Apostila Gran Mestre Cervejeiro 2008

August 4, 2018 | Author: Fernando Noronha | Category: Beer, Fermented Drinks, Food & Wine, Food And Drink Preparation, Alcoholic Drinks
Share Embed Donate


Short Description

Download Apostila Gran Mestre Cervejeiro 2008...

Description

A HISTÓRIA DA CERVEJA – LINHA DO TEMPO

1/18

CONSUMO E PRODUÇÃO DE CERVEJA Principais consumidores de Cervejas (Litros per capita/ano): 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

País

Consumo

República Tcheca Alemanha Bélgica Grã-Bretanha Austrália E.U.A Holanda Espanha Hungria Colômbia Japão Brasil China

156,1 130,6 99,2 97,1 93,3 84,7 77,5 77,1 75,8 65,6 54,0 50,0 14,0

Principais produtores de Cervejas (Bilhões de litros/ano): 1 2 3

País

Consumo

E.U.A. China Alemanha

23,5 16,3 11,4

2/18

 TIPOS DE CERVEJAS

3/18

DICAS PARA APRECIAR UMA BOA CERVEJA •

Garrafas ou latas devem ser guardadas na vertical em lugar fresco e nunca devem ser agitadas.



Mantenha a cerveja ao abrigo do sol e, se possível, longe de odores fortes. O sol pode produzir um aroma desagradável na cerveja conhecido por light struck (golpe de luz, em português).



Para refrescá-la, a cerveja deve ser colocada no refrigerador, e não no congelador, uma vez que o choque térmico prejudica o seu sabor. Deve-se evitar pôr e tirar a cerveja do frigorífico, pois acelera o seu envelhecimento.



 A temperatura ideal para beber uma cerveja é entre os 3 e os 6 graus Celsius. Cervejas estupidamente geladas, bem ao gosto dos brasileiros, só servem para amortecer as papilas gustativas, o que impede de se apreciar devidamente todas as nuances da bebida.



Canecas e copos pequenos de vidro são os mais indicados para servir  a cerveja, pois mantêm a temperatura e a espuma da bebida.



O copo deve estar perfeitamente limpo. Manchas de gordura ajudam na dissipação da espuma e do gás carbônico, deixando a cerveja choca. Caso decida gelar previamente o copo no congelador, deve-se retirar os cristais de gelo que se formam no interior do mesmo.



Dois dedos de espuma são ideais para reter o aroma e evitar a liberação de gás carbônico. A espuma cremosa revela a persistência e o bom estado da cerveja, proporciona proteção contra oxidação e contra a perda de temperatura.



 A diferença entre o chopp e a cerveja é a pasteurização, que consiste num processo de aquecimento e resfriamento rápido para conferir  maior estabilidade microbiológica ao produto. Enquanto a cerveja é pasteurizada, para que seu prazo de validade seja mais longo, o chopp não é pasteurizado. Por esse motivo, o chopp tem um prazo de validade menor. Ou seja, tem de ser consumido mais rapidamente.

4/18

CLASSIFICAÇÃO DAS CERVEJAS  As cervejas são classificadas de 5 maneiras: 1 - Pela fermentação:  Alta fermentação Baixa fermentação 2 - Extrato primitivo: Leve: > 5% e 10,5% e < 12% Extra: >12,0% e 14% 3 - Cor: Clara: menos de 20 unidades EBC (European Brewery Convention) Escura: 20 ou mais unidades EBC 4 - Teor alcoólico Sem álcool: menos de 0,5% em volume de álcool  Alcoólica: igual ou maior que 0,5% em volume de álcool 5 - Teor de extrato (final): Baixo: até 2% Médio: 2% a 7% Extra: >12,0% e
View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF