A República de Platão – livro X

May 3, 2019 | Author: Jackson Nunes | Category: Socrates, Truth, Poetry, God, Homer
Share Embed Donate


Short Description

Download A República de Platão – livro X...

Description

A República de Platão – Platão – livro X Disciplina de Produção do Conhecimento

Poesia Imitativa •

“ A cidade bem fundada não admite em nenhum caso a poesia imitativa.”

Sócrates – as obras deste gênero arruínam o espírito daqueles que não tem o antídoto, ou seja, o conhecimento do que elas são realmente.



Homero é o mestre e chefe de todos esses belos poetas trágicos, imitadores.

O que é imitação? “ Os que tem a vista fraca apercebem os objetos antes daqueles que a tem penetrante”. “ Temos o hábito de supor uma certa forma , e uma só, para cada grupo de obletos múltiplos a que damos o mesmo nome.” “ 10 camas e 10 mesas, para esses objetos a apenas duas formas, uma forma de cama outra de mesa.” “ a forma em si mesma ninguém modela.”

Poesia Imitativa

Homero

O que é imitação?

Existe um Obreiro que faz todas as formas: “ este artesão não é apenas capaz de fazer todas as espécies de móveis, mas também produz tudo o que brota da terra, modela todos os seres vivos, incluindo ele próprio, e , além disso, fabrica a terra, o céu, os deuses e tudo o que há no céu e tudo o que há sob a terra, no Hades.” •

Existe um artesão que faz objetos aparentes: “ Bem, chegas ao ponto mais importante do discurso. Suponho que entre os artesãos desta natureza é preciso contar também com o pintor. ” •

Existem artesãos que fazem objetos semelhantes ao real, mas não o real. “ E o marceneiro? Não dissestes a pouco que não fazia a forma ou, segundo nós, o que é a cama, mas uma cama qualquer? ” “ Sócrates - pois bem. Se não faz o que é, não faz o objeto real, mas um objeto que se assemelha a este, sem ter a sua realidade, e se alguem dissesse que a obra do marceneiro ou de qualquer outro artesão é real, seria acertado dizer que isso seria falso. Glauco – Seria a conclusão a que chegariam os que se ocupam de tais questões. ” •

ser

3 espécies Criada pelo pintor

Criada por Deus Existe na natureza das coisas

Criada pelo marceneiro Existe a forma material

Existe na aparência

1º grau da verdade

2º grau da verdade

3º grau da verdade

Deus

Marceneiro

Pintor







Deus – porque não quis agir de modo diferente ou por uma necessidade qualquer o obrigou a não fazer senão uma cama na natureza, fez unicamente essa que é a cama real. Ele é o criador desse objeto e de todas as outras coisas. Marceneiro – Devemos chamá-lo de obreiro da cama. Pintor – É o imitador daquilo de que os outros dois são os artífices.

Poetas Trágicos “Desse modo, o autor de tragédias, se é um imitador,

estará afastado três graus do rei e da verdade, assim como todos os outros imitadores.”

“precisamos , assim, ver se essas pessoas, tendo deparados com imitadores desta natureza, não foram enganados pela contemplação de suas obras, não notando que estão afastadas no terceiro grau da verdade e que mesmo desconhecendo a verdade, é fácil executá-las , por que os poetas criam fantasmas , e não seres reais ou se os bons poetas sabem realmente aquilo de que, no entender da multidão, falam tão bem.”

“ sendo assim não peçamos conta a Homero nem a nenhum outro poeta sobre vários assuntos. Mas sobre os assuntos mais importantes e mais belo que Homero decide tratar: as guerras, o comando dos exércitos, a administração das cidades, a educação do homem, talvez seja justo interrogá-lo e dizerlhe: ’Caro Homero, se é verdade no que se respeita a virtude, não estás afastado no terceiro gral da verdade, diz-nos qual, entre as cidades, graças a ti, se governaram melhor? Poderia indicar uma só que fosse?’ ”

“ Sócrates - O pintor desenha uma aparência de sapateiro, sem nada entender de sapataria, para as pessoas que, não percebendo mais do que ele, julgam as coisas segundo as aparências? Glauco – Sim Sócrates – Diremos tambem que o poeta aplica a cada arte cores adequadas, com as palavras e frases, de tal modo que, sem ser competente senão par imitar, passar por fala muito bem, quando fala, observando o ritmo quer de sapataria, quer de ater similar tal encanto que esses ornamentos tem em si mesmos!” “ Pois bem, leva isso em consideração: o criador de imagens, o imitador, não entende nada da realidade, só conhece a aparência.”

Pintor = Poetas Trágicos

Imitadores 3º grau da verdade Irreal

Só conhece a aparência

Arte da imitação

objeto

Arte da fabricação

Todas as coisas

Arte do uso

“ É por acaso o pintor que sabe como deve ser feito os freios e as redeas? Ou será aquele que os fabrica? Não é antes aquele que aprendeu a servi-se dele, o simples cavaleiro? Não diremos que os mesmo se passa com relação a todas as coisas” “Sócrates - o imitador não tem ciência nem opinião justa no quis respeito à beleza aos defeitos das coisas que imita? Glauco – a que ma parece, não!”

Poesia Imitativa Homero imitação

ser

Pintor

3 espécies

Criada por Deus

Criada pelo pintor Criada pelo marceneiro

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF