Apostila Auto Escola
Short Description
Download Apostila Auto Escola...
Description
LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO 1.O condutor habilitado em mais de uma categoria, deve possuir: Apenas uma Carteira Nacional de Habilitação - CNH, com registro das categorias em que foi habilitado cumulativamente. 2. Qual a idade mínima para se habilitar na categoria "D": 21 anos. 3. A legislação de trânsito é composta de: Leis, Decretos e Resoluções. 4. O condutor ao se habilitar na categoria "A" e "C", só poderá dirigir: Moto e Caminhão. 5. O condutor habilitado, deverá realizar novamente os exames de sanidade física e mental, psicotécnico, legislação de trânsito e direção veicular quando: Se envolver em acidente de trânsito e que tenha sido o seu causador. 6. O condutor de veículo automotor poderá portar mais de uma Carteira Nacional de Habilitação? Não. 7. Ao candidato à habilitação é proibido a aprendizagem prática de direção veicular: Nas estradas. 8. A Permissão para Dirigir ou a Carteira Nacional de Habilitação dá direito ao condutor dirigir: Veículos automotores para os quais foi habilitado, em todo o território nacional. 9. A prova de direção veicular v eicular somente poderá ser realizada em veículo da categoria pretendida pelo candidato. Para quem vai se habilitar na categoria "C" o veículo veícu lo deverá: Ter capacidade para transportar, no mínimo, 6000 (seis mil) quilogramas de carga. 10. O candidato que vai se habilitar para a categoria "D" deverá realizar o exame de direção veicular em veículo: Que tenha, no mínimo, 20 (vinte) lugares, sem contar com o do condutor. 11. A renovação dos exames de sanidade física e mental dos motoristas, será: De 05 (cinco) em 05 (cinco) anos até completar 65 (sessenta e cinco) anos de idade. 12. Após completar 65 (sessenta e cinco) anos os condutores de veículo automotores deverão ser submetidos aos exames de sanidade física e mental, para renovação da CNH, nos seguintes períodos: De 03 (três) em 03 (três) anos. 13. Os condutores habilitados na categoria A: Poderão dirigir veículos motorizados de 02 (duas) ou 03 (três) rodas com capacidade qualquer. 14. A idade mínima para o condutor classificar a habilitação para condução de veículos automotores destinados ao transporte de cargas perigosas é: 21 anos. 15. A fotocópia(xerox) da Permissão para Dirigir ou da Carteira Nacional de Habilitação: Não são válidas para substituir a documentação original e para comprovar o direito do seu portador de dirigir.
16. A prestação dos exames para a obtenção da Permissão para Dirigir e da Carteira Nacional de Habilitação, só poderá ser requerida pelo candidato que: Saiba ler, escrever e seja penalmente imputável. 17. São equipamentos obrigatórios dos veículos automotores dentre outros: Espelhos retrovisores interno e externo, velocímetro, buzina, limpadores de pára-brisa. 18. A alteração das características do veículo só poderá ser feita: Mediante prévia autorização da autoridade competente. 19. A remoção do veículo, dar-se-á, dar-se- á, obrigatoriamente, dentre outras situações, quando: Estacionado em desacordo com a regulamentação estabelecida pela autoridade de trânsito. 20. Significa mudança na característica do veículo: Mudança de cor e de combustível. 21. Após vistoriados, registrados e licenciados, os veículos v eículos são identificados por: Placas dianteira e traseira com caracteres iguais ao registro. 22. O licenciamento anual do veículo, será se rá comprovado mediante a apresentação do seguinte documento: Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). 23. Em relação ao veículo, v eículo, o único documento de porte obrigatório, para fins de fiscalização é: O Certificado de Registro e Licenciamento Licenciam ento do Veículo (CRLV). 24. A inscrição da tara ou lotação deve constar, em local visível: Nos veículos de transporte de carga e os coletivos. 25. Os veículos destinados ao transporte coletivo de escolares deverão ser caracterizados por: Faixa horizontal na cor amarela, com quarenta centímetros (40cm) de largura, à meia altura, na traseira e nas laterais, com a inscrição "ESCOLAR", em preto. 26. O veículo automotor de duas ou três rodas, cuja cilindrada não seja maior que 50 cm3, e capaz de desenvolver no máximo a velocidade de 50km/h é: Ciclomotor. 27. É proibido o uso de inscrições de caráter publicitário, nos seguintes pontos dos veículos: No Pára-brisa e parte traseira da carroceria. 28. Dos equipamentos obrigatórios previstos na legislação de trânsito, não serão exigidos para ciclomotores e motocicletas, dentre outros: Limpadores de pára-brisa e pala de proteção contra o sol. 29. Os veículos quanto à tração classificam-se em: Tração animal, propulsão humana, automotor, elétrico, reboque ou semi-reboque. 30. Os veículos quanto à espécie classificam-se em: De passageiros, de carga, misto, de competição, de tração, especial, de coleção. 31. Os veículos quanto à categoria classificam-se em: Oficial, representação diplomática, particular, de aluguel e aprendizagem.
