9-Simulado Missao Papa Fox(v2)

May 8, 2018 | Author: wellmu | Category: Accounting, Inflation, China, International Politics, Criminal Procedure
Share Embed Donate


Short Description

Descrição: Simulado PF missão papa fox. Muito bom!!!...

Description

9º SIMULADO (v2)  –  POLÍCIA  POLÍCIA FEDERAL Agente de Polícia

INSTRUÇÕES 1. Ao receber o seu caderno de questões, confira se ele contém cento e vinte itens, corretamente ordenados de 01 a 120, para o respectivo cargo de interesse. 2. Durante a realização deste simulado, não utilize qualquer material de apoio. 3. O envio da folha de respostas  – arquivo Excel  – deverá ocorrer, impreterivelmente, até as 24 horas do dia 12 de Janeiro de 2014, domingo, para o e-mail: [email protected]

4. A liberação do gabarito preliminar, dos boletins de desempenho e do ranking será no dia 13 de Janeiro de 2014. 5. Participe Participe e acompanhe acompanhe no fórum do Missão Papa Papa Fox as discussões dos itens incluídos nesse simulado (http://www.missao-papafox.com/ http://www.missao-papafox.com/)).

“Pense como um homem de ação, atue como um homem de pensamento.”  (Henri Bergon)

Grupo Missão Papa Fox

LÍNGUA PORTUGUESA 1

Balanço divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) aponta redução de 39% nos casos de roubo com restrição de liberdade, o famoso 4 sequestro-relâmpago, ocorridos entre 1.º de janeiro e 31 de agosto deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado  —   foram 520 ocorrências em 2012 e 316 em 7  2013. Em agosto deste ano, foram registrados 39 casos de sequestro-relâmpago em todo o DF, o que representa redução 10  de 32% do número de ocorrências dessa natureza criminal em relação ao mesmo mês de 2012, período em que 57 casos foram registrados. Entre as 39 vítimas, 11 foram abordadas 13  no Plano Piloto, região que lidera a classificação de casos, seguida pela região administrativa de Taguatinga, com oito ocorrências. Segundo a SSP, o cenário é diferente daquele do 16   mês de julho, em que Ceilândia e Gama tinham o maior número de casos. “38% dos crimes foram cometidos nos fins de semana, no período da noite, e quase 70% das vítimas 19   eram do sexo masculino, o que mostra que a escolha da vítima é baseada no princípio da oportunidade e aleatória, não em função do gênero.” 22 Ao todo, 82% das vítimas (32 pessoas) estavam sozinhas no momento da abordagem dos bandidos, por isso as forças de segurança recomendam que as pessoas tomem 25  alguns cuidados, entre os quais, não estacionar em locais escuros e distantes, não ficar dentro de carros estacionados e redobrar a atenção ao sair de residências, centros comerciais 28  e outros locais. DF registra 316 ocorrências de sequestro-relâmpago nos primeiros oito meses deste ano. R7, 6/9/2013. Internet: (com adaptações).

Julgue os próximos itens, relativos aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto acima.

9º Simulado (v2) 1

A prisão, em vez de devolver à liberdade indivíduos corrigidos, espalha na população delinquentes perigosos. A  prisão não pode deixar de fabricar delinquentes. Fabrica-os 4   pelo tipo de existência que faz os detentos levarem: que fiquem isolados nas celas, ou que lhes seja imposto um trabalho para o qual não encontrarão utilidade, é de qualquer 7  maneira não “pensar no homem em sociedade; é criar uma existência contra a natureza inútil e perigosa”; queremos qu e a prisão eduque os detentos, mas um sistema de educação 10   que se dirige ao homem pode ter razoavelmente como objetivo agir contra o desejo da natureza? A prisão fabrica também delinquentes impondo aos detentos limitações 13   violentas; ela se destina a aplicar as leis, e a ensinar o respeito por elas; ora, todo o seu funcionamento se desenrola no sentido do abuso de poder. A prisão torna possível, ou 16   melhor, favorece a organização de um meio de delinquentes, solidários entre si, hierarquizados, prontos para todas as cumplicidades futuras. Michel Foucault. Ilegalidade e delinquência . In: Michel Foucault. Vigiar e punir: nascimento da prisão . 33.a ed. Petrópolis: Vozes, 1987, p. 221-2 (com adaptações).

Os itens seguintes apresentam propostas de reescritura de trechos do texto acima. Julgue-os quanto à correção gramatical e à manutenção do sentido original do texto. 7. “A prisão (...) fabricar delinquentes” (ℓ .2-3): Não é  permitido que a prisão deixe de forjar delinquentes. delinquentes. 8. “Fabrica-os pelo (...) inútil e perigosa’” (ℓ .3-8): Fabrica-os  pelo tipo de existência que impõem i mpõem aos detentos: que fiquem isolados nas celas, ou que sejam compelidos a um trabalho  para o qual não encontrarão utilidade, é de qualquer maneira não “pensar n o homem em sociedade; é criar uma existência que vai de encontro à natureza inútil e perigosa”.

1. O texto, predominantemente informativo, refuta a ideia de que os alvos preferenciais dos autores de sequestrosrelâmpago seriam do sexo feminino.

9. “A prisão (...) por elas” (ℓ .11-13): Ao impor limitações violentas aos detentos, a prisão cria também delinquentes. Ela é destinada a aplicação das leis e ao ensino do respeito  por elas.

2. A expressão “o famoso sequestro -relâmpago” (ℓ .3-4) está entre vírgulas porque explica, em termos populares, a expressão “roubo com restrição de liberdade” (ℓ .3).

10. “A prisão (...) delinquentes perigosos” (ℓ .1-2): Conquanto devolva indivíduos corrigidos à liberdade, a  prisão dissemina delinquentes perigosos perigosos na população.

3. A correção gramatical e o sentido da oração “Em agosto deste ano, foram registrados 39 casos de sequestrorelâmpago em todo o DF” (ℓ .8-9) seriam preservados caso se substituísse a locução verbal “foram registrados” por registrou-se. 4. O trecho “por isso as forças de segurança recomendam que as  pessoas tomem alguns cuidados” (ℓ .23-25) expressa uma idéia de conclusão e poderia, mantendo-se a correção gramatical e o sentido do texto, ser iniciado pelo termo  porquanto em vez da expressão “por isso”. 5. A correção gramatical e o sentido do texto seriam  preservados caso a vírgula imediatamente após o termo “quais” (ℓ .25) fosse substituída pelo sinal de dois-pontos. 6. Infere-se do texto que, em agosto, Plano Piloto e Taguatinga eram as localidades com os mais altos índices de criminalidade no DF, situação inversa à de julho, quando as regiões de maior periculosidade eram Ceilândia e Gama.

Cargo: Agente da Polícia Federal

1

O carro parou em frente a uma casa em Duque de Caxias, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Janyra Oliveira-Costa atravessou o quintal e entrou pela porta dos 4  fundos, que dava direto para a cozinha de azulejos brancos. Seu olhar foi imediatamente atraído para um canto do ambiente. Pendurado pelo pescoço numa viga do teto, um 7  homem inerte a encarava. Tinha uns 30 anos, vestia calça  jeans e regata branca bastante bastante sujas. Janyra aproximou-se do corpo para examinar os 10   sinais de putrefação no enforcado. Sacou uma câmera, fotografou o rosto já mole e deformado e coletou vestígios, interessada nas larvas e pupas que jaziam no chão. Estava 13  ansiosa para voltar ao laboratório, onde submeteria aqueles rastros à análise para tentar reconstituir a morte. Janyra é uma bióloga carioca de 48 anos, 16   especializada no estudo de insetos, a entomologia. É funcionária da Polícia Civil há 26 anos. Coordena um laboratório de perícia entomológica no Instituto de 19   Criminalística Carlos Éboli, no centro do Rio. Em uma manhã recente, vestia um tubinho de algodão laranja sob o -2-

Grupo Missão Papa Fox

 jaleco, equilibrada sem esforço sobre tamancos com quase 7 22  centímetros de salto. Moscas, borboletas, besouros e baratas de borracha enfeitam a porta da geladeira de seu laboratório. A equipe de 25  sete pessoas que trabalha ali estuda insetos encontrados em cenas de homicídio, no cativeiro de sequestros e em asilos com suspeita de maus-tratos a idosos. Os bichos recolhidos 28   ajudam a esclarecer detalhes sobre o crime e, em alguns casos, permitem até apontar o culpado.  No caso do crime de Caxias, a perita analisou as 31   larvas coletadas sob o cadáver e calculou seu tempo de vida. O resultado permitiu determinar quanto tempo havia que o homem estava morto: quinze dia s. “Quando o cadáver 34   é pendurado, a decomposição é mais lenta, porque a gravidade não deixa os insetos se segurarem para comer a  pele”, explicou Janyra. 37 A bióloga guarda com nitidez a imagem das larvas observadas no microscópio, mas não se lembra da fisionomia do cadáver. Interessada pelo estudo entomológico, ela não 40

9º Simulado (v2)

 perito também no Brasil. Os peritos lidam com  procedimentos científicos avançados e tecnologia de ponta e 19  usam a lógica para reconstruir a cena do crime. Entretanto, nem sempre a vida imita a arte. Mesmo os laboratórios mais bem equipados do país não se parecem 22  com os cenários do CSI e os peritos não conseguem chegar ao local do crime em minutos  —  às  às vezes demoram horas  —  nem emitem laudos de DNA em apenas um dia. O próximo 25  passo desses profissionais no Brasil, porém, assemelha-se, novamente, a uma criação da TV: Cold Case, em que investigadores reabrem casos antigos para encontrar culpados 28   usando procedimentos que não existiam na época do crime. Recentemente, a polícia de São Paulo reabriu  processos para identificar autores de crimes cometidos desde 31  1999. Com a ajuda de exames de DNA, mais de mil casos  já foram resolvidos, em sua maioria, crimes sexuais. Os novos equipamentos permitem reprocessar evidências e 34  finalmente colocar na prisão os culpados. Prova de que a tecnologia pode ser mais poderosa que o crime.

acompanhou o desfecho do caso. “Nem sei o que se deu depois”, admitiu. “O cadáver para mim é só uma ferramenta de trabalho.” Luiza Miguez. Insetos legistas. In: Piauí, n.º 76, jan./2013 (com adaptações).

A respeito das ideias e das estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens de 11 a 16. 11. No segundo período do segundo parágrafo, a conjunção “e”,  em suas três ocorrências, liga termos de caráter nominal.

Fabiana Corrêa e Jones Rossi. A nova tropa de elite. In: Galileu, jun./2010 (com adaptações).

Julgue os itens de 17 a 21, referentes às ideias e aos aspectos linguísticos do texto acima. 17. Infere-se do texto que o desenvolvimento tecnológico levará à redução dos índices de criminalidade no Brasil, pois  permitirá a solução de casos não resolvidos com o uso de recursos periciais já ultrapassados.

12. O texto, no qual são empregados recursos narrativos e descritivos, aborda o papel do estudo de insetos no ofício da  perícia criminal.

18. A forma verbal “parecem” (ℓ .21) poderia ser substituída  por assemelham, sem prejuízo do sentido original do texto.

13. A forma verbal “trabalha” (ℓ .25) poderia ser flexionada no plural, sem prejuízo da correção gramatical do período.

19. O elemento “que” à linha 34 e o “que” à linha 35  pertencem à mesma classe classe de palavras.

14. A vírgula empregada logo após “laboratório” (ℓ .13) isola oração subsequente de caráter explicativo.

20. O trecho “para identificar autores de crimes cometidos desde 1999” (ℓ .30-31) expressa finalidade e poderia ser substituído, sem prejuízo para a correção gramatical do  período, por “afim de identificar autores de crimes  cometidos

15. Infere-se do último parágrafo do texto que a perita adota uma postura impessoal diante da cena criminal cri minal examinada. 16.  Na linha 38, dada a presença do termo “não” no período, o deslocamento da partícula “se” para logo depois da forma

desde 1999”.

21. A expressão “Ainda que” (ℓ .4) poderia ser corretamente substituída por Apesar de.

verbal “lembra” prejudicaria a correção gramatical do

 período. REDAÇÃO OFICIAL 1

Jovens e inteligentes, os membros dessa verdadeira tropa de elite da polícia brasileira, para resolver alguns dos casos mais misteriosos do país, usam o cérebro, e não a força 4   física. Ainda que todos carreguem armas na cintura, o  principal instrumento de trabalho dos peritos são potentes microscópios, lanternas, computadores, lupas e outros 7  equipamentos que chegam a custar R$ 3 milhões  —  um   um kit que não ficaria atrás dos utilizados por James Bond. Grupos parecidos com esses fazem parte da polícia 10  em quase todos os estados do Brasil e, nos últimos anos,  passaram a dispor de investimentos maiores e equipamentos como os usados por investigadores do seriado CSI, um 13  fenômeno que chega a reunir 25 milhões de americanos em frente à TV a cada episódio. O seriado, em que policiais coletam provas na cena do crime e as levam para laboratórios 16   superequipados, vem atraindo gente para a profissão de Cargo: Agente da Polícia Federal

Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os próximos itens, no que se refere à adequação da linguagem e do formato do texto às correspondências oficiais. 22. Nas comunicações oficiais, os pronomes de tratamento referem-se à segunda pessoa gramatical, mas levam a concordância para a terceira pessoa, assim como os  pronomes possessivos que se referem a pronomes de tratamento devem ser os da terceira pessoa, como em “Vossa Senhoria indicará o novo chefe do Núcleo de Pessoas” e “Vossa Excelência nomeará seu substituto”.

23. Dado que cada órgão ou entidade tem forma própria de elaborar as correspondências oficiais, não há obrigatoriedade de que esses documentos sejam uniformes, desde que neles -3-

Grupo Missão Papa Fox

9º Simulado (v2)

se empregue o padrão culto formal da língua, essencial à finalidade da comunicação.

Julgue os próximos itens a respeito dos conceitos de segurança, IDS, VPN e  firewall .

24. Caso a autoridade a quem a Coordenadoria Setorial Administrativa de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Perícia Oficial do Estado de Alagoas dirija um memorando seja o chefe do Núcleo de Administração desse mesmo órgão, dispensa-se a identificação do signatário, já conhecido, dado se tratar de unidades administrativas de um mesmo órgão.

31. Os IDS podem ser embasados em rede ou em host. No  primeiro caso, inspecionam o tráfego de rede para detectar atividade maliciosa; no outro, residem no host e, tipicamente, atuam com o objetivo de deter ataques, sem que seja necessária a intervenção do administrador.

Com fundamento no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir, referentes à adequação da linguagem e do formato do texto às correspondências oficiais. 25. O texto de um ofício a ser encaminhado pela chefia da Divisão de Tramitação de Autos da PCDF à Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas, sediada na capital do estado de Goiás, deverá conter a apresentação do assunto que motiva a comunicação, o detalhamento desse assunto e a reafirmação ou reapresentação da posição recomendada a respeito do assunto. 26. Se, para tratar de interesse de um filiado seu, o Sindicato dos Policiais Civis do DF tiver de se comunicar oficialmente com a chefia da Seção de Registros Funcionais (SRFUN) do Departamento de Gestão de Pessoas da PCDF, ele deverá encaminhar à SRFUN um memorando, em cujo cabeçalho deverão constar as seguintes informações: Governo do Distrito Federal Polícia Civil do Distrito Federal Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal SEDE: Plano Piloto, SCLRN 716, Bloco F, Loja 59, Edifício do Policial Civil CEP 70.770-536 –  Brasília-DF  Brasília-DF Telefone: (61) 3701-1300 - Email: [email protected]

INFORMÁTICA Considerando-se o modelo de referência OSI, julgue os  próximos itens. 27. O modelo OSI é hierárquico, de modo que uma camada superior consome serviços das camadas inferiores. 28. Tradução sintática e semântica, controle de fluxo de diálogo e transmissão livre de erros são, respectivamente, funções associadas às camadas de apresentação de dados, de transporte e de enlace de dados.

Referente ao protocolo IP, julgue os seguintes itens. 29. O protocolo IP baseia-se em uma estratégia de melhor esforço e provê um serviço de entrega de datagramas não confiável e orientado à conexão. 30. O tratamento de erros no IP consiste no descarte de datagramas e, se for o caso, no envio de uma mensagem ICMP. Cargo: Agente da Polícia Federal

32. Uma VPN é uma conexão estabelecida sobre uma infraestrutura pública ou compartilhada, que utiliza tecnologias de cifração e autenticação para garantir a segurança dos dados trafegados. 33. A filtragem com informação de estado leva em consideração o estado das conexões para aceitar ou não  pacotes, o que reduz o esforço computacional da inspeção em em si e aumenta a granularidade da filtragem. 34. Um adware  difere de um  spyware  pela intenção. O  primeiro é projetado para monitorar atividades de um sistema e enviar informações coletadas para terceiros, e o segundo é  projetado especificamente para apresentar propagandas.

Julgue os itens seguintes. 35. Uma planilha criada no Excel 2007 e armazenada em arquivo no formato xlsx pode ser exportada para o padrão XML, por meio do próprio Excel 2007. 36. Um documento criado no Word 2003 pode ser aberto no Word 2007 e salvo no formato docx.

Julgue os itens considerando o Windows 7 e o Linux. 37. O comando chmod 666 notas.txt permite que o Linux atribua, para usuário, grupo e outros, apenas permissão de leitura e gravação ao arquivo de nome notas.txt. 38. A ferramenta Transferência Fácil do Windows 7, que é um guia passo a passo para transferência de arquivos e configurações de um computador que esteja executando o Windows para outro, ajuda a escolher os itens que serão movidos para o novo computador, como contas de usuário, favoritos da Internet e email, mas não permite que se escolha o método de transferência que será utilizado no processo. 39. Um  firewall e ferramentas anti-spyware fazem parte da instalação básica do Windows 7. Além disso, a Microsoft oferece a solução de segurança Microsoft Security Essentials, que é paga e adquirida apenas se a cópia do Windows 7 for genuína.

A respeito de organização e arquitetura de computadores,  julgue o item subsecutivo. 40. Na memória cache, memória volátil de alta velocidade, o tempo de acesso a um dado nela contido é muito menor se comparado ao tempo de acesso desse mesmo dado em uma memória RAM ou em registradores.

-4-

Grupo Missão Papa Fox

9º Simulado (v2)

ATUALIDADES Denúncia de que o governo americano monitorou milhões de emails e telefonemas no Brasil motivou a criação de comissão parlamentar de inquérito. Jornalista norteamericano Glenn Greenwald, que vive no Rio de Janeiro e já falou à Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal, afirma que documentos a serem divulgados têm informações estratégicas sobre a política e o comércio do Brasil. Em  plenário, senadores falaram sobre a notícia de que a  presidente Dilma Rousseff e assessores dela teriam sido vítimas diretas da espionagem.  Jornal do Senado, Senado, 3/9/2013, 3/9/2013, capa (com adaptações). adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele abordado, julgue os itens. 41. A rede mundial de computadores, que apresenta, entre outras vantagens, a de ter tornado possível a rápida circulação de capitais pelos mercados financeiros globais e a difusão dos mais diversos tipos de informação e de comunicação instantâneas, é utilizada pelos grandes grupos que comandam o crime organizado em escala global. 42. A espionagem, tema tratado no texto, é prática relativamente recente, surgida nos últimos trinta anos. Essa  prática se tornou possível graças aos avanços tecnológicos que fizeram da informática um instrumento indispensável à ação dos Estados no complexo universo das relações internacionais. 43. A civilização contemporânea distingue-se das de épocas anteriores, entre outros aspectos, por viver o que muitos definem como a era do conhecimento, assinalada pelo notável nível de desenvolvimento científico, que se manifesta nas contínuas inovações tecnológicas que repercutem no sistema produtivo e no cotidiano das pessoas.

A oposição síria acusou o regime de Bashar al- Assad da morte de centenas de pessoas - os números variam entre 500 e 1.300 - em ataques com armas químicas nos arredores de Damasco. O governo negou, e a Rússia acusou os rebeldes  pela ofensiva. A Organização das Nações Unidas (ONU)  pediu investigação independente para confirmar o que seria o maior ataque com uso de gás desde a década de 80 do século  passado.

o Haiti, a ONU encontra dificuldades para impedir o início de conflitos no mundo, assim como para fazê- los cessar.

A China afirmou ter enviado nesta sexta-feira aviões de caça  para monitorar aeronaves dos Estados Unidos e do Japão que entraram em sua nova zona de defesa aérea no mar da China Oriental. O Japão e os Estados Unidos se opõem à decisão da China de alterar unilateralmente, no sábado, seu espaço aéreo e acusam o país de querer escalar as tensões regionais, além de ampliar o risco de confrontos e acidentes. A zona de identificação de defesa aérea chinesa se sobrepõe ao espaço aéreo japonês e ilhas disputados por China, Japão, Taiwan e Coreia do Sul.  BBC Brasil, 29/11/2013, 29/11/2013, capa (com adaptações). adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema por ele tratado, julgue os itens. 47. As Ilhas Senkaku ou Diaoyu são um grupo de ilhas inabitadas controladas atualmente pelo Japão, mas também disputadas pela República Popular da China e pela p ela República da China (Taiwan). 48. Recentemente, o primeiro-ministro japonês realizou uma visita ao santuário xintoísta de Yasukuni, local onde Tóquio venera os que morreram em conflito. 49. A visita do primeiro-ministro ao santuário provocou somente a indignação da Coreia do Sul; a China, por outro lado, tratou este evento com indiferença.

RACIOCÍNIO LÓGICO O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) divulgou, em 2013, dados a respeito da violência contra a mulher no país. Com base em dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde, o instituto apresentou uma estimativa de mulheres mortas em razão de violência doméstica. Alguns dos dados apresentados nesse estudo são os seguintes: 

Mais da metade das vítimas eram mulheres jovens, ou seja, mulheres com idade entre 20 e 39 anos: 31% estavam na faixa etária de 20 a 29 anos e 23% na faixa etária de 30 a 39 anos;



61% das vítimas eram mulheres negras;



Grande parte das vítimas tinha baixa escolaridade: 48% cursaram até o 8.º ano.

O Globo, 22/8/2013, capa (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a amplitude do tema nele tratado, julgue os itens que se seguem. 44. O texto sugere que, independentemente de eventuais interesses econômicos conflitantes, a Rússia acompanha os Estados Unidos da América no apoio ao regime de Bashar alAssad. 45. A Síria está estrategicamente localizada no Oriente Médio, região exportadora da matriz energética essencial ao modelo de desenvolvimento vigente no planeta, o petróleo. 46. Embora mantenha forças militares pacificadoras em diversas regiões conflagradas ou em grave risco social, como Cargo: Agente da Polícia Federal

Com base nessas informações e considerando que V seja o conjunto formado por todas as mulheres incluídas no estudo do IPEA; A ⊂ V, o conjunto das vitimas jovens; B ⊂ V, o conjunto das vitimas negras; e C ⊂ V, o conjunto das vítimas de baixa escolaridade  —  vítimas   vítimas que cursaram até o 8.º ano — , julgue os itens que se seguem. 50. Se V\C for o conjunto complementar de C em V, então (V\C) ∩ A será um conjunto não vazio. -5-

Grupo Missão Papa Fox

9º Simulado (v2)

51. Se 15% das vítimas forem mulheres negras e com baixa escolaridade, então V = B ∪ C.

RASCUNHO

52. Se V\A for o conjunto complementar de A em V, então 46% das vítimas pertencerão a V\A.

Considere que a empresa X tenha disponibilizado um aparelho celular a um empregado que viajou em missão de 30 dias corridos. O custo do minuto de cada ligação, para qualquer telefone, é de R$ 0,15. Nessa situação, considerando que a empresa tenha estabelecido limite de R$ 200,00 e que, após ultrapassado esse limite, o empregado arcará com as despesas, julgue os itens a seguir. 53. Se, ao final da missão, o tempo total de suas ligações for de 20 h, o empregado não pagará excedente. 54. Se, nos primeiros 10 dias, o tempo total das ligações do empregado tiver sido de 15 h, então, sem pagar adicional, ele disporá de mais de um terço do limite estabelecido pela empresa. 55. Se, ao final da missão, o empregado pagar R$ 70,00 pelas ligações excedentes, então, em média, suas ligações terão sido de uma hora por dia. 56. Considere que, em uma nova missão, o preço das ligações tenha passado a depender da localidade, mesma cidade ou cidade distinta da de origem da ligação, e do tipo de telefone para o qual a ligação tenha sido feita, celular, fixo ou rádio. As tabelas abaixo mostram quantas ligações de cada tipo foram feitas e o valor de cada uma:

Tabela I: número de ligações realizadas por tipo de telefone

Tabela II: preço de cada ligação, em reais  Nessas condições, se

for a matriz formada

 pelos dados da tabela I, e for a matriz formada pelos dados da tabela II, então a soma de todas as entradas da matriz A × B será igual ao valor total das ligações efetuadas.

Cargo: Agente da Polícia Federal

-6-

Grupo Missão Papa Fox

P1: Se a impunidade é alta, então a criminalidade é alta. P2: A impunidade é alta ou a justiça é eficaz.

9º Simulado (v2)

coletividade, difere do poder de polícia judiciária, atividade estatal de caráter repressivo e ostensivo que tem a função de reprimir ilícitos penais mediante a instrução policial criminal.

P3: Se a justiça é eficaz, então não há criminosos livres. P4: Há criminosos livres. C: Portanto a criminalidade é alta. Considerando o argumento apresentado acima, em que P1, P2, P3 e P4 são as premissas e C, a conclusão, julgue os itens subsequentes. 57. O argumento apresentado é um argumento válido.

Julgue o item subsequente, relativo à organização administrativa do Estado. 63. No direito administrativo, a inércia será considerada um ato ilícito caso haja dever de agir pela administração pública, implicando essa conduta omissiva abuso de poder quando houver ofensa a direito individual ou coletivo dos administrados.

58. A negação da proposição P1 pode ser escrita como “Se a impunidade não é alta, então a criminalidade não é alta.”

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO ADMINISTRATIVO  No que se refere a controle da administração, julgue o item que se segue. 59. Os atos administrativos estão sujeitos ao controle  judicial; no entanto, tal controle não autoriza que o juiz, em desacordo com a vontade da administração, se substitua ao administrador, determinando a prática de atos que entender convenientes e oportunos.

Durante rebelião em um presídio, Charles, condenado a vinte e oito anos de prisão por diversos crimes, decidiu fugir e,  para tanto, matou o presidiário Valmir e o agente  penitenciário Vicente. A fim de viabilizar sua fuga, Charles roubou de Marcos um carro que, horas depois, abandonou em uma estrada de terra,  batido e com o motor fundido. Charles permaneceu foragido  por cinco anos e, depois desse período, foi preso em flagrante após tentativa de assalto a banco em que explodiu os caixas eletrônicos de uma agência bancária, tendo causado a total destruição desses equipamentos e a queima de todo o dinheiro neles armazenado. Com referência a essa situação hipotética e à responsabilização da administração, julgue os itens a seguir. 60. A responsabilidade do Estado com relação aos danos causados à agência bancária é objetiva, uma vez que a falha do Estado foi a causa da fuga, da qual decorreu o novo ato ilícito praticado por Charles. 61. Se as famílias de Valmir e Vicente decidirem pleitear indenização ao Estado, terão de provar, além do nexo de causalidade, a existência de culpa da administração, pois, nesses casos, a responsabilidade do Estado é subjetiva.

Considerando as atribuições e a responsabilidade do  presidente da República, julgue os próximos próximos itens. 64. O presidente da República só pode ser submetido a  julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF), nas infrações penais comuns, ou pelo Senado Federal, nos crimes de responsabilidade, depois de admitida a acusação por dois terços dos membros da Câmara dos Deputados. 65. Compete ao presidente da República, em caráter  privativo, prover os cargos públicos federais, na forma da lei,  podendo essa atribuição ser delegada aos ministros de Estado, ao procurador-geral da República ou ao advogadogeral da União, os quais deverão observar os limites traçados nas respectivas delegações.

Julgue o item abaixo, que versa sobre a organização da segurança pública. 66. As polícias civis, às quais incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares, subordinam-se aos governadores dos estados, do DF e dos territórios.

Com relação aos princípios constitucionais e aos direitos e garantias fundamentais, julgue o item a seguir. 67. A Constituição Federal de 1988 (CF) consagra a liberdade de consciência, crença religiosa e convicção filosófica ou política, mas prevê privação de direitos ao indivíduo que, em nome dessas convicções, se recusar a cumprir obrigação legal a todos imposta ou prestação alternativa, fixada em lei.

Acerca dos direitos sociais, julgue o item que se segue. Acerca dos poderes da administração, julgue o item que se segue.

68. Os menores de dezoito anos de idade não podem exercer qualquer trabalho, ofício ou profissão, salvo na condição de aprendiz, a partir dos dezesseis anos de idade.

62. O poder de polícia administrativa, que se manifesta,  preventiva ou repressivamente, a fim de evitar que o interesse individual se sobreponha aos interesses da Cargo: Agente da Polícia Federal

-7-

Grupo Missão Papa Fox

DIREITO PENAL –  PARTE  PARTE GERAL Em relação ao direito penal, julgue os próximos itens. 69. A abolitio criminis faz cessar todos os efeitos penais,  principais e secundários, subsistindo subsistindo os efeitos civis. 70. O crime culposo advém de uma conduta involuntária. 71. A embriaguez completa pode dar causa à exclusão da imputabilidade penal, mas não descaracteriza a ilicitude do fato.

Julgue os itens a seguir, concernentes às espécies de dolo e ao concurso de pessoas. 72. Para a configuração do crime de peculato-desvio, é necessária a presença do dolo genérico e do dolo específico. 73. É possível a participação em crime omissivo puro, ocorrendo o concurso de agentes por instigação ou determinação.

DIREITO PENAL –  PARTE  PARTE ESPECIAL  No que concerne a crimes, crimes, julgue os itens a seguir. Considere a seguinte situação hipotética. Hugo e Ivo  planejaram juntos o furto de uma residência. Sem o conhecimento de Hugo, Ivo levou consigo um revólver para garantir o sucesso da empreitada criminosa. Enquanto Hugo subtraia os bens do escritório, Ivo foi surpreendido na sala  por um morador e acabou matando-o com um tiro. 74. Nessa situação hipotética, Ivo responderá por latrocínio, e Hugo, apenas pelo crime de furto.

9º Simulado (v2)

DIREITO PROCESSUAL PENAL Em relação ao inquérito policial e suas peculiaridades, às atribuições da Polícia Federal e ao sistema probatório no  processo penal brasileiro julgue os itens. 78. Uma quadrilha, em determinado lapso temporal, te mporal, realizou, em larga escala, diversos roubos de cargas e valores transportados por empresas privadas em inúmeras operações interestaduais, o que ensejou a atuação da Polícia Federal na coordenação das investigações e a instauração do competente inquérito policial. Nessa situação hipotética, findo o  procedimento policial, os autos deverão ser remetidos à  justiça estadual, pois a atuação da Polícia Federal não transfere à justiça federal a competência para processar e  julgar o crime. 79. Como o réu não pode intervir nem formular quesitos na fase inquisitorial, é improcedente pedido da defesa  —  sob   sob o argumento de desrespeito ao contraditório  —   para que, em  juízo, seja repetido exame pericial, pe ricial, por perito particular por ela indicado, realizado durante o inquérito policial. 80. De acordo com a literalidade do Código de Processo Penal, após apresentado o preso à autoridade competente e, ouvido o condutor que assinará o termo de recibo de entrega do preso, recebendo cópia como garantia da legalidade de sua atuação, este será imediatamente liberado. Em seguida,  proceder-se-á a oitiva das testemunhas e vítimas da infração e ao interrogatório do acusado sobre a imputação que lhe é feita e, durante o procedimento, após cada oitiva, serão colhidas as respectivas assinaturas, lavrando, afinal, o auto, a autoridade competente. 81. O delegado de polícia não poderá de ofício, mediante despacho nos autos do inquérito policial, determinar a incomunicabilidade do indiciado, que não excederá de três dias, sempre que o interesse da sociedade ou a conveniência da investigação o permitir, sendo esta, nos termos do Código de Processo Penal, cláusula de reserva jurisdicional.

75. O empresário que inserir na carteira de trabalho e  previdência social de seu empregado declaração diversa da que deveria ter escrito cometerá o crime de falsidade ideológica.

Considerando os atos processuais e as provas no processo  penal e as jurisprudências dos tribunais superiores, julgue os itens.

76. O agente de polícia que deixar de cumprir seu dever de vedar ao preso o acesso a telefone celular, permitindo que este mantenha contato com pessoas fora do estabelecimento  prisional, cometerá o crime de condescendência condescendência criminosa.

82. As evidências decorrentes da quebra dos sigilos bancário e fiscal, pelo MP, de um investigado podem ser levadas a  juízo para serem constituídas como prova, após a análise  judicial e submissão ao contraditório. contraditório.

Considere a seguinte situação hipotética. Alex agrediu fisicamente seu desafeto Lúcio, causando-lhe vários ferimentos, e, durante a briga, decidiu matá-lo, efetuando um disparo com sua arma de fogo, sem, contudo, acertá-lo. 77. Nessa situação hipotética, Alex responderá pelos crimes de lesão corporal em concurso material com tentativa de homicídio.

83. A possibilidade de o juiz produzir provas ex officio não viola o princípio da inércia ou da autorresponsabilidade das  partes, desde que tais provas sejam submetidas ao contraditório. 84. A prova declarada inadmissível pela autoridade judicial  por ter sido obtida por meios ilícitos deve ser juntada em autos apartados dos principais, não podendo servir de fundamento à condenação do réu. 85. Um homem penalmente capaz foi preso e autuado em flagrante pela prática de tráfico ilícito de entorpecentes. Ao final do processo - crime, o juiz da causa determinou a  juntada do laudo toxicológico definitivo, o que não ocorreu.  Nessa situação, de acordo com a jurisprudência do STJ, não

Cargo: Agente da Polícia Federal

-8-

Grupo Missão Papa Fox

 poderá o juiz proferir sentença condenatória valendo-se apenas do laudo preliminar da substância entorpecente.

Considere a seguinte situação hipotética. Em um dos processos no qual é réu pela prática de crime de extorsão mediante sequestro, Júlio, cumprindo pena privativa de liberdade em regime disciplinar diferenciado, foi interrogado por meio de sistema de videoconferência antes da edição da Lei n.º 11.900/2009, que prevê a possibilidade de realização de interrogatório por po r videoconferência. 86. Nessa situação hipotética, considerando-se o entendimento do STF, o interrogatório de Júlio será válido, uma vez que a nova lei, por ter caráter processual, retroage  para atingir os atos praticados anteriormente anteriormente à sua edição.

9º Simulado (v2)

ADMINISTRAÇÃO A respeito das funções da administração e do comportamento organizacional no processo administrativo, julgue os itens que se seguem. 93. Nas organizações, são considerados os níveis de controle estratégico, operacional e administrativo. No controle administrativo, o foco recai sobre as atividades e o consumo de recursos. 94. De acordo com a teoria dos dois fatores, conforme  proposta por Herzberg, os fatores motivacionais intrínsecos, relacionados ao próprio trabalho, produzem satisfação e os fatores extrínsecos, relacionadas com as condições de trabalho, apenas reduzem a insatisfação. 95. No processo de planejamento organizacional, os planos  podem ser classificados em três níveis principais: estratégicos, funcionais ou táticos e operacionais.

LEGISLAÇÃO ESPECIAL A respeito das leis especiais, julgue os itens a seguir. 87. A lei 10.446/2002 que estabelece um rol dos casos da atuação da Polícia Federal, quando houver repercussão interestadual ou internacional que exija repressão uniforme, sem prejuízo da responsabilidade dos órgãos de segurança  pública arrolados no art. 144 da Constituição Federal, em especial das Polícias Militares e Civis, a atuação deste órgão na repressão da venda, pela internet, de produtos falsificados  para fins terapêuticos ou medicinais, constituindo crime que enseja a atuação da PF, o contexto do simples depósito ou alteração desses produtos. 88. Para a configuração do crime de posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, é suficiente o porte de arma de fogo com numeração raspada, independentemente de ser a arma de uso restrito ou proibido. 89. Conforme jurisprudência sedimentada no STJ, a posse e o porte ilegal de arma de fogo foram abarcados, temporariamente, pela abolitio criminis . 90. Prescinde da efetiva transposição das fronteiras estaduais a incidência da causa legal de aumento de pena prevista para o tráfico de droga entre estados da Federação. 91. O reincidente específico em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins poderá pleitear o livramento condicional após cumprir dois terços da sua pena privativa de liberdade. 92. Excetuando-se o caso em que o agente se omite diante das condutas configuradoras dos crimes de tortura, quando tinha o dever de evitá-las ou apurá-las, iniciará o agente condenado pela prática do crime de tortura o cumprimento da  pena em regime fechado.

Com base no disposto no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto n.º 1.171/1994), julgue os itens que se seguem. 96. É vedado ao servidor público relacionar seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso, sob pena de aplicação de censura. 97. O princípio da eficiência deve reger todo o serviço  público, a fim de se garantir maior celeridade aos processos, razão pela qual é permitida ao servidor público a retirada, sem autorização legal, de documentos que pertençam ao seu local de trabalho.

AFO  No que se refere à Conta Única do Tesouro Nacional, julgue o próximo item. 98. Cabe à SRFB a conciliação bancária da Conta Única do Tesouro Nacional.

Acerca dos instrumentos de segurança do SIAFI, julgue o item a seguir. 99. Com autorização do titular da respectiva unidade gestora, a conformidade diária poderá ser dada por operador que registre documentos no sistema.

A respeito do ordenamento constitucional em vigor no contexto do orçamento público, julgue o item subsecutivo. 100. Considere que a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de determinado exercício financeiro tenha autorizado a contratação de uma operação de crédito com instituição financeira estrangeira, com a finalidade de equilibrar as necessidades de gastos com os recursos disponíveis. Nessa situação, é correto afirmar que a LDO estará tratando de matéria alheia às suas finalidades.

Cargo: Agente da Polícia Federal

-9-

Grupo Missão Papa Fox

9º Simulado (v2)

Em relação ao orçamento público, julgue os próximos itens. 101. A reabertura de créditos especiais não utilizados, que tiverem sido autorizados até quatro meses antes do encerramento do exercício, está condicionada à existência de superavit financeiro apurado no balanço patrimonial, ao final desse mesmo exercício. 102. Receitas imobiliárias e de valores mobiliários constituem receita patrimonial, que se classifica como receita corrente, para qualquer esfera da administração.

ECONOMIA A respeito dos esquemas de regulação, julgue o item a seguir. 103. Um dos problemas associados à regulação  price cap  é o fato de que, nesse tipo de regulação, os preços fixados podem tornar-se inadequados ao longo do tempo em razão de variações inesperadas na demanda e(ou) nos custos, incentivando as firmas a reduzirem seus custos em detrimento da qualidade do serviço prestado.

Considerando os aspectos relativos às políticas monetária e cambial, julgue os itens a seguir. 104. Em regime de taxas de câmbio fixas, a manutenção de determinada taxa de câmbio requer ajustamentos na oferta de moeda nacional. 105. Um aumento da taxa de empréstimos compulsórios do Banco Central aos bancos comerciais é considerada uma  política monetária expansionista.

106. A intervenção do governo na área de educação e cultura decorre do fato de esses serviços gerarem externalidades  positivas e serem considerados considerados bens públicos puros.

A economia brasileira atravessou, durante os anos 1980, uma  profunda crise, caracterizada por estagnação econômica e elevadíssimas taxas de inflação. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir. 107. Entre as medidas adotadas pelo Plano Cruzado (1986), estava a implantação de uma escala móvel de salários (gatilho) a cada vez que o aumento acumulado no nível de  preços ao consumidor atingisse 20%, e essa medida foi a grande responsável pelo fracasso do Plano. 108. De um modo geral, de meados de 1980 até meados de 1990, a dívida externa líquida do setor público foi perdendo importância relativa. 109. Soluções para inflação inercial são basicamente choque heterodoxo e desindexação da moeda.

da chamada âncora cambial e à prevalência de altas taxas de  juro durante esse período.

