A Origem Do Povo Havaiano e a Filosofia Huna
Short Description
Filosofia huna...
Description
::A Origem do povo havaiano Migrou do Pacífico Sul (Tahiti) para as ilhas do Havai por volta do ano 1000 A.C. Dominando técnicas de navegação que lhes permitiram singrar milhares de kilometros de mar aberto. Esse mesmo povo era originário do sudeste asiático de onde partiu talvez por volta do ano 4000 A.C.
::Mana e a mitologia havaiana Não há uma religião formal havaiana. As crenças espirituais havaianas as quais se convencionou chamar de Ho´omana se baseavam numa visão de universo muito particular. O cântico da criação dos havaianos, chamado Kumulipo, era a árvore genealógica dos reis havaianos e descreve como todo o universo manifestado foi criado por Oia´io (princípio/centelha Divina). Ele descreve o processo da criação como uma corrente /uma sequencia que vai dos elementos naturais, passando pelos seres menos complexos do mar até os homens (lembrando a cadeia evolutiva descrita por Darwin) chegando à linhagem dos reis. O Kumulipo nos mostra que todo universo manifestado, todos os elementos, todos os seres criados fazem parte da mesma árvore genealógica, somos todos parentes, somos todos ligados. Para parafrasear Carl Sagan: "Somos todos formados da mesma poeira de estrelas". Para os havaianos tudo e todos são compostos de e sustentados pela energia vital, chamada MANA, que também é conhecida por qi (chi na China), ki (Japão), prana (India), sekhem (Egito). Dessa mitologia vem a ética e filosofia havaiana que enxerga que há vida em tudo - tudo está vivo e tem consciência. Outro corolário dessa
O observador ocidental via o kahuna então mais como um sacerdote do que como um expert em sua área.
filosofia é que não há separação/diferença entre nós e o universo à nossa volta. Os KAHUNAS eram profissionais/experts em diversas áreas do conhecimento, não apenas sacerdotes, um kahuna poderia ser um engenheiro naval, um engenheiro civil, um médico, um agrônomo, etc. Agora, como havia vida em tudo, o kahuna engenheiro naval por exemplo rezava (empregava cânticos especiais) para perguntar para a floresta qual seria a melhor árvore para a fabricação de uma canoa e depois conversava com a árvore explicando o porquê ele precisava de sua madeira para fabricar a canoa.
::Nascimento da Huna A Huna não é a religião ou crença espiritual havaiana que chamei anteriormente de Ho´omana. Ela é apenas inspirada nessas crenças espirituais. A Huna nasceu no fim do século XIX, portanto faz parte do movimento chamado Pensamento Novo (New Thought) que viu nascer a Teosofia (Helena Blavatsky, Charles Leadbeater) e o Espiritismo entre outras escolas de pensamento e não faz parte do movimento moderno da Nova Era que é do fim do século XX. Tendo se mudado para o Havaí no início do século XX, o americano Max Freedom Long ouviu desde cedo estórias, sempre envoltas em mistério, sobre os kahunas havaianos e seus feitos surpreendentes: controle dos elementos, comunicações com os animais, curas milagrosas/instantâneas, caminhadas sobre lava vulcânica incandescente, etc. Max e nenhum outro ocidental conseguia maiores informações a respeito dos kahunas e sua magia além de boatos falados sempre a meia voz, era tabu para o havaiano falar sobre isso com um ocidental. Intrigado, Max contatou o Dr. Brigham, famoso cientista botânico e curador do Museu Bishop de Honolulu para ver se alguém nas rodas ciêntificas locais tinha se interessado pelos kahunas. O próprio Dr. Brigham, após conferir o conhecimento e o entendimento metafísico de Max repartiu com ele suas notas e relatos que documentou ao longo de seus 40 anos de estudo da magia dos kahunas. Contudo, Max não conseguiu conhecer pessoalmente um kahuna. Após seu retorno à costa oeste americana, Max teve um insight: O segredo está codificado na própria lingua havaiana. Ele distilou/retirou o conhecimento metafísico havaiano do estudo da raíz das palavras havaianas e outras fontes como cãnticos ao longo de um extenso período de estudos.