32. Os veículos de carga e de transporte coletivo, para indicação de sua altura e largura deverão estar equipados com: Duas lâmpadas brancas, foscas ou amarelas na parte dianteira e na parte traseira duas lâmpadas de cor vermelha. 33. Apenas para ultrapassar e somente pelo espaço necessário para esse fim, o condutor de veículo automotor poderá: Circular pela contramão. 34. É proibido a todo condutor de veículo: Dirigir o veículo sem acionar o limpador de pára-brisa durante a chuva. 35. É proibido a todo condutor de veículo transitar em marcha-à-ré: Salvo na distância necessária para pequenas manobras. 36. É proibido aos condutores de veículos de transporte coletivo: Dirigir com defeito em qualquer equipamento obrigatório ou com sua falta. 37. O uso da buzina também é proibido: Para apressar o pedestre na travessia da via pública. 38. É proibido ao motorista estacionar o veículo nas esquinas: A menos de 5 (cinco) metros do bordo do alinhamento da via transvesal. 39. Dirigir com apenas uma das mãos só é permitido quando: O motorista for fazer sinais de braço ou mudar a marcha de câmbio. 40. Nas vias providas com iluminação pública, o uso dos faróis altos do veículo, à noite, é: Proibido, pois nas vias com iluminação pública deve ser usado o farol baixo. 41. O veículo de 2 ou 3 rodas provido de um motor de combustão interna cuja cilindrada não exceda 50cc (cinqüenta centímetros cúbicos) é: Ciclomotor. 42. É proibido a todo condutor de veículo: Transitar com o veículo com defeito em qualquer dos equipamentos obrigatórios. 43. Em que horário abaixo é proibido ao motorista o uso da buzina? Vinte e duas (22) e seis (06) horas. 44. O condutor que dirigir usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais estará sujeito a: Infração média e penalidade multa. 45. Poderá ser aplicada penalidade de cassação da Permissão para Dirigir ou da Carteira Nacional de Habilitação quando o condutor: Estando com a documentação de habilitação suspensa, for encontrado dirigindo. 46. É aplicada multa ao condutor que: Fizer retorno nas curvas, aclives e declives. 47. A Permissão para Dirigir ou a Carteira Nacional de Habilitação será apreendida e o condutor terá cometido crime de trânsito quando: Dirigir em estado de embriaguez alcoólica ou sob o efeito de substância tóxica de qualquer natureza, devidamente comprovada.
48. O recolhimento da Permissão para Dirigir ou da Carteira Nacional de Habilitação ocorrerá também quando o condutor: Dirigir o veículo de categoria ou espécie para a qual não esteja habilitado ou autorizado. 49. A remoção do veículo ocorrerá quando o condutor: Estacionar onde houver guia da calçada (meio-fio) rebaixada para entrada ou saída de veículos. 50. Os agentes da autoridade de trânsito (policial de trânsito), poderão reter o veículo, até que satisfaça a(s) exigência(s), quando: O condutor da motocicleta e/ou passageiro não estiverem utilizando o capacete de segurança. 51. A cassação do documento de habilitação acontecerá quando o condutor: Entregar a direção do veículo a pessoa não habilitada ou estiver dirigindo com o documento de habilitação apreendido. 52. Não sendo possível identificar o infrator, a responsabilidade pela infração será: Do proprietário do veículo. 53. O condutor de veículo comete uma infração de trânsito quando: Deixa de cumprir qualquer determinação da Legislação de Trânsito. 54. Transitar com carga excedente e fora das dimensões regulamentares, sem autorização especial, acarretará: Retenção do veículo e multa. 55. Fazer uso da luz alta dos faróis em vias com iluminação pública é infração e terá como punição: Infração leve e penalidade multa. 56. A Cassação da Permissão para Dirigir ou da Carteira Nacional de Habilitação significa que: O infrator perderá o direito de dirigir e que, somente, após decorrido 2(dois) anos da cassação poderá requerer sua reabilitação, submetendo-se a todos os exames necessários à nova habilitação. 57. O condutor de veículo deve: Guardar distância de segurança entre o veículo que dirige e o que segue imediatamente à sua frente. 58. O condutor de veículo será multado quando: Transportar carga de dimensões excedentes ou que ofereça perigo sem a sinalização adequada. 59. A autoridade de trânsito compete, de acordo com a infração ocorrida, aplicar as seguintes penalidades: Advertência por escrito, multa, suspensão do direito de dirigir, apreensão do veículo, cassação da Permissão para Dirigir ou da CNH e freqüência obrigatória em curso de reciclagem. 60. O estacionamento irregular do veículo na via pública, em desacordo com as regras estabelecidas na legislação de trânsito, acarreta: Multa variando de gravíssima a leve e remoção do veículo. 61. O condutor que entregar a direção do veículo a pessoa não habilitada ou que estiver com a Permissão para Dirigir ou a Carteira Nacional de Habilitação apreendida será punido com: O direito de dirigir cassado, infração gravíssima, multa (cinco vezes) e apreensão do veículo.
62. O uso de descarga livre ou de silenciadores de explosão do motor insuficientes, ou defeituosos, constitui infração, sujeita à seguinte penalidade: Multa grave e retenção do veículo para regularização. 63. O condutor que não guardar a distância de segurança entre o veículo que dirige e o que segue imediatamente à sua frente receberá a seguinte punição: Infração grave e penalidade multa. 64. O condutor que deixar de apresentar à autoridade de trânsito ou seus agentes os documentos exigidos por lei ou regulamento será punido com: Infração leve, penalidade multa e retenção do veículo até a apresentação dos documentos exigidos. 65. Os condutores e passageiros de motocicletas que utilizarem esse veículo sem uso do capacete de segurança, serão punidos com: Infração gravíssima, penalidade multa, recolhimento do documento de Habilitação e suspensão do direito de dirigir. 66. O veículo que transitar com carga excedente à sua dimensão, sem a devida sinalização, está sujeito a: Infração grave, penalidade multa e retenção do veículo. 67. O condutor que transitar com velocidade incompatível colocando em risco a segurança estará sujeito a: Infração gravíssima e penalidade multa. 68. O condutor que promover ou participar de competições esportivas na via pública, sem autorização, será punido com: Infração gravíssima, multa (cinco vezes), suspensão da Carteira Nacional de Habilitação e apreensão do veículo. 69. Disputar corrida por espírito de emulação é infração punível com: Infração gravíssima, multa (três vezes), suspensão da Carteira Nacional de Habilitação e apreensão do veículo. 70. Fazer retorno, mesmo nos locais permitidos, com prejuízo da livre circulação dos outros veículos ou da segurança é infração punível com: Infração gravíssima e penalidade multa. 71. O condutor que transitar com velocidade superior à permitida para a via, será punido com: Infração variando de grave a gravíssima e penalidade multa. 72. O condutor que transitar ao lado de outro veículo interrompendo ou perturbando o trânsito será punido com: Infração média e penalidade multa. 73. Transitar na contramão, em via devidamente sinalizada, é infração punível com: Infração gravíssima ou grave e penalidade multa. 74. Ultrapassar outro veículo em movimento nos cortejos é infração punível com: Infração leve e penalidade multa. 75. O condutor que ultrapassar outro veículo nas curvas e aclives será punido com: Infração gravíssima e penalidade multa.
76. O condutor que ultrapassar pela contramão outro veículo num cruzamento terá como penalidade: Infração gravíssima e penalidade multa. 77. O condutor que desobedecer ao sinal fechado, será punido com: Infração gravíssima e penalidade multa. 78. O condutor que desobedecer ao sinal fechado ou a parada obrigatória, prosseguindo na marcha, terá como punição: Infração gravíssima e penalidade multa. 79. Usar a buzina, em locais proibidos pela autoridade de trânsito é infração punível com: Infração leve e penalidade multa. 80. Usar a buzina para apressar o pedestre na travessia, é infração punível com: Infração leve e penalidade multa. 81. O condutor que transitar com os faróis do veículo altos ou desregulados ofuscando a visão dos condutores que estão em sentido contrário, será punido com: Infração grave, penalidade multa e retenção do veículo para regularização. 82. A alteração da cor ou outra característica do veículo antes do devido registro será punida com: Infração grave, penalidade multa e retenção do veículo para regularização. 83. O motorista que transitar com o veículo derramando na via pública combustíveis, lubrificantes ou qualquer material que esteja transportando ou consumindo será punido com: Infração gravíssima, penalidade multa e retenção do veículo para regularização. 84. O condutor que usar descarga livre, bem como silenciadores de explosão do motor defeituosos, será punido com: Infração grave, penalidade multa e retenção do veículo para regularização. 85. O condutor que usar indevidamente aparelho de alarme ou que produza sons ou ruídos que perturbem o sossego público será punido com: Infração Média, penalidade multa, remoção e apreensão do veículo. 86. Usar a buzina à noite, nas áreas urbanas é infração punível com: Infração leve e penalidade multa. 87. O condutor que utilizar o veículo de carga como transporte de passageiro sem que tenha autorização especial fornecida pela autoridade de trânsito será punido com: Infração gravíssima, penalidade multa, apreensão e remoção do veículo. 88. O veículo que estiver estacionado nas calçadas e sobre as faixas destinadas a pedestres, será: Infração grave, penalidade multa e remoção do veículo. 89. O motorista que estacionar o veículo junto aos pontos de embarque ou desembarque de coletivos, devidamente sinalizados, terá como punição: Infração média, penalidade multa e remoção do veículo. 90. O motorista que estacionar o veículo junto ou sobre hidrantes de incêndio, terá como punição: Infração média, penalidade multa e remoção do veículo.
91. O motorista que estacionar o veículo sobre as pistas de rolamento das estradas será punido com: Infração gravíssima, penalidade multa apreensão e remoção do veículo. 92. O condutor que estacionar o veículo nos viadutos, pontes e túneis será punido com: Infração grave, multa e remoção do veículo. 93. Estacionar o veículo na contramão de direção será punido com: Infração média, penalidade multa. 94. Estacionar o veículo em desacordo com a regulamentação será punível com: Infração leve, penalidade multa e remoção do veículo. 95. O condutor que estacionar o veículo sobre a área de cruzamento interrompendo o trânsito da via transversal terá como punição além da multa: Remoção do veículo. 96. Estacionar ao lado de outro veículo, salvo onde haja permissão é infração punível com: Infração grave, penalidade multa e remoção do veículo. 97. Transitar com o veículo em mau estado de conservação e segurança é infração que será punida com: Infração grave, penalidade multa e retenção do veículo para regularização. 98. O condutor que dirigir veículo com velocidade acima da permitida para a via, será aplicada a seguinte penalidade: Infração variando de grave a gravíssima e penalidade multa. 99. O condutor que circular com o veículo tendo a placa sem condições de visibilidade será punido com: Infração gravíssima, multa, apreensão e remoção do veículo. 100. O condutor que desobedecer ao sinal vermelho ou à parada obrigatória será punido com: Infração gravíssima e penalidade multa. 101. O condutor habilitado na categoria "B" que dirigir uma motocicleta será punido com: Infração gravíssima, agravada em três vezes a penalidade de multa, apreensão do veículo e recolhimento do documento de Habilitação. 102. O condutor que deixar de atender às ordens dos agentes das autoridades de trânsito (o policial de trânsito) será punido com: Infração grave e penalidade multa. 103. Transitar com o veículo com registrador de velocidade viciado ou defeituoso, quando houver exigência desse aparelho, acarretará: Infração grave, penalidade multa e retenção do veículo para regularização. 104. O condutor que transitar conduzindo pessoas ou animais nas partes externas do veículo, sem permissão da autoridade de trânsito, poderá será punido com: Infração gravíssima, penalidade multa, apreensão e remoção do veículo. 105. O condutor que transportar carga arrastando-a, será punido com: Infração gravíssima, penalidade multa e retenção do veículo para regularização.
106. O condutor que tiver sua Carteira Nacional de Habilitação cassada poderá se candidatar a reabilitação após: Vinte quatro (24) meses do efetivo cumprimento da pena. 107. O condutor que estiver com sua Carteira Nacional de Habilitação apreendida e for encontrado dirigindo será punido com: Cassação da Carteira Nacional de Habilitação. 108. A retirada do veículo de circulação, até que seja sanada a irregularidade, significa: Remoção e retenção. 109. O motorista que desobedece à sinalização regulamentar fica sujeito a: A penalidade de multa.
MECÂNICA DE VEÍCULOS
1. Qual é a função da bateria do veículo? Acionar o motor de partida e fazer funcionar o sistema elétrico. 2. Quando a luz do painel que indica bateria acende, o que deve estar acontecendo? O não funcionamento do alternador e conseqüentemente a descarga da bateria. 3. Qual a função do alternador? Manter a bateria carregada. 4. Quando ocorrer um mau funcionamento do dínamo ou alternador o motorista poderá identificar através do: Amperímetro. 5. Como comprovar que o nível do óleo do motor está baixo? Verificando a vareta do nível de óleo. 6. O que pode provocar o filtro de ar sujo? O mau funcionamento do motor com redução de potência. 7. Como saber as condições de temperatura do motor? Através do indicador próprio existente no painel. 8. O painel de instrumentos do veículo serve para: Orientar o motorista sobre as condições gerais do veículo. 9. O instrumento do painel que indica a velocidade desenvolvida pelo veículo é: Velocímetro. 10. Qual a finalidade do óleo lubrificante no motor? Reduzir o atrito entre as peças móveis do motor. 11. Quem força a circulação da água entre o motor e o radiador? Bomba d'água. 12. O que pode causar a má calibragem dos pneus? Desgaste maior dos pneus, aumento do consumo de combustível e dificuldades na
dirigibilidade.
13. Qual o defeito mais comum no carburador? Obstrução na passagem do combustível. 14. O que devemos fazer caso o filtro de ar a seco esteja muito sujo? Trocá-lo. 15. Que cuidados devemos ter com os pneus do veículo? Mantê-los em condições de segurança e devidamente calibrados. 16. Quais são as três principais partes do sistema de transmissão? Embreagem, caixa de marcha e diferencial. 17. Qual a luz, no painel, que indica o farol alto ligado? Piloto. 18. Qual o dispositivo que indica a velocidade desenvolvida pelo veículo? Velocímetro. 19. Qual o dispositivo que indica a quilometragem percorrida pelo veículo? Odômetro. 20. Um dos cuidados que devemos ter com o veículo: Verificar, freqüentemente, o nível do óleo do motor. 21. Para que serve o termômetro? Medir a temperatura do motor. 22. Em que tipo de refrigeração do motor utiliza-se o termômetro? A água. 23. Que cuidados devemos ter com o veículo refrigerado a água? Verificar o nível da água no radiador. 24. Que tipo de refrigeração do motor exige menos cuidado? A ar. 25. O distribuidor faz parte do sistema: De ignição.
REGRAS DE CIRCULAÇÃO
1. Via de trânsito rápido é aquela: Caracterizada por acessos especiais com trânsito livre. 2. Via coletora é aquela: Destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais, possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade.
3. Uma das finalidades do "Acostamento da rodovia" é: Servir eventualmente como faixa suplementar de rodovia destinada a parada ou estacionamento de veículos em caso de emergência. 4. Em uma rua de mão dupla de direção o motorista que quiser dobrar à direita, deverá colocar-se em que posição? Junto ao meio-fio da direita. 5. O trânsito urbano é aquele que se verifica: Nas ruas e avenidas das cidades. 6. Como se deve proceder quando o veículo que estiver atrás vai ultrapassar? Facilitar-lhe a ultrapassagem. 7. De acordo com sua utilização, as vias se classificam em? Urbanas e rurais. 8. Dirigindo um veículo numa via de mão única com retorno ou entrada à frente e o motorista que estiver à esquerda indicar, por sinal, que vai entrar para esse lado, você poderá: Ultrapassar pela direita. 9. Para fazer ultrapassagem e circular em maior velocidade devem ser utilizadas: As faixas de trânsito da esquerda. 10. O embarque e desembarque de passageiros de transporte coletivo deverá acontecer : Somente nos pontos estabelecidos para esse fim. 11. De acordo com as regras gerais de circulação, todo veículo em movimento deve ocupar a faixa mais à direita da pista de rolamento, quando não houver faixa especial a ele destinada. Esta afirmativa é: Verdadeira. 12. A velocidade mínima permitida numa via de trânsito rápido é: 40 km/h. 13. Onde não existir sinalização indicadora de velocidade, o motorista poderá atingir nas vias de trânsito rápido até: 80km/h. 14. Onde não existir sinalização indicadora de velocidade, o motorista poderá atingir nas vias arteriais até: 60km/h. 15. Onde não existir sinalização indicadora de velocidade, o motorista poderá atingir nas vias coletoras até: 40km/h. 16. Onde não existir sinalização indicadora de velocidade, o motorista poderá atingir nas vias locais até: 30km/h. 17. O condutor dirigindo um veículo de carga na via pública, dará preferência de passagem: Aos veículos de passageiros.
18. Em via de mão dupla é permitido ao motorista circular pela contramão: Quando for ultrapassar outro veículo e, somente, pelo espaço necessário a esse fim. 19. A via arterial é aquela: Caracterizada por interseção em nível, geralmente, controladas por semáforos, possibilitando o trânsito entre as regiões da cidade. 20. A via destinada apenas ao acesso às áreas restritas é: Local. 21. Ao ser ultrapassado, o condutor deverá: Diminuir a velocidade do seu veículo e facilitar a ultrapassagem. 22 .O motorista poderá ultrapassar outro veículo pela direita quando: A via for de mão única com retorno ou entrada à esquerda e o condutor do veículo que estiver à frente indicar , por sinal, que vai entrar para aquele lado. 23. A ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá ser feita: Pela esquerda, retornando à sua mão de direção o mais rápido possível e com segurança. 24. Numa via sinalizada, estando proibido o estacionamento e permitida a parada de veículos, o tempo de parada deve ser: Apenas o necessário para o embarque e desembarque de passageiros. 25. O condutor que dirige seu veículo na faixa da esquerda, desenvolvendo 30 km/h numa via de trânsito rápido onde a velocidade máxima permitida é de 80 km/h está circulando: Em faixa inadequada e com velocidade inferior a mínima permitida para a via. 26. Os veículos destinados a socorros de incêndio, ambulâncias e policiais: Além de prioridade, gozam de livre trânsito e estacionamento quando identificados por dispositivos de alarme sonoro e luz vermelha ou amarela âmbar intermitente, quando em serviço de urgência. 27. Todo veículo em movimento deve ocupar a faixa mais à direita da pista de rolamento quando: Não houver faixa especial a ele destinada. 28. Para executar a ultrapassagem de outro veículo em movimento, deve o condutor: Verificar se o espaço é suficiente, sinalizar com antecedência e retornar à posição anterior. 29. Responda qual das alternativas abaixo é verdadeira: Todo veículo em movimento deve ocupar a faixa mais à direita da pista de rolamento, quando não houver faixa especial a ele destinada. 30. Transitar em marcha-à-ré, só é permitido para: Pequenas manobras. 31. Para entrar à esquerda em vias de sentido único deve o motorista: Sinalizar e aproximar o veículo da margem esquerda da via. 32. Para dobrar à direita deve o motorista: Sinalizar e aproximar, o seu veículo da margem direita da via. 33. Cabe ao motorista antes de entrar em outra via: Ligar o dispositivo luminoso indicador de direção e assegurar-se de que pode fazer a manobra com segurança.
34. Para ultrapassar outro veículo em movimento, é dever do motorista: Certificar-se de que dispõe de espaço e tempo suficientes e de que a visibilidade lhe permite ultrapassar com segurança. 35. Ao dirigir um veículo em via pública, todo motorista antes de entrar em outra via deve: Ter certeza de que pode realizar a manobra sem perigo para os demais usuários da via. 36. Onde não existir sinalização indicadora, a velocidade de 40 km/h é considerada a mínima numa via: De trânsito rápido. 37. Onde não existir sinalização indicadora, a velocidade de 30 km/h é considerada a mínima numa via: Arterial. 38. Para entrar à direita ou à esquerda, em vias de sentido único de trânsito, deverá o motorista: Sinalizar o veículo e deslocar-se para a margem direita ou esquerda da via. 39. Só poderá o condutor transitar pela contramão de direção: Para ultrapassar outro veículo em movimento e, unicamente, para esse fim. 40. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação pública obedecerá à seguinte regra geral: Os veículos que vierem da direita terão preferência de passagem nos cruzamentos não sinalizados. 41. Todo condutor de veículo deverá antes de entrar à direita em outra via: Fazer o sinal indicativo de sua intenção e aproximar-se, ao máximo, da margem direita da via. 42. Em cruzamentos não sinalizados, terá preferência de passagem o veículo que: Estiver à direita de outro. 43. O motorista do veículo que estiver atrás poderá ultrapassar pela direita, quando: Nas vias de mão única, com retorno ou entrada à esquerda, o condutor do veículo que estiver à frente indicar, por sinal, que vai entrar para o lado esquerdo. 44. Dirigindo um veículo numa via dividida ao centro por duas linhas pintadas, sendo a primeira linha à sua esquerda seccionada e a segunda linha contínua, você poderá: Ultrapassar outro veículo pela esquerda quando as condições forem favoráveis. 45. Para ultrapassar com segurança, o motorista deve: Certificar-se de que dispõe de espaço e tempo suficientes e de boa visibilidade. 46. O motorista que estiver sendo ultrapassado não deve: Aumentar a velocidade do seu veículo. 47. Observando um motorista ultrapassar outro veículo em movimento, pela direita, numa via de mão única, você diria que: Ele está certo, pois existe uma entrada à esquerda e o motorista do veículo que seguia à frente sinalizou indicando que ia entrar à esquerda. 48. Numa via de trânsito rápido, não sinalizada, qual a velocidade máxima permitida? Oitenta quilômetros por hora.
49. Estacionamento é imobilização de veículos: Por tempo superior ao necessário para embarque e desembarque de passageiros. 50. Para realizar manobras de mudança de faixa e conversões, o motorista deve: Sinalizar e verificar se os outros motoristas notaram e entenderam a sua intenção, e depois realizar a manobra com segurança. 51. Quando o condutor de veículo vai sair da posição de estacionamento para entrar na corrente de tráfego de uma rua ou estrada, a preferência será: Sempre dos veículos que estão circulando na via. 52 . Dirigindo um veículo, o condutor que encontrar pedestres atravessando a via, deverá: Conceder-lhe sempre o direito da passagem. 53. Ao cruzar com outro veículo em estradas, à noite, o condutor deve: Usar a luz baixa dos faróis. 54. Os sinais luminosos, quanto à finalidade, são: De controle de fluxo de veículos, de controle de fluxo de pedestre, e de advertência. 55. As vias rurais são classificadas em: Rodovias e estradas. 56. Desde que sinalize sua intenção, o motorista poderá executar manobra de retorno: Somente nos cruzamentos ou locais para isso determinados. 57. Quando for dobrar à esquerda ou à direita numa via de mão única, o motorista deve: Deslocar o veículo próximo ao meio fio da esquerda ou da direita, dentro da respectiva mão de direção. 58. Nas vias urbanas os ciclistas devem circular: Pela direita da via, próximo ao meio fio, no mesmo sentido dos veículos. 59. É dever de todo o motorista: Dar passagem, pela esquerda, quando solicitado. 60. O motorista que não guardar distância de segurança entre o veículo que dirige e o que segue imediatamente à sua frente está cometendo: Uma infração de trânsito que será punida com multa. 61. Nas rodovias, onde não houver local apropriado para a operação de retorno ou entrada à esquerda, o condutor deverá: Parar o veículo no acostamento à direita, onde a guardará oportunidade para cruzar a pista. 62. Nas rodovias, é dever do pedestre: Andar sempre pelo acostamento em sentido contrário aos veículos e em fila única. 63. A negligência dos pedestres no trânsito, pode envolvê-los em acidentes perigosos e fatais". Qual das opções abaixo caracteriza-se como dever do pedestre: Atravessar a via pública na faixa apropriada, obedecendo à sinalização. 64. O motorista que circular com o veículo estando com as cores e o equipamento dos sistemas de iluminação alterados, terá: O veículo será retido para regularização.
65. É proibido ao pedestre: Permanecer ou andar nas pistas de rolamento, exceto para cruzá-la onde for permitido. 66. Nos sinais luminosos para pedestres a luz verde significa: Que o pedestre pode passar. 67. Nas rodovias ou estradas o pedestre deve andar: Em sentido contrário ao dos veículos e em fila única, utilizando, obrigatoriamente, o acostamento onde existir. 68. A noite, um condutor, ao cruzar com outro veículo, deverá: Usar luz baixa. 69. O condutor é obrigado a parar o veículo, dentre outras situações: Antes de transpor linha férrea. 70. É dever de todo condutor de veículo: Manter iluminada a placa traseira, à noite, quando em movimento. 71. É dever de todo condutor de veículo: Guardar distância de segurança entre o veículo que dirige e o que segue imediatamente à sua frente. 72. É dever de todo condutor de veículo: Acionar dispositivo luminoso indicador (luz de seta) antes de mudar de direção. 73. Os indicadores de mudança de direção do veículo são de uso obrigatório e devem ser usados: Sempre que o motorista for mudar a direção do veículo. 74. É dever de todo condutor de veículo de transporte coletivo. Além de outros: Transitar em velocidade regulamentar quando conduzir escolares. 75. É dever de todo condutor de veículo: Transitar em velocidade compatível com a segurança diante de escolas e onde haja grande movimentação de pedestres. 76. É dever do condutor de veículo de transporte coletivo. Além de outros: Transitar em velocidade regulamentar. 77. Nas vias com iluminação pública, é dever de todo condutor de veículo: Manter acesas as luzes externas do veículo e utilizar o farol baixo, desde o pôr-do-sol até o amanhecer. 78. O sinal está fechado e abre para você. À sua frente um grupo de pedestres realiza a travessia. Sua atitude será: Esperar os pedestres terminarem a travessia e seguir. 79. É um comportamento correto do condutor de veículo: Dar preferência de passagem aos pedestres. 80. Antes de parar o veículo, ou mudar de direção, é dever do motorista: Diminuir a velocidade e sinalizar sua intenção. 81. Marque a alternativa correta: É dever de todo condutor de veículo, nas vias com iluminação pública, manter acesas as luzes externas do veículo e utilizar o farol baixo, desde o pôr-do-sol até o amanhecer.
82. Dirigindo um veículo à noite, numa via com iluminação pública, ao cruzar com outro veículo que vem em sentido contrário, o motorista deve: Manter acesos os faróis baixos. 83. Quando estiver circulando em qualquer via, o condutor de veículo deve: Transitar em velocidade compatível com a segurança. 84. É dever de todo condutor de veículo: Manter o veículo na mão de direção e na faixa própria. 85. Todo condutor de veículo deve: Portar e, sempre que solicitado pela autoridade de trânsito ou seus agentes, exibir os documentos que forem exigidos por lei ou regulamento. 86. É permitido a todo condutor de veículo: Dirigir usando apenas uma das mãos somente quando fizer sinais de braço ou mudar a marcha de câmbio. 87. Dirigir com atenção e os cuidados indispensáveis à segurança do trânsito é: Dever de todo condutor de veículo. 88. Para os condutores de taxi e transporte coletivo, tratar com polidez os passageiros e o público é: Dever de todo condutor de táxi e transporte coletivo. 89. É dever de todo condutor de veículo: Fazer uso da luz baixa dos faróis nas vias com iluminação pública. 90. Quais as vias mais abertas a circulação de veículos consideradas urbanas? De trânsito rápido, arterial, coletora, local. 91. As vias urbanas classificam-se em: Via de trânsito rápido, via arterial, via coletora e via local. 92. Via local é aquela: Caracterizada por interseções em nível não semaforizadas, destinadas apenas ao acesso local ou a área restrita.
SINALIZAÇÃO 1. As placas quanto à sua função, podem ser: De regulamentação, advertência e indicação. 2. "Sempre que necessário, haverá nas vias públicas, sinais de trânsito destinados a orientar condutores e pedestres." A sinalização de trânsito é feita por meio de: Placas, marcas, luzes, barreiras, sons, gestos e marcos. 3. Um silvo longo significa: Diminua a marcha. 4. A placa "Proibido estacionar" significa que o condutor: Poderá parar o veículo apenas para embarque e desembarque de passageiros. 5. Três silvos longos significa: Motorista a postos.
6. As placas de advertência destinam-se a: Avisar ao usuário da existência e natureza do perigo na via ou adjacente a ela. 7. Um silvo longo e um breve, significa: Trânsito impedido em todas as direções. 8. A placa de advertência "Mão dupla adiante" significa: A existência, adiante da alteração do sentido único para o duplo sentido de trânsito. 9. O gesto do agente de trânsito de erguer verticalmente o braço direito, significa: Ordem de parada obrigatória para todos os veículos. 10. É considerado infração o desrespeito às placas de: Regulamentação. 11. O motorista deve observar as placas de advertência para: Saber quais os perigos que existem na via e sua natureza. 12. Os sinais de trânsito podem ser luminosos, sonoros, por gestos e ainda: Inscritos em placas e pintados no leito da via pública. 13. A menos que se encontre sobre a zona de cruzamento, quando acender a luz amarela do sinal luminoso, o motorista deverá: Parar o seu veículo. 14. As marcas separadoras de faixas de trânsito de fluxos opostos, em linha contínua na cor amarela, indicam ao motorista: Proibição de ultrapassar outro veículo em movimento. 15. As marcas separadoras de faixa de trânsito que permitem ao condutor ultrapassar outro veículo em movimento são: Na cor amarelas, interrompida ou seccionada. 16. As placas de indicação servem para: Fornecer aos motoristas informações úteis ao seu deslocamento. 17. As placas de regulamentação, têm por finalidade informar aos usuários sobre: As condições, proibições, obrigações ou restrições no uso da via. 18. Dois silvos breves emitidos pelo agente da autoridade de trânsito, significa que o motorista deve: Parar o veículo. 19. Três silvos breves emitidos pelo agente da autoridade de trânsito, significa que o motorista deve: Acender as lanternas do seu veículo. 20. Nos sinais luminosos, são usadas cores com os seguintes significados: Vermelha: pare; amarela: atenção; verde: siga. 21. A sinalização de trânsito é feita por meio de placas, marcas e também: Luzes, gestos, sons, marcos e barreiras. 22. A luz amarela do semáforo significa que o motorista deve: Parar o veículo, salvo se isto resultar em situação de perigo para os veículos que vem atrás.
23. Os sinais sonoros executados por buzina deverão ser de um toque breve e usados: Somente como advertência, respeitando a sinalização existente no local. 24. A velocidade máxima permitida para a via, é indicada por meio de: Placas de regulamentação. 25. O condutor de veículo com o braço estendido para fora, horizontalmente, a mão fazendo movimentos para cima e para baixo, indica que: Vai diminuir a marcha ou parar. 26. O condutor de veículo que colocar o braço esquerdo para fora do veículo, horizontalmente e o antebraço e a mão esquerda na posição vertical está indicando que vai: Dobrar à direita. 27. Quando o condutor de veículo estende o braço esquerdo para fora do veículo na posição horizontal está indicando que vai: Dobrar à esquerda. 28. As marcas viárias amarelas, pintadas no pavimento das vias e usadas para dividi-las em duas mãos de direção servem para: Permitir ou proibir a ultrapassagem. 29. A sinalização através das marcas viárias tem como função: Regulamentar e advertir, os usuários, tornando mais eficiente e segura a circulação nas vias de trânsito. 30. A velocidade máxima permitida na via local é: Trinta quilômetros por hora. 31. A placa "Estacionamento regulamentado" é usada para sinalizar: Áreas especiais de estacionamento. 32. Quando por motivo de segurança e/ou fluidez do tráfego, é necessário que se impeça a parada de veículo. Nesses casos usa-se a placa de regulamento: Proibido parar e estacionar. 33. A sinalização do trânsito far-se-á por meio de: Placas, marcas, luzes, gestos, sons, marcos e barreiras. 34. A placa "Proibido estacionar" é uma placa de regulamentação porque: Informa ao condutor uma proibição cujo desrespeito é infração. 35. Uma das placas que advertem ao condutor sobre a existência, adiante, de condições perigosas na via, é: Área com desmoronamento. 36. Ao se aproximar de um cruzamento com sinal luminoso (semáforo), o motorista observa que a luz vermelha está acesa. Nesse caso qual a atitude que ele deve tomar? Diminuir a velocidade e parar o veículo. 37. "Na dúvida não ultrapasse" é uma mensagem das placas: Educativas. 38. A frase "Ultrapasse sempre pela esquerda" é uma mensagem das placas: Educativas.
39. A placa que determina ao motorista a obrigação de parar o seu veículo, sendo ineficiente e perigosa a simples redução de velocidade é: Parada obrigatória. 40. A placa que determina ao motorista a obrigatoriedade de manter-se à direita da pista de rolamento, deixando livre a faixa da esquerda é: Conserve-se à direita. 41. A placa que adverte o motorista da existência, adiante, de um estreitamento da pista em ambos os lados é: Estreitamento de pista ao centro. 42. Em uma via de mão única, na zona de proibição de transposição (movimento de mudança de faixa), usa-se a linha contínua: Na cor branca. 43. Com exceção das placas "Parada obrigatória" e "Dê a preferência", as demais placas que têm formato circular (redonda) com fundo branco, tarja vermelha e símbolos e letras pretos são de: Regulamentação. 44. As placas que têm por finalidade informar aos condutores o momento que atingem seu destino ou que ultrapassam determinado marco preferencial são: Placas de localização. 45. A sinalização que indica aos condutores o sentido de circulação da via em que pretendem entrar ou cruzar são placas de: Indicação de sentido de circulação. 46. A placa "Veículos lentos usem faixa da direita" é de: Regulamentação. 47. As placas que têm a função de educar motoristas e pedestres quanto ao seu comportamento no trânsito são: Educativas. 48. A placa que indica ao condutor do veículo que existe um obstáculo adiante e que a passagem deve obrigatoriamente ser feita pela direita do mesmo é: Passagem obrigatória. 49. São usados (as) para interromper o trânsito de veículos a fim de permitir a passagem de pedestres: Sinais luminosos (semáforos). 50. Faixas de trânsito são: Subdivisões da pista de rolamento, separadas ou não por marcas e cuja largura permite a circulação de um veículo com segurança. 51. Chama-se passagem de nível: Todo cruzamento com linha férrea em nível. 52. As placas indicativas "De sentido de circulação" servem para indicar ao motorista: O sentido de circulação da via em que pretende entrar ou cruzar. 53. Nos sinais luminosos (semáforo) de controle de fluxo de veículos a luz verde acesa, indica: Permissão de prosseguir na marcha.
PRIMEIROS SOCORROS
1. Como se verifica a respiração de uma vítima de acidente de trânsito? Observando os movimentos do peito, escutando e sentindo o ar saindo da boca e do nariz da vítima. 2. Qual dos seguintes procedimentos deve ser o primeiro? Chamar o corpo de bombeiro pelo fone 193. 3. Por que é tão importante determinar se a vítima está inconsciente? A vítima pode apenas ter sofrido um desmaio ou estar adormecida. 4. Em um adulto, qual a região mais indicada para se verificar o pulso? Na região do pescoço próximo ao pomo de Adão, do lado em que o socorrista estiver. 5. Uma vez que um cidadão socorrista inicie o auxílio a uma vítima, ele deverá continuar atendendo até que: Outro socorrista treinado ou profissional (Médico, Enfermeiro, Bombeiro, Policial) assuma a posição. 6. Qual o método mais indicado para conter uma hemorragia externa? Aplicar pressão direta sobre o ferimento, com uma compressa seca por pelo menos 05 minutos. 7. O cidadão socorrista deve mover uma vítima de acidente de trânsito, quando: O cenário do acidente oferecer perigo iminente à vida da vítima e/ou do socorrista. 8. O cidadão socorrista poderá obter uma pista para confirmar uma possível lesão de coluna, com três das quatro perguntas abaixo. Qual delas NÃO se aplica a este objetivo? A que horas ocorreu o acidente? 9. Em uma hemorragia se o sangue ensopar as primeiras compressas aplicadas, você deverá: Colocar mais compressas sobre as que já estão no local. 10. Quais destes cuidados abaixo NÃO DEVE ser procedido em um acidente de trânsito com vítimas, onde NÃO haja perigo iminente de vida para a vítima e socorrista. Remoção imediata das vítimas das ferragens.
DIREÇÃO DEFENSIVA
1. Que procedimentos devem ser adotados pelo motorista do veículo que necessita efetuar parada de emergência por defeito mecânico, quando transitando à noite por rodovias regularmente sinalizadas? Estacionar no acostamento, acionar as luzes de advertência, fixar o triângulo de segurança atrás do veículo, e aguardar fora dele a chegada de socorro ou assistência mecânica.
2. O motorista pode acionar a buzina apenas: Como advertência ao pedestre ou a condutores de outros veículos com simples toque breve. 3. A chuva diminui a visibilidade, devendo o condutor: Trafegar com velocidade reduzida e usar farol baixo. 4. O trânsito tem como componentes básicos: Homem, veículo e via. 5. O motorista defensivo, para dobrar à esquerda, em via de sentido único de trânsito, deve posicionar o veículo: À esquerda da via com as rodas dianteiras direcionadas para a frente e a sinaleira ligada indicando sua intenção. 6. O velocímetro é importante para o motorista porque: Indica a velocidade desenvolvida pelo veículo. 7. Dizemos que num acidente houve imperícia quando: O acidente aconteceu porque o condutor não teve habilidade e perícia suficientes para evitá-lo. 8. Quando um acidente aconteceu porque o condutor, confiando demais na sua habilidade, circulou com excesso de velocidade e avançou o sinal de trânsito, dizemos que foi ocasionado por: Imprudência. 9. A fadiga é uma das causas de acidentes no trânsito. Dentre outros fatores, podemos dizer que a fadiga decorre: Da excessiva atividade física ou mental, da tensão nervosa e privação do sono. 10. No caso de embriaguez o que acontece ao estado do motorista? Fica incapaz de julgar correta e rapidamente a velocidade, o tempo e a distância, necessários a segurança. 11. Olhar a paisagem, sintonizar o rádio, acender um cigarro ou usar aparelho celular, tirando a atenção do trânsito, são coisas que: Põem em risco a segurança do trânsito. 12. Dirigindo sob condições de chuva, neblina, fumaça ou obras na pista, o motorista deve: Diminuir a velocidade, redobrar a atenção, se necessário parar. 13. O condutor utilizará o pisca-alerta nas seguintes situações: Em imobilizações ou situações de emergência ou quando a regulamentação da via assim o determinar. 14. O conceito de trânsito é: A utilização das vias públicas por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos conduzidos ou não, para os fins de circulação. 15. O homem no trânsito deve ser: Cuidadoso e atento. 16. Visando evitar acidentes, o motorista deve estar sempre atento para: Ver tudo o que se passa no trânsito, decidir o que fazer e agir corretamente. 17. Direção defensiva significa que o motorista deve: Dirigir de modo a reduzir as chances de ser envolvido em acidentes de trânsito.
18. Desobediência à sinalização é considerada: Imprudência. 19. Qual alternativa abaixo indica imprudência do condutor de veículo? Dirigir com sono ou sob o efeito de drogas. 20. Quando, por motivo de força maior, um veículo não puder ser removido da pista de rolamento ou acostamento, o condutor deverá colocar a sinalização (triângulo): A uma distância e de uma forma que os demais condutores sejam prevenidos do fato. 21. O homem é o maior responsável pelos acidentes de trânsito. Esta situação tem como causa principal: O comportamento do motorista. 22. Na direção de um veículo em movimento o motorista precisa ver tudo o que acontece: A sua frente, nos lados direito e esquerdo e atrás do seu veículo. 23. Dirigir de maneira defensiva é: Dirigir de modo a evitar acidentes mesmo com os atos errados dos outros motoristas e das condições adversas. 24. Os fatores existentes que, juntos ou isolados, podem causar acidentes: Condições climáticas, fadiga, sono, estrada, veículo. 25. De acordo com as regras de direção defensiva: O uso do farol alto em sentido contrário é responsável por grande número de acidentes. 26. Em situações de engarrafamento no trânsito, é prudente o motorista: Manter-se calmo e atento. 27. Para evitar a colisão com o veículo que vai à frente, o motorista deve: Manter distância de segurança. 28. O motorista defensivo é aquele que dirige: De modo a evitar acidentes, apesar das ações incorretas dos outros motoristas e das condições adversas. 29. A falta de atenção do motorista, pode lhe causar grandes problemas. Estar atento significa: Olhar e analisar o trânsito observando os perigos que podem surgir a sua volta. 30. Para dirigir defensivamente o motorista deve: Estar sempre atento e consciente do risco de um possível acidente. 31. Para prevenir acidentes é preciso conhecer e aplicar os seguintes elementos: Considerar os riscos, conhecer a defesa e agir prontamente. 32. A fadiga provoca no motorista: Menor rapidez nas suas reações. 33. A única forma de eliminar o álcool do organismo é: O tempo, pois a eliminação se dá de maneira lenta, levando de 6 à 8 horas. 34. Distância de frenagem é: A distância que o veículo percorre depois que o motorista pisa no freio até a parada total.
35. Distância de parada é: A distância que o veículo percorre desde o momento que o motorista percebe o perigo até à parada total. 36. O motorista deve estar sempre em bom estado físico e mental. O uso de bebida alcoólica provoca além de outras alterações: Diminuição da consciência do perigo. 37. Entre outros efeitos, o álcool provoca no motorista: Diminuição da capacidade de tomar decisões rápidas e acertadas para evitar acidentes. 38. Uma das funções da educação para o trânsito é: Orientar pedestres e motorista sobre o comportamento correto no trânsito. 39. O extintor de incêndio é um equipamento: Obrigatório e sua falta é considerada infração de acordo com a Legislação de Trânsito.
View more...
Comments