CONTABILIDAE Com base nos princípios fundamentais de contabilidade,  julgue os itens subsequentes. subsequentes. 111. Considere que uma empresa, após sucessivos prejuízos, ao atingir passivos superiores a seus ativos, teve a falência decretada. Nessa situação, essa empresa ainda é uma entidade contábil. 112. Para o Conselho Federal de Contabilidade brasileiro, os conceitos de entidade contábil e de continuidade, mais do que princípios, são postulados, axiomas com base nos quais se constrói a teoria contábil. 113. O patrimônio não é objeto de estudo exclusivo da contabilidade, haja vista que ciências como a administração e a economia também se interessam pelo patrimônio, mas é a única que restringe o estudo do patrimônio a seus aspectos quantitativos.

Com relação a fatos contábeis e às suas variações  patrimoniais, julgue os próximos itens. itens. 114. A aplicação de valores excedentes de caixa em títulos  públicos é fato meramente permutativo, que não provoca efeito imediato no patrimônio líquido da entidade que realizou o investimento. 115. Uma empresa que recorra a uma instituição financeira  para realizar uma operação de descontos de duplicatas deverá reconhecer, no ato da contratação da operação, uma despesa financeira, cujo valor será igual à diferença entre o valor das duplicatas descontadas e o valor liberado como empréstimo  pela instituição financeira. 116. A amortização de dívida com desconto é evento que  provoca os seguintes impactos no patrimônio patrimônio da entidade que efetuou o pagamento: crédito em conta de disponibilidades, débito em conta de passivo e débito em conta de resultado  pelo reconhecimento de despesa despesa financeira.

Com referência aos métodos de avaliação de estoques, julgue os itens que se seguem. 117. Se uma empresa que opera em ambiente inflacionário adotasse o critério PEPS para controlar seus estoques, a avaliação dos estoques geraria um estoque final menor que o criado com a adoção de outros critérios. 118. Caso uma empresa compre para revender mercadorias cujos preços apresentem, continuamente, redução em seus valores de aquisição (deflação), o estoque desses itens pelo critério UEPS tenderá a apresentar saldos finais maiores.

110. Após 1994, a redução da inflação, obtida por meio da implementação do Plano Real, deveu-se, em parte, à adoção Cargo: Agente da Polícia Federal

- 10 -

Grupo Missão Papa Fox

9º Simulado (v2)

Com relação ao balanço patrimonial, julgue os itens seguintes conforme normatização feita pela Lei n.º 6.404/1976. 119. O balanço patrimonial deverá ser assinado pelos integrantes do conselho de administração em conjunto com o contador legalmente habilitado. 120. Uma empresa que tenha valores a receber em longo  prazo, provenientes de suas vendas, vendas, deverá avaliar esses itens a valor presente para fins de levantamento de balanço  patrimonial.

Cargo: Agente da Polícia Federal

- 11 -

Jonas, brasileiro naturalizado, servidor da Receita Federal do Brasil  –  SRFB,  SRFB, exerce suas atribuições de Auditor Fiscal na cidade de Manaus  –  AM.  AM. Recentemente, Recentemente, Jonas participou de uma operação conjunta da Receita Federal e da Polícia Federal  –  PF denominada “Guarda Volume” deflagrada em Manaus visando combater e reprimir o contrabando e a pirataria na capital amazonense. A ação cumpriu 37 Mandados de Busca e Apreensão expedidos pela Justiça Federal/AM. Ao todo, 40 estabelecimentos, entre lojas e depósitos suspeitos de serem clandestinos, foram fiscalizados. Desse total, nove estavam de acordo com as normas do fisco federal. No final da operação, quando todos os bens apreendidos estavam em um depósito da SRFB, Jonas com o auxílio de Fábio, agente da Polícia Federal, estabeleceram um acordo com Antônio, comerciante, que teve durante a operação supracitada, vários bens ilegais de seu estabelecimento comercial apreendidos para que restituíssem tais bens mediante pagamento de vantagem financeira. Fábio e Antônio aproveitando-se da localização erma do depósito iniciaram, naquela mesma noite, a empreitada delituosa. Fábio rompendo o lacre do depósito ingressou facilmente no estabelecimento enquanto Jonas, valendo-se de sua função de Auditor Fiscal distraía o único vigia do local sob o pretexto de que pesquisa mais apurada dos órgãos envolvidos, percebeu-se que nenhum dos depósitos possuía inscrição estadual, assim seria possível detectar, ainda, a comercialização de confecções com forte indício de falsificação, visando, além disso, sanar qualquer irregularidade. O agente de Polícia Federal ao sair do depósito restituiu o lacre da fechadura, deixando-o intacto, e seguiu com os bens apreendidos para o ponto de encontro acertado entre os três, o Hotel Mônaco, no centro de Manaus. O pagamento foi realizado por Antônio aos dois comparsas que entregaram as mercadorias ao comerciante.  Na manhã seguinte, Antônio exercia o comércio em seu estabelecimento quando uma guarnição da Polícia Civil cumpriu um mandado de prisão expedido pela autoridade judiciária competente prendendo Antônio em flagrante delito. No mesmo dia, Jonas e Fábio foram apresentados, na mesma delegacia, com  provas cabais cabais de materialidade e indícios de autoria autoria delitivas.

Com base nessa situação hipotética, redija um texto dissertativo, de no máximo 30 linhas, que aborde, necessariamente, necessariamente, os seguintes tópicos: 

Qual crime cometido por Fábio? Em se tratando de crime contra a Administração Pública, no caso concreto, Fábio perderá a função pública de forma automática?



Qual delito pode ser atribuído atri buído a Jonas, e, por ser s er brasileiro naturalizado, em sendo condenado, poderá a justiça brasileira realizar o processo de expulsão?



Com relação a Antônio, quais condutas podem ser imputadas ao comerciante? A prisão de Antônio foi legal? É possível a instauração de Inquérito policial envolvendo os três agentes delituosos?

Cargos: Agente da Polícia Federal

- 12 -

RASCUNHO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

Cargos: Agente da Polícia Federal

- 13 -

FOLHA DEFINITIVA 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

Cargos: Agente da Polícia Federal

- 14 -

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF