apostila equalizador
Short Description
apostila equalizador...
Description
ETAM – Escola Técnica de Áudio e Música
EQUALIZADOR GRÁFICO
São aquelas onde as frequências já se encontram pré-definidas sem a necessidade de uma varredura em busca da frequência desejada. Este tipo de equalizador é alvo de desenhos, criando formas como um sorriso, bigode, morrinhos, dentre outras formas. Tal folclore pode comprometer e muito o resultado do áudio. Estes equalizadores são muito bem aceitos em todas as aplicações, seja P.A., monitor e estúdio. Até os dias de hoje e ainda por um bom tempo este tipo de equalizador estará sendo utilizado para alinhamento de sistemas de sonorização profissional.
Equalizador Gráfico TGE 2313 XS Ciclotron
Há basicamente três tipos de equalizadores gráficos. EQUALIZADOR DE UMA OITAVA: As frequências são divididas em 10 bandas.
32 – 32 – 64 – 64 – 125 – 125 – 250 – 250 – 500 – 500 – 1k – 1k – 2k – 2k – 4k – 4k – 8k – 8k – 16k 16k ______________________ _________________________________ ______________________ ______________________ ______________________ _______________ ____ EQUALIZADOR DE DOIS TERÇOS DE OITAVA: As frequências são divididas em 15 bandas
25 – 25 – 40 – 40 – 63 – 63 – 100 – 100 – 160 – 160 – 250 – 250 – 400 – 400 – 630 – 630 – 1k – 1k – 1,6k – 1,6k – 2,5k – 2,5k – 4k – 4k – 6,3k – 6,3k – 10k – 10k – 16k 16k ______________________ _________________________________ ______________________ ______________________ ______________________ _______________ ____ EQUALIZADOR UM TERÇO DE OITAVA: As frequências são divididas em 31 bandas
20-25-31,5-40-50-63-80-100-125-160 200-250-315-400-500-630-800-1k-1,2k-1,6k 2k-2,5k-3,1k-4k-5k-6,3k-8k-10k-12k-16k-20k ______________________ _________________________________ ______________________ ______________________ ______________________ _______________ ____ “EM UMA COMPARAÇÃO, UM EQUALIZADOR GRÁFICO SERIA COMO SE TIVÉSSEMOS 31 EQUALIZADORES DO TIPO SHELVING”
1
ETAM – Escola Técnica de Áudio e Música
Concluindo, o EQUALIZADOR nada mais é do que um conjunto de filtros sintonizados e agrupados de forma a cobrir toda a faixa de frequência de áudio. Cada um deles com a capacidade de operar amplificando ou atenuando o sinal de entrada.
DIVISÃO NO ESPECTRO DE FREQUÊNCIA Uma oitava corresponde a uma razão de 2:1 (oitava acima) ou de ½ (oitava abaixo) na frequência. Como essa variação é uma fração, para subdividi-la em três partes iguais, extraímos sua raiz cúbica: 2 elevado a ½ = raiz cúbica de 2 = 1.2599. Para a obtenção dessa escala de frequência divide-se o espectro de frequência, não em terços de oitavas, mas em décimos de décadas, afim de que tenhamos as décadas “certinhas” . Por exemplo: Temos 25 Hertz, 250 Hertz, 2500 Hertz. O resultado é quase sempre o mesmo, porque 10 elevado a 1/10 – 1,2589. Este resultado é muito próximo da raiz cúbica de dois e, portanto pode ser considerada 1/3 de oitavas. A ISO é uma associação internacional de padrões técnicos (a mesma das famosas normas ISO 9000), onde se definiu uma sequencia numérica para medidas de frequência com base em proporções de terços de oitavas arredondadas. Desta forma a escala da banda de Áudio utilizada nos equalizadores de 1/3 de oitavas ficou dividida de forma que todos nós fiquemos habituados a usar. Um equalizador de 31 bandas tem uma extensão de aproximadamente 10 oitavas. Se optarmos pela utilização de 30 bandas, o EQ deverá ser de 10 oitavas dividido por 30 bandas sendo igual a 1/3 de oitava por banda.
2
ETAM – Escola Técnica de Áudio e Música
NOTCH FILTER
Neste gráfico temos a precisão de uma atenuação de FILTRO NOTCH na frequência de 500Hz. Note que o estreitamento da banda é mais seletivo que a de 1kHz. Com o “NOTCH FILTER”, você poderá obter resultados fantásticos na relação sinal/ruído. Este tipo de filtro é muito preciso e está presente na configuração de equalizadores com grande seletividade os quais proporcionam uma atenuação precisa.
3
ETAM – Escola Técnica de Áudio e Música
A seletividade do filtro é muito importante na hora de se realizar uma boa equalização, principalmente no monitor de palco onde as frequências são indesejáveis e tem de ser retiradas de modo que não atrapalhem de forma alguma. Como podemos perceber no gráfico, um filtro com largura de banda de 1/12 oitavas é um filtro bem seletivo e de aplicações bem definidas.
Já no gráfico que se segue, a seletividade do filtro já se mostra mais abrangente porque sua banda é de uma seletividade bem abrangente, pois possui 2 oitavas de largura de banda passante.
HPF e LPF
4
ETAM – Escola Técnica de Áudio e Música
HIGH PASS FILTER E LOW PASS FILTER
5
ETAM – Escola Técnica de Áudio e Música
RTA (Real Time Analyzer) Analisador de Espectro em Tempo Real O analisador de espectro é um equipamento que serve como orientação básica dos acontecimentos no meio físico da propagação e comportamento do som em ambientes diferentes. As caixas que produzem som dentro ou fora de ambientes são analisadas por este equipamento. Através de um microfone calibrado que capta o comportamento das frequências no ar, o Analisador de Espectro mostra em seu display o que esta com estas frequências do espectro audível pelo ser humano. No equalizador gráfico é feita a correção!
Temos um exemplo gráfico de alinhamento das frequências através de um ANALISADOR DE ESPECTRO, onde a leitura no gráfico “A” corresponde a resposta de frequência de um ambiente qualquer se aplicando o RUÍDO ROSA para a obtenção da resposta de frequência de um determinado ambiente. O gráfico “B” mostra o alinhamento e a correção sendo feito com um equalizador gráfico de 31 bandas, mostrando então já no gráfico “C” o sistema alinhando dom 0dB.
Como podemos observar no gráfico de alinhamento, não é tão difícil assim alinharmos um equipamento de P.A. ou Monitor. Uma característica muito importante para que isso ocorra com uma certa eficiência, é de que o espectro de equalizador e as 31 frequências contidas nele sejam do conhecimento do técnico. Na figura é possível visualizar o que o analisador de espectro esta lendo e as modificações que serão feitas no equalizador.
6
ETAM – Escola Técnica de Áudio e Música
FIGURA DE LEITURA DO RTA E AJUSTE NO EQUALIZADOR
No gráfico “A” temos a leitura feita por um analisador de espectro mostrando as deficiências de algumas frequências relativas a algum local qualquer.
Nota: a) No gráfico temos os excessos e as frequências que realmente estamos precisando para alinhar um sistema aqui definido pelo gráfico “A”. b) No gráfico “B” temos a solução que deverá ser feita e modificada no equalizador conforme a leitura do analisador.
É obvio que as que estão faltando deverão ser acrescentadas e as que estão sobrando atenuadas (abaixadas até 0dB). Já no gráfico “C” a leitura do analisador após o acerto das frequências no equalizador, o espectro deverá ser a resolução final onde todas as frequências deverão estar em um só plano, em 0dB. Mas um detalhe muito importante e que nunca devemos esquecer é que a passagem do som alinhado com o ANALISADOR DE ESPECTRO, o resultado pode não agradar como o esperado. PERDE-SE UM POUCO DAS “PONTAS” COM RELAÇÃO AOS GRAVES E AGUDOS. ISTO OCORRE POR CAUSA DA DIFERENÇA DE LEITURA FEITA PELO OUVIDO E PELO ANALISADOR. Mas é um ótimo recurso para passagem de som e com aquele retoque final do alinhamento, é claro nas “pontas”, consegue-se um resultado mais satisfatório.
7
ETAM – Escola Técnica de Áudio e Música
CAPTAÇÂO DAS FREQUÊNCIAS COM MICROFONE CALIBRADOR Todo analisador necessita de um microfone especifico para analise de sistemas de monitores.
Importante: Ao posicionar o microfone de referencia, procure o meio do eixo das frequências médias e altas. Com isso teremos o controle de medições de um sistema básico.
MICROFONE DBX RTA M
POSICIONANDO O MICROFONE CALIBRADO PARA DIVERSAS MEDIÇÕES
8
ETAM – Escola Técnica de Áudio e Música
POSICIONAMENTO No posicionamento 1 e 2 , procure manter uma distancia de 1 metro da frente do P.A. Já no posicionamento 3 procure colocá-lo em frente ao palco a 2,5 metros. Neste 3º posicionamento teremos uma resposta igual as do posicionamento 1 e 2 só que acima de 250 Hertz (essa leitura será idêntica). Isso ocorre por causa da somatória dos dois P.A. com o acréscimo de 3dB na faixa abaixo dos 250 Hertz. No posicionamento 4 as características dessa medição deverão ser iguais as da posição 3, mas com o nível de amplitude mais atenuado. No posicionamento 5 e 6 o microfone deverá ser colocado no mesmo eixo das posições 1 e 2 a 1 metro da parede do fundo da mesa do P.A. Estas medições deverão ser feitas para que se possibilite observar alguns problemas causados por ondas. Em todas as medições realizadas, todas deverão estar dentro de um plano de avaliações, mas observe se em todas as medidas realizadas houve diferença em uma escala muito alta. Se isto ocorrer teremos problemas graves de fase dentro do estabelecimento ou no sistema de P.A. Os MICROFONES CALIBRADOS são utilizados para todas estas medições por possuírem uma resposta plana de todas as frequências. Os MICROFONES CALIBRADOS são especialmente fabricados para esta finalidade onde se obtêm uma leitura mais específica do estabelecimento a ser medido. Um detalhe muito importante é saber que todo o ANALISADOR DE ESPECTRO oferece bons recursos para alinhamento de qualquer que seja a necessidade. O RTA deve ter resolução de 1/3 de oitavas, para permitir uma melhor leitura. Mesmo com um analisador de 1 oitava será de grande utilidade. O FFT (Fast Fourier Transform) é um ANALISADOR DE ESPECTRO usado em resoluções maiores sendo utilizado em medições especificas. NOTA: O ANALISADOR DE ESPECTRO POSSUI UM GERADOR DE SINAIS INTERNO COM O QUAL RECEBE O NOME NA PASSAGEM DO SOM, O RUÍDO ROSA (“PINK NOISE”).
Vejamos então o que este ruído ( noise) significa para a passagem do som e as suas características principais.
9
ETAM – Escola Técnica de Áudio e Música
PINK NOISE (Ruído Rosa) O Pink Noise ou Ruído Rosa como é conhecido, é um som parecido com o daquele de uma televisão fora do ar, um “xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii”, um chiado. Só que este ruído é gerado pelo RTA que excita todas as frequências contidas no equalizador. Este por sua vez será enviado para o sistema de som para que um microfone faça a leitura das frequências geradas pelo sistema de som, daí toda a particularidade e característica do RTA. Suas análises deverão ser feitas conforme já foi explicado. Nosso ouvido possui uma dificuldade em ouvir frequências mais baixas, ou seja, frequências de graves. Ao contrário do WHITE NOISE ou RUÍDO BRANCO que a cada oitava que se realiza a leitura ele acrescenta 3dB de amplitude, o PINK NOISE tem a propriedade de fazê-lo ao contrário. Este ruído excita todas as frequências de forma global, “plana” e “iguais” inclusive as baixas frequências (graves) com atenuações de 3dB por oitava. O NIVEL DE RUÍDO DEVERÁ SER O SUFICIENTE PARA ENCOBRIR O(S) RUÍDO(S) DO AMBIENTE.
É comum a atenuação natural de 3dB/oitava de frequência a partir de 6,3kHz ou 8 kHz assim como mostra o gráfico de atenuação. NOTE: “A PARTIR DE 6,3KHZ EM 0dB O SOM ATENUA A PARTIR DE 1dB/OITAVA EM UMA SALA FECHADO, OU SEJA UMA SALA DE CONTROLE DE UM ESTÚDIO, POR EXMPLO”.
10
ETAM – Escola Técnica de Áudio e Música
Já em locais maiores do tipo salão de festas e atenuação deverá ter inicio em 3,1kHz a 0dB e -1dB em 4kHz e assim por diante. Veja em outro gráfico de uma sala maior.
-3 dB por oitava de atenuação
Não tente de maneira alguma colocar resposta de frequência de um ambiente até 20kHz, porque na acústica há uma queda suave na frequência em tanto mais baixo quanto for o ambiente. Se ao tentar “flertar” a resposta do sinal até 20kHz, o resultado será uma sonoridade nas altas frequências muito exagerada, muito “aguda”. Então há motivos suficientes para que você tome os cuidados necessários para a realização de um trabalho usando o RTA com um microfone especifico (calibrado), com o RUÍDO ROSA, com medições inteligentes obedecendo a regra, é claro.
ADVERTÊNCIA: MAS ATENÇÃO! NADA DISSO TERÁ BONS RESULTADOS SE VOCÊ ESTIVER COM AS 31 BANDAS DO EQUALIZADOR GRAVADO NA MEMÓRIA, CADA UMA DAS 31 FREQUÊNCIAS. CUIDADO PARA NÃO FORÇAR O SISTEMA A FALAR EM UMA FREQUÊNCIAS QUE ELE NÃO RESPONDE. SE NÃO TIVER UMA CERTA NOÇÃO DO QUE ESTÁ FAZENDO SEU SISTEMA CORRERÁ O RISCO DE DANIFICAR SEUS GRAVES, MÉDIOS OU AGUDOS. TODAS ESSAS REGRAS DEVEM SER SEGUIDAS NÃO SE ESQUECENDO QUE TAMBÉM HÁ UMA ATENUAÇÃO NOS GRAVES A PARTIR DE 30HZ E 35HZ.
11
View more...
Comments