MAX FREEDOM LONG
Composição do Ser Humano completo O ser humano completo é trino, ou seja, é formado por 3 Eus ou mentes, dessa forma: Mente Subconsciente (Unihipili), que controla os movimentos involuntários do corpo (e.g., batimento cardíaco), controla as emoções e o armazenamento das memórias. É o subconsciente que se comunica com a Superconsciência. Mente Consciente (Uhane), a parte do homem que é capaz de articular o raciocínio e a fala, efetuar os movimentos voluntários, etc. Superconsciência (Aumakua), o divino em nós que se encontra no Plano Causal, de onde todo o universo à nossa volta é materializado. Cada uma dessas mentes é impulsionada por 3 formas de força vital
Mana Mana-mana (frequência dobrada pela força de vontade da mente consciente) Mana loa (frequência ainda mais alta potencializada pela Superconsciência)
Temos 3 corpos etéricos (corpos de luz), envoltórios de cada uma das 3 mentes
Psicossoma Mentalsoma Corpo de luz da Superconsciência
Temos 1 corpo físico Ao todo são 10 elementos do ser Humano completo.
:: Essência dos ensinamentos da Huna O grande segredo da magia dos kahunas é a realização que não há separação entre o homem e o Universo, tudo é possível, não há limites. O universo à nossa volta (e.g., nossos relacionamentos, nossas posses, tudo o que nos acontece) é criado por nós mesmos em função de nossa memória subconsciente e nossos preconceitos. Por exemplo, em nossa sociedade riqueza que vem fácil é sinônimo de usura (abuso do próximo para obtenção de mais riqueza) ou seja riqueza virou pecado. Essa crença/ esse preconceito, cria um bloqueio no sub-consciente e no relacionamento harmônico do Eu trino (mente sub-consciente, mente consciente e superconsciência) do indivíduo e ele não consegue cristalizar em sua vida o sucesso material e a abundância a menos que os obtenha à duras penas. Normalmente, se não conseguimos criar uma situação almejada, relacionamentos felizes e edificantes, ou não conseguimos materializar algo objetivo (e.g., abundância) é porque nutrimos um bloqueio/preconceito ao nível sub-consciente. O objetivo da Huna é entender os possíveis bloqueios, complexos e fixações registrados pela mente sub-consciente para eliminá-los e assim eliminar tudo que limita o Ser. Também procuramos trabalhar os elementos componentes do ser humano completo para harmonizá-los
(e.g., sub-conscientemente uma pessoa pode não se sentir amada por ela mesma, falta de amor próprio, nesses casos ela pode sabotar seus próprios projetos como forma de revanche). A Huna nos faz abrir os olhos e enxergar que não somos vítimas de absolutamente nada, mas que de fato nós criamos o Universo à nossa volta. Com isso fica claro que nosso é o objetivo do auto-conhecimento e da transformação profunda para retirar bloqueios e fixações registrados em nossa mente sub-consciente eliminado assim esses limites. Um pensamento do Dr. Wayne Dyer que está bem alinhado com a psico-filosofia da Huna é mais ou menos assim: No Universo, nada é por acaso ou acidental, tudo acontece no espaço e tempo que tinham que acontecer. Você criou o evento, não se lamente, pare e acalme-se, pense o porquê desse evento e o quê de edificante ele traz a você e aos seus. Dependendo da maneira na qual você enxerga as coisas, as coisas que você enxerga mudam.
Fonte :Scibd
HUNA é um sistema simples e prático de conhecimentos psicológicos e filosóficos. Sabedoria milenar dos antigos GUARDIÕES DO SEGREDO, os Kahunas havaianos, que nos auxilia a olhar para dentro de nós mesmos e a desvendar os mistérios que encerramos em nosso ser. ORIGEM DA HUNA - A Huna é um conhecimento que vem dos mais antigos habitantes da Terra, cuja origem remonta ao continente perdido de MU, também conhecido como Lemúria. O povo de MU formou várias colônias e espalhou o conhecimento Huna por várias regiões como: Birmânia, Índia, Egito, Europa, Américas, sendo possivelmente a Atlântida a mais evoluída de todas. O continente de MU submergiu após cataclismos intensos e em seu lugar surgiram as Ilhas Polinésias, há cerca de treze mil anos. No Havaí, com a sobrevivência de habitantes de MU, o conhecimento Huna foi preservado até hoje. SERGE KING diz que se origina de estelares, os quais vieram da Constelação da Plêiade, tendo um dos grupos se estabelecido na Terra, Num continente do futuro Oceano Pacífico, o qual era denominado de MU e seus habitantes de POVO DE MU. Este continente submergiu e formou-se a Polinésia. Criaram uma língua que é falada em toda Polinésia. Em seu livro MAGIA E CURA KAHUNA – Saúde Holística e Práticas de Cura da Polinésia – Diz: “Agora os tempos mudaram, e, por causa da rapidez de comunicação, da expansão da consciência em boa parte do mundo, e do crescente entendimento das realidades alternativas, começa-se a sentir que o conhecimento de HUNA precisa ser difundido ao máximo em todo o planeta”. OS KAHUNAS ensinam que a MENTE HUMANA não está capacitada a entender uma forma de consciência superior que não seja semelhante à sua própria; por isso, todos os esforços humanos para imaginar as características de um Deus Máximo e supremo seriam uma perda de tempo.
Embora acreditassem que deveria haver uma suprema fonte criadora, suas orações não eram direcionadas a esta fonte. Havia estágios de níveis de consciência acima do homem, como existem níveis abaixo dele; os Kahunas dedicaram pouca atenção a outro nível que não fosse o imediatamente acima do nosso próprio. HUNA é uma teoria psicofilosófica. Tem um cunho teórico e prático, tratando de todos os assuntos que se referem ao ser Humano em sua totalidade. Traz em si, um cunho de religiosidade por saber que não é possível desligar o ser humano desse sentido da vida, assim como também do sentido mitológico, presente em todas as épocas da história (civilização) humana. Os adeptos da Huna podem fazer parte de qualquer religião, ou não. Com o crescimento das idéias Huna, cada um vai desenvolvendo suas crenças de maneira livre, por sofrer mudanças em seus valores e padrões, que é a finalidade primordial desse conhecimento. O PRINCIPAL FOCO: A MUDANÇA DE VALORES E PADRÕES PARA CRESCIMENTO ESPIRITUAL E POSTERIOR EVOLUÇÃO DO SER HUMANO. Ela estará sempre atualizada e indicando rumos para a humanidade mais evoluída, mas indica como um fator principal de seu crescimento e evolução, não ferir e o amor compartilhado, o único capaz de trazer felicidade, paz e tranqüilidade a todos os povos. Conceitos que uma vez ENTENDIDOS, sentidos e verdadeiramente aplicados nos dão melhores condições para que possamos interferir em nossas ações e mudar nossos padrões de vida e ação (viver e agir) no mundo. Pouco a pouco vamos nos transformando e tornando nosso caminhar pela vida de uma maneira mais serena e Feliz. O princípio da Psicofilosofia H U N A é não ferir, isto é, não causar sofrimento a si mesmo, aos outros e à natureza. Na Língua Havaiana as palavras eram formadas através das raízes que tinham significados próprios e que, unidas formavam palavras com significados bem definidos e também representavam símbolos, com os quais conseguiam ações práticas, verdadeiras e de magias. NA PRÁTICA temos entre outros elementos, a PRECE AÇÃO (uma maneira de rezar/orar – ao Eu Superior (Aumakua), por intermédio do Eu Básico (Uhinipili). Com a Prece Ação obtemos bons resultados. Ela é usada principalmente, para curas e alívio de qualquer tipo de sofrimento. A Teoria – Nos diz que o ser humano é formado de três espíritos ou aspectos independentes entre si, mas interligados nas ações; um depende do outro para se desenvolverem e crescerem e de um corpo físico (kino) quando reencarnados. MANA - Existe uma energia que chamamos de “MANA” que é o elemento de coesão entre os três, tendo cada um sua própria Mana. O corpo é uma imagem manifestada dessa coesão por meio de uma substância. MANA – AKA - Essa substância de origem divina permeia todo o universo e em consonância com a mana torna possível as manifestações – É denominada de “substância AKA”. Para que isso ocorra, cada espírito possuí um (CORPO) KINOAKA que lhe é peculiar e tem funções determinadas.
Sendo a Huna uma teoria de transformações, costumamos denominar cada um desses elementos pelos seus nomes na Língua Havaiana. Natureza tríplice do Ser Humano, segundo os Kahunas: AUMAKUA
Eu Superior
(Superconsciente)
UHANE
Eu Médio
(consciente)
UNIHIPILI
Eu Básico
(subconsciente)
AS TRÊS MANIFESTAÇÕES DA ENERGIA OU FORÇA VITAL M A N A Essa energia, chamada pelos Kahunas de MANA, é a mesma que os hindus denominam prana e está relacionada com todas as formas de energia vital, não importa o nome que receba, (“chi” ou “ki” , etc). A MANA - Surge a partir da alimentação e do ar que respiramos. Podemos aumentar o suprimento de mana também por uma ação da mente, como na Prece-Ação. Para acumular uma sobrecarga de mana é necessário simplesmente explicar ao EU BÁSICO (Unihipili) o que deve ser feito e pedir-lhe para executar a tarefa, quando não há dúvidas. Respirar! Respirar - P R O F U N D A M E N T E!! MANA como um símbolo de ENERGIA VITAL. - Quando desejavam acumular uma sobrecarga, respiravam PROFUNDAMENTE E VISUALIZAVAM a MANA subindo como água sobre uma fonte, CADA VEZ MAIS ALTA, até que transbordasse no alto, sendo o corpo a fonte e a água a MANA. A MANA PARECE TER FORMA DE INTELIGÊNCIA PRÓPRIA. Mas na realidade é a CONSCIÊNCIA do Eu Básico (Unihipili) dirigindo a projeção. Projetado dela – nela -, realizando as manifestações e também as coisas a serem realizadas com ela (Mana). A MANA-MANA DO EU MÉDIO. A força vital - MANA - fornecida pelo Eu Básico (Unihipili) ao Eu Médio (Uhane) é transformada de uma forma sutil em uma “voltagem” superior (MANA-MANA). A duplicação da palavra significa que o seu poder estará duplicado. Essa força conhecemo-la como VONTADE e é a mola propulsora que conduz à AÇÃO. MANA-LOA DO EU SUPERIOR (AUMAKUA) - A MANA ENVIADA ao Aumakua pelo Unihipili é transformada em energia de “alta voltagem”, sob a forma de gotículas de água energizada, com o poder de desintegrar e reintegrar a matéria, de CRIAR E HARMONIZAR. É usada na cristalização das formas-pensamentos enviadas como IMAGENS na Prece-Ação, como um pedido ao Unihipili que, memorizando-o o conduz ao AUMAKUA, o qual, responde com sua BÊNÇÃO, dando-se assim no agora/aqui, a cura ou a concretização do pedido formulado pelo Uhane. O DESEJO – A PRECE-AÇÃO – A REALIZAÇÃO / A PRIMEIRA COISA A SER FEITA É DECIDIR O QUE SE DESEJA. Naturalmente, um grande número de pessoas nunca chega à decisão. Elas vão tropeçando, desejando uma coisa hoje e outra amanhã. Raramente conseguem o que querem, ou desejam, por sempre existir uma dúvida sobre o resultado.
Quando uma pessoa decide 1) sentar-se, 2)pesquisar-se cuidadosamente e 3)fazer o inventário de suas habilidades, 4)e necessidades, 5)falhas, 6)oportunidades, 7)obrigações e o 8)todo da condição de seu meio ambiente, ela empreende uma tarefa que não deverá ser posta de lado semi-acabada. V I G I E , SEMPRE, TRÊS COISAS NO ESTUDO DA MAGIA HUNA. DEVE HAVER ALGUMA FORMA DE C O N S C I Ê N C I A, UMA FORÇA (ENERGIA) E UMA SUBSTÂNCIA POR TRÁS, DIRIGINDO OS PROCESSOS DE MAGIA. A natureza básica da Magia, segundo Max Freedom Long, após contato com Dr. William Brigham – Cientista do Museu Bishop de Honolulu exige: (1) Uma forma de consciência (Aumakua) (2) Que usava alguma força (mana), e manipulava essa força através de alguma (3) espécie invisível de substância física (aka) . HUNA - Eles (os antigos havaianos) iam diretamente ao assunto. E podiam dar-se ao luxo de assim proceder, pois possuíam um sistema que, de fato, DAVA RESULTADOS. Não tinham, portanto, nem salvadores, nem salvação: nem céu, nem inferno, e estavam livres do famigerado “pecado original”. OS SETE PRINCÍPIOS DO XAMANISMO HAVAIANO 1. O mundo é o que você pensa que ELE é. (IKE) Corolário: Tudo é um sonho. Todos os sistemas são arbitrários. Utilização do poder do pensamento. Atributo ou Talento: Visão Desafio: Ignorância Cor: Branca 2. Não há limites (KALA) Corolário: Tudo está interligado. Tudo é possível. Separação é apenas uma ilusão útil. Utilização das ligações energéticas. Atributo ou Talento: Esclarecimento Desafio: Limitação Cor: Vermelha 3. A energia segue o fluxo do pensamento (MAKIA) Corolário: A atenção segue o fluxo energético. Tudo é energia. Utilização do fluxo de energia. Atributo ou Talento: Focalização Desafio: Confusão Cor: Laranja 4. Seu momento de poder é agora.(MANAWA) Corolário: Tudo é relativo. Utilização do momento presente. Atributo ou Talento: Presença Desafio: Procrastinação Cor: Amarela. 5. Amar é compartilhar com.... (ALOHA) Corolário: O Amor aumenta quando o julgamento diminui. Tudo está vivo, atento e reativo.
Utilização do poder do amor. Atributo ou Talento: Bênção Desafio: Raiva Cor: Verde 6. Todo o poder vem de dentro. (MANA) Corolário: Tudo tem poder. O poder vem da permissão (da criação). Utilização do poder da permissão (da criação). Atributo ou Talento: Permissão Desafio: Medo Cor: Azul 7. A eficácia efetividade é a medida da verdade. (PONO) Corolário: Existe sempre outra forma de se fazer algo. Utilização do poder da flexibilidade. Atributo ou Talento: Tecelão de Sonhos Desafio: Dúvida Cor: Lilás. O EU SUPERIOR, sem dúvida, sabe ainda melhor do que os outros eus, aquilo que o SER TOTAL necessita; (Compreende-se como SER TOTAL: o Eu Básico o Eu Médio e o Eu Superior) ele não interfere com a sua vontade e se omite, para deixar as lições da experiência serem aprendidas com os esforços, para conseguir as coisas necessárias, exceto, em situações graves. Nossas necessidades são conhecidas, mas a Huna nos conta o seguinte segredo: Por sermos os únicos responsáveis por nós mesmos, só conseguiremos a eficácia em nossas ações a partir do momento em que começarmos a orar, Somente, após ter feito reparações e deixado a casa em ordem. A prece não terá nenhum valor, se houver dúvidas em relação ao perdão de nós mesmos, o que cria condições de estender esse perdão aos outros. Segundo os Kahunas, O SER HUMANO É FORMADO POR três espíritos ou aspectos INDEPENDENTES (distintos) entre si, mas INTERAGINDO (interligados) em todas as funções. Um depende do outro para se desenvolver e necessitam de um corpo quando encarnados para poder CRESCER E EVOLUIR (ciclo de vida e morte). Eles são interligados pelos CORDÕES-AKA, por onde circula a ENERGIA VITAL – MANA-. Cada um tem suas características e funções próprias. O corpo é o modelo da imagem do unihipili e uhane, produto manifestado dessa coesão por meio da SUBSTÂNCIA-AKA QUE PERMEIA TODO O UNIVERSO COMO FRUTO DE MANA (PODER DIVINO), transformada em mana energia vital, responsável por todas as manifestações no universo. O UNIHIPILI OU EU BÁSICO - No Unihipili estão as memórias genéticas programadas responsáveis pelos: instintos, emoções, sentimentos e as memórias experienciais ou aprendidas, fruto das ações do dia a dia. Seu pensamento instintivo é ilógico e só tem condições de comunicação por um raciocínio próprio; só tem raciocínio dedutivo próprio para cada espécie (para algumas linhas de estudo), atendendo às necessidades instintivas e fisiológicas (só se manifesta como um ser, através do que está memorizado
-
geneticamente e experiencialmente). Vale lembrar – sempre – que as ações e reações do Unihipili (Eu Básico) estão/estarão pautadas nas coisas que ele aprendeu com o Uhane. Então, ele responde e corresponde à rotina (hábitos) do nosso dia a dia. Nesse aspecto ele passa a ser lógico. Se ele (Unihipili) aprendeu (memorizou) - agirá – sem reservas – conforme seu aprendizado. Armazena todas as formas-pensamentos como memórias, todas as crenças e emoções, processos involuntários e fisiológicos do organismo que promovem seu funcionamento.
UHANE OU EU MÉDIO – CONSCIENTE. É O ESPÍRITO (o aspecto) consciente dos três eus. É o espírito que fala, analisa, raciocina, ORDENA E DECIDE. É o que POSSUI a (dono da) vontade (único que pode pecar, ferir ou prejudicar alguém ou a si mesmo). Recebe as informações de várias fontes, as ORGANIZA, lhes dá significado e direciona a ação. Todos os padrões de referência em RELAÇÃO à realidade que nos envolve são aceitos e estabelecidos por ele. Cria memórias que são arquivadas no UNIHIPILI (EU BÁSICO)
Age em conjunto com o Eu Básico, pois este lhe fornece as memórias para imaginar, fazer ideações e pensar. Ele ordena e decide as ações PRATICADAS (necessárias), sejam mentais ou físicas. Seu pensamento ALÉM DE DEDUTIVO é essencialmente INDUTIVO, o que é uma propriedade exclusiva do ser humano; portanto, só o homem possui UHANE (Eu Médio). Os outros animais possuem unihipili e Aumakua. Através da V O N T A D E o UHANE ou EU MÉDIO (consciente) pode aprender a trabalhar de forma direcionada e consciente com os dois EUS, levando o indivíduo ao equilíbrio e harmonia para o seu crescimento e pleno DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL, PELA REFORMULAÇÃO DAS MEMÓRIAS . AUMAKUA - Eu Superior - O Super Consciente Devemos:
Aceitar a existência deste espírito, o Pai Ancestral infalível. Adorá-lo! Ama-lo! Crer que é a manifestação divina em nós. Convidá-lo a ocupar o lugar que é DELE no ser humano. Ofertar “mana” constante e diretamente, por meio do Unihipili. Fazer Prece-Ação e outras práticas hunas, encaminhando-as por meio do Unihipili com fé sem dúvida (PAULELE). Todas as preces encaminhadas ao Eu Superior, devem ser formuladas pelo Uhane e conduzidas ao Unihipili, Eu Básico (subconsciente) pelos cordões-aka.
Os Kahunas acreditam, que tudo que existe, sejam elas seres humanos, animais, vegetais e minerais, até os objetos e mesmo as FORMAS-PENSAMENTOS têm corpos sombreados (kino-akas) e estes subsistem, mesmo depois da morte física, passagem que
propicia aos três espíritos, a volta ao seu real estado, para futuros aprendizados de novos sonhos básicos de vida. EU SUPERIOR (AUMAKUA) - Devemos nos lembrar de que o Eu Superior Pai ancestral infalível, passou pela experiência de ser um unihipili , eu básico e depois um uhane, eu médio. Cresceu e evoluiu espiritualmente através de todas as experiências nos níveis vivenciados para alcançar sua condição atual, semelhante a de um deus. Ele sabe como tratar cada problema que enfrentamos. Quando formamos pensamentos, dizem os Kahunas, também produzimos formaspensamentos. Como a maioria dos pensamentos vem em seqüência e relacionados uns aos os outros, o corpo sombreado do Unihipili ou da “forma-pensamento” do (Uhane), acaba formando agrupamentos. Estes agrupamentos são comparados pelos Kahunas a cachos de uva (símbolos do agrupamento das memórias do Unihipili em seus kino-akas). Pesquisa realizada por Consolação Monducci kc, através dos Livros de Max Freedom Long, Serge Kahili King e revisado por Dr. Sebastião de Melo.
View more...
Comments