A CRISE DE 1383
Short Description
Download A CRISE DE 1383...
Description
A CRISE DE 1383-1385 A época que se seguiu à morte de D. Dinis não foi nada calma. O rei D. Fernando governou Portugal numa época em que o nosso país e toda a Europa sofriam graves problemas. Durante vários anos as chuvas muito irregulares causaram más colh colhei eittas. Com Como hav havia meno enos alim alimen ento tos s, as pesso essoas as passavam passavam fome e facilment facilmente e contraíam contraíam doenças. doenças. O número número de mortes foi tão grande que a população diminuiu. Como passou a haver menos pessoas, eram menos os braços para trabalhar a terra. A produção baixou e o país ficou mais pobre. Em 1348 a peste negra entrou em Portugal e causou a morte de um terço da população portuguesa. Havi Havia a desc descon onte tent ntam amen ento to em todo todos s os grup grupos os soci sociai ais s e atingia também os grandes senhores do clero e da nobreza. Sendo Sendo donos donos dwe muitas muitas terras terras,, viram viram os seus seus rendim rendiment entos os diminuirem pela falta de mão-de-obra e pela subida dos salários. Havia menos actividade comercial e os burgueses, embora ricos, não tinham influência junto do rei, como o clero e a nobreza.
PAÍS MAIS POBRE NO SÉCULO XIV
Chuvas irregulares irregular es más colheitas fome e doença aumento do número de mortes
MENOS PESSOAS A TRABALHAR
MENOR PRODUÇÃO
rei rei port portug uguê uês s envo envolv lveu eu-s -se e em gu guer erras ras com com Cast Castel ela a qu que e agravaram ainda mais as condições de vida da população. D. Fernando foi foi derr derrot otad ado o e obri obriga gado do a acei aceita tarr, em 1383 1383,, um acor acordo do de paz paz bast bastan ante te desf desfav avor oráv ável el.. A sua sua ún únic ica a filh filha a e herd herdei eira ra do tron trono, o, D. Beatriz, foi dada em casamento ao rei de Castela. Este poderia, deste modo modo,, vir vir um dia dia a gove govern rnar ar Port Portug ugal al,, vist visto o não não have haverr outr outros os descendentes e ele ser marido da futura rainha do nosso país. Mas Mas send sendo o Port Portug ugal al um uma a mona monarq rqui uia a here heredi ditá tári ria a e tend tendo o D. Fernando uma filha, não deveria ter surgido nenhum problema. O
Titles you can't find anywhere else
Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions! Start Free Trial Cancel Anytime.
Titles you can't find anywhere else
Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions! Start Free Trial Cancel Anytime.
O problema da sucessão ao trono aconteceu em 1383, quando D. Fernando morreu. Não tendo outros filhos, D. Beatriz era herdeira do trono. Mas, de acordo com o tratado celebrado, a rainha viúva, D. Leono Leonorr Teles eles,, ficou ficou como como rege regente nte – regen regente te é aquele aquele qu que e dirig dirige e o Reino temporariamente, em vez do Rei- . Segu Segund ndo o a trad tradiç ição ão,, os nobr nobres es qu que e devia eviam m obed obediê iênc ncia ia e fidelidade ao rei deviam dar o seu apoio ao herdeiro legítimo que, neste neste caso, era D. Beatriz. Beatriz. Quase toda a nobreza nobreza e clero clero a aceitaram aceitaram como rainha e a sua mãe como regente. Mas quando essa notícia chegou ao Reino, grande parte do povo revo revolt ltou ou-s -se. e. Com Com D. Beat Beatri riz z rain rainha ha,, o povo povo tinh tinha a medo medo qu que e o seu seu marido, o rei de Castela, passasse a governar Portugal e perdesse a independência. independência. Mas o povo também não suportava a viúva regente, regente, D. Leon Leonor or Teles eles.. Mesm Mesmo o ante antes s de ter ter envi enviuv uvad ado, o, tinh tinha a um uma a rela relaçã ção o duvidosa com um nobre galego, o conde Andeiro. POSIÇÃO DOS GRUPOS SOCIAIS EM 1383 D. BEATRIZ
Alto clero Alta nobreza
MESTRE DE AVIS
Baixo clero Baixa nobreza Burguesia Povo
Os burguese burgueses s aproveita aproveitaram-s ram-se e do desconte descontentam ntamento ento que se vivia para tentarem alcançar mais poder. Embora fossem mais ricos e instruídos que o povo, não tinham os mesmos direitos do clero e da nobreza. Foram os burguese que, chefiados por Álvaro Pa8is, homem rico e muito considerado, incitaram à revolta em Lisboa. Convenceram D. João, Mestre de Avis, meio irmão do rei D. Fernando, que facilmente podia entrar no paço real, e desembaraçar-se do conde Andeiro. O Mestre de Avis matou-o com a sua espada. Mas, lá fora, corre a notícia de que era o Mestre que estava morto. Logo o povo acudiu e mostrou o ódio que tinha contra quem apoiava D. Beatriz. Neste clima de instabilidade, D. Leonor Teles fugiu de Lisboa para para Santar Santarém ém e escre escreve ve ao genro genro,, o rei de Castel Castela, a, pedin pedindo do-lh -lhe e ajuda. Os caste castelha lhanos nos prepar preparamam-se se para para invad invadir ir Portug Portugal al e D. João, João, Mestre de Avis, aceitou defender e governar o Reino, ficando com a função de Regedor e Defensor do Reino. Para ara o ajud ajudar ar no coma comand ndo o mili milita tarr nome nomeou ou um home homem m de
Titles you can't find anywhere else
Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions! Start Free Trial Cancel Anytime.
CRONOLOGIA
Logo Logo qu que e os caste castelha lhanos nos venci vencido dos s regre regressa ssaram ram a Castel Castela a foi necessário decidir sobre quem deveria ocupar o trono de Portugal. As Cortes reuniram-se em 1385, em Coimbra para decidir quem deveria reinar. Quem representou os burgueses foi o Dr. João das Regras, a favor do Mestre de Avis, que foi aclamado rei de Portugal. Inicia-se uma nova dinastia, a dinastia de Avis. Desc Descon onte tent ntes es com com esta estas s deci decisõ sões es,, os cast castel elha hano nos s volt voltam am a inva invad dir Portug rtuga al. Foram ram derrot rrota ados em vár várias ias batal atalh has. as. Em Alju Aljuba barr rrot ota, a, D. Nuno Nuno Álva Álvare res s Pere Pereir ira a dispô ispôs s o seu seu exér exérci cito to em quadrado. Os castelhanos, castelhanos, desorientados, desorientados, retiraram-se.
Titles you can't find anywhere else
Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions! Start Free Trial Cancel Anytime.
A TÁCTICA DO QUADRADO
ALTERAÇÕES ALTERAÇÕES NA N A SOCIEDADE SOCIED ADE PORTUGUESA Quando começou a governar, D. João I, recompensou os que o apoiaram: - a burguesia passou a ter mais influência na vida do país; - alguns nobres e burgueses burgueses receberam terras, cargos e títulos. Sabemos que todo este período foi um tempo de revolução, isto é, de profundas mudanças na sociedade portuguesa. Todos estes acontecimentos nos foram transmitidos por Fernão
Titles you can't find anywhere else
Try Scribd FREE for 30 days to access over 125 million titles without ads or interruptions! Start Free Trial Cancel Anytime.
A professora: Ana Pereira
View more...
Comments