Actividades e Rotinascrches Acompanhamento Em Creches e Jardim de Infancia Tecnicas Pedagogicas- Material
Short Description
Download Actividades e Rotinascrches Acompanhamento Em Creches e Jardim de Infancia Tecnicas Pedagogicas- Material...
Description
Eixo 2: Adaptabilidade
e Aprendizagem ao Longo Longo da Vida
Tipologia de Intervenção: 2.3. Formações Modulares Certificadas
ÁREA DE FORMAÇÃO: 761-Serviços de apoio à crianças e jovens
UFCD: 3275-ACOMPANHAMENTO EM CRECHE E JARDIM DE INFÂNCIA - TÉCNICAS PEDAGÓGICAS
Formadora: Cristiana Carvalho
Actividades e rotinas Creche Formadora: Cristiana Carvalho
Situações de aprendizagem que se apresentem de forma sistemática e que favorecem o desenvolvimento da consciência temporal das crianças, ao mesmo tempo, transmitem segurança e estabilidade;
Sucessão de tarefas/actividades que envolvem ritmo e organização.
ROTINAS
8:00 – 10:00 – Acolhimento 10:00 – 11:00 – Actividades livres e orientadas 11:00 – 11:30 – Higiene 11:30 – 12:30 – Almoço 12:30 – 13:00 – Higiene 13:00 – 15:00 – Sesta 15:00 – 15:30 – Higiene 15:30 – 16:00 – Lanche 16:00 – Até à saída: actividades livres
EXEMPLO DE UMA ROTINA
Aproveitar as refeições ou o momento de dormir para explicar o bebé as rotinas do quotidiano. Explicar nas refeições ou ao deitar, o que estamos a fazer:
”são horas de almoço” -primeiro pomos o babete; -Depois sento-te na cadeirinha; -A seguir dou-te a papa. -Mm! Mm! Que papa boa! “São horas de dormir” - Toma o ursinho; - Vou-te tapar - Escuta a canção…
ROTINAS
Organização, Organização, manutenção e higiene da sala; Orientar a higiene; Orientar o período da sesta; Orientar as refeições; Acompanhar as entradas, acolhimento e saída das crianças; Acolher os pais e/ou encarregados de educação; Prestar cuidados primários de saúde; Participação no desenvolvimento de actividades ludico-pedagógicas.
Funções da técnica de acção educativa
Colocar as camas nos locais certos; Fazer as camas; Orientação da higiene antes e depois da sesta; Colocar fraldas quando necessário; Verificar a temperatura da sala – escurecer a sala; Apoiar as crianças no despir e vestir; Vigilância durante durante o período da sesta, gerir possíveis conflitos; Prestar atenção a cada uma das crianças, acalmando-a, reconfortá-la com a nossa presença.
Tarefas no período do sono (sesta)
Ajudar as crianças a lavarem as mãos e colocarem os babetes; Ajudar a colocar as mesas; Preparar as crianças para a refeição; Ajudar a sentarem-se; Servir as crianças; Auxiliá-las sempre e transmitir regras de higiene e comportamento à mesa sempre que necessário; Manter as mesas limpas; Verificar a temperatura dos alimentos; Gerir conflitos; Comunicar aos familiares a falta de apetite da criança ou outras situações.
Tarefas no período da alimentação
Livres: as que desenvolvem, desenvolvem, informalmente, a partir de determinada organização do espaço – materiais e que não são directamente dirigidas pelo educador /Técnica de acção educativa.
Orientadas: As que desenvolvem, geralmente em grande grupo, orientadas pelo educador/Técnico de acção educativa.
Actividades
Não - escolares: as que fazem parte da rotina da creche e jardim de infância e cujo potencial educativo pode ser igualmente trabalhado pelo educador/técnico de acção educativa (ex: períodos de alimentação, higiene, sesta…)
ACTIVIDADES
Canções: memorização, linguagem, ritmo, gosto pela música; Lenga-lengas: exploração de sons e ritmos, expressão através da linguagem oral, gestual e corporal;
Pintura com dedo, mãos e pés: exploração de diferentes materiais, cores, formas e texturas, controlo da motricidade;
Actividades adequadas ao bom desenvolvimento desenvolviment o da criança Creche
Jogos: Compreensão de regras, socialização;
Modelagem: Controlo da motricidade; Rasgagem e colagem: motricidade, autonomia, iniciativa; Histórias: descoberta de si e do outro, linguagem verbal e não verbal, imaginação; Fantoches: Concentração, socialização, visualização;
Actividades adequadas ao bom desenvolvimento desenvolviment o da criança Creche
View more...
Comments