Apostila Mtodo Massagem 360 by Michele Negrini
May 5, 2024 | Author: Anonymous | Category: N/A
Short Description
Download Apostila Mtodo Massagem 360 by Michele Negrini...
Description
SOBRE Carioca, quando criança fazia propaganda para os vizinhos de massagem nos pés, jamais imaginou que isso seria sua profissão. Cursou educação física e com diversos cursos na área da estética e bastante experiência, Michele Negrini começou no ano de 2007 na área da estética. Em 2011, foi morar em Olinda - PE e inaugurou sua primeira Clínica de Estética, a Depill Day, se apaixonando pela magia e técnicas da massagem. De volta ao Rio de Janeiro, manteve a sua Clínica aberta em Olinda - PE e começou a cativar clientes no Rio de Janeiro com sua massagem diferenciada. Nomes como Antonia Fontenele, Luiza Gondim, Aline Becker, Patrícia Costa, Priscila Ubba, Natália Brito, entre outras aprovaram seu método e ficaram encantadas com a sua massagem. Fascinada por anatomia e fisiologia, ganhou todo embasamento na faculdade que cursou, desenvolveu seu próprio método e criou a Massagem 360° by Michele Negrini. Drenar, modelar e relaxar são os pilares dessa técnica no qual atinge resultado imediato e relaxamento pleno do corpo em uma única sessão.
A MOTIVAÇÃO DO MÉTODO MASSAGEM 360º Após anos de experiências e cursos, Michele sempre ouvia “pedidos” de sempre mais. As clientes sempre pediam mais, nunca estavam satisfeitas somente com a drenagem linfática ou somente com a massagem modeladora. Foi através disso e atendendo aos pedidos de sempre “faz mais um pouco” ou “toca nesse ponto do corpo”, que teve a ideia de criar seu Método Massagem 360º, uma massagem completa no corpo que drena, modela e relaxa em uma única sessão.
MÉTODO MASSAGEM 360º BY MICHELE NEGRINI A técnica exclusiva e completa desenvolvida por Michele Negrini que drena, modela e relaxa, proporcionando uma massagem totalmente diferenciada de todas as outras do mercado, com ritmo e movimentos precisos, que eliminam toxinas, modela seu corpo e proporciona uma sensação de bem estar, atingindo assim a plenitude da massagem.
1
HISTÓRIA DA MASSAGEM A utilização da massagem na prática médica foi descrita por Homero em 1200 a.C e por Hipócrates em 460 a.C. Em 1932, John S. Coulter (1885-1949) disse: "Massagem consiste em um grande número de manipulações dos tecidos e órgãos do corpo, com finalidades terapêuticas". Em 1952, Gertrude Beard (1885-1971) escreveu que massagem : "É o termo usado para designar certas manipulações dos tecidos moles do corpo; estas manipulações são efetuadas com maior eficiência com as mãos e são administrados com a finalidade de produzir efeitos sobre os sistemas nervosos, muscular e respiratório e sobre a circulação sanguínea e linfática".
MUSICOTERAPIA E SEUS EFEITOS A musicoterapia é uma forma de tratamento que utiliza a música para ajudar no tratamento de problemas, tanto de ordem física quanto de ordem emocional ou mental. Quando utilizada durante a sessão de massagem, como música de fundo, promove um bem estar e um maior relaxamento para o cliente. Por ser motivadora, relaxante e atuar diretamente na atividade cerebral, a música pode ser um rico instrumento terapêutico para auxiliar em problemas como a depressão, ansiedade e estresse. Normalmente, sons mais calmos e lentos ajudam a se desligar das preocupações diárias e facilitam o sono. Já os mais animados e enérgicos são bons para despertar pela manhã. A música clássica, por exemplo, tem efeitos relaxantes e positivos sobre o humor, propiciando até mesmo uma significativa redução nos níveis de estresse após quatro meses de sessões semanais. A musicoterapia é um processo terapêutico que visa desenvolver objetivos clínicos, promovendo o equilíbrio da pressão arterial, relaxa em situações de grande estresse, estimula o bom humor, deixa a mente serena, alivia a dor de cabeça, melhora a concentração, resultando uma qualidade de vida mais saudável para a pessoa.
2
CONCEITOS BÁSICOS DE ANATOMIA E FISIOLOGIA APLICADAS À MASSAGEM 360º NOÇÕES BÁSICAS DE ANATOMIA E FISIOLOGIA NO SISTEMA LINFÁTICO
O sistema linfático tem a função de drenar o líquido que fica presente entre as células e conduzir as células de defesa do sistema imunológico, para defender o corpo de microrganismos invasores.
Responsável por drenar o excesso de líquido intersticial do organismo humano, presente entre as células, e onde estas retiram seus nutrientes e excretam as substâncias residuais provenientes de seus metabolismos.
Tem como objetivo devolver o líquido intersticial ao sangue e manter o equilíbrio de fluidos no organismo. Tem a função de transportar vitaminas e lipídios absorvidos durante a digestão até o sangue, para que todo o corpo receba nutrientes através do sangue e realiza também respostas imunes, impedindo que a linfa lance na corrente sanguínea microrganismos. Isso acontece por meio da retenção e destruição desses microrganismos nos linfonodos.
O sistema linfático atua em conjunto com o sistema imunológico e com vários órgãos e elementos do corpo, alcançando assim todas as partes do organismo para filtrar o líquido intersticial. A linfa atua de forma lenta e com baixa pressão, dependendo da compressão dos movimentos dos músculos para pressionar o líquido. A partir dessa compressão, o fluido é transportado para os vasos linfáticos e após se acumulam nos ductos linfáticos, percorrendo para o resto do corpo.
Os linfonodos, chamados também de nódulos linfáticos, são órgãos pequenos localizados no pescoço, tórax, abdômen, axila e virilha. Possuem função de filtrar a linfa antes que esta retorne ao sangue. São responsáveis também por atuar na defesa do corpo.
Quando o corpo é invadido por algum microrganismo, os linfonodos detectam e começam a produzir células de defesa (linfócitos) em grande escala, causando aumento no tamanho dos linfonodos. 3
Os linfonodos são encontrados em quantidades maiores no pescoço (linfonodos cervicais, axilas (linfonodos axilares) e virilhas (linfonodos inguinais).
A linfa é um líquido alcalino que se assemelha ao sangue, mas não possui hemácias. É produzida pelo intestino delgado e pelo fígado, circula pelos vasos linfáticos e responsável por eliminar impurezas do organismo.
Suas funções principais são realizar a comunicação entre o sangue e tecidos, nutrir as células, eliminar as impurezas produzidas durante o metabolismo e drenar as substâncias e água dos espaços entre as células.
4
Os vasos linfáticos são canais distribuídos pelo corpo e responsáveis por transportar a linfa na corrente sanguínea em sentido único. Agem no sistema de defesa do organismo, transportando linfócitos que são mecanismos de defesa do corpo humano. O baço é um órgão de formato oval e se encontra abaixo do diafragma e atrás do estômago. Maior dos órgãos linfáticos, o baço tem a função de produzir células de defesa (linfócitos) e hemácias, de armazenar o sangue e liberar hormônios. Possui grande quantidade de macrófagos que eliminam microrganismos, restos de tecido, partículas estranhas e células desgastadas. Dessa maneira, o baço “limpa” o sangue, funcionando como seu filtro. O timo é um órgão que é mais desenvolvido durante o período pré-natal, e que, desde o nascimento até a puberdade, sofre o processo de involução, diminuindo seu tamanho ao longo da vida. O timo é considerado um órgão linfático pois é composto por um alto número de linfócitos, e por sua função ser exclusivamente a produção desses linfócitos. Popularmente conhecidas como amígdalas, as tonsilas palatinas estão localizadas na garganta e são responsáveis pela seleção de microrganismos que 5
invadem o organismo. Possuem também a função de defesa do organismo, pois também produzem linfócitos.
Os efeitos da massagem podem ser divididos em mecânicos e fisiológicos, circulatórios e neuromusculares:
- Efeitos Mecânicos:
- Efeitos Fisiológicos:
- Drenagem do sangue venoso e da linfa; - Dérmicos (tecido conjuntivo e adiposo, - Hiperemia local;
musculatura)
- Mobilização dos tecidos tratados;
-
- Estímulo de funções viscerais;
extensibilidade tecidual;
- Aumento da mobilidade articular.
- Auxílio na penetração de fármacos;
Aumento
da
maleabilidade
e
- Promove o aumento da temperatura e consequentemente hiperemia; - Aumento da vascularização periférica - Melhora a cicatrização; - Renovação epitelial. - Efeitos Circulatórios:
- Efeitos Neuromusculares:
- Aumento da nutrição e oxigenação - Inibidores; tecidual;
- Bem-estar imediato;
- Remoção de produtos catabólicos;
- Relaxamento muscular local e geral;
- Remoção de conteúdo de hematomas;
- Alívio da dor.
- Promove o aumento da temperatura e - Efeitos Excitadores:
consequentemente hiperemia;
- Estímulo de funções autonômicas
- Previne a trombose;
(aumento da frequência cardíaca e tônus
- Estímulo da circulação colateral; -
Promove
sanguínea;
regeneração
celular
reflexo,
estímulo
das
glândulas
sudoríparas e do movimento peristáltico).
- Vasodilatação.
6
NOÇÕES BÁSICAS DE ANATOMIA E FISOLOGIA APLICADA À MASSAGEM CRÂNIO FACIAL ANATOMIA DA FACE: REDE LINFÁTICA DA CABEÇA E DO PESCOÇO Os linfáticos da cabeça e do pescoço podem ser superficiais ou profundos: a) Linfáticos superficiais: - Linfonodos occipitais: drenam a parte posterior do couro cabeludo. - Linfonodos retroauriculares: drenam a porção lateral da cabeça. - Linfonodos parotídeos superficiais: drenam a porção superior da face e a região temporal. - Linfonodos submandibulares: drenam a região submandibular e porção lateral da língua. - Linfonodos submentais: drenam a gengiva, o lábio inferior e parte mediana da língua. b) Linfáticos profundos: o grupo principal dos linfonodos cervicais profundos forma uma cadeia de dez a doze linfonodos ao longo da v. jugular interna e costuma ser dividido em grupo superior e inferior. Nestes grupos dois linfonodos recebem nomes específicos: linfonodo júgulo-digástrico e linfonodo júgulo-omohioideo.
Então a face é a parte frontal da cabeça, delimitada pelos espaços entre a testa e o queixo e de uma orelha à outra. Possui 14 ossos, sendo seis pares e dois ímpares. Os músculos da face podem ser subdivididos em: subcutâneos da cabeça e mastigadores. As artérias carótidas interna e externa e a artéria carótida comum são responsáveis pela irrigação do pescoço e da cabeça. A drenagem venosa da face se dá pelas veias: facial comum, facial, plexo pterigoideo, retromandibular, temporal superficial, auriculares posteriores, occipital e plexo venoso suboccipital. O nervo trigêmeo é o nervo sensitivo para a face e é o nervo motor para os músculos da mastigação. Os nervos motores da face são o nervo facial, para os músculos da expressão facial, e a raiz motora do nervo mandibular para os músculos da mastigação. Os linfáticos da cabeça e do pescoço podem ser superficiais ou profundos.
7
A fisiologia da massagem facial é ideal para melhorar o aspecto da pele, mantendo a tonicidade e a nutrição celular, e prevenindo o envelhecimento da pele. Isto ocorre, pois, a drenagem promove o descongestionamento dos seios da face, onde ocorre o acúmulo de secreção.
8
NOÇÕES BÁSICAS DE ANATOMIA E FISOLOGIA APLICADA À MASSAGEM MODELADORA NOÇÕES BÁSICAS DE ANATOMIA DA PELE A pele é o maior órgão do corpo humano, representando cerca de 15% do peso corpóreo, com variações estruturais ao longo de sua extensão. É composta por três camadas interdependentes: a epiderme, mais externa; a derme, intermediária; e a hipoderme, camada mais interna. Epiderme – É a camada mais externa da pele, cuja função é proteger nosso corpo do meio ambiente em que vivemos. Com espessuras variáveis, as camadas mais grossas são as que proporcionam maior atrito, como as palmas das mãos e as plantas dos pés. Derme – A derme é a camada situada logo abaixo da e corresponde a 90% da espessura da pele. É a camada que armazena a maior parte do suprimento corporal de água e as suas principais funções são a regulação da temperatura do corpo e o fornecimento de sangue saturado de nutrientes.
9
Os principais componentes da derme incluem o colágeno (70 a 80%) para resistência, a elastina (1 a 3%) para elasticidade e os proteoglicanos, que constituem a substância amorfa em torno das fibras colágenas e elásticas. Hipoderme (subcutâneo) – É a camada mais profunda da pele formada por colágeno, por onde correm vasos sanguíneos, linfáticos e nervos. Entre suas funções principais, encontra-se a de isolar o calor do corpo, conservando para manutenção do equilíbrio corporal, além de servir para absorver impactos externos, visando à proteção dos órgãos internos. É nesta camada que está estocada toda a gordura que funciona como uma reserva de energia para o corpo. Portanto, a pele é mais complexa do que se pensa, responsável por regular a perda de água do organismo, funciona como um isolante térmico, conservando a temperatura corporal, além de ser um reservatório de tecido gorduroso e de Vitamina D.
GORDURA LOCALIZADA E CELULITE A massagem modeladora é indicada para o tratamento de celulite, gordura localizada e para quem deseja perder medidas e modelar o corpo. Auxilia no combate à celulite, resultado de um distúrbio no metabolismo de líquidos e lipídeos do corpo e no combate à gordura localizada, seja por fatores genéticos ou hábitos alimentares, que faz com que o tecido gorduroso seja acumulado em determinados locais de nosso corpo. A celulite pode ser dividida em quatro graus: Grau 1: Sem ondulações ou irregularidades. Ao comprimir a pele, surgem pequenas ondulações e “furinhos”. Grau 2: Ondulações e “furinhos” já são percebidos sem comprimir a pele. Grau 3: Nódulos claramente perceptíveis. Grau 4: Vários nódulos, celulite “dura”. Há inchaço, comprometimento da circulação de retorno e pele com aspecto acolchoado. Para tratar a celulite, é preciso saber em que grau e quantidade ela se encontra como também considerar fatores de idade peso. Uma dieta balanceada, a prática regular de exercícios físicos e a ingestão diária de líquidos ajudam a prevenir o problema.
10
Dentre os métodos utilizados além da massagem para o tratamento da celulite estão os aparelhos de ultrassom, radiofrequência, raio infravermelho, laser, endermologia e equipamentos de sucção mecânica ajudam na drenagem linfática, no aumento da circulação sanguínea, na destruição de gordura e na estimulação da produção de colágeno (responsável pela sustentação da pele).
EFEITOS DA MASSAGEM MODELADORA A massagem modeladora é um conjunto de movimentos rápidos e rítmicos exercidos sobre o corpo, e manobras de deslizamento, amassamento e pinçamento, com fins terapêuticos e estéticos. Tem como objetivo a estimulação dos músculos, facilitando a penetração de princípios ativos, reduzindo gorduras localizadas e celulite e, consequentemente, dando mais equilíbrio à estética do corpo, promovendo o embelezamento do corpo. Ajuda também a flacidez da pele, pois com o aumento da circulação sanguínea, as células funcionam melhor, produzindo mais colágeno e elastina, o que dá mais firmeza à pele. A modeladora promove duas ações diferentes: vascular e muscular. Na primeira, após a massagem, observa-se uma elevação da temperatura local da pele. Assim, as trocas líquidas em nível tecidual e sua respectiva nutrição são aumentadas e os produtos tóxicos são eliminados. A ação muscular é obtida por meio da movimentação rápida, firme e deformação da fibra muscular, que uma vez estimulada, responde com contrações reflexas, aumentando assim o tônus muscular, nutrindo e tornando os músculos mais firmes e elásticos.
NOÇÕES BÁSICAS DE ANATOMIA E FISOLOGIA APLICADA À MASSAGEM RELAXANTE A pele exerce um papel fundamental na massagem, responsável pela comunicação do organismo com o meio externo. Através dela experimentamos diversas sensações e o toque através da massagem desencadeia várias reações químicas, no qual estimula nosso sistema nervoso central, influenciando diversos sistemas do nosso organismo e trabalham de forma harmônica.
11
Na massagem relaxante, temos a manipulação da pele, através das manobras de deslizamento, amassamento e fricção estimulando receptores nervosos, chamados de mecanorreceptores. Eles convertem os estímulos de toque e de pressão na pele em reações dentro das células, gerando impulsos nervosos, no qual são conduzidos para a medula espinhal na região corpo posterior e após conduzidos para o hipotálamo e córtex cerebral. As fibras que conduzem as informações de tato e pressão gerados pela massagem são de maior intensidade, chegando mais rápido na medula espinhal, inibindo os outros estímulos, como por exemplo o estímulo doloroso. A massagem relaxante tem sido um excelente recurso para prevenção de dores, cansaço físico e mental e tratamento do estresse, através do conjunto de manobras com pressão moderada com objetivo de estimular no organismo respostas fisiológicas através do toque, que vão influenciar tanto no físico como no emocional.
NOÇÕES BÁSICAS DE INTRODUÇÃO A ANATOMIA DOS MÚSCULOS O sistema muscular do corpo humano é composto por aproximadamente 600 músculos, que trabalham em conjunto com ossos, articulações e tendões para permitir que façamos diversos movimentos. São agrupados da seguinte divisão: músculos da cabeça e do pescoço, músculos do tórax e abdômen, músculos dos membros superiores e músculos dos membros inferiores. O Sistema Muscular apresenta funções que são fundamentais para o corpo humano, como estabilidade corporal, produção de movimentos, aquecimento do corpo, sustentação do corpo e auxilia também nos fluxos sanguíneos.
TERAPIA DO AQUECIMENTO MUSCULAR EM RELAÇÃO AO ALÍVIO DA DOR Ajuda a aliviar a tensão e a dor muscular. Isto porque o calor aumenta o fluxo sanguíneo na área afetada. Pode, assim, reduzir espasmos musculares e aumentar a flexibilidade e a amplitude de movimento.
12
BENEFÍCIOS DA MASSAGEM RELAXANTE A massagem relaxante traz diversos benefícios para a saúde física e mental. Além do relaxamento pleno do corpo, a massagem gera endorfina, que produz a sensação do bemestar. Estimula também a melhora de dores musculares, edemas, tensão, ansiedade, estresse e insônia e auxilia no tratamento de problemas como a depressão. Os movimentos suaves e firmes impulsionam a produção de hormônios relaxantes como a ocitocina, que reduz a sensação de estresse e medo, e da serotonina, que melhora o humor, a sensibilidade em relação às dores e regula a temperatura corporal. Junto, temos a reflexologia, uma massagem que consiste em aplicar pressão nas áreas dos pés, em pontos específicos que correspondem a regiões do resto do corpo, corrigindo disfunções e promovendo o equilíbrio e relaxamento do corpo. A massagem facial é feita no rosto e auxilia a dissolver pontos de tensão e a melhorar a circulação sanguínea local, o que é bom para aliviar sintomas de dor e estimula as células da pele, proporcionando um aspecto mais saudável.
INDICAÇÕES E CONTRAINDICAÇÕES
A massagem 360°, em geral, pode ser feita por todas as pessoas, principalmente para as que sofrem com níveis de estresse no dia a dia, acúmulo de tensão, ansiedade e retenção de líquidos no organismo. Pessoas com febre e processo inflamatórios não podem receber a massagem durante esse período, pois pode disseminar processos infecciosos e inflamatórios. Varizes também são contra indicadas pelos movimentos vigorosos que podem romper os vasinhos (que causará hematomas) As Gestantes tem contraindicação parcial, pois tem uma técnica específica do Método Massagem 360° para gestantes.
Existem também as contraindicações absolutas e relativas. ENTRE AS PRINCIPAIS CONTRAINDICAÇÕES ABSOLUTAS: - Tumores malignos não controlados: pelo risco de disseminação de metástases da patologia por via linfática. 13
- Tuberculose: Por meio da estimulação ganglionar, o bacilo pode voltar à atividade. - Processos infecciosos e inflamatórios: a aceleração do fluxo linfático pode disseminar a infecção. - Insuficiência renal: ao aumentar o aporte de líquido a ser filtrada pelo rim, a drenagem linfática pode causar um colapso do sistema renal.
ENTRE AS PRINCIPAIS CONTRAINDICAÇÕES RELATIVAS: - Hipertireoidismo: a estimulação direta sobre a glândula pode alterar a secreção hormonal. Por isso, a drenagem linfática deve ser realizada sem manipulação sobre a área da tireoide. - Insuficiência cardíaca: o aumento do fluxo cardíaco ocasionado pela drenagem linfática pode ocasionar aumento do trabalho cardíaco e colapso do sistema. Com isso, a drenagem linfática só deve ser realizada em pacientes com autorização do médico cardiologista. - Asma brônquica e bronquite: deve-se evitar estimular a região do esterno para não desenvolver crises. - Afecções da pele: não massagear diretamente as áreas acometidas. - Pessoas com trombose (doença em que há a formação de coágulos sanguíneos nas veias), pois há o risco dos coágulos formados se desprenderem com os movimentos da massagem e circularem pela corrente sanguínea, o que pode causar problemas mais graves como um AVC (quando o sangue não consegue chegar nas regiões cerebrais).
MANOBRAS UTILIZADAS E SUAS TÉCNICAS DO MÉTODO MASSAGEM 360° As principais manobras utilizadas no Método Massagem 360º sempre com pressões de leve a moderada rítmicas e precisas são deslizamento, amassamentos, tapotamentos e fricções.
14
EFEITOS DO MÉTODO MASSAGEM 360° O método Massagem 360° foi desenvolvido para se obter resultado imediato, com redução de retenção hídrica e modelagem corporal, revelando-se uma massagem completa e perfeita.
FATORES ESSENCIAIS NA TÉCNICA DA MASSAGEM 360° É fundamental que no ato da massagem exista uma entrega consciente do profissional ao cliente. Ter consciência de sua importância para aquela terapia, direciona toda intensão e objetivo daquele momento. Todos os sentidos precisam estar em sintonia. Audição, tato e olfato são hiper estimulados e precisam de atenção especial para proporcionar um momento único para o cliente.
"A massagem é entrar em sincronia com a energia do corpo de alguém e sentir onde ela está faltando, sentir onde o corpo está fragmentado e torná-lo completo. É ajudar a energia do corpo de modo que ela não seja mais fragmentada, não mais contraditória. Quando as energias do corpo estão alinhadas e se tornam uma orquestra, então você está completo.” (Osho. O Livro da Cura)
PRODUTOS UTILIZADOS NA MASSAGEM 360° Cremes hidratantes e óleos corporais são essenciais para o bom andamento e bem estar da massagem. A boa notícia é que os dois produtos podem ser usados juntos. No Método Massagem 360° o ideal é fazer essa mistura para que o deslizamento e o aquecimento da pele estejam em sintonia durante toda sessão. Em todos os atendimentos é imprescindível o uso de álcool 70° para higienizar os pés de seu cliente, além dos cremes e óleos como material de trabalho.
15
“Que todos os seres sejam livres e felizes e que nossos pensamentos, palavras e atitudes contribuam sempre para isso.”
Desejo que você tenha muito sucesso e prosperidade com o meu Método Massagem 360°
COM VOCÊS E PARA VOCÊS
16
17
18
19
COM VOCÊ E PARA VOCÊ: MASSAGEM 360° SINTA O PODER DE DRENAR, MODELAR E RELAXAR EM UMA ÚNICA SESSÃO
1 - Espalhe o creme por toda a perna 2 - Bombeie o gânglio inguinal (pressione 3 vezes)
3 - Faça o deslizamento no sentido ascendente por toda a coxa por 5 vezes.
20
4 - Faça o deslizamento lateral na região distal, medial e proximal da coxa (repetir 5 vezes).
5 - Deslize a mão pelo interior da coxa levando a linfa para o gânglio inguinal (repetir 5 vezes)
21
6 - Bombeie o gânglio inguinal por 3 vezes
7 - Deslize em cima do joelho lateralmente em direção ao gânglio poplíteo (repetir 5 vezes)
8 - Faça o bombeamento no gânglio poplíteo (repetir 3 vezes)
22
9 - Faça o deslizamento com pressão por toda a canela (repetir 10 vezes)
10 - Faça círculos em volta do maléolo (repetir 5 vezes)
11- Levante a perna pelo calcanhar e faça círculos por toda a panturrilha (repetir 3x)
23
12 - Passe o dedo indicador na região medial do pé (repetir 3x)
13 - Passe o dedo indicador na região lateral do pé (repetir 3 vezes)
14 - Faça movimentos circulares no calcanhar simultaneamente com as 2 mãos em formato côncavo (repetir 3 vezes)
24
15 - Faça uma pinça no calcanhar e suba por todo o pé
16 - Deslize em todo o pé com pressão nos polegares (repetir 10 vezes)
17 - Faça deslizamento circulares em todo o pé (repetir 10 vezes)
25
18 - Deslize pela lateral do pé (repetir 10 vezes)
19 - Faça amassamentos na região dorsal do pé (repetir 10 vezes)
20 - Faça amassamentos na região plantar (repetir 10 vezes) 26
21 - Deslize na região dorsal (repetir 10 vezes)
22 - Faça pinçamentos em cada dedo do pé, começando pelo dedo menor (repetir 10 vezes)
23 - Faça deslizamento com o dedo indicador entre os dedos (8 vezes) 27
24 - Deslize na sola do pé (repetir 10 vezes)
25 - Com uma das mãos deslize sobre o calcanhar e com a outra mão use o polegar para fazer pressão no arco do pé com movimentos circulares e de deslizamento (repetir 30 vezes)
26 - Faça movimentos circulares e de deslizamento no meio do pé (repetir 10 vezes) 28
27 - Deslize em todo o pé (repetir 10 vezes)
28 - Finalize com movimentos circulares no maoléolo (repetir 5 vezes)
29 - Deslize por toda a canela com a mão alternada no sentido ascendente (repetir 10 vezes)
29
30 - Com as 2 mãos faça deslizamento simultâneo com pressão por toda a canela no sentido ascendente (repetir 10 vezes)
31 - Faça movimentos circulares abaixo da patela na região medial (repetir 10 vezes)
32- Deslize em cima do joelho lateralmente em direção ao gânglio poplíteo (repetir 5 vezes) 30
33 - Faça o bombeamento no gânglio poplíteo (repetir 3 vezes)
34 - Deslize no sentido ascendende por toda coxa (repetir 5 vezes)
31
35 - Deslize pela lateral na região distal, medial e proximal (repetir 5 vezes)
36 - Deslize a mão pelo interior da coxa levando a linfa para o gânglio inguinal (por 5x)
32
37 - Bombeie o gânglio inguinal por 3 vezes
38 - Deslize em cima do joelho lateralmente em direção ao gânglio poplíteo (repetir 5 vezes)
39 - Faça o bombeamento no gânglio poplíteo (repetir 3 vezes)
33
40 - Faça amassamentos por toda a canela (repetir 20 vezes)
41 - Deslize com as mãos fechadas alternadamente na região lateral da canela em sentido ascendente (repetir 20 vezes)
42 - Deslize com as mãos abertas sem pressão em sentido ascendente e suba deslizando até a coxa 34
43 - Com o punho fechado nas laterais da coxa, na região distal, subir até a região proximal com pressão e descer pelo meio da coxa com a mão aberta deslizando por 10 vezes
44 - Faça movimentos de deslizamento com os punhos fechados alternando a mão na lateral, meio e interno da coxa (repetir 10 vezes)
35
45 - Friccione com o punho fechado por toda lateral da coxa (repetir 10 vezes)
46 - Friccione com os punhos fechados por toda a coxa em movimentos ascendentes e descendentes (repetir 10 vezes)
47 - Friccione com os punhos fechados no interior da coxa (repetir 10 vezes)
36
48 - Faça amassamentos na lateral, meio e interno da coxa (repetir 10 vezes)
49 - Deslize com o punho fechado por toda a coxa (repetir 10 vezes)
37
50 - Deslize com as mãos alternadas por toda a perna em sentido ascendente (repetir 10 vezes)
51 - Deslize em cima do joelho lateralmente em direção ao gânglio poplíteo (repetir 5 vezes)
52 - Faça o bombeamento no gânglio poplíteo (repetir 3 vezes)
38
53 - Deslize por toda a canela com a mão alternada no sentido ascendente (repetir 5 vezes)
54 - Deslize com as 2 mãos simultaneamente com pressão por toda a canela no sentido ascendente (repetir 5 vezes)
55 - Faça uma pinça no calcanhar e suba por todo o pé 39
56 - Espalhe o creme por todo o abdômen e bombeie o gânglio ilíaco por 3 vezes
57 - Inicie o movimento peristáltico e repita 5 vezes
40
58 - Deslize cavando a cintura, suba até a costela e desça contornando o umbigo em direção ao gânglio ilíaco (repetir 5 vezes)
59 - Drene todo o abdômen com movimentos ondulatórios em sentido descendente (repetir 5 vezes)
41
60 - Drene na região dos flancos em sentido do gânglio ilíaco (repetir 10 vezes). Após bombeie o gânglio ilíaco por 5 vezes
61 - Drene na região da costela e carrear a linfa em direção ao gânglio axilar (repetir 10 vezes)
62 - Cave com o polegar a região da costela (repetir 10 vezes)
42
63 - Deslize entre as costelas em direção as laterais (repetir 5 vezes)
64 - Finalize com movimentos de deslizamento, modelando o abdômen (repetir 5 vezes) REPETIR TODO O MOVIMENTO DO OUTRO LADO DO ABDÔMEN (número 56 ao 64) 43
Decúbito lateral
65 - Faça o deslizamento em sentido ascendente na região lombar até a cervical (5x)
66 - Cave a cintura alternando as mãos (repetir 20 vezes)
67 - Cave a cintura alternando o ante braço (repetir 20 vezes)
44
68 - Carrear a linfa no sentido do gânglio axilar (repetir 10 vezes)
69 - Faça manobras de amassamento na região dos flancos e costela (repetir 10 vezes)
70 - Deslize na cervical (repetir 10 vezes)
45
71 - Contorne a maca e faça movimentos circulares por toda as costas
72 - Faça movimentos circulares com pressão no dedo médio por toda região abdutora (repetir 10 vezes)
46
73 - Deslize com as mãos alternadas por toda lateral da coxa em sentido ascendente (repetir 10 vezes)
74 - Deslize com as mãos simultaneamente em sentido ascendente em direção ao quadril (repetir 10 vezes) Após deslize as mãos em direção aos pés REPETIR TODO O MOVIMENTO DO NÚMERO 65 AO 74 DO OUTRO LADO DO CORPO
47
75 - Pegue o punho da cliente, coloque no ombro e faça o movimento de gancho no braço (repetir 10 vezes). Após bombeie o gânglio axilar por 3 vezes
48
76 - Posicione o braço num ângulo de 45º e faça deslizamentos com as mãos alternadas com pressão no sentido do gânglio axilar (repetir 10 vezes)
77 - Faça manobras de amassamento no braço (repetir 30 vezes)
78 - Faça movimento de gancho com pressão no braço (repetir 10 vezes)
49
79 - Bombeie o gânglio axilar (repetir 3 vezes)
80 - Abaixe o braço da cliente e faça movimentos circulares em volta do ombro (repetir 3 vezes)
81 - Bombeie o gânglio axilar (repetir 3 vezes)
50
82 - Deslize as mãos na região da escapula em direção ao deltóide (repetir 5 vezes)
83 - Faça amassamentos no trapézio (repetir 10 vezes)
84 - Posicione as mãos na posição do esterno e deslize a mão em cima do peitoral até o deltóide pressionando para baixo por 3 vezes
51
85 - Segure o punho do cliente com uma mão e com o polegar faça movimentos de deslizamento no sentido ascendente por 10 vezes. Bombeie 3 vezes na região do gânglio axilar
86 - Segure o punho e faça movimentos de deslizamento no antebraço em sentido ascendente por 3 vezes
87 - Faça amassamentos na mão (repetir 3 vezes) 52
88 - Com a palma da mão para cima, faça deslizamentos em sentido ascendente no antebraço (repetir 3 vezes)
89 - Pince todos os dedos começando pelo dedo menor
90 - Faça movimentos circulares na palma da mão por 10 vezes 53
91 - Faça amassamentos com a palma da mão para baixo (repetir 3 vezes)
92 - Faça movimentos circulares na região do peitoral 3 vezes e deslize até o esterno subindo novamente em direção ao peitoral (3x)
54
93 - Contorne o ombro no sentido ascendente, vai até a cervical segurando a cabeça, vire a cabeça do cliente e faça deslizamentos na região do esterno até o esternocleidomastóideo (repetir 3 vezes)
55
94 - Faça movimentos circulares na região posterior da cabeça próximo a nuca (repetir 3 vezes)
95 - Faça movimentos de deslizamento na região posterior da cabeça próximo a nuca (repetir 3 vezes). Vire a cabeça para o outro lado e repita todo o movimento. REPETIR DO 93 ATÉ 95 DO OUTRO LADO DO CORPO
56
96 - Posicione a cabeça na maca e bombeie 3 vezes na fossa supraclavicular
97 - Faça deslizamento na mandíbula (repetir 3 vezes)
98 - Faça movimentos circulares na mandíbula (repetir 3 vezes)
57
99 - Suba pelas narinas até os olhos dedilhando na região superior orbicular (10x)
100 - Circule toda a região orbicular (5x)
101 - Suba para a sobrancelha deslizando para cima (repetir 3 vezes)
58
102 - Deslize pela região do zigomático até a região auricular (repetir 3 vezes) Repetir o movimento do outro lado oposto da face
103 - Faça movimentos de lifting no terço inferior e terço médio (repetir 5 vezes)
104 - Faça movimento com pressão por toda a face com as duas mãos
59
105 - Bombeie a região pré-auricular (repetir 3 vezes)
106 - Desça para a fossa supraclavicular e bombeie (repetir 3 vezes)
107 - Massageie as orelhas na região dos lóbulos (5x) 60
108 - Faça movimentos circulares por toda a cabeça (repetir 3 vezes)
109 - Faça pressão com os polegares descendo em 3 pontos diferentes no cabeça no sentido descendente (repetir 3 vezes)
110 - Faça movimentos de deslizamento na cabeça (repetir 3 vezes). Finalize com 3 puxadas leve de cabelo 61
111 - Deslize por toda a perna (repetir 10 vezes)
112 - Deslize por toda a panturrilha (repetir 10 vezes)
113 - Deslize pelo posterior da coxa (repetir 10 vezes) 62
114 - Deslize no glúteo (repetir 10 vezes)
115 - Faça deslizamento lateral pela região distal, proximal e medial (repetir 10 vezes)
116 - Faça deslizamento no interior da coxa (repetir 5 vezes) 63
117 - Levante a perna da cliente e faça deslizamentos por toda a panturrilha (repetir 5 vezes)
118 - Em seguida faça amassamentos por toda a região do pé (repetir 10 vezes)
64
119 - Desça a perna da cliente, entrelace os dedos e faça movimentos com pressão por todo o calcanhar (repetir 3 vezes)
120 - Circule o maléolo (repetir 5 vezes)
121 - Faça movimentos de deslizamento alternando as mãos no sentido ascendente por toda panturrilha (repetir 10 vezes) 65
122 - Faça amassamentos por toda a panturrilha (repetir 30 vezes)
123 - Deslize na região da coxa com as mãos alternadas por 10 vezes. Após faça amassamentos por 30 vezes
124 - Com as mãos fechadas, faça deslizamento com pressão por toda lateral da coxa. Após desça sem pressão com as mãos espalmadas (repetir 10 vezes) 66
125 - Com as mãos fechadas, faça deslizamento com pressão pelo meio da coxa (repetir 10 vezes). Após desça sem pressão com as mãos espalmadas
126 - Com as mãos fechadas, faça deslizamento com pressão pelo interior da coxa. (repetir 10 vezes). Após desça sem pressão com as mãos espalmadas
127 - Com os punhos fechados, faça deslizamento alternando as mãos pela lateral da coxa (repetir 10 vezes) 67
128 - Com os punhos fechados faça deslizamento no meio da coxa alternando as mãos (repetir 10 vezes)
