6.2 O Desenvolvimento de Novas Atitudes No Trabalho e No Emprego - o Empreendedorismo

April 1, 2019 | Author: Tiago Oliveira | Category: Telecommuting, Tertiary Sector Of The Economy, Empreendedorismo, Tecnologia, Employment
Share Embed Donate


Short Description

AI - Empreendedorismo...

Description

Tema  – Problema O DESENVOLVIMENTO DE NOVAS ATITUDES NO TRABALHO E NO EMPREGO: O EMPREENDEDORISMO

 Área de Integração Integraçã o

Noção de Trabalho Força de Trabalho: Toda a atividade humana orientada para a consecução de um objetivo (produção de B e S, prestação de uma consulta médica, realização de uma obra de arte).

Noção de Trabalho Trabalho: É o elemento através do qual realizamos as funções que nos propomos concretizar.

Noção de Emprego Emprego: É o posto de trabalho, a situação que relaciona  juridicamente trabalhador e entidade patronal.

Impacto das Novas Tecnologias Homem primitivo: inventou o machado de pedra Mais tarde: aprendeu a trabalhar os metais.

Introdução da máquina: Revolução Industrial  – Redução do esforço humano.

Impacto das Novas Tecnologias  A cada tecnologia, uma época: . Idade da pedra, do ferro, do bronze e até sociedade de informação. Mundo atual: TIC – Revolução na produção de bens e serviços.

Impacto das Novas Tecnologias TIC: transforma todas atividades:

Fábricas Serviços  Agricultura

Impacto das Novas Tecnologias Efeitos das Inovações Tecnológicas: . Emprego . Processos de produção.  As novas tecnologias conduzem a aumentar: . A produtividade; . A flexibilização da produção;

Impacto das Novas Tecnologias . A qualidade e fiabilidade dos produtos; . A competitividade; . Os ganhos obtidos com a redução dos custos de produção

Impacto das Novas Tecnologias Impacto das novas tecnologias no emprego: . Substituição do homem, pela tecnologia, nas tarefas mais repetitivas, pesadas ou perigosas; . Desaparecimento de antigas profissões; . Aparecimento de novas profissões; . Novas formas de trabalho; . Deslocalização do emprego.

Impacto das Novas Tecnologias Desaparecimento de Antigas Profissões: Dactilografia, telefonista, atendimento bancário, etc. Surgimento de novas profissões: Trabalhadores que controlam as máquinas (por ex, controlam os robôs);

Impacto das Novas Tecnologias engenheiros que concebem as máquinas, programadores;  Atividades de processamento e transferência de informação;  Arquitetos de webpages, designers gráficos, analistas de sistemas, gestores de lojas virtuais, etc.

Impacto das Novas Tecnologias Novas Formas de Trabalho: Teletrabalho;  Alteração da localização espacial do emprego: off shore work 

Terciarização da Economia  Aumento das atividades terciárias: serviços intermédios às empresas, de consultadoria, gestão, estudos de mercado, jurídicos, financeiros, contabilísticos, etc. e das profissões terciárias (gestores de serviços administrativos, juristas, especialistas em marketing, etc.)

Terciarização da Economia Razões: . Intensificação da divisão do trabalho quer  entre empresas, quer no interior das empresas; . Crescente desmaterialização dos processos produtivos (consequência das transformações tecnológicas – automação, TIC).

O Papel do Capital Humano Bill Gates: «Revolução da Informação»

Outros autores: «Revolução da Inteligência» Recursos clássicos: trabalho e capital  Atualmente: Informação e Conhecimento

O Papel do Capital Humano Capital Humano: trabalhadores do saber (criam, processam e distribuem informação). Empresas mais dinâmicas: inteligência intensiva.

O Papel do Capital Humano «Hoje, a riqueza de um país depende principalmente do potencial de conhecimentos que possui e do capital humano de que dispõe».

O Papel do Capital Humano  Aumento do emprego nas áreas de serviços, nomeadamente na área das novas tecnologias, tais como: . Gestão da Informação e do conhecimento; . Infotecnologias; . Saúde.

A Formação ao Longo da Vida É fundamental aprender ao longo da vida: .Formação profissional; . Educação de adultos; . Estágios de formação; . Reconversão ou reciclagem.

Papel das Organizações do Trabalho . Associativismo profissional: mediadores da ação coletiva dos seus membros e orientadores da profissão. . Sindicatos: negociações coletivas de trabalho, definição de remunerações, melhoria das condições de trabalho, defesa do emprego, etc.;

Papel das Organizações do Trabalho  Associações profissionais e sindicais: melhorar, atualizar e reciclar as qualificações dos trabalhadores. Ordens: dos médicos, dos engenheiros, dos arquitetos, dos advogados, dos economistas, etc..

Modelos de Relações de Trabalho . Década de 70 do século XX:

Produção em grupo Trabalho em equipa Teletrabalho

Produção em Grupo Trabalhadores constituem grupos de trabalho que colaboram entre si no processo de produção Trabalhadores não executam uma só tarefa, repetitiva e monótona, do processo produtivo, mas envolvem-se em toda a cadeia de produção.

Produção em Grupo Exemplo: círculos de controlo de qualidade. 5 a 12 trabalhadores que se reúnem regularmente para refletir, discutir e apresentar soluções para problemas da empresa.

Produção em Grupo Principais objetivos dos círculos de controlo da qualidade: . Aumentar a motivação dos trabalhadores; . Disseminar o espírito para a qualidade; . Garantir a qualidade do produto;

Produção em Grupo . Aumentar a produtividade do trabalho;

. Reduzir os custos e diminuir as perdas; . Melhorar a comunicação e o relacionamento humano na empresa.

O Trabalho de Equipa Utilizado especialmente para o setor dos serviços. Constituição de equipas de trabalho com vista à realização de um determinado projeto, cabendo a cada elemento a realização de uma tarefa.

O Trabalho de Equipa Findo o projeto, o trabalhador integra outro projeto, podendo realizar uma tarefa completamente diferente. Vantagens: evita-se a rotina; ganha-se flexibilidade e capacidade de adaptação a novas situações e espírito criativo.

Teletrabalho Realização do trabalho feito a partir de casa ou outro local que não a empresa (recurso a TIC).

Teletrabalho Vantagens para as empresas: . Menores despesas em instalações; . Menores custos em reestruturações empresariais; . Aumento de produtividade; . Eliminação de horas de trabalho perdidas (não há atrasos de transportes, greves, etc.).

Teletrabalho Vantagens para os Trabalhadores:

. Aumenta a possibilidade de trabalho das pessoas deficientes; . Aumenta a autonomia e flexibilidade de horário; . Aumenta o tempo disponível para assistência familiar;

Teletrabalho . Reduz os gastos de transporte; . Elimina o tempo de espera em transportes. Vantagens para a Sociedade em Geral: . Preservação do ambiente através da redução do uso de transportes; . Diminuição dos gastos com o crescimento e manutenção da rede viária;

Teletrabalho . Redução do problema do congestionamento do trânsito; . Diminuição dos gastos em combustíveis; . Propicia a redução das assimetrias regionais.

Teletrabalho Os 4 direitos de quem trabalha à distância: . Direito ao isolamento; . Direito à Inserção na empresa; . Direito à Informação; . Direito à Negociação.

O Empreendedorismo O Trabalhador deve ser inovador e criativo, i.e., empreendedor. Pode-se ser empreendedor no local de trabalho (empreendedor interno).

O Empreendedorismo Caraterísticas da atitude empreendedora:

. Responsabilidade pessoal no desempenho das atividades; . Responsabilidade pessoal na inserção nas equipas de trabalho;

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF