Antropologia da Alimentação
Short Description
Download Antropologia da Alimentação...
Description
PLANO DE ENSINO CURSO: Nutrição PERÍODO: 1º Semestre TURNO: Diurno / Noturno DISCIPLINA: Antropologia da Alimentação CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 horas
I - EMENTA A antr antrop opol olog ogia ia da alim alimen enta taçã ção o visa visa a capa capaci cida dade de de refl reflex exão ão e comp compre reen ensã são o da sociedade brasileira sendo um conjunto formado por diferentes identidades sociais. Visa também o entendimento e interpretação do outro no tocante aos hábitos alimentares e sua aplicação no estudo da nutrição humana.
II - OBJETIVOS GERAIS •
•
Capaci Capacitar tar o aluno aluno a entend entender er a compl complexi exidad dade e do fator fator alimen alimentar tar na espéci espécie e humana humana e em partic particula ularr na socied sociedade ade brasil brasileir eira, a, levand levando o em consid consider eraçã ação o a dive divers rsida idade de biol biológ ógic ica, a, ecol ecológ ógic ica, a, tecn tecnol ológ ógic ica, a, econ econôm ômic ica, a, soci social al,, polí políti tica ca e ideológica. Ent Entend ender o que leva eva o huma umano a eleg leger det determ ermina inado tipo ipo de alim limento nto cond condic icio iona nand ndoo-se se a ele, ele, as inte interf rfer erên ênci cias as das das cren crença ças s que que os perm permei eiam am,, a adap adapta taçã ção o a sabo sabore res, s, odor odores es entr entre e outr outras as cara caract cter erís ísti tica cas, s, cons consid ider eran ando do o desenvolvimento histórico de cada sociedade, com o objetivo de ter uma atuação capaz de contribuir para a qualidade de vida da sociedade.
III - OBJETIVOS ESPECÍFICOS •
•
•
Ente Entend nder er e disc discut utir ir sobr sobre e o sign signif ific icad ado o dos dos alim alimen ento tos, s, seus seus cond condic icio iona nant ntes es biológicos, ecológicos, tecnológicos, econômicos e culturais, Entender e discutir a importância das crenças religiosas e dietéticas, bem como as funções socioculturais da alimentação, o comportamento alimentício e as tradições culiná culinária rias s das difere diferente ntes s socied sociedade ades s human humanas, as, instr instrume umenta ntaliz lizand ando-s o-se e para para a atuação profissional. Refletir sobre as construções culturais e simbólicas que demarcam o campo da saúde-doença.
IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Unidade I – Construções culturais e simbólicas
Aula 01: Conceito sobre Antropologia Antropologia da Alimentação Sugestão de leitura: DAMATTA, R. O que faz o Brasil, Brasil? Cap. 4. Sobre comidas e mulheres. MONTANARI, M. Comida como cultura . Parte 3 O prazer (e o dever) da escolha “O
gosto é um produto cultural”, p. 95-102. Objetivo da aula: conhecer e aplicar os conceitos “comida” X “alimento”, “fome” X “paladar”.
Aula 02: Funções socioculturais da alimentação Sugestão de leitura: MONTANARI, M. Comida como cultura. Parte 3 “o gosto é um produto social”, “dize-me quanto comes...” “e o que”, p. 109-130; Parte 4 Comida, linguagem, identidade “Comer junto”, p. 157-164 Objetivo da aula: compreender os ritmos sociais da comensalidade e refletir sobre: quando, como, quanto, com quem e o que se come.
Aula 03: As diferentes práticas Alimentares e o Ato de Comer Sugestão de leitura: SANTOS, L. A. S O corpo, o comer e a comida , Cap. 3 Considerações sobre dieta alimentar, comer e comida, p. 16-28, “Sobre os gêneros alimentícios”, p. 272-287. Objetivo da aula: compreender e aplicar os conceitos “nutrir-se”, “alimentar-se”, “comer”, “participar de uma refeição” e suas relações com “fome e paladar”, “comida e alimento”.
Aula 04: Composição corporal Sugestão de leitura: SANTOS, L. A. S O corpo, o comer e a comida , Cap. 1 Reflexões sobre a tríade corpo, comer e comida p. 32-43. Objetivo da aula: compreender a relação simbólica entre a ingestão do alimento e a composição corporal
Aula 05: A relação saúde-doença MONTANARI, M. Comida como cultura . Parte 1 Fabricar a própria comida “prazer e saúde”, p. 83-91. Objetivo da aula: compreender a relação simbólica entre a ingestão do alimento em relação à saúde ou doença.
Aula 06: O significado dos alimentos Sugestão de leitura: CARNEIRO, H. Comida e sociedade, Cap. 6 Comer vegetais, p. 51-63; Cap. 7 Comer animais, p. 63-75; SANTOS, L. A. S O corpo, o comer e a comida , “Os líquidos”; “outros gêneros alimentícios”; “Representações dos nutrientes”. p. 291-305. MONTANARI, M. Comida como cultura. “Assado e cozido”, p. 77-81; “a gramática da comida”, p. 165-170. Objetivo da aula: compreender as relações simbólicas de cada grupo alimentar como as carnes, verduras, legumes, frutas, grãos, cereais, líquidos, óleos, etc.
Aula 07: Comportamentos alimentares em diferentes fases da vida Sugestão de leitura: CASCUDO, L da C. História da alimentação no Brasil. “Comida na gravidez e alimentação infantil”, p. 649-655. FLANDRIN J-L & MONTANARI, M. História da alimentação. Cap. 44 Alimentação e saúde “Alimentação e saúde da mulher”, “Alimentação e saúde da criança”, p. 798-802 Artigo: Estudos de consumo alimentar em crianças e adolescentes Objetivo da aula: Compreender e pesquisar os hábitos alimentares de diferentes faixas etárias como a criança, o adolescente, a gestante e o idoso, observando seus ritmos e
práticas alimentares, paladares, comidas e saúde.
Unidade II – Diversidade alimentar
Aula 08: O desenvolvimento histórico da alimentação Sugestão de leitura: CARNEIRO, H. Comida e sociedade, Cap. 5 Alimentação na pré-história, p. 45-50; Cap. 8 As especiarias, as navegações e a mundialização da alimentação, p. 75-86. MONTANARI, M. Comida como cultura. Parte 1 Fabricar a própria comida, p. 21-33. Objetivo da aula: compreender os primeiros comportamentos alimentares na espécie humana e suas transformações no tempo, bem como seus aspectos simbólicos em cada fase, da caça e coleta à agricultura e pecuária.
NP1 Aula 09: Alimentação na atualidade Sugestão de leitura: CARNEIRO, H. Comida e sociedade, Cap. 9 Alimentação na modernidade, p. 87-100; Cap. 10 Alimentação Contemporânea, p. 101-110 Objetivo da aula: compreender as mudanças históricas e simbólicas da mundialização até a industrialização dos alimentos.
Aula 10: O paradoxo da modernidade alimentar Sugestão de leitura: MONTANARI, M. Comida como cultura. “O paradoxo da globalização”, p. 145-153. CARNEIRO, H. Comida e sociedade, Cap. 13 A historiografia internacional das alimentação, p. 131-154
Aula 11: Os diversos fatores que interferem nos sistemas alimentares Sugestão de leitura: CARNEIRO, H. Comida e sociedade, Cap. 2 Alimentação, biologia e ciências naturais, p. 7-14; Cap. 3 Aspectos econômicos, sociais e culturais da alimentação, p. 15-22 MONTANARI, M. Comida como cultura. “Jogar como tempo”, p. 35-41. Objetivo da aula: refletir sobre os fatores econômicos, ecológicos e tecnológicos que interferem no sistema alimentar e nas cozinhas nacionais.
Aula 12: A industrialização e tecnologia da Alimentação Sugestão de leitura: FLANDRIN J-L & MONTANARI, M. História da alimentação. 2º ed. São Paulo: Estação Liberdade, 1998. Objetivo da aula: conhecer a cadeia de produção do alimento desde a produção até o consumo passando pela colheita/abate, limpeza, corte, processos de conservação, transporte e armazenamento, venda e consumo.
Aula 13: Gastronomia e mídia Sugestão de leitura CARNEIRO, H. Comida e sociedade, Cap. 12 Gastronomia e estética, p.123-130 Objetivo da aula: compreender como a mídia interfere na escolha da comida e na construção do corpo.
Aula 14: Interferência das crenças religiosas
Sugestão de leituras: CASCUDO, L da C. História da alimentação no Brasil . Superstições alimentares, p. 755-766. CARNEIRO, H. Comida e sociedade, Cap. 11 Alimentação e religião, p. 111-122 Objetivo da aula: compreender as restrições e proibições religiosas no processo de escolha alimentar.
Aula 15: Tradições culinárias e dietéticas FISBERG, M. Um, Dois, Feijão com arroz: a alimentação no Brasil de norte a sul . MONTANARI, M. Comida como cultura. Parte 3 Cozinhas históricas “Da geografia do gosto ao gosto da geografia”, p. 135-143. Objetivo da aula: conhecer diferentes tradições culinárias tanto nacionais como internacionais.
NP2 PROVA SUBSTITUTIVA EXAME
V - ESTRATÉGIA DE TRABALHO • • •
• •
Aulas expositivas Análise e interpretação de textos Estudo dirigido e trabalho em grupo (debates, conclusões sistematizadas, seminários) Pesquisa de campo Exercícios de conhecimento e de aprendizagem no sistema de disciplina online
VI – AVALIAÇÃO •
•
Serão respeitados os critérios de avaliação/aprovação definidos pela Universidade como provas regimentais e trabalhos acadêmicos. Deve ser sugerido aos alunos trabalhos de pesquisa bibliográfica ou breves trabalhos de campo com a metodologia da aplicação de questionários ( surveys) como forma de estimular a reflexão antropológica através de vivências. Esses trabalhos podem ser apresentados em aula ou na forma de trabalhos acadêmicos.
VII - BIBLIOGRAFIA BÁSICA CARNEIRO, H. Comida e sociedade: uma história da alimentação , Campus Elsevier, 2003. MONTANARI, M. Comida como cultura. São Paulo: Senac, 2008. SANTOS, L. A. S. O corpo, o comer e a comida , Ed. UFBA, 2008. (http://www.sapientia.pucsp.br/tde_arquivos/8/TDE-2006-05-02T07:58:35Z1937/Publico/Tese%20LIGIA%20AMPARO%20DA%20SILVA% )
VIII – BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CASCUDO, L da C. História da alimentação no Brasil . 3ª ed., São Paulo: Global, 2004. DAMATTA, R. O que faz o Brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Ed. Rocco, 1986. (http://www.scribd.com/doc/6374091/O-que-faz-o-brasill-Brasil-Roberto-Damatta )
FISBERG, M. Um, Dois, Feijão com arroz: a alimentação no Brasil de norte a sul . Ed Ateneu, 2002. FLANDRIN J-L & MONTANARI, M. História da alimentação. 2º ed. São Paulo: Estação Liberdade, 1998. ORNELLAS, L H. Alimentação através dos tempos , UFSC, 2008.
View more...
Comments