QUESTIONÁRIO 1)O que é um segmento operacional? Um segmento operacional é uma parte da entidade que gera receitas e despesas próprias, cujos resultados podem ser revistos por um gestor da entidade para tomada de decisões. Isso implica que essa parte possuirá relatórios financeiros individuais. 2)A sede corporativa que não produz receita é um segmento operacional? Não, pois pode ou não produzir receitas (ocasionalidade). Portanto não há caracterização de um segmento operacional. 3)O que significa a expressão “principal gestor”no âmbito do CPC 22?
A expressão identifica uma função dentro da entidade, não necessariamente um cargo, o objetivo dessa função é alocar recursos e avaliar o desempenho dos segmentos operacionais da entidade. 4) De quais segmentos a empresa deve evidenciar separadamente as informações? A entidade deve evidenciar as informações do segmentos que respeitem as características do item 1). 5) Quando dois ou mas segmentos podem ser agregados em um único segmento? Os Segmentos podem ser agregados caso suas características econômicas sejam semelhantes. 6) Quais os parâmetros mínimos quantitativos para divulgação separada de informações? Os parâmetros mínimos quantitativos para a divulgação separada/ por segmento são: Ter a receita reconhecida é igual ou superior a 10% da receita combinada, interna e externa, de todos os segmentos operacionais; O montante em termos absolutos do lucro ou prejuízo apurado é igual ou superior a 10% do maior, em termos absolutos, dos seguintes montantes: lucro ou prejuízo apurado combinado de todos os segmentos operacionais que não apresentaram prejuízos ou lucros, respectivamente; e seus ativos são iguais ou superiores a 10% dos ativos combinados de todos os segmentos operacionais. 7) Quando segmentos operacionais que não atinjam quaisquer dos parâmetros mínimos mínimos quantitativos podem ser considerados divulgáveis e podem ser apresentados separadamente ?
Isso ocorrera caso a administração entenda que as informações sobre o segmento possam ser uteis para os usuários das demonstrações contábeis. 8) Quando a entidade pode combinar informações sobre segmentos operacionais que não atinjam os parâmetros mínimos com informações sobre outros segmentos operacionais que também não atinjam os parâmetros, para produzir um segmento divulgável? Somente se os segmentos operacionais tiverem características econômicas semelhantes e compartilhem a maior parte dos critérios de agregação
9) Quando informações devem ser divulgadas como “outros Segmentos”?
Quando não representarem segmentos individuais. 10) O que é limite prático para número de segmentos divulgáveis? É um limite de segmentos divulgáveis separadamente, para alem da qual a informação por segmento poderia se tornar excessivamente detalhada, sendo esse limite não absoluto em 10 segmentos. 11) Quais informações devem ser divulgadas?
Critérios de segregação dos segmentos Informações sobre o lucro ou prejuízo reconhecido dos segmentos, incluindo as receitas e as despesas específicas que compõem o lucro ou o prejuízo desses segmentos, os respectivos ativos, os passivos e as bases de mensuração Conciliações das receitas totais dos segmentos, do respectivo lucro ou prejuízo, dos seus ativos e passivos e outros itens materiais com os montantes correspondentes da entidade
12) Quais as Informações gerais que devem ser divulgadas? As informações gerais a serem divulgadas são: Os fatores utilizados para identificar os segmentos divulgáveis da entidade, Tipos de produtos e serviços a partir dos quais cada segmento divulgável obtém suas receitas.
13 ) Quais as explicações de mensuração de lucro ou prejuízo a entidade deve explicar?
a base de contabilização a natureza de quaisquer diferenças entre as mensurações do lucro ou do prejuízo dos segmentos divulgáveis e o lucro ou o prejuízo da entidade antes das despesas
(receitas) de imposto de renda e contribuição social e das operações descontinuadas. a natureza de quaisquer diferenças entre as mensurações dos ativos dos segmentos divulgáveis e dos ativos da entidade a natureza de quaisquer diferenças entre as mensurações dos passivos dos dos segmentos divulgáveis e dos passivos da entidade a natureza de quaisquer alterações em períodos anteriores, nos métodos de mensuração utilizados para determinar o lucro ou o prejuízo do segmento divulgado e o eventual efeito dessas alterações na avaliação do lucro ou do prejuízo do segmento; a natureza e o efeito de quaisquer alocações assimétricas a segmentos divulgáveis. Por exemplo, a entidade pode alocar despesas de depreciação
14) Quais Informações sobre área geográfica a entidade deve evidenciar? A entidade deve evidenciar as receitas provenientes de clientes externos e ativos não circulantes, exceto instrumentos financeiros e impostos de renda e contribuição social diferidos ativos, benefícios de pós-emprego e direitos provenientes de contratos de seguro. Ambos em relação país-sede da entidade e todos os países onde a entidade obtém suas receitas.
Thank you for interesting in our services. We are a non-profit group that run this website to share documents. We need your help to maintenance this website.