Água Pluvial
Short Description
Download Água Pluvial...
Description
Água Pluvial
Slide não é material de estudo. Serve apenas como estruturação da matéria a ser discutida com os alunos. Para estudo das matérias deve ser utilizada a bibliografia recomendada ou outras que acharem interessante.
Título
Autores
AZEVEDO NETTO, JOSÉ MARTINIANO DE INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS: PREDIAIS E MACINTYRE, ARCHIBALD INDUSTRIAIS JOSEPH MANUAL DE HIDRÁULICA
MANUAL DE INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS MACINTYRE, ARCHIBALD E SANITÁRIAS JOSEPH INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS
CREDER, HELIO
CICL CICLO O AMBIEN AMBIENT TAL DA GUA DA CHUV CHUVA A GESTÃO
TELLES, DIRCEU D’ALKIMIM
A água da chuva causa danos:
à durabilidade das construções; boa aparência das construções
A água de chuva deve ser coletada e transportada à rede pública de drenagem, pelo traeto mais curto! "o #rasil utili$a%se o &istema &eparador Absoluto ou sea rede de esgoto sanitário separada da rede de águas pluviais! Pois as va$ões pluviais s'o bastante superiores às dos esgotos sanitários!
As instalações prediais de águas pluviais devem apresentar:
estan(ueidade; )ácil desobstruç'o e limpe$a; resistência às intemp*ries; resistência aos es)orços; evitar ruidos na tubulaç'o; +arantir inde)ormabilidade atrav*s de uma boa )iaç'o da tubulaç'o!
A norma brasileira (ue trata das instalações prediais da águas pluviais * a NBR 10844/89 : ◦
◦
aplica%se à drenagem de águas pluviais em coberturas e demais áreas associadas ao edi)-cio! "'o se aplica a casos onde as va$ões de proeto e as caracter-sticas da área eiam a utili$aç'o de bocas de lobo e galerias!
. sistema deve ser completamente separado de (uais(uer outras instalações prediais!
"as unções e, no máimo de /0 em /0 metros, deve haver uma caia de inspeç'o!
risco de obstruç'o, prever mais de uma sa-da!
declividade m-nima de 0,12 das super)-cies hori$ontais de laes garantindo o escoamento at* os pontos de drenagem previstos; condutores hori$ontais proetados, sempre (ue poss-vel, com declividade uni)orme com valor m-nimo de 0,12!
.s condutores de águas pluviais n'o podem ser usados para receber e)luentes de esgotos sanitários ou como tubos de ventilaç'o da instalaç'o predial de esgotos sanitários; os condutores da instalaç'o predial de esgotos sanitários n'o podem ser aproveitados para a conduç'o de águas pluviais; o di3metro interno m-nimo dos condutores verticais de seç'o circular * 40mm 5mercado 41mm6;
Superfícies coletoras: telhados, paredes, coberturas, pisos eternos, terraços,... !ufos: conduzem as "guas #s calhas. Saídas: orifício etravasor das "guas pluviais $buzinotes, gargulas%
7aia de areia
7aia de ralo
o i e s s a P
o t n e m a h n i l A
7ondutor de águas pluviais 8ua
7ondutor de águas pluviais
8alo 0,90 m
7aia de areia
7oletor público
a t e r a &
Planta
7aia de 7oletor ralo público
7orte
7oletor de águas pluviais
As coberturas hori$ontais de lae dever'o impedir o empoçamento, eceto durante as tempestades, pois neste caso o mesmo será temporário! Para tanto estas coberturas dever'o ser impermeáveis! A drenagem deve ser )eita por mais de uma sa-da, eceto nos casos em (ue n'o houver risco de obstruç'o! uando necessário, a cobertura dever ser subdividida em áreas menores com caimentos de orientações di)erentes! .s trechos da linha perimetral da cobertura e das eventuais aberturas na cobertura 5escadas, clarabias, etc6 (ue possam receber água em virtude do caimento, devem ser dotados de platibanda ou calha!
&'()*S'+*()*-+
Q=
A × I
60
$m% ' $mm/h% 0 $1/min%
View more...
Comments