5.1.2.13 Lab - Configuring OSPFv2 On A Multiaccess Network

December 5, 2022 | Author: Anonymous | Category: N/A
Share Embed Donate


Short Description

Download 5.1.2.13 Lab - Configuring OSPFv2 On A Multiaccess Network...

Description

 

 

Laboratório – Configuração do OSPFv2 em uma u ma Rede Multiacesso Topologia

Tabela de Endereçamento

Dispositivo R1

R2

R3

Interface

Endereço IP

Máscara de Sub-Rede

G0/1

192.168.1.1

255.255.255.0

Lo0

192.168.31.11

255.255.255.255

G0/0

192.168.1.2

255.255.255.0

Lo0

192.168.31.22

255.255.255.255

G0/1

192.168.1.3

255.255.255.0

Lo0

192.168.31.33

255.255.255.255

Objetivos Parte 1: Construir a Rede e Configurar as Definições Básicas do Dispositivo Parte 2: Configurar e Verificar OSPFv2 no DR, no BDR e no DROther Parte 3: Configurar a Prioridade da Interface OSPFv2 para Determinar o DR e o BDR

© 2014 Cisco e/ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados. Este documento contém informações públicas da Cisco.

Página 1 de 6 

 

Laboratório – Configuração do OSPFv2 em uma Rede Multiacesso

Requisitos/Cenário Uma rede multiacesso é uma rede com mais de dois dispositivos no mesmo meio compartilhado. Os exemplos incluem Ethernet e Frame Relay. Em redes multiacesso, OSPFv2 elege um Roteador Designado (DR) para ser o ponto de coleta e distribuição para anúncios link-state (LSAs) que são enviados e recebidos. Também é eleito um Roteador Designado de Backup (BDR), caso o roteador designado falhe. Todos os outros roteadores se tornam DROthers, pois isso indica um roteador que não é DR nem BDR. Como o DR atua como ponto focal para a comunicação do protocolo de roteamento OSPF, o roteador escolhido deve ser capaz de suportar uma carga de tráfego mais pesada que outros roteadores na rede. Um roteador com uma CPU potente e DRAM adequada é, normalmente, a melhor opção para o DR. Neste laboratório, você configurará o OSPFv2 no DR, BDR e DROther. Você alterará a prioridade dos roteadores para controlar o resultado do processo de eleição do DR/BDR e garantir que o roteador desejado se torne DR. Observação: os roteadores usados nos laboratórios práticos CCNA são Roteadores de Serviços Integrados Observação: (ISRs) Cisco 1941 com a versão 15.2(4) M3 do IOS Cisco (imagem universalk9). Os switches usados são Cisco Catalyst 2960s com a versão 15.0(2) (lanbasek9 image) do IOS Cisco. Outros roteadores, switches e versões do IOS Cisco podem ser usados. Dependendo do modelo e da versão do IOS Cisco, os comandos disponíveis e a saída produzida podem diferir dos mostrados nos laboratórios. Consulte a Tabela de Resumo das Interfaces de Roteadores no final deste laboratório para obter os identificadores de interface corretos.  corretos.  Observação: os roteadores e os switches devem estar sem nenhuma Observação: n enhuma configuração inicial. Em caso de dúvida, entre em contato com o instrutor.

Recursos Necessários  

3 Roteador Roteadores es (Cisco 1941 com imagem universal ver versão são 15.2(4)M3 15.2(4)M3 do IOS Cisco Cisco ou semelhante)

 

1 Swi Switch tch (Cisco (Cisco 2960 com imagem de lanbasek9 versão 15.0(2) do IO IOS S Cisco Cisco ou semelhante)

 

Cabos de console para configurar os disposit dispositivos ivos IOS IOS Cisco através das portas de console

 

Cabos Ethernet conforme mostrado na topologia









Parte 1: Construir a Rede e Configurar as Definições Básicas do Dispositivo Na Parte 1, você configurará a topologia de rede e configurará as definições básicas nos roteadores.

Etapa 1: Instale os cabos da rede conforme mostrado na topologia. Conecte os dispositivos mostrados no diagrama da topologia e cabeie, se necessário.

Etapa 2: Inicialize e reinicie os roteadores. Etapa 3: Configure as definições básicas de cada roteador. a.

Desative a pesquisa DNS.

b.

Configure os nomes do dispositivo dispositivo conforme conforme mostrado mostrado na topologia.

c.

Atribua class como Atribua class  como a senha do EXEC privilegiado.

d. Atribua cisco Atribua cisco como  como as senhas de console e de vty. e.

Criptografe as senhas de texto simples.

f.

Configure um banner MOTD para avisar aos usuários que o acesso não autorizado é proibido.

© 2014 Cisco e/ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados. Este documento contém informações públicas da Cisco.

Página 2 de 6 

 

Laboratório – Configuração do OSPFv2 em uma Rede Multiacesso g. Configure logging synchronous para synchronous para a linha da console. h.

Configure os endereços IP listados na Tabela de Endereçamento para todas as interfaces.

i.

Use o comando show ip interface brief  para  para verificar se o endereçamento IP está correto e se as interfaces estão ativas.

 j.

Copie a configuração at atual ual (running config) para a configuração de inicialização inicialização (startup config).

Parte 2: Configurar e Verificar o OSPFv2 no DR, BDR e DROther

Na Parte 2, você configurará o OSPFv2 no DR, BDR e DROther. O processo de eleição do DR e do BDR ocorre quando o primeiro roteador tem a interface configurada na rede multiacesso. Isso pode acontecer à medida que os roteadores estão ligados ou quando o comando network network do  do OSPF para essa interface está configurado. Se um novo roteador entra na rede depois que o DR e o BDR já terem sido eleitos, não se torna o DR ou BDR ou, se tiver uma prioridade de interface OSPF ou um ID de roteador mais alto que o DR ou o BDR atual. Configure o processo OSPF no roteador com o maior ID de roteador primeiro para garantir que esse roteador se torna o DR.

Etapa 1: Configure o OSPF em R3. Configure o processo OSPF no R3 (o roteador com o maior ID de roteador) para garantir que esse Roteador se torna o DR. a.

Atribua 1 como o ID de processo para o processo OSPF. OSPF. Configure Configure o roteador para anunciar a rede 192.168.1.0/24. Use um ID de área igual a 0 para o parâmetro area-id  do  do OSPF da instrução network network.. Que fator determinou que o R3 tem o maior ID de roteador?  ____________________________________________________________________________________

b.

Verifique se o OSPF foi configurado e se R3 é o DR. Que comando você usaria para verificar se o OSPF foi configurado corretamente e se R3 é o DR?  ____________________________________________________________________________________

Etapa 2: Configure o OSPF em R2. Configure o processo OSPF no R2 (o roteador com o segundo maior ID de roteador) para garantir que esse roteador se torna o BDR. a.

Atribua 1 como o ID de processo para o processo OSPF. OSPF. Configure Configure o roteador para anunciar a rede 192.168.1.0/24. Use um ID de área igual a 0 para o parâmetro area-id  do  do OSPF da instrução network network..

b.

Verifique se o OSPF foi configurado e se R2 é o BDR. Grav Grave e o comando usado para verifi verificação. cação.  ____________________________________________________________________________________

c.

Emita o Emita  o comando show ip ospf neighbor  para  para visualizar informações sobre os outros roteadores na área OSPF. R2# show ip ospf neighbor  Neighbor ID 192.168.31.33

Pri 1

State

Dead Time

Address

FULL/DR

00:00:33

192.168.1.3

Interface GigabitEthernet0/0

Observe se R3 é o DR.

Etapa 3: Configure o OSPF em R1. Configure o processo OSPF em R1 (roteador com o menor ID de roteador). Este roteador será designado como DROther, em vez de DR ou BDR.

© 2014 Cisco e/ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados. Este documento contém informações públicas da Cisco.

Página 3 de 6 

 

Laboratório – Configuração do OSPFv2 em uma Rede Multiacesso a.

Atribua 1 como o ID de processo para o processo OSPF. OSPF. Configure Configure o roteador para anunciar a rede 192.168.1.0/24. Use um ID de área igual a 0 para o parâmetro area-id  do  do OSPF da instrução network network..

b.

Emita o comando show ip ospf interface brief  para  para verificar se o OSPF foi configurado e se R1 é o DROther. R1# show ip ospf interface brief  

c.

Interface

PID

Area

IP Address/Mask

Cost

State Nbrs F/C

Gi0/1

1

0

192.168.1.1/24

1

DROTH 2/2

Emita o Emita  o comando show ip ospf neighbor  para  para visualizar informações sobre os outros roteadores na área OSPF. R1# show ip ospf neighbor  Neighbor ID

Pri

State

Dead Time

Address

Interface

192.168.31.22

1

FULL/BDR

00:00:35

192.168.1.2

GigabitEthernet0/1

192.168.31.33

1

FULL/DR

00:00:30

192.168.1.3

GigabitEthernet0/1

Qual é a prioridade dos roteadores DR e BDR? _________

Parte 3: Configurar a prioridade da interface OSPFv2 para determinar o DR e o BDR Na Parte 3, você irá configurar a prioridade da interface do roteador para determinar de terminar a eleição do DR/BDR, reiniciar o processo OSPFv2 e verificar depois se os roteadores DR e BDR mudaram. A prioridade da interface OSPF substitui todas as configurações restantes para determinar qual roteador se torna o DR e o BDR.

Etapa 1: Configure R1 G0/1 com prioridade OSPF 255. Um valor de 255 é a maior prioridade de interface possível. R1(config)# interface g0/1  R1(config-if)# ip ospf priority 255  R1(config-if)# end   

Etapa 2: Configure R3 G0/1 com prioridade OSPF 100. R3(config)# interface g0/1  R3(config-if)# ip ospf priority 100  R3(config-if)# end   

Etapa 3: Configure R2 G0/0 com prioridade OSPF 0. Uma prioridade 0 faz com que o roteador não seja elegível para participar de uma eleição OSPF e não se torna um DR ou BDR. R2(config)# interface g0/0  R2(config-if)# ip ospf priority 0  R2(config-if)# end   

Etapa 4: Reinicie o processo OSPF. a.

Emita o comando comando show  show IP OSPF neighbor  para  para determinar o DR e o BDR.

b.

A designação DR mudou? mudou? _____________ Qual roteador roteador é o DR? _____________  A designação BDR mudou? _____________ Qual roteador é o BDR? _____________

© 2014 Cisco e/ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados. Este documento contém informações públicas da Cisco.

Página 4 de 6 

 

Laboratório – Configuração do OSPFv2 em uma Rede Multiacesso Qual é a função do R2 agora? ag ora? ____________ Explique os efeitos imediatos causados pelo comando comando ip  ip ospf priority. priority.  ____________________________________________________________________________________  ____________________________________________________________________________________  ____________________________________________________________________________________  ____________________________________________________________________________________ Observação: se as designações de DR e BDR não mudaram, emita Observação: emita clear  clear ip ospf 1 process em process em todos os roteadores para reiniciar os processos OSPF e forçar uma nova eleição. Se o comando clear comando clear ip ospf process não process  não reiniciar o DR e o BDR, emita o comando reload comando  reload em  em todos os roteadores após salvar a configuração atual para a configuração de inicialização. c.

Emita o comando comando show  show ip ospf interface em interface  em R1 e R3 para confirmar as configurações de prioridade e o status DR/BDR nos roteadores. R1# show ip ospf interface   GigabitEthernet0/1 is up, line protocol is up Internet Address 192.168.1.1/24, Area 0 Process ID 1, Router ID 192.168.31.11, Network Type BROADCAST, Cost: 1 Transmit Delay is 1 sec, State DR, Priority 255 Designated Router (ID) 192.168.31.11, Interface address 192.168.1.1 Backup Designated router (ID) 192.168.31.33, Interface address 192.168.1.3 Timer intervals configured, Hello 10, Dead 40, Wait 40, Retransmit 5 oob-resync timeout 40 Hello due in 00:00:00 Supports Link-local Signaling (LLS) Index 1/1, flood queue length 0 Next 0x0(0)/0x0(0) Last flood scan length is 1, maximum is 2 Last flood scan time is 0 msec, maximum is 0 msec Neighbor Count is 2, Adjacent neighbor count is 2 Adjacent with neighbor 192.168.31.22 Adjacent with nei neighbor ghbor 192. 192.168.31.33 168.31.33

(Backup Designated Router)

Suppress hello for 0 neighbor(s)

R3# show ip ospf interface GigabitEthernet0/1 is up, line protocol is up Internet Address 192.168.1.3/24, Area 0 Process ID 1, Router ID 192.168.31.33, Network Type BROADCAST, Cost: 1 Transmit Delay is 1 sec, State BDR, Priority 100 Designated Router (ID) 192.168.31.11, Interface address 192.168.1.1 Backup Designated router (ID) 192.168.31.33, Interface address 192.168.1.3 Timer intervals configured, Hello 10, Dead 40, Wait 40, Retransmit 5 oob-resync timeout 40 Hello due in 00:00:00 Supports Link-local Signaling (LLS) Index 1/1, flood queue length 0 Next 0x0(0)/0x0(0) Last flood scan length is 0, maximum is 2

© 2014 Cisco e/ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados. Este documento contém informações públicas da Cisco.

Página 5 de 6 

 

Laboratório – Configuração do OSPFv2 em uma Rede Multiacesso Last flood scan time is 0 msec, maximum is 0 msec Neighbor Count is 2, Adjacent neighbor count is 2 Adjacent with neighbor 192.168.31.22 Adjacent with neighbor 192.168.31.11

(Designated Router)

Suppress hello for 0 neighbor(s)

Qual roteador é o DR agora? ___________ Qual roteador é o BDR agora? __________  A prioridade da interface interface substituiu o ID ID de roteador na determinação determinação do DR/BDR? DR/BDR? __________

Reflexão 1.

Liste os critérios critérios usados do maior para o menor para det determinar erminar o D DR R em uma rede OSPF.  ____________________________________________________________________________________  ____________________________________________________________________________________  ____________________________________________________________________________________  ____________________________________________________________________________________

2.

Qual é o significado significado de uma prioridade prioridade de interface de 255?  _______________________________________________________________________________________

Tabela de Resumo das Interfaces de Roteadores Resumo das Interfaces de Roteadores Modelo de Roteadores

Interface Ethernet 1

Interface Ethernet 2

Interface Serial 1

Interface Serial 2

1800

Fast Ethernet 0/0 (F0/0)

Fast Ethernet 0/1 (F0/1)

Serial 0/0/0 (S0/0/0)

Serial 0/0/1 (S0/0/1)

1900

Gigabit Ethernet 0/0 (G0/0)

Gigabit Ethernet 0/1 (G0/1)

Serial 0/0/0 (S0/0/0)

Serial 0/0/1 (S0/0/1)

2801

Fast Ethernet 0/0 (F0/0)

Fast Ethernet 0/1 (F0/1)

Serial 0/1/0 (S0/1/0)

Serial 0/1/1 (S0/1/1)

2811

Fast Ethernet 0/0 (F0/0)

Fast Ethernet 0/1 (F0/1)

Serial 0/0/0 (S0/0/0)

Serial 0/0/1 (S0/0/1)

2900

Gigabit Ethernet 0/0 (G0/0)

Gigabit Ethernet 0/1 (G0/1)

Serial 0/0/0 (S0/0/0)

Serial 0/0/1 (S0/0/1)

Observação: para descobrir como o roteador está configurado, analise as interfaces para identificar o tipo de Observação: roteador e quantas interfaces ele possui. Não há como listar com eficácia todas as combinações de configurações para cada classe de roteador. Esta tabela inclui identificadores para as possíveis combinações de interfaces Ethernet e seriais no dispositivo. Essa tabela não inclui nenhum outro tipo de interface, embora um roteador específico possa conter alguma. Um exemplo disso poderia ser uma interface ISDN BRI. A sequência entre parênteses é a abreviatura legal que pode ser usada nos comandos do IOS Cisco para representar a interface.

© 2014 Cisco e/ou suas afiliadas. Todos os direitos reservados. Este documento contém informações públicas da Cisco.

Página 6 de 6 

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF