5FF_corr
Short Description
Download 5FF_corr...
Description
EBI da Charneca de Caparica Língua Portuguesa – 9º ano
SICA I N NT BÁ E G A R
L
O
Proposta de Correcção de FICHA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA C S
E
A
D
A
2005 / 2006
Competências a avaliar: compreensão e expressão escrita; conhecimento exp lícito da língua. Lê o seguinte excerto do conto “A Aia” de Eça de Queirós com atenção e responde, depois, ao que te é pedido. Teste A / Teste B Ora uma noite, noite de silêncio e de escuridão, indo ela a adormecer, já despida, no seu catre, entre os seus dois meninos, adivinhou, mais que sentiu, um curto rumor de ferro e de briga, longe, à entrada dos vergéis reais. Embrulhada à pressa num pano, atirando os cabelos para trás, escutou ansiosamente. Na terra areada, entre os jasmineiros, corriam passos pesados e rudes. 5
Depois houve um gemido, um corpo tombando molemente, sobre lajes, como um fardo. Descerrou violentamente a cortina. E além, ao fundo da galeria, avistou homens, um clarão de lanternas, brilhos de armas... Num relance tudo compreendeu: o palácio surpreendido, o bastardo cruel vindo roubar, matar o seu príncipe! Então, rapidamente, sem uma vacilação, uma dúvida, arrebatou o prínci príncipe pe do seu berço berço de marfim, marfim, atirouatirou-o o para para o pobre pobre berço de verga, verga, e, tirand tirando o o seu filho filho do
10
berço servil, entre beijos desesperados, deitou-o no berço real que cobriu com um brocado. Bruscamente um homem enorme, de face flamejante, com um manto negro sobre a cota de malha, surgiu à porta da câmara, entre outros, que erguiam lanternas. Olhou, correu o berço de marfim onde os brocados luziam, arrancou a criança como se arranca uma bolsa de oiro, e, abafando os seus gritos no manto, abalou furiosamente.
15
O príncipe dormia no seu novo berço. A ama ficara imóvel no silêncio e na treva. Mas brados brados de alarme alarme atroar atroaram, am, de repent repente, e, o paláci palácio. o. Pelas Pelas janel janelas as perpas perpassou sou o longo longo flamej flamejar ar das tochas tochas.. Os pátios pátios ressoava ressoavam m com o bater bater das armas. armas. E des desgr grenh enhad ada, a, quase quase nua, nua, a rainha invadiu a câmara, entre as aias, gritando pelo seu filho! Ao avistar o berço de marfim, com as roupas desmanchadas, vazio, caiu sobre as lajes num choro, despedaçada. Então, calada, muito 20
lenta, muito pálida, a ama descobriu o pobre berço de verga... O príncipe lá estava quieto, adormecido, num sonho que o fazia sorrir, lhe iluminava toda a face entre os seus cabelos de oiro. A mãe caiu sobre o berço, com um suspiro, como cai um corpo morto.
Responde às questões 1. a 5. assinalando com X o círculo correspondente à alternativa correcta, de acordo com o sentido do texto.
1.
O que viu a aia ao fundo da galeria:
o príncipe tombando.
o bastardo cruel.
homens, lanternas e armas.
LP – 9º ano – proposta de Correcção da Ficha Formativa nº 5 – A e B
pag. 1
2.
A expressão “brados de alarme atroaram” significa que:
3.
O palácio foi invadido.
Estava furioso.
Tinha pressa. Era mau e não queria ser apanhado.
A frase “a rainha invadiu a câmara” permite classificar o narrador como:
5.
Várias pessoas começaram a gritar.
O raptor “abalou furiosamente” pois:
4.
No palácio, soou um alarme.
Não participante
Participante (como protagonista)
Omnisciente.
Justifica a tua resposta à questão anterior.
Tratanão--participante pois, como mostra a frase transcrita, a acção é narrada Trata-se de um narrador não na 3ª pessoa.
6.
Transcreve do texto as expressões que permitem realizar a caracterização directa da personagem principal.
“Despida embrulhada” (l,3), ), “imóvel calada” muito lenta lenta”” (l, (l,19 19), Despida” ida” (l,1), ““embrulhada embrulhada” (l,3 “imóvel” imóvel” (l,15), (l,15), ““calada calada” (l,1), ““muito 19), “muito pálida” (l,20).
7. (8.) Explica, por palavras tuas, o sentido da frase “A mãe caiu sobre o berço, com um suspiro, como cai um corpo morto.”
Esta frase significa que que,, após o choque emocional provocado por pensar que o seu filho filho tinha tinha sido sido raptado, a rainha perde as forças e quase desmaia.
8. (9.) Identifica a Figura de estilo presente na frase da questão anterior. A figura de estilo é a Comparação (“como um corpo morto”). mort o”).
9. (7.) Transcreve um exemplo de Dupla Adjectivação e comenta o seu valor expressivo. “Passos pesados e rudes” é um exemplo de Dupla adjectivação e o seu uso confere mais objectividade e clareza ao texto.
10.
No primeiro parágrafo do texto, a Acção desenrola-se rapidamente. Faz um levantamento dos
verbos e advérbios que conferem um ritmo rápido à Acção. Os verbos e advérbios que, no 1º parágrafo, conferem um ritmo rápido à acção são os seguintes: “adivinhou”, escutou ansiosamente”, “depois houve”, “desc “descerrou errou violentamente”, “avistou”, “compreendeu”, “rapidamente (...) arrebatou”, “atirou “atirou--o” “deitou “deitou--o”, “cobriu”.
10.1. Em que tempo verbal se encontram esses verbos? Esses verbos encontramencontram-se no Pretérito perfeito do Indicativo. LP – 9º ano – proposta de Correcção da Ficha Formativa nº 5 – A e B
pag. 2
11.
Lê as seguintes frases:
a) A aia, uma heroína, salvou a pátria com o seu próprio sacrifício. b) A aia é uma heroína. c) Quando lemos o conto na escola, nós considerámos a aia uma heroína.
11.1. Assinala com X o círculo correspondente à alternativa correcta. Na frase a), heroína desempenha a função sintáctica de
complemento directo.
predicativo do complemento directo.
predicativo do sujeito.
aposto.
11.2. Assinala com X o círculo correspondente à alternativa correcta. Na frase b), heroína desempenha a função sintáctica de
complemento directo.
predicativo do complemento directo.
predicativo do sujeito.
aposto.
11.3. Faz a análise sintáctica da frase c) (a.) Quando lemos o conto na escola –– – o. Subordinada temporal; lemos –– – predicado (suj. Subentendido “nós”); na esco escola la –– – – C.C. Lugar; nós –– – sujeito; considerámos a aia uma heroína – – predicado; a aia – –– – complemento directo; uma heroína –– – predicativo do complemento directo. A aia –– – – sujeito; uma heroína –– – aposto; salvou a pátria – – predicado; a pátria –– – complemento directo; com o seu próprio sacrifício –– – C.C. instrumento.
12.
Transcreve separadamente, nas linhas abaixo, as duas orações que constituem a frase complexa
que se segue Se a aia não se tivesse suicidado, a sua dor seria insuportável. A dor de perder um filho seria demasiado insuportável para a aia, se ela não se tivesse suicidado.
1. Se a aia não se tivesse suicidado 2. a sua dor seria insuportável. 1. A dor de perder um filho seria demasiado insuportável para a aia 2. se ela não se tivesse suicidado.
12.1. Classifica essas orações. 1. O. Subordinada condicional 2. O. Subordinante 1. O. Subordinante 2. O. Subordinada condicional
om Trabalho!
LP – 9º ano – proposta de Correcção da Ficha Formativa nº 5 – A e B
pag. 3
View more...
Comments