129 - Com os punhos fechados faça deslizamento no interior da coxa alternando as mãos (repetir 10 vezes)
130 - Com os punhos fechados faça deslizamento na área do glúteo alternando as mãos (repetir 10 vezes) 68
131 - Com os punhos fechados, modele todo o posterior da coxa lateralmente em direção ao glúteo (5x)
132 - Deslize por toda a perna começando pela panturrilha em direção ao glúteo por 3 vezes, cruzando as mãos por toda a perna no sentido ascendente e descendente (repetir 10 vezes)
133 - Ao final, suba a envolvendo toda a perna deslizando em direção aos pés finalizando a perna 69
134 - Espalhe o creme com movimento circular 3 vezes pela região lombar 3 vezes na região torácica e 3 vezes na região cervical (repetir todo o movimento 3 vezes)
135 - Pegue o braço e faça movimentos ascendentes de deslizamento em direção ao gânglio axilar (repetir 10 vezes)
136 - Faça movimentos de amassamento por 10 vezes 70
137 - No antebraço faça deslizamentos no sentido ascendente por 5 vezes, finalizando o movimento com pressão na mão
138 - Deslize as mãos pela lombar em direção a cervical pegando o braço e posicionando corretamente na maca
71
139 - Do lado direito da cliente com a mão esquerda, deslize pelas costas contornando a cervical, deslocando-se para o lado esquerdo FAÇA OS MESMOS MOVIMENTOS DO OUTRO LADO (134 até 138)
72
140 - Deslize 3 vezes trocando as mãos na vertical e diagonal
141 - Circule a lombar por 3 vezes
73
142 - Pinçar a lombar por 3 vezes
143 - Suba da lombar até a cervical, contornando os ombros, subindo até a nuca uma vez
74
144 - Deslize pelas costas em sentido descendente da cervical até a lombar, subindo pela lateral levando a linfa para gânglio axilar (repetir 3x)
145 - Faça movimentos de deslizamento do ombro em direção a cervical, fazendo pressão com as pontas do dedo na região posterior da região cervical (repetir 3x)
75
146 - Faça movimentos de deslizamento com antebraço em direção ao quadril e a cervical (repetir 10 vezes)
147 - Faça movimentos de deslizamento na região lombar alternando os braços (repetir 20 vezes)
76
148 - Posicione os cotovelos na região torácica e deslize simultaneamente em direção a cervical e ao quadril fazendo leve pressão (repetir 10 vezes)
149 - Faça movimentos alternando o antebraço em sentido ascendente e descendente por toda as costas (repetir 10 vezes)
REPETIR DO OUTRO LADO DO 143 ATÉ 149
77
150 - Faça movimentos circulares com pressão nos pontos de gatilho da região escapular (repetir 50 vezes)
151 - Faça movimentos de amassamento em toda a cervical subindo pra região posterior da cabeça (repetir 10 vezes)
78
152 - Deslize com o polegar da região cervical cruzando as mãos (repetir 10 vezes)
153 - Deslize em sentindo descendente pela região cervical torácica e lombar (Repetir 10 vezes em cada lado)
154 - Deslize alternando as mãos da região torácica até a cervical em sentido ascendente e descendente (repetir 5 vezes) APÓS REPETIR DO OUTRO LADO 79
155 - Deslize com as mãos espalmadas por toda as costas em movimento descendente e ascendente (repetir 10 vezes)
156 - Faça movimentos de amassamento em toda a cervical subindo pra região posterior da cabeça (repetir 10 vezes)
80
157 - Faça movimentos de tapotamento com as mãos abertas paralelas por toda as costas (repetir 15 vezes)
81
158 - Faça movimentos de tapotamento com as mãos em formato côncavo por toda as costas (repetir 15 vezes)
159 - Faça movimentos de deslizamentos pela lateral da região lombar (repetir 5 vezes) 82
160 - Faça movimentos de deslizamentos pela lateral da região torácica (repetir 5 vezes)
161 - Faça movimentos de deslizamentos pela lateral da região cervical (repetir 5 vezes)
162 - Finalize o movimento com pressão pelos braços 83
ANOTAÇÕES:
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
84
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
85
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
86
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________ 87
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
88
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
89
MÍDIA SOCIAL @michele.negrinii @cursosmichelenegrini
#massagem360 #profissionalpremier #cursosbymichelenegrini
90
Referências bibliográficas: - Drenagem Linfática Manual: Teoria e Prática Ary Elwing, Orlando Castilho
- Princípios de Drenagem Linfática Michael Földi
- A Bíblia da Massagem: O Guia Definitivo da Massagem Susan Mumford
- Segredos Da Massagem Modeladora Raquel Capelato
- Técnicas Estéticas Faciais Karina Kiyoko Kamizato e Silvia Gonçalves Brito
- Massagem da Cabeça: Passo a passo Eilean Bentley
- Anatomia da Face Miguel Carlos Madeira
- Técnicas de Massagens Ocidental e Oriental Erika Perez e Raquel Levin
91
View more...
Comments