26 5 AUTOAVALIÇÃO do docente do pré-escolar - preenchida

January 18, 2018 | Author: ramiromarques | Category: Pedagogy, Learning, Cognition, Psychology & Cognitive Science, Further Education
Share Embed Donate


Short Description

Download 26 5 AUTOAVALIÇÃO do docente do pré-escolar - preenchida...

Description

AUTO-AVALIAÇÃO 1 Como avalia o cumprimento do serviço lectivo e dos seus objectivos individuais estabelecidos neste âmbito?

Ao longo do ano não dei uma única falta. Posso, por isso, referir que cumpri a 100% o serviço lectivo que me foi distribuído. Cumpri a 100% os meus objectivos individuais que passaram, nomeadamente, por atingir uma taxa de abandono de 0% e por criar, na sala do jardim-de-infância, um ambiente caracterizado pelo bem-estar das crianças e criação de condições ambientais e de aprendizagem favoráveis ao desenvolvimento cognitivo, afectivo, social e físico das crianças. Com efeito, tenho orgulho em afirmar que nenhuma das crianças da minha sala abandonou o jardim-de-infância e todas, sem excepção, foram envolvidas em actividades de aprendizagem que cumpriram as linhas orientadoras e os objectivos constantes das orientações curriculares para a educação préescolar.

2 Como Avalia o seu trabalho de preparação e organização das actividades educativas? Identifique sumariamente os recursos e instrumentos e os respectivos objectivos.

Participei em todas as reuniões de departamento. Colaborei na elaboração da planificação anual, das planificações trimestrais e nos planos de unidade. Nesse âmbito, procedi à elaboração de material didáctico que coloquei à disposição das crianças. Esses recursos didácticos foram construídos por mim com o recurso a materiais adquiridos por mim ou, em certos casos, adquiridos pelo agrupamento de escolas. Ao longo do ano, tive a preocupação de desenvolver actividades com as crianças que envolvessem a construção de materiais educativos, tendo em conta o cumprimento dos objectivos dos planos de unidade. Tive a preocupação de dar preferência à construção de materiais por mim e pelas crianças, recorrendo apenas à aquisição de recursos didácticos comercializados sempre que se tornou inviável a sua construção. A preparação e organização das actividades educativas teve sempre em consideração os objectivos inseridos no projecto educativo do jardim-de-infância.

3 Como avalia a concretização das actividades educativas e o cumprimento dos objectivos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças? Identifique as principais dificuldades e as estratégias que usou para as superar.

Dei a preferência à metodologia de trabalho de projecto, envolvendo as crianças, em pequenos grupos moderadamente heterogéneos no desenvolvimento de projectos que, regra geral, conduziram a exibições de trabalhos, nas quais se pediu sempre a colaboração dos pais e encarregados de educação. A minha opção pela criação de grupos moderadamente heterogéneos justifica-se pelo facto de enfatizar a aprendizagem cooperativa, colocando, sempre que possível, as crianças mais adiantadas a ajudarem as restantes no processo de aprendizagem.

4 Como avalia a relação pedagógica com as crianças e o conhecimento que tem de cada uma delas?

Conheço todas as crianças pelo nome e tive oportunidade de reunir por várias vezes com os encarregados de educação. O meu conhecimento das crianças provém, também, da comunicação informal que estabeleci com os pais, numa base diária, sempre que o encarregado de educação se deslocava à escola para levar ou buscar a criança. Tive a preocupação de tratar todas as crianças com equidade, mostrando disponibilidade para todas elas. Empatia, congruência, amizade e disponibilidade foram as atitudes que eu procurei manifestar ao longo de todo o ano.

5 Como avalia o apoio que prestou à aprendizagem dos seus alunos?

Ao logo do ano, fui fazendo avaliação diagnóstica e formativa, tendo sido possível identificar progressos em todas elas, quer na área cognitiva, quer nas áreas psicomotora e do conhecimento do mundo e da natureza.

6 Como avalia o trabalho que realizou no âmbito das aprendizagens e do

desenvolvimento das crianças? Identifique sumariamente os instrumentos que utilizou para essa avaliação e os respectivos objectivos.

Fiz uso de avaliações diagnósticas sob a forma de listas de observação, registo de incidentes e ocorrências e diário de bordo. Os meus instrumentos de avaliação têm duas componentes: uma componente de registo e outra de comentário e apreciação. Na primeira, faço uma descrição factual dos incidentes e das ocorrências. Na segunda, faço uma apreciação, identifico lacunas e desenvolvo estratégias.

7 Como avalia o seu contributo para o desenvolvimento o desenvolvimento das capacidades e da aquisição das competências das crianças? Avalie o progresso das crianças e o cumprimento dos objectivos individuais estabelecidos neste âmbito?

Considere: 1. Progresso das aprendizagens das crianças relativamente ao ano lectivo anterior; 2. Progresso das aprendizagens das crianças relativamente á avaliação de diagnóstico realizada no início do ano; 3. Outros que entenda necessário.

8 Como avalia a sua intervenção e dinamização da componente de apoio à família,

designadamente nas actividades de enriquecimento curricular e de extenção de horário da escola/Jardim de Infância?

Organização de reuniões trimestrais com os encarregados de educação com o objectivo de identificar as necessidade das famílias. Realização de reuniões periódicas com as colegas que realizam as actividades da componente de apoio à família e de enriquecimento curricular, com o objectivo de articular a dimensão educativa com a dimensão de apoio à família. O objectivo foi sempre o da articulação entre as duas componentes. Procurei enfatizar a dimensão educativa da componente de apoio à família.

9 Como avalia o seu contributo para a vida da escola e em particular a sua participação

nos projectos e actividades previstas ao nível da escola/agrupamento e de turma? Na sua apreciação identifique as actividades que dinamizou e/ou em que participou?

Colaborei na realização dos seguintes projectos: (lista de projectos e indicação da qualidade dessa colaboração)

10 Como avalia a sua participação nas estruturas de coordenação e orientação educativa e nos órgãos de gestão e o contributo que deu para o seu funcionamento? Participei em todas as reuniões de departamento, fiz as actas sempre que tal me foi solicitado e colaborei na elaboração da ordem de trabalhos das reuniões, dando sugestões e identificando problemas.

11 Como avalia o estado de actualização dos seus conhecimentos científicos e pedagógicos?

Tenho procurado actualizar-me regularmente através de: participação em congressos e colóquios sobre educação pré-escolar e assinatura de revistas de pedagogia e educação. Considero que os meus conhecimentos científicos e pedagógicos são adequados ao exercício das minhas funções docentes. A actualização científica e pedagógica é uma preocupação que está sempre presente porque sei que a actualização é necessária ao meu bom desempenho.

12 Refira as acções de formação contínua realizadas e a classificação nelas obtida e avalie o contributo de cada uma delas para o seu desempenho profissional

1

Realizei uma acção de formação contínua titulada “A auto-avaliação da escola e a qualidade educativa”, através do CFAE… Tive a classificação de 8 (8 em 10) e foi-me atribuído 1 crédito.

1

A acção de formação realizada: “A auto-avaliação da escola e a qualidade educativa”. Através do Centro de formação e associação de escolas de Sintra.

13 Identifique sumariamente as desenvolvimento profissional?

suas

necessidades

de

formação

e

de

Se me for possível, procurarei, no próximo ano lectivo, realizar uma acção de formação sobre Pedagogia Diferenciada. Considero que uma das minhas lacunas científicas e pedagógicas se prende com o desenvolvimento de estratégias educativas diferenciadas que fomentem a integração e o bem-estar de crianças oriundas de minorias étnicas.

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF