O Ano da Morte de Ricardo Reis Capítulo 1 Relatvamene ao espaço, identfcamos nese 1º capíulo:
Representações do século XX: o espaço da cidade
Representações do século XX: o tempo histórico e os acontecimentos
Deambulação geográfca e viagem literária
“
Representações do amor;
Caracterização das
Intertextualidade
Linguagem, eslo e estrutura
O cais de Alcânara onde araca o barco que ranspora Ricardo Reis, recém-chegado do Brasil, Bra sil, lisboe lisboea, a, seguid seguido o de uma descri descrição ção bre breve ve da cida cidade de obs obscur cura, a, mar marcad cada a pela pela “ ” Lisboa simboliza a diadura de Salazar imposa naquela alura; A ação decorre enre 29 de dezembro de 1935 e 8 de seembro de 1936 e, por isso, a cid cidade ade é des descri cria a desa desa or orma ma dep deprim rimen ene, e, de modo a ris risar ar o caráer caráer opress opressor or e repressivo do regime polítco em vigor.
O narrador utliza a leiura das nocias para satrizar e critcar o esado do país e do mundo naquela alura. Algumas das nocias enumeradas nese jornal são as seguines (p. 28 a 31): -O chee de Esado inaugura uma exposição; A narratva começa com a chegada de Ricardo Reis a Lisboa razido pelo Highland Brigade. Ricardo Reis em o primeiro conaco com Lisboa com a viagem que az de áxi aé ao hoel.
Representações do amor: No Hoel Bragança Ricardo Reis sene um ascínio por uma jovem mida que possuí uma mão inere, acompanhada por seu pai. Na primeira noie em Porugal, ao janar, no Hoel Bragança, Ricardo Reis vê uma jovem
“The god o labyrinh” de Herber Quain, (p. 21), livro que acompanhará Ricardo Reis ao longo da obra, sendo meáora da vida como um labirino do qual não há saída; Poesia de Ricardo Reis: “Mesre, são plácidas odas as horas” p. 22; Estrutura externa da obra: dezanove capíulos sem numeração; Estrutura interna: Chegada de Ricardo Reis a Lisboa; Alojameno no hoel Bragança;
Thank you for interesting in our services. We are a non-profit group that run this website to share documents. We need your help to maintenance this website.