GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN CAMPUS CAICÓ CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINA: EPIDEMIOLOGIA E ENFERMAGEM
NOME: Fabia Nunes Mariz !"#$"$#%
Data:
Análise Reflexiva – Filme: Epidemia (Roteiro elaborado pela professora Ardigleusa Alves da Universidade Estadual da Paraíba)
1. Resu Resuma ma a his histó tóri riaa do fil filme me.. O filme se iniia numa tribo afriana onde surge um vírus desonheido e e!tremamente mortal" e logo em seguida a popula#$o loal % e!terminada pelo e!%rito ameriano para garantir &ue o vírus n$o se alastrasse" e tamb%m ser usado futuramente omo arma biológia e!lusiva nas m$os do e!%rito ameriano. 'empo depois o vírus ressurge atrav%s de um maao omo portador do vírus" e em pouo tempo" a doen#a ome#a a se espalhar numa veloidade assustadora. En&uanto isso uma e&uipe de m%dios lutam ontra o tempo para desobrir um antídoto. . onsidera onsiderando ndo a epidemiologia epidemiologia desritiva desritiva"" identifi&ue identifi&ue as araterísti araterístias as referentes referentes a tempo" pessoa e lugar lugar no &ue se refere refere * oorr+nia da da doen#a. A doen#a foi transmitida atrav%s de um maao omo hospedeiro" vindo da ,fria landestinamente landestinamente para os EUA" e em pouo tempo o vírus ome#a a se espalhar. -. Por &ue &ue a oorr+n oorr+nia ia da doen# doen#aa foi onsid onsiderad eradaa uma epide epidemia mia /evido em um urto período de tempo a doen#a infeiosa ter atingido um n0mero elevado de pessoas e ter se espalhado rapidamente. . arateri arateri2e 2e o tipo tipo de epidem epidemia ia oorrido oorrido no no loal. loal. 3ustifi&ue 3ustifi&ue.. lassifiado omo Epidemia Progressiva" Progressiva" &uando oorre atrav%s da transmiss$o de animal para pessoa" pessoa" e de pessoa pessoa a pessoa. pessoa. 4. 5denti 5dentifi& fi&ue ue o aso aso índi índiee da epide epidemia mia.. O aso índie do filme" ou se6a" o primeiro aso foi o do 6ovem 3imbo. 7. /esreva /esreva a adei adeiaa de transmiss transmiss$o $o da doen#a doen#a a partir partir do aso aso índie. índie. O transportador do maao % ontaminado" depois ontamina sua namorada" logo depois o maao % vendido para uma lo6a de animais" &ue tamb%m ontamina outro maao e o dono da lo6a de animais. /epois o profissional respons8vel pela an8lise de sangue 1
ontaminado" &ue ontamina um maior n0mero de pessoas num inema loal e assim por diante segue a ontamina#$o de mais pessoas. 9. omo oorreu a transmiss$o da doen#a A transmiss$o oorre tendo omo hospedeiro do vírus um maao ontrabandeado da ,fria" onde surgiu o vírus anos atr8s" para os EUA. :. E!pli&ue a letalidade da doen#a. ;ua letalidade % alta por ser um vírus om grande apaidade de ont8gio e matar em pou&uíssimo tempo. es humanas e definir estrat%gias de preven#$o e ontrole. 1?. =ual a mensagem do filme @a2nos refletir sobre omo estamos vulner8veis as novas doen#as &ue podem surgir a &ual&uer momento. E por fim nos mostra a importBnia da epidemiologia no ontrole dessas possíveis doen#as &ue podem surgir" atrav%s do seu papel na preven#$o e ontrole.
Thank you for interesting in our services. We are a non-profit group that run this website to share documents. We need your help to maintenance this website.