimento (t>5min) Mantêm suas características e textura e liberação de goma (β-glicanos).
Flocos instantaneizados
Adição de água ou leite quente. Hidratação rápida, menor textura.
O uso do farelo tem sido recorrente, pela grande quantidade de β-glicanos.
Cereais
matinais frios
Cozimento da matéria-prima: Injeção direta de vapor na massa em cozedor tipo batelada; Extrusores contínuos (ascendência); Adição de: Saborizantes, adoçantes, estabilizantes, fortificantes, etc. A farinha é o mais utilizado na produção dos cereais frios A estabilidade do produto é função do tempo de cozimento, método de secagem e umidade final.
PRINCIPAIS PRODUTOS
Produtos para panificação:
Utilizados na panificação por apresentarem:
Boa propriedade de absorção de umidade, retardando o envelhecimento do pão Confere efeitos físicos favoráveis aos produtos; Propriedades antioxidantes (estabilização de lipídeos)
Aumentam teores de proteína e fibra do produto; Geralmente são utilizados os flocos grandes (melhor textura). Pode substituir o teor de trigo em até 30%
Aumenta a vida útil do alimento e retém mais umidade.
Biscoitos
É o ingrediente principal em várias formulações de biscoitos. Afeta a absorção de água na massa, sabor e textura. A taxa de absorção varia conforme o tamanho e espessura do floco. O tipo do floco depende do produto desejado. Flocos grandes mantêm sua forma; Flocos finos originam produtos menos firmes após o cozimento. Confere crocância e redução no teor de gordura utilizada.
Alimentos infantis
Comum em alimentos infantis; Alergicidade, Sabor, Valor nutritivo, Conservação, Estabilidade, Economia Disponibilidade.
PRINCIPAIS PRODUTOS Outras
aplicações:
Produção de granola; Engrossar produtos líquidos (sopas, molhos); Aumentar volume de produtos cárneos; Estabilizante alimentar; Antioxidante; Ácidos caféico e felúrico; Produção de bebidas; Produção de pratos comestíveis.
Obrigada!
View more...
Comments