A Mandis - Módulo 01
Short Description
Download A Mandis - Módulo 01...
Description
MANUAL DE DISTRIBUIÇÃO E COLETA
MÓD: 1 CAP: 1
VIG: 24.01.2013
1
MÓDULO 1: ASPECTOS GERAIS CAPÍTULO 1: APRESENTAÇÃO ANEXO: ANEXO: 1 – T!"# T!"# $" A#%$ A#%$& & $' M()# $" D*&+,*!) D*&+,*!)*%-' *%-' " C'#"+ C'#"+ 1 INA INALID LIDAD ADE E DO MA MANUAL NUAL 1.1 Estabelecer as políticas e diretrizes e descrever os processos de distribuição e coleta de objetos postais na ECT. 2 GLOSS/RIO GLOSS/RIO DE CONCE CONCEITOS ITOS TERMOS TERMOS E SIGLAS SIGLAS TERMO Acompanhamento Acompanhamento de Entrega
Acordo Coletivo Coletivo de Trabalho Trabalho
Amarrado
SIGLA
CONCEITO
-
Documento utilizado para conirmar data! hora e local local de entre entrega ga de objet objetos os do serviç serviço o CED! CED! "uando houver reclamação do cliente #editora$.
ACT
-
Apoio ,peracional ,peracional
A,
A Convencional Convencional
-
A Digital
-
% um ato jurídico irmado entre entidade sindical repres represen entat tativa iva de empreg empregado adoss e a empres empresa a correspon correspondent dente. e. &o document documento o celebrad celebrado o são estab estabele elecid cidas as normas normas "ue deverã deverão o reger reger as relaç'es trabalhistas entre as partes! com orça de lei. Agrupamento de objetos postais (& e)ou (*! rotulados com eti"ueta especíica +nica #eti"ueta de amarra amarrado$ do$!! para para encam encamin inham hamen ento to a uma unidade postal. ess essoa oa ou e"ui e"uipe pe "ue "ue real realiz iza a ativ ativid idad ades es indire indiretam tamen ente te relaci relaciona onada dass com o proces processo so prod produt utiv ivo o oper operac acio iona nall de uma uma unid unidad ade e de tratamento ou distribuição #serviços administrativos! administrativos! resposta ao (ale Conosco! etc.$. % o serviço "ue! por meio do preenchimento de modelo modelo pr/pri pr/prio! o! permi permite te compro comprovar var!! junto junto ao remete remetente nte!! a entre entrega ga de objeto objeto postad postado o sob registro! com ou sem declaração de valor. % o serviço adicional "ue inorma ao remetente por meio eletr0nico as inormaç'es de entrega do objeto e restitui ao cliente o A de orma digital! por meio de imagem na 1E2 e em mídia eletr0nica em substituição e)ou complementação complementação ao ormul3rio ísico. ode ser devolvido tamb4m o A na orm orma a ísi ísica ca!! con conor orme me cont contra rato to do cliente corporativo. corporativo.
MANUAL DE DISTRIBUIÇÃO E COLETA
MÓD: 1 CAP: 1
VIG: 24.01.2013
TERMO
5rea
5rea com estrição estrição para Entrega
2
SIGLA
-
AE
5rea de armazenagem armazenagem
-
5rea de Circunscrição Circunscrição
-
5rea de tratamento tratamento de objetos
-
5rea de tratamento tratamento de objetos especiais
AT,E AT,E
5rea :estora
-
5rea para movimentação movimentação de carga
-
5rea para unitizadores unitizadores vazios vazios
-
5reas para guarda guarda de e"uipamentos operacionais
-
Atendimento a contratos especiais
-
Auto de =rregularidade =rregularidade
A=
Avaria
-
CONCEITO Espa Espaço ço ísi ísico co de uma uma unid unidad ade e oper operac acio iona nall deini deinido do para para a realiz realizaçã ação o de cada cada etapa etapa do processo produtivo! bem como das atividades au6iliares! armazenagem #carga e e"ui e"uipa pame ment ntos os$$ e movi movime ment ntaç aç'e 'ess #pes #pesso soas as!! carga e e"uipamentos$. % a região geogr3ic ica abrangida pelos logradouros! representados por um conjunto de CE7 CE7s! s! "ue "ue não não apre aprese sent ntam am as cond condiç iç'e 'ess mínima mínimass de segura segurança nça ao cartei carteiro ro duran durante te o desem esempe pen nho das ati ativid vidade ades de entre ntreg ga domicili3ria! onde a ECT poder3 adotar medidas deensivas de entrega. 8ocal ocal para ara arma rmazen zenage agem da carg carga a a ser ser processada pela unidade. % uma 3rea de distribuição cuja entrega e6terna esteja sob a responsabilidade de uma determ determin inada ada unida unidade! de! podend podendo o compre compreend ender er mais de uma localidade. localidade. 8ocal destinado a realização de todas as etapas do processo produtivo da unidade. 8ocal destinado a realização de todas as etapas do processo produtivo de objetos especiais na 9D. :er;ncia egional hierar"uicamente superior < unidade de distribuição. 8ocal destinado < movimentação da carga! entre as diversas 3reas de atividade operacional da unidade. 8ocal destinado < armazenagem de unitizadores vazi vazios os gera gerado doss na aber abertu tura ra!! bem bem como como os recebidos de outras unidades. 8oca 8ocall dest destin inad ado o < guar guarda da!! nos nos perí períod odos os de ociosidade! dos e"uipamentos operacionais dos leiautes m/veis! bem como os e"uipamentos de movimentação de carga. Consiste da coner;ncia! tratamento! encami encaminh nhame amento nto e atura aturamen mento to de carga carga de con contra tratos tos "ue prev; rev;e em proced ocediimen mentos tos e recursos especíicos. Docu Docume ment nto o para para regi regist stro ro e noti notiiica caçã ção o de violação ou espoliação de malotes e objetos sob registro! bem como a alta de 8 ou objetos em unitiz unitizado adores res #conte #contendo ndo objeto objetoss sob regist registro$ ro$ e6pedidos com selo de segurança! por unidades não integradas ao *,. ercentual de objetos do serviço CED postados a maior #reserva t4cnica$ para atender eventuais danos ou reclamaç'es.
MANUAL DE DISTRIBUIÇÃO E COLETA
MÓD: 1 CAP: 1
VIG: 24.01.2013
TERMO Aviso de Chegada
Aviso de ecebimento
Aviso de ecebimento Digital
3
SIGLA -
A
A Digital
2ai6a E6pressa
2E
Cai6eta
CTA
C3lculo de Dimensionamento de Eetivo
CDE
Capacidade =nstalada
-
Carga adiantada
-
CONCEITO Documento utilizado no processo de distribuição para inormar ao destinat3rio ou ao remetente #devolução ao remetente$ sobre a chegada de objeto #registrado$. (ormul3rio "ue segue ane6ado ao objeto sob registro! para "ue seja colhida no destino a assinatura do recebedor e "ue posteriormente retorna ao remetente. (ormul3rio "ue segue ane6ado ao objeto sob registro! para "ue seja colhida no destino a assinatura do recebedor e "ue posteriormente retorna ao remetente em orma de imagem digitalizada. >odalidade de prestação de contas utilizada em CDD para cartas e impressos registrados e encomendas envelopes. Esta modalidade de prestação de contas não se aplica aos serviços de encomendas pacote e malotes e a distritos especiais de CDD. ecipiente utilizado para transporte e movimentação interna de carga de objetos simples ou "ualiicados compactada! nos ormatos normal ou semi-embaraçoso. (erramenta utilizada para dimensionamento de distritos especiais em CDD e Ag;ncias com distribuição. &ível m36imo de produção "ue se pode alcançar com os recursos disponíveis. Deine-se como carga adiantada? a$ objetos "ue por aproveitamento de oportunidade no processo operacional! orem encaminhados adiantadamente < 9nidade distribuidora@ b$ objetos recebidos em linha de suprimento regular! "ue! pela pr/pria característica do serviço #com prazo mais dilatado para tratamento e entrega$! s/ ser3 submetido a tentativa de entrega no dia +til posterior ao da chegada na 9nidade distribuidora@ c$ objetos recebidos no s3bado em linha de suprimento regular ou e6traordin3ria! cuja ormatação do serviço não prev; a entrega aos s3bados! ou sejam destinados a empresas echadas nesse dia da semana.
MANUAL DE DISTRIBUIÇÃO E COLETA
MÓD: 1 CAP: 1
VIG: 24.01.2013
TERMO
4
SIGLA
Carga Antecipada
-
Carga Atrasada
-
Carga ualiicada *:D,
-
Carta
8C
Cartão ,peracional
-
Cliente Contratante
-
Cliente Destinat3rio
-
Cliente emetente
-
CONCEITO Deine-se como carga antecipada? a$ objetos postados em data anterior < data de produção registrada nos objetos! "ue! por orça de contratual! poder3 ser disponibilizada para a entrega! pela 9nidade distribuidora! de orma racionada ao longo de um período de tempo deinido@ b$ objetos recebidos em linha de suprimento de carga regular ou e6traordin3ria! "ue azem parte de um lote de encomendas agrupadas! durante os tr;s dias +teis previstos para se aguardar dos objetos altantes "ue comp'em a mesma remessa! contados a partir da chegada do objeto na 9nidade distribuidora@ c$ "ual"uer outro objeto cuja perman;ncia interna na 9nidade distribuidora seja por característica do serviço #Entrega em data rogramadaB! objeto aguardando documentaçãoB! etc$. Carga disponibilizada para a unidade distribuidora em linha não regular! ap/s a chegada da +ltima linha de transporte regular de suprimento. Total de objetos lançados em 8,EC e 8E>! inclusive os *EED com comprovante #"ue são objetos simples$. ,bjeto de correspond;ncia urgente "ue cont4m inormação de interesse especíico do destinat3rio. Cartão inserido no visor do malote! onde constam os dados do cliente respons3vel pelo contrato. essoa jurídica contratante do serviço de 8ogística eversa e respons3vel por inserir os pedidos de coleta no *C,8. essoa jurídica ou pessoa ísica indicada como destinat3rio no edido de Coleta de objeto de 8ogística eversa. essoa jurídica ou pessoa ísica indicada no edido de Coleta de objeto de 8ogística eversa como respons3vel por apresentar o objeto a ser coletado.
MANUAL DE DISTRIBUIÇÃO E COLETA
MÓD: 1 CAP: 1
VIG: 24.01.2013
TERMO
SIGLA
C/digo de Endereçamento ostal
CE
C/digo do Assinante
CA
C/digo E #serviço CED$
Coeiciente de Dupla >anipulação
-
CD>
Coleta #em 9nidades de Atendimento e de Distribuição$
-
Compactação de Carga
-
Comunicação de =rregularidade na E6pedição Consolidação
C=E
-
Cont;iner Aramado (i6o
CA(
Cont;iner Desmont3vel 8eve
CD8
Cont;iner (le6ível
-
CONCEITO % um conjunto num4rico constituído de oito algarismos destinado a orientar e acelerar o tratamento! o encaminhamento e a distribuição domicili3ria de correspond;ncias! mediante sua atribuição a localidades! logradouros! unidades de Correios! cai6as postais comunit3rias e grandes usu3rios #/rgãos p+blicos! empresas! ediícios! etc$. Conjunto alanum4rico destinado a identiicar o assinante do objeto do serviço CED. C/digo de barras do serviço CED inserido na eti"ueta! no rotocolo de Entrega ou no Acompanhamento de Entrega do peri/dico! o "ual identiica a editora! o assinante e edição do peri/dico. % o índice representado pela soma dos objetos manipulados na F e GF triagens dividida pela "uantidade de objetos tratados na F triagem. #>A&E&C$. ecolhimento da carga da e6pedição de e6portação das unidades de atendimento ou de distribuição. ,rganização dos objetos postais nos unitizadores #prim3rios ou secund3rios$! de orma a se obter a m36ima ocupação e conse"uente otimização no uso desses unitizadores. Documento para registro e notiicação! de irregularidades observadas na e6pedição de objetos e unitizadores recebidos por uma de tratamento ou distribuição. Agrupamento de unitizadores prim3rios em unitizadores secund3rios! visando a otimização de uso dos unitizadores secund3rios. 9nitizador secund3rio com estrutura met3lica dobr3vel! desmont3vel e empilh3vel! utilizado na consolidação e unitização de carga postal! viabilizando a movimentação interna e o transporte de superície. 9nitizador secund3rio com estrutura em papelão! dobr3vel! desmont3vel! empilh3vel! utilizado na consolidação e unitização de carga postal! viabilizando a movimentação interna e o transporte a4reo e de superície. 9nitizador secund3rio em tecido sint4tico! com itas de amarração e alças de sustentação! dobr3vel! não empilh3vel! utilizado na consolidação e unitização de carga postal! viabilizando a o transporte a4reo e de superície.
MANUAL DE DISTRIBUIÇÃO E COLETA
MÓD: 1 CAP: 1
VIG: 24.01.2013
TERMO Controle Eletr0nico de Devolução de ,bjetos
SIGLA
Correios Entrega Direta
CED
CED,
Cro"uis
-
Data de produção
-
Dep/sito Au6iliar
DA
Dep/sito Au6iliar Di3rio DA Di3rio Dep/sito Au6iliar Eventual ou E6tra DA eventual ou E6tra
-
DA com previsão de utilização di3ria.
-
DA com previsão de utilização espor3dica.
Desempenho eetivo
-
Desempenho nominal
-
Destinat3rio
-
Destruição
Devolução
Devolução de Documento
CONCEITO *istema para bai6a de objetos postais simples! em devolução ao remetente. >odalidade de serviço "ue consiste do tratamento! manuseio e distribuição de objetos peri/dicos. Esboço de mapa de um distrito ou de uma 3rea. Data impressa pelo remetente! nos objetos (AC! indicando a data limite para sua postagem. =ndica! tamb4m! data limite para tratamento e encaminhamento! pelos centros de tratamento! de carga com postagem antecipada. Espaço pr/prio! p+blico ou particular! localizado em ponto estrat4gico dentro do limite geogr3ico de um distrito postal! no "ual 4 autorizado < ECT #em ormul3rio especíico$! < armazenagem tempor3ria de carga postal a ser entregue no dia.
-
-
DD
Distribuição
-
Distribuição Domiciliar
-
rodutividade real da alimentação! atingida no decorrer da operação da m3"uina #desempenho nominal! descontadas as perdas t4cnicas e operacionais$ rodutividade esperada da alimentação! em unção das especiicaç'es t4cnicas da m3"uina e características dos objetos. essoa ísica ou jurídica a "uem se envia um objeto postal. rocesso pelo "ual ser3 submetido o objeto postal reugado! ap/s o período de guarda! onde o inv/lucro ser3 destruído e o conte+do ser3 destruído ou reaproveitado. rocesso operacional estruturado para garantir o retorno dos objetos postais não entregues! aos respectivos remetentes! conorme prazos e "ualidade previstos para cada serviço. *erviço "ue permite o retorno de documento! canhoto ou de via de &ota (iscal ao remetente da encomenda ap/s a entrega ao destinat3rio #(onte? >A&CAT H)GI-Ane6o G$ rocesso operacional estruturado para garantir a entrega dos objetos postais dentro do prazo e "ualidade previstos para cada serviço. % atividade de entrega domicili3ria de todos os tipos de objetos postais cuja regra de neg/cio preveja essa possibilidade.
MANUAL DE DISTRIBUIÇÃO E COLETA
MÓD: 1 CAP: 1
VIG: 24.01.2013
TERMO Distrito #localidade$
SIGLA -
Distrito Convecional
Distrito especial
DE
Distrito postal
D
Distrito postal convencional
-
Distrito postal e6panção
-
Distrito telem3tico
DT
Doca #$
-
Doca #G$
-
Encabeçamento
-
Encaminhamento
-
Encomenda Econ0mica
AC
Entrega E6terna
-
Entrega =nterna
-
CONCEITO *ão aglomerados urbanos de m4dio porte! criados por interm4dio de leis emitidas pelas CJmaras de Kereadores. Em CEE? distrito para entrega do *EDEL I! *EDEL G! malotes e demais encomendas)pacotes@ e distrito para coleta de malotes e de encomendas. Em CDD e AC? Distrito "ue eetua entrega de telegramas! *EDEL! malotes! DA):9 e demais pacotes. Em CEE? Distrito para entrega do *EDEL Moje e Telegrama@ distrito para o Dis"ue Coleta@ distrito e6clusivo para entrega)coleta em grandes clientes. Em CDD e AC? Distrito "ue eetua entrega de envelopes simples e sob registro. ,s distritos postais se dividem em convencional e e6pansão. Em CDD e AC? Distrito "ue eetua distribuição domicili3ria regular e cuja maioria da carga 4 composta de envelopes simples e registrados! incluindo a carga de DA e :9. Em CDD e AC? Distrito para o cadastramento dos trechos "ue atendem aos re"uisitos mínimos da portaria NHO)GI do >=&=C,> e "ue não possuam distribuição domicili3ria regular. Tipo de Distrito Especial "ue eetua entrega de telegramas. 8ocal contíguo ao piso do Terminal de Cargas destinado A&CAT )$.
MANUAL DE DISTRIBUIÇÃO E COLETA VIG: 24.01.2013
13
TERMO
SIGLA
8ogística eversa *imultJnea Domiciliar
8*D
8ogradouros
-
>al Encaminhado
>E
>al Endereçado
>D
>ala Capeadora
-
>ala de egistrados
-
>ala =ntegrada
-
>ala ostal
-
>A8,TE
-
>A8,TE Correios
-
>alote#s$
-
>aniesto de =rregularidade
>anuseio #serviço CED$
MÓD: 1 CAP: 1
>=
-
CONCEITO rocesso logístico reverso! realizado no endereço do consumidor inal! "ue consiste na coleta domiciliar do produto de retorno simultaneamente < entrega do produto substituto. #(onte? >A&CAT H)GQ-Ane6o G$. *ão vias p+blicas #ruas! avenidas! praças! becos! rodovias! estradas! etc.$ e6istentes nas cidades com a inalidade de servir de meio de acesso a pontos de i6ação de resid;ncias! com4rcios! ind+strias! etc. ,bjeto "ue! apesar de corretamente endereçado! oi triado e)ou encaminhado para destino indevido. ,bjeto "ue d3 entrada indevida numa unidade "ue não 4 a respons3vel pelo seu tratamento ou entrega! devido a erro de endereçamento pelo remetente. >ala postal e6pedida agrupando outras malas encaminhadas a um mesmo destino ou a uma unidade intermedi3ria >ala postal e6pedida e6clusivamente com objetos sob registro >ala postal e6pedida agrupando amarrados de objetos de dierentes categorias #simples! registrados e malotes$ para um mesmo destino. 9nitizador le6ível tipo saco! coneccionado em tecido ou nlon! utilizada para unitização e e6pedição de objetos postais. *erviço de coleta! transporte e entrega de correspond;ncia agrupada e6clusivo dos Correios #(onte? UUU.correios.com.br)malote $. % a marca registrada ou denominação comercial do serviço de correspond;ncia agrupada adotada pela ECT e usada na comercialização do serviço #(onte? >A&CAT )$. Embalagem ísica usada para o acondicionamento das correspond;ncias agrupadas #(onte? >A&CAT )$. Documento para registro de irregularidades ísicas #embalagem$ ou contratuais! reerentes ao serviço de malote. reparação dos peri/dicos para a distribuição! "ue compreende as seguintes atividades? =nserção de encartes #simples! personalizados ou local$! inserção de suplementos! inserção de amostras)brindes! envelopamento) ensacamento e eti"uetagem.
MANUAL DE DISTRIBUIÇÃO E COLETA VIG: 24.01.2013
TERMO >ão r/pria
>ensuração da Carga >ovimentação =nterna de Cargas
MÓD: 1 CAP: 1 14
SIGLA >
>=C
>unicípio #localidade$
-
&ível de *erviço
-
&ota de Despacho
&D
&ota de Despacho da >3"uina de Triagem Autom3tica de Encomendas
&&
,bjeto A,
A,
,bjeto em Devolução
,D
,bjeto Entrega Direta
-
,bjeto postal
-
,bjeto "ualiicado
-
,bjeto simples
-
,bjeto sob egistro
-
CONCEITO *erviço pelo "ual o remetente recebe a garantia de "ue o objeto! por ele postado sob registro! ser3 entregue! e6clusivamente! ao destinat3rio #(onte? >A&CAT )$. uantiicação da carga a ser tratada ou distribuída por uma unidade! bem como da carga não entregue! com base na aplicação da compactação e gabarito. Toda movimentação de carga realizada dentro de uma 9nidade ,peracional *ão comple6os demogr3icos ormados s/cioeconomicamente por concentraç'es populacionais! criados por interm4dio de leis emitidas pelas Assembl4ias 8egislativas Estaduais e instalados mediante posse do reeito e Kereadores eleitos. razo pr4-deinido para distribuição dos objetos Correios Entrega Direta considerando a origem e o destino. Documento de controle do encaminhamento da e6pedição de)para unidades não integradas ao *,)CT* ,peracional ou cujo encaminhamento 4 realizado por 8TC. &+mero de registro criado automaticamente pelo *, na geração da e6pedição de objetos a descoberto ou em unitizadores. Tamb4m utilizado para listar os objetos e6pedidos pela m3"uina de triagem de encomendas. ,bjeto postal &ão-9rgente! ou seja! com bai6a prioridade! de encaminhamento - =mpresso. ,bjeto a ser devolvido ao remetente! pela impossibilidade de entrega ao destinat3rio. ,bjeto de publicação peri/dica como revistas! guias! anu3rios! cat3logos! listas tele0nicas! boletins! jornais e materiais assemelhados. % todo e "ual"uer tipo de objeto a ser entregue pela ECT! seja internamente em suas unidades! em domicílio ou em Cai6as ostais Comunit3rias. ,bjeto "ue tenha sido postado com uma ou mais das seguintes características? registro! valor declarado! entrega ao portador! mão pr/pria! A! declaração de urgente #(onte? >A&CAT )N Ane6o Q$. ,bjeto "ue tenha sido postado sem as características de "ualiicado #(onte? >A&CAT )N-Ane6o Q$. ,bjeto postado numa das modalidades dos serviços postais "ue prev; a rastreabilidade.
MANUAL DE DISTRIBUIÇÃO E COLETA VIG: 24.01.2013
TERMO
1
SIGLA
,peração A #serviço CED$
-
,peração 2 #serviço CED$
-
,rdenamento
,D
,utros ,bjetos ostais
-
acote
-
adronização do rocesso rodutivo
lano de Conting;ncia
-
lano de Emprego de Keículos e Condutores
EKC
lano de ,peraç'es de (inal de Ano
,(A
lano de edistribuição de Carga
MÓD: 1 CAP: 1
-
CONCEITO Contrato de postagem de publicaç'es peri/dicas com a ECT! cujo volume de postagem mínimo anual 4 de Q!H milh'es de objetos. Contrato de postagem de publicaç'es peri/dicas com a ECT! cujo volume de postagem mínimo anual 4 de HI mil at4 Q!H milh'es de objetos. ,rganização dos objetos postais na se"u;ncia de entrega a ser realizada! considerando o itiner3rio a ser percorrido no distrito pelo empregado encarregado da distribuição domicili3ria. ,bjetos "ue transitam no lu6o postal! mas "ue não estão caracterizados como encomenda! malote! carta ou impresso. Todos os objetos! inclusive malotes! "ue não sejam considerados como envelopes. % a uniicação e simpliicação de processos! segundo um padrão amplamente discutido por especialistas de uma 3rea! justiicado pelos princípios da administração de produção e desvinculado de particularidades. Conjunto de aç'es a serem adotadas em situaç'es de car3ter eventual e transit/rio "ue aetem a normalidade operacional! os recursos disponíveis na unidade são insuicientes! h3 situaç'es de risco < sa+de ou < integridade ísica dos empregados! ou a inraestrutura est3 comprometida! visando garantir a manutenção dos processos operacionais. Documento "ue cont4m o planejamento do emprego dos recursos necess3rios #humano e veículo$ para as operaç'es de transportes na sua 3rea de atuação. lano "ue estabelece as principais provid;ncias "ue deverão ser tomadas! com anteced;ncia! para possibilitar a luidez do processo operacional no im de ano! "uando a carga postal tem um aumento signiicativo! mantendose o padrão de "ualidade. Distribuição entre outros distritos da mesma unidade distribuidora!dos logradouros de um distrito "ue icou parado por uma eventual redução do eetivo #absenteísmo$.
MANUAL DE DISTRIBUIÇÃO E COLETA
MÓD: 1 CAP: 1
VIG: 24.01.2013
TERMO
1
SIGLA
lano de triagem
-
lano de Triagem adrão
-
onto de Abastecimento
-
onto de arada
-
onto de Transer;ncia
-
osição de Trabalho
-
ovoado #localidade$
-
razo de :uarda
-
reço de Armazenagem
-
restação de Contas
-
r4-triagem
-
r4-triagem
-
CONCEITO Conjunto de crit4rios para a separação da carga estabelecidos pelas 9nidades ,peracionais! visando ade"u3-la E e >D$. Termo adotado pelo DE&C, para deinir o objeto componente da carga atrasada "ue não 4 levado para distribuição domicili3ria no mesmo dia da chegada na no CEE. Carga composta pelo somat/rio do resíduo de bolsa)distribuição! com o resíduo de mesa e "ue representa a "uantidade de objetos não entregues no dia da chegada! por problemas apresentados no processo produtivo na 9nidade distribuidora. rocesso de identiicação de unitizadores composto por /tulo de 2andeira e ortaeti"ueta. (ormul3rio utilizado para sinalizar nos unitizadores a natureza! a origem! o destino e a data de tratamento dos objetos nele contidos. 9nitizador le6ível em orma de saco! abricado em tecido de polipropileno. Transer;ncia de dados do coletor para o concentrador do *,. Tratamento de objetos oriundos da primeira triagem. Atividade interna do processo de distribuição em "ue os envolvidos triam as correspond;ncias por logradouro! para posterior ordenamento. E6ecução das operaç'es nos momentos ade"uados! respeitando o lu6o da produção. ,bjetiva a melhor utilização dos recursos de produção para "ue se tenha a m36ima produtividade rocedimentos "ue visam a busca de indícios "ue levem a recuperação de prejuízos e identiicação de respons3veis por meio de an3lises "ue possam gerar inormaç'es aos /rgãos de segurança p+blica.
MANUAL DE DISTRIBUIÇÃO E COLETA
MÓD: 1 CAP: 1
VIG: 24.01.2013
TERMO
*erviço 23sico da E"uipe ro-Carteiro Apoio < Kítima
15
SIGLA
CONCEITO
AK
Apoio emergencial aos empregados vítimas de roubo na distribuição e6terna. Esse serviço tem por objetivo oerecer apoio no momento da ocorr;ncia! com acompanhamento < Delegacia de olícia e! se necess3rio! transporte ao m4dico e)ou < resid;ncia do empregado.
,rientação aos gestores para reintrodução da carga postal ao lu6o postal! blo"ueio de objetos *erviço 23sico da E"uipe ro especiais e realização das bai6as no *,! com - Carteiro Atendimento A8 o objetivo de minimizar problemas de "ualidade 8ogístico dos serviços e reduzir a possibilidade de pagamento de indenizaç'es por atrasos ou e6travios. % o serviço por meio do "ual! os objetos são depositados em recept3culos apropriados! para *erviço de Cai6a ostal entrega mediante a utilização da respectiva chave! sem a interer;ncia de empregado da ECT. % a modalidade de prestação dos serviços de distribuição de correspond;ncias! em "ue os *erviço de Cai6a ostal objetos postais e as mensagens telem3ticas Comunit3ria destinados < determinada comunidade são entregues de orma centralizada. *ão os serviços "ue permitem a remessa de *erviço de Carta! Cartão! pedidos e)ou inormaç'es! sob a orma de carta Envelope-Encomenda ou cartão não previamente ran"ueado! < pessoa esposta jurídica autorizada! "ue eetuar3 o pagamento correspondente no ato da retirada. *erviço de Encomenda *erviço postal de entrega de encomendas *EDEL E6pressa urgentes. *istema respons3vel por emitir relat/rios *erviço de astreamento de gerenciais de rastreamento. % integrado ao CT* ,bjetos >/dulo de *,>C8 ,peracional. or meio desse sistema! tamb4m 4 Consulta 8ocal *erviço de possível realizar a coner;ncia eletr0nica de Encomenda E6pressa objetos. ,bjeto postal simples e urgente com *erviço Especial de Entrega *EED comprovante de entrega "ue não lhes conere a de Documentos característica de registrado. Abrangem o transporte dentro da região metropolitana! visando a coleta! entrega e *erviços de transporte transer;ncia de carga entre as unidades urbano operacionais e entre essas e as unidades de atendimento. 2alanceamento da capacidade produtiva das c4lulas ou 3reas de tratamento de modo "ue não *incronização haja perdas por espera de maneira a concluir as operaç'es simultaneamente
MANUAL DE DISTRIBUIÇÃO E COLETA VIG: 24.01.2013
TERMO
MÓD: 1 CAP: 1 20
SIGLA
CONCEITO *istema utilizado pelos avaliadores no processo *istema de Acompanhamento de Certiicação da adronização do rocesso da adronização do rocesso *A rodutivo! possibilitando o gerenciamento de rodutivo todo o sistema de certiicação. Endereço de acesso? http?))sacoIOVV)sappp. *istema utilizado para e"uilibrar a carga de trabalho entre os distritos e ade"uar os recursos *istema de Distritamento *D humanos e materiais < necessidade dos CDD e ag;ncias com distribuição. *istema utilizado para e"uilibrar a carga de *istema de Distritamento de *DE trabalho entre os distritos e ade"uar os recursos Encomendas humanos e materiais < necessidade dos CEE. *istema de gestão da distribuição da carga *istema de :erenciamento postal "ue atinge at4 o nível de distribuição de *:D, de Desempenho ,peracional distrito postal e permite a visualização! pes"uisa e disponibilização de relat/rios on line. *istema de :erenciamento % o sistema "ue eetua o controle dos *:D Eletr0nico de Documentos documentos e respectivas imagens. *istema respons3vel pelo tratamento do serviço de malotes de orma corporativa. ealiza a gestão do serviço e gera inormaç'es dos *istema de :erenciamento *=:>A movimentos para aturamento di3rio no *(-> =ntegrado de >alotes #*istema de (aturamento egional - >/dulo >alote$. Encontra-se disponível na intranet e oi desenvolvido pela ECT. Conjunto de normas! padr'es e procedimentos *istema de >elhoria *>E8 baseados em conceitos de Administração da rodução):AC e Ergonomia. *istema utilizado para operacionalização do *istema de eri/dicos *=*E serviço CED. (erramenta utilizada para dimensionamento de *istema de Tratamento e *TDE recursos para a atividade de tratamento e Dimensionamento de Eetivo entrepostagem em 9D. 9nidade de Distribuição "ue realiza as atividades de recebimento! tratamento e *ubcentralizadora encaminhamento da carga postal de)para outras unidades. Abastecimento da unidade com a carga di3ria *uprimento de 9nidades de oriunda das unidades de tratamento e destinada Distribuição < distribuição. % emitido "uando h3 indicio de irregularidade! Termo de Constatação TC mas "ue não se caracteriza como sinistro. Atividades de organização da 3rea de tratamento "ue devem ser realizadas antes do início da operação #suprimento de materiais de consumo! Trabalhos reparat/rios montagem de leiaute m/vel! etc.$ visando otimizar o desenvolvimento das rotinas de tratamento da carga.
MANUAL DE DISTRIBUIÇÃO E COLETA VIG: 24.01.2013
TERMO
21
SIGLA
Transbordo
-
TrJnsito
-
Triagem de Distribuição
Triagem de Distribuição Wnica
TD
TD9
Triagem de e6portação
-
Triagem de =mportação
T=
Triagem :eral
T:
Triagem por :rupamento de Distritos
MÓD: 1 CAP: 1
T:D
9nidade de Tratamento
9T
9nidade Distribuidora
9D
9nidade E6portadora
-
9nidade =mportadora
-
CONCEITO ,peração de transer;ncia de carga postal de uma linha para outra! realizada pelo Entreposto ou Terminal de Cargas intermedi3rio entre a unidade de origem e a de destino. assagem de objetos postais por uma unidade intermedi3ria "ue não eetuar3 a sua distribuição >anipulação dos objetos recebidos na unidade operacional! na "ual! segundo a característica de cada circunscrição! deverão ser eetuadas as seguintes separaç'es? a$ distritos ou grupos de distritos@ b$ grandes usu3rios@ c$ logradouros ou trechos com volume de traego signiicativo@d$ cai6as postais@ d$ objetos mal encaminhados. 9ma das modalidades b3sicas de lanos de Triagem de Distribuição "ue consiste na e6tração deinitiva de todos os distritos em uma +nica ase de manipulação dos objetos. Caracteriza-se "uando no Centro de Tratamento são triados objetos para encaminhamento para outras unidades operacionais ora de sua 3rea de abrang;ncia cidades do interior e outros estados no territ/rio nacional. Caracteriza-se "uando no Centro de Tratamento são triados objetos para encaminhamento para outras unidades operacionais dentro de sua 3rea de abrang;ncia cidades do interior e capital do Estado. Triagem dos objetos diretamente para os principais destinos e as direç'es para a segunda triagem. 9ma das modalidades b3sicas de lanos de Triagem de Distribuição "ue consiste na e6tração direta de todos os distritos com maior volume de tr3ego e no agrupamento dos demais! dois a dois! considerando as ligaç'es e6istentes entre eles. 9nidade respons3vel pelo recebimento! triagem! armazenamento e e6pedição de objetos postais e)ou mensagens telem3ticas. Termo adotado para designar todas as unidades "ue realizam distribuição #CDD! CEE ou ag;ncias$. 9nidade de tratamento "ue e6pede mais "uantidade de carga do "ue recebe 9nidade de tratamento "ue recebe mais "uantidade de carga do "ue e6pede
MANUAL DE DISTRIBUIÇÃO E COLETA VIG: 24.01.2013
TERMO
22
SIGLA
9nitização
-
9nitizador
-
9nitizador prim3rio
-
9nitizador secund3rio
-
Kiação A4rea Comercial
MÓD: 1 CAP: 1
KAC
CONCEITO ,rganização da carga postal dentro dos unitizadores #prim3rios ou secund3rios$ de orma a se obter maior otimização de ocupação desses unitizadores. ecipiente padronizado! destinado a conter e proteger os objetos postais. 9tilizado para agrupamento! movimentação e transporte de carga consolidada. ecipiente utilizado para a unitização! a movimentação e transporte de objetos (& e (*. ecipiente utilizado para a unitização! a movimentação e transporte de objetos (E e unitizadores prim3rios. 8inha a4rea não regular de transporte de carga! utilizadas para o transporte da carga "ue não oi possível de embarcar numa linha regular da &. 66666
View more...
Comments