Acupuntura Japonesa PDF
January 30, 2023 | Author: Anonymous | Category: N/A
Short Description
Download Acupuntura Japonesa PDF...
Description
VII Simpósio Brasileiro de Aperfeiçoamento em Acupuntura e Terapias Orientais
Acupuntura Japonesa e Técnicas Associadas
鍼灸 鍼灸 29 e 30 de Novembro
Organização EBRAMEC / CIEFATO
Acupuntura Japonesa: Evolução, Características e Estilos Estilos
Material elaborado pelo corpo docente da EBRAMEC / CIEFATO
Para os cursos da Escola Brasileira de Medicina Chinesa Direção Geral: Reginaldo de Carvalho Silva Filho
Técnicas Japonesas
Evolução histórica Século VI
Devido à mel Devido melho hora ra nnoo ttran ranspo sporte rte e co comun munica icação ção com o Continente, a Medicina Chinesa foi introduzida no Japão, em conjunto com o budismo, e se tornou uma forma de prática terapêutica muitas vezes integrada com este caráter religioso. Zhii Co Zh Con ng (o (ouu da Ch ChChina is isoo) ffoi oi o om mon ongge através rres espponsáv nsda ável el por tter er levado textos médicos para Japão, Coréia. Vale Val res ressal saltar tar já qque ue á rel relato hi histó stóric os qque ue uum m méd médico médicas ico Coreano, Coreano, Tee Lai Lai, , teria no hhá Sécu Século loatos Vs levad levado oricos informações infor mações médicas para o Japão, visto que a Coréia já havia adotado a prática da Medicina Chinesa naépoca.
Técnicas Japonesas
Evolução histórica Séculos VII e VIII
Século VII Em 602 602 Imp Impera erador dor Sui Suiko ko ord ordeno enouu o in iníci ícioo do eenvi nvioo de emissários à China. De modo que alguns destes começaram a trazer mais e mais conhecimentos médicos e textos clássicos. Século VIII Em 701 701 foi com compil pilado ado o C Códi ódigo go Tai Taiho ho (大宝律令 Taiho Ritsuryo), revisando o sistema incluindo aspectos da Medicina Chinesa,médico além dade época, definirjá status de professor,médico, aprendiz.
Técnicas Japonesas
Evolução histórica Século X
No ano de 984, o acupunturista Yasuyori Tamba, que atuava na corte imperial apresentou o primeiro texto médico japonês, o Ishinpo (医心方). Este texto teve por base os clássicos chineses compilados durant dur antee ase contextualizadas Din Dinast astias ias Sui e de Ta Tang, ng, por porém ém accom om aass in infor formaçõ mações adaptadas acordo com realidade do Japão.es
Técnicas Japonesas
Evolução histórica Século XVI
No final deste século surgiram diversas escolas privadas (ryu-ha) através de pessoas que estudaram na China e regressaram, ou ainda na Coréia, que acabaram por desenvolver novas técnicas e habilidades no tratamento por acupuntura. Nesteas bases período Dosan Manase, médico bastante ativo, estabeleceu da medicina tradicional japonesa. A partir daqui, nota-se que os praticantes japoneses começaram a desenvolver estilos próprios em sentido diferente da China.
Técnicas Japonesas
Evolução histórica Século XVI
Dentre as escolas privadas uma das mais famosas foi a de Isai Mison Misono, o, qque ue ddesenv esenvolveu olveu um m método étodo de iinseri nserirr as agulh agulhas as com o auxílio de um martelo, batendo-o na cabeça da agulha, técnica Dashin, escola Mubun. método principalmente na região abdome,Seuatravés doera usoempregado de agulhas de ouro e prata (que do já começavam a ser empregadas), o que permitiam estímulos mais suaves. Neste período o diagnóstico abdominal começou a ser cada vez mais importante para a prática da acupuntura japonesa, mantendo-se assim até os dias atuais.
Técnicas Japonesas
Evolução histórica Século XVI
Técnicas Japonesas
Evolução histórica Período Edo
Neste período três escolas ou linhagens médicas surgiram no Japão, cada qual com suas características: •Gosei:: Ini •Gosei Iniciada ciada por Dosan Manas Manase, e, co com m base base nas infl influênci uências as e desenvolvimentos que ocorriam na China; •Koho: baseLun no , retorno eo as aprofundamento doesas; estudo do clássi clá ssico co Com Sh Shan an Han Lun, rej rejeit eitand ando nnova ovass idéias idéias cchin hinesa s; •Rampo: Com base na influência da medicina ocidental, que começou a entra no Japão com através dos holandeses, tiveram exclusividade de comércio o Japão por cerca deque 3 séculos, período Edo (1602-1868 (1602-1868). ).
Técnicas Japonesas
Evolução histórica Período Edo
Waichi Waic hi Su Sugi giya yama, ma, co cons nsid ider erad adoo por por muit muitos os o ppai ai da acupuntura japonesa, na busca por uma forma mais fácil e rápida de inserir as agulhas, principalmente por ser deficiente visual, desenvolveu o famoso condutor, mandril ou tubo de inserção (Shinkan), utilizado hoje em dia por mais de 90% dos acupunturistas japoneses.
Técnicas Japonesas
Evolução histórica Período Edo
O in inst stru rume ment ntoo id idea eali liza zado do por por Wa Waic ichi hi Su Sugi giya yama ma to torn rnou ou possível a utilização de agulhas cada vez mais finas, sendo que na atualidade há agulhas de até 0,12mm de diâmetro. Alguns anos depois de sua invenção, diversos discípulos se agru agruparam param ttorno orno dde Sugiyama yama eeem 1680 fo foii para estabelecid estabe lecidaaouma escola para em o ensino dee Sugi massagem acupuntura cegos, que influenciou o surgimento de muitas outras escolas com esta mesma característica.
Técnicas Japonesas
Evolução histórica Período Edo
Ainda neste século, o Japão também apresentou sua influência na Europa, a ter um livro que menciona a prática da moxabustão publicado em 1676. Acredita-se que esta fora a 1ªvez que se usou o termo moxaa (vi mox (vindo ndo ddoo japo japonês nês mo mogus gusa). a).
Técnicas Japonesas
Evolução histórica Século XIX
Práticas médicas holandesas e alemãs foram introduzidas com mais força e se tornaram populares no Japão, de modo que um novo sistema médico foi estabelecido, deixando a acupuntura e moxabustão de lado, como medicina popular, o que fez com que elas não prosperassem durante este período.
Técnicas Japonesas
Evolução histórica Período Meiji
Neste período, entre 1868 e 1912, a aceitação das práticas e até mesmo da cultura ocidental foi enorme no Japão e tudo relacionada com a cultura tradicional japonesa foi rejeitado. A área médica não foi exceção, de modo que a acupuntura eultrapassado todo sistema médico tradicional era considerada antiquado, e desnecessário.
Técnicas Japonesas
Evolução histórica Período Meiji
No ano de 1878 a primeira escola para cegos foi aberta em Kyoto, tendo acupuntura como parte do currículo. Nesta época os médicos (ocidentais) também começaram a estudar acupuntura a fim de estabelecer provas científicas e desenvolver nova visão acupuntura.no ano de 1911 novas Comouma resultado destedamovimento, regras para clínicas de acupuntura foram estabelecidas e a prática tornou-se regular até o ano de 1947 (pós guerra).
Técnicas Japonesas
Evolução histórica Período Meiji
Vale ressaltar que durante este período o governo tentou banir todas as terminologias tradicionais do estudo e prática da acupuntura, tentando obter uma forma mais “cientificada” desta, então denominada, “terapia de estimulação”. Estemanutenção rumo por de umauma prática acabou por estimulara práticamais maismoderna, tradicional por parte dos deficientes visuais, cuja prática já era defendida desde o período Edo.
Técnicas Japonesas
Evolução histórica Século XX
Na metade da década de 1920, iniciou-se um movimento de busca para reavivar o estudo e a prática de uma acupuntura mais tradicional, com base nos ensinamentos clássicos. Um dos grandes responsáveis por este movimento foi Yana Ya nagi ya Se Seis isuk uke, que m mud udou se seuute nom nome ara S Sor orei ei, cuj Ya giya ya (S (Sor orei eigiya em jjap apon onês êse, équ a ejjun unçã ção oouddos os term rmos oseSuppar ea L Lin ing) g), cYana ujaanagi fa fama ma indica ter escrito grande quantidade de de livros, sempre na busca por passar informações tradicionais. tradicionais.
Técnicas Japonesas
Evolução histórica Século XX
Além de Yanagiya, outros importantes nomes como seus ex-a ex -alu luno noss So Sodo do Ok Okab abee (q (que ue ta tamb mbém ém al alte tero rouu o nome nome)) e Ke Keir irii Inoue, Inou e, e aainda inda Shoh Shohaku aku Honm Honma, a, fo focaram caram no estudo estudo detal detalhado hado e análise dos conceitos das literaturas mais antigas, primariamente os textos Nachineses. visão destas pessoas, as informações não deveriam ser aceitas de forma cega, mas analisadas, estudadas e revisadas, visto que até mesmo os autores clássicos não são infalíveis, e somente com esta abordagem é que os procedimento poderia evoluir.
Técnicas Japonesas
Evolução histórica Século XX
Este grupo, em conjunto com outros, com destaque para Take Ta keya yama ma Sh Shin inic ichi hiro ro,, torn tornar aram am-s -see líde lídere ress ne nest stee re resg sgat atee das das informaçõ info rmações es clá clássicas ssicas e se rreunir euniram am par paraa form formar ar a Sh Shinji injinn Yayoi Kai (Gr (Grup upoo Jov Jovem em Yay Yayoi) oi),no ,no aano no de 11939 939,, que ma mais is ta tarde rde ddeu eu origem orig em O a im impo rtan ante te Ke Keir ulica Ch Chir iryo Gakk kkai ai (1 (195 958) 8).. os pr gport gru rupo po Ya Yayo yoiirak i aku ap apli cava vayo rigo riGa goro rosa samen mente te prin incí cípi pios os presentes no Nan Jing, com o objetivo de desenvolver um sistema clássico de tratamento, que até então não havia sido definido de maneira tão clara.
Técnicas Japonesas
Evolução histórica Século XX
Este novo sistema de acupuntura (com base nos clássicos), resgatou a grande ênfase da acupuntura japonesa na teoria dos Meridianos, buscando a identificação de causa de uma doença no excesso ou deficiência de um Meridiano, antes de focar nas manifestações sintomáticas. Este ressurgimento da acupuntura tradicional sofreu ainda um grande golpe comEUA, o fim que da IIacabou Guerra,por a derrota eo controle deste pelos impor do umJapão modelo ocidental de gestão, cultura, sistema médico...
Técnicas Japonesas
Evolução histórica Século XX
No entanto, acupunturistas tradicionalistas e até mesmo médicos que desejavam pesquisar sobre a acupuntura, se levantaram contra o impedimento da prática da acupuntura.
Técnicas Japonesas
Evolução histórica Século XX
E, no ano de 1947, uma nova lei foi promulgada, garantindo os direitos da prática tradicional. Porém a disputa sobre a questão de adotar oudanão a ótica ocidental a prática acupuntura retornou.para
Técnicas Japonesas
Evolução histórica Século XX
Gostaria de ressaltar que um famoso gráfico (pôster), conhecido e empregado em todo o mundo, com especial destaque no Brasil, é algo que fo foi i cri cderiad ado o por por Sh Shoh ohak akuu Ho Honm nma, a, no ano 1941.
Técnicas Japonesas
Prática Atual Requisitos
Atualmente somente acupunturistas licenciados e médicos podem oferecer os tratamentos. A licença pode ser solicitada por graduados em escolas de acupuntura reconhecidas pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem Estar, ou empara uma universidade ou faculdade(ou ainda em escolas especiais cegos), com reconhecimento do ministério da Educação, Cultura, Esporte,Ciências e Tecnologia. os casos a pessoa devee passar em um exame nacionalEm do ambos Ministério da Saúde, Trabalho Bem Estar.
Técnicas Japonesas
Prática Atual Tópicos do Exame Nacional
Para Acupunturista, Harishi: Tratamento médico geral, saneamento, saúde pública, legislação, anatomia, fisiologia, patologia geral, introdução e particularidades da clínica médica, reabilitação, teoria geral da Medicina Oiental, teoria geral dos Canais pontos de acupuntura, teoria clínica da Medicina Oriental, teoriaeda acupuntura Kyushi: Para Moxaterpeuta, Idem, alterando a teoria da acupuntura para teoria da moxabustão.
Técnicas Japonesas
Prática Atual Taxa de aprovação no Exame Nacional An o 2003 Acupuntura Moxabustão Acupuntura 2004 Moxabustão 2005 Acupuntura Moxabustão 2006 Acupuntura Moxabustão Acupuntura 2007 Moxabustão
Candidatos Aprovados Aprovação 3179 2663 83.8 % 3136 2627 83.8 % 3753 2998 79.9 % 3739 2958 79.1 % 4271 3396 79.5 % 4271 3382 79.2 % 4707 3789 80.5 % 4704 3785 80.5 % 5275 4068 77.1 % 5261 4072 77.4 %
Técnicas Japonesas
Prática Atual Instituições de Ensino
Em abril de 2007 havia 85 escolas de acupuntura no Japão, das quais 45 (2 universidades e 43 faculdades) eram membros da Associação de Faculdades de Medicina Oriental. Além destas, havia 69 escolas para deficientes visuais (1 universidade escolas públicas), aproximadamente estudantes. Ase 68 escolas oferecem umcom programa de 3 anos 300 em preparação para o exame nacional, com a opção de estudar conjuntamente (ou exclusivamente) para o exame de massagem (Anma/Shiatsu).
Técnicas Japonesas
Características
Técnicas Japonesas
Características Introdução
A prática da acupuntura japonesa apresenta algumas características, independentemente da linhagem ou escola. Uma das das pprin rincip cipais ais e mai maiss evi eviden dentes tes cara caracte cterís rístic ticas as é a utilização de estímulos mais fracos, mais suaves, através de instrumentos adequados. Outra Out ra imp import ortant antee ca carac racter teríst ística ica é a fform ormaa ddee se se obte obterr informações sobre a condição do paciente, com destaque para os métodos de palpação.
Técnicas Japonesas
Características Instrumentos
De maneira geral, os praticantes japoneses utilizam agulhas mais finas (0,14-0,20mm) que os chineses, o que é possível através da técnica de inserção inserção com auxílio do Shinkan. Shinkan. Estee iinst Est nstrum rument entoo é amp amplam lament entee empr emprega egado do em ttodo odo o mundo, mund o, at atéé mesmo por profi profission ssionais ais qu quee não sseguem eguem a linh linhagem agem japonesa. No entanto os japoneses possuem métodos e técnicas de utilização quenovão além de simplesmente bater da agulha paradoqueShinkan, ela penetre paciente.
Técnicas Japonesas
Características Uso do Shinkan
Técnicas Japonesas
Características Instrumentos
Os japoneses empregam grande quantidade de instrumentos para a aplicação de técnicas acupunturais, muitas vezes sem penetração, como caso das técnicas ondesão as técnicas mais da e Shonishin, mais sutis possíveis.
Técnicas Japonesas
Características Palpação
Esta ca Esta cara ract cter erís ísti tica ca é im impo port rtan ante te para para a av aval alia iaçã çãoo ddoo paciente, sendo dividida em diferentes formas complementares, incluindo a palpação de todo o corpo, palpação dos Canais, palpação do pulso e palpação palpação abdominal.
Técnicas Japonesas
Características Palpação
A palpaç palpação ão é ain ainda da em empre pregad gada, a, de for forma ma ex extre tremam mament entee importante no processo de tratamento, combinando a mão “direi “di reita” ta” com comoo aaqu quela ela que agu agulha lha (Sa (Sashi shide) de) e a “esq “esquer uerda” da” como como aquela que apóia (Oshide), palpa os pontos, busca por alterações na pele.
Técnicas Japonesas
Características Oshide
Técnicas Japonesas
Características Palpação
Por fi Por fim, m, a pa palp lpaç ação ão é emp empre rega gada da par paraa av aval alia iaçã çãoo ddos os resultado resul tadoss terapê terapêutico uticos. s. É regul regular ar a prátic práticaa de estimul estimular ar os pontos pontos e logo logo eem m seg seguid uida, a, ou até mes mesmo mo eem m co conju njunto nto,, rea realiz lizar ar uuma ma checagem dos resultados através da palpação do pulso ou abdome.
Técnicas Japonesas
Estilos
Técnicas Japonesas
Estilos Introdução
Não existe UMA acupuntura japonesa, mas sim uma grande variedade de métodos, estilos e técnicas de acupuntura que são praticadas no Japão, sendo que algumas podem ser classificadas como representativas da acupuntura japonesa, enquanto no Japão. que outras são meramente técnicas que são empregadas
Técnicas Japonesas
Estilos Introdução
No que diz respeito às técnicas representativas elas podem ser classificadas em três categorias básicas: •Técnicas inventadas no Japão; •Técnicas refinadas no Japão; •Técnicas que são mais comumente comumente empregadas no Japão.
Técnicas Japonesas
Estilos Técnicas inventadas no Japão
Estes estilos e técnicas foram desenvolvidas por praticantes japoneses ao longo longo da história: •Uso •U so do Shi hink nkan an – Waich aichii Sug ugiy iyam ama; a; •Hin •H inai aish shin in-- Ko Kobe be Ak Akab aban ane; e; •Usoo ddee ma •Us marte rtelo lo e ag agulh ulhaa de mad madeir eiraa – Yoshio Yoshio Man Manaka aka;; •Fios de Ion Pump mpiing – Yosh shiio Manaka; •Mubun ryu – Isai Misono; •Ryo •R yodo dora raku ku – Yo Yosh shio io Na Naka kata tani ni... ...
Técnicas Japonesas
Estilos Técnicas refinadas no Japão
Há técnicas que não foram criadas no Japão, mas apresentaram grande refinamento e desenvolvimento neste país, como ocorreu por exemplo com a prática da Moxabustão. Nesta questão, o Japão é o único país que apresenta uma licença de trabalho separada para a acupuntura moxabustão. O que acabou por permitir e estimular um maior edesenvolvimento neste campo, com o surgimento de grandes especialistas, como por Takeshi Sawada (SawadaKen), Isaburo Fukaya, Seiji Irie,exemplo dentre outros.
Técnicas Japonesas
Estilos Técnicas refinadas no Japão
Um outro exemplo do refinamento de técnicas ocorrido no Japão é a prática da sangria, onde há profissionais especializados nest ne staa mo moda dali lida dade de,, como como M Mas asao ao Ma Maru ruya yama ma e Ku Kuni nima masa sa Kudo Kudo,, qu quee ajustar suas técnicas e estudaram as corretas dosagens da sangria, permitindo uma maior maior amplitude de aplicação.
Técnicas Japonesas
Estilos Técnicas mais comuns no Japão
Há técnicas que, apesar de serem empregados em outros locais, são mais comuns no Japão, como é o caso do próprio Shinkan, que atualmente é também utilizado em todo o mundo. O uso de agulhas intradérmicas (Hinashin) também se enquadra nesta categoria. O uso de diferentes instrumentos para o estímulo de um ponto ou uma área também é algo que no Japão é bastante comum, outros países normalmente acaba-se utilizando enquanto a apenas a em agulhas filiforme.
Técnicas Japonesas
Sistemas e Métodos
Técnicas Japonesas
Sistemas e Métodos Introdução
Como foi notado,não existe um só sistema, mas sim um conjunto deles. Gostaria de ressaltar algumas importantes linhagens: •Kei •K eira raku ku Ch Chir iryo yo – Te Tera rapi pias as do doss M Mer erid idia iano noss *Shudo Denmei *Kodo Fukushima *Koei Kuwahara •Linhagem •Linhagem Topo Topológic lógicaa de Yoshi Yoshioo Manak Manakaa •Linhagem da Medicina Tradicional Chinesa •Linhagem Científica •Taikyoku Ryoho - do S Saawada Ken *Acupuntura
*Moxabustão
•Shonishin •Mub •M ubun un Ry Ryu u ou Méto Mé todo do Da Dash shin in •Estil •Es tiloo Nagan Naganoo (e su suaa va varia riante nte por Kii Kiiko ko Matsum Matsumoto oto).. )....
Técnicas Japonesas
Introdução Shudo Denmei – Oita 2008
Um dos grandes expoentes da Terapia dos Meridianos, Shudo possui um estilo próprio de atuação empregando uma agulha para o estímulo de diversos maneira rápida e precisa. pontos de
Técnicas Japonesas
Introdução Shudo Denmei – Oita 2008
Na sua prática, Shudo estimula os pontos, em seguida marca os pontos para prática de moxabustão direta e/ou estímulo com retenção das agulhas.
Técnicas Japonesas
Mubun Ryu Ryu Apresentação
Segundo relatos históricos, há um estilo bastante interessante de palpação abdominal fora criado no final do século XVI pelo pelo acu acupunt punturist uristaa japo japonês, nês, Is Isai ai Mison Misonou. ou. Uma importante característica desta modalidade é que ela não somente serve como diagnóstico, mas também como forma terapêutica.
Técnicas Japonesas
Mubun Ryu Ryu Apresentação
Isai Misonou obtinha eexxcelentes resultados utilizando apenas o abdome para o tratamento de alterações por todo o corpo. Vale ressaltar que este método também era recomendado pelo professor Yosh Yo shio io Ma Mana naka ka..
Técnicas Japonesas
Mubun Ryu Ryu Mapa adaptado por Franco Enomoto
Técnicas Japonesas
Mubun Ryu Ryu Apresentação
Em sua sua prá prátic tica, a, Mi Mison sonou ou ide identi ntific ficava ava aass altera alteraçõe çõess nas áreas do abdome e aplicava estímulos sobre estas áreas com técnicas específicas, normalmente sem inserção de agulhas, através de percussões de “agulhas” de ouro e prata. Já Yo Yosh shio io Ma Mannak aka, a, re reco come menndav avaa a util tilizaç ização ão de instrumentos de madeira idealizados e adaptados por ele.
Técnicas Japonesas
Mubun Ryu Ryu Masa sao o Togasaki – Tokyo 2008
Técnicas Japonesas
Mubun Ryu Ryu Tokyo 2008
Técnicas Japonesas
Moxaterapia Apresentação
Os praticantes japoneses, em sua grande maioria, utilizam técnicas de moxabustão direta. Técnicas extremamente refinadas que possibilitam sua aplicação em praticamente todos os pacientes.
Técnicas Japonesas
Moxaterapia Ichik Ic hikaw awa a Mits Mitsuy uyo o – Toky Tokyo o 2008 2008
Técnicas Japonesas
Moxaterapia Ichik Ic hikaw awa a Mits Mitsuy uyo o – Toky Tokyo o 2008 2008
Técnicas Japonesas
Introdução Masanori Tanioka – Osaka 2008
Sensei Sens ei Ta Tani niok okaa é a 3ª ge gera raçã çãoo de uma família de acupunturistas tradicionais e emprega uma variedade de estímulos, desde os mais suaves os mais fortes, como a sangria poraté exemplo. Ele possui técnicas bastante interessantes para adultos, mas o seu grande diferencial é a linhagem de Shonis Sho nishin hin sua fam famíli ília. a.
Técnicas Japonesas
Introdução Masanori Tanioka – Osaka 2008
Técnicas Japonesas
Yoshio Manaka
Nascido Nasc ido eem m 23/04/19 23/04/1911 11 – Fale Falecido cido em 20/11/ 20/11/1989 1989
Técnicas Japonesas
Yoshio Manaka Apresentação
A Chinesa, transformação transfo rmação que Manak Manaka a forne forneceu ceumedida para asdotteoria eorias s da Medicina tornando-as científicas, na possível, estabeleceu um novo entendimento para a acupuntura, o que ele chamou de Sistema do Sinal X. O Sistema Sistema ideal idealizado izado ppor or Man Manaka aka tem sid sidoo comp comprovad rovadoo na prática, através dos excelentes resultados terapêuticos, e métodos simples de verificação através da palpação.
Técnicas Japonesas
Yoshio Manaka Diagnóstico
Na sua prática as informações obtidas com as avaliações era criteriosamente analisadas de forma seqüencial, visando a obtenção da melhor interpretação da condição real do paciente no momento do tratamento, assim sua resposta a este este tratamento. a1-exame visual a3-palpação do abdome a5-interrogatório
a2-pulsologia a4-palpação da panturrilha
b-confirmação com O’ring c-teste com polaridade d-avaliação das informações e dos testes
e-decisão para o tratamento
Técnicas Japonesas
Yoshio Manaka Tratamento por Etapas
por albase o sa, conceito tratamento de concei Raiz na MedicinaTendo Medicina Trad Tradicion icional Chine Chinesa, Mana Manaka kadeacred acredita ita ser o seu conceito to de tratar o Sistema do Sinal X, o mais próximo deste conceito. Tendo por base as relações topológicas e toda a troca de informações através do Sinal X, propostas por Manaka.
Técnicas Japonesas
Yoshio Manaka Tratamento por Etapas
Asr ocinco cin co et etapas apas einal trat tratament amento otedean Manaka Manak a são: 1- Reg Regula ular Si Siste stema ma de dde S Sina lX - par parte anter terior ior (Yi (Yin) n) ddoo cor corpo; po; 2- Reg Regula ularr o Sis Sistem temaa de Si Sinal nal X - par parte te po poste sterio riorr (Ya (Yang) ng) ddoo cor corpo; po; 3- Regul Regular ar as funçõ funções es mús músculoculo-esque esquelética léticas; s; 4- Con Contro trolar lar os sintom sintomas; as; 5- Reg Regula ularr o eesti stilo lo ddee vi vida. da.
Técnicas Japonesas
Yoshio Manaka Tratamento por Etapas
Para cad Para cadaa uma ddas as Et Etapa apass de ttrat ratame amento nto,, Man Manaka aka lança lança mão de recursos e técnicas específicas, com objetivo de regular as atividades internas do paciente, na busca pelo melhor nível de equilíbrio dinâmico para o paciente.
Técnicas Japonesas
Yoshio Manaka Fios de IonPumping
Os Fios Fios de Ma Manaka naka foram iinvent nventados ados,, desenvolv desenvolvidos, idos, ppor or ele, no desejo de ampliar os resultados terapêuticos na prática, tendo sido criados para o tratamento de queimados.
Técnicas Japonesas
Yoshio Manaka Fios Fi os de Io Ion n Pu Pump mpin ing g
método implica utilização fio com “jacarés”Este nas extremidades para na serem afixadosdenasum agulhas, que devem ser inseridas superficialmente. Neste fio podemos encontrar um diodo, que faz com que o fluxo de elétrons siga um único sentido, permitindo assim uma regularização do fluxo dos próprios Canais no corpo.
Técnicas Japonesas
Yoshio Manaka Fios Fi os de Io Ion n Pu Pump mpin ing g
Gostaria de mencionar que além dos fios simples, podemos encontrar também fios com três extremidades, muito bem direcionadas, podem ter dois pólos positivos ou dois pólos negativos.
Técnicas Japonesas
Yoshio Manaka Fios Fi os de Io Ion n Pu Pump mpin ing g
As características dos pólos De modo geral o pólo pretosão: (negativo) é considerado com funções de dispersão, sendo usado no local da dor, ponto Principal do Canal Extraordinário, ponto de dispersão. De modo geral o pólo vermelho (positivo) possui característi caract erísticas cas de toni tonificaç ficação, ão, se sendo ndo uuso so em lo local cal com pparesia aresia ou parestesia, ponto Acoplado do Canal Extraordinário Extraordinário,, ponto de tonificação.
Técnicas Japonesas
Yoshio Manaka Fios Fi os de Io Ion n Pu Pump mpin ing g
Manaka Manak a suger sugere e um trata tratamento glob global, al, T Taiji, aiji, que poderia poderia curar uma enorme quantidade de mento alterações patológicas:
Ponto
BA6 TA8
cor
Preto Preto
Ponto
cor
Entre PC7 e PC3 Vermelho VB35 Vermelho
Técnicas Japonesas
www.ebramec.com.br
View more...
Comments