20. Entendendo as Ferramentas Administrativas No Windows

March 15, 2019 | Author: limaclips | Category: Server (Computing), Domain Name System, Software Framework, Computer Network, World Wide Web
Share Embed Donate


Short Description

Download 20. Entendendo as Ferramentas Administrativas No Windows...

Description

Administração de Redes Aula 20

Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho

Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE. O acesso às atividades, conteúdos multimídia e interativo, encontros virtuais, fóruns de discussão e a comunicação com o professor devem ser feitos diretamente no ambiente virtual de aprendizagem UNINOVE.

Uso consciente do papel. Cause boa impressão, imprima menos.

Aula 20: Entendendo as ferramentas administrativas no Windows Objetivo: Mostrar ao aluno resumidamente todas as funções das ferramentas administrativas do Windows que são utilizadas de maneira mais moderada em redes de pequeno porte. Vamos conhecer as diversas opções que o Windows nos oferece por meio das ferramentas administrativas.

Administração de cluster  É um conjunto de dois ou mais servidores que atuam em grupo, aparecendo para os usuários como se fosse um único servidor. Clusters de servidores são utilizados para fornecer redundância (quando um dos servidores fica fora do ar, os serviços continuam sendo disponibilizados pelos demais servidores do cluster) e também para balanceamento de carga, em que as requisições dos clientes são distribuídas entre os servidores do cluster para obter um bom desempenho. Os usuários que os utilizam têm a impressão de que somente um único sistema responde para eles.

Áreas de trabalho remotas Com esse console o administrador pode criar conexões para múltiplos servidores e administrá-los remotamente. As conexões podem ser criadas via terminal services (Windows 2000 Server e Windows Server 2003) ou utilizando-se a funcionalidade de desktop remoto (Windows Server 2003). Com o uso de desktop remoto, o administrador tem acesso à área de trabalho (desktop) de um servidor remotamente.

Assistente para configurar o servidor  Esta opção abre um assistente para configuração do seu servidor. Esse assistente é utilizado para definir um conjunto de configurações, com base no papel que o servidor desempenhar na rede, por exemplo: as configurações definidas para um servidor web são diferentes das configurações definidas para um servidor de arquivos e de impressão. Para cada função que o servidor desempenhar, existe um

conjunto de configurações otimizadas para a respectiva função. Esse assistente define, automaticamente, o conjunto de configurações ideais, com base na função que o servidor irá desempenhar. As funções mais comuns que um servidor Windows Server 2003 pode desempenhar em uma rede são: controlador de domínio  –  dc, servidor de arquivos, servidor de impressão, servidor de aplicações, servidor de email, servidor de banco de dados, servidor de terminal services, servidor de acesso remoto e vpn, servidor dns, servidor dhcp, servidor wins, servidor de conteúdo de mídia e servidor web.

Assistente do Microsoft .net framework 1.1 Essas opções são utilizadas para configuração e administração do framework .net. O framework .net dá suporte ao desenvolvimento de aplicações .net, baseadas em conceitos como web services.

Configuração do Microsoft .net framework 1.1 Essas opções são utilizadas para configuração e administração do framework .net. O framework .net dá suporte ao desenvolvimento de aplicações .net, baseadas em conceitos como web services.

Configuração dos serviços de terminal, gerenciador de serviços de terminal e licenciamento do terminal server Esses consoles são utilizados para administração e gerenciamento do terminal services. Somente estarão disponíveis se o terminal services estiver instalado. À medida que você instala novos serviços, novos consoles serão adicionados à opção administrative tools (ferramentas administrativas), por exemplo, quando você instala o dns, um console dns é adicionado; quando você instala o dhcp, um console para gerenciamento do dhcp é instalado, e assim por diante. Se você trabalha seguidamente com um determinado console, você pode facilmente adicionar um atalho para o referido console na sua área de trabalho.

Desempenho Este console é utilizado para coletar dados sobre o desempenho dos elementos de hardware e software do servidor, por exemplo: posso fazer medidas para saber a taxa de ocupação dos processadores, da memória RAM do arquivo de paginação, das interfaces de rede e assim por diante. Os dados coletados podem ser exibidos na forma de relatórios e gráficos.

Diretivas de segurança do domínio Esta opção não está disponível em controladores de domínio. Esse console é utilizado para definir as configurações das políticas de segurança locais do servidor. Se o servidor fizer parte de um domínio, ele receberá as políticas de segurança do domínio e também as políticas de segurança locais. Pode até haver conflito entre as duas políticas. Nesse caso, qual política irá prevalecer depende das configurações feitas nas políticas de segurança do domínio. As políticas de segurança locais permitem a definição de uma série de configurações de segurança, como: quais contas de usuário podem fazer o logon localmente, quais contas de usuário podem acessar o computador por meio da rede, se o botão desligar deve estar habilitado ou não durante o logon, quais contas de usuário podem acessar o drive de disquete, e assim por diante. São centenas de configurações.

Fontes de dados (ODBC) Esta opção é utilizada para o gerenciamento de fontes de dados ODBC. O padrão ODBC foi e continua sendo muito utilizado. É uma maneira de facilitar o acesso dos programas a diferentes fontes de dados. O administrador cria uma fonte ODBC e os programas se comunicam com a fonte ODBC, e não diretamente com a fonte de dados. Esse padrão vem sendo menos utilizado, após o lançamento do padrão OLE-DB, que é o padrão recomendado pela Microsoft e oficial no framework .net. Com a opção data sources (ODBC), o administrador pode criar novas fontes ODBC, alterar as fontes existentes e excluir fontes que não sejam mais necessárias.

Gerenciador de equilíbrio de carga de rede Este console é utilizado para configurar o software de balanceamento de cargas da Microsoft. Esse software normalmente é utilizado em um cluster de servidores para distribuir as requisições dos clientes de uma maneira uniforme entre os diversos servidores do cluster.

Gerenciamento do computador Este é um dos consoles mais completos e oferece acesso a uma série de opções de configurações do computador, como: visualizar eventos, pastas compartilhadas, usuários e grupos locais, usuários, grupos, logs e alertas de desempenho, gerenciador de dispositivos, armazenamento, desfragmentador do disco, gerenciador de disco.

Gerenciar o servidor  Este é um verdadeiro centro de configuração. Por meio dessa opção você pode configurar diversos serviços do seu servidor. Essa opção é aberta, automaticamente, no primeiro logon, após a instalação do Windows Server 2003, e continua sendo aberta, a menos que você marque a opção “não mostrar esta página durante o logon ” (don’t display this page at logon). Nessa página você tem acesso a configurações de impressão, de terminal services. Você pode adicionar novas funções ao servidor e tem acesso aos links de ajuda e suporte via internet do Windows Server 2003.

Licenciamento Este console é utilizado para gerenciamento das licenças e do tipo de licenciamento utilizado pelo servidor. Estão disponíveis os tipos de licenciamento

per server e per device. Licenciamento por servidor (per server) Essa forma de licenciamento é mais indicada para pequenas empresas, em que existe um único servidor com o Windows Server 2003 instalado. Com esse tipo de licenciamento, o número de licenças define o número máximo de usuários

conectados simultaneamente ao servidor. Se o número máximo de conexões for atingido e mais um usuário tentar acessar um recurso no servidor, esse último usuário não conseguirá fazer a conexão e receberá uma mensagem de erro. O número de licenças (e consequentemente de conexões simultâneas) é definido pelo número de CAL  – Client Access Licencio  – que você adquiriu ao comprar o Windows Server 2003. Este já vem com um determinado número de licenças. Se você precisar de um número maior de licenças, deverá adquirir mais CALs, de acordo com o número de licenças que for necessário.

Licenciamento por dispositivo (per device) Neste modo de licenciamento, uma CAL é necessária para cada estação de trabalho que faz a conexão com o servidor, independentemente de quantas conexões essa estação de trabalho venha a estabelecer com o servidor. Os clientes podem ser estações de trabalho baseadas no Windows ou em outro sistema operacional, como um aplicativo em uma estação de trabalho Linux, acessando dados de um banco de dados SQL Server, em um servidor com o Windows Server 2003, por exemplo: se a rede da sua empresa tem 1.000 máquinas, você deve adquirir 1.000 CALs, uma para cada estação de trabalho. O preço de uma CAL para esse modo de licenciamento é maior do que para o per server, mas, em compensação, com uma única cal, a estação de trabalho pode acessar recursos em qualquer servidor que esteja utilizando o licenciamento per device.

Serviços Esta opção fornece acesso aos serviços instalados no computador. Um serviço é um programa que fica ativo na memória do servidor, normalmente com a função de atender requisições dos clientes, por exemplo: o IIS fornece um serviço de hospedagem de páginas web, o qual, depois de inicializado, fica respondendo a requisições dos clientes para acesso a páginas web. Existe um serviço que permite o compartilhamento de arquivos (pastas compartilhadas), outro que permite a resolução de nomes (DNS ou Wins), e assim por diante. Por meio dessa opção, você pode configurar os diversos serviços instalados no computador, por exemplo: um serviço pode ser configurado para inicializar automaticamente, uma vez que o

servidor esteja ligado. Com isso, mesmo que não seja feito o logon no servidor, o serviço será inicializado automaticamente e responderá às requisições dos clientes.

Serviços de componentes Este console é utilizado para o registro e gerenciamento de componentes de software. Toda a estrutura e o modelo do framework .net é baseado na criação de programas baseados em componentes, por exemplo, um componente de software pode ser criado com o fim específico de fazer a validação de números de cartão de crédito. Esse componente pode ser registrado no servidor e utilizado por quaisquer programas que precisem da funcionalidade de validação de números de cartão de crédito. Isso evita que a mesma funcionalidade tenha de ser codificada repetidas vezes, em cada aplicação em que ela for necessária. Isso também simplifica a atualização dos componentes. O s puristas de “orientação a objetos” que me perdoem, mas isso é reaproveitamento de código na prática, um dos pilares fundamentais da orientação a objetos. No framework .net, é recomendada a utilização dos chamados web services, como infraestrutura para disponibilização e utilização de componentes de software.

Usuários e computadores do Active Directory Esta opção dá acesso à lista de contas de usuários e grupos locais do computador. Para computadores configurados como DCS, essa lista não estará acessível. Para DCS somente está acessível a lista de contas de usuários e grupos do domínio à qual pertence o DC. Para computadores configurados como member servers ou como standalone servers (servidores que não fazem parte de um domínio), estará disponível uma lista de usuários e grupos locais, a qual é administrada por meio das opções da pasta local users and groups.

REFERÊNCIA HOLME, Dan; THOMAS, Orin. Kit de treinamento para o exame 70-290 : administração e manutenção do ambiente Microsoft Windows Server 2003. Porto  Alegre: Bookman, Microsoft Press, 2006.

View more...

Comments

Copyright ©2017 KUPDF Inc.
SUPPORT KUPDF