ADMINISTRAÇÃO EM UMA UNIDADE RADIOLÓGICA (2)

August 21, 2018 | Author: Patricia Noro Martins | Category: Radiology, Hospital, Medicine, Wellness
Share Embed Donate


Short Description

Download ADMINISTRAÇÃO EM UMA UNIDADE RADIOLÓGICA (2)...

Description

 ADMINISTRAÇÃO EM UMA  ADMINISTRAÇÃO UNIDADE RADIOLÓGICA. I Profª Patricia Noro 2012.

 ADMINISTRAÇÃO.  ADMINISTRAÇÃO. 

UNIDADE RADIOLÓGICA (U.R):

* FUNÇÃO PRIMORDIAL DE UMA serviços UMA U.R: Prestação de bons serviços ao paciente e não a preocupação com o produto, como acontece, por exemplo, na administração de uma firma comercial. c omercial. (FRANCES, 1976).

 ADMINISTRAÇÃO. 

O que é uma UNIDADE RADIOLÓGICA?

* Tudo que compõe um centro de radiologia é característica própria de uma U.R, desde a recepção até a sala de Raio-x (ou outro tipo de aparelho) propriamente dito.

 ADMINISTRAÇÃO NO SETOR DE IMAGENS: RECEPÇÃO

SALA DE ESPERA

DIGITAÇÃO SALA DE EXAME SALA DE LAUDOS CAMARA ESCURA CAMARA CLARA

 ADMINISTRAÇÃO. 

 Administração: É atribuída a um técnico de radiologia como a boa capacidade de coordenar todos os elementos que compõem a UNIDADE RADIOLÓGICA.

 ADMINISTRAÇÃO. 

RECEPÇÃO: Têm a função de atendimento ao paciente, com a confirmação do exame a ser realizado, agendado, fornecer preparo quando necessário, encaminhamento do pedido ao técnico, e o paciente a sala de espera.

 ADMINISTRAÇÃO. 



SALA DE ESPERA: Local onde o paciente da U.R aguarda até ser chamado pelo técnico para a realização do exame pedido. SALA DE EXAME: Tem a função de realizar os exames radiológicos que lhe forem apresentados.

 ADMINISTRAÇÃO. 



CAMARA ESCURA: uma sala escura onde os filmes radiográficos são revelados, os chassis são limpos e abastecidos com filmes virgens para um novo exame. CAMARA CLARA: uma sala com um negatoscópio para poder observar o filme revelado e encaminhar para a sala de laudos.

 ADMINISTRAÇÃO. 



SALA DE LAUDOS: uma sala com negatoscópio e uma mesa, onde o médico radiologista elabora o laudo do exame. SALA DE DIGITAÇÃO: local onde os laudos são digitados para o médico radiologista assinar e encaminhar o resultado para o paciente.

 ADMINISTRAÇÃO. 

• • • • • • •

TAMANHOS DE FILMES: o filme radiográfico é apresentado nos seguintes tamanhos: 13 x 18 18 x 24 24 x 30 FILMES COMUNS 30 x 40 35 x 35 35 x 43 15 x 40

 ADMINISTRAÇÃO. 

18 X 24 MAMOGRAFIA



24 X 30



30 X 90

RADIOLOGIA ODONTOLÓGICA RADIOLOGIA INDUSTRIAL

 ADMINISTRAÇÃO – CARACTERISTICA DOS FILMES. 

FILMES COMUNS: Caracterizam-se por apresentar  dupla emulsão, isto é, uma camada de brometo de prata de cada lado. Com isso, consegue-se aumentar a sua capacidade de captar o contraste emitido pela imagem.

 ADMINISTRAÇÃO – CARACTERISTICAS DOS FILMES 

Os filmes tem vários procedenciais e fabricantes, além dos filmes comuns existem também os especiais como é o caso do de mamografia, radiologia odontológica e industrial.

Ex: Filmes Mon-screen – filmes dentários e/ou industriais.

 ADMINISTRAÇÃO – CARACTERISTICA DOS FILMES 

Existem filmes diferentes segundo o tamanho do grão de brometo de prata:

1- Grão Grosso: Filmes que produzem imagens de grande contraste. Ex: aparelho digestivo. 2 – Grão Médio: Filmes de médio contraste. Ex: radiografias ósseas. 3- Grão pequeno e/ou fino: Filmes de menor contraste. Ex: utilizado para visualizar o processo mastóide.

 ADMINISTRAÇÃOCARACTERISTICAS DOS FILMES 

Os filmes para serem usados na sala de Raio-X devem ser transportados em um suporte ou envoltório à prova de luz ambiente.

 ADMINSTRAÇÃO –  ARMAZENAMENTO DOS FILMES 1 – ENVELOPE DE PAPELÃO: Quando comporta apenas um único filme. 2- CHASSIS: Caixa de pequena espessura, com a tampa provida de dobradiças, ligeiramente maior que o filme.

 ADMINISTRAÇÃO. 

HISTÓRICO HOSPITALAR: * A palavra hospital vem do latim hospitum que significa lugar onde se hospedam pessoas. * Os primeiros hospitais datam do ano 400 D.C – Roma fundou-se o primeiro hospital da Itália. * Em 1215 – surge na Inglaterra o hospital Saint Thomas – Primeira escola de Enfermagem. * Os primeiros hospitais foram criados como locais de isolamento, eram locais para pobres, mulheres desamparadas, velhos e doentes crônicos, esses locais eram cuidados por monges e religiosas . * No séc. XX os hospitais deixam de ter essas características e transforma-se em um local para se tratar das mais diversas enfermidades.

 ADMINISTRAÇÃO. 

CONCEITO ATUAL SOBRE HOSPITAL: * Decorre do próprio conceito de SAÚDE: “ proporcionar ao individuo um perfeito bem estar físico, social e mental, inclusive espiritual e não simplesmente AUSÊNCIA de doença ou enfermidade”. * Dispensar à comunidade completa assistência preventiva e curativa, seja ela dentro do ambiente hospitalar e/ou domiciliar.

 ADMINISTRAÇÃO. 

O HOSPITAL E SUAS FUNÇÕES:

Prevenir as doenças para toda comunidade sem distinção alguma Restaurar a saúde 2) Exercer funções educativas 3) Promover a pesquisa: aspectos físicos, psicológicos e sociais 4) sociais da saúde e enfermidade e sobre os métodos técnicos e administrativos do hospital. **** PREVINIR A DOENÇA É SEM DUVIDA A FUNÇÃO MAIS IMPORTANTE PARA O HOSPITAL. 1)

 ADMINISTRAÇÃO. 

REDE HOSPITALAR: Oferece em sua totalidade cobertura total às necessidades de saúde da população, levando-se em conta os fatores geográficos e as condições de acesso da população a instituição mais indicada para cada caso.

 ADMINISTRAÇÃO. 

Uma rede hospitalar se instala quando:

1) Há uma avaliação minuciosa do local; 2) Há estimativas de recursos para oferecer ao paciente uma rede hospitalar adequada; 3) Há fixação de uma ordem de prioridades; 4) Há avaliação constante dos progressos alcançados com o investimento feito;

 ADMINISTRAÇÃO.

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF