March 20, 2017 | Author: weydsonsantos | Category: N/A
Apostila FL Studio 10 Produzida por: Iago Borges Lopes (Hard Quid)
Duvidas e esclarecimentos:
[email protected]
Índice 1.
Apostila FL Studio 10 (Básico) Pág. 3 a 7
2.
Apostila FL Studio 10 (Básico 1) Pág. 8 a 14
3.
Apostila FL Studio 10 (Básico 2) Pág. 15 a 18
4.
Apostila FL Studio 10 Pág. 19 a 24
5.
Apostila FL Studio 10 (1) Pág. 25 a 28
6.
Apostila FL Studio 10 (Avançado) Pág. 29 a 33
Apostila FL Studio 10 (Básico) Bom, aqui começaremos a nossa Apostila FL Studio 10, com 8 seções ensinado como usar esse programa pratico e leve para produzir instrumentais. Alguns dos conceitos básicos estarão desta pagina até a pagina 18, esta apostila, está com linguagem descontraída e do seu cotidiano, para não ficar cansativa. O primeiro conceito a ser lembrado: Eu só passarei o necessário para montar o seu instrumental, pois você deve aprender oque não é mostrado aqui, nada mais nada menos que “fuçando”, pois assim você conseguirá criar um estilo próprio, um ritmo próprio, pois se eu passar a minha maneira de produzir vocês irão ficar com o meu estilo de produção. Começando seu instrumental Ao abrir o FL Studio 10 aparecera na sua tela algo mais ou menos igual a esta foto:
Você ira começar o seu instrumental pela bateria agora, usando aqueles 4 instrumentos que estão na caixa cinza, que será mostrada logo abaixo, os quatro instrumentos são: Kick, Clap, Hat e Snare.
Com esses quatro instrumentos você ira fazer o ritmo da bateria. O kick é onde geralmente você coloca o Bass (ou grave), o clap é onde você marca o tempo da batida, para dar mais ritmo, o hat é tipo um “prato” que é para dar ritmo também, só que colocado em mais frequencia que o clap, e o snare geralmente é colocado no mesmo ritmo do kick, ele é tipo um clap usado para dar mais ritmo.
Vamos começar fazendo um instrumental de hiphop (Claro! É meu estilo =D). Você vai diminuir a frequencia de tempo na parte superior do FL Studio que geralmente vem 140 ou 130, diminua clicando em cima do número e arrastando o mouse para baixo e aumente arrastando para cima. Você vai diminuir o tempo para 87.
Agora voltando aos instrumentos, você vai fazer um ritmo com os 4, igual ao da imagem abaixo.
(Para “acender” o instrumento, ou seja, fazê-lo tocar, clique em cima da nota com o mouse.).
Você vai fazer outro ritmo copiando o da imagem abaixo novamente, mas dessa vez vai ser meio diferente, só para você conseguir entender
melhor como as notas tocam e como elas funcionam.
Se ainda estiver na duvida de como as notas tocam e se encaixam no ritmo, faça ritmos mais simples com menos instrumentos e modifique pouca coisa, como na imagem abaixo.
Você pode fazer ritmos diferentes aumentando na parte superior dos instrumentos onde está escrito “--“ aumente para um número par, maior que 4, eu aconselho aumentar para 8 ou 16. Veja a imagem:
No caso, vamos usar 8, faça outro ritmo igual ao da imagem abaixo, e veja a diferença das diversidades que você poderá usar.
Se não entender novamente faça mais simples, somente com o kick e o clap como na imagem abaixo.
Conceitos dos instrumentos que não iremos usar nesta parte da apostila:
Bom assim encerramos a primeira parte da Apostila FL Studio 10
Apostila FL Studio 10 (Básico 1) Esta é a continuação da 1ª parte da Apostila FL Studio 10. Aqui irei ensinar como utilizar outros instrumentos no mesmo ritmo da bateria (Kick, Clap, Hat e Snare). À medida que o tempo for passando você vai ganhando mais noção de como fazer seus próprios instrumentais, por isso nessa apostila procure sempre fazer idêntico oque está sendo pedido, como quando é pedido para você copiar igual o exemplo. Ao mesmo tempo em que você ganhar noção de ritmo ganhara também, noção para identificar instrumentos de bateria ou até mesmo outros instrumentos mais simples como: piano, guitarra, sino, etc. só ouvindo, pois nem sempre o instrumento vem com o nome certo. Ao começar a usar o FL Studio com mais frequencia você começara a se sentir “limitado” em relação a instrumentos e começara a achar que todos os seus instrumentais estão “iguais”, então você terá que fazer download de packs instrumentais ou comprar, quando não achar para download. Começando a usar outros instrumentos
Primeiro irá abrir a pasta que eu abri primeiro quando conheci o FL Studio e tinha outros instrumentos. Abra a pasta: “Channel presents” depois a “3x Osc” Essas pastas se encontram no lado esquerdo do FL Studio.
Para abrir a pasta basta clicar uma vez em cima do nome da pasta desejada Clique com o botão direito no instrumento desejado (No caso iremos usar o “Accordeon 2”) logo depois ira abrir uma caixa com 3 opções
Selecione a opção “Open in new channel” O instrumento ira aparecer junto com os instrumentos de bateria. Faça um ritmo como o da imagem abaixo
Legal para um iniciante não?! Continuando... Você ira clicar em um pianinho que tem na parte superior da caixa de instrumentos com o “Accordeon 2” selecionado.
Então ira abrir um piano com a nota padrão do FL Studio.
Da para notar que todas as batidas estão na mesma nota, para o instrumental ficar mais legal mude a nota igual à imagem abaixo.
Melhorou não?! Para modificar a nota basta clicar com o mouse na nota desejada. Criando ritmo de outro jeito. Volte todas as notas para a nota de origem, e apague as notas clicando com o botão na primeira nota e arrastando até a ultima. (Dica: Apague as notas na caixa de instrumentos e não no piano, assim você não modifica a nota padrão do FL Studio).
Depois de apagar clique com o botão direito em cima do instrumento (no caso o “Accordeon 2”) e selecione a opção piano roll.
Ao clicar na opção piano roll ira abrir um piano igual o da imagem acima, clique na tecla que contem “, e