ALUNO CADERNO 2 Curso Completo de Português As Novas Perspectivas Da FGV

February 13, 2023 | Author: Anonymous | Category: N/A
Share Embed Donate


Short Description

Download ALUNO CADERNO 2 Curso Completo de Português As Novas Perspectivas Da FGV...

Description

 

Curso Completo de Português as novas perspectivas da FGV Profª. Adriana Figueiredo

 

CADERNO 2

Profª Adriana Figueiredo

 

Os modos de organização discursiva: a descrição, a narração, a exposição informativa e a exposição argumentativa

Profª Adriana Figueiredo

 

TIPOLOGIA TEXTUAL

Profª Adriana Figueiredo

 

MODO TEXTUAL

NARRAÇÃO

TEMPOR TEM PORALID ALIDADE ADE

Momentos sucessivos no tempo

INTENÇ INT ENÇÃO ÃO DO AUTOR Relatar uma história, um acontecimento.

Identificar,

DESCRIÇÃO

Um único momento no tempo

localizar, qualificar objetos, cenas, personagens, paisagens.

TEMPOS VERBAIS

EXEMPLOS

Pretérito perfeito

O funcionário acabou de rabiscar num  papel, repousou a caneta e voltou-se  para atender o cliente.

Presente

O funcionário acaba de rabiscar num  papel, repousa a caneta e volta-se para atender o cliente.

Pretérito imperfeito

 A menina passeava pela calçada da avenida elegante do bairro e olhava as vitrines que exibiam uma imensa variedade de roupas elegantes.

Presente

 A menina passeia pela calçada da avenida elegante do bairro e olha as vitrines que exibem uma imensa variedade de roupas elegantes.

Profª Adriana Figueiredo

 

MODO TEXTUAL

TEMP TE MPOR ORAL ALID IDADE ADE

INTENÇÃ INTEN ÇÃO O DO AUTOR

Discutir um

DISSERTAÇÃO   Ausência de tempo

Profª Adriana Figueiredo

assunto, expondo-se o que se sabe ou defendendo uma tese.

TEMPOS VERBAIS

Presente

EXEMPLOS

O policiamento comunitário, hoje em dia, encontra-se amplamente disseminado nos países economicamente mais desenvolvidos. Essa éseaaproxima forma de das policiamento mais aspiraçõesque da  população. O policiamento comunitário foi

Pretérito perfeito

amplamente disseminado nos países economicamente mais desenvolvidos. Essa foi a forma de policiamento que mais se aproximou das aspirações da  população.

 

EXPOSITIVA

OBSERVAÇÕES FINAIS

A corrupção pode ser definida, em um sentido social, como uma crença compartilhada, expandida e tolerada de que o uso da função pública é feito para o benefício de si mesmo, da própria família e de amigos. Mas não é uma novidade moderna.

DISSERTAÇÃO O amor nada mais é do que o resultado

ARGUMENTATIVA

de uma complexa cadeia de reações químicas do cérebro e existe com o intuito único de propagar a nossa espécie. Em outras palavras, amamos porque somos o resultado de um processo evolutivo bem sucedido.

Profª Adriana Figueiredo

 

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

Prof Adriana Figueiredo

 

I. CLASSIFIQUE OS TEXTOS A SEGUIR QUANTO À TIPOLOGIA.

1. Cada pessoa que chegava se punha na ponta dos pés, embora não o pudesse ver. Os mo morrad ador ores es da ru ruaa con onvver ersa savvam de um umaa po port rtaa à outr outra, a, as cr cria ianç nças as foram oram acordadas e vieram de pijama às janelas. O senhor gordo repetia que Dario sentar sentaraase na calçada, soprando ainda a fumaça do cachimbo e encostando o guarda-chuva na parede. Mas não se via guarda-chuva ou cachimbo ao lado dele.

Prof Adriana Figueiredo

 

2. Chegou à porta, olhou as folhas amarelas das catingueiras. Suspirou. Deus nos havia de permitir outra desgraça. Agitou a cabeça e procurou ocupações para entreter-se. Tomou a cuia grande, encaminhou-se ao barreiro, encheu de água o caco das galinhas, endireitou o poleiro. Em seguida foi ao quintalzinho regar os craveiros cra veiros e as panelas de losna.

Prof Adriana Figueiredo

 

3. A velhinha abre sua mala de James Bond, de onde retira, para começar, um copo de prata, em seguida, um guardanapo, com o qual começa a limpar o copo de prata, meticulosamente, por dentro e por fora.

Prof Adriana Figueiredo

 

4. O atual modo de vida, pleno de elementos descartáveis, não privilegia a memória O quea se chama  “consumismo”  tem de relação direta o abandonoa eamigos, o descaso com memória. Descarta-se tudo, objetos de com uso doméstico de roupas a amores. O projeto ecologista da reciclagem é, de certo modo, um trabalho de memória.

Profª Adriana Figueiredo

 

5. Gregório de Matos Guerra nasceu em Salvador (BA) e morreu em Recife (PE). Estudou no colégio dos jesuítas e formou-se em Direito em Coimbra (Portugal). Recebeu o apelido de Boca do Inferno, graças a sua irreverente obra satírica. Gregório de Matos firmou-se como o primeiro poeta brasileiro: cultivou a poesia lírica, satírica, erótica e religiosa.

Profª Adriana Figueiredo

 

QUESTÕES DE CONCURSO

Profª Adriana Figueiredo

 

DESCRIÇÃO X NARRAÇÃO

Profª Adriana Figueiredo

 

01. FGV - 2022 - MPE-SC - Auxiliar do Ministério Público Observe o início do seguinte texto narrativo: “Um   homem tinha uma fazenda perto de um rio, mas essa proximidade nunca

havia trazido problema. Certo dia o rio começou a crescer e ele percebeu que sua fazenda ia ficar submersa”. A frase que inicia propriamente a narração narração,, é: (A) Um homem tinha uma u ma fazenda pertotr de um problema; rio; (B) ...mas essa proximidade nunca havia trazido azido (C) Certo dia o rio começou a crescer; (D) ...e ele percebeu; (E) ...que sua sua fazen fazenda da ia ficar submersa. submersa.

Profª Adriana Figueiredo

 

02. FGV 2022 MPE BA Estagiário de Direito Uma recente notícia de jornal dizia:  “Havia  uma grande aglomeração na avenida Paulista e muitos se apinhavam perto do palanque onde falariam os políticos esperados. Um carro de som animava o público. Muitas faixas criticavam diferentes aspectos da vida nacional.” Sobre esse pequeno texto, é correto afirmar que se trata de: A) uma descrição geral do cenário de uma passeata; B) uma descrição detalhada de uma aglomeração; a glomeração; C) uma narração dos principais fatos ocorridos numa passeata; D) uma informação precisa sobre um movimento político; E) um texto de propaganda de algum partido político.

Profª Adriana Figueiredo

 

03. FGV - 2022 - MPE-GO - Analista Contábil Texto II “Vamos  arranjar um nome inventado para a cidade: Maranguaia. E também um

nome para o coronel: Juca Brito. Mas que a cidade fique nadentro sua paisagem verdadeira, comdeocaatinga, pequenono córrego perene fertilizando um vale de um mundo de léguas fundo do sertão. E o coronel fique na sua varanda, cheia de gaiolas de passarinhos. Ali perto, enjaulados como feras, dois imensos cães dinamarqueses. Um campo para criação de ema. E – luxo estranho no sertão – pavões reais. Foi o que vimos na visita rápi ápida, da, qua quand ndo o no noss sso o ca carr rro o en entr trou ou pe pelo lo pa parq rque ue da fa faze zend nda, a, en entr tree ju juaz azei eiro ross e tamarineiros. O coronel Juca Brito é dono da casa, da cidade, do município, do sertão, do mundo.”

Profª Adriana Figueiredo

(O coronel, 12/05/1951)

 

03. FGV - 2022 - MPE-GO - Analista Contábil A estruturação desse texto é predominantemente A) narrativa, pois relata uma pequena visita do autor a uma fazenda do sertão. B) descritiva, pois fornece elementos visuais componentes da paisagem da fazenda. C) expositiva, pois traz traz informações necess necessárias árias para o entendimento do texto. D) argumentativa, pois traz a tese implícita, contrária ao coronelismo. E) injuntiva, pois se volta para a crítica de um sistema de vida, predominante, na época, em nosso sertão.

Profª Adriana Figueiredo

 

NARRAÇÃO X DISSERTAÇÃO EXPOSITIVA

Profª Adriana Figueiredo

 

04. FGV - 2021 - TCE-AM - Auditor Técnico de Controle Externo - Área de Auditoria Govern Governamenta amentall Texto 5 – História da lenda do Bumba meu boi b oi “No  nordeste, a história do Bumba meu boi foi inspirada na lenda da Mãe

CatirinaNe essa do Ness a Pai verFrancisco sã são o, Mã Mãee(Chico). Ca Cati tirrin inaa e Pai Fr Fran anci cisc sco o sã são o um cas asal al de ne negr gros os trabalhadores de uma fazenda. Quando Mãe Catirina fica grávida, ela tem desejo de comer a língua de um boi. Empenhado em satisfazer a vontade de Catirina, Chico mata um dos bois do rebanho, que, no entanto, era um dos prefe preferidos ridos do fazendeiro. Ao notar a falta do boi, o fazendeiro pede para que todos os empregados saiam em busca dele.

Profª Adriana Figueiredo

 

04. FGV - 2021 - TCE-AM - Auditor Técnico de Controle Externo - Área de Auditoria Govern Governamenta amentall Eles encontram o boi quase morto, mas com a ajuda de um curandeiro ele se recupera. Noutras versões, o boi já está morto e com o auxílio de um pajé, ele ressuscita. A lenda, dessa maneira,Ao está associada ao conceito milagre do ao trazer de volta o animal. mesmo tempo, mostra ade presença de catolicismo elementos indígenas e africanos, tal como a cura pelo pajé o ou u curandeiro e a ressurreição. A festa do Bumba meu boi é celebrada para comemorar esse milagre.”

Profª Adriana Figueiredo

 

04. FGV - 2021 - TCE-AM - Auditor Técnico de Controle Externo - Área de Auditoria Govern Governamenta amentall O texto 5, em termos de predominância quase absoluta, deve ser classificado como: A) descritivo; B) narrativo; C) dissertativo-e dissertativo-expositivo; xpositivo; D) dissertativo-argumenta dissertativo-argumentativo; tivo; E) injuntivo.

Profª Adriana Figueiredo

 

05. FGV - 2021 - Câmara de Aracaju - SE - Assistente Administrativo A frase abaixo que exemplifica exemplifica um texto descritivo é: A) Quem não for belo aos vinte anos, forte aos trinta, esperto aos quarenta e rico aos cinquenta, não pode esperar ser tudo isso depois; B) O envelhecimento ocorre apenas dos 25 aos 30 anos. O que se obtém até esse momento é o que se conservará para sempre; C) Eu era criança, era pequeno e era cruel; D) Deve-se o maior respeito à criança; E) A juventude ju ventude dev devee ser domada com a razão, não com a força.

Profª Adriana Figueiredo

 

EXPOSITIVO X ARGUMENTATIVO

Profª Adriana Figueiredo

 

06. FGV - 2022 - PC-RJ - Investigador Policial de 3ª Classe Texto 5 “Um investigador de crimes cibernéticos é um agente da lei especializado na

avaliação de casos envolvendo crimes de computador. Esse pessoal pode trabalhar para agências policiais e empresas privadas e também pode ser conhecido como técnico em computação forense. O trabalho nesse campo requer treinamento em tecnologia da informação e aplicação da lei, para que as pessoas tenham as ferramentas para localizar evidências, bem como as habilidades para protegê-las e garantir garan tir que sejam u utilizáv tilizáveis eis em ttribunal. ribunal.

Profª Adriana Figueiredo

 

06. FGV - 2022 - PC-RJ - Investigador Policial de 3ª Classe Qudor and ndo o emes mbrocib s ernéti doéticos pcos úblipar co ticipa de den nunda ciain mvesti crigação mção. es . cIss ibeornpo étide cos, osinc , luir umr in inve vesti stiga gador de m cri crimes cibern partic ipa inve stiga Isso pode inclui qualquer coisa, desde testar a rede de um banco para determinar como e quando ocorreu um vazamento de dados até avaliar um computador individual que pode ter sido usado em um crime. Os investigadores de crimes cibernéticos podem recuperar e reconstruir dados se forem danificados ou destruídos, acidental ou inte in tenc ncio iona nalm lmen ente te.. Eles Eles ta tamb mbém ém po pode dem m exp xplo lorrar re rede dess de com ompu puta tado dorres, es, computadores individuais e discos rígidos para identificar evidências de atividade criminosa” (Netinbag.com).

Profª Adriana Figueiredo

 

06. FGV - 2022 - PC-RJ - Investigador Policial de 3ª Classe O texto 5 deve ser classificado predominantemente como: A) publicitário, pois faz propaganda da atividade policial; B) informativo, pois dá a conhecer fatos novos; C) normativo, pois indica regras a serem seguidas; D) didático, pois ensina como proceder; E) metalinguístico, pois indica significados de palavr pa lavras. as.

Profª Adriana Figueiredo

 

07. FGV - 2022 - TJ TO - Té Téccnico Judiciá iárrio - Ap Apo oio Judiciário e Administrativo

Profª Adriana Figueiredo

 

07. FGV - 2022 - TJ TO - Té Téccnico Judiciá iárrio - Ap Apo oio Judiciário e Administrativo É comum que os textos sejam classificados de acordo com o domínio social de comunicação em que se inserem. Por esse critério, é correto afirmar que o texto 2 tem natureza predominantemente: (A) descritiva, porque se propõe primariamente a qualificar qualificar,, identificar e localizar os sonhos; (B) na (B) narr rrat ativ iva, a, po porq rque ue se pr prop opõe õe pr prim imar aria iame ment ntee a rela relata tarr uma uma suce sucess ssão ão de acontecimentos aconteciment os em ordem cronológica;

Profª Adriana Figueiredo

 

07. FGV - 2022 - TJ TO - Té Téccnico Judiciá iárrio - Ap Apo oio Judiciário e Administrativo (C) exp (C) xpos osit itiv iva, a, po porrqu quee se pr prop opõe õe pr prim imar aria iame ment ntee a ens nsin inar ar a inte interp rprret etaç ação ão psicanalítica sobre os símbolos oníricos; (D) injuntiva, porque se propõe primariamente a orientar as ações futuras do leitor; (E) argumentativa, porque se propõe primariamente a defender um ponto de vista acer ac erca ca da re rela laçã ção o en entr tree ps psic icaná análilise se,, de um la lado do,, e neur neuroci ociên ênci ciaa e ps psic icol olog ogia ia cognitiva, de outro.

Profª Adriana Figueiredo

 

08. FGV - 2022 - TJ TO - Técnico Judiciário - Informática Entre os pensamentos abaixo, aquele que deve ser classificado como um texto não argumentativo, é: (A) Três Três pessoas podem manter um segredo, se duas delas estiverem mortas; (B) Penso, logo existo; (C) Ouve sempre e não fala nunca; (D) O dilúvio passou. Deixou ficar um homem; (E) Detesto as mulheres mulheres porque elas sempre sabem onde as ccoisas oisas estão.

Profª Adriana Figueiredo

 

09. FGV - 2021 - PC RJ - Inspetor de Polícia Observe o texto a seguir. "O Conselho Holandês de Saúde explica que os açúcares da fruta no suco de laranja são absorvidos pelo corpo muito no rapidamente porque no corpo em forma líquida. Porque eles entram corpo tão rápido emeles umaentram quantidade tão alta, o corpo converte facilmente este açúcar em gordura. Um copo de suco de laranja contém tanto açúcar quanto um copo de refrigerante. Isso significa que você pode ganhar peso rapidamente, e pessoas com mais gordura corporal terão maior chance de ter diabetes. Tudo Tudo a partir de um copo de suco de laranja!"

Profª Adriana Figueiredo

 

09. FGV - 2021 - PC RJ - Inspetor de Polícia O segmento desse texto em que há a preocupação de informar e de convencer convencer é:

(A)

O Co Conse nselho lho Hol Holandê andêss de Saú Saúde de eexpl xplica ica que os aaçúc çúcar ares es d daa fr fruta uta no suc suco o de

laranja sãolíquida; absorvidos pelo corpo muito rapidamente porque eles entram no corpo em forma (B) Por Porque que eles eentr ntram am no cor corpo po tão rrápido ápido em u uma ma quan quantidade tidade ttão ão alt alta, a, o corpo converte facilmente este açúcar em gordura; (C) Um co copo po de su succo de la larran anja ja co cont ntém ém tan tanto aç açúc úcar ar qua quanto um cop opo o de refrigerante;

Profª Adriana Figueiredo

 

09. FGV - 2021 - PC RJ - Inspetor de Polícia (D) Isso Isso signifi significa ca q que ue vvocê ocê pod podee gganh anhar ar p peso eso rapid rapidame ament nte, e, e pes pessoa soass com com mais mais gordura corporal corporal terão maior chance de ter diabetes; (E) Tudo a partir de um copo de suco de laranja!

Profª Adriana Figueiredo

 

TIPOS DE DESCRIÇÃO

Profª Adriana Figueiredo

 

Ex.: Encalveceu mais, é certo, tem menos carnes,

FÍSICA

DESCRIÇÃO DE PESSOAS/ PERSONAGENS

algumas rugas; ao cabo, uma velhice rija de sessenta anos. Os bigodes continuam a trazer as pontas finas e agudas

PSÍQUICA

Ex.: Entre as boas figuras de boa-fé do Rio de Janeiro figurava o Garcia, bom homem, cujo único defeito era ser fraco de inteligência.

FÍSICO-PSÍQUICA

Ex.: É um menino normal de 11 anos, 30 quilos, mas parece menos. Suas roupas são de segunda mão e tem a desconfiança de que a sua própria história alguém já viveu antes.

Prof. Adriana Figueiredo

 

II. Classifique Classifique os textos desc descritivos ritivos a seguir seguir usando o CÓDIGO: (1) Descrição física (2) Descrição psíquica (3) Descrição físico psíquica a) Eles eram baixos e musculosos, tinham o queixo recuado e faces alongadas e projetadas para a frente.

b) Alta e esguia, essa irmã mais velha era séria, fechada feito um cofre. Até hoje não sei o que guardava aquele cofre.

Profª Adriana Figueiredo

 

c) Acordara naquela manhã com o mau humor habitual, mas também com uma profunda tristeza pela data que q ue se aproxima aproximava. va.

Profª Adriana Figueiredo

 

DE CIMA PARA BAIXO: Naquele bar havia uma coleção de trecos e velharias acima do balcão, cujo atendente não parecia fazer questão de atendê-los.

DESCRIÇÃO DE OBJETOS, CENAS E PAISAGENS

CIMA/BAIXO DE BAIXO PARA CIMA: O homem passava com os sapatos molhados, mas a calça e o casaco, completamente secos.

Prof. Adriana Figueiredo

 

DAS PARTES PARA O TODO: A pintura feita à mão e a asa completamente torta faziam daquela caneca de alumínio um item especial.

DESCRIÇÃO DE OBJETOS, CENAS E PAISAGENS

PARTE/TODO DO TODO PARA PARTES: O corpo humano é uma máquina desenhada para o movimento. É dotado de dobradiças, músculos que formam alavancas capazes de deslocar o esqueleto em qualquer qua lquer direção, ossos resistentes e sistemas de alta complexidade para mobilizar energia.

Prof. Adriana Figueiredo

 

DE PERTO PARA LONGE: O menino e seu amiguinho brincavam nas primeiras espumas; o pai fumava um cigarro na praia, batendo papo com um amigo. E o mundo era inocente, naquela manhã de sol.

DESCRIÇÃO DE OBJETOS, CENAS E PAISAGENS

PERTO/LONGE DE LONGE PARA PERTO: Na cozinha espaçosa, o fogão mal funcionava. O feijão cozinhando na panela ainda levaria tempo a ficar pronto.

Prof. Adriana Figueiredo

 

III. Classifique as descrições a seguir usando o código (1) Da parte para o todo (2) Do todo para a parte (3) De cima para baixo (4) De baixo para cima (5) De longe para perto (6) De perto para longe a) Achara estranhamente interessante aquele livro velho, com capa rasgada, as folhas comidas por traças e com dobras do tempo. b) O cabelo encaracolado emoldurava o rosto o bochechudo e os olhinhos carentes

daquela aluna sentada à frente. Profª Adriana Figueiredo

 

c) O céu azul e o sol amarelo faziam o par perfeito naquele dia de verão. A fumaça cheirosa da churrasqueira alegrava alegrava os jovens à beira da piscina.

d) Entrava pelo portão, atravessava a garagem e entrava pela cozinha. Ali estava a cria cr ianç nça, a, ac acom ompan panhad hadaa da mã mãe, e, co com m olha olharr do doce ce e pu puer erilil fa faze zend ndo o sua sua ref refeiçã eição o noturna.

e) Sentado no chão da sala, tentava ver nas mesas o que as outras crianças

desenhavam nervosamente sob o o olhar lhar repreensivo do professor professor.. Profª Adriana Figueiredo

 

 

OS SENTIDOS NA DESCRIÇÃO

Quando dava sorte, o rosto olhava para mim e sorria

VISÃO

os lábios se separavam e se alongavam um pouco.

TATO

Adorava passar os dedos nos pelos macios do gatuno.

OLFATO

AUDIÇÃO

PALADAR

 

Andando pelo píer, sentia o cheiro forte de peixe podre e dos homens maltrapilhos.

Do apartamento, ouvia-se o ruído dos carros e das vozes dos homens em uma acalorada discussão.

Experimentava aquela sopa cremosa de sabor Experimentava adocicado, como se fosse um especialista em

gastronomia. Prof. Adriana Figueiredo

 

IV. Ide Identi ntifi fiqu que e os se sent ntido idoss us usad ados os na nass de desc scri riçõe çõess (a (audi udiçã ção, o, olfa olfato to,, paladar, visão e tato).

a) Ch Cham amou ou-l -lhe he a at aten ençção a bo bols lsaa ver erme melh lhaa na vitr vitrin ine, e, im impo pone nent nte, e, de co cour uro o autêntico.

b) Não aguentava mais aguardar no hospital com aquele odor acre de ambiente asséptico.

Profª Adriana Figueiredo

 

c) A lágrima escorre no rosto infante, infante, até deixar lhe o gosto salgado na boca.

d) Sentia o frio f rio cortando-lhe o rosto naquela manhã infeliz.

e) Ao telefone, uma voz de mulher estranhíssima pergunta por mim, uma voz claramente de choro contido.

Profª Adriana Figueiredo

 

QUESTÕES DE CONCURSO

Profª Adriana Figueiredo

 

10. FGV - 2022 - TJ TO - Técnico Judiciário - Informática Observe o texto descritivo a seguir. “A capa do dicionário era azul com o título centraliz centralizado ado em letras douradas; acima e abaixo desse título e do nome do autor, havia uma espécie de bordado de estilo árabe, com hexágonos também dourados, cercados de estrelas.” Sobre a estruturação dessa descrição, a afirmação correta, é: (A) a descrição parte do todo para as partes; (B) o movimento da descrição é de cima para baixo; (C) o texto faz uma descrição de algo em movimento; (D) a descrição se fundamenta f undamenta numa visão à distância;

(E) o texto destac destacaa particularmente os verbos. Profª Adriana Figueiredo

 

11. FGV - 2021 - Câmara de Aracaju - SE - Redator Texto 1 “Estamos  na cena do crime. À frente de quem mira o levante, fica a praia, banhada

pela baía de Guanabara. Atrás, indevassável e infinita, a floresta. À direita um pequeno manguezal, acompanhando o braço mais largo do rio que desce das serras altas da Tijuca para ali desembocar. Do outro lado, o outeiro do Leripe, onde existiu a aldeia indígena de Uruçumirim, por trás do qual corre o segundo braço do rio, formando a foz em delta. No centro, uma grande construção inabitada  –  a Casa de Pedra, única obra humana no enquadramento deserto da paisagem.” (Alberto Mussa, A primeira história do mundo, p. 17)

Profª Adriana Figueiredo

 

11. FGV - 2021 - Câmara de Aracaju - SE - Redator Quanto ao modo de organização discursiva, exclusivamente ex clusivamente descritivo; a descrição é feita: o segmento do texto 1 é quase que

A) do todo para as partes; B) das partes para o todo; C) de cima para baixo; D) de longe para perto;

E) de perto para longe. Profª Adriana Figueiredo

 

12. FGV - 2022 - CGU - Técnico Federal de Finanças e Controle “do A  imagem de uma que não podia inspirar outrocom sentimento quenariz não eo respeito,era porque seupessoa aspecto mostrava uma face larga um grande

pequenos olhos abaixo de grossas sobrancelhas. Uns lábios finos se desenhavam sob um bigode tímido, tudo isso com uma pele morena bastante fresca com traços de ótima saúde. A cabeça era suportada por um corpo bastante av avantajado... antajado...” Esse pequeno fragmento é exemplo de um texto descritivo. A afirmação correta sobre ele é: (A) a descrição se limita a características físicas de uma pessoa, particularmente de sua cabeça;

Profª Adriana Figueiredo

 

12. FGV - 2022 - CGU - Técnico Federal de Finanças e Controle (B) a tendência globaledos traços descritivos apresentados é caracterizar uma pessoa por sua firmeza elegância; (C) a estratégia descritiva empregada é a de dar uma ideia do todo, mostrando a seguir detalhes desse todo; (D) o observador encarregado da descrição faz questão de ser bastante objetivo, sem interferências de caráter subjetivo; (E) as características apresentadas, relativas ao aspecto geral da pessoa descrita, não confirmam a imagem de respeito referida no início do texto.

Profª Adriana Figueiredo

 

13. FGV - 2022 - SEFAZ-BA - Agente de Tributos Estaduais Administração e Finanças Quanto aos sentidos em que se baseiam as descrições, assinale a opção que indica o texto que mostra essa identificação de forma correta.

A)   “De   uma mesa distante, a única ocupada, ainda vinha o ruído de vozes de home ho mens. ns. Um Umaa gar arggalha alhada da re rebe bent ntou ou so sono norra em me meio io do voz ozer erio io exal alta tado. do.”   / predominantemente, predominantement e, descrição visual. B)  “Deitado,  ele beliscou dois ou três grãos. Chupou o sumo azedo, deixou cair a casca no prato. Apanhou outro bago, mais doce.” / exclusivamente, exclusivamente, descrição táctil.

Profª Adriana Figueiredo

 

13. FGV - 2022 - SEFAZ-BA - Agente de Tributos Estaduais Administração e Finanças C)  “Nas  Barcas, os armazéns tresandavam a lixo e peixe podre, as latas vazias de óleo, como cheiro de homens esfarrapados.” / descrição olfativa o lfativa e gustativa. gustativa. D) “O pai comprou o sapato dois números maior maior... ... Enfiou no pé ffrio rio o sapato branco de tênis. Ao pentear-lhe o louro cabelo, a cabeça ainda em fogo.” / descrição visual e táctil. E)   “Examinou  a sala. Na extremidade da mesa, um homenzinho escrevendo. No momento em que o Doutor Silveira se certificava disso, o personagem soltou a pena, mostrou uns olhos empapuçados e deixou escapar um gesto de repugnância.”

/ descrição visual e auditiva. Profª Adriana Figueiredo

 

14. FGV - 2022 - CGU - Auditor Federa Federall de Finanças e Controle   “Entramos   vagarosa e silenciosamente pela Observe texto descritivo a seguir. porta do olaboratório às escuras; o cheiro do local era nauseabundo e havia uma subs su bstâ tânc ncia ia pe pega gajo josa sa nã não o iden identi tific ficad adaa po porr to todo do o chão. chão. Ha Havi viaa tub tubos os de en ensa saio io espalhados, como se os trabalhadores do local tivessem saído às pressas... Pelo

amargo de nossas bocas, as expectativas eram as piores possíveis.”   A estratégia empregada nessa descrição é a de: (A) descrever detalhadamente, construindo-se da parte para o todo; (B) apresentar os elementos da descrição de cima para baixo; (C) utilizar todos os sentidos físicos na descrição; (D) identificar claramente os componentes do cenário descrito;

(E) mostrar os elementos de longe lon ge para perto. Profª Adriana Figueiredo

 

O OBSERVADOR NA DESCRIÇÃO E NA NARRAÇÃO

Profª Adriana Figueiredo

 

15. FGV - 2021 - Banestes - Analista em Tecnologia da Informação Observe a seguinte descrição de um museu:   “Do  lado de fora e diante da porta central, pude observar a enorme porta, de estilo antigo, de madeira sólida, cercada de um pequeno friso de pedra, talvez por exigência do estilo da época; ao lado, uma série”de janelas do mesmo material, que, em função do horário, h orário, ainda estavam estavam fechadas. Nessa descrição, nem todos os elementos do museu estão presentes; isso ocorre em muitas descrições por diferentes limitações de quem descreve descreve..

Profª Adriana Figueiredo

 

15. FGV - 2021 - Banestes - Analista em Tecnologia da Informação No caso desse segmento, a limitação descritiva provém: A) de problemas psicológicos de quem q uem observa; B) de falta de conhecimento mais profundo sobre o tema; C) do posicionamento físico do observador; D) do pouco tempo disponível para uma ampla descrição;

E) do desinteresse em mostrar outros aspectos do museu. Profª Adriana Figueiredo

 

16. FGV - 2022 - MPE-SC - Auxiliar do Ministério Público Observe o seguinte texto descritivo: “Olhou   o ob obje jetto po porr trás trás da ca cade deir iraa qu quee es esttava dian diante te dele dele.. Con onttorno ornouu-aa e

aproximou-se da mesa. Cuidadosamente, pegou o pequeno pássaro esculpido em madeira e, voltando para a cadeira, girou-o entre os dedos, examinando a pequena base pintada de azul”. A técnica descritiva empregada nesse texto texto,, é: (A) observador e objeto estão parados; (B) observador e objeto estão em movimento; m ovimento; (C) objeto imóvel e observador em movimento; mo vimento;

(D) objeto em movimento e observador parado; (E) objeto e observador alternam movimento e paralisação. Profª Adriana Figueiredo

 

17. FGV - 2022 - MPE-SC - Auxiliar do Ministério Público Num samba popular de Paulinho da Viola e Hermínio Bello de Carvalho há uma descrição da favela da Mangueira, nos seguintes versos: “Vista assim do alto Mais parece o céu no chão”

Sobre esse pequeno texto, é correto afirmar que: (A) o observador está no plano horizontal em relação à favela; favela; (B) os detalhes dados sobre a favela a desvalorizam; (C) a posição do observador favor favorece ece a descrição da favela;

(D) a semelhança com o céu ocorre pelo distanciamento; (E) a expressão “céu no chão” mostra a dura realidade da favela. Profª Adriana Figueiredo  

18. FGV - 2021 - Câmara de Aracaju - SE - Redator Texto 1 “Estamos  na cena do crime. À frente de quem mira o levante, fica a praia, banhada

pela baía de Guanabara. Atrás, indevassável e infinita, a floresta. À direita um pequeno manguezal, acompanhando o braço mais largo do rio que desce das serras altas da Tijuca para ali desembocar. Do outro lado, o outeiro do Leripe, onde existiu a aldeia indígena de Uruçumirim, por trás do qual corre o segundo braço do rio, formando a foz em delta. No centro, uma grande construção inabitada  –  a Casa de Pedra, única obra humana no enquadramento deserto da paisagem.” (Alberto Mussa, A primeira história do mundo, p. 17)

Profª Adriana Figueiredo

 

18. FGV - 2021 - Câmara de Aracaju - SE - Redator Quanto ao observador que nos faz a descrição lida no texto 1, podemos dizer dele que:

A) mostra desconhecimento sobre alguns dados da descrição; B) apresenta limitações na descrição em função de sua posição; C) acrescenta informações à descrição da cena; D) realiza uma descrição isenta de opiniões pessoais;

E) faz uma descrição intermeada de segmentos narrativos. Profª Adriana Figueiredo

 

NARRAÇÃO/NARRADOR

Profª Adriana Figueiredo

 

“Tinha recebido pequena herança de uma tia.

NARRADOR OBSERVADOR

Queria aplicar o dinheiro numa atividade que lhe desse algum lucro, porém, mais que lucro, satisfação intelectual.”

NARRAÇÃO NARRADOR PERSONAGEM

“O toró que cobria Manaus, trégua na quentura

do equador, me aliviava. Frutas e folhas boiavam nas poças que cercavam a porta do meu quarto.”

Prof. Adriana Figueiredo

 

19. FGV - 2022 - TJ TO - Técnico Judiciário - Informática As opções abaixo exemplificam textos narrativos; a opção em que o narrador se mostra como mero observador dos fatos, é: (A) Aproximei-me da cerca e a atravessei, preocupado com o touro que pastava ali próximo; (B) As nuvens se juntaram no horizonte, o céu tornou-se escuro e, em pouco tempo, a chuva desabou sobre minha cabeça; (C) O Maracanã ficou cheio, e as torcidas dos dois times pareciam ansiosas pelo início daquela partida decisiva;

Profª Adriana Figueiredo

 

19. FGV - 2022 - TJ TO - Técnico Judiciário - Informática

(D) O guarda parou o carro onde eu estava e multou o motorista por excesso de velocidade; (E) O professor viu que eu não havia feito o dever de casa e ordenou que eu fosse para fora de sala.

Profª Adriana Figueiredo

 

20. FGV - 2022 - Prefeitura de Manaus - AM - Condutor de Ambulância Observe o seguinte trecho narrativo: “Tudo era matéria às curiosidades de Capitu. Caso houve, porém, no qual não sei se

aprendeu ou ensinou, ou se fez ambas as coisas, como eu. É o que contarei no outro capítulo. Neste direi somente que, passados alguns dias do ajuste com o agregado, fui ver a minha amiga; eram dez horas da manhã. D. Fortunata, que estava no quintal, nem esperou que eu lhe perguntasse pela filha.  —  Está na sala, penteando o cabelo, disse-me; vá devagarzinho para lhe pregar um susto.”  Assis, Machado de. Dom Casmurro.

Profª Adriana Figueiredo

 

20. FGV - 2022 - Prefeitura de Manaus - AM - Condutor de Ambulância Nesse segmento de texto, o narrador A) é mero observador observador,, sem interfe interferência rência nos fatos narrados. B) participa dos fatos narrados, como personagem. C) relata a história em terceira pessoa, com indicações ind icações de tempo passado. D) se mostra m ostra como autor do texto, sem participação nos fatos. E) se apresenta como estruturador dos fatos narrados, com perfeita consciência dos

fatos narrados. Profª Adriana Figueiredo

 

21. FGV - 2022 - CGU - Auditor Federa Federall de Finanças e Controle Em uma tarde ensolarada, estou no portão da escola recebendo as crianças como todos os dias. De repente, um carro para em frente ao portão. Um menino de quatro anos chega à porta da escola com o telefone nas mãos, assistindo desenho ou jogando (não foi possível identificar), tão concentrado que nem percebe que chegou à escola. A mãe chama e ele não atende. Então, ela pega o telefone das mãos do filho e ele começa a reclamar, chorando e exaltado, querendo o telefone novamente. A mãe pede ao filho para parar de chorar e de  “fazer birra”,  mas este não a atende. Para parar de ouvir a reclamação do filho, ela então vai ao carro, busca o tablet e deixa que o filho o leve para a escola. Diário de bordo, 26 de fevereiro de 2018.

Profª Adriana Figueiredo

 

21. FGV - 2022 - CGU - Auditor Federa Federall de Finanças e Controle Sobre a estrutura desse pequeno texto, retirado de um estudo sobre a Tecnologia e a Educação Infantil, a afirmativa adequada é que q ue se trata de um texto: (A) argumentativo, em que se procura, por meio de uma estrutura narrativa, condenar o mau emprego da tecnologia nas escolas; (B) narrativo, de que o narrador participa somente como observador e que pode servir de exemplo para a condenação de um mau processo educativo familiar; (C) narrativo, de que o narrador participa com opiniões sobre o narrado, em tom condenatório da tecnologia atual;

Profª Adriana Figueiredo

 

21. FGV - 2022 - CGU - Auditor Federa Federall de Finanças e Controle (D) meramente descritivo de uma cena presenciada por um observador isento, cena essa que mostra características características da sociedade atual; (E) argumentativo, argumentativo, em que o argumentador se utiliza da presença de um tablet para a condenação dos games infantis como não educativos.

Profª Adriana Figueiredo

 

DEFINIÇÃO

Profª Adriana Figueiredo

 

DEFINIÇÃO

Significado; explicação clara e concisa.

Triângulo: uma figura plana que tem três lados.

Definir é “dizer o que algo é”.

Vegetariano é o seguidor da alimentação exclusiva de vegetais.

Prof. Adriana Figueiredo

 

22. FGV - 2021 - FUNSAÚDE - CE - Médico Alergista e Imunologia Pediátrica O segmento abaixo que mostra uma estrutura textual diferente da que aparece nas definições:  “A A genialidade é uma grande aptidão para a paciência”; A) “

B) “A  “A genialidade é uma variedade da loucura”;  “A A educação dos pais é a responsáv C) “ responsável el por jovens preguiçosos”;

D)  “Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos possuem”;

E) “Os gênios são aqueles que dizem muito antes o que se dirá muito depois”. Profª Adriana Figueiredo

 

23. FGV - 2021 - FUNSAÚD FUNSAÚDEE - CE - Analis Analista ta de Patologi Patologiaa Clínica “Torcicolo. O termo é usado mais frequentemente como  ‘torção do pescoço devido à contração de músculos   cervicais’. O nome nada tem a ver com colo, tendo

chegado ao português através do italiano torcicolo, formado com base em torcere (torcer) e collo (pescoço)”. Márcio Bueno, A origem curiosa das palavras. O fragmento acima começa pela definição de  “torcicolo”; assinale a opção que se inicia de forma diferente. A) Toró: pancada de chuva muito intensa e passageira. B) Traça: Traça: uma espécie de insetos que ataca livros, roupas etc. C) Tomate: Tomate: vem do dialeto asteca tomátl, por meio do espanhol tomate.

D) Tiririca: erva daninhade que dásica muita do r de cabeça dor aoscaminhão agricultores E) Trio elétric elétrico: o: sistema mú música ambulante sobre um iluminado iluminado.. Profª Adriana Figueiredo

 

24. FG 24. FGV V - 202 021 1 - Pr Pref efei eitu tura ra Mu Muni nici cipa pall de Pau aulí líni niaa - Au Audi dito torr Fisc Fiscal al Tributário – Tributário  –  Tipo 1 Ópera é quando um sujeito recebe uma facada nas costas e, em vez de sangrar, canta. Essa definição não o modelo oficial dar o significado do termo a ser definido, mas cita umsegue exemplo de situação d asdeóperas. das Assinale a opção que apresenta a definição que segue o modelo acima. (A) A arte é a mais bela das mentiras. (B) A arte é a magia ma gia livre da mentira de ser verdade. C) A pintura é poesia silenciosa.

D) A arte é o amarelo de Van Gogh. E) A arte é a busca do inútil. Profª Adriana Figueiredo

 

25. FGV - 2021 - TCE-AM - Auditor Técnico de Controle Externo - Área de Auditoria Govern Governamenta amentall “As   cantigas de roda, também conhecidas como cirandas são brincadeiras que

consistem na formação de uma roda, com a participação de crianças, que cantam músicas de caráter folclórico, seguindo coreografias. São muito executadas em esco es cola las, s, pa parq rque uess e ou outr tros os es espa paçços freq freque uen nta tado doss por por cria crianç nças as.. As mú músi sica cass e cor oreo eogr graf afia iass sã são o cr cria iada dass po porr an anôn ônim imos os,, qu quee ad adap apta tam m mú músi siccas e me melo lodi dias as.. Transmitidas oralmente, as letras das músicas são simples e trazem temas do universo infantil.” (Suapesquisa.com)

Profª Adriana Figueiredo

 

25. FGV - 2021 - TCE-AM - Auditor Técnico de Controle Externo - Área de Auditoria Govern Governamenta amentall O primeiro período desse segmento exemplifica um tipo de texto denominado definição; no caso da definição de cantiga de roda, NÃO faz parte de sua estrutura: A) outro vocábulo que também designa a mesma realidade; B) um vocábulo de significação geral em que se encaixa a realidade definida; C) componentes que formam a palavra definida; D) especificidades do termo definido; E) informações de caráter histórico sobre o vocábulo definido.

Profª Adriana Figueiredo

 

26. FGV 2021 Câmara de Aracaju SE Assistente Administrativo “A vida é a arte de tirar conclusões suficientes de premissas insuficientes

Essa definição de   “  apela para uma relação com o seguinte modo de organização discursiva A) dissertativo argumentativo B) dissertativo expositivo C) descritivo D) narrativo

E) injuntivo Profª Adriana Figueiredo

 

FATO x OPINIÃO Discutir, expor um assunto

Profª Adriana Figueiredo

 

TIPOLOGIA TEXTUAL

SUBSTANTIVO

 

O problema problema da  da sociedade é isso.

ADJETIVO

O problema da educação é grave grave..

VERBO

Os governantes devem devem se  se atentar a isso.

MODALIZADORES TEXTUAIS

ADVÉRBIO

Certamente as autoridades são Certamente as responsáveis.

Prof. Adriana Figueiredo

 

V. Identifique os modalizadores modalizadores nas fra frases ses abaix abaixo. o. a) O Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária Conar decidiu apertar o cerco contra a publicidade infantil.

b) Envelhecer é chato, mas  consolemo‐nos: a alternativa é pior. Ninguém que eu conheça morreu e voltou para contar como é estar morto, mas o consenso geral é que existir é muito melhor do que não existir existir.. Há dúvidas, claro.

Profª Adriana Figueiredo

 

c) O trânsito sempre foi sinônimo de confusão, e tragédias. Agora, infelizmente, às vésperas do final do ano, o número de acidentes e mortes tende a aumentar ainda mais.

Profª Adriana Figueiredo

 

OPINIÃO

DO AUTOR

A matemática está no centro de algumas das mais intrigantes intrigant es especulações cosmológicas cosmológicas da Atualidade.

DO AUTOR COMO GERAL

Estamos cansados dos casos de corrupção na política.

DE TERCEIROS

Há uma crítica ácida à postura dos médicos brasileiros brasileir os que se recusam a trabalhar em cidades

sem recursos.

Prof. Adriana Figueiredo

 

FATO

Até 1940, os migrantes se dirigiam predominantemente para a cidade do Rio de Janeiro, então Distrito Federal, e também para a cidade c idade e o estado de São Paulo, e eram em grande g rande parte oriundos de Minas Gerais e do Nordeste.

Prof. Adriana Figueiredo

 

VI. Classifique os trechos abaixo, seguindo o código: 1 - FATO 2 - OPINIÃO DO AUTOR 3 - OPINIÃO DO AUTOR APRESENTADA COMO GERAL 4 - OPINIÃO DE TERCEIROS

a) À medida que fico maduro, tomo consciência de que a cidade é feita para quem está no auge da saúde, com força total. b) A ética na Grécia começava no aprimoramento corporal. Para enfrentar os

inimigos, ou deles fugir com honra, era necessário bem usar o corpo. Profª Adriana Figueiredo

 

c) Os ne negr gros os que pag pagam am im impos posto toss e os ou outr tros os cont contri ribu buin inte tess que cons onsid ider eram am Monteiro Lobato racista não devem ser obrigados a bancar edições do escritor. É mais ou menos essa a posição do economista Walter Williams, um dos principais intelectuais libertários dos EUA.

d) Aênci entrega do da Comissão Mista Inquérito das Viol Vi olên ciaa Co Cont ntr raRelatório a Mu Mulh lher erFinal (C (CPP-MI MIVC VCM) M) foi Parlamentar um ma marrco na lu luta tadeda das s mulh mulheere res bras br asililei eira rass pe pela la gar aran anti tiaa de se seus us di dire reit itos os,, pr prin inci cipa palm lmen ente te,, o en enfr fren enta tame ment nto o à violência de gênero.

Profª Adriana Figueiredo

 

e) Antes, tínhamos os velhos filmes em preto-e-branco, fora de foco, as fotos amareladas, que nos davam a sensação de que o passado era precário e o futuro seria luminoso. Nada. Nunca estaremos no futuro.

f) A falta de pesquisas efeitos da regulamentação nosséria padrões alimentares e na saúdeobjetivas a longo sobre prazo os é uma lacuna de conhecimento que precisa ser sanada.

Profª Adriana Figueiredo

 

g) Ao descobrir maneiras de produzir alimentos em grande escala, certos povos que viver iveram am a pa part rtir ir de un unss 10 mi mill ano noss atrás trás dese desenc ncad adea earram um umaa expl plos osão ão populacional que foi resolvida com outra invenção, a da vida urbana. urbana .

h) Sabemos que o jovem almeja sua inserção no mercado de trabalho, porém, muit mu itas as vezes isso isso nã não o é um umaa ta tare reffa fác ácilil.. A in incl clus usão ão no âm âmbi bito to pr prof ofis issi sion onal al prop pr opor orci cion onaa cr cres esci cime ment nto o, ap apre rend ndiz izad ado o, au auttoc ocon onfi fian ança ça e, pr prin inci cipa palm lmen ente te,,

responsabilidade profissional e pessoal. Essa tarefa, no entanto entanto,, rarament raramentee é fácil. Profª Adriana Figueiredo

 

#ANOTAAÍ

Profª Adriana Figueiredo

 

QUESTÕES DE CONCURSO

Profª Adriana Figueiredo

 

27. FGV - 2021 - PC RJ - Inspetor de Polícia A frase abaixo que, ao contrário das demais, só traz dados objetivos, sem a participação do enunciador, enunciador, é:

(A) O desempenho do time ontem ffoi oi eexcepcional; xcepcional; (B) É pena que tenha chovido tanto no final de semana; (C) Segundo o que eu penso, esse médico é um enganador; (D) Você não passa de um charlatão vulgar;

(E) João acertou na loteria e está ffeliz eliz com isso. Profª Adriana Figueiredo

 

28. FGV - 2022 - PM-AM - Aluno Oficial da Polícia Militar Observe o seguinte pensamento de representar C. Bernard:  “O  observadora deve ser o Éfotógrafo da natureza, sua observação deve exatamente natureza. preciso observar sem ideias preconcebidas; o espírito do observador deve ser passivo, ou seja, deve calar-se; ele ouve a natureza e escre escreve ve o que ela dita.” Assinale a frase abaixo que mostra a completa isenção do observador diante da naturezaa observada. naturez A) O vento impressionante perturbav perturbavaa a paisagem. B) A ventania agitava as folhas das árvores. ár vores. C) O vento trazia muita inquietação aos pobres moradores.

D) Nunca ventara ventara tanto naquele pequenino lugar lugar.. E) A aldeia tremia de medo sob so b a forte ventania. Profª Adriana Figueiredo

 

29. FGV - 2022 - Prefeitura de Manaus - AM - Médico Clínico Geral As frases mostram pareceres médicos; assinale a opção que apresenta aquele quea éseguir elaborado de forma impessoal. A) O paciente do leito 11 da enfermaria deve ser transferido imediatamente para a UTI. B) Considero que este remédio deva ser tomado duas vez vezes es ao dia. C) O cliente está agora em muito bom estado de saúde. D) Parece estabelecido que o uso da d a vacina é universalmente benéfico.

E) Devemos pedir a ajuda a Deus para que o transporte desses pacientes ocorra sem problemas. Profª Adriana Figueiredo  

30. FGV - 2021 - PC RJ - Inspetor de Polícia Texto 3 Com a chegada da temporada de verão, a Polícia Militar contará com o reforço de efetivo em Balneário Camboriú, buscando manter os indicadores dos crimes viole violentos em foi queda. No ano 2019 ocorreram 13 homicídios homicídios.. Já no ano passad passado, o, este ntos número reduzido parade10. Diante a intensificação das ações policiais, o 12º Batalhão de Polícia Militar conseguiu alcançar em 2021, até o dia de hoje, a impressionante marca de apenas 6 homicídios dolosos. Isto significa uma redução de 40% no triênio, e se comparado ao ano de 2019, a redução ultrapassaria a 50%. O reforço de efetivo em Balneário Camboriú busca manter os indicadores dos

crimes violentos em queda, visando a manutenção da qualidade de vida da cidade, que é referência tanto no âmbito estadual, como nacional. Adaptado. Polícia Civil - Balneário Camboriú. Profª Adriana Figueiredo

 

30. FGV - 2021 - PC RJ - Inspetor de Polícia O termo destacado veiculado no texto 3que é: marca uma interferência do redator da notícia no conteúdo (A)) (A

Co Com m a ch cheg egad adaa da temp tempor orad adaa de verã verão, o, a Pol Políc ícia ia Mil Milit itar ar co conta ntará rá co com mo

reforço de efetivo em Balneário Camboriú, buscando manter os indicadores dos crimes violentos em queda; (B) No ano de 2 2019 019 oc ocorrer orreram am 13 homi homicídi cídios. os. Já no aano no pass passado, ado, este número foi reduzido para 10; (C) Diante a intensificação das ações policiais, o 12Q Batalhão de Polícia Militar

conseguiu alcançar em 2021, até o dia de hoje, a impressionante marca de apenas 6 homicídios dolosos; Profª Adriana Figueiredo

 

30. FGV - 2021 - PC RJ - Inspetor de Polícia (D) Ist Isto o sign signific ificaa uma re reduçã dução o de 40 40% % no tr triên iênio, io, e se co compa mparad rado o ao ano d dee 2019, a redução ultrapassaria a 50%; (E) ...visando a manutenção da qualidade de vida da cidade, que é referência tanto no âmbito estadual, como nacional.

Profª Adriana Figueiredo

 

31. FGV - 2022 - MPE-SC - Auxiliar do Ministério Público A frase abaixo que contém marcas do enunciador, é: (A) Hoje, tempo bom, com chuvas no cair da tarde; (B) O acidente causou duas vítimas, levadas ao hospital mais próximo; (C) O fogão era moderno, pena que custasse tão caro; (D) O material de construção ficou espalhado pela calçada;

(E) Todos os convidados chegaram atrasados ao evento.

Profª Adriana Figueiredo

 

32. FGV - 2021 - Câmara de Aracaju - SE - Analista Administrativo Abaixo aparece aparecem m cincodamanchete manchetes s jornal jornalística ísticas carioca; a; a única delas que mostra influência visão do redator é: s de um jornal carioc

A) Infecções pelo coronavírus disparam na Itália; B) Aumenta número de cidades que q ue dependem do INSS; C) Temporal deixa 4 mortos no n o Rio; D) Relatos de abuso sexual crescem no Brasil;

E) Congresso pode reduzir prazo de tramitação de MPs. M Ps. Profª Adriana Figueiredo

 

33. FGV - 2022 - TCU - Auditor Federal de Controle Externo Abaixo opiniões todas expressas de citação aparecem a seguir que contémvariadas, elementos de elas personalização é: um modo impessoal. A A) Os educadores são constantemente interrogados sobre o papel da televisão na educação das crianças; parece hoje estabelecido que esse papel é benéfico; B) Está universalmente estabelecido que a eficiência das regras de segurança depende da boa vontade dos que as utilizam; C) Parece a todos que a eficácia das vacinas está definitivamente comprovada, bastando ver-se a grande diminuição de internações hospitalares;

Profª Adriana Figueiredo

 

33. FGV - 2022 - TCU - Auditor Federal de Controle Externo D) Quanto a Grande sertão: veredas, se só se observam os grandes pensamentos que essa obra contém, é certamente um livro impressionante; E) Só se pode esperar que a equipe local de salvamento possa atuar de forma eficiente a fim de que muitas vidas sejam salvas.

Profª Adriana Figueiredo

 

34. FGV - 2021 - TCE-AM - Auditor Técnico de Controle Externo - Área de Ministério Público de Contas Texto 3 “Nenhum  ser humano é uma ilha…   por isso não perguntem por quem os sinos

dobram. Elesasdobram porse cada um, sobre por cada uma, por toda a humanidade. grandes são trevas que abatem nossos espíritos, maiores ainda são Se as nossas ânsias por luz. (…) As tragédias dão-nos a dimensão da inumanidade de que somos capazes. Mas também deixam vir à tona o verdadeiramente humano que habita em nós, para além das diferenças de raça, de ideologia e de religião. E esse humano em nós faz com que juntos choremos, juntos nos enxuguemos as lágrimas,  juntos oremos, juntos busquemos a justiça, juntos construamos a paz e juntos

renunciemos à vingança. Leonardo Boff  Profª Adriana Figueiredo

 

34. FGV - 2021 - TCE-AM - Auditor Técnico de Controle Externo - Área de Ministério Público de Contas Nesse segmento (texto 3), o autor:

A) apresenta sua própria opinião; B) apresenta uma opinião como geral; C) apresenta uma opinião alheia e a comenta; D) apresenta e comenta sua opinião;

E) confronta confronta divers diversas as opin opiniões. iões. Profª Adriana Figueiredo

 

35. FGV - 2022 - TJ TO - Té Téccnico Judiciá iárrio - Ap Apo oio Judiciário e Administrativo Muitos textos apresentam não apenas o ponto de vista do seu autor, mas também o de outros indivíduos ou grupos sociais. Uma alternativa em que a palavra sublinhada reflete um ponto de vista que NÃO pode ser atribuído ao autor do texto 2 é: (A) “Para que serve sonhar?”; (B) “A despeito do impacto profundo destas ideias na sociedade ocidental”;

 “marcando (C) divórcio cio progressi progressivo vo de métod método o e discurso entre a psic psicanálise análise e a biologia”;  um divór Profª Adriana Figueiredo

 

35. FGV - 2022 - TJ TO - Té Téccnico Judiciá iárrio - Ap Apo oio Judiciário e Administrativo (D)   “Predomina nas ciências exatas a noção de que a contribuição da psicanálise para o entendimento dos sonhos resume-se a um amontoado de observações isoladas”; (E)  “Predomina  nas ciências exatas a noção de que a contribuição da psicanálise para o entendimento dos sonhos resume-se a um amontoado de observações isoladas”.

Profª Adriana Figueiredo

 

36. FGV - 2022 - SSP-AM - Técnico de Nível Superior Observe as quatro frases a seguir, todas elas redigidas por um mesmo indivíduo: 1. Não se pode esperar que esse filme venha a ter o sucesso que ele merece. 2. Nós apreciamos os esforços da prefeitura da cidade para aumentar os espaços verdes. 3. De acordo com os peritos, as causas do acidente seriam de origem criminosa. 4. Nós poderíamos imaginar que os progressos científicos garantiriam num futuro

próximo a felicidade da humanidade? Profª Adriana Figueiredo

 

36. FGV - 2022 - SSP-AM - Técnico de Nível Superior Todos esses textos manifestam opiniões; a afirmação correta sobre eles é: A) as frases 2 e 3 manifestam opiniões pessoais. B) a frase 2 mostra uma opinião pessoal, dando-lhe um aspecto geral. C) todas as frases partem de opiniões alheias, retomadas como se fossem próprias. D) as frases 3 e 4 apresentam uma opinião e, em seguida, a comentam.

E) a frase 1 confronta opiniões diversas. Profª Adriana Figueiredo

 

OBRIGADA ! Professora: Adriana Figueiredo

 

FACEBOOK.COM/PROF.ADRIANA.FIGUEIREDO INSTAGRAM.COM/PROFESSORAADRIANAFIGUEIREDO HTTPS://WWW.YOUTUBE.COM/USER/PROFESSORAADRIANAF

Profª. Adriana Figueiredo

 

Professora: Adriana Figueiredo

@professoraadrianafigueiredo

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF