A Birra Do Morto
March 25, 2023 | Author: Anonymous | Category: N/A
Short Description
Download A Birra Do Morto...
Description
A BIRRA DO MORTO
Vicente Sanches Nasceu a 7 de Junho de 1936 em Castelo Branco.
Foi professor do ensino secundário.
Muitas das suas obras obras já foram adaptadas e apr apresentadas esentadas em público.
Publicou os seus trabalhos na coleção de teatro dos “Livros Cotovia “.
Este livro foi umas das obras mais conhecidas e foi publicada em 1998.
Atualmente reside em Coimbra.
Sobre o livro: Tem 91 páginas. Quanto ao género é um teatro. Temas abordados são : a dificuldade humana de aceitação da própria morte e a batalha humana entre querer sempre uma vida longa não querendo aceitar a morte.
PERSONAGENS: principais e só quer seguir as normas A viúva- que é umas das personagens principais como é suposto e chorar a morte do seu marido. O morto- é personagem principal da peça e nao parece aceitar de modo nenhum a morte, a solidão e a escuridão. É teimoso, persistente persistente e faz o possivel e o impossivel para nao ser enterrado. Depois, a Ti Camela que é uma personagem indispensável á peça para lhe dar o caráter humorístico. É uma mulher requintada, que só pensa no luxo e acha-se superior a todos. todos. O Sacerdote é uma personagem religiosa com pouca participação na peça, mas no entanto é muito importante porque vai acalmar a viúva e nota-se pelas suas falas que está muito habituado áquele tipo de cenário. O médico aparece inicialmente na peça e veio a pedido da viúva confirmando assim o óbito do morto. Este é muito bondoso, mas, parece também estar habituado a essas situações. situações.
RESUMO Então, esta peça retrata o enterro de um morto... que se recusa a morrer! Este é um morto que não quer ser enterrado e, quando lhe é dada a notícia de que morreu, este tenta “subornar” o médico para que rasgue a certidão de óbito. Mas, por sua vez, o médico não cede ao seu pedido e dá a notícia aos familiares. Chega a hora de vestir vestir o morto morto e este recusa que o façam, façam, pois, para para ele vesti-lo de fato preto é sinal de que o vão enterrar. Então, como não o conseguem vestir, este vai para a igreja em cuecas e com uma camisa e todos ficam escandalizados com ele. Para conseguir o que quer, o morto diz que sofre de claustrofobia de medo de fantasmas e que tem medo de dormir sozinho. Visto isto, chamam a polícia que o consegue meter com muito esforço, na urna e tapá-la . Mas o morto, para voltar a ficar livre, argumenta que não se despediu da mulher e, assim, voltam a tirar a tampa da urna. Ele pede à mulher para ir com ele para a cova, pois não quer dormir todas as noites sozinho e porque gosta muito dela. Esta é a ação dramática, na qual, de certa cert a forma, todos nos revemos, porque na verdade ninguém quer morrer... Eu gostei deste livro, porque fala da morte de uma forma diferente do habitual e, em muitos momentos, é uma peça cómica, porque um morto não tem querer! Li rapidamente porque não é um livro que peça assim muita concentração e todas as palavras e diálogos são bastante diretos.
View more...
